You are on page 1of 10

IV Colquio Internacional Educao e Contemporaneidade ISSN 1982-3657

O COMPUTADOR NO PROCESSO EDUCATIVO DAS ESCOLAS PBLICAS ESTADUAIS DE SERGIPE

Ana Paula Cavalcante de Oliveirai Secretaria de Estado da Educao paulacavalcante@oi.com.br

RESUMO A sociedade da informao nos mostra que h necessidade de repensar a concepo de ensino-aprendizagem da escola e do professor. E com a insero do computador nas escolas pretendia-se que o professor re-pensasse seu modo de ensinar e o modo de aprender dos seus educandos. O presente trabalho teve como objetivo analisar o uso do computador no processo ensino-aprendizagem de duas escolas pblicas estaduais de Sergipe. A metodologia aplicada foi entrevista semi-estruturada com professores. Apesar dos grandes investimentos ainda percebemos um distanciamento entre as polticas educacionais propostas e a realidade da sua implantao em sala de aula. Nas escolas pesquisadas percebemos que o uso dessa mquina ainda se apresenta tmido e que alguns entraves ainda existem, como: a adequao do nmero de mquinas ao de alunos e a necessidade de mais capacitao digital para os professores. Palavras-chave: Tecnologia da Informao e Comunicao (TIC), Professor e Escola.

ABSTRACT The information society shows that there is need to rethink the design of teaching and learning of school and teacher. And with the inclusion of computers in schools meant that the teacher re-think the way they teach and how to learn from their students. This study aimed to analyze the use of computers in the teaching-learning process in two public schools of Sergipe. The methodology used was semi-structured interviews with teachers. Despite the large investments we still see a gap between the educational politics proposed and the reality of its implementation in the classroom. In the schools surveyed perceive that the use of this machine is still shy and shows that some barriers still exist, such as the adequacy of the number of machines to students and the need for more digital training for teachers. Keywords: Information and Communication Technology (TIC), Teacher and School.

IV Colquio Internacional Educao e Contemporaneidade ISSN 1982-3657

1- INTRODUO Sabemos que a televiso revolucionou os meios de comunicao e com a transmisso simultnea de som e imagem levou esta mdia supremacia perante os outros meios de comunicao em massa. Desde a sua implantao no havia surgido outra tecnologia to promissora que produzisse diversas mudanas nas atividades humanas, em to pouco tempo, quanto as Tecnologias da Informao e Comunicao (TIC), com destaque para o uso do computador e da rede mundial de computadores a Internet. O termo Tecnologias da Informao e Comunicao,
(...) caracteriza tudo o que est associado a solues sistematizadas, baseadas em recursos metodolgicos, tecnologias de informtica, de comunicao e de multimdia, incluindo a forma de processos envolvidos com gerao, o armazenamento, a veiculao, o processamento e a reproduo de dados e informao.(VELOSO, 2004, p.263)

Seja no lazer, na cultura, no mundo do trabalho, na produo cientfica ou na economia as duas ltimas dcadas foram de intensas e constantes modificaes. Mas, infelizmente, essas transformaes nem sempre so positivas para todos.
A maioria das pessoas que vive no mundo tecnologicamente desenvolvido tem um acesso sem precedentes informao; isso no significa que disponha de habilidade e do saber necessrios para convert-los em conhecimento. A produo de bens e riquezas aumentou exponencialmente; mas sua distribuio entre a populao mantm e agrava as desigualdades socioculturais. As TIC contriburam fortemente para o desenvolvimento da indstria armamentista; muitas razes de carter social para o desenvolvimento da tecnologia no passaram das boas intenes. (SANCHO, 2006, p. 18)

A educao tambm vem sendo influenciada pelas TIC e h quem as considere como o novo determinante para melhoria da qualidade da educao. Um grande entrave ao uso das tecnologias no processo ensino-aprendizagem , ainda, a metodologia de ensino centrada no professor. Portanto necessrio uma flexibilizao deste processo para que se possa tirar proveito dos recursos tecnolgicos, dentre eles o computador. importante que a utilizao desses recursos esteja em conformidade com o projeto poltico pedaggico da escola. O computador um recurso tecnolgico que, atravs dos seus perifricos, permite a integrao de outras tecnologias anteriormente utilizadas separadamente: TV, vdeo, rdio,
2

IV Colquio Internacional Educao e Contemporaneidade ISSN 1982-3657

telefone. O uso desses recursos ampliou o conceito de alfabetizao para alm de ler e escrever. Torna-se necessrio a alfabetizao digital para que a sociedade possa acompanhar todas as mudanas trazidas pelas novas tecnologias. (BARBOSA, MOURA, BARBOSA, 2004) Os educandos tm contato com as tecnologias e o mundo digital desde muito cedo. Algumas vezes antes de aprender a ler ou escrever. Eles manipulam teclado, mouse, acessam jogos na internet, criam perfil em sites de relacionamentos. Com isso eles tm chegado s salas de aula com o pensamento voltado para essa cultura digital e desafiado os professores a trabalhar com ela. Mas muitos professores ainda sentem dificuldade em trabalhar com o computador e a internet. preciso prepar-los, respeitar seu tempo e faz-los entender essa nova ferramenta de trabalho. Convm aqui ressaltar que a educao em informtica tem como objeto de estudo o computador, enquanto a informtica na educao tem o computador como apoio para a aprendizagem. No h mais volta. O Brasil vem caminhando para informatizar a educao desde 1971 quando foi discutido, pela primeira vez, o uso do computador no ensino de Fsica (USP/So Carlos). E as primeiras iniciativas governamentais de incentivo introduo da informtica na educao brasileira tiveram incio na dcada de 80 atravs do Projeto EDUCOM (Educao com Computadores) de l at os dias atuais o governo federal vem equipando as escolas com laboratrios de informtica, no intuito de promover o uso pedaggico das diversas mdias eletrnicas nas escolas pblicas brasileiras. Com a insero das TIC nas escolas espera-se que haja mudanas significativas na aprendizagem dos alunos, mas os recursos, por si s no provocam as transformaes desejadas. O importante saber usar essas ferramentas para criar novos ambientes de aprendizagem. Com este estudo pretendemos analisar o uso do computador em duas escolas pblicas estaduais de Sergipe. Uma situada no municpio de Prpria aqui denominada escola 1-, circunscrita Diretoria Regional 06 (DRE06), a qual abrange 14 municpios,
3

IV Colquio Internacional Educao e Contemporaneidade ISSN 1982-3657

perfazendo um total de 47 escolas sob a sua circunscrio. E a outra situada no municpio de Aracaju aqui denominada escola 2-, circunscrita Diretoria de Educao de Aracaju (DEA), a qual possui 95 escolas sob a sua circunscrio. Segundo dados do Sistema Integrado de Gesto Acadmica (SIGA) a escola 1 atualmente possui 1409 educandos distribudos no ensino fundamental, mdio e normal, enquanto a escola 2 possui atualmente 1181 educandos, distribudos nas sries iniciais do ensino fundamental e na educao de jovens e adultos. A metodologia utilizada foi uma entrevista semi-estruturada com professores.

Figura 1: Localizao e abrangncia das Diretorias Regionais de Educao de Sergipe Fonte: SEED/SE 2- INFORMTICA EDUCATIVA Ainda que no tenhamos acesso direto ao computador, ele uma mquina que tem grande importncia na nossa vida cotidiana. Hoje muitos servios disponveis a sociedade so controlados por essa mquina que atravessou o muro das empresas e chegou s escolas e aos lares de muitos cidados.

IV Colquio Internacional Educao e Contemporaneidade ISSN 1982-3657

O computador no pode ser subestimado. Ele mais uma ferramenta disposio da Educao e j no mais to estranho ao ambiente escolar, mas ainda h muito que se discutir sobre a sua utilizao em sala de aula. Exerce um enorme fascnio sobre os educandos com sua variedade de imagens, textos e possibilidade de navegao. E para mediar esse fascnio temos o professor.

Na ao do professor na sala de aula e no uso que ele faz dos suportes tecnolgicos que se encontram sua disposio, so novamente definidas as relaes entre o conhecimento a ser ensinado, o poder do professor e a forma de explorao das tecnologias disponveis para garantir melhor aprendizagem pelos alunos. (KENSKI, p 19, 2007)

Segundo Valente (2002) podemos considerar duas formas de abordar a informtica educativa: uma utiliza o computador como meio de transmisso de conhecimentos, enquanto a outra utiliza para a criao de ambientes de aprendizagem. Na primeira, o computador informatiza os processos de ensino j existentes. No h necessidade de grandes investimentos na formao docente. J na segunda h a necessidade de se investir na formao docente, pois o conhecimento no ser simplesmente transmitido pelo professor, mas construdo coletivamente pelo educando e educador. Nesse caso, h que se fazer uma anlise do que significa ensinar e aprender. Seja para simulaes, em jogos, para comunicao, para ensino distncia, com programas comerciais, com programas educacionais a forma de uso que garantir eficincia no processo. H tambm a internet onde os educandos podem acessar as informaes de diversas partes do mundo. (COX, 2003) Para que haja mudana no processo educativo, a informtica e de modo geral as TIC precisam ser incorporadas e tambm compreendidas pedagogicamente, pois apesar de parecer simples bastante complexo o seu uso no ambiente educacional. Elas no podem ser encaradas como mais uma ferramenta, mas devem servir de estmulo permanente criao e produo. Segundo Lago (2004),

os processos de mudana so irreversveis e se afirmam conosco ou sem ns. A sociedade de hoje respira tecnologia, alm da onipresente informtica e 5

IV Colquio Internacional Educao e Contemporaneidade ISSN 1982-3657

irreversvel internet. O computador a tecnologia que se faz mais presente no dia a dia dos cidados.

E a insero do computador na escola, por si s, no se apresenta como uma soluo isolada aos problemas existentes no ambiente escolar, mas permite uma maior articulao entre as diferentes reas do conhecimento alm de promover o trabalho intra e inter-social. Cabe ressaltar que desde o incio da implantao da poltica de informtica educacional no Brasil o papel do computador o de transformador das prticas pedaggicas no o de automatizador do ensino. Os professores entrevistados afirmam ter computador pessoal conectado internet. Afirmam tambm utilizar o computador na escola. Obtivemos respostas como: uso para digitar algum tipo de atividade para meus alunos, como tambm para pesquisar novos assuntos (P1)ii. Ou utilizo o computador basicamente para pesquisa e preparo das aulas (P1). Ou ainda, para abrir e-mails recentes, para pesquisas em sites relativos s disciplinas que atuo, para aulas no laboratrio com as turmas e outros aspectos.(P2) O computador um recurso tecnolgico que pode ser visto como uma sala de aula ampliada. Percebemos que nas unidades escolares pesquisadas a sua utilizao ainda tem sido muito tmida. A utilizao de softwares educativos no foi citada por nenhum dos docentes entrevistados. Nem o uso da internet e suas possibilidades de criao de ambientes de aprendizagem. Talvez seja o reflexo da necessidade de mais capacitao digital, citada pelos docentes entrevistados. Com o surgimento da internet possvel transmitirmos dados e interagirmos simultaneamente distncia, alm de ser uma ferramenta de pesquisa fantstica. Precisamos re-pensar e re-inventar a metodologia e a pedagogia para o ensino informatizado. J no h mais lugar para que a transmisso do conhecimento acontea centrada nos contedos e no professor.
Para compreender as relaes entre as TIC entendidas como processos comunicacionais e os processos educacionais (a que chamamos genericamente educao), imprescindvel aprender com os aprendentes, sujeitos dos processos de socializao, isto , as crianas e adolescentes, simplesmente porque, para eles, nascidos nesta era da informtica e das 6

IV Colquio Internacional Educao e Contemporaneidade ISSN 1982-3657

telecomunicaes, as TIC so to naturais quanto qualquer outro elemento de seu universo de socializao. Esto, portanto, mais aptos (que ns, adultos) a extrair delas o melhor e o pior para construir sua formao. (BELLONI e GOMES, 2008, p.723)

nos processos de formao que o professor pode compreender qual o seu papel nos ambientes de aprendizagem com o computador. Esses ambientes devem ser de aprendizagem significativa. Para tanto deve haver uma maior interao educador/educando e o educando deve se tornar mais ativo no processo ensino-aprendizagem. S assim estar construindo o seu conhecimento, enquanto o educador utiliza a tecnologia para tornar suas aulas mais dinmicas, alm de orientar a construo do saber dos seus discentes. Quando perguntamos aos professores se eles acham a internet um recurso importante todos, tanto da escola 1 quanto da 2, afirmaram que sim. E completaram, A internet pode auxiliar muito bem um professor, como tambm pode ajudar os alunos na complementao. (P2) A internet uma ferramenta de complementao do trabalho do professor, pois atravs dela os contedos podem ser explorados com muito mais profundidade. (P1)
Considero o computador, como as demais mdias, mais uma ferramenta para auxiliar professor e aluno no processo ensino-aprendizagem. Falando especificamente da internet, ela globaliza as informaes e o conhecimento, tanto para docentes quanto para discentes, alm de possuir uma linguagem atrativa, no linear. No entanto, no significa que seja desnecessria a presena do professor, pelo contrrio, ele que vai conduzir para que as informaes encontradas na rede se transformem em conhecimentos. Quanto presena ou no do professor junto ao aluno, isso depende, em determinadas situaes, se faz necessria a sua presena, para orientar, conduzir a atividade. Mas tem atividades que o aluno, que j domina a mquina, pode fazer a tarefa sozinho, desde que orientado anteriormente.

(P2) E a maior dificuldade encontrada pelos docentes est na adequao do nmero de mquinas do LTE ao nmero de alunos, reforada na fala da professora: tenho como dificuldades adequar o nmero de mquinas ao nmero de alunos e conseguir diversificar mais o uso das tecnologias na minha prtica. Na teoria parece mais fcil do que realmente .(P1)

IV Colquio Internacional Educao e Contemporaneidade ISSN 1982-3657

Ainda h professores que no utilizam o LTE em sua prtica pedaggica e afirmam que o LTE no faz parte do seu cotidiano escolar, embora utilizem o computador pessoal. Um professor da escola 1 afirmou:

H colegas, assim como eu, que no usam o LTE porque sentem dificuldade em entender como funcionam alguns programas. Particularmente acho o Linux dificlimo de trabalhar e muitas vezes recorro aos alunos, pois eles sabem tudo. Recorro a eles para aprender mais, mas tem professores que sentem vergonha. A preferem no se aproximar dos computadores.

Os profissionais entrevistados possuem uma experincia no magistrio entre 16 e 28 anos e foram unnimes em dizer que o desempenho dos alunos melhor quando em contato com o LTE: Considero que o desempenho do aluno em contato com o LTE pelo simples fato de que o ambiente do LTE o ambiente da maioria dos jovens de hoje. (P1) Sei que melhor o desempenho porque h alunos que na sala de aula no respondem s atividades propostas e quando essas mesmas atividades so realizadas no LTE eles se soltam e fazem as atividades de forma satisfatria. (P2) Os alunos se mostram mais receptivos ao conhecimento quando utilizamos o LTE. (P1) Percebemos que os docentes reconhecem a importncia desse recurso tecnolgico. Talvez eles ainda no entendam como integr-lo sua prtica pedaggica. Da a necessidade de se criar condies para que o professor recontextualize o seu aprendizado, preparando-o para o uso crtico das TIC.

3- CONSIDERAES FINAIS

No se pode querer dar aulas s crianas da sociedade da informao e do conhecimento como davam aulas aos seus pais. Hoje estamos muito alm do lpis e do papel, mas no os abandonamos. Temos, na verdade um somatrio de materiais e recursos didticos.

IV Colquio Internacional Educao e Contemporaneidade ISSN 1982-3657

O que nos falta uma apropriao pedaggica da tecnologia. o professor voltar de certa forma a ser aluno. H necessidade de se garantir no espao e tempo educativo os momentos de formao onde os docentes possam discutir suas aulas, trocar experincias, e assim consigam reconhecer as principais ferramentas e estruturas disponveis no computador e nos demais recursos tecnolgicos que esto sua disposio no ambiente escolar. As TIC devem ser vistas como facilitadoras do processo ensino-aprendizagem, sendo parceira na melhoria dos indicadores de desempenho do sistema educacional. Uma alternativa seria utilizar a metodologia de projetos para incorporar as TIC na escola e no processo educativo. Observa-se que os computadores chegaram s escolas, mas sua contribuio no processo educativo ainda insignificante.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS SANCHO, J. M. De tecnologias da informao e comunicao a recursos educativos. In: SANCHO, J. M. [et al.] Tecnologias para transformar a educao. Traduo Valrio Campos. Porto Alegre: Artmed, 2006. BARBOSA, E. F.; MOURA, D. G. de; BARBOSA, A. F. Incluso das tecnologias de informao e comunicao na educao atravs de projetos. In: Anais do Congresso Anual de Tecnologia da Informao, v. 1. p. 1-13, 2004. VELOSO, F. de CASTRO. Informtica: conceitos bsicos. Rio de Janeiro: Elseiver, 2004. COX, K.K. Informtica na educao escolar. Campinas: Autores Associados, 2003. VALENTE, J. A. O Uso Inteligente do Computador na Educao. [S.l.:s.n],[2002]. Disponvel em: < http://www.proinfo.mec.gov.br/upload/biblioteca/215.pdf >. Acesso em: 10 junho de 2010. LAGO, Samuel Ramos. Educao hoje, uma reflexo para pais e educadores. Gazeta do Povo, perodo de 28/06 a 02/07, Fascculo n. 4, 2004. ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Ensinar e aprender com o computador: a articulao inter-trans-disciplinar. Boletim Salto para o Futuro, Braslia, 1999. Informtica na educao.
9

IV Colquio Internacional Educao e Contemporaneidade ISSN 1982-3657

BELLONI, M. L. e GOMES, N. G. Infncia, mdias e aprendizagem: Autodidaxia e colaborao.Educ. Soc., Campinas, vol. 29, n. 104 - Especial, p. 717-746, out. 2008 Disponvel em <http://www.cedes.unicamp.br>. Acesso em: 10 de junho de 2010.
i

Mestre em Qumica pela Universidade Federal de Sergipe. Professora da rede estadual de ensino (Sergipe). Atua como tcnica do Servio de Ensino Mdio do Departamento de Educao da Secretaria de Estado da Educao (SEED/SE). A denominao P1 referente ao professor da escola 1 e a P2 referente ao da escola 2.

ii

10

You might also like