You are on page 1of 3

ELETRICIDADE GERAL E APLICADA

Resumo CAPACITORES Pedro Federici Coelho (Docente II de Eltrica)

CAPACITORES 1 Carga e Energia Acumulada A carga eltrica acumulada em um capacitor pode ser dada pela relao:

Q = C VC
Onde Q a carga acumulada no capacitor em Coulombs (C); C a capacitncia do capacitor em Farads (F); Vc a diferena de potencial entre os terminais do capacitor em Volts (V). A energia acumulada em um capacitor dada por:

W=

C VC 2 2

Onde W a energia acumulada no capacitor em Joules (J); C a capacitncia do capacitor em Farads (F); Vc a diferena de potencial entre os terminais do capacitor em Volts (V). 2 Associao de Capacitores Associao em Paralelo

C eq = C 1 + C 2
A capacitncia equivalente a soma de todas as capacitncias. Tambm visvel que VC1=VC2=V

Q TOTAL = Q 1 + Q 2

Q TOTAL = V C 1 + V C 2

Q TOTAL = V (C 1 + C 2 )

Associao em Paralelo

1 1 1 = + C eq C 1 C 2
O inverso da capacitncia equivalente a soma dos inversos de todas as capacitncias.

Nesse caso as cargas acumuladas nos capacitores so iguais (Q1 = Q2 = Q = C1V1 = C2V2).

V = V1 + V2 =

1 Q Q 1 + = Q + C1 C2 C1 C2

SENAI | Resumo de Circuitos RC em Corrente Contnua Pedro Federici Coelho (Docente II de Eltrica) - CETEC

ELETRICIDADE GERAL E APLICADA


Resumo CAPACITORES Pedro Federici Coelho (Docente II de Eltrica)

3 Carga do Capacitor Todo circuito resistivo pode ser reduzido ao seu equivalente de Thvenin como mostra a figura 3.1 Para facilitar a anlise do processo de carga de um capacitor iremos consider-lo ligado na configurao RC srie como mostra a figura 3.2. A equao que define a DDP entre os terminais do capacitor em qualquer instante durante o processo de carga a seguinte:
t RC VC = VF 1 e

Figura 3.1

Figura 3.2

Onde o produto RC tambm chamado de constante de tempo do circuito (). Em posse dessa equao podemos levantar a curva de carga do caapacitor em funo do tempo. Notamos que no tempo t=0 o capacitor est descarregado e a tenso Vc = 0. PROVA:
0 0 RC VC = VF 1 e = VC = VF (1 e ) = VF (1 1) VC = VF (0 ) = 0

At atingirmos o tempo t = RC nota-se que a curva de carga do capacitor praticamente linear e quando t = = RC, a tenso no capacitor equivale a 63,2% de sua tenso mxima:
RC VC = VF 1 e RC

= VC = VF (1 e 1 ) = VF (0 ,632 )

Ao atingirmos o tempo relativo a cinco constantes de tempo a tenso nos terminais do capacitor ser de 99,3% do seu valor mximo. Neste instante podemos considerar o capacitor completamente carregado (VC=VF). A este tempo damos o nome de tempo de carga: tc = 5 Note que se o capacitor estiver totalmente carregado, a DDP sobre o resistor ser nula fazendo com que a corrente no circuito tambm se anule. Podemos notar que existem trs momentos na carga de um capacitor: 1 Momento: Capacitor descarregado (t = 0, VC=0, IC = VF/R) Comportamento: Capacitor funciona como um curto circuito. 2 Momento: Capacitor se carregando (0< t < 5) Comportamento: Tenso dada pela equao de carga. 3 Momento: Capacitor totalmente carregado (t 5) Comportamento: Capacitor funciona como um circuito aberto.

SENAI | Resumo de Circuitos RC em Corrente Contnua Pedro Federici Coelho (Docente II de Eltrica) - CETEC

ELETRICIDADE GERAL E APLICADA


Resumo CAPACITORES Pedro Federici Coelho (Docente II de Eltrica)

4 Desarga do Capacitor Quando descarregamos um capacitor sobre uma carga resistiva, o comportamento da tenso entre os terminais do capacitor descrito pela seguinte equao:

VC = VINICIAL e

t RC

Tomando a equao como referncia, podemos considerar trs momentos da descarga do capacitor assim como fizemos com o processo de carga.

1 Momento: Capacitor carregado (t = 0, VC=VINICIAL, IC = VINICIAL/R) Comportamento: Capacitor funciona como uma fonte de tenso. 2 Momento: Capacitor se descarregando (0< t < 5) Comportamento: Tenso dada pela equao de descarga. 3 Momento: Capacitor descarregado (t 5) Comportamento: A tenso sobre os terminais do capacitor nula e o capacitor funciona como um curto.

SENAI | Resumo de Circuitos RC em Corrente Contnua Pedro Federici Coelho (Docente II de Eltrica) - CETEC

You might also like