You are on page 1of 10

TENDNCIAS Surdos: o narrar e a poltica

Gladis Perlin* Wilson Miranda"


Estou consciente de lo que es ser sorrio y estamos orgullosos denosotos mismos como personas soldas, orgullosas de nuestra lengua y de nuestra cultura. Nuestra funcin como somos nos permite tomar consciencia de nosotros mismosyrespaidara nuestnas iguales.
(Juan Eugenio Ravelo-Mendoza)

Estas palavras de Juan Eugenio permitem uma explorao do que entendemos como ato narrativo do ser surdo que envolve a temporalidade e a espacialidade como poltica. considerado um ato: olhar a identidade surda dentro dos componentes que constituem as identidades essenciais com as quais se agenciam as dinmicas de poder. uma experincia na convivncia do ser na diferena. O sentido que Juan Eugenio d ao ser surdo faz do estar sendo surdo um aspecto vivencial. Ou seja, esse aspecto surge como elemento das narrativas quando elas afirmam aquilo que consideramos essencial identidade surda. Assim, tais palavras inclusive discutem as articulaes que tanto podem ser de um lder surdo como Juan Eugenio, como de todos os surdos que se encontram na instabilidade da identidade. Este aspecto depende, em boa parte, das narrativas que se contam e so contadas a partir da experincia de ser. No entanto, no so semelhantes em todas as narrativas do estar sendo surdo, mas constituem parte integrante da maioria' que vive na comunidade surda. Notadamente reflete bem a diferena de ser surdo, a diferena que vai desde o ser lder ativo nos movimentos e embates que envolvem uma determinada funo ativa, at daqueles outros que iniciam contatos nos contornos de fronteiras2 .
* Surda, Mestre e Doutora em Educao, com apoio da CAPES. Atua no Ncleo de Polticas Educacionais para Surdos NUPPES/UFRGS. E-mail gladisp@cpovo.net ** Surdo e Pesquisador da NUPPES/UFRGS. Educador do CMET-Paulo Freire. Doutorando em Educao - Centro de Educao da UFRGS. E-mail: mwilson@cpovo.net

Ponto de Vista , Florianpolis, n.05, p. 217-226, 2003

Gladis Perlin e Wilson Miranda

Este estar sendo surdo um espao que depende muito da essencialidade ou do disco em torno do qual giram. Bem como de resduos que subsistem para a constituio de identidades essenciais constitutivas dos mais diversos grupos' que constituem a temporalidade significativa da modernidade tardia. Significado de ser surdo As palavras de Juan Eugnio foram propositadamente citadas como uma excelente oportunidade para a descrio referente ao objeto de interesse deste artigo: ser surdo4. As identidades essenciais imanentes ao ser surdo mostram narrativas constantes e idnticas a de Juan Eugnio. As pesquisas que estamos desenvolvendo desvendam a inteno referente a estas identidades orientadas no sentido de ser. O produto destas pesquisas j mostra a diferena: exibe o conceito ser surdo como um conceito fluido onde a epistemologia esgota o conhecimento presente na essencialidade da comunidade surda (sem esquecer hibridismos) e no mais o conceito da deficincia, da clinicalizao, da cura, da incapacidade... No mais o conceito de ser surdo falante ou no falante, mas exclusivamente que pode utilizar-se da fala ou da lngua portuguesa para intermediar o intercmbio cultural' . Tambm sugerimos que continuemos a aprofundar mais e mais os nveis de compreenso do ser surdo ou conceito de ser surdo. Temos a pesquisa atual do Dr. Paddy (2002), surdo, orientador na Ps-Graduao na Universidade de Bristol, Inglaterra, que apresenta inclusive uma nova palavra para o ser surdo: Deafhood (palavra nova que no significa "surdez", mas ser surdo). Este termo concorre no somente para mover-se e ligar-se comunidade surda, mas tambm para a continuidade da explorao de novos nveis de significado. O que concorreu para a formao da palavra deafhood? O ingls tem substantivos como manhood, ou seja, ser homem ou o estado de passagem; womanhood, ou seja, ser mulher ou o estado de ser ou atingir. Ento, os surdos ingleses tiveram um espao criativo para a inveno da nova palavra deafhood, captando significados diferentes, significados para os tempos atuais. Se vocs nos perguntarem aqui: o que ser surdo? Temos uma resposta: ser surdo uma questo de vida. No se trata de uma deficincia, mas de uma experincia visual. Experincia visual significa a utilizao da viso, (em substituio total a audio), como meio de comunicao. Desta experincia visual surge a cultura surda representada pela lngua de sinais, pelo modo diferente de ser, de se expressar, de conhecer o mundo, de entrar nas artes, no conhecimento cientfico e acadmico. A cultura surda comporta a lingua de sinais, a necessidade do intrprete, de tecnologia de leitura(' .
Ponto de Vista , Florianpolis, n.05, p. 217-226, 2003

218

Surdos: o nanar e a poltica

Diferena de ser
Se tivssemos que fazer um exerccio de olhar de fora a diferena de ser surdo, poderamos dizer que o momento prprio para se fazer inverso, problematizar a normalidade ouvinte e no a alteridade surda, assim como sugere Skliar (1999): ao invs de entender o surdo como uma excluso e um isolamento no silncio, entender como uma experincia e uma representao visual; ao invs de represent-la atravs de formatos mdicos e teraputicos, quebrar esta tradio por meio de concepes sociais, lingsticas e antropolgicas; em vez de submeter os surdos a uma etiqueta de deficientes, compreend-los como formando parte de uma minoria lingstica. Mas como estamos olhando de dentro do ser surdo, pois tambm somos surdos, queremos destacar aqui a diferena de ser surdo na temporalidade e na espacialidade em que inventamos ser surdos acolhendo a narrativa das identidades essenciais de ser. A viso do outro que Skliar (2002) busca traduzir em seu livro Y si el otro no estuviera ali? insiste em abordar, numa forma dinmica, aquilo que se representa e pode ser tambm compreendido ao olhar o outro surdo. Primeiramente o autor analisa a bem conhecida representao daqueles que atribuem ao surdo ou que sendo surdos se atribuem a si mesmos como anormalidade, como deficincia , como falta de algo, como seres incompletos, cujos significados se perdem nos conceitos da palavra "surdez". Uma segunda anlise envolve a outra conhecida representao daqueles que vem a questo sob o aspecto de fronteira, de corpo amorfo e incontrolvel, uma espcie de mente selvagem, um tipo de linguagem ininteligvel ou na ausncia, ou na no capacitao para o abstrato. Ainda outra perspectiva apresenta o outro surdo como o desordenado, uma viso de ambivalncia, imperfeio, porque ele simplesmente quer ser o outro, na sua alteridade infinita. A ltima representao a do outro surdo como o normal em que o corpo assume formas tentando construir uma contra narrativa, como no caso de Juan Eugenio, de igual fora a da palavra "surdez" onde os significados amplos no se atm mais apenas diferena scio-cultural e em que encontrar os aspectos mais profundos s questes da diferena, do hibridismo, assim como Bhabha (1998) e outros autores abordam, se torna fundamental.
Ponto de Vista , Florianpolis, n.05, p. 217-226, 2003

219

Gladis Perlin e Wilson Miranda

Nessa forma de representar, ns surdos podemos rebater as crticas queles que impem a ns a identidade ouvinte como se fosse hegemnica, centrada, nica' . Podemos mostrar a pedagogia da diferena contrapondo a poltica da incluso e ao bilingismo8 e mostrando os horrores que os ouvintes nos impem por considerarem-se a si mesmos como normais ou como centro das decises sobre os outros. Essa forma de representar diferencia-se das demais que localizamos como formas de representar de periferia. Significado de comunidade surda provvel que nas narrativas surdas enfatizemos a questo das identidades essenciais, no sentido daquelas que estejam mais orientadas no sentido de ser. A comunidade surda, assim como a cultura surda, no se constituem em agncias de menos valia a parte. Elas existem em toda sua potencialidade. O que caracteriza essa herana cultural da comunidade surda a lngua de sinais, j provada pelos significados realmente diferentes e capazes de carregarem com desenvoltura aspectos de profundidade como qualquer outra lngua mesmo na originalidade que lhe peculiar. Segue a isso como parte de sua cultura a presena de outros significados que fazem mediao com outras lnguas. Na verdade, segundo afirmou Paddy Ladd (2002), hoje a comunidade surda constri o conceito de surdo de diferentes formas. Alguns enfatizam mais os aspectos polticos, outros os aspectos referentes lngua de sinais e artes, alguns mantm um tipo "ser surdo" como minoria, como comunidade, como povo. Podemos dizer que temos, segundo a FMS 9 , uma populao de 700 milhes de surdos no mundo e que nos movemos na multiplicidade de grupos. Duvido que algum surdo conhecedor de sua cultura e vivedor nestes ambientes de cultura surda se sinta bem afirmando ser ouvinte. As narrativas primam pela essencialidade dessa diferena de ser. No dizemos diversidade, pois diversidade leva a encarar a deficincia como uma questo de identidade como fazem os surdos da periferia que negam, no conseguem captar, ou ainda no tem conscincia das questes de essencialidade. Para os surdos, um aspecto nas relaes entre os surdos com outros grupos humanos, ser surdo. um processo para a constituio de dinmicas de poder: identidade, lngua de sinais, comunidades surdas, cultura surda, artes surdas. Para esta afirmativa valem os avanos presenciados no ambiente da comunidade surda, ou seja, os avanos nos campos da educao de surdos, bem como os avanos scio-culturais, lingsticos que temos alcanado, ou seja, os novos rumos, graas s pesquisas iniciadas em contato com a comunidade surda.
Ponto de Vista , Florianpolis, n.05, p. 217-226, 2003
220

Surdos: o narrare a poltica

Esteretipo e enfatizao da "surdez"


A narrativa de Juan Eugenio de um dos sujeitos que pensa no novo jeito de ser surdo. Ele est entre aqueles que, no grupo de surdos, no analisam a surdez de forma estereotipada. "Surdez", deficincia, menos valia, deficincia, um mal nocivo, vergonhoso, diablico... so termos que se sobressaem nas narrativas de surdos de periferia ao referir-se a sua diferena. Mas estas narrativas no esto somente nos espaos surdos, os territrios ouvintes contm esta narrao de forma mais insofismveL H os que assumem posies estereotipadas em relao ao ser surdo. normal. Nesse vis, citam que isto de poltica surda uma forma de organizao de gueto"), que "surdismo", ou que colocam conceitos estereotipados como fazem a maioria. Nesse ponto, importante a pergunta: Que ser surdo? Como represento os surdos? Que perguntem, que esclaream todas as suas dvidas e que conheam as nossas diferenas e nos tratem como tal, a questo para que no se invente anormalidades onde elas no existem. No queremos que faam como fez um professor que aps termos lhe falado de toda esta diferena por horas e horas, ele nos remeteu um trabalho onde repetiu tudo novamente: "surdez", deficincia auditiva, decibis, incapacidade, no aprendizagem. Um olhar atento a esta posio impede uma inveno pessoal do ser surdo como deficincia. Precisamos voltar a pensar atentamente no porqu ainda se enfatiza uma representao do outro surdo como alteridade deficiente, como selvagem, ou como ser desordenado.

Questes de ambivalncia
Obviamente os efeitos do discurso hegemnico envolvem legitimao. Esse aspecto evidente e consensual. Sempre haver ambivalncia no confronto da cultura de maiorias e de minorias, comunidades de maiorias e de minorias. A convivncia entre culturas e comunidades no contexto moderno leva a ambivalncias. No caso de aceitao da ambivalncia lateral possvel identificarmos formas hbridas. Na ambivalncia no possvel visualizarmos espaos ou territrios dos diferentes. Ela se caracteriza como um espao nico. No se consegue o lateral. Ela um espao onde vemos a outra cultura como "uma violao dos limites do espao significante, ela permite no prprio nvel do discurso uma contra diviso de objetos, usos, significados, espaos e propriedades"(BARTHES apud BHABHA,1998). Para Barthes, evidente que uma cultura defende necessariamente seu direito de ser e de existir e que coloca seus significados e posies como questo de sobrevivncia para outras culturas.
Ponto de Vista , Florianpolis, n.05, p. 217-226, 2003
221

Gladis Perlin e Wilson Miranda

calculada a violncia do signo potico no interior da ameaa de violao poltica que podemos compreender os poderes da cultura diferente e os direitos de vir a ser cultura em sua alteridade de narrar-se. Estando nos espaos da cultura surda pode-se dizer que muito bom ser surdo hoje. A vida surda hospedeira com seu espao de comunidade. Uma mostra de ambivalncias seria dizer que a lngua dos sinais incompatvel com a transmisso de teorias ao sujeito surdo, que ela no est constituda ou reconhecida usualmente. No entanto, o sujeito" que, frente aos surdos, se apega s questes de validade cultural nica entra em uma posio de no entendimento deste modo de ser surdo. O paradoxo dessa demanda conseqentemente uma ambivalncia da posio cultural. Algumas posies menos relevantes, porm discriminatrias, que promovem um constante desapreamento ou afastamento da comunidade e da cultura surda, so aquelas estereotipadas pelas quais alguns se posicionam para se referir aos surdos e que podem ser caracterizadas como forma de violncia cultural. Nosso objetivo captar a ambivalncia em sua extenso completa. A limpidez de formar espaos, conhecimentos e posies diferenciais em relao aos outros denota espaos conquistados. No caso da cultura ouvinte, o notvel exerccio do ouvintismo requer produes de subjetivao e efeitos de identidade. Serve-se para isso inclusive de prticas discriminatrias sobre a cultura surda, pichando-a com sua marca visvel e transparente de poder. No entanto isso envolve as questes de ambivalncia. Questes de pedagogia das narrativas Deduzimos dos dois ltimos documentos' da comunidade surda as questes de pedagogia das narrativas. O primeiro se encarrega de mostrar sociedade como est a educao dos surdos e como ela deveria ser, de acordo com os desejos e expectativas educacionais. O segundo corresponde a um passo decisivo na vida dos profissionais surdos, seja para o que deveriam colocar como pedagogia da diferena, seja para o que presumem que deveria ser parte constitutiva de sua formao. Enfatizamos ainda, os campos da Educao dos Surdos, passando por transformaes em relao ao conhecimento referente aos surdos e sua aplicao vida prtica, melhorando a capacidade do profissional surdo, bem como do profissional de educao de surdos. Entrar nessa tica se constitui em um privilgio em vista das mudanas educacionais que esto ocorrendo e que devem ocorrer como acontece nos espaos dos grupos de minorias.
Ponto de Vista , Florianpolis, n.05, p. 217-226, 2003
222

Surdos: o nanar e a poltica

Cumpre-nos anunciar aqui, que o Brasil talvez lidere o caminho em pesquisas sobre esse novo aspecto da educao do surdo. Esse anncio no nosso, trata-se de um dito dos mais importantes surdos que temos na atualidade, o Juan Eugenio, que afirma ser o pesquisador em educao de surdos e tambm pesquisador em identidade surda. Por que? Porque no Brasil temos o seguinte quadro: professores surdos" que no encaminham para a integrao, mas para a pedagogia da diferena referente aos surdos. Da, porque no precisamos olhar para outros mtodos, insistir em modelos de educao de outros pases, mas exclusivamente precisamos olhar criticamente nossa caminhada. A interpelao da histria dos surdos identifica onde os professores surdos oriundos da Escola de Paris encontraram a essencialidade do ser surdo. Essa busca, em nveis mais profundos no foi mais que a pedagogia que eles utilizaram para em seqncias significativas educar os surdos. E eles tiveram sucesso. Isso evidente hoje, uma vez que se sedimenta na histria da Universidade Surda, a Universidade de Gallaudet, que usa a lingua de sinais como lngua em seu interior. Ou como bem mostrou o professor surdo Eduard Huet, fundador do Instituto Educacional de Surdos' . possvel, durante a leitura da histria dos surdos, nos determos um momento refletindo sobre os banquetes que eles realizavam na Frana, por volta de 1840 e as suas declaraes da perspectiva surda com seus significados sobre o ser surdos. Temos a dizer que este modo de vida surda, mostra-nos engajados no prprio "vir a ser" histrico e instalado em um espao geogrfico concreto. Isso descreve a comunidade surda e seu procedimento na totalidade. O surdo no pode ser reduzido ao espao da sala de aula, como se devessem aprender um pequeno apanhado de conhecimentos didticos como fazem os professores da maioria das escolas. Os fatos sociais da comunidade surda no se reduzem a fragmentos esparsos, eles so vividos por surdos, e essa conscincia subjetiva, tanto quanto seus caracteres objetivos, uma forma de sua realidade, deve ser levado para nossas escolas. Para concluir perguntamos: Qual a pedagogia que estamos oferecendo ao surdo hoje? O que pedagogia, o que educao, o que currculo? trazer o surdo ao encontro de si mesmo, como sujeito diferente, como construtor de sua individualidade e sociabilidade. Fazer pedagogia, faz-la na diferena, implica em garantir que o outro aprenda a produzir estratgias para os processos de produo social. A pedagogia para a constituio, para a construo, para a representao de sua altetidade. E um processo, uma relao um ato performativo. Fazer pedagogia significa procurar receber o outro na sua performatividade para a sua diferena e sua identidade.
Ponto de Vista , Florianpolis, n.05, p. 217-226, 2003
223

Gladis Perlin e Wilson Miranda

Contudo a concluso no para a. Qual pedagogia oferece Juan Eugenio? Devemos continuar perguntando pela pedagogia. Perguntar continuamente pela pedagogia que aproxime o surdo de sua alteridade infinita. Perguntar pela pedagogia que leve o surdo ser o outro Juan Eugnio. No Juan Eugnios repetitivos iguais, mas Juan Eugnios nas narrativas da diferena de ser surdo. Notas 1 Trata-se de definir a comunidade surda como um grupo instvel de pessoas que a constitui. Tanto podem ser os surdos, os ouvintes filhos de pais surdos, os intrpretes e os que simpatizam com os surdos. Os sujeitos que a compem estabelecem articulaes que geram as necessidades de participar do grupo, como constituio de sujeitos sociais em tempos e espaos especficos Entendemos as identidades essenciais, ou ainda um essencialismo estratgico de que fala Bhabha como constantes do centro de um disco elstico em torno do qual existem as fronteiras, nesse sentido "contornos de fronteiras". Andar na fronteira equivale ao hibridismo. A babel de grupos hoje saliente. No existem mais maiorias e minorias, existem rupturas salientes em torno de um eu diferente, de essencialidade e ou de uso de essencialismo estratgico. Ser surdo implica em uma resposta queles que se refugiam comodamente sob a palavra deficincia e a nomeiam em sua epistemologia, recusando-se a ser na diversidade e assumindo a diferena. A identidade surda existe desde que a pessoa passe a se utilizar dos olhos para fazer interao com o semelhante. (PERLIN, 1998). Podemos citar tambm aqui a leitura labial como um mecanismo que alguns surdos utilizam. Edward Said (1978) elaborou uma bela descrio das identidades centradas no homem europeu. O bilingismo por si uma poltica menos violentadora que a incluso, mas que se restringe ao aspecto lingstico. A comunidade surda quer muito mais que isto, quer uma pedagogia do jeito de ser. Isto no
224

5 6 7 8

Ponto de Vista , Florianpolis, n.05, p. 217-226, 2003

Surdos: o narrar e a poltica

nenhum surdismo, nenhum gueto como nos acusam, antes uma pedagogia por si rica de significados, atenta diferena. 9 10 Federao Mundial de Surdos, com sede na Finlndia Segundo constatamos: os ouvintes e alguns surdos nos acusam de estarmos formando um gueto, mas esta acusao comea a ter respostas, pois os surdos atualmente esto colocando a impossibilidade de vivncia nos meios ouvintistas onde as exigncias de convivncia so inacessveis aos surdos formando outros guetos como o exemplo do oralismo que levou ao extermnio da arte surda. H sujeitos surdos que citam ambivalncias da mesma forma que sujeitos ouvintes. Documentos estes apresentados sociedade pela comunidade surda do RS: Que educao ns surdos queremos, texto elaborado no Pr Congresso ao V Congresso de Educao Bilinge para Surdos realizado em Porto Alegre 1998; e Pedagogia dos Surdos, texto elaborado durante o Seminrio: Surdos um olhar sobre as prticas educacionais, ocorrido em Caxias do Sul , RS 2001. Estamos nos referindo aos professores surdos que, no RS, esto entrando nas faculdades de pedagogia e esto constituindo uma nova linha. Na sua vinda para o Brasil, Eduard Huet fundou o atual Instituto Nacional de Educao de Surdos (INES) e utilizou o mtodo de ensino ao surdo oriundo da Escola de Paris, um mtodo prprio do professor surdo no ensino aos surdos. Atualmente, o INES tem uma metodologia que nada tem a ver com esse mtodo.

11 12

13 14

Referncias:
BHABHA, Homi K. O local da cultura. Belo Horizonte: UFMG, 1998. LADD, Paddy. In search of deafhood. Palestra proferida na II Deafway, Washinghton 2002. SAID, Edward. Orientalism. London: Routledge, 1978.

Ponto de Vista , Florianpolis, n.05,

p. 217-226, 2003

225

Gladis Perlin e Wilson Miranda

SKLIAR, Carlos. A inveno e a excluso da alteridade "deficiente" a partir dos significados da normalidade. Educao e Realidade. Porto Alegre, v. 24, n.2, p. 15-32, Jul./ dez. 1999. SKLIAR, Carlos. Y si el otro no estuviera ali? Buenos Aires : Nin y Dvila, 2002.

Recebido em 04/04/2003 Aprovado em 09/06/2003

Gladis Perlin Ncleo de Polticas Educacionais para SURDOS- NUPPES Centro de Cincias da Educao da Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS gladis@cpovo.net Wilson Miranda Tv. Quatro Jacs 15/53 Bairro Menino Deus - Tel/fax: 026-51-3022-7728 CEP: 90150-010- Porto Alegre - RS Ponto de Vista , Florianpolis, n.05, p. 217-226, 2003
226

You might also like