You are on page 1of 10

15/03/2013

REDAO
ENEM

A prova de redao exigir de voc a produo de um texto em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo, sobre um tema de ordem social, cientfica, cultural ou poltica. Os aspectos a serem avaliados relacionam-se s competncias que voc deve ter desenvolvido durante os anos de escolaridade.

Os aspectos a serem avaliados relacionam-se s competncias que voc deve ter desenvolvido durante os anos de escolaridade. Nessa redao, voc dever defender uma tese, uma opinio a respeito do tema proposto, apoiada em argumentos consistentes estruturados de forma coerente e coesa, de modo a formar uma unidade textual.

15/03/2013

Seu texto dever ser redigido de acordo com a norma padro da Lngua Portuguesa e, finalmente, apresentar uma proposta de interveno social que respeite os direitos humanos.

Competncias
1. Demonstrar domnio da norma culta da

lngua escrita.
2. Compreender a proposta de redao e

aplicar conceito das vrias reas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

03.Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informaes, fatos, opinies e argumentos em defesa de um ponto de vista. 04. Demonstrar conhecimento dos elementos lingusticos necessrios para a construo da argumentao.

05. Elaborar proposta de soluo para o problema abordado, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.

Cada competncia ter o valor de 0 a 200 pontos. O texto ter o valor total de 1000 pontos e ser corrigido por, no mnimo, dois avaliadores.

15/03/2013

TEMA TESE ARGUMENTOS PROPOSTA DE INTERVENO

TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO

um texto opinativo que se organiza na defesa de um ponto de vista sobre determinado assunto. Nele, a opinio fundamentada com explicaes e argumentos, para formar a opinio do leitor , tentando convenc-lo de que a ideia defendida est correta.

ESTRUTURA ORTODOXA DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO

H vrias maneiras de organizar o texto dissertativo-argumentativo. Mas desde a Antiguidade uma forma de estruturao vem se impondo: a que se convencionou chamar de estrutura ortodoxa da dissertao. Tratase da organizao do texto em trs partes bem definidas, cada uma delas desempenhando um papel especfico: introduo, desenvolvimento e concluso.

15/03/2013

INTRODUO
Segundo o dicionrio eletrnico Houaiss:

introduo: palavra formada a partir do verbo latino ducere "levar, transportar, puxar sem descontinuidade; conduzir", e do prefixo intro-, derivado do advrbio latino intro "dentro (especialmente de casa)", levar "para dentro, para o interior" (...).

Entende-se que introduzir, na origem, era "levar para dentro de casa", apresentar, "mostrar os cmodos do edifcio". No nosso caso, conduzir para o interior do texto, dando pistas sobre a sua organizao, a sua orientao geral. O objetivo pretendido que o leitor "sinta-se em casa", de forma que ele consiga identificar o assunto e a tese.

Alm disso, convm que a introduo seja capaz de atiar a curiosidade, de atrair o leitor, faz-lo imaginar, de antemo, os possveis "caminhos" da argumentao, assim como a concluso do texto. Trata-se de um pargrafo inicial do texto e, geralmente, ele curto.

Existem vrias maneiras para iniciar um texto dissertativo, dentre elas : enumerao de informaes ( causas e/ou consequncias ) sobre o assunto; exemplo de conhecimento pblico; citao.

15/03/2013

DESENVOLVIMENTO
A tese ( ponto de vista ) mencionada na introduo e para comprovar a opinio do autor do texto so apresentadas, no desenvolvimento, informaes ( argumentos ). H muitas estratgias argumentativas, dentre elas :

comparaes; dados estatsticos; referncia a fatos histricos; exemplos de conhecimento pblico; citao;

CONCLUSO Consiste no fechamento do texto. constituda de um pargrafo curto e nele deve-se apresentar uma ou mais proposta ( possvel soluo ) para o problema abordado na dissertao.

VERIFICAO DE APRENDIZAGEM

15/03/2013

Com base na leitura dos textos motivadores seguintes e nos conhecimentos construdos ao longo de sua formao, redija texto dissertativoargumentativo em norma padro da lngua portuguesa sobre o tema VIVER EM REDE NO SCULO XXI: OS LIMITES ENTRE O PBLICO E O PRIVADO, apresentando proposta de conscientizao social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

Liberdade sem fio


A ONU acaba de declarar o acesso rede um direito fundamental do ser humano assim como sade, moradia e educao. No mundo todo, pessoas comeam a abrir seus sinais privados de wi-fi, organizaes e governos se mobilizam para expandir a rede para espaos pblicos e regies onde ela ainda no chega, com acesso livre e gratuito.
ROSA, G.; SANTOS, P. Galileu. N 240, jul. 2011 (fragmento).

A internet tem ouvido e memria


Uma pesquisa da consultoria Forrester Research revela que, nos Estados Unidos, a populao j passou mais tempo conectada internet do que em frente televiso. Os hbitos esto mudando. No Brasil, as pessoas j gastam cerca de 20% de seu tempo on-line em redes sociais. A grande maioria dos internautas (72%,de acordo com o Ibope Mdia) pretende criar, acessar e manter um perfil em rede.

Faz parte da prpria socializao do indivduo do sculo XXI estar numa rede social. No estar equivale a no ter uma identidade ou um nmero de telefone no passado, acredita Alessandro Barbosa Lima, CEO da e.Life, empresa de monitorao e anlise de mdias.

15/03/2013

Redes sociais so timas para disseminar ideias, tornar algum popular e tambm arruinar reputaes. Um dos maiores desafios dos usurios de internet saber ponderar o que se publica nela. Especialistas recomendam que no se deve publicar o que no se fala em pblico, pois a internet um ambiente social e, ao contrrio do que se pensa, a rede no acoberta anonimato, uma vez que mesmo quem se esconde atrs de um pseudnimo pode ser rastreado e identificado. Aqueles que, por impulso, se exaltam e cometem gafes podem pagar caro. Disponvel em: http://www.terra.com.br. Acesso em: 30 jun. 2011 (adaptado).

DAHMER, A. Disponvel em: http://malvados.wordpress.com. Acesso em: 30 jun. 2011.

INSTRUES:
O

rascunho da redao deve ser feito no espao apropriado.

O texto definitivo deve ser escrito a tinta, na folha prpria,

em at 30 linhas.
A redao com at 7 (sete) linhas ser considerada

Redao Nota 1000 - ENEM

insuficiente e receber nota zero.


A redao que fugir ao tema ou que no atender ao tipo

dissertativo-argumentativo receber nota zero.


A redao que apresentar cpia dos textos da Proposta de

Redao ou do Caderno de Questes ter o nmero de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correo.

15/03/2013

O fim do Grande Irmo


Cmeras que gravam qualquer movimento, telas transmitindo notcias a todo minuto, o Estado e a mdia controlando os cidados. O mundo idealizado por George Orwell em seu romance 1984, onde aparelhos denominados teletelas controlam os habitantes de Oceania vem se tornando realidade . Com a televiso e , principalmente , a internet, somos influenciados para no dizer manipulados todos os dias.

Tal influncia ocorre , majoritariamente , atravs da mdia e da propaganda. Com elas, padres de vida so disseminados a uma velocidade assombrosa, fazendo a sociedade , muitas vezes privada de conscincia crtica, absorv- los e incorpor-los como ideais prprios. Desse modo, deixamos de ter opinio particular para seguir os modelos ditados pelo computador, acreditando no que foi publicado, sem o devido questionamento da veracidade dos fatos apresentados.

Com isso, as novas redes sociais, surgidas nesse incio do sculo XXI, se tornam os principais vetores da alienao cultural e social da populao, uma vez que todos possuem um perfil virtual com acesso imensurvel a todo o tipo de informaes. Por isso, diversas empresas e personalidades se valem da criao de perfis prprios, atraindo diversos seguidores, aos quais impe sua maneira de agir e pensar. Esses usurios, ento, se tornam mais vulnerveis e suscetveis manipulao virtual .

Outro ponto negativo dessas redes, como o Facebook e o Twitter, o fato de todo o contedo publicado ficar armazenado na internet, permitindo a determinao do perfil dos usurios e a escolha da melhor maneira miditica de agir para conquist-los. Alm disso, o uso indiscriminado de tais perfis possibilita a veiculao de imagens ou arquivos difamadores, servindo como ferramenta poltica e social para aumentar a credibilidade de determinadas personalidades, como ocorre com Hugo Chaves em sua ditadura na Venezuela e comprometendo outras, com falsas denncias, por exemplo.

15/03/2013

Diante disso, necessria a aplicao de medidas visando a um maior controle da internet. A implantao, na grade escolar brasileira, do estudo dessas novas tecnologias de informao, incluindo as redes sociais, e a , consequente , formao crtica dos brasileiros, seria um bom comeo. S assim, poderemos negar as previses feitas por George Orwell e ter um futuro livre do controle e da alienao.
Redao de Isabela Carvalho Leme Vieira da Cruz, Rio de Janeiro (RJ).

1.O texto analisado apresenta uma estrutura bsica dividida em: introduo, desenvolvimento e concluso. Identifique, em seus cinco pargrafos, aquele(s) que cumpre(m): a) O papel de introduo. Evidencie a tese. Com a televiso e, principalmente, a internet, somos influenciados para no dizer manipulados todos os dias.

b) O papel de desenvolvimento.Evidencie a principal estratgia argumentativa utilizada. A principal estratgia argumentativa utilizada foi o exemplo. c) O papel de concluso do texto.A proposta de interveno.

c) O papel de concluso do texto.A proposta de interveno. A implantao, na grade escolar brasileira, do estudo dessas novas tecnologias de informao, incluindo as redes sociais, e a, consequente, formao crtica dos brasileiros, seria um bom comeo.

15/03/2013

02. Observe a linguagem do texto e responda: a) Que tempo e modo predominam entre as formas verbais empregadas? Presente do indicativo. b) O autor se coloca no texto de forma pessoal ou impessoal? Impessoal.

c) Quanto ao nvel de linguagem, qual


foi utilizado no texto: culto formal ou culto informal ? Culto formal.

10

You might also like