You are on page 1of 6

ALTERAES POSTURAIS E EXECICOS CORRETIVOS

Nos dias de hoje cada vez mais aumenta o numero de indivduos que procuram atividades fsicas para fins corretivos. Estas pessoas, na sua grande maioria j passaram por vrias sesses de fisioterapia e consultas mdicas e agora esto tendo a oportunidade de continuar o tratamento sem alterao na rotina, necessitam uma atividade esportiva especfica para tal finalidade. Buscando assim exerccios corretivos visam reabilitar os indivduos que possuem algum tipo de alterao postural atravs de atividades ginsticas ou esportivas adaptadas a cada patologia, proporcionando ao mesmo uma reabilitao mais completa e satisfatria. Lordose o aumento anormal da curva lombar levando a uma acentuao da lordose lombar normal (hiperlordose). Os msculos abdominais fracos e um abdome protuberante so fatores de risco. Caracteristicamente, a dor nas costas em pessoas com aumento da lordose lombar ocorre durante as atividades que envolvem a extenso da coluna lombar, tal como o ficar em p por muito tempo (que tende a acentuar a lordose). Hiperlordose Lombar caracterizada pela acentuao da concavidade lombar, colocando o ponto trocantrico para traz da linha de gravidade. Causada pela hipertrofia da musculatura lombar (dorsal, ilaco dorsal, ilaco lombar, lio-psoas, semi-espinhal, interespinhal, rotatores, epiespinhais, intertransversais) ou por enfermidades. Hiperlordose Cervical Acentuao da concavidade da coluna cervical, colocando o ponto trago para traz da linha de gravidade. causada geralmente, pela hipertrofia da musculatura posterior do pescoo.

Cifose A cifose definida como um aumento anormal da concavidade posterior da coluna vertebral, sendo as causas mais importantes dessa deformidade, a m postura e o condicionamento fsico insuficiente. Doenas como espondilite anquilosante e a osteoporose senil tambm ocasionam esse tipo de deformidade. Hipercifose a acentuao da convexidade da coluna torcica, colocando o ponto acromial frente da linha de gravidade. Pode ser do tipo flexvel (quando a correo pode ser obtida atravs de contrao muscular voluntria causada por maus hbitos posturais) ou rgida ( quando a correo j no pode ser obtida com uma simples contrao muscular ou

manual, devido a freqncia de uma atitude ciftica A musculatura do trax est muito hipertrofiada e a posterior est muito alongada).

Escoliose a curvatura lateral da coluna vertebral, podendo ser estrutural ou no estrutural. A progresso da curvatura na escoliose depende, em grande parte, da idade que ela inicia e da magnitude do ngulo da curvatura durante o perodo de crescimento na adolescncia, perodo este onde a progresso do aumento da curvatura ocorre numa velocidade maior. A postura sentada prolongada em ambiente escolar pode provocar vrias alteraes nas estruturas msculo-esquelticas da coluna lombar. Ao mudar da postura em p para a sentada aumenta aproximadamente 35% a presso interna no ncleo do disco intervertebral e todas as estruturas (ligamentos, pequenas articulaes e nervos) que ficam na parte posterior so alongadas, considerando-se a adoo de postura adequada As deformidades da coluna vertebral como as escolioses so muito comuns em indivduos que esto no perodo da pr-adolescncia e adolescncia, podendo evoluir e comprometer a coluna vertebral, se nesta fase de crescimento a postura da criana e do adolescente for inadequada na maneira de sentar, principalmente no ambiente escolar, neste perodo que acompanha a fase de crescimento, ao permanecer sentado com a coluna torta ela sofre constante presso por causa dos braos e pernas mal posicionadas. A tendncia o corpo procurar sem parar uma posio mais confortvel. Se os ps no tocam no cho, a regio lombar acaba sem apoio, provocando maior curvatura nessa regio.

Como corrigir Hiperlordose cervical necessrio um trabalho de fora na musculatura anterior do pescoo (esternocleidooccipitomastideo, escalenos e pr-vertebrais) e um trabalho de alongamento da musculatura posterior. Exerccios: procurar encostar a coluna cervical na parede, contraindo a musculatura anterior do pescoo sem desencostar a cabea da parede; flexo de pescoo em decbito dorsal, com a cabea pendente; flexo de pescoo com auxlio do puxador. Hiperlordose lombar Alongar: Tensor da Fscia Lata, Satrio, adutores, lio-psoas e pra-vertebrais; Fortalecer: squio tibiais, Abdominais oblquos, Reto Abdominal e Glteo Mximo. Exerccios sugesto: Abdominal remador, encolhimento das pernas fletidas na prancha inclinada, encostar a coluna lombar na parede fazendo movimento de retroverso do quadril, contraindo o abdmen, flexo de tronco com os joelhos fletidos e ps fixos, elevao da cintura escapular do solo, em decbito dorsal, pernas flexionadas e ps fixos. Escoliose Natao tambm um bom mtodo uma vez que proporciona relaxamento, alongamento e fortalecimento musculares o que pode ser mais uma valia. Exerccios: hiper-extenso, na posio prona, a elevao da cabea e dos ombros fazem a extenso da parte superior da coluna. A elevao dos membros inferiores faz a extenso da regio lombar. A elevao de uma perna e do brao do mesmo lado fazem a extenso assimtrica da coluna e podem corrigir encurvamento lateral. Os braos podem ser mantidos para trs do corpo ou estendidos e levantados para a frente, conforme o executante puder tolerar. Hipercifose Alongar: retor abdminais, paravertebrais (longussimo, lio costal e mutifdio); Fortalecer: Paravertebrais (exemplo: exerccio bom dia). Com a escpula alada ou abduzida: alongar deltide anterior peitoral maior e menor, craco braquial, poro longa do bceps braquial. Fortalecer poro transversa de trapzio e Rombides maior e menor. Flexvel: trabalhar a musculatura posterior do trax (trapzio III, rombides, dorsal maior e redondo maior e conscientizao do aluno para que sempre corrija sua atitude ciftica errada. Exerccios corretivos: remada curvada, crucifixo inverso, abrir cabos no puxados duplos no plano horizontal.

Rgida: hipertrofiar a musculatura posterior do trax, alongar a muscultura anterior do trax e um desbloqueio torcico, causado pelo abaixamento das costelas. Exerccios Corretivos: os mesmos da cifose flexvel, suspenso alongada com apoio dorsal indivduo em suspenso alongada, coloca-se um apoio na curvatura da cifose e deslocamento dos ombros indivduo em p, segura uma corda esticada nas mos. Deve pass-la por cima da cabea, levando-a at os glteos, sempre esticada. Embora em muitos casos de deformidades da coluna vertebral, dependendo do grau em que se encontre o exerccio fsico no apresente um resultado corretivo, sendo necessrio uso de aparelho ortopdico e ou procedimentos cirrgicos, os benefcios atribudos ao exerccio fsico so: 1. melhorar a postura; 2. aumentar a flexibilidade (alongar a face cncava da coluna vertebral e estirar as contraturas dos tecidos moles); 3. aumentar a fora dos msculos abdominais que intervm na postura; 4. corrigir desequilbrios musculares; 5. melhorar a respirao.

Joelhos em Varo ou em Valgo

VALGO: Consiste na aproximao dos joelhos e no afastamento dos ps. O indivduo apresenta aduo e rotao medial do fmur, associadas ao excesso de rotao da tbia. Caso o problema seja bilateral, os membros inferiores apresentam uma forma tpica em X. VARO: consiste no arqueamento das pernas, promovendo a projeo dos joelhos para fora da linha mdia do corpo, o que caracteriza um afastamento dos joelhos. O indivduo apresenta abduo do fmur e o excesso de rotao da tbia.

Tipos de ps e pisadas PLANO: pouca curvatura no arco plantar e deixam uma pegada quase completa no cho. NORMAIS: arco plantar normal e deixam uma pegada com uma ligao visvel entre o calcanhar e a parte frontal. CAVOS: curvatura acentuada no arco plantar e deixam uma pegada com uma tnue conexo entre o calcanhar e a parte frontal.

PISADA PRONADA: As pessoas pisam com o p apoiado para dentro, forando o dedo e o calcanhar. um tipo de pisada comum entre pessoas com p chato. Provoca um desgaste maior na parte de dentro da sola dos calados.

Concluso As alteraes capazes de levar a compensaes patolgicas, como a escoliose, a cifose e a hiperlordose lombar, tem grande incidncia em crianas de faixa escolar. Padres posturais inadequados assumidos durante a fase escolar podem se tornar permanentes na idade adulta, caso no haja a interveno durante a fase de crescimento e estruturao ssea. Destaca-se a importncia do exerccio fsico para a preveno e tratamentos de alteraes posturais que nos dias de hoje vem tendo cada vez mais adeptos

You might also like