You are on page 1of 9

UNIVERSIDADE DO GRANDE ABC

Engenharia Civil 3 semestre

ATPS Fsica II

Professor: Ana Vilela


Alunos: Ariane Regina M<artpo RA: 3726704852

Santo Andr, 3 de Junho de 2013 304

ATPS - Atividades Prticas Supervisionadas

Sumrio
ETAPA 1 ................................................................................................................................................... 2 Passo 1 (Equipe) : ................................................................................................................................ 2 Passo 2 (Equipe) : ................................................................................................................................ 2 Passo 3 (equipe): ................................................................................................................................. 3 ETAPA 2 ................................................................................................................................................... 5 Passo 1 (Equipe): ................................................................................................................................. 5 Passo 2 (Equipe) : ................................................................................................................................ 7 Passo 3 (Equipe) : ................................................................................................................................ 7 Passo 4 (Equipe) : ................................................................................................................................ 8

ETAPA 1
Passo 1 (Equipe) :
Supor um prton que voa no interior do anel do LHC, numa regio que o anel pode ser aproximado por um tubo retilneo, conforme o esquema da figura 3. Supondo ainda que nessa regio, o nico desvio da trajetria se deve fora gravitacional Fg e que esse desvio corrigido (ou equilibrado) a cada instante por uma fora magntica Fm aplicada ao prton. Nessas condies, desenhar no esquema o diagrama das foras que atuam sobre o prton.

Raciocnio: Sabendo que a fora peso (Pg) sempre em direo com o centro da terra, ou seja, 90 para baixo do centro de massa do prton, e que o mesmo esta voando no interior, supondo que em equilbrio em seu eixo Y, existe uma fora no sentido oposto que no caso a Fora magntica (Fm), para estabiliza-lo. E considerando que h um movimento do prton, e o que lhe proporciona o mesmo a Fora eltrica (Fe), sabemos que h uma fora resultante no eixo X do prton.

Passo 2 (Equipe) :
Supondo que seja aplicada uma fora eltrica Fe = 1,00 N sobre o feixe de prtons. Sabe-se que em mdia o feixe possui um nmero total n = 1x1015 prtons. Se essa fora eltrica responsvel por acelerar todos os prtons, qual a acelerao que cada prton adquire, sabendo-se que sua massa mp= 1,67 X10-24 g. Ateno: Desprezar a fora gravitacional e a fora magntica.

Conhecimentos necessrios: 2 Lei de Newton

Onde: F a resultante de todas as foras (N); m a massa do corpo (kg); a a acelerao (m/s). 2

Resoluo: Primeiramente observamos se todas as medidas esto em suas devidas grandezas para que possamos usar a 2 Lei de Newton, e nota-se que a grandeza de massa esta em gramas (g), ento transformamos o equivalente em Quilogramas (kg). mp= 1,67 X10-24 g = 1,67 X10-27 kg Ento s aplicar a formula. 1 = (1,67 X10-27) ( 1x1015) * a 1 = 1,67X10-12 * a a = 1 / 1,67X10-12 a = 5,9880 X1011 m/s2

Passo 3 (equipe):
Se ao invs de prtons, fossem acelerados ncleos de chumbo, que possuem uma massa 207 vezes maior que a massa dos prtons. Determinar qual seria a fora eltrica Fe necessria, para que os ncleos adquirissem o mesmo valor de acelerao dos prtons. Conhecimentos necessrios: 2 Lei de Newton

Onde: F a resultante de todas as foras (N); m a massa do corpo (kg); a a acelerao (m/s).

Resoluo: nico ajuste a ser feito na massa, que ao invs de considera a do prton mp= 1,67 X10-24 g, vamos considerar a do chumbo que 207 vezes maior, ou seja: mc = 207(1,67 X10-27 kg)

mc = 345,69X X10-27 kg Novamente s aplicar a formula. F = (345,69X10-27)(1X1015) * 5,9880 X1011 F = 345,69X10-12 * 5,9880 X1011 F = 206,999 N Passo 4 (Equipe) : Considerar agora toda a circunferncia do acelerador, conforme o esquema da figura 4. Assumindo que a fora magntica Fm a nica que atua como fora centrpeta e garante que os prtons permaneam em trajetria circular, determinar qual o valor da velocidade de cada prton em um instante que a fora magntica sobre todos os prtons Fm = 5,00 N. Determinar a que frao da velocidade da luz (c = 3,00 x 108 m/s) corresponde esse valor de velocidade.

R = 4,3 Km

Conhecimentos necessrios:

Resoluo: Primeiramente sabemos que para utilizar a formula temos que utilizar o raio em Metro ao invs de Quilometro

S aplicar a formula:

Nesta etapa podemos observar que a no acelerador de partculas foi adicionado um prton, que pode manter-se em estabilidade em seu eixo Y devido as foras de neutralizao, Fm(Fora magntica) e Pg(Fora peso). Tambm foi possvel proporcionar um movimento devido a aplicao de uma fora Fe(Fora eltrica) gerando uma resultante, que consequentemente gerou uma velocidade e acelerao. Com isso possvel manipular a velocidade dos prtons em at quase a velocidade da luz.

ETAPA 2
Passo 1 (Equipe):
Ler as seguintes consideraes para este e os prximos passos: Sabe-se que no interior do tubo acelerador feito vcuo, ou seja, retira-se quase todo o ar existente no tubo. Isso feito para impedir que as partculas do feixe se choquem com as partculas. Supor um cientista que se esqueceu de fazer vcuo no tubo acelerador. Ele observa que os prtons acelerados a partir do repouso demoraram 20 s para atravessar uma distncia de 1 cm. Determinar qual a fora de atrito FA total que o ar que o cientista deixou no tubo aplica sobre os prtons do feixe, sabendo que a fora eltrica Fe (sobre todos os 11015 prtons) continua.

Conhecimentos necessrios:

Agora tendo em vista que a fora eltrica proporciona o movimento sendo um vetor no sentido positivo (+) e a fora de Atrito sendo um vetor que se opes a fora eltrica, prova-se que a mesma do sentido negativo (-). Portanto a fora resultante a Fora eltrica menos a fora de atrito:

Passo 2 (Equipe) :
Quando percebe o erro, o cientista liga as bombas para fazer vcuo. Com isso ele consegue garantir que a fora de atrito FA seja reduzida para um tero do valor inicial. Nesse caso, qual a fora de atrito? Determinar qual a leitura de acelerao que o cientista v em seu equipamento de medio. Analisando nova fora de atrito:

Com a nova fora de atrito s calcula a acelerao:

Passo 3 (Equipe) :
Para compensar seu erro, o cientista aumenta o valor da fora eltrica Fe aplicada sobre os prtons, garantindo que eles tenham um valor de acelerao igual ao caso sem atrito (passo 2 da ETAPA 2). Sabendo que ele ainda est na condio em que a fora de atrito FA vale um tero do atrito inicial, determinar qual a fora eltrica Fe que o cientista precisou aplicar aos prtons do feixe. Ento para compensar o atrito devemos fazer o seguinte:

Passo 4 (Equipe) :
Adotando o valor encontrado no passo 3, determinar qual a razo entre a fora Fe imposta pelo cientista aos prtons do feixe e a fora gravitacional Fg, imposta pelo campo gravitacional. Elaborar um texto, contendo os 4 passos, este dever ser escrito, obedecendo s regras de formatao descritas no item padronizao e entregar ao professor responsvel em uma data previamente definida.

A Fora eltrica gigantesca comparada a fora peso do prton!

Podemos concluir que para realizar tais feitos, como os de operar o LHC preciso muita ateno e conhecimento cabveis ao cientista. Realizar tais clculos com muita preciso e cuidado, notamos que com mnimas diferenas o resultado j podem no serem satisfatrio ou at mesmo o esperado. Podemos observar que estas partculas chegam muito prximo a velocidade da luz, velocidades absurdamente grandes.

You might also like