You are on page 1of 4

Impressionismo

Questo 01 - Como os artistas realistas, que com a cincia haviam aprendido a utilizar determinados conhecimentos, os impressionistas se viram na necessidade de interpretar com maior vivacidade a natureza atravs de suas criaes artsticas. Segundo o Impressionismo e suas tendncias, analise os itens a seguir e marque uma NICA alternativa: I. ( II. ( III. ( IV. ( V. ( ) A cor e tonalidade que se busca a adquirida pelo objeto em reflexo a luz. ) O contraste de claro-escuro obtido com clareza para o realce das cores in natura. ) As cores binrias e ternrias so obtidas diretamente na paleta com a associao de cores. ) Os contornos das imagens so sem definio. ) O trabalho de criao destes artistas baseia-se na criao de sombra e luz dos artistas barrocos . a. Apenas o item IV est correto. b. Apenas os itens II, III e V so corretos. c. Apenas os itens II, III e V esto incorretos. d. Apenas os itens I e IV esto incorretos. Questo 02 Quanto aos artistas que ganham certo destaque dentro do impressionismo podemos fazer algumas afirmaes. Portanto analise os itens abaixo e marque uma NICA alternativa correta: a. ( ) a obra de douard Manet - Mulheres no Jardim - que marca o incio desta fase.

b.(

) Um grande exemplo do trabalho de pesquisa realizado por estes artistas est na

srie da Catedral de Rouen pintada por Claude Monet. c.( ) Edgar Degas se destaca em ter suas obras realizadas em ambiente fechado e a luz artificial, pois sua preocupao era de flagrar pessoas em um instante de vida. d.( ) Um grande momento do impressionismo a realizao das obras de Vincent Van Gogh um dos precursores deste movimento. e.( ) Dos artistas do impressionismo Pierre Auguste Renoir o que acaba tendo menos reconhecimento e popularidade em vida. a) Somente os itens II e III so corretos b) Somente os itens II, III e V so corretos. c) Somente o item I esta correto d) Somente os itens IV e I esto incorretos TEXTO O Impressionismo foi um movimento artstico que revolucionou profundamente a pintura e deu incio s grandes tendncias da arte do sculo XX. Havia algumas consideraes gerais, muito mais prticas do que tericas que os artistas seguiam em seus procedimentos tcnicos para obter os resultados que caracterizaram a pintura impressionista. Questo 03 - Segundo a Arte no Impressionismo, julgue os itens a seguir em (C) CERTOS ou (E) ERRADOS: a. ( C ) Eles procuraram, a partir da observao direta da luz solar sobre os objetos, registrar em suas telas as constantes alteraes que essa luz provoca nas cores da natureza. b. ( E ) Na pintura, as figuras tinham traos firmes de forma que o contorno aparecia nitidamente. c. ( C ) As sombras eram luminosas.

d. ( E ) No impressionismo, os quadros deviam ser sem cor e com bastantes linhas transversais. Questo 04 Antes do final do sculo j haviam impressionistas tentando novas Entre eles Paul

tcnicas e novos rumos: foram os chamados ps-impressionistas.

Czanne, Georges Seurat, Henri Toulouse, Paul Gauguin. Quanto as caractersticas dadas a este perodo por estes artistas analise os itens abaixo e em seguida marque a NICA alternativa INCORRETA. a. ( C ) Czanne estudava as formas geomtricas e as propores de cada objeto a ser retratado. b. ( C ) Seurat agrupava as pinceladas em forma de pontos. c. ( E ) neste perodo que surge a tcnica denominada Surrealismo. d. ( C ) Toulouse buscava inspirao na figura humana que povoava os cabars e bares de Paris. Questo 05 - De acordo com o texto acima e com seus conhecimentos a respeito do Impressionismo julgue os itens abaixo com (C) para certo e (E) para errado. 1. ( C ) As pesquisas com as alteraes da luz solar refletida nos objetos marcaram o movimento Impressionista. 2. ( E ) Os artistas impressionistas no pintavam noite. 3. ( C ) No impressionismo as figuras no devem ter contornos ntidos. 4. ( E ) A primeira exposio impressionista foi um grande sucesso gerando vrios elogios da critica e da imprensa. Questo 06 - Ainda sobre o impressionismo julgue os itens abaixo: 1. ( E ) As cores nas obras impressionistas so sempre obtidas atravs de misturas. 2. ( E ) O universo como tema. Essa era uma das pesquisas do impressionismo. 3. ( C ) As pinturas impressionistas eram quase sempre feitas ao ar livre. 4. ( C ) Sombras luminosas e coloridas so uma das caractersticas das obras impressionistas.

QUESTO 07 - A respeito do Impressionismo, julgue os itens, marcando ( C ) para as alternativas CORRETAS e ( E ) para as ERRADAS: 01 ( C ) No impressionismo a natureza tinha que ser capturada atravs das constantes alteraes da luz sobre a cor. 02 ( E ) As figuras tinham um contorno bem ntido. 03 ( E ) No impressionismo a arte bela era a que imitasse o modelo greco-romano. 04 ( E ) Os impressionistas foram desde sempre bem aceitos pela sociedade. QUESTO 08 O Impressionismo foi um dos movimentos que mais causou mudanas no decorrer do sculo XIX. Quanto as caractersticas impressionistas analise as alternativas e marque a nica que NO est correta: a) ( C ) Os artistas impressionistas procuravam captar a natureza atravs das constantes alteraes de luz e cor. b) ( E ) As figuras possuem contorno ntido. c) ( E ) Os impressionistas utilizavam as mais diversas tcnicas de pintura, pintando com esptulas, pincis e at mesmo sem tinta. d) ( E ) ntida a utilizao da linha na pintura impressionista. QUESTO 09 Marque a alternativa correta: a. ( ) A arte impressionista abstrata. b. ( X ) As cores so puras no Impressionismo. c. ( ) No Impressionismo predominam os atelis de pintura. d. ( ) A arte impressionista extremamente realista. QUESTO 10 Marque a alternativa correta: a) ( X ) O impressionismo ocorreu no sculo XIX. b) ( ) Na arte impressionista predomina o uso de esptulas. c) ( ) Imagens do inconsciente aparecem no Impressionismo. d) ( ) Os artistas impressionistas eram bem valorizados.

You might also like