You are on page 1of 6

SOLUES PROPOSTAS POR FANTE (2005) PARA O BULLYING Segundo Fante (2005), no h solues prontas e mgicas que acabaro

com o bullying rapidamente. Porm a autora recomenda determinadas atividades e aes que contribuem para que esse fenmeno seja solucionado, porm necessria a colaborao da comunidade e da escola: professores, diretores, funcionrios, alunos e famlias, devem se mobilizar para que esse tipo de violncia acabe. Fante (2005) cita em sua obra o Programa Educar para a Paz, criado por ela com base em experincias e anos de estudos acerca do fenmeno, e tem como principais objetivos:
que os alunos sejam conscientizados do fenmeno e suas consequncias, a partir da anlise das prprias experincias vivenciadas no cotidiano, a fim de que percebam quais os pensamentos e as emoes despertadas por ele, bem como os motivos norteadores desse tipo de conduta; que os alunos, por meio da interiorizao de valores humanos, desenvolvam a capacidade de empatia, a fim de que percebam as implicaes e os sofrimentos gerados por esse tipo de comportamento e desenvolvam habilidades para a sua erradicao; que os alunos se comprometam com o bem-comum e se tornem agentes de transformaes da violncia na construo de uma realidade de paz nas escolas. . (FANTE, 2005, p.94)

O programa em questo deve ser desenvolvido por etapas. A Etapa A consiste no conhecimento da realidade escolar. O primeiro passo desta etapa a conscientizao da comunidade (alunos, pais, funcionrios, professores) em relao ao problema, e o compromisso desta para acabar com a violncia. A escola tem como papel principal a educao para a tolerncia e para a aceitao das diferenas. A reflexo dos profissionais da educao tem um papel fundamental. necessrio que reflitam a conduta de si prprios frente ao bullying, e atravs desta reflexo, tomar e criar estratgias para desinibir atos violentos.
Refletir sobre o nosso desempenho profissional e, principalmente, sobre as nossas atitudes em relao aos alunos-clientes fundamental para que possamos redirecionar nossas aes pedaggicas no combate s diversas formas de violncia que se desencadeiam em nossas salas de aula. (FANTE, 2005, p.98)

Para dar continuidade no programa, preciso constituir uma equipe formada por diversos membros da comunidade como diretor ou vice-diretor; coordenadores; representantes dos professores, dos funcionrios, dos alunos, dos pais e de alguns profissionais que prestam servios escola, como dentistas psiclogo, terapeuta e assistente social. (FANTE, 2005, p.99). Aps a constituio da comisso, esta por sua vez, ir escolher um professor-tutor de classe, cujo papel ser auxiliar os alunos e propiciar um ambiente escolar agradvel e sem violncia. O tutor ir marcar encontros pelo menos uma vez na semana com seu grupo-classe, assim o tutor torna-se mais prximo da realidade de sua classe e consegue identificar quais alunos esto envolvidos em conflitos, quais so seus problemas e dificuldades para depois traar planos para auxili-los. O segundo passo da Etapa A a investigao da realidade escolar que consiste na investigao direta do fenmeno, atravs de questionrios aplicados tanto para os docentes e funcionrios, quanto para os prprios alunos. O questionrio referncia para estudos sobre o bullying o Modelo TMR (Training and Mobility of Researchers) que foi adaptado por Ortega, Mora-Mrchan, Lera, Singer, Smith, Pereira & Menesini, a partir do questionrio original de Olweus. (FANTE, 2005, p.101) Alm da aplicao de questionrios, o professor-tutor deve fazer observaes em sala de aula de sua turma, esta observao permite identificar como os alunos interagem entre si, o ambiente da sala, as potencialidades e capacidades dos alunos e suas dificuldades. O tutor poder desenvolver atividades em grupo, pois atravs deste tipo de atividade, o(s) aluno(s) que serve como bode expiatrio ser facilmente identificado, pois na maioria das vezes trata-se daquele aluno mais tmido, o ltimo a ser escolhido para compor o grupo. nessa etapa que o tutor poder escolher um grupo de alunos solidrios. Neste grupo devem estar presentes alunos que tem bom relacionamento com todos, que demonstram atitudes de cooperao, tolerncia e respeito com o prximo. Este grupo de alunos solidrios ajudar o tutor dentro e fora das escolas para inibir atos violentos entre os alunos da classe. Aps a observao feita por duas semanas e a aplicao dos questionrios, necessrio cruzar as informaes e divulgar os dados da investigao feita pelo professor-tutor.

Ao deparar com um resultado de alta taxa de violncia na escola, primeiramente serve para alertar a comunidade acerca do fenmeno que passa muitas vezes despercebido ou ignorado, e preparar a comunidade para tomar as devidas providncias. A confeco de material explicativo acerca do bullying importante para informar a comunidade e para que a prpria comunidade identifique os envolvidos para auxili-los. A promoo de eventos como palestras e debates sobre o bullying com a presena de profissionais da rea como psiclogos, assistentes sociais e pediatras essencial, pois ser um momento em que comunidade e especialistas podero dialogar, trocar informaes e tirar suas dvidas sobre este fenmeno. A Etapa B consiste na modificao da realidade escolar. O primeiro passo desta etapa a adoo de estratgias de interveno, ou seja, condies para modificar a realidade e promover reflexo. O programa recomenda a adoo de estratgias gerais como o aumento da superviso em locais onde o bullying ocorre freqentemente como, por exemplo, o ptio. A superviso deve ser aumentada atravs da contratao de mais funcionrios e com a ajuda do grupo de alunos solidrios para que condutas agressivas sejam evitadas. Os alunos solidrios podem intervir em conflitos atravs de dilogos, ouvir ambas as partes e procurar solues adequadas. O disque denncia tambm uma medida que pode ser adotada pelas escolas. A disposio de um telefone, endereo na internet ou uma caixa de sugestes em que seja possvel denunciar os agressores uma boa estratgia, pois a maioria das vtimas sofrem ameaas dos seus agressores e no tem coragem de denunci-los. importante que a comisso marque encontros para avaliar os resultados do programa, elaborar novas estratgias ou mud-las de acordo com a realidade da escola. Existem tambm estratgias individuais em que o tutor identifica os agressores e as vtimas do bullying. A aplicao da redao Minha vida escolar um timo instrumento para que o aluno descreva sua vida escolar e conseqentemente o tutor identificar a postura do aluno, ou como vtima ou como agressor. O professor deve encorajar o aluno a escrever depoimentos fiis e a denunciar o agressor por meio da redao. A entrevista pessoal uma das estratgias individuais que composta por entrevistas com os alunos agressores e com as vitimas. Este mtodo foi

desenvolvido por Anatole Pikas, um renomado pesquisador de comportamentos abusivos entre alunos e composto por trs fases:
1) conversas individuais com cada aluno envolvido (de cinco a dez minutos por aluno). Inicia-se pelo lder do grupo, seguido dos outros e conclui-se com a vtima; 2) entrevista de acompanhamento com cada aluno envolvido (trs a cinco minutos por aluno); 3) reunio de grupo com todos os envolvidos (meia hora aproximadamente). (FANTE, 2005, p.109)

O mtodo Pikas atua dentro da estrutura social dos alunos envolvidos pelo bullying vtimas, agressores e espectadores que apoiam os agressores. Seu foco de atuao desorganizar para depois organizar as redes sociais que a sustentam, com base em sistemas de apoio. Ou seja, necessrio separar os vnculos de dominao existentes e substitu-lo por vnculos emocionais. (FANTE, 2005, p.110)

Ao fazer as entrevistas, os tutores devem olhar nos olhos do entrevistado, demonstrar compreenso, confiana, respeito e transmitir segurana. Deve utilizar o dilogo como instrumento para solucionar os problemas e instigar os envolvidos a apontarem solues para estes conflitos. Trabalhos solidrios em sala de aula entre os envolvidos tambm so satisfatrios para que conheam uns aos outros melhor. Aps as entrevistas individuais, o professor dever marcar uma entrevista uma para cada grupo (agressores, espectadores e vtimas), esclarecer os problemas do grupo e informar que medidas sero tomadas por toda a comunidade para que o problema da violncia seja solucionado. Caso o tutor no consiga resolver os problemas, preciso encaminhar o caso aos profissionais especializados, a comisso, a direo escolar para que tome as devidas providncias. Existem tambm as estratgias em sala de aula como a criao do estatuto contra o bullying, ou seja, a criao de um cdigo desenvolvido pelos prprios alunos para uma boa relao. Primeiramente ocorrer uma discusso sobre condutas

violentas, aps ocorrer uma votao para a definio do estatuto e, por fim, as sanes para quem desrespeitar o estatuto.

As estratgias em sala de aula desenvolvem-se por meio do estudo de determinados problemas ou situaes pelo grupo-classe. Esse mtodo, que facilita o dilogo e a participao dos alunos e proporciona um clima de liberdade e confiana, tem como maior objetivo ir ao encontro das necessidades emocionais e comportamentais do aluno que contar, assim, com o estmulo dos seus companheiros, ajudandoo na elevao da sua auto-estima e mostrando que para tudo existem solues. Esse instrumento visa promover a incluso do aluno que se encontra em situao de isolamento, seja qual for a razo: timidez, agressividade, necessidades especiais, ou por ser vtima da violncia de algum companheiro. (FANTE, 2005, p.118)

Os espaos mais adequados para desenvolver as estratgias, so locais onde h msica suave, colchonetes para deitar, tapetes, ou seja, um ambiente diferente da sala de aula. Porm, se no houver disponibilidade de um lugar diferente, recomenda-se que as cadeiras da sala de aula sejam dispostas formando um crculo ou um u. Este tipo de disposio das carteiras forma um ambiente mais harmonioso e favorvel ao dilogo. Neste ambiente, o tutor deve promover atividades de relaxamento e de reflexo aos alunos. Aps os alunos estarem familiarizados com o ambiente, o tutor deve lanar situaes-problemas que ocorrem na escola para que os alunos reflitam e apontem solues possveis. O objetivo desta atividade desenvolver o senso crtico, a reflexo, a capacidade de resoluo, enriquecer a socializao, a superao da insegurana, estimulao da afetividade entre os alunos e a educao das emoes. O desenvolvimento de projetos solidrios na escola levar os jovens a desenvolverem a responsabilidade social, a promoverem a cidadania, a capacidade de trabalhar em equipe, a se colocarem no lugar do outro e entender suas mazelas. (FANTE, 2005, p.136). Os projetos podem desenvolver atividades manuais como corte e costura, bordado, pintura, bijouteria, feiras-livres, manicure, hortas; alm de promover a cooperao, possvel arrecadar fundos para serem aplicadas na prpria comunidade. importante ressaltar que o tutor far investigaes semanais para comprovar os resultados obtidos com o programa atravs de entrevistas ou questionrios

em que a vtima pode relatar se houve ou no agresso durante a implantao do programa na escola. No Programa Educar para a Paz tambm h estratgias familiares como encontro com pais e tutores em que possvel troca de informaes e relatos; orientaes sobre a convivncia familiar; solues possveis para a violncia na escola e orientar os pais para evitarem condutas agressivas dentro de casa para que no sejam repetidas pelos filhos na escola. O segundo passo da Etapa B consiste em um novo diagnstico da realidade escolar, ou seja, haver uma anlise dos dados colhido pelo tutor antes e durante a implantao do Programa Educar para a Paz. Estes dados sero apresentados a comunidade e de acordo com esta nova realidade, haver uma reviso para decidir se o programa deve ser mantido ou no ou se deve sofrer algumas alteraes. Porm fundamental que o programa continue em vigor para que a violncia no volte a estar presente na vida escolar dos alunos e conseqentemente da comunidade. Sntese feita por: Vanessa Hanayo Sakotani sobre solues propostas por FANTE (2005) no livro FANTE, Clo. Fenmeno Bullying: como prevenir a violncia nas escolas e educar para a paz. 2 ed. Campinas, SP: Verus Editora, 2005.

You might also like