You are on page 1of 34

PG16 Resumo de Regulamentos de trfego areo PP e PC.

Origem dos regulamentos de trfego areo Em outubro de 1947 criou-se a ICAO/OACI, (internacional civil aviation organization / organizao da aviao civil internacional), que passou a ser uma agencia tcnica da ONU, com sede em Montreal. Principais objetivos da ICAO/OACI - Desenvolver a aviao civil internacional. - promover a segurana do vo. - encorajar o desenvolvimento de aeroportos, aerovias, e auxlios a navegao area. - estabelecer padres internacionais. As normas internacionais e mtodos recomendados so especificaes de caractersticas fsicas, configurao, performance , procedimentos, que constam nos ANEXOS. (cai em provas) A Regulamentao nacional comandada pela DECEA (departamento de controle do espao areo) Atravs dos anexos, foram criados os seguintes padres: , km, NM, FT, metros,UTC. Cartas -VAC carta de aproximao visual. - ERC carta de rota. - ARC cartas de area. -SID cartas de sada por instrumentos. -IAC carta de aproximao por instrumentos. Fraseologia padro feito atravs do alfabeto fontico. Referencia horria UTC _ tempo universal coordenado = hora ZULU. Principais siglas e abreviaturas mais usadas na aviao. ACAS Sistema anti-colisao ACC Centro de controle de area AD Aerdromo AFIL Plano de vo apresentado em vo. AFIS servio de informao de vo de aerdromo. AGL acima do nvel do solo. AIS servio de informao aeronutica ALERFA Fase de alerta ALS Sistema de luz de aproximao. ALTN Alternativa APP Controle de aproximao ARC Carta de rea ARR Chegada AS Servio de alerta ASR Radar de vigilncia de aeroporto ATC Controle de trafego areo ATIS Servio. Auto. de infor. de terminal ATS Servio de trafego areo ATZ Zona de trafego de aerdromo AWY Aerovia CNL Cancelamento de plano de vo CTA Area de controle inferior CTR Zona de controle DA Altitude de deciso (cartas IAC) DCT Direto

DEP Decolagem DETRESFA Fase de perigo DLA Atraso DME Equipamento radiotelemetrico ETO Hora estimado de calos fora ERC Carta de rota ETA Hora estimada de pouso ETD Hora estimada de decolagem ETO Hora estima de sobrevo FIR Regio de informao de vo FIS Servio de informao de vo FL Nvel de vo GND Solo IAS Velocidade indicada IMC Cond. met. De vo por instrumentos. INCERFA Fase de incerteza NOTAN Noticias para aeronavegantes NDB Radio farol no direcional PAPI Indi. de traje. de aprox. de preciso PLN Plano de vo QDM Marcao magntica para estao QDR Linha de posio da estao QFE Presso ao nvel da pista , aj. ZERO. QNE Presso padro 1013,2HPA QNH Presso da pista ao nvel do mar. RVR Alcance visual da pista RWY Pista SAR Busca e salvamento STAR Rota padro de cheg. em terminal TAS Velocidade verdadeira TCAS Sist. de alerta de coliso de trafego. TMA rea de controle terminal TODA Distancia disponvel de decolagem TORA Dist. Disp. de corrida de decolagem TWR Torre TWY Pista de taxi TYP Tipo de aeronave UIR Regio superior de informao de vo UNL Ilimitado UTC Tempo universal coordenado VASIS Sist. Indi. de rampa de aprox. visual VMC Condies met. De voo visual VOR Radiofarol onidirecional em VHF.

Agencia Nacional da aviao civil ( ANAC) Responsvel pela avio civil em geral tais como: licenas para pilotos, aviao aerodespotiva, registro e vistoria de aeronaves, tarifas aeroporturias, etc. GER gerencia regional responsvel pelas documentaes em geral. Infraero - empresa brasileira de infra-estrutura aeroporturia. Departamento de controle do espao areo (DECEA) (cai em provas) Compete a normalizao, coordenao, controle e superviso tcnica dos rgos encarregados das atividades de controle do espao areo. Sua finalidade proporcionar regularidade, segurana e eficincia ao fluxo de trafego no espao areo sob sua jurisdio. Centro Integrado de defesa area e controle de trafego areo (CINDACTA) No Brasil existe um sistema de deteco radar automatizado e integrado de defesa area e controle de trafego areo. O rgo operacional deste sistema chamado de CINDACTA. Em 2006, todo o pas foi coberto por radar. Centro de controle de rea (ACC) responsvel pelo servio de controle de trafego area(ATC) as aeronaves voando dentro do espao areo controlado, e informao de vo (FIS) s aeronaves voando na FIR correspondente. Os aerdromos so classificados no Brasil como - Militares para uso exclusivo de aeronaves militares - Civis - Pblico para uso de aeronaves em geral. - Privado uso do proprietrio e outras com sua permisso, s/ explorao comercial - Podendo ser internacional e domstico. Registro o termo que libera a pista para uso valido por 5 anos. Orientao das pistas As pistas so construdas respeitando os ventos predominantes da regio e a orientao da pista feita em relao ao norte magntico. Ex: pista com orientao magnetica 180 e 360graus = 18 e 36, pista orientada 267 e 087 = 27 e 09, pista orientada 174 e 354 = 17 e 35. Sinais designadores de pista Duas pistas paralelas = 35L e 35R ( esquerda e direita) Trs pistas paralelas = 35L, 35C, 35R ( esquerda, centro e direita) Resistncia dos principais pisos das pistas AE- areia , AF- asfalto, CN- concreto, GAgrama, TR- terra. Aeronaves So classificadas em - Militares - foras armadas. - Civis - Publicas federal, estadual, municipal. - Privadas - servio publico (transporte). - servio privado (reservado).

Regras do ar Existem 3 regras: -Regras gerais, -Regras para vo Visual (VFR) e, -Regras para vo por instrumentos (IFR). As regras do ar so a toda aeronave que opera dentro do espao areo sob jurisdio do Brasil, no importando sua matricula(nacionalidade). A responsabilidade pelo comprimento das regras do ar do comandante da aeronave. Regras gerais Foram criadas tomando cuidados especiais para assegurar a proteo de pessoas e propriedades, tanto quanto possvel. Por isso que foram criados os mnimos para garantir uma operao segura. Em especial nos seguintes casos: - lanamento de objetos e pulverizaes agrcolas - lanamento de pra-quedistas. - vo acrobtico, reboque de planadores e faixas. Em todas as situaes acima, desde que j no exista uma rea especifica para tal, haver necessidade de previa autorizao do CINDACTA. POREM EM EMERGENCIA O CASO ACIMA VALIDO SEM AUTORIZACAO PREVIA. Preveno de colises: NENHUMA AERONAVE VOAR TAO PROXIMA A OUTRA DE MODO QUE POSSA *OCASIONAR PERIGO DE COLISAO*. Exceto esquadrilhas e abastecimento areo. Direito de passagem - Aproximao de frente ou quase ambas deveram alterar seu rumo para direita. - Aproximao convergente no nvel a que tiver a outra a sua direita ceder passagem. No vale para planadores, bales, dirigveis, e aeronaves reboques, pois em todos os casos eles tem preferncia de passagem. Ultrapassagem atrs ou num ngulo inferior a 70 graus a aeronave ultrapassadora, dever realizar a ultrapassagem pela direita e a uma distancia de segurana. Pouso a fase mais critica do vo e por essa razo as aeronaves em vo e tambm as aeronaves no solo , devero ceder passagem as que estiverem pousando. Decolagem toda aeronave no taxi ou na rea de manobras, ceder passagem as aeronaves que estejam decolando ou por decolar. Operaes em aerdromo ou em suas imediaes. As aeronaves que se aproximam para pouso num aerdromo ao encontrar-se nas suas imediaes, devero observar e se ajustar ao circuito de trafego padro, a fim de evitar colises, entrar no circuito a 45 graus e efetuar todas as curvas a esquerda ao aproximar-se para pouso ou aps a decolagem e pousar e decolar contra o vento ou vento de proa. Luzes a serem exibidas pelas aeronaves - Luzes anticoliso objetivo de chamar a ateno de outras aeronaves. So luzes vermelhas ou brancas estroboscopicas (junto com navegao ou no leme). -Luzes de navegao objetivo de indicar a trajetria da aeronave. So luzes vermelha (asa esquerda) e verde (asa direita).

Regras do vo visual (VFR) - Manter referencia com o solo ou gua, de modo que as formaes meteorolgicas abaixo do nvel de vo no obstruam mais da metade da rea de viso do piloto. - Voar abaixo do FL150(nvel 150) - A visibilidade, distancia das nuvens sejam iguais ou superiores aos estabelecidos nas informaes abaixo e limite de velocidades: - At FL100 - 5km visibilidade. - 1000ps de altura do avio. - 1500 metros lateralmente. - 250kt velocidade mxima + Acima do FL100 - 8km visibilidade. - 1000ps de altura do avio. - 1500 metros lateralmente. -380kt de velocidade mxima.

Alturas mnimas para vo VFR -O vo VFR no poder voar abaixo de 1000ps, acima do mais alto obstculo num raio de 600m sobre lugares habitados ou pessoas. -Em lugares desabitados numa altura de 500ps(asa fixa) e 200ps(asa rotativa) sobre solo ou gua, de maneira que possa permitir a uma aeronave pousar com segurana em caso de emergncia. OBS: Exceto em casos de pouso e decolagem, o CINDACTA poder autorizar o vo abaixo dos mnimos. Referencias Altimtricas Altitude a distancia medida em relao ao nvel mdio do mar. QNH a presso baromtrica medida a partir do nvel da pista, reduzida ao nvel mdio do mar MSL. Portanto quando a aeronave pousar no aerdromo indicar no altmetro a altitude do respectivo aerdromo. Nvel de vo (FL) a distancia medida em relao a nvel padro do mar. QNE a presso baromtrica medida em relao a nvel padro do mar que de 1013,2hpa. Altura a distancia entre um ponto qualquer e a aeronave, exemplo a pista e a aeronave. O circuito de trafego realizado a altura de 1000ps para aeronaves com motores simples. QFE um ajuste altmetro, que mede a altura de algum lugar, o mesmo que ajuste a zero. Nunca utilizado para vo. Nveis de vo VFR ( Importantssimo) um padro para evitar que aeronaves em um determinado rumo e altitude venha a colidir frontalmente com outra. -Aeronaves voando entre os rumos 360 e 179 , devero voar IMPAR MAIS 5. Ex: 3500,5500,7500,9500,11500,13500. -Aeronaves voando entre os rumos 180 e 359 , devero voar PAR MAIS 5. EX: 4500,6500,8500,10500,12500,14500.
NVEIS VFR PS FL 14500 12500 10500 8500 6500 4500 135 115 95 75 55 35

FL 145 125 105 85 65 45

PS 13500 11500 9500 7500 5500 3500

PAR

IMPAR

Uma dica para decorar lembrar que IMPAR vem antes de PAR ( I ) e (P), e que IMPAR inicia com 3500ps. E lembrar que o limite VFR 14500ft.

Deteriorao das condies meteorolgicas Quando se tornar evidente no ser possvel executar o vo em VMC, a aeronave voando segundo as regras do vo visual, dever mudar de nvel para se ajustar as condies VMC ou solicitar autorizao para fazer isso. Se caso estiver voando dentro de uma TMA ou CTR, dever solicitar autorizao para voar VFR especial abaixo das condies VMC. Condies para realizao de vo VFR. Perodo Diurno os aerdromos de partida, destino e de alternativa devero: - Estar homologados ou registrados para operao VFR. - Ter mnimos meteorolgicos iguais ou superiores para vo VFR. Perodo Noturno alem das condies citas acima: - O piloto dever possuir habilitao para vo IFR - A aeronave dever estar homologados para vo IFR e dispor de transceptor VHF para estabelecer comunicao bilateral com o rgo ATS. Quando o vo VFR NOTURNO for realizado inteiramente em ATZ, CTR, ou TMA e na inexistncia desses espaos areos controlados, quando realizado na FIR, dentro de um raio de 50km (27NM) do aerdromo de partida, no se exige que a aeronave seja homologada IFR ou o piloto Habilitado IFR, pois esse vo considerado vo local.

Regras do vo por instrumentos (IFR)


Devido nem sempre as condies meteorolgicas estar favorveis ao vo visual, foram criadas as regras de vo por instrumentos. Voando segundo as regras de vo IFR, as aeronaves se orientam atravs dos instrumentos de bordo, que recebem informaes de auxlios - radio de estaes terrestres ou ainda por meio de navegao eletrnica (GPS). Quando as condies VMC estiverem abaixo dos nveis mnimos, voaremos com IMC (condies meteorolgicas de vo por instrumentos). lgico que uma aeronave na condio IMC dever voar segundo as regras IFR, porem poder tambm se utilizar dessas mesmas regras VMC.

Equipamentos mnimos Para voar IFR, as aeronaves CIVIS precisam estar homologadas pela ANAC. Essa aeronave dever possuir a quantidade mnima de equipamentos e instrumentos de bordo que lhe permita navegar sem referencias visuais. As caractersticas e quantidade mnimas requeridas para os equipamentos so fixadas pelo diretor geral do DECEA. Classificao dos equipamentos de bordo. Bsico transponder publico regular, transponder publico no regular e os seguintes equipamentos: - Transceptor VHF-AM, para comunicao na faixa de freqncia 118.000 e 136.975MHz. - Transceptor HF, operao na faixa de freqncia 2.0 a 18.0MHz. - Receptor radiogoniomtrico (ADF), na faixa de freqncia 200 a 1749Khz.

Receptor de VOR/LOCALIZER, na faixa de freqncia 108,00 a 117,90MHz. Receptor de GLIDE SLOPE (GS). Receptor rediotelemtrico (DME). Transponder(SSR). Transmissor localizer de emergncia (ELT) em VHF, freq. 121,5 e 243,0 MHz. Transmissor localizer de emergncia (ELT) em UHF, freq. 406,025 MHZ.

Equipamentos suplementares de navegao o GPS. Nveis mnimos IFR O vo IFR dever ser realizado em nvel no inferior ao nvel mnimo de vo estabelecido para a rota a ser voada, exceto quando necessrio para pousos ou decolagens. - Para Aerovia (AWY) o nvel de vo (FL) mnimo para aerovia ser estabelecido nas cartas de rota (ERC), publicadas pelo DECEA. Normalmente indicado com FL090, FL080. - Em FIR (fora do espao controlado) o piloto em comando dever calcular o nvel mnimo fora do espao areo controlado de acordo com a seguinte regra: - procurar-se a altitude do ponto mais elevado dentro de uma faixa de 30km(16NM) para cada lado do eixo da rota. - somar-se a maior correo QNE da rota. - soma-se 300m(1000ps) de gabarito de segurana se a regio no for montanhosa, ou 2000 ps se for montanhosa, e se o valor no corresponder a um nvel de vo, arredondar para o nvel IFR acima. Condies para realizao do vo IFR O vo IFR poder ser realizado no perodo diurno ou noturno e para isso a aeronave dever estar em condies de estabelecer comunicaes bilaterais com rgo ATS nos aerdromos de DEP, ARR e ALTN. As condies meteorolgicas predominantes do aerdromo DEP devero ser igual ou superior aos mnimos estabelecidos pra operaes IFR. - No perodo Diurno os aerdromos de DEP/ARR/ALTN, devero estar homologados para IFR, caso o aerdromo de DEP no esteja homologado para operao IFR, as condies meteorolgicas predominantes nesse aerdromo devero ser iguais ou superiores aos mnimos para VFR. - No perodo Noturno o aerdromo de DEP dever estar homologado para IFR noturno, caso contrrio, o vo dever ser iniciado no perodo diurno, atendidas as exigncias para vo IFR diurno e os aerdromos de ARR/ALTN devero estar homologados para operao IFR noturna, caso a hora estimada de ARR ao aerdromo ARR ocorra no perodo diurno, bastar que esse aerdromo esteja homologado para operao IFR diurna. Idntico critrio aplica-se a ALTN se a hora estimada sobre este ocorrer no perodo diurno. Estrutura do espao areo O espao areo brasileiro, aquele que superpe ao territrio nacional, incluindo as guas territoriais e jurisdicionais, bem como o espao areo que se superpe ar alto mar.

Diviso do espao areo brasileiro Espao areo superior - Limite vertical superior ilimitado (UNL). - Limite vertical inferior o FL245 exclusive. - Limite lateral indicado nas cartas de rota (ERC). Espao areo inferior Limite vertical superior o FL245 inclusive Limite vertical inferior o sola ou gua. Limite lateral indicado nas cartas de rota (ERC).

Designao do espao areo e classificao dos espaos areos ATS. Espao areo ATS Regio de informao de vo (FIR) reas e rotas de assessoramento (ADR) Espaos areo controlado ( ATZ c/ TWR , CTR, TMA, CTA, UTA.

Espaos areos condicionados - rea proibida ex: SBP = proibido - rea perigosa ex: SBD = Danger - rea restrita ex: SBR = Restrict. Servios prestados ao vo IFR e VFR nas varias classes. Trafego essencial todo trafego controlado ao qual o rgo ATC proporciona separao mas que , em relao a um determinado vo controlado, no esta dele separado pelo mnimo estabelecido. A informao de trafego essencial ser dada aos vos controlados pertinentes, quando consistirem entre si trafego essencial. - Um vo IFR em relao a outro IFR nos espaos A,B,C,D e E, - Um vo IFR em relao a um VFR nos espaos B e C, - Um vo VFR em relao a outro VFR nos espaos B. Aviso para evitar trafego o assessoramento prestado por um rgo ATC, para orientar um piloto e evitar uma coliso, atravs de sugestes de manobras. necessrio que os vos envolvidos estejam sujeitos ao Servio de controle (ATC). - Um vo IFR e relao a um VFR no espao classe D - Um vo VFR em relao a outro VFR nos espaos C e D. Informao de trafego emitida por um rgo ATS, para alertar um piloto sobre outro trafego conhecido ou observado, que possa estas nas imediaes ou rota desejada do vo e se constitua em perigo iminente ou potencial para as aeronaves. Essa informao ser dada a: - Um vo IFR sobre um outro IFR nos espaos F e G. - Um vo IFR de um VFR nos espaos D, E, F e G. - Um vo VFR sobre outro VFR nos espaos C, D, E, F, e G.

OBS: os vos VFR nas classes E, F e G no se exige comunicao compulsria, portanto, nessas classes podero estar sem radio. Regio de informao de vo (FIR) o espao areo mais simples que existe, ele classificado na classe G, onde prestado o servio de informao de vo e alerta. No Brasil existem 5 FIR e cada uma contem um ACC. Os limites da FIR sero representados nas cartas (ERC). - Limite vertical superior o UNL - Limite vertical inferior o GND/MSL. Espaos areos controlados Os espaos areos controlados tem dimenses definidas, dentro dos quais se prestam o servio de controle de trafego areo (ATC) aos vos VFR e IFR. ATZ zona de trafego de aerdromo c/ torre CTR zona de controle TMA rea de controle terminal CTA rea de controle inferior UTA rea de controle superior. Zona de trafego de aerdromo (ATZ) Seu objetivo proteger o circuito de trafego de aerdromo. Zona de controle (CTR) seu objetivo proteger o procedimento IFR de sada ou chegada, as CTR podem ser classificadas com classes C quando tem radar e classe D quando sem radar. rea de controle terminal (TMA) esta geralmente na confluncia das rotas ATS, e nas imediaes de um ou mais aerdromos. rea de controle inferior (CTA) controla as aerovias inferiores, e presta servio de controle de rea. Aerovia inferior definida como sendo uma rea de controle, ou parte dela , disposta de corredor com dimenses definidas, so balizadas com auxlios rdios instalados na superfcie para proporcionar orientaes as aeronaves. Limites vertical da aerovia inferior - limite superior o FL245 inclusive - limite inferior 500 ps abaixo do nvel mnimo da aerovia indicado nas cartas ERC.

Limite lateral da aerovia inferior - largura 16NM - sobre auxilio radio 8NM

- estreitamento a partir de 100Km ou 54NM igual a 11NM.

rea superior de controle (UTA) Compreende as aerovias superiores e outras partes do espao areo superior, onde se presta o Servio de controle de rea. Segundo a classificao dos espaos areos ATS, as UTA sero sempre classe A. Aerovias superiores (AWY-SUP) Limites verticais da aerovia superior - Limite vertical superior UNL(Ilimitado) - Limite vertical inferior 245 (exclusive) Limites Laterais da aerovia superior - largura de 43NM (80km) - sobre auxilio radio 21,5NM (40km) - estreitamento a partir de 216NM (400km) - Entre dois auxlios separados em at 108NM (200km), a largura em toda extenso entre os dois auxlios de 21,5NM (40km). Espaos areos condicionados Foram criados para proteger reas de segurana e tambm para abrigar atividades areas especiais. Nesse espao , no sero prestados nenhum servio ATS, portanto no so considerado espaos areos ATS. Caractersticas dos espaos areos - rea Proibida (SBP Prohibited) espao de dimenses definidas, onde o vo PROIBIDO. -rea Perigosa (SBD Danger) espao dentro do qual existe riscos potenciais ou atuais para a navegao area. - rea Restrita (SBR Restricted) espao dentro do qual o vo s poder ser realizado sob condies pr-estabelecidas, ou se tenha permisso atravs do CINDACTA, para ingress-la. Configurao e Representao - O primeiro algarismo indica o numero do COMAR na qual a rea esta situada - Os dois outros algarismos indicam o numero de registro da rea. Ex: SBP-307 1000/GND = rea proibida de numero 7 de Comar 3, do solo at 1000ps Ex: SBD-410 UNL/GND-MSL = rea Perigosa de numero 10 e Comar 4, qualquer altitude. Ex: SBR-601 FL330/FL120 = rea restrita numero 1 do Comar 6. Rotas ATS

So rotas que tem o objetivo de canalizar o fluxo de trafego areo, de acordo com a necessidade, para proporcionar servios de trafego areo. EX: Rotas de assessoramento, aerovias, rotas de chegada e sada, corredores de vo visual e corredores de helicpteros. Designadores das rotas Os designadores so formados com as letras A(amber), R(red), B(blue), G(Green), que designam as rotas que fazem parte do plano regional de rotas da OACI para o Brasil. As rotas que no fazem parte deste plano sero designados pela letra W(White). Aps a letra, segue um numero qualquer que pode ser de 1 a 199. As rotas superiores (RNAV) estabelecidas no espao areo superior, sero designadas pelas letras UL, UZ, UM seguidas de um numero. - Aerovias (AWY/Airway) reas de controle CTA/UTA ou parte dela, dispostas em forma de corredor, providas de auxlios-rdio a navegao. - Rotas de assessoramento (ADR / Advisory route) so rotas estabelecidas dentro das FIR, onde se presta o servio de assessoramento aos vos IFR. Essas rotas sero classificadas como Fe representadas nas cartas ERC ou ARC com linhas tracejadas. - Rotas de informao de vo so rotas estabelecidas dentro de uma FIR, onde se presta o servio de informao de vo e alerta, essas rotas sero classificadas como G, e representada nas cartas ERC ou ARC com linhas tracejadas e pontos. - Rotas de Navegao de rea(RNAV / Navigation Route) so rotas controladas que no so balizadas por auxlios rdios e esto estabelecidas somente no espao areo superior. - Corredores visuais so rotas ATS cujo objetivo e ordenar o fluxo de trafego areo VFR de modo a no interferir com o trafego IFR. So representados por cartas prprias. Servios e rgos ATS O rgo ATS divido em : - ATC servio de controle de trafego areo. - FIS servio de informao de vo. - AS servio de alerta. Servio de controle de trafego areo a atividade com finalidade de prevenir colises entre aeronaves e entre aeronaves e obstculos, nas area de manobras, e tambm manter ordenado, seguro, continuo e rpido o fluxo de trafego nos espaos areos controlados. O servio ATC ser prestado a todos os vo IFR, nos espaos areos classes A/B/C/D e E, a todos os vos VFR, nos espaos areos classes B/C e D, a todos os vos VFR especial, nos espaos C ou D e a todo trafego VFR nos aerdromos controlados. Existem 3 tipos de servios de controle, e cada um com seu respectivo rgo e rea de jurisdio. SERVIO RGO REA Controle de aerdromo TWR(torre) ATZ controlada

Controle de aproximao Controle de rea

APP(controle) ACC (centro)

CTR / TMA CTA / UTA aerovias.

Servio de informao de vo ( FIS ) Tem a finalidade de proporcionar avisos e informaes teis para a realizao segura e eficiente dos vos. As informaes sero as seguintes: - SIGMET descreve os fenmenos meteorolgicos na rota que possam afetar a segurana de vo. - alteraes em aerdromos, auxlios a navegao, servios de trafego areo. - condies meteorolgicas - informaes sobre perigo de abalroamento nos espaos areos classe C/D/E/F e G. O servio FIS ser prestado aos vos VFR e IFR na FIR atravs do ACC. Servio de informao de vo de aerdromo (AFIS) Tem a finalidade proporcionar informaes que assegurem a conduo eficiente do trafego areo nos aerdromos homologados IFR, que no tenham torre de controle, mas tenham procedimento IFR. Quem presta o servio AFIS, o RADIO ou APP a 27NM de raio do AD. Servio automtico de informao de terminal (ATIS) o servio de radiodifuso continua e repetitiva de informaes gravadas. Essas informaes so gravadas em ingls e portugus e sero designadas atravs de uma letra do alfabeto. Servio de alerta (AS) o servio prestado para notificar aos rgos de busca e salvamento a respeito das aeronaves que necessitem de ajuda e para auxiliar tais rgos no que for necessrio. O servio de alerta ser prestado por todos os rgos ATS, as aeronaves: - voando IFR e VFR, exceto aquelas cujo vo no tenha sido notificado aos rgos ATS. - ou que se saiba ou suspeite de que estejam sendo objetos de interferncia ilcita. Servios ATS prestados nos aerdromos. Aerdromo controlado SERVIO PRESTADO Controle de Aerdromo RGO TWR (torre) REA ATZ controlada.

O servio de controle de aerdromo tem por objetivo conseguir um movimento de trafego areo seguro, ordenado e rpido para evitar abalroamento entre aeronaves: - Que estejam no circuito de trafego - Na rea de manobras - Pousando ou decolando - Veculos e pessoas operando na area de manobras, alem dos obstculos existentes. Para existir esse controle no aerdromo, tem que ter o rgo TORRE, porem no implica a existncia de uma ATZ. Autorizao e informaes

A TORRE, para exercer o servio de controle, emite autorizaes e informaes a respeito de trafego conhecido. As autorizaes so normalmente transmitidas via radio, por esta razo proibido vo de aeronaves sem radio, ou com este inoperante, em aerdromo controlado. Apesar disso, em alguns casos especiais ou numa eventual falha de comunicao, as autorizaes podero ser transmitidas atravs de sinal luminoso. Nos casos seguintes, mediante prvia autorizao com a TWR, as aeronaves podero voar sem radio e em horrio que no cause prejuzo ao trafego. - Planadores ou aeronaves sem radio pertencentes a aeroclubes sediados nesse aerdromo. - Translado de aeronaves sem radio. possvel que uma autorizao emitida pela torre, no possa ser cumprida pela aeronave, em face a sua performance ou por outra razo qualquer. Quando isto acontecer, a aeronave dever solicitar nova autorizao, a qual ser atendida sempre que no houver prejuzo ou conflito de trafego areo. Na comunicao com a torre, cabe ao piloto: - fazer chamada inicial, para estabelecer o primeiro contato com a TWR. - Manter a escuta permanente da mesma, a partir do momento em que os motores so acionados at a parada total dos motores. - Manter-se em condies de transmitir a qualquer momento na freqncia da TWR. - Cumprir as autorizaes - Prestar informaes teis ao controle e a segurana do trafego areo. Cotejamento de autorizaes Algumas autorizaes so to importantes que preciso se ter certeza de que o piloto realmente entendeu a mensagem transmitida. Por isso as autorizaes seguintes devem ser cotejadas (repetidas) pelos pilotos. - autorizao para ENTRAR, REGRESSAR, CRUZAR PELA PISTA EM USO. - autorizao para pouso e decolagem. - autorizao condicional - autorizao de FL e altitude. - autorizao de proas e velocidades. - ajuste do altmetro (QNH) - instrues de cdigo transponder. Sempre que houver duvidas, quanto as condies de transmisso e recepo do equipamento radiotelefnico, deve-se efetuar testes com a TWR, atravs das seguintes escalas de clareza: -1 ININTELIGIVEL -2 ININTELIGIVEL POR VEZES -3 INTELIGIVEL COM DIFICULDADE -4 INTELIGIVEL -5 PERFEITAMENTE INTELIGIVEL. As autorizaes que so fornecidas as aeronaves, esto relacionadas com suas posies do aerdromo e no circuito de trafego reas do aerdromo (cai em provas)

- rea de pouso (pouso, decolagem) - rea de manobras ( pouso, decolagem e pista de taxi) no inclui os ptios. - rea de movimento ( inclui rea de pouso, manobras e os ptios.) Trafego Essencial local toda aeronave, veculos ou pessoas que se encontrem na rea de manobras ou perto delas, e todo trafego em vo nas proximidades do aerdromo que posso constituir perigo para as aeronaves em vo. Circuito de trafego padro - Perna contra o vento trajetria paralela a pista em uso, no sentido de pouso, com vento de proa - Perna de travs trajetria de vo perpendicular a pista em uso compreendida entre a perna contra o vento e perna do vento, cruzando assim o eixo de decolagem. - Perna do vento trajetria paralela a pista em uso compreendia entra a perna de travs e perna base, no sentido contrario a pista em uso( contramo e vento de cauda). - Perna base a trajetria de vo perpendicular a pista em uso compreendida entre a perna do vento e reta final. Quando as aeronaves estiverem na perna base reportaro a TWR a situao do trem de pouso baixado e travado ou trem fixo, quando voando VFR. - Reta final a trajetria de vo no sentido do pouso e no prolongamento do eixo da pista compreendida entre a pena base e a cabeceira da pista em uso. - final longa distancia entre 7km ou 4NM. - Final direta distancia entre 15Km ou 8NM do ponto de toque. A aeronave que se encontra no seguimento final procedimento IFR, ter prioridade sobre outra aeronave que esteja no circuito de trafego visual, assim como uma aeronave que pousa tem prioridade sobre a que decola (no solo). O circuito de trafego padro ser efetuado a uma altura de 500ps para helicpteros, 1000ps para avies com motor a pisto e a 1500ps para motores a reao, e todas as curvas sero para esquerda. Em alguns aerdromos, o circuito no padro, assim sendo eles sero representados em cartas VAC (carta de aproximao visual). Em aerdromos controlados necessrio autorizao para ingresso no circuito, e aeronaves VRF devero solicitar a autorizao 5 minutos antes. Posies criticas

So as posies em que as aeronaves no circuito de trafego ou na rea de manobras de um aerdromo, normalmente recebem autorizaes ou instrues da TWR quer por radio ou por sinal luminoso. - posio 1 solicita autorizao de taxi para decolagem. - posio 2 o ponto de espera prximo a cabeceira onde so testados os motores e feito a autorizao para decolagem. Na cabeceira, a aeronave a decolar devera ficar a 90graus e as demais em 45graus. Distancia a manter na cabeceira da pista - 50 metros pista com comprimento superior a 900metros. - 30 metros pista inferior a 899 metros ou que no tenham a linha continua na cabeceira. - posio 3 a posio de aeronave alinhada na pista para decolar, nesta posio critica a aeronave receber a autorizao para decolagem caso no tenha Sido autorizada na posio 2, e quando iniciar a corrida, dever acionar o transponder. - posio 4 a posio de autorizao para pouso na perna do vento. - posio 5 a posio onde a aeronave j se encontra pousada e nesta posio a aeronave ainda na pista recebe a HORA DO POUSO E AUTORIZAO PARA TAXI ( sempre cai em prova). - posio 6 quando necessrio, ser dada nesta posio a informao de estacionamento, ao ingressar no ptio, devera observar o sinalizador. Posies de controle da TWR - Autorizao de trafego uma posio de coordenao, com freqncia especifica, onde as aeronaves recebem a autorizao do plano de vo, quando se tratar de um IFR antes mesmo de acionar os motores. O plano de vo dever ser autorizado em momento anterior a EOBT, desde que o rgo ATC possua os dados do respectivo plano de vo aprovado e que no exista restrio, em funo do gerenciamento do fluxo de trafego areo para os aerdromos de partida e destino. Uma vez recebida a autorizao, as aeronaves tero 5 minutos para chamar o controle SOLO e solicitar o acionamento dos motores. Controle SOLO uma posio de controle da TWR, com freqncia especifica destinado a aeronaves e veculos no solo. As aeronaves recebem nesta freqncia autorizao para ACIONAMENTO dos motores e AUTORIZAO PARA INICIO DO TAXI. Assim que acionar o motor da aeronave, ter 5 minutos para chamar o solo para pedir autorizao para taxiamento. A aeronave devera manter escuta do SOLO at o ponto critico 2 e ajustar a escuta da TWR. Torre de controle (TWR) - uma posio de controle operacional, com freqncia especifica, para controle das aeronaves no circuito de trafego, controle de aeronaves pousando e decolando ou que simplesmente queiram cruzar o aerdromo.

Operacionalidades dos aerdromos Aerdromo impraticvel esta com a pista: - Alagada ou piso em mau estado. - Aeronave acidentada. - Acesso a pista de pouso interrompido - Super lotao da rea de estacionamento - Inoperncia do balizamento, no caso de vos noturnos. Aerdromo Interditado (NOTAN) esta com a pista: - chegada e sada de aeronave presidencial - Operao militar - Ordem interna

Informaes necessrias ANTES DA DECOLAGEM Antes de iniciar uma decolagem imprescindvel que o piloto tenha conhecimento das condies do aerdromo. Estas informaes podero ser fornecidas aos pilotos atravs: - da TWR - de NOTAN - de radiodifuso ATIS - da exibio de sinais no solo, na area de sinalizao. A TWR fornecera tambm informaes relativas a operao das aeronaves tais como: - Pista em uso - Direo e velocidade do vento - Ajuste altmetro (QNH) - Temperatura do ar - Visibilidade - Hora certa - Autorizao do plano de vo. Seleo da pista em uso(cai em provas) referente a cabeceira que esta operando para pousos e decolagens, e a TWR decidir qual cabeceira utilizar respeitando a direo do vento. Na fraseologia padro, VENTO CALMO significa velocidade inferior a 1kt, porem se o vento estiver menor que 6kt, os pilotos podero escolher qual cabeceira utilizar. Mnimos meteorolgicos para vo VFR. (sempre cai nas provas) - Teto de 1500ps e visibilidade horizontal de 5000M - CAVOK quer dizer que teto e visibilidade OK. Caso os mnimos meteorolgicos estejam abaixo dos citados acima, dever solicitar ao APP, autorizao para vo VFR especial. Prioridade de decolagem 1 - Aeronave em misso de defesa 2 - Aeronave em Operao Militar (misso de guerra ou segurana interna) 3 - Aeronave transportando Enfermo grave.

4 5 6 7

Aeronave em Operao SAR (busca e salvamento) Aeronave conduzindo o presidente da republica Aeronave em operao militar(manobras) demais aeronaves na seqncia estabelecida pela TWR.

Prioridade de Pouso 1 - Planadores 2 - Aeronaves transportando enfermo grave 3 - Aeronaves em operao SAR 4 - Aeronave em operao militar (misso de guerra) 5 - Aeronave conduzindo o presidente da republica 6 - Aeronave em operao militar (manobras) 7 - demais aeronaves.

Esteira de turbulncia o efeito da massa de ar em rotao aps a passagem de uma aeronave. A turbulncia ser tanto maior quanto for a aeronave, os trs efeitos bsicos da esteira de turbulncia sobre as aeronaves so: balano violento, a perda de altura ou de velocidade ascensional e os esforos na estrutura. Existem 3 categorias de esteira de turbulncia: - Pesada (H): 300.000Lbs. ou mais. - Mdia (M): inferior a 300.000Lbs at 15.500Lbs - Leve (L): at 15.000Lbs ou menos. Mnimos de separao para esteira de turbulncia - Para aeronaves pousando, 3 minutos entre uma Leve ou media de uma pesada. - Para aeronaves decolando, 2 minutos entre uma leve ou media de uma pesada. Controle das aeronaves no circuito de trafego As aeronaves em vo VFR devero estabelecer contato com a TWR a pelo menos 5 minutos de vo do aerdromo, a fim de receber autorizao para entrada no circuito de trafego ou cruzamento do aerdromo. Aeronaves em EMERGNCIA - Urgncia (sinal PAN, PAN PAN, PAN PAN, PAN) condio que envolve a segurana da aeronave e pessoas a bordo, mas que no requer assistncia imediata. Informar o tipo de aeronave, o numero de pessoas a bordo, combustvel remanescente (autonomia) e tipo de carga transportada. - Socorro (sinal Mayday, Mayday, Mayday) condio que a aeronave encontra-se ameaada por um grave ou eminente perigo e requer assistncia imediata, e tambm essa condio se refere a aeronave em que o acidente inevitvel ou j consumado. Informar o tipo da ocorrncia (sem motores), tipo da aeronave, numero de pessoas a bordo, autonomia remanescente, carga transportada, e demais informaes importantes. Emergncia no pouso - Pouso Forado situao de emergncia tal que a permanncia da aeronave no ar no deva ser prolongada sob pena de grave risco para os seus ocupantes.(trem de pouso no travou)

- Pouso de Emergncia situao que possa ocasionar conseqncias imprevisveis, embora no constituindo um pouso forado, requer precaues especiais em virtude da deficincia tcnica apresentada. (parada de motor, quebra de instrumentos). Luzes aeronutica de superfcie - Farol Rotativo fachos de cor verdes e brancos, e sua finalidade indicar ao piloto a posio do aerdromo. - Iluminaes da pista de pouso e taxi: - Luzes Laterais da pista brancas ou amarelas, indicam os limites laterais da pista. - Luzes de eixo da pista brancas distribudas ao longo da pista, e muda para cor vermelha no ultimo tero da pista. - luzes de zona de contato brancas onde o avio dever tocar o solo. - Luzes pista de Taxi de cor azul, localizadas na lateral da pista de taxi. Operao de aeronaves sem comunicao com a TWR Ser usado uma PISTOLA de luz que emite fachos luminosos a uma distancia de 5Km ou 2,7NM durante o dia e 15Km ou 8NM durante a noite. Luzes para aeronaves no solo (CAI EM PROVAS) - Verde Continuo LIVRE DECOLAGEM - Verde intermitente LIVRE TAXI - Branco Intermitente REGRESSE AO ESTACIONAMENTO - Vermelho continuo MANTENHA POSIO - Vermelho intermitente AFASTE-SE DA PISTA Luzes para aeronaves em vo (CAI EM PROVAS) - Verde Continuo LIVRE POUSO -Verde intermitente REGRESSE E POUSE - Branco Intermitente POUSE E DIRIJA-SE AO ESTACIONAMENTO - Vermelho continuo DE PASSAGEM P/ OUTRA AERON. E CONTINUE NO CIRCUITO. - Vermelho Intermitente AERDROMO IMPRATICAVEL NO POUSE. - Luz pirotcnica vermelha NO POUSE POR ENQUANTO. Notificando a recebimento do sinal luminoso: Em vo durante o dia balanando as asas, e durante a noite emitir sinais intermitentes duas vezes com faris de pouso ou luzes de navegao. No solo movendo os ailerons ou leme de direo durante o dia,e durante a noite emitir sinal intermitente duas vezes com faris e luz de navegao. Aerdromo com servio AFIS Alguns aerdromos, mesmo sendo homologados ou autorizados para operao IFR, no possuem TWR, portanto no so controlados. Porem exigido que seja prestado pelo menos o servio AFIS por um rgo ATS. Normalmente esse rgo conhecido na fonia com RADIO. Se por ventura um aerdromo no controlado for sede de um app, como o caso de Bauru, ento o AFIS ser prestado por este rgo. O AFIS ser prestado a todo trafego em operao na area de movimento, e a todas as aeronaves em vo no espao areo inferior, num raio de 27Nm ou 50km do aerdromo, do solo at o FL245.

Operao de aeronaves sem radio vedada a operao de aeronaves sem radio em aerdromos providos de AFIS, exceto nos seguintes casos, mediante prvia coordenao, e em horrios que no causem prejuzo ao trafego do aerdromo. - vo de translado de aeronaves sem radio - vo de aeronaves agrcolas sem radio - vo de planadores e de aeronaves sem radio pertencentes a aeroclubes sediados nesse aerdromo. Nos aerdromos providos de AFIS so proibidos: - Pousos diretos - circuito de trafego pela direita ou curvas a direita aps a decolagem (a menos que haja carta de aproximao visual especifica). Responsabilidade dos pilotos Durante as operaes de aproximao e pouso, movimento de superfcie e sadas, de responsabilidade do piloto em comando reportar ao rgo que presta o servio AFIS, as seguintes informaes: - o procedimento de aproximao ou sada por instrumentos que ser executado, bem como as fases sucessivas de procedimento, altitudes ou nveis de vo que for atingido. - a pista escolhida antes de entrar no circuito de trafego ou iniciar o taxi. - as posies criticas no circuito de trafego e na aera de manobras. - as horas de pouso e decolagem - a situao do trem de pouso quando encontrar-se na perna base VFR, ou na aproximao final de um procedimento IFR. Aerdromo no controlado e sem rgo ATS. A operao em aerdromos que no so controlados e no possuem nenhum servio ATS, deve ser conduzida segundo o que preconizado nas regras gerais. Alguns desses aerdromos utilizam sinais visuais no solo, para auxiliar os pilotos com, pelo menos algumas informaes bsicas. Sinais visuais no solo sua funo fornecer aos pilotos informaes bsicas para a evoluo do vo naquele aerdromo. Esses sinais so padro internacional e so eles:

Servio de controle de aproximao O servio de controle de aproximao tem por objetivo fazer a transio do vo das aeronaves em rota para a aproximao nos aerdromos de destino. Este servio prestado por um rgo chamado APP controle de aproximao. Essa transio acontece em areas chamadas terminais (TMA), onde esto localizados vrios aerdromos, e tambm, Zonas de controle (CTR) de aerdromos com procedimentos IFR. O APP tem atribuio de emitir autorizaes de trfegos as aeronaves que estejam voando ou que se proponham voar dentro de CTR ou TMA, com objetivo de: - manter separao mnima estabelecida entre as aeronaves - disciplinar, acelerar e manter o fluxo - orientar e instruir as aeronaves na execuo dos procedimentos de espera, chegada, e sada. Responsabilidades dos pilotos em vo na CTR ou TMA As aeronaves em vo VFR ou IFR, antes de ingressar em uma CTR ou TMA, devero solicitar autorizaes do respectivo APP. Caso as aeronaves, no limite da CTR ou TMA, no conseguirem estabelecer contato radio com o APP, devero chamar um dos rgos relacionados na seguinte ordem: Primeiro TWR do aerdromo principal Segundo outra TWR dentro da TMA Terceiro ACC, caso esteja localizado naquela TMA Responsabilidades dos pilotos voando IFR Quando estiverem voando com plano IFR dentro de CTR ou TMA, so obrigaes do piloto em comando: - efetuar chamada inicial ao APP - manter a escuta permanente em uma freqncia oficial do APP - cumprir as autorizaes de trafego areo emitida pelo APP - informar ao APP, independente de solicitao, logo que: - atingir ou abandonar um nvel de vo - atingir ou abandonar um nvel de espera - Iniciar as fases de um procedimento de aproximao por instrumentos - entrar em nova fase de um procedimento de sada - encontrar VMC. Vo VFR na CTR ou TMA proibido as aeronaves em vo VFR na CTR ou TMA: - bloquear auxlios rdio, sem autorizao - cruzar trajetrias de procedimentos de descida ou sada IFR, em altitudes conflitantes. Vo VRF especial O vo VFR especial um vo controlado, podendo ser realizado somente por aeronaves de asa fixa que embora satisfaa os critrios estabelecidos para o vo visual, poder ocorrer sob condies meteorolgicas abaixo dos mnimos requeridos, pelo que, para ser realizado, dever estar sujeito a autorizao do APP, se as condies de trafego o permitir.

Caso uma aeronave esteja voando VFR numa CTR ou TMA, e as condies do tempo se deteriorem, o piloto poder solicitar autorizao para prosseguir VFR especial ou ainda IFR se for habilitado. As condies para a realizao do vo VFR especial so: - somente poder ser realizado no perodo diurno - dever possuir radio em funcionamento para estabelecer comunicao com APP. - preencher plano de vo simplificado (NTV) - as condies meteorolgicas dos aerdromos envolvidos devero ser iguais ou superiores aos seguintes valores: - visibilidade: 3000m - teto: 1000ps Procedimentos para ajuste altmetro Altitude de transio definida como sendo a altitude na qual, ou abaixo da qual, a posio vertical de uma aeronave controlada por referencias a altitude MSL. Nvel de transio o vo mais baixo disponvel para o uso acima de altitude de transio, ele usado apenas para efetuar ajuste altmetro quando a aeronave desce para o nvel mnimo de espera para altitude de transio. Procedimentos IFR convencionais Os procedimentos IFR foram criados com o objetivo de prover separao das aeronaves com os obstculos. Existem procedimentos de aproximao IFR, para as aeronaves que chegam e sada IFR para as aeronaves que partem. Quando o piloto notificar, ou se for totalmente evidente que no esta familiarizado com o procedimento, o APP dever descrever todas as fases do procedimento a ser executado. Categoria das aeronaves em relao a velocidade de aproximao. Categoria da IAS de IAS Max. Na IAS Max. Para ACFT cruzeiro da aproximao circular THR final A 91 100 100 B 91 / 120 130 135 C 121 / 140 160 180 D 141 / 165 185 205 E 166 / 210 230 240

IAS Max. Na aproximao perdida 110 150 240 250 250

Caber ao piloto em comando a responsabilidade pela categorizao da aeronave e informar aos rgos ATS quando solicitado. Circuito de espera para a aproximao IFR (ORBITAS) Os circuitos de espera consistem numa serie de orbitas executadas por uma ou mais aeronaves na vertical de um auxilio radio bsico, no qual se apia o procedimento, tendo como referencia o bloqueio (cone de silencio). O objetivo dessas orbitas aguardar a autorizao do rgo ATC para iniciar o procedimento de aproximao IFR. A orbita padro so feita pela direita, em situaes especiais, algumas esperas podero ser feita pela esquerda.

- pena de afastamento a perna de afastamento da orbita tem a durao de 1 minuto para esperas realizadas at p FL140(inclusive), e de 1 minuto e 30 segundos para esperas realizadas acima do FL140. - pena de aproximao a perna que no tem um tempo ou comprimento especificado, na realidade ela se inicia onde termina a curva de aproximao e termina ao chegar ao fixo,

onde comear a curva de afastamento. Procedimentos de entrada em Orbitas - Setor 1 Entrada Paralela - Setor 2 Entrada Deslocada - Setor 3 Entrada Direta

Servio prestado pelo ACC O centro de controle de area, um rgo de controle cuja finalidade principal exercer o Servio de controle de rea, em espaos areos controlados CTA e UTA contidos na FIR sob responsabilidade. Mudana de vo IFR para VFR quando decidir mudar de IFR para VFR dever notificar especificamente ao rgo ATS apropriado o cancelamento do vo IFR. O ACC somente aceitara o cancelamento de um plano IFR se as notificaes vierem acompanhadas das mudanas que tiveram de ser feitas no plano de vo em vigor (plano de vo autorizado) e se a aeronave encontra-se nas seguintes condies: - voando em condies VMC e seja provvel que esta condio permanea ao longo da rota. - A aeronave encontra-se abaixo de FL150.

Niveis mnimos IFR em FIR FL PAR


FL 470 430 40 0 38 0 36 0 34 0 32 0 30 0 280 260 240 220 200 180 160 140 120 100 80 60 40 20 PS 47000 43000 40000 38000 36000 34000 32000 30000 28000 26000 24000 22000 20000 18000 16000 14000 12000 10000 8000 6000 4000 2000 RVS M

FL IMPAR
FL 490 450 410 390 370 350 330 310 290 270 250 230 210 190 170 150 130 110 90 70 50 30 PS 49000 45000 41000 39000 37000 35000 33000 31000 29000 27000 25000 23000 21000 19000 17000 15000 13000 11000 9000 7000 5000 3000

RUMO 180 A 359 graus

RUMO 360 A 179 graus

- FL110 mnimo nas FIR Braslia e Curitiba. - FL080 mnimos nas demais FIR. Caso resolva voar abaixo dos FL citado, devera declarar no PLN a inteno e deixara de voar IFR na altitude desejada para voar VMC. Separaes Separao vertical IFR Os nveis de vos IFR so estabelecidos com espaamentos de 1000 ps at o FL290 e acima do FL290 o limite aumenta para 2000ps em razo da aferio altimtrica. Entre o FL290 e FL410, em destaque na figura ao lado, pode ser aplicada o RVSM ( reduo de separao mnima vertical), proporcionando diminuio de separao para 1000ps entre os FL 290 e F410. Naturalmente acima do FL 410 o espaamento ser de 2000 ps. RMSV - foi criado para aumentar o tamanho do espao areo em 86%, nesses espaos as aeronaves voam a IFR a 1000 ps uma das outras , porem as aeronaves ter quer ser homologadas para este tipo de vo. Caso ocorra a suspenso do espao RVSM, s poder voar nos FL em verde. Caso no se estabelea contato radio com o rgo ATC, transmitir avisos de falha, posio, nvel de vo e intenes na freqncia 121,50MHz. Critrios para a realizao do vo em rota

Vos em CTA e UTA sabemos que as CTA acima do FL145, e todas as UTA so classificadas como classe A. Nesta classe so permitidos somente vos IFR e o servio prestado a estes vos o servio de controle (ATC). Vos em FIR um espao areo ATS classificado pela letra G, portanto o servio prestado para o vo VFR, assim como o para o vo IFR de informao de vo e alerta, logo no se proporciona separao entre os trfegos. O vo IFR na FIR no recebe autorizao ATC, porem manter a escuta na freqncia adequada e estabelecer quando necessrio. Mensagem de posio A mensagem de posio uma notificao padronizada, transmitida por uma aeronave em vo ao rgo ATS, destinado a fornecer elementos essenciais a segurana de vo. Os pontos de notificao sero de dois tipos: - compulsrio (obrigatrio) , representado por um triangulo em negrito - a pedido, solicitado pelo orgao ATS, representado por um triangulo vazado Todos os vos controlados devero reportar sua posio ao ACC: - sobre pontos de NOTIFICACAO COMPULSORIO, representado nas cartas ERC e ARC. - em rotas no definidas por pontos de notificao compulsrios, aps 30 minutos de vo, depois em intervalos de hora em hora. - por solicitao do rgo ATS quando este julgar necessrio. - no cruzamento de limites laterais de rea de controle ou de FIR, como por exemplo, entrada ou sada de uma TMA ou ultrapassando limites de uma FIR para outra. Contedo da mensagem de posio na fraseologia padro. 1 ID da aeronave ex: PT ASS ou TAM3030 2 Posio Ex: posio VARO. 3 Hora Ex: aos 45 minutos UTC 4 Nvel de vo ou altitude Ex: nvel 310 (FL310) 5 prxima posio e hora de sobre vo Ex: Florianpolis aos 53(minutos UTC) 6 prximo ponto significativo Ex: prxima posio PAULA. 7 Informaes complementares se houver. Aeronotificacao (AIREP) uma mensagem de informaes operacionais e meteorolgica (ATS/MET) de rotina que transmitida por uma aeronave em rota, em pontos ou horas onde as mensagens de posio so obrigatrias. - AIREP compulsrio - AIREP a pedido -

Procedimentos de falha de comunicao Em condies meteorolgicas de vo visual (VMC) - prosseguir seu vo, mantendo-se em VMC - pousar no aerdromo adequado mais prximo

- informar seu pouso ao ACC, pelo meio mais rpido possvel, caso o aerdromo no tenha rgo ATS, o objetivo dessa informao evitar o acionamento dos recursos SAR. - completar um vo IFR, caso o piloto considere conveniente. Em condies IMC (IFR) - manter nvel e velocidade conforme plano de vo em vigor (plano de vo autorizado) atendendo tambm as altitudes mnimas apropriadas. - prosseguir, segundo a rota do plano de vo em vigor, at o auxilio a navegao ou fixo designado do aerdromo de destino. - iniciar a decida no auxilio a navegao ou fixo: - na ultima hora estimada de aproximao recebida e cotejada ou o mais prximo dessa hora ou se nenhuma hora estimada de aproximao tiver sido recebida e cotejada, na hora estimada de chegada, calculada de acordo com o plano de vo em vigor ou mais prximos dessa hora. - completar o procedimento de aproximao IFR previsto e pousar, se possvel, dentro dos 30 minutos subseqentes a hora estimada de chegada, ou da ultima hora estimada de aproximao, a que for mais tarde. - quando sob vetorao radar ou tendo sido instrudo pelo ATC e efetuar desvio lateral utilizando RNAV sem um limite especifico, retornar a rota do plano de vo em vigor antes de alcanar o prximo ponto significativo, atendendo tambm a altitude mnima de vo apropriada. Caso a aeronave esteja equipada com transponder, dever acionar o cdigo 7600, e se o piloto constatar que a pane apenas de recepo transmitir as cegas as manobras que pretenda realizar. Cruzamento de rotas ATS sem contato com o ACC Vo fora da AWY em CTA ou UTA acionar 7600, e seguir o plano de vo em vigor como previsto ou executem o procedimento alternativo em falha de comunicao quando for emitido pelo ACC. Vo fora da rota DCT (DIRETO) em FIR A aeronave dever efetuar a mudana de nvel para o cruzamento da rota, conforme veremos a seguir e considera-se ponto de cruzamento a interseo da rota do vo com o eixo da aerovia ou rota de assessoramento a ser cruzada. Mudana de Nvel - No espao areo inferior a aeronave dever subir 500ps 20NM antes do cruzamento e permanecer por mais 20Nm para descer os 500ps e manter a rota anterior. - No espao areo superior acionar o transponder em 7600, entre o FL245(exclusive) at o FL290(sem RVSM) e entre o FL290 at o FL410 (com RVSM), devero subir em rota 500ps acima do nvel de cruzeiro desde 40NM antes do cruzamento at 40NM depois e aps retornar para o nvel voado. Acima do FL410 dever subir 1000ps antes de 40NM antes at 40NM depois da rota a ser cruzada. E aps retornar para o nvel voado.

Servio de alerta (AS) Os rgo ATS devero tambm estar atentos para a necessidade das aeronaves precisarem do acionamento dos recursos de busca e salvamento (SAR), este servio conhecido como servio de alerta. Este servio ser prestado a todas as aeronaves: voando IFR, voando VFR , exceto aquelas cujo vo NO tenha sido notificado aos rgos ATS, e que se saiba ou suspeite de INTERFERENCIA ILICITA (seqestro). Em rota o AS ser prestado pelo ACC e transmitira as informaes sobre o vo para o RCC (centro de coordenao e salvamento). A TWR, APP ou Radio, que tomar conhecimento de uma situao de emergncia de um vo VFR ou IFR, ser responsvel por iniciar a prestao do AS devendo notificar o ACC que notificar o RCC. O servio de alerta tambm poder ser solicitado pelo piloto, explorador ou qualquer pessoa, caso a aeronave no efetue contato telefnico aps o pouso. Fases de emergncia INCERFA (fase de incerteza) quando existe DUVIDA em relao a segurana da aeronave e ocupantes. - caso no haja comunicao da aeronave em 30 minutos aps a hora em que se estimava receber uma mensagem de posio, ou em caso de falha na tentativa comunicao do rgo ATS com a aeronave. - ou no chegar decorridos 30 minutos subseguentes a hora de chegada. ALERFA (fase de alerta) quando existe a situao de apreenso quanto a segurana de uma aeronave. - passado a fase de INCERFA, e sem obter sucesso na comunicao, - uma aeronave autorizada a pouso e no fizer dentro dos 5 minutos, e no estabelea comunicao com a aeronave, - condies operacionais anormais, mas que no indiquem que seja possvel um pouso forado. - suspeita ou interferncia ilcita. DETRESFA (fase de perigo) quando existe razovel certeza de que a aeronave e seus ocupantes esto ameaados de iminente e grave perigo e necessitam de assistncia. - transcorrido a fase de alerta e no estabelea comunicao com a aeronave, - tempo de vo maior que o tempo de combustvel a bordo. - ou informao do piloto que ira pousar forado. Sinais de socorro e urgncia - freqncia internacional de emergncia VHF 121,5 MHz Sinais de socorro - SOS transmitido por radiotelegrafia (cdigo morce). - MAYDAY, MAYDAY, MAYDAY transmitido por radiofonia Sinais de urgncia

- PAN PAN, PAN PAN (radiofonia) mensagem de urgncia relativa segurana de um barco, aeronave, ou de uma pessoa a bordo ou a vista. - XXX (radiotelegrafia) sinal de urgncia transmitido em cdigo morce. Interceptao de aeronaves civis Ultimo recurso quando consideradas aeronaves que: - adentrar o territrio nacional, sem plano de vo aprovado, oriunda de regies reconhecidamente fontes de produo ou distribuio de drogas ilcitas. Autonomia mnima Retirando as distancias de vo nas cartas e calculando com as (VAs) para achar o tempo de vo. - aeronave pertencente a aviao geral - durante o dia e a noite - DEP ARR + 45 MINUTOS - aeronave do transporte publica - durante o dia DEP + ARR +30 minutos - durante a noite DEP+ARR +45 minutos Autonomia mnima para aeronaves civis que voam IFR DEP +ARR+ALTN+45 minutos. Radares Tipos de radares utilizados no ATC. - radar de rota (ARSR) de vigilncia utilizada para efetuar o controle de rea ACC, em aerovias, areas de controle CTA e UTA. So radares de longo alcance, porem ineficiente em baixas altitudes. - radar de terminal (ASR) utilizado para o emprego no controle de aproximao APP, em reas terminais ou zonas de controle. So radares de mdio alcance , chegando a 60NM. - radares PAR utilizado apenas na RETA final de uma determinada pista. um radar de preciso. - radar ASDE indica alvos na aera de manobras, utilizado caso ocorra pouca visibilidade da torro com o solo. Tipos de apresentao radar - alvo primrio aparece na tela do radar apenas um ponto verde sem qualquer informao da aeronave. - alvo radar secundrio (SSR) o mais usado depende do transponder abordo da aeronave, ele permite a identificao rpida das aeronaves e ainda informa altitude de cada aeronave. MODO 3/A funo identificao MODO C altimetria MODO S com identificao MODO S com altitude presso. Cdigos inseridos no transponder 2000 antes de receber a instruo do ATC. 7500 interferncias ilcitas s 7600 falhas de comunicao 7700 em emergncia ou interceptao.

lembrar o ICE.

Servio de informaes aeronutica sala (AIS) a identificao desta sala com uma placa de fundo amarelo com a letra Cem preto, nesta sala o piloto ter todas as informaes que causaram segurana para os vos.

Publicaes de informaes aeronuticas. Notam informao previa ao vo, podendo ser temporrio o permanente(AVISO AOS NAVEGANTES). Rotaer igual ao guia 4 rodas para carros, contendo todos os aerdromos do pais e suas respectivas informaes. AIP contem informaes de carter permanente e as modificaes temporrias de longa durao indispensveis para a navegao area. IAC carta de descida IFR SID carta de sadas IFR ADC carta de aerdromo PDC carta de estacionamento. VAC cartas de aproximao VISUAL ARC cartas de area. A AIP dividida em trs partes: GEN so as generalidades ENR so as rotas AD e aerdromo. SIPAER SISTEMA DE INVESTIGACAO E PREVENCAO DE ACIDENTES AERONALTICOS Compete a investigao e preveno de acidentes e incidentes aeronuticos CENIPA centro de investigao e preveno de acidentes aeronuticos. Acidente aeronutico toda ocorrncia relacionada com a operao de uma aeronave que: -qualquer pessoa sofra leso grave ou morra. - aeronave sofra dano o falha estrutural - aeronave considerada desaparecida ou local seja inacessvel. Incidente aeronutico uma ocorrncia anormal associada a operao de uma aeronave havendo inteno de vo e que afete ou possa afetar a segurana ex: coliso com pssaros, estouro de pneu na pista, perda de controle no solo. DIPAA- diviso de investigao e preveno de acidentes aeronuticos. Referente aos acidentes ocorridos com aeronaves estrangeiras. SIPAA seo de investigao e preveno de acidentes aeronuticos. Presente nas unidades areas das foras armadas. DPAA diviso de preveno de acidentes aeronuticos SPAA setor de preveno de acidentes aeronuticos.

Componentes do SIPAER -OSV oficial de segurana de vo. militar oficial das forcas armadas -ASV agente de segurana de vo pessoa civil com curso de segurana de vo. -EC elemento credenciado. Licenas e certificados -Licena tem carter permanente. -CHT vigorar pelo perodo estabelecido, e podero ser revalidados -CCF - vigorar pelo perodo estabelecido, e podero ser revalidados RAB o registro aeronutico brasileiro publico e nico e centralizado, destinado a emitir certificados e matriculas, promover cadastro geral , etc.

Plano de vo.
-Plano de vo completo (PLN) -Plano de vo simplificado ou notificao de vo (NTV) -Plano de vo repetitivo regular (RPL) Apresentao do plano de vo deve ser feita pessoalmente na sala AIS do local de partida, na inexistncia desta, o rgo ATS local responsvel pelo recebimento do plano de vo. Responsveis pelo preenchimento - Piloto em comando ou copila. - DOV (despachante operacional de vo Compete ao comandante verificar: - condies meteorolgicas na rota, - condies operacionais dos aerdromos de DEP, ARR, ALTN. - funcionamento de auxlios rdio e luminosos - exigncias relativas ao combustvel. Obrigatoriedade de apresentao de plano de vo compulsria a apresentao do plano de vo completo: - antes da partida de aerdromo provido de rgo ATS, para VFR em rota ou IFR. - aps a partida de aerdromo sem rgo ATS, desde que a aeronave disponha de rdio, para apresentar plano AFIL ( VFR em rota ou IFR). - e sempre que for voar atravs de fronteiras internacionais. Obs.: sempre que for voar acima do FL150, dever apresentar PLN IFR. compulsria a apresentao do plano de vo simplificado (NTV) ao vo: - VFR realizado inteiramente em ATZ, CTR, TMA, ou na inexistncia desses espaos areos, em um raio de 50km 27NM do aerdromo de partida na FIR. dispensada a apresentao do plano de vo para: - aeronaves em misso SAR. Desde que o RCC informe os dados ao rgo ATS. - vo VFR sem radio, sempre dentro de FIR e nunca cruzando fronteiras internacionais.

Plano de vo apresentado em vo (AFIL) Quando decolando de um aerdromo sem rgo ATS, o piloto dever apresentar um plano de vo denominado AFIL. - O AFIL deve ser apresentado at o momento em que haja certeza de que o rgo ATS adequado possa receb-lo, a pelo menos 10 minutos antes da hora prevista de entrada em uma CTA. - A fim de evitar a apresentao do AFIL, o piloto devera tentar apresentar o plano de vo em qualquer sala AIS. Encerramento do plano de vo se dar com a informao ao ACC do pouso da aeronave em questo. Existem duas possibilidades no caso de pouso: -aerdromo com rgo ATS a TWR informa ao ACC ou o piloto informa pessoalmente, por telefone, radiotelefonia ao rgo ATS, que informar ao ACC. - aerdromo sem rgo ATS ocorrer automaticamente, ao se completar o tempo total previsto para o vo (EET). Quando a aeronave pousa em aerdromo diferente do declarado no PLN - aerdromo com rgo ATS sede de TWR informar ao ACC e o rgo ATS do destino original - sede de RADIO ou APP se encarregar de informar o ARR ao rgo do destino original. Aerdromo sem rgo ATS o piloto dever transmitir a informao de ARR, por qualquer meio de comunicao a um rgo ATS. Plano de vo completo Antecedncia mxima de 24horas antes da EBTO(estimado para calos fora) Antecedncia mnima de 45 minutos antes da EBTO. Importantssimo. Validade de 45 minutos a partir do EBTO. Caso ocorram atrasos, o piloto dever informar ao rgo ATS uma mensagem de atraso (DLA). Autorizao do plano de vo. O rgo responsvel pela autorizao do plano de vo, o ACC, que transmitir essa autorizao a TWR ou APP ou RADIO, que por sua vez retransmitiro as aeronaves. Mudanas no plano de vo dever ser informado ao rgo ATS antes da partida da ACFT. J as mensagens de cancelamento (CNL), modificao (CHG), e Atraso (DLA), devero ser feitas at 35 minutos a partir da EBTO , at 10 minutos da validade do plano. Preenchimento do plano de vo.

O plano de vo dever ser preenchido em duas vias, uma pro rgo ATS e outra para o piloto da aeronave. Para preencher o plano de vo, devem-se observar os seguintes procedimentos: Os dados devem ser inseridos no primeiro espao da esquerda para a direita e qualquer espao em excesso, devera ser mantido em branco. Os dados devem ser datilografados ou preenchidos com caneta preta e sem rasuras. A hora utilizada ser utc. As duraes previstas de vo devem ser preenchidas com 4 algarismos (hora e minuto). O formulrio do plano de vo, que deve ser preenchido dos itens 7 a 19, sendo que os espaos sombreados so para uso exclusivo dos rgos ATS. ITEN 7 IDENTIFICACAO DA AERONAVE -AERONAVES EM GERAL A MATRICULA APENAS -COMPANIAS AEREAS -AERONAVES MILITARES

ITEM 8 REGRAS DE VO E TIPO REGRAS DE VO I IFR V VFR Y PARA IFR PRIMEIRO E DEPOIS VFR Z PARA VFR PRIMEIRO E DEPOIS IFR TIPO DE VO S TRANSPORTE AEREO REGULAR N TRANSPORTE AEREO NO REGULAR G AVIACAO GERAL M AVIACAO MILITAR X CATEGORIA DISTINTA

ITEM 9 NMERO, TIPO E CATEGORIA DA ESTEIRA DE TURBULENCIA Numero - somente quando se tratar vo em formao, quando for s[o uma aeronave, deixar em branco Tipo de aeronave introduzir o designativo do fabricante ou designador bsico, para aeronave militar. Quando no houver , indicar no item 18 qual tipo de aeronave precedido de TYP/. Categoria da esteira de turbulncia H=pesada(136000kg), M=media(entre 136000 e 7000kg), L=leve(abaixo d 7000kg)

ITEM 10 EQUIPAMENTOS DE RADIOCOMUNICACAO, DE AUXILIOS A NAVEGACAO E APROXIMACAO. Introduzir: N se a aeronave no dispor de equipamento de radio e auxilio a navegao e aproximao S se a aeronave dispe e se funcionam. Os equipamentos normais: VHF, RTF, ADF, VOR, ILS. Transponder SSR aps a barra ( equipamento de radio / transponder ) N nenhum A modo A C modo A e modo C X modo S P modo S com altitude I modo S com identificao S modo S com altitude e com identificao. ITEM 13 AERDROMO DE PARTIDA E HORA. Indicar o aerdromo de partida ex SBKY e a hora EOBT UTC horrio local mais 3 horas. No caso do plano AFIL, devera indicar a hora real de decolagem. ITEM 15 VELOCIDADE DE CRUZEIRO, NIVEL DE CRUZEIRO E ROTA. K kilometros por hora ex: K0120 N Ns NM ex: N0080 M numero mach ex: M082 Nvel de cruzeiro - Nvel de vo (FL) mais 3 algarismos ex: FL020 ( 2000FT) - VFR - se o vo no tiver sido planejado para ser conduzido em nvel, indicar VFR. - Altitude marcar assim A020 que igual a (2000ft). Rota Ex: UW2 , A304,UG433,etc. ITEM 16 aerdromo de destino -durao total prevista de vo e aerdromo de alternativa. -Caso a alternativa no existir designativo, colocar ZZZZ. ITEM 18 Outros Dados introduzir qualquer outra informao mediante o indicador apropriado.

No caso do plano Y, indicar o nvel de vo e a rota para o aerdromo de alternativa IFR. FROM/ localidade ou aerdromo de ultima decolagem (indicao compulsria) RMK/ Observaes e informaes codificadas ou em linguagem clara. ITEM 19 informaes suplementares. - autonomia - pessoas a bordo - equipamento de Radio riscar o que no tiver. - equipamentos de sobrevivncia no mar. - cor e marca aeronave - observaes, indicar outros equipamentos de sobrevivncia, caso NO tenha, riscar a letra N. - nome do piloto e cdigo DAC.

You might also like