You are on page 1of 57

Grupo ser Educacional

Gente criando o futuro

Grupo ser Educacional

Gente criando o futuro

Gabarito dos Questionrios de Comunicao e Expresso

As questes abaixo correspondem aos questionrios publicados nas aulas de Comunicao e Expresso EAD. Como nosso banco de questes randmico (sorteio aleatrio) todas as respostas corretas esto em vermelho.

AULA 01 - QUESTIONRIO (mltipla escolha)


Abaixo esto os elementos da comunicao e as definies. Relacione os elementos s definies corretas, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequncia adequada. 1 Emissor 2 Receptor 3 - Cdigo 4 - Mensagem 5 Referente 6 - Canal ( ( ( ( ( ( ) Veculo atravs do qual a mensagem chega ao seu destino. ) Objeto da comunicao; contedo transmitido. ) A mensagem fala a seu respeito. ) Conjunto de signos e suas regras de combinao. ) Destinatrio. ) Sujeito encarregado de dar incio a comunicao. 6/5/4/3/1/2 5/4/6/3/2/1 6/4/5/3/2/1 5/4/6/1/2/3 4/6/5/2/3/1 Qual funo da linguagem est sendo definida no trecho abaixo? Ela bem demonstrada pela presena de imperativos, vocativos, e pela segunda pessoa do verbo. No necessariamente indica ordens diretas por estar no imperativo, h bastante espao para pedidos ou conselhos (SANDMANN, 1993). Referencial Conativa Ftica Emotiva Metalingustica Leia os trechos de texto abaixo e responda o que se pede. Texto I O homem letrado e a criana eletrnica no mais tm linguagem comum (Rose-Marie Muraro).

Texto II O discurso comporta duas partes, pois necessariamente importa indicar o assunto de que se trata, e em seguida a demonstrao. (...) A primeira destas operaes a exposio; a segunda, a prova (Aristteles). Texto III Amigo Americano um filme que conta a histria de um casal que vive feliz com o seu filho at o dia em que o marido suspeita estar sofrendo de cncer. Os trs textos acima apresentam uma mesma funo da linguagem. Assinale a alternativa que apresenta essa funo. Referencial Conativa Ftica Emotiva Metalingustica

Analise o texto presente no link: (http://www.observatoriodaimprensa.com.br/news/view/_ed705_midia_a_opiniao_publica_e_o_controle_de_ armas). Em seguida assinale a alternativa que NO indica corretamente um dos elementos da comunicao presentes no texto. Emissor O Observatrio da Imprensa Receptor O cidado americano Cdigo A lngua portuguesa Canal O computador Referente As leis e o controle para a venda de armas Leia a tira de abaixo.

Um dos elementos est impossibilitando a comunicao entre o Cebolinha e a Mnica. Assinale a alternativa que apresenta esse elemento. O canal fechado. A falta de referencial. A ausncia de emissor. A ausncia de receptor. O cdigo desconhecido.

Leia atentamente o texto abaixo.


RESERVA CULTURAL Voc nunca viu cinema assim. No perca a retrospectiva especial de inaugurao, com 50% de desconto, apresentando cinco filmes que foram sucesso de pblico. E, claro, de crtica tambm.

Com base nos elementos da comunicao e nas funes da linguagem, analise o texto acima. 1) Nesse texto, a inteno influenciar o interlocutor. 2) No caso, o emissor se valeu de procedimentos como o uso da 2 pessoa do discurso(voc), e o uso do imperativo (No perca), marcas gramaticais da funo referencial. 3) O resultado a interao com o interlocutor procurando convenc-lo a realizar uma ao: ir ao espao cultural. 4) Trata-se de um texto publicitrio, cujo objetivo convencer ou persuadir o interlocutor. 5) Nesse tipo de texto, o foco est no interlocutor e o predomnio da funo conativa ou apelativa. Esto corretas: As afirmaes 1, 3 e 4; As afirmaes 1, 3, 4 e 5; As afirmaes 1, 2 e 5; Todas as afirmaes; As afirmaes 2, 3, 4 e 5.

Leia o poema abaixo, de Carlos Drummond de Andrade, e responda questo que segue marcando a alternativa correta.

Quem teve a ideia de cortar o tempo em fatias, a que se deu o nome de ano, foi um indivduo genial, Industrializou a esperana, fazendo-a funcionar no limite da exausto. Doze meses do para qualquer ser humano se cansar e entregar os pontos. A entra o milagre da renovao e tudo comea outra vez, com outro nmero e outra vontade de acreditar que daqui para diante vai ser diferente. (Carlos Drummond de Andrade) Percebe-se, nesse texto, que o poeta deu grande nfase construo da mensagem, utilizando, por exemplo, palavras como fatias e industrializou em sentido conotativo. Trata-se, portanto, de um texto de funo, predominantemente, potica. H no texto uma grande necessidade de explicar a lngua atravs do prprio cdigo lingustico, sendo isso comum em poemas. Assim, a funo bsica do texto a metalingustica. O poema acima expressa uma opinio do poeta, centrando na emoo deste o contedo da mensagem. Nesse caso, a funo especfica do texto emotiva. O objetivo do texto convencer o leitor sobre um posicionamento adotado pelo poeta a respeito do tempo. Sendo sua funo persuasiva, trata-se de um poema apelativo. O poeta visa apresentar de forma objetiva sua opinio sobre o tempo, em vista disso utiliza a linguagem denotativa. Portanto, predomina nesse caso funo referencial.

AULA 04 - QUESTIONRIO
Voc estudou o conceito de coerncia e como ela pode ser construda. Assinale a alternativa em que a coerncia das ideias foi respeitada. O concurso pblico para contratao imediata de agentes de trnsito transcorreu como esperado. Destarte os mdicos ficaram encarregados de cuidar do trnsito da cidade. Jlia gosta de sua casa arrumada, por isso espalhou todos os objetos pelo cho. J que gostamos de viajar, ficaremos em casa nas prximas frias. No consumo comida enlatada, ademais evito ir feira. As atividades esto de acordo com o contedo, de certo no haver dificuldades na realizao dos exerccios.

Leia o texto de Histria de Flor, de Carlos Drummond de Andrade. HISTRIA DE FLOR Furtei uma flor daquele jardim. O porteiro do edifcio cochilava, e eu furtei a flor. Trouxe-a para casa e a coloquei num copo. Logo senti que ela no estava feliz. O copo destinava-se a beber, e uma flor no para ser bebida. Passei-a para um vaso e notei que ela me agradecia revelando melhor sua delicada composio. Quantas novidades h numa flor, se a contemplarmos bem. Sendo o autor do furto, eu assumia a obrigao de conserv-la. Renovei a gua do vaso, mas a flor empalidecia. Temi por sua vida. No adiantava restitu-la ao jardim. Nem apelar para o mdico de flores. Eu a furtara, eu a via morrer. J murcha e com a cor particular da morte, peguei-a docemente e fui deposit-la no jardim onde nascera. O porteiro estava atento e repreendeu-me: -- Que ideia a sua, de vir jogar lixo neste jardim!
(Carlos Drummond de Andrade. Contos plausveis. Rio de Janeiro: Jos Olympio, 1985)

Sobre os tipos de coeso que estudamos nesta aula e as que foram utilizadas no texto por Drummond, assinale a alternativa ERRADA. A palavra flor utilizada vrias vezes, caracterizando a repetio, que um tipo de coeso referencial. Na frase Trouxe-a para casa, o pronome a se refere palavra flor, que j foi utilizada antes no texto, portanto, uma anfora. Na frase Logo senti que ela no estava feliz. O pronome ela faz uma substituio, tipo de coeso referencial. Na frase Mas a flor empalidecia, a repetio da palavra flor uma m utilizao do processo de coeso chamado de reiterao. Em uma flor no para ser bebida, a conjuno para indica finalidade. Esse um recurso de coeso sequencial.

Leia um fragmento do conhecido poema O Lutador, de Carlos Drummond de Andrade, e observe os conectivos que realizam a coeso. Lutar com palavras a luta mais v. Entanto lutamos Mal rompe a manh.

A coeso sequencial ocorre nesses versos pelas palavras Entanto e Mal. Que ideias esses conectivos expressam, respectivamente? ENTANTO = oposio / MAL = tempo ENTANTO= ressalva / MAL = condio ENTANTO= consequncia / MAL = comparao ENTANTO= concluso / MAL = alternativa ENTANTO= nfase / MAL = dvida

Os pargrafos abaixo foram retirados de um texto publicado em uma edio da revista Veja. Eles esto colocados fora de ordem. Voc aprendeu nesta aula que a sequncia correta dos itens de um texto produz a coerncia. Qual a ordem em que esses pargrafos devem aparecer para tenhamos um texto coerente? Assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta.

I.

Para chefes, o caso ainda mais complexo. Os que acham que seus subordinados nunca entendem o que eles falam precisam ficar atentos prpria conduta. Talvez o problema seja tanto de habilidade quanto de falta de comunicao. E voc? Est pronto para coordenar uma equipe ou para relatar a um grupo as propostas de seu departamento? Se a resposta no, cuide-se. Corra atrs de cursos de liderana, compre livros que lhe ensinem a expressar suas ideias claramente. O caixa da agncia bancria o mais indicado para liderar a equipe que vai propor alterao no desenho da rea de atendimento ao pblico, onde ficam as filas. O faxineiro deve tomar a frente do pessoal que decidir o local mais adequado para estocar material de limpeza. Competncia tcnica s um ingrediente necessrio liderana. Um bom coordenador tem de conseguir explicar como a tarefa sob seu controle vai contribuir para os resultados da companhia, ou da instituio.

II.

III.

IV.

IV, III, II, I IV, III, I, II III, IV, I, II II, IV, III, I III, IV, II, II

AULA REVISO 1, 2, 3 e 4 QUESTIONRIO


Relacione as colunas e depois marque a alternativa correta. 1. funo expressiva 2. funo conativa 3. funo potica 4. funo referencial 5. funo ftica 6. funo metalingustica ( ) Traduz objetivamente a realidade. Expressa apenas uma informao, sem comentrios nem julgamentos. ( ) aquela que traduz opinies e emoes do emissor. ( ) Iniciar, prolongar ou encerrar o contato com o receptor a sua finalidade. ( ) aquela que utiliza o cdigo como assunto ou como explicao do prprio cdigo. ( ) Tem por objetivo influir no comportamento do receptor, por meio de um apelo ou ordem. ( ) Enfatiza a elaborao da mensagem, de modo a ressaltar o seu significado. Assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta. 4/1/5/6/2/3 4/5/2/3/1/6 5/1/6/2/4/3 4/1/5/6/3/2 1/5/2/6/4/3 As alternativas abaixo apresentam um texto e sua anlise. Leia atentamente cada uma das alternativas e assinale a FALSA. O QUERERES (Caetano Veloso) Onde queres revlver, sou coqueiro E onde queres dinheiro, sou paixo Onde queres descanso, sou desejo E onde sou s desejo, queres no E onde no queres nada, nada falta E onde voas bem alto, eu sou o cho E onde pisas o cho, minha alma salta E ganha liberdade na amplido Nos dois textos a composio da imagem e as palavras recebem destaque. J que a forma e a mensagem esto em destaque, estamos diante da funo potica, aquela que se preocupa mais em como dizer do que com o que dizer. Ou seja, a linguagem deixa de ser convencional e passa a ser elaborada de forma inovadora, por meio de jogo de palavras, de imagens ou de sons.

SONETO DA FIDELIDADE (trecho) (Vinicius de Moraes) De tudo, ao meu amor serei atento Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto Que mesmo em face do maior encanto Dele se encante mais meu pensamento. Na tela do Expressionista alemo Edvard Munch, chamada O Grito, e no Soneto de Fidelidade, de Vinicius de Moraes, a expresso ou emoo dos emissores esto em destaque. As cores, na pintura de Munch e a descrio das promessas nos versos de Vinicius esto a servio da representao dos sentimentos do EU. Essas so caractersticas principais da funo emotiva, por meio da qual o emissor constri no texto as marcas de sua personalidade: emoes, opinies, julgamentos... A: Voc meu companheiro. B: Hein? A: Voc meu companheiro, eu disse. B: O qu? A: Eu disse que voc meu companheiro. B: O que que voc quer dizer com isso? A: E quero dizer que voc meu companheiro, s isso. Bl-bl-bl.-bl bl-bl-bl-bl-bl Ti-ti-ti-ti Ti-ti-ti-ti-ti T tudo muito bom, bom! T tudo muito bem, bem! (Blitz)

No trecho do conto de Caio Fernando Abreu e na estrofe da cano do grupo Blitz, pretendese testar o canal. Os dois textos apresentam funo ftica, pois a funo que d suporte mensagem para que possamos chamar a ateno do interlocutor e, assim, nos certificar de que no h possibilidade de equvocos entre a informao transmitida pelo emissor e a recebida pelo receptor.

TENHO SEDE (Gilberto Gil) Traga-me um copo dgua, tenho sede E essa sede pode me matar Minha garganta pede um pouco dgua E os meus olhos pedem teu olhar A planta pede chuva quando quer brotar O cu logo escurece quando vai chover Meu corao s pede teu amor Se no me deres, posso at morrer Nos dois exemplos o emissor deseja provocar uma reao ou induzir o receptor a uma resposta. Estamos diante da funo conativa. Histria do Cerco de Lisboa (trecho) (...) O meu livro, recordo-lho eu, de histria, Assim realmente o designariam segundo a classificao tradicional dos gneros, porm, no sendo propsito meu apontar outras contradies, em minha discreta opinio, senhor doutor, tudo quanto no for vida, literatura, A histria tambm, A histria sobretudo, sem querer ofender, (...) Jos Saramago Catar Feijo Catar feijo se limita com escrever: joga-se os gros na gua do alguidar e as palavras na folha de papel; e depois, joga-se fora o que boiar. Certo, toda palavra boiar no papel, gua congelada, por chumbo seu verbo: pois para catar esse feijo, soprar nele, e jogar fora o leve e oco, palha e eco. Joo Cabral de Mello Neto Tanto no primeiro texto como no segundo observamos que a inteno dos autores informar ou descrever de forma mais objetiva seus temas para o leitor. Estamos, portanto, diante da funo referencial, aquela que transmite, ao interlocutor, a mensagem de forma mais objetiva e real possvel.

Quem no passou pela experincia de estar lendo um texto e defrontar-se com passagens j lidas em outros? Os textos conversam entre si em um dilogo constante. Esse fenmeno tem a denominao de intertextualidade. Leia os seguintes textos: I. Quando nasci, um anjo torto Desses que vivem na sombra Disse: Vai Carlos! Ser gauche na vida (ANDRADE, Carlos Drummond de. Alguma poesia. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1964) II. Quando nasci veio um anjo safado O chato dum querubim E decretou que eu tava predestinado A ser errado assim J de sada a minha estrada entortou Mas vou at o fim. (BUARQUE, Chico. Letra e Msica. So Paulo: Cia das Letras, 1989) III. Quando nasci um anjo esbelto Desses que tocam trombeta, anunciou: Vai carregar bandeira. Carga muito pesada pra mulher Esta espcie ainda envergonhada. (PRADO, Adlia. Bagagem. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986) Adlia Prado e Chico Buarque estabelecem intertextualidade utilizando recursos de coeso, em relao a Carlos Drummond de Andrade, por: reiterao de imagens. oposio de ideias. falta de criatividade. negao dos versos. ausncia de recursos

A coeso integra um dos requisitos imprescindveis construo de todo e qualquer texto. H, portanto, alguns elementos que funcionam como principais agentes nesse processo, com vistas a fazer com que a mensagem se materialize de forma clara e precisa. Assim, o texto que ora se evidencia a seguir carece de tais elementos, e sua principal tarefa apont-los, tendo como base os exemplos sugeridos. MUITO SUOR, POUCA DESCOBERTA O trabalho do arquelogo tem emoes, sim. ---------no pense em Indiana Jones, bandidos e tesouros. verdade------- os arquelogos passam um bom tempo em lugares excitantes, como pirmides e runas. ---------as emoes acontecem mesmo nos laboratrios, --------- --------- identificam a importncia das coisas que acharam nos stios arqueolgicos. ------------, preciso persistncia para encarar a profisso, -------------os resultados demoram, e muita gente passa a vida estudando sem fazer grandes descobertas. No Brasil, necessrio fazer ps-graduao, ---------no h faculdade de Arqueologia. --------, preciso gostar de viver sem rotina, -------------o arquelogo passa meses no laboratrio e outros em campo. O prmio fazer descobertas que mudam a histria.

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto acima. mas, que, portanto, quando, eles, mas, porque, pois, alm disso, porque mas, que, mas, quando, eles, portanto, porque, pois, alm disso, porque mas, que, mas, porque, eles, portanto, quando, pois, alm disso, porque mas, que, mas, quando, eles, porque, porque, pois, alm disso, portanto mas, pois, mas, quando, eles, porque, porque, que, alm disso, portanto Assinale a opo que preenche, de forma coesa e coerente, as lacunas do texto abaixo. O fenmeno da globalizao econmica ocasionou uma srie ampla e complexa de mudanas sociais no nvel interno e externo da sociedade, afetando, em especial, o poder regulador do Estado. _________________ a estonteante rapidez e abrangncia _________ tais mudanas ocorrem, preciso considerar que em qualquer sociedade, em todos os tempos, a mudana existiu como algo inerente ao sistema social. (Adaptado de texto da Revista do TCU, n82) No obstante com que Portanto de que De maneira que a que Porquanto ao que Quando de que Marque a sequncia que completa corretamente as lacunas para que o trecho a seguir seja coerente. A viso sistmica exclui o dilogo, de resto necessrio numa sociedade ________ forma de codificao das relaes sociais encontrou no dinheiro uma linguagem universal. A validade dessa linguagem no precisa ser questionada, ________ o sistema funciona na base de imperativos automticos que jamais foram objeto de discusso dos interessados. (Barbara Freytag, A Teoria Crtica Ontem e Hoje, pg. 61, com adaptaes) em que posto que onde em que cuja j que na qual todavia j que porque

Leia o texto a seguir e assinale a opo que d sequencia com coerncia e coeso. Em nossos dias, a tica ressurge e se revigora em muitas reas da sociedade industrial e ps-industrial. Ela procura novos caminhos para os cidados e as organizaes, encarando construtivamente as inmeras modificaes que so verificadas no quadro referencial de valores. A dignidade do indivduo passa a aferir-se pela relao deste com seus semelhantes, muito em especial com as organizaes de que participa e com a prpria sociedade em que est inserido.

(Jos de vila Aguiar Coimbra Fronteiras da tica, So Paulo, Editora SENAC, 2002). A sociedade moderna, no entanto, proclamou sua independncia em relao a esse pensamento religioso predominante. Mesmo hoje, nem sempre so muito claros os limites entre essa moral e a tica, pois vrios pensadores partem de conceitos diferentes. No de estranhar, pois, que tanto a administrao pblica quanto a iniciativa privada estejam ocupando-se de problemas ticos e suas respectivas solues. A cincia tambm produz a ignorncia na medida em que as especializaes caminham para fora dos grandes contextos reais, das realidades e suas respectivas solues. Paradoxalmente, cada avano dos conhecimentos cientficos, unidirecionais produz mais desorientao e perplexidade na esfera das aes a implementar, para as quais se pressupe acerto e segurana.

Assinale a opo que no constitui uma articulao coesa e coerente para as duas partes do texto. O capital humano a grande ncora do desenvolvimento na Sociedade de Servios, alimentada pelo conhecimento, pela informao e pela comunicao, que se configuram como peaschave na economia e na sociedade do sculo XXI. _____________,no mundo ps-moderno, um pas ou uma comunidade equivale sua densidade e potencial educacional, cultural e cientfico-tecnolgico, capazes de gerar servios, informaes, conhecimentos e bens tangveis e intangveis, que criem as condies necessrias para inovar, criar, inventar. (Aspsia Camargo, Um novo paradigma de desenvolvimento) Diante dessas consideraes, necessrio considerar a ideia oposta de que, Partindo-se dessas premissas, Tendo como pressupostos essas afirmaes, Aceitando-se essa premissa, preciso considerar que,

Assinale a opo que no representa uma continuao coesa e coerente para o trecho abaixo. preciso garantir que as crianas no apenas fiquem na escola, mas aprendam, e o principal caminho para isso, alm de investimentos em equipamentos, o professor. preciso fazer com que o professor seja um profissional bem remunerado, bem preparado e dedicado, ou seja, investir na cabea, no corao e no bolso do professor. (Adaptado de Cristovam Buarque, O Estado de S.Paulo, 09/7/2003)

Qualquer esforo dessa natureza j tem sido feito h muitos anos e comprovou que os resultados so irrelevantes, pois no h uma importao de tecnologia educacional. Tal investimento no custaria mais, em 15 anos, do que o equivalente a duas Itaipus. Esse esforo financeiro custaria muito menos do que o que ser preciso gastar daqui a 20 ou 30 anos para corrigir os desastres decorrentes da falta de educao. Isso custaria muitas vezes menos que o que foi gasto para criar a infraestrutura econmica. Um empreendimento dessa natureza exige como uma condio preliminar: uma grande coalizo nacional, entre partidos, lideranas, Estados, Municpios e Unio, todos voltados para o objetivo de chegarmos a 2022, o segundo centenrio da Independncia, sem a vergonha do analfabetismo.

Os trechos abaixo compem um texto, mas esto desordenados. Ordene-os para que componham um texto coeso e coerente e indique a opo correta. ( ) O primeiro desses presidentes foi Getlio Vargas, que soube promover, com xito, o modelo de substituio de importaes e abriu o caminho da industrializao brasileira, colocando, em definitivo, um ponto final na vocao exclusivamente agrria herdada dos idos da colnia. ( ) O ciclo econmico subsequente que nos surpreendeu, sem dvida, foi a modernizao conservadora levada prtica pelos militares, de forte colorao nacionalista e alicerado nas grandes empresas estatais. ( ) Hoje, depois de todo esse percurso, o Brasil uma economia que mantm a enorme vitalidade do passado, porm, h mais de duas dcadas, procura, sem encontrar, o fio para sair do labirinto da estagnao e retomar novamente o caminho do desenvolvimento e da correo dos desequilbrios sociais, que se agravam a cada dia. ( ) Com JK, o pas afirmou a sua confiana na capacidade de realizar e pde negociar em igualdade com os grandes investidores internacionais, mostrando, na prtica, que oferecia rentabilidade e segurana ao capital. ( ) Em mais de um sculo, dois presidentes e um ciclo recente da economia atraram as atenes pelo xito nos programas de desenvolvimento. ( ) Juscelino Kubitschek veio logo depois com seu programa de 50 anos em 5, tornando a indstria automobilstica uma realidade, construindo moderna infraestrutura e promovendo a arrancada de setores estratgicos, como a siderurgia, o petrleo e a energia eltrica. (Emerson Kapaz, Dedos cruzados in: Revista Poltica Democrtica n 6, p. 39) 1 - 2 - 4 - 5 - 6 - 3 2 - 3 - 5 - 1 - 4 - 6 2 - 5 - 6 - 4 - 1 - 3 5 - 2 - 4 - 6 - 3 - 1 3 - 5 - 2 - 1 - 4 - 6

AULA 5 - QUESTIONRIO
Sabendo-se que as redaes profissionais tm como embasamento terico o Manual de Redao da Presidncia da Repblica e que ele explicita as caractersticas indispensveis ao texto estudadas nessa aula, analise as consideraes abaixo e assinale cada uma como verdadeira ou falsa. A conciso antes uma qualidade do que uma caracterstica do texto oficial. Conciso o texto que consegue transmitir um mximo de informaes com um mnimo de palavras. Para que se redija com essa qualidade, fundamental que se tenha, alm de conhecimento do assunto sobre o qual se escreve o necessrio tempo para revisar o texto depois de pronto. nessa releitura que muitas vezes se percebem eventuais redundncias ou repeties desnecessrias de ideias. ( x ) Verdadeiro ( ) Falso

O esforo de sermos concisos atende, basicamente, ao princpio de economia lingustica, mencionada frmula de empregar o mnimo de palavras para informar o mximo. No se deve de forma alguma entend-la como economia de pensamento, isto , no se devem eliminar passagens substanciais do texto no af de reduzi-lo em tamanho. Trata-se exclusivamente de cortar palavras inteis, redundncias, passagens que nada acrescentem ao que j foi dito. ( x ) Verdadeiro ( ) Falso

A clareza deve ser a qualidade bsica de todo texto oficial. Pode-se definir como claro aquele texto que possibilita imediata compreenso pelo leitor. No entanto, a clareza no algo que se atinja por si s: ela depende estritamente das demais caractersticas da redao oficial. ( x ) Verdadeiro ( ) Falso

A conciso, que evita a duplicidade de interpretaes, poderia decorrer de um tratamento personalista dado ao texto. ( ) Verdadeiro ( x ) Falso

O uso do padro culto de linguagem , em princpio, de entendimento geral e por definio, avesso a vocbulos de circulao restrita, como a gria e o jargo. ( x ) Verdadeiro ( ) Falso

A formalidade e a padronizao possibilitam a imprescindvel uniformidade dos textos. ( x ) Verdadeiro ( ) Falso

Um texto escrito deve apresentar clareza: informaes em ordem indireta e implcitos. Isso porque o seu interlocutor no est sua frente para solicitar esclarecimentos; logo, o texto escrito tem de oferecer as pistas necessrias para que o leitor construa os sentidos que voc gostaria de salientar. ( ) Verdadeiro ( x ) Falso

AULA 6 - QUESTIONRIO
Leia as definies abaixo, retiradas do Dicionrio Larousse, e identifique que erros esto sendo descritos. I. II. III. IV. V. Produo de som desagradvel ou palavra obcena, resultante da unio das slabas finais de uma palavra com as iniciais de outra. Repetio, em uma frase, de palavra ou expresso que tem o mesmo sentido. Efeito sonoro proveniente da repetio de terminaes iguais em palavras prximas. Sentido impreciso ou com mais de uma interpretao. Caracterstica do que se prolonga em palavras, verboso.

A alternativa que apresenta a ordem correta dos erros definidos acima : I cacofonia / II pleonasmo / III eco / IV ambiguidade / V prolixidade / VI obscuridade I pleonasmo / II cacofonia / III eco / IV ambiguidade / V prolixidade / VI obscuridade I cacofonia / II pleonasmo / III ambiguidade / IV eco / V obscuridade / VI prolixidade I prolixidade / II eco / III ambiguidade / IV pleonasmo / V cacofonia / VI obscuridade I cacofonia / II eco / III ambiguidade / IV prolixidade / V pleonasmo / VI obscuridade

Na expresso Envie-me j o catlogo de vendas. Encontramos um exemplo de: Pleonasmo Cacofonia Ambiguidade Eco Obscuridade

Assinale a alternativa que apresenta um exemplo de ambiguidade. O rapaz encontrou a menina na casa dele. O rapaz encontrou a menina na casa dela. O rapaz encontrou a menina na casa grande. O rapaz encontrou a menina na sua casa. O rapaz encontrou a menina na casa amarela.

Assinale a alternativa cujas proposies apresentam infrao norma culta, entre os chamados vcios de linguagem. I. Fazem trs anos que tento passar no concurso. II. O estudante entregou a pesquisa com atraso. III. Paguei vinte reais por cada. IV. No se esqueam de colocar sua rubrica em cada pgina da prova. V. Ela tinha muito afazeres. I, III, IV I, III, V II, IV II, III, V Todas

Assinale a alternativa em que todas as proposies apresentam ambiguidade: I. O Ava venceu o Figueirense jogando em casa. II. O pai viu o incndio do prdio. III. No momento, meu sentimento de desolao. IV. Vi uma foto sua no aeroporto. V. Vi com meus prprios olhos a terrvel cena do acidente areo. II, III, V II, III, III, IV, V I, II, IV Todas

AULA 7 - QUESTIONRIO
Leia, pense nos significados, entenda o sentido da frase e, s ento, assinale a resposta que completa corretamente as lacunas dos textos abaixo. __________ esperta do que a outra, __________ no a engana. Mas, mais Mais, mas Ms, mais Dou-lhe muita vitamina, __________ ele no cresce, por __________ que eu faa. Mas, ms Mais, mas Mas, mais As __________ obras realizadas demonstraram seu carter. mas mais ms Ele no __________ diretor. mas mais ms ________________ reclama sem razo? Por que Porque Por qu Porqu

No sabes ________________? Por que Porque Por qu Porqu

No sabes o ________________ da dvida? Por que Porque Por qu Porqu

Foi tragado pelas guas ________________ no sabia nadar. Por que Porque Por qu Porqu nobre a causa ________________ voc luta. Por que Porque Por qu Porqu

No sei do __________ das suas aes. Por que Porque Por qu Porqu

__________ pouco samos do zoolgico. H A Daqui __________ pouco sairemos do zoolgico. H A A cidade fica __________ poucos quilmetros daqui. H A __________ sempre descontentes da vida. H A

__________ aula ocorrer, excepcionalmente, pela manh. H A Quando _____ assessorado, o governante comete mais erros. mal mau Chapeuzinho Vermelho ______ conseguiu escapar do lobo. mal mau Devemos praticar o bem e evitar o _______ mal mau

As crianas _______educadas do muito trabalho aos pais. mal mau No sabia que era meu ____ e que estava _____ de me passar para trs: afim afim afim a fim a fim a fim a fim afim No estou _________ das avaliaes. Ao par A par O seu dinheiro est _________ do meu! Ao par A par Sobradinho fica _________ de 13 km de Braslia. A cerca de Acerca de Nesta disciplina falamos ________ de lngua portuguesa e comunicao. A cerca de Acerca de _____________ no acreditamos em suas palavras. Em princpio A princpio ____________, nada contra voc. Em princpio A princpio

Sempre discordamos: suas ideias sempre vm __________ minhas. Ao encontro de De encontro a Quando temos o mesmo objetivo um vai ______________ o outro. Ao encontro de De encontro

__________ convidado trouxe presente para o aniversariante. Nem um Nenhum No encontrei ______________ assessor do poltico. Nem um Nenhum

AULA 8 - QUESTIONRIO
Uma das oraes abaixo apresenta erro de concordncia nominal. Assinale-a. necessria segurana para se viver bem. Eu e voc estamos quites. A janela estava meio aberta. No livro de registros faltava a folha duzentos. Encontramos bastantes erros nos textos. O texto abaixo apresenta lacunas. Identifique a alternativa que preenche corretamente as lacunas e assinale-a. Elas ___ entregaram os documentos, que enviaram ___ s procuraes como instrumentos ___ para os esclarecimentos. mesmo / anexo / bastante mesmas / anexos / bastantes mesmas / anexo / bastante mesmo / anexos / bastante mesmas / anexos / bastante Recorde-se das regras de concordncia relacionadas ao uso de adjetivo para mais de um substantivo e assinale a alternativa incorreta. Usava terno e camisa brancos. Exibia meias e sapatos marrons. Ela usava cinto e meias escuras. A casa de piso verde e teto vermelhos. Comprou um sapato e uma cala rosa. Uma das oraes abaixo apresenta uma concordncia verbal NO aceita pelo padro culto, assinale-a: Haver aula amanh. Haviam livros sobre a mesa. Amanh faz trs dias que no o vejo. Tudo vai dar certo! proibido intervir. Em qual das frases abaixo h erro de concordncia verbal? Mais de um jornal fez aluso ao Brasil. Faltou-me apenas resolver cinco questes. Os planos se desenvolvem satisfatoriamente. Vossa Majestade no podereis consentir tamanha afronta. As crianas e eu brigamos seriamente.

Entre as frases abaixo, aquela que possui erro de concordncia : No tinham havido muitas festas at aquela poca. Fizeram-se muitos exerccios durante as frias. Precisa-se de novos amigos. Joo ou Pedro ser eleito representante. Um dos que chegou atrasado meu primo.

Todas as concordncias verbais esto corretas, exceto: Era tudo um mar de entusiasmo. Seria talvez trs e meia quando cheguei. As consequncias que foram imprevisveis. O mais seriam apenas besteiras ditas em m hora. Quinze anos uma data especial para se comemorar.

Assinale a alternativa correta: Existe pessoas que no tm religio. Haviam muitas festas naquela data. Samos da cidade fazem dez dias. Podem haver reunies esta semana. Podem existir reunies esta semana.

As alternativas abaixo apresentam concordncia nominal correta, exceto: Eram brilhantes sua dedicao e esperteza. O gato tinha desengonados as patas e o rabo. Tinha o rabo e as patas desengonados. Tinha desengonadas as patas e o rabo. Tinha desengonado o rabo e as patas.

Assinale a alternativa em que o termo em destaque foi utilizado como advrbio. Eles esto meio chateados. O meio do caminho estava repleto de papel. meio-dia e meia. Eles encontraram bastantes amigos. Elas ficaram muitas horas na praia.

AULA REVISO 5,6,7 e 8 - QUESTIONRIO


Noites pesadas de cheiros e calores amontoados... Aponte a opo em que, substitudos os substantivos destacados acima, fica incorreta a concordncia de amontoado. brisas e odores amontoadas. nuvens e brisas amontoadas. odores e brisas amontoadas. nuvens e morros amontoados. morros e nuvens amontoados. A frase em que a concordncia nominal est correta : Esses livro e caderno no so meus, mas podero ser importantes para a pesquisa que estou fazendo. A vasta plantao e a casa grande caiados h pouco tempo era o melhor sinal de prosperidade da famlia. Eles, com ar entristecidos, dirigiram-se ao salo onde se encontravam as vtimas do acidente. No lhe pareciam til aquelas plantas esquisitas que ele cultivava na sua pacata e linda chcara do interior. Quando foi encontrado, ele apresentava feridos a perna e o brao direitos, mas estava totalmente lcido. Assinale a alternativa em que, pluralizando-se a frase, as palavras destacadas permanecem invariveis: S estudei o elementar, o que me deixa meio apreensivo. Este o meio mais exato para voc resolver o problema: estude s. Meia palavra, meio tom - ndice de sua sensatez. Estava s naquela ocasio; acreditei, pois em sua meia promessa. Passei muito inverno s. Leia atentamente as frases abaixo I. Os brasileiros somos todos eternos sonhadores. II. Muito obrigadas! - disseram as moas. III. Sr. Deputado, V. Exa. est enganada.

IV. A pobre senhora ficou meio confusa. V. So muito estudiosos os alunos e as alunas deste curso. H uma concordncia inaceitvel de acordo com a gramtica: Apenas em III. Em I e II. Em II, III e IV. Apenas em II. Apenas em IV. Observe a concordncia verbal:

I Algum de vs conseguirei a bolsa de estudo? II Sei que pelo menos um tero dos jogadores estavam dentro do campo naquela hora. III Os Estados Unidos so um pas muito rico. IV No relgio do Largo da Matriz bateu cinco horas: era o sinal esperado.

As frases 1 e 4 esto erradas. Somente a frase 1 est errada. Somente a frase 2 est errada. As frases 2 e 3 esto erradas. As frases 2 e 4 esto erradas.

Assinale a alternativa incorreta, segundo a norma gramatical:

Cancelamos o passeio, haja visto o mau tempo. Os Estados Unidos, em 1941, declararam guerra Alemanha. Aqueles casais parecia viverem felizes. Mais de um dos candidatos se cumprimentaram. No tnhamos visto as crianas que faziam oito anos.

Como a frase fui eu quem fez o casamento, tambm esto corretos os perodos abaixo: 1. Fui eu que fiz o casamento. 2. Foi eu quem fez o casamento. 4. Fui eu que fez o casamento. 8. Foste tu que fizeste o casamento. 16. Foste tu quem fez o casamento. 32. Fostes vs que fez o casamento. 64. Fostes vs quem fez o casamento.

A soma dos perodos corretos :

89 97 84 30 48

H concordncia inadequada em:

terras e clima desconhecidas. clima e terras desconhecidas. clima e terra desconhecidos. terras e clima desconhecido. terras e clima desconhecidos.

Marque a frase absolutamente inaceitvel, do ponto de vista da concordncia nominal:

necessria pacincia. No bonito ofendermos aos outros. bom bebermos cerveja. No permitido presena de estranhos. gua de Melissa timo para os nervos.

J ... anos, ... neste local rvores e flores. Hoje, s ... ervas daninhas.

faz/havia/existem. fazem/havia/existe. fazem/havia/existe. fazem/haviam/existem. faz/havia/existe.

Qual a alternativa em que as formas dos verbos bater, consertar e haver nas frases abaixo, so usadas na concordncia correta? - As aulas comeam quando ... oito horas. - Nessa loja ... relgios de parede. - Ontem ... timos programas na televiso.

batem consertam-se houve. bate consertam-se havia. bateram conserta-se houveram. batiam conserta-se-o haver. batem consertarei haviam.

Indique a opo correta, no que se refere concordncia verbal, de acordo com a norma culta: Faz muitos anos que a equipe do IBGE no vem aqui. Haviam muitos candidatos esperando a hora da prova. Choveu pedaos de granizo na serra gacha. Bateu trs horas quando o entrevistador chegou. Fui eu que abriu a porta para o agente do censo. Assinale a frase em que h erro de concordncia verbal: Deve existir problemas nos seus documentos. No poderia haver dvidas sobre a necessidade da imigrao. Faz mais de cem anos que a Lei urea foi assinada. Um ou outro escravo conseguiu a liberdade. Choveram papis picados nos comcios.

Assinale a opo em que h concordncia inadequada: De casa escola trs quilmetros. A maioria dos estudiosos acha difcil uma soluo para o problema. A maioria dos conflitos foram resolvidos. Deve haver bons motivos para a sua recusa. Nem uma nem outra questo difcil. H erro de concordncia em: Fazendas e engenho prsperas. Atos e coisas ms. Dificuldades e obstculo intransponvel. Cercas e trilhos abandonados. Serraria e estbulo conservados. Indique a alternativa em que h erro: Seus apartes eram sempre o mais pertinentes possveis. Os fatos falam por si ss. A casa estava meio desleixada. Os livros esto custando cada vez mais caro. Era a mim mesma que ele se referia, disse a moa. Enumere a segunda coluna pela primeira (adjetivo posposto): (1) velhos (2) velhas

( ) camisa e cala ............ ( ) chapu e cala ............ ( ) cala e chapu ............ ( ) chapu e palet ........... ( ) chapu e camisa .......... 2-1-1-11 1-2-1-12 2-2-1-12 1222-2 2111-2

Assinale a frase que apresenta um erro de concordncia nominal: Estavam abandonadas a casa, o templo e a vila. Ela chegou com o rosto e as mos feridas. Decorrido um ano e alguns meses, l voltamos. Decorridos um ano e alguns meses, l voltamos. Ela comprou dois vestidos cinza. A alternativa errada quanto ao emprego do porqu : Ele no veio por que estava doente. No revelou o motivo por que no foi ao trabalho. Estavam ansiosos porque o dia j havia amanhecido. Eis o porqu da minha viagem. Porque houve um engarrafamento, chegou atrasado ao colgio. O homem_____chegava em casa, quando viu o homem _____entrar pela janela,______ ele havia cantado uma serenata. As lacunas se preenchem respectivamente com: mal / mau / aonde. mal / mal / onde. mau / mau / aonde. mau / mal / onde. mal / mal / aonde.

Falarei_________de ontem e peo que localize o Beto, pois___________de um ms que no o vejo. Veja___________ele se mete. As lacunas so preenchidas de forma correta com: acerca / h cerca / por onde. acerca / a cerca / por aonde. h cerca / acerca / por onde. a cerca / h cerca / por onde. N.A. (nenhuma alternativa). As provas esto _____menos de um ms e preciso estudar _____ para no me dar_______ . O quesito que completa o enunciado : a / mais / mal. a / ms / mau. h / mais / mau h / mas / mal. a / mas / mal.

A Maria mora________de um quilmetro de casa e_________de um ms que no vou l, falar-lhe ________da festa. Respectivamente as lacunas so completadas em: a cerca / h cerca / acerca. acerca / h cerca / a cerca. h cerca / a cerca / acerca. a cerca / acerca / h cerca. acerca / a cerca / h cerca.

As______pessoas se renem para falar ________a respeito das outras coisas,_______ no momento elas perdem a compostura. Completam-se corretamente as lacunas com: ms / mais / mas. ms / mais / ms. mais / mas / ms. mas / ms / mais. N.R.A. Veio_______quis, pois no tinha um________razovel que explicasse o motivo __________ele haveria de faltar. Completa-se o enunciado corretamente com: porque / porqu / por que. porque / porqu / porque. por que / por qu / porqu. porque / por que / porqu. por qu / porqu / por que.

AULA 9 - QUESTIONRIO
Observe as palavras sublinhadas e indique a frase que apresenta regncia nominal correta: Por ser muito estudioso, ele estava apto a ocupar o cargo de chefia. Havia muitos anos que no via o filho, por isso estava acostumado em v-lo. Alheio para com o julgamento, o ru permanecia calado. Coitado! Foi preso porque era suspeito por um crime que no cometeu. Tnhamos o propsito em dizer toda a verdade, mas nos impediram de faz-lo. Aponte a alternativa incorreta quanto regncia nominal: Pretendemos estar presentes na reunio. Este caso anlogo ao que foi discutido ontem. prefervel remodelar o antigo projeto a contratar um novo projeto. Foi reintegrado no Ministrio que ocupava. Sua situao profissional caracterizada pelo interesse de projetar-se a qualquer custo. H erro de regncia no item: Informamos a V. Senhoria sobre os prazos de entrega das novas propostas, s quais devem ser respondidas com urgncia. Algumas ideias vinham ao encontro das reivindicaes dos funcionrios, contentando-os, outras no. Todos aspiravam a uma promoo funcional, entretanto poucos se dedicavam quele trabalho, por ser desgastante. Continuaram em silncio, enquanto o relator procedia leitura do texto final. No momento este Departamento no pode prescindir de seus servios devido ao grande volume de trabalho. Assinale a alternativa em que a regncia verbal est correta: Assisti ao concerto de que voc tanto gostou. Prefiro mais a cidade que o campo. Chegamos finalmente em Santo Andr. Esta a cidade que mais gosto. Ainda no paguei o mdico. Escolha, abaixo, a exata regncia do verbo chamar: Todas as regncias esto corretas. Chamamo-lo inteligente. Chamamo-lo de inteligente. Chamamos-lhe inteligente. Chamamos-lhe de inteligente.

Assinale a frase que apresenta um erro de regncia verbal: Eis a ordem de que nos insurgimos. Este autor tem ideias com que todos ns simpatizamos. Aludiram a incidentes de que j ningum se lembrava. Qual o cargo a que aspiras? H fatos que nunca esquecemos. Quanto a amigos, prefiro Joo ....... Paulo, .......... quem sinto ............ simpatia. a, por, menos do que, por, menos a, para, menos do que, com, menos do que, para, menos O projeto ............ esto dando andamento incompatvel ............ tradies da firma. a que, com as de que, com as que, as que, s que, com as Assinale a frase onde a regncia do verbo assistir est INCORRETA: Assistimos um belo espetculo de dana na semana passada. No assisti missa. Os mdicos assistiram os doentes durante a epidemia. O tcnico assistiu os jogadores. Ele assistiu o mdico durante a cirurgia. Assinale a alternativa em que a regncia verbal est em desacordo com a norma culta: O advogado inescrupuloso visa somente seus prprios interesses. A iniciativa da acusao desagradou ao cliente. Os familiares da vtima aspiram a um resultado justo. Uma equipe de advogados assiste ao acusado. O povo assistiu perplexo ao julgamento. Assinale a alternativa em que a regncia verbal est em desacordo com a norma culta: No lhe informaram de que eu viria? No o informaram de que eu viria? No lhe informaram que eu viria? No desobedea ao juiz. O chefe desta repartio era enrgico e ningum lhe desobedecia.

A regncia verbal est correta em: O julgamento a que assistimos foi emocionante. Ele foi preso porque no pagou o advogado. Aquela vaga que voc aspirava j est preenchida. No me simpatizo com pessoas que esquecem dos amigos. Prefiro ler um bom livro do que ver qualquer filme. Assinale a nica alternativa que est de acordo com as normas de regncia da lngua culta. Avisei-o de que no desejava substitu-lo na presidncia, pois apesar de ter sempre servido instituio, jamais aspirei a tal cargo; Avisei-lhe de que no desejava substitu-lo na presidncia, pois apesar de ter sempre servido a instituio, jamais aspirei a tal cargo; Avisei-o de que no desejava substituir- lhe na presidncia, pois apesar de ter sempre servido instituio, jamais aspirei tal cargo; Avisei-lhe de que no desejava substituir-lhe na presidncia, pois apesar de ter sempre servido instituio, jamais aspirei a tal cargo; Avisei-o de que no desejava substitu-lo na presidncia, pois apesar de ter sempre servido a instituio, jamais aspirei tal cargo. Assinale a opo em que o verbo chamar empregado com o mesmo sentido que apresenta em No dia em que o chamaram de Ubirajara, Quaresma ficou reservado, taciturno e mudo: Pelos seus feitos, chamaram-lhe o salvador da ptria. Bateram porta, chamando Rodrigo. Naquele momento difcil, chamou por Deus e pelo Diabo. O chefe chamou-os para um dilogo franco. Mandou chamar o mdico com urgncia. Em todas as alternativas, o verbo grifado foi empregado com regncia certa, EXCETO em: A vista de Jos dias lembrou-me o que ele me dissera. Estou deserto noite, e aspiro sociedade e luz. Custa-me dizer isto, mas antes peque por excesso. Redobrou de intensidade, como se obedecesse a voz do mgico. Quando ela morresse, eu lhe perdoaria os defeitos.

Assinale o exemplo, em que est CORRETAMENTE empregada a construo com o verbo preferir: Preferia sair a ficar em casa. Preferia ir ao cinema do que ficar vendo televiso. Preferia antes sair a ficar em casa. Preferia mais sair do que ficar em casa. Antes preferia sair do que ficar em casa.

Assinale a opo em que o verbo LEMBRAR est empregado de maneira inaceitvel em relao norma culta da lngua: preciso lembr-lo o compromisso que assumiu conosco. Pediu-me que o lembrasse a meus familiares. Lembrou-se mais tarde que havia deixado as chaves em casa. No me lembrava de ter marcado mdico para hoje. Na hora das promoes, lembre-se de mim. O verbo sublinhado foi empregado corretamente, EXCETO em: quela hora, custei a encontrar um txi disponvel. Aspiro carreira militar desde criana. Dado o sinal, procedemos leitura do texto. A atitude tomada implicou descontentamento. Prefiro estudar portugus a estudar matemtica.

Assinale o item que preenche convenientemente as lacunas na sentena: No ____ conheo o suficiente para entender seus motivos, mas aviso ____ de que no ____ perdoo a traio. o, o, lhe. lhe, lhe, lhe; o, o, o; o, lhe, o; lhe, lhe, o; Uma das opes apresenta ERRO quanto regncia verbal. Assinale-a: Chegando na repartio, encontrou as portas cerradas. Na sala do superintendente aspirava sempre fumaa de um legtimo havana. Todos obedeceram s determinaes superiores. Informei-o de que no dia 15 no haver expediente. O gerente visou todas as folhas do ofcio.

AULA 10 - QUESTIONRIO
O texto abaixo apresenta algumas lacunas. Assinale a alternativa que preenche as lacunas com a sequncia correta, considerando a norma culta. O presidente da associao se declarava _____ favor dos incentivos _____ utilizao de veculos movidos _____ leo ou _____ lcool. Recomendava _____ aplicao de mais verbas destinadas _____ subsidiar _____plantao de cana; _____claras, louvava _____qualidades dos combustveis renovveis e derramava elogios _____usinas. A alternativa que apresenta a sequncia correta : a a a a a a s as s a a a a a a s as s a a a a a as s as a a a a a s as s a a a a a s as s Leia o texto abaixo e analise as palavras destacadas. Fazer esporte hoje algo comum para a maioria das pessoas. Algumas fazem dele um hobby; outras, uma profisso, por sinal, muito rendosa para aqueles que conseguem destaque em alguma modalidade esportiva. A medida que os cientistas comprovam a ntima relao entre o esporte e a sade, mais e mais pessoas aderem a prtica desportiva. Dentre as ocorrncias destacadas, deve(m) receber acento grave: apenas duas. todas. apenas quatro. apenas trs. apenas uma. Em apenas uma das frases abaixo est correta a utilizao do acento grave. Assinale-a. Essas atividades obedecem s normas legais. Graas Deus, tudo acabou bem. Dou meus parabns voc. Agradeo V.S. o deferimento do pedido. Pedimos Antnio que trouxesse as pastas. Leia atentamente a frase abaixo: Ele tende a satisfazer as exigncias do mercado.

Se voc substitusse o verbo satisfazer pelo substantivo satisfao, qual modificao estaria correta? Assinale a resposta: Ele tende satisfao das exigncias do mercado. Ele tende satisfao as exigncias do mercado. Ele tende a satisfao das exigncias do mercado. Ele tende a satisfao das exigncias ao mercado. Ele tende a satisfao s exigncias do mercado. Uma das frases abaixo apresenta uma palavra grifada que no deve receber acento grave. Qual? Toda manh a esta hora, depois de ler o jornal do dia, fico deprimida. Os apelos a internacionalizao da Amaznia ganham contornos de avalanche. Aquela hora morta da madrugada todos estavam recolhidos ao leito. Muitas das reivindicaes dos sindicatos trabalhistas so semelhantes as da classe patronal. Os petroleiros apresentaram ao Ministro uma pauta de reivindicaes igual a que haviam divulgado no ano anterior. Leia esta tira, prestando ateno nos tringulos vermelhos presentes nos bales:

Quais palavras completam adequadamente as lacunas, de acordo com a norma padro, respectivamente? a, as, , as, , s, a, s, a , as, a Comlete convenientemente as lacunas com: o, ao, a, . Em seguida assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta. 1) Apaixonada, aspirou ___ perfume da rosa. 2) Este aluno aspira ___ aprovao. 3) Qual atleta no aspira ___ ttulo de campeo? 4) Aspiremos ___ ar puro das manhs. 5) O aspirador aspira ___ p da casa.

o, , ao, o, o ao, , o, ao, ao o, a, ao, o, o ao, , o, ao, ao o, , o, o, o Leia as frases abaixo e assinale a que apresentar correo gramatical. Esta a casa qual me referi ontem s pressas. O papa caminha passo firme. Dirigiu-se ao tribunal disposto falar ao juiz. Chegou noite, precisamente as dez horas. Ora aspirava a isto, ora aquilo, ora nada. As frases abaixo apresentam lacunas. Preencha cada uma com a estrutura correta, de acordo com a gramtica, e assinale a alternativa que apresenta a sequncia certa. I - Fui ofendido, mas no consegui dar importncia _____ II - Quando ia _____ p cidade mais prxima, olhava demoradamente as pessoas cara _____ cara. III - Como no damos ouvido _____ reclamaes, a polcia fica _____ distncia. IV - Ps-se _____ falar _____ toda pessoa seus mais ntimos segredos. V - Sei _____ quem puxaste, pois temes lanar-te _____ novas conquistas. I - quilo; II - a, a; III - a, a; IV - a, a; V - a, a I - aquilo; II - , ; III - , ; IV - a, a; V - a, a I - quilo; II - a, a; III - a, ; IV - a, a; V - , a I - aquilo; II - , a; III - , a; IV - , a; V - a, I - quilo; II - a, ; III - a, ; IV - , ; V - , a Leia atentamente as frases abaixo. I - Refiro-me quilo e no a isto. II - Sairemos bem cedo, para chegar tempo de assistir a cerimnia. III - Dirigiram-se Sua Excelncia e declararam que esto dispostos cumprir o seu dever e a no permitir a violao da lei. Quanto ao emprego da crase nessas oraes, assinale: se apenas I est correta. se apenas II est correta. se apenas III est correta. se todas esto corretas. se todas as afirmaes esto incorretas.

AULA 11 - QUESTIONRIO
Julgue os itens quanto ao emprego dos sinais de pontuao. I. O desempenho da economia brasileira em 2001, foi a quem do necessrio para aumento da renda mdia nacional. II. No entanto, considerando-se os diversos constrangimentos, internos e externos que o pas precisou enfrentar ao longo de 2001, a expanso de 1,51% no Produto Interno Bruto (PIB) no foi um mau resultado, pois ao menos no se deu passos para trs. III. Alguns desses constrangimentos esto superados. J no h mais racionamento de energia eltrica, por exemplo, e o Brasil poder crescer um pouco mais em 2002. IV. Mas ainda ser preciso algum tempo para que a economia volte a se expandir aceleradamente de forma sustentada, sem criar novos gargalos que possam abortar o processo de recuperao logo a diante, no crculo vicioso. (O Globo, Editorial, 3/3/2002) Esto corretos apenas os itens: III e IV I e II II e III II e IV I e III Assinale a sequncia de sinais de pontuao que preenche corretamente os espaos numerados do seguinte fragmento. Ignore a necessidade de letras maisculas: Toda estrutura dessa nossa sociedade colonial teve sua base fora dos meios urbanos (1) preciso considerar esse fato para compreender exatamente as condies que (2) por via direta ou indireta (3) nos governaram at muito depois de proclamada nossa independncia poltica e cujos reflexos no se apagaram ainda hoje (4) efetivamente nas propriedades rsticas que toda vida da colnia se concentra durante os sculos iniciais da ocupao europeia (5) as cidades so virtualmente simples dependncias delas. (Srgio Buarque de Holanda, Razes do Brasil, com adaptaes) Na sequncia (1), (2), (3), (4) e (5) devem ser substitudos por:

. , , . : : , . , ; , , . , ; : ; ? : , . .
Assinale a opo que apresenta pontuao incorreta: Setor de servios que representa aproximadamente 60% do PIB registrou crescimento de 2,76% em relao ao mesmo perodo, do ano passado. O ritmo de atividade econmica permaneceu robusto ao longo do primeiro trimestre de 2001 perodo no qual a economia brasileira cresceu 4,13% em relao ao mesmo perodo do ano passado. Entre os setores do PIB destaca-se o crescimento da indstria: 5,09% em relao ao primeiro

trimestre de 2000. Por outro lado, a agropecuria, na mesma base de comparao, cresceu apenas 1,82%, ou seja, menos que o esperado. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica tambm divulgou nova estimativa para o PIB de 2000, com crescimento de 4,46%, revisando para cima a estimativa anterior de 4,20%. No entanto, a piora acentuada dos cenrios econmico e poltico internos desde a ltima anlise com o surgimento de novos fatores de incerteza tende a reduzir a taxa de crescimento do PIB em 2001. (Trechos adaptados do Relatrio de Inflao Banco Central Do Brasil, junho/2001, Vol.3, n2, p.7)

Observe as oraes abaixo: A reunio estava muito interessante. Marina saiu cedo. Tinha outros afazeres. Em cada uma das alternativas essas oraes foram estruturadas num nico perodo, mantendose, no entanto, o mesmo relacionamento de ideias, exceto em: J que a reunio estava muito interessante, Marina saiu cedo, porque tinha outros afazeres. A reunio estava muito interessante, mas Marina saiu cedo porque tinha outros afazeres. Mesmo estando a reunio muito interessante, Marina saiu cedo por ter outros afazeres. Embora a reunio estivesse muito interessante, Marina saiu cedo, porque tinha outros afazeres. Por ter outros afazeres, Marina saiu cedo, apesar de a reunio estar muito interessante. Marque a alternativa corretamente pontuada. O caminho da verdade nico e simples; o da falsidade, vrio e infinito. O caminho da verdade nico e simples o da falsidade, vrio e infinito. O caminho da verdade nico, e simples o da falsidade, vrio e infinito. O caminho da verdade, nico e simples; o da falsidade, vrio e infinito. O caminho da verdade, nico e simples, o da falsidade, vrio, e infinito.

No trecho: Para os tradicionalistas, aqueles que tm olhos e no veem, os deuses se acham nos sacrrios, nas capelas e nos livros sagrados de reza e devoo, as vrgulas separam, respectivamente: aposto e termos em sequncia aposto e vocativo oraes coordenadas e advrbios aposto e oraes coordenadas vocativo e aposto

AULA 12 - QUESTIONRIO
Assinale a opo em que o uso do hfen est correto em todas as palavras. alm-mar / recm-inaugurado / sem-terra / ps-guerra co-educar / ex-diretor / sem-cerimnia / ex-almirante sobre-humano / pr-europeu / anti-religioso / pr-escola mal-informado / bem-amado / sub-raa / auto-estrada alm-horizonte / mini-dicionrio / geo-histria / ex-almirante Marque a alternativa que no apresenta qualquer erro de acentuao. Devido gripe suna, ele no pde viajar. permitido por o p no tapete vermelho. Todos os cofres estavam chenhos. Este nibus pra no prximo posto? A atitude do gal foi herica. Assinale a alternativa em que todas as palavras devem receber acento grfico. papeis doi barbarie egoista nterim arabe gloria jiboia pleiade centopeia femur pensil feiura sauva Luis cairam cre porem Cajuru bau Assinale a alternativa em que todos os acentos grficos das palavras se justificam como acento diferencial. pr / tm / vm retm / pde / pr qu / provm / vm porqu / mantm / pde pr / tm / detm Uma das alternativas abaixo apresenta palavras que so ligadas por hfen. Assinale-a. mais que perfeito co de guarda cor de vinho fim de semana sala de jantar Assinale a alternativa cujas palavras esto como o Novo Acordo Ortogrfico determina. inter-relao / ps-tnico / autoestima / auto-observao hiper-requintado / antiibrico / coherdeiro / semi-hospitalar super-homem / auto-estima / auto-observao / ps-tnico alm-mar / anti-ibrico / co-herdeiro / auto-estima pr-europeu / antirreligioso / contra-regra / ante-sala

Julgue as afirmaes que seguem a respeito do uso do hfen. I. Se a letra inicial do 2 elemento for diferente da letra inicial do 1 elemento, justapem-se os elementos, sem hfen. II. Se o 1 elemento terminar por vogal e o 2 elemento comear por r ou s, dobra-se a consoante r ou s, justapondo-se os elementos, sem hfen. III. Sempre se emprega hfen depois dos radicais agro e aer(o). IV Nunca se emprega hfen depois do radical micro. Assinale a alternativa que apresenta as afirmaes corretas. I e II I II e III I, III e IV II e IV Assinale a alternativa em que TODAS as palavras NO apresentem erro ortogrfico ou de acentuao. cosseno heri Antihiginico antirreligioso herico agro-industrial feira viva consequencia ambiguidade Identifique a alternativa em que um dos vocbulos, segundo o Acordo Ortogrfico, recebeu indevidamente acento grfico: mi heri jia; cu ru vu; chapu ilhu incru; anis fiis ris; anzis faris lenis.

As sequncias abaixo contm paroxtonas que, segundo determinada regra do Acordo Ortogrfico, no so acentuadas. Deduza qual essa regra e assinale a alternativa a que ela no se aplica: aldeia baleia lampreia sereia; flavonoide heroico reumatoide prosopopeia; apoia corticoide jiboia tipoia; Assembleia ideia ateia boleia; Crimeia Eneias Leia Cleia.

AULA DE REVISO 9,10,11 e 12 QUESTIONRIO


Na orao Dedicar-se relao importante correto afirmar que o sinal grfico empregado na palavra destacada nessa frase denominado: Acento grave. Trema. Acento agudo. Crase. Acento circunflexo. H ERRO quanto ao uso da crase na seguinte afirmativa: Ficamos frente frente com a torcida. Entreguei a vuvuzela quele homem. Pagou tudo holandesa. Ele perdoou mulher. Sempre que visitava o estdio dirigia-se mesma pessoa. A alternativa em que o acento grave, indicador da crase, deve ser usado : Faremos uma visita a terra de nossos pais. No me refiro a isso. Os garotos mataram o animal a pedradas. No tenho costume de ir a festas. Ficamos cara a cara com a fera. Nas alternativas abaixo, o acento da crase foi usado pela mesma razo, EXCETO, em: atrs apenas do Canad e frente dos Estados Unidos e da China. devido estagnao econmica no suficiente para atender demanda embora a dependncia principalmente devido substituio da lenha pelo gs liquefeito Assim, as polticas de estmulo indstria sempre foram acompanhadas pela Assinale a alternativa INCORRETA quanto regncia: Ela namora com uma aluna do segundo ano. Chegamos finalmente ao colgio. Sua atitude implicar demisso. Eles eram fiis ao amigo. O presidente assiste em Braslia. NO h erro de regncia verbal em: Falta de punio implica violncia. Altos salrios so dados os jogadores, sem terem ficado nos bancos escolares. Muitos preferem, como dolos, pessoas sem princpios morais do que pessoas honestas. Todos assistem os programas de televiso que s apresentam tragdias. O povo esquece, rapidamente, dos crimes que abalam a sociedade.

Identifique a alternativa em que h um vocbulo cuja grafia no atende ao previsto no Acordo Ortogrfico: Sequncia redargimos lingueta frequentemente bilngue. Aguentar tranquilidade delinquente arguir averiguemos; Cinquenta aguemos lingustica equestre eloquentemente; Apaziguei frequncia arguio delinquncia sequestro; Averiguei inconsequente bilngue linguia quinqunio; Identifique a alternativa em que um dos vocbulos, segundo o Acordo Ortogrfico, recebeu indevidamente acento grfico: mi heri jia; cu ru vu; chapu ilhu incru; anis fiis ris; anzis faris lenis. Deduza qual essa regra e assinale a alternativa a que ela no se aplica: aldeia baleia lampreia sereia; flavonoide heroico reumatoide prosopopeia; apoia corticoide jiboia tipoia; Assembleia ideia ateia boleia; Crimeia Eneias Leia Cleia.

Identifique a opo em que todas as palavras compostas esto grafadas de acordo com as novas regras: anti-higinico anti-inflamatrio anticido antioxidante anticolonial antirradiao antissocial; anti-higinico antiinflamatrio anticido antioxidante anti-colonial antirradiao antissocial; anti-higinico anti-inflamatrio anticido antioxidante anticolonial anti- radiao anti-social; anti-higinico anti-inflamatrio anti-cido anti-oxidante anticolonial antirradiao antissocial; anti-higinico anti-inflamatrio anti-cido anti-oxidante anti-colonial antirradiao antissocial.

Conforme o Acordo Ortogrfico, os prefixos ps-, pr- e pr-, quando tonos, aglutinamse com o segundo elemento do termo composto. Marque a alternativa em que, segundo as novas regras, h erro de ortografia: posdatar predatar proamericano progermnico; predefinir predestinar predizer preexistncia; prejulgar prelecionar prenomear preordenar; preanunciar preaquecer preconcebido precognio; preposto procnsul procriao prolao.

O uso do acento diferencial, consoante as novas regras, facultativo nos seguintes casos, exceto em: pde (no pretrito perfeito do indicativo); frma (significando molde) cantmos (no pretrito perfeito do indicativo); ammos (no pretrito perfeito do indicativo); dmos (no presente do subjuntivo). Identifique a alternativa em que todas as palavras compostas esto grafadas de acordo com as novas regras: sub-bibliotecrio sub-humano sub-heptico sub-regio; miniquadro minissubmarino minirretrospectiva mini-saia; infra-assinado infra-estrutura infra-heptico infravermelho; hipercido hiperespao hiper-humano hiperrealista; contra-acusao contra-indicao contraespionagem contra-harmnico. A vrgula pode ser retirada sem prejuzo para o significado e mantendo a norma-padro na seguinte sentena: Amanh, apresentaremos a proposta de trabalho. Mrio, vem falar comigo depois do expediente. Telefonei para o Tavares, meu antigo chefe. Encomendei canetas, blocos e crachs para a reunio. Entrou na sala, cumprimentou a todos e iniciou o discurso. H ERRO quanto ao emprego dos sinais de pontuao em: Estava sempre dizendo coisas de que mais tarde se arrependeria. Prometia a si prpria que da prxima vez, tomaria cuidado com as palavras, o que entretanto, no acontecia. Ao dizer tais palavras, levantou-se, despediu-se dos convidados e retirou-se da sala: era o final da reunio. Quem disse que, hoje, enquanto eu dormia, ela saiu sorrateiramente pela porta? Na infncia, era levada e teimosa; na juventude, tornou-se tmida e arredia; na velhice, estava sempre alheia a tudo. Perdida no tempo, vinham-lhe lembrana a imagem muito branca da me, as brincadeiras no quintal, tarde, com os irmos e o mundo mgico dos brinquedos. No dilogo abaixo, cada fala corresponde a um nmero. I Por que ele adquiriu somente um ingresso! II Comprou dois: um para voc outro para mim. III Mas ele saiu daqui dizendo: S comprarei o meu! IV Pelo visto voc acredita em tudo, o que ele diz. Em relao ao dilogo, a pontuao est corretaAPENASem: III I I e II II e IV III e IV

De acordo com o estudo da pontuao, analise as frases abaixo. Em seguida assinale a alternativa correta. I. II. III. IV. V. VI. Ontem! No viemos ao treino de, natao. Ontem no viemos ao treino de natao. Ontem no, viemos ao treino de natao. Ontem? No! Viemos ao treino de natao. Ontem no viemos ao treino de natao? Ontem no? Viemos ao treino de natao!

As frases corretas so: II, III, IV, V e VI I e II I, II e III II e III II, III, V e VI

De acordo com o estudo da pontuao, analise as frases abaixo. Em seguida assinale a alternativa correta. I. II. III. IV. V. So Miguel, 05 de agosto de 2012. Avenida, Castelo Branco, 71, So Lus. Avenida Castelo Branco, 71, So Lus. Danielle foi papelaria e comprou caderno, lpis, borracha, caneta, cola e apontador. No meu aniversrio ganhei uma bola, um relgio, uma camiseta e uma cala.

As frases corretas so: I, III, IV e V I e II I, II e III II e III II, III e V

De acordo com o estudo da pontuao, analise as frases abaixo. Em seguida assinale a alternativa correta. 1. Al, Laura, tudo bem? 2. Para de latir, Tot. 3. Rodrigo, voc ganhou a rifa? 4. Para, de latir, Tot. 5. Rodrigo voc, ganhou a rifa? As frases corretas so: I, II e III I, III, IV e V I e II II e III II, III e V

AULA 13 QUESTIONRIO
Complete as frases corretamente, utilizando uma das palavras sugeridas. Procure identificar seu sentido pelo contexto e pelas partes que formam palavra. Em tempos de crise necessrio __________ o armrio de alimentos. sortir surtir Aps anos de luta consegui a __________ do servio. despensa dispensa Os direitos de cidadania do rapaz foram __________ . cassados caados O __________ dos senadores de oito anos. mandado mandato Csar no teve __________ de justia. senso censo

Todos os __________ do teatro estavam ocupados. assentos acentos Devemos uma __________ quantia ao banco. vultosa vultuosa

O __________ mais comum, mundialmente, o aperto de mos. cumprimento comprimento Na __________ das avenidas houve uma coliso. intercesso interseco Com tantos carros, o __________ na Agamenon Magalhes est irritante. trfego trfico O ladro entrou vagarosamente e passou __________. desapercebido despercebido No costumo __________ as leis. infligir infringir Aps o bombardeio, o navio atingido __________. emergiu imergiu

Vrios __________ japoneses chegaram a So Paulo sculos atrs. emigrantes imigrantes No h __________ aceitvel. Nem de raa, nem de idade, nem de religio, nem de pensamento. descriminao discriminao

A chegada do __________ diplomata era esperada. eminente iminente Era __________ o perigo que todos corriam. eminente iminente Os professores que fazem parte do corpo __________ eram doutores. discente docente Fomos __________ pelos anfitries da festa. destratados distratados A __________ dos direitos da emissora foi tarefa do Governo. seo sesso cesso Na __________ de eletrodomsticos h uma grande liquidao. seo sesso cesso Ele um senhor __________. destinto distinto

A nuvem de gafanhotos __________ a plantao. enfestou infestou O __________ do terno deve ser realizado antes da apresentao da orquestra no teatro. concerto conserto O ajuste do terno deve ser realizado antes do __________ da orquestra no teatro. concerto conserto Mandou o funcionrio ser rpido para __________ os produtos das prateleiras. aprear apressar Mandou o funcionrio se __________ para organizar os documentos. aprear apressar

No So Joo ainda h pessoas que gostam de __________ bales e v-los subir. ascender acender No So Joo ainda h pessoas que gostam de preparar bales e v-los __________. ascender acender

A bandeira de So Paulo cheia de __________. listas listras

O ru __________ suas culpas. espiar expiar

Ele um funcionrio __________, pois no tem prtica na obra. incipiente insipiente

AULA 14 QUESTIONRIO
A escrita e a leitura so processos relacionados, portanto, se voc tiver plena informao sobre o assunto e no conhecer os princpios bsicos da redao no conseguir divulgar suas ideias. ( x ) Verdadeiro ( ) Falso

O Pargrafo uma unidade de composio, constituda por um ou mais de um perodo, em que se desenvolve determinada ideia central, ou nuclear, a que se agregam outras, secundrias, intimamente relacionadas pelo sentido e logicamente decorrentes dela. ( x ) Verdadeiro ( ) Falso

O tpico frasal uma ideia secundria do pargrafo e deve ser construdo por mais de dois perodos. Essa ideia ampliada, explicada no desenvolvimento nos perodos seguintes, podendo, ou no ser encerrada na concluso. ( ) Verdadeiro ( x ) Falso

A estrutura inicial do pargrafo-padro, o tpico frasal, serve especificamente para o redator iniciante como um guia seguro na construo de um bom pargrafo. Quando voc utiliza o tpico frasal tem mais facilidade para saber como iniciar seu texto e como continuar expondo suas ideias. ( x ) Verdadeiro ( ) Falso

Existem diferentes formas de construir o tpico frasal, mas, na maioria dos casos, ele pode seguir uma destas categorias: declarao inicial, descrio, interrogao, diviso. ( x ) Verdadeiro ( ) Falso

A generalizao no deve ser apresentada no tpico frasal (composto de um ou dois perodos onde se concentra a ideia principal), enquanto as especificaes so tratadas no desenvolvimento do pargrafo. ( ) Verdadeiro ( x ) Falso

O pargrafo padro costuma ser constitudo de um tpico frasal (generalizao), desenvolvimento (especificao), e concluso (resultado). ( x ) Verdadeiro ( ) Falso

O pargrafo-padro auxilia o escritor para fazer generalizaes e especificaes, que construiro o restante do pargrafo e que so indispensveis para a boa redao. ( x ) Verdadeiro ( ) Falso

O bom texto, informativo e claro, no pode ser iniciado com a generalizao (abstratos) das ideias e se desenvolve e conclui com a especificao (concretos). Deve, ao contrrio, ser iniciado com a especificao (concretos) e concludo com a generalizao (abstratos) das ideias. ( ) Verdadeiro ( x ) Falso

A respeito das estruturas que iniciam um pargrafo-padro, podemos assim descrever: Declarao inicial esta a estrutura mais comum de tpico frasal, na qual uma declarao inicia o pargrafo afirmando ou negando algo. Definio o tpico frasal apresenta uma definio, um conceito. Diviso a ideia principal do pargrafo dividida em partes, que sero explicadas no desenvolvimento. Interrogao O tpico frasal constitudo de uma pergunta cuja resposta deve ser dada no desenvolvimento. ( x ) Verdadeiro ( ) Falso

AULA 15 QUESTIONRIO
A Parfrase um processo de reformulao de partes de um texto ou de todo ele. um mecanismo sinttico que cria alternativas de expresso para um mesmo contedo. ( x ) Verdadeiro ( ) Falso

So mecanismos de construo da Parfrase: sinnimos, expresses equivalentes, inverso de elementos textuais, modificao temporal dos verbos, modificao das vozes verbais e o uso de comparativos. ( x ) Verdadeiro ( ) Falso

A modificao de palavras de uma mesma famlia, ou seja, que apresentam mesmo radical, recurso de parfrase. Essas palavras so chamadas de cognatas. ( x ) Verdadeiro ( ) Falso

O Resumo uma modalidade textual de reduo. Ele faz a sntese de contedos mais amplos, e tem profunda preocupao em manter fielmente o texto original a que se refere. No pode ser utilizado em textos a partir de livros, artigos, ensaios e filmes, porque todos eles devem ser reduzidos em extenso, mas o resumo no manteria suas informaes. ( ) Verdadeiro ( x ) Falso

Podemos considerar que, para construir um resumo, voc deve seguir estas etapas de construo: Leia atentamente o texto original. Uma leitura compenetrada, buscando entender todas as informaes e a inteno do autor do texto, fundamental para saber qual a raiz do texto. Identifique a ideia principal de cada pargrafo. Voc se lembra de nossa aula anterior, em que tratamos do pargrafo padro e do tpico frasal? Pois o tpico frasal de cada pargrafo que voc deve identificar. Organize os tpicos frasais que voc separou utilizando conectivos que unam as ideias. Reveja a aula de coeso e coerncia e se lembre dos articuladores textuais (conjunes). ( x ) Verdadeiro ( ) Falso

O resumo no precisa indicar as referncias bibliogrficas do texto original (autor, ttulo, editor e ano). Mas ele deve ser organizado em introduo, desenvolvimento e concluso. ( ) Verdadeiro ( x ) Falso

O resumo segue alguns padres estticos. Seu tamanho deve ser proporcional ao tamanho do texto original: para resumos de artigos curtos e comunicaes recomenda-se que tenha at 100 palavras; para monografias e artigos cientficos, at 250 palavras; para teses, relatrios e livros, at 500 palavras. ( x ) Verdadeiro ( ) Falso

AULA DE REVISO 13,14 e 15 QUESTIONRIO


A respeito da significao das palavras NO se pode afirmar que: Homnimas so palavras que apresentam igualdade na escrita, na pronncia e no significado. Homgrafas so palavras que apresentam mesma escrita. Homfonas so palavras que apresentam mesma pronncia. Homnimas Perfeitas so palavras que apresentam mesma pronncia e mesma escrita. Parnimas so palavras que no apresentam igualdade, mas apresentam semelhanas. Assinale a alternativa incorreta, considerando a significao das palavras. No ao po todos os dias, porque engorda. Encontrei ao sob seus ps e ferro sobre seus ombros. A fera foi caada. No encontrei pessoa mais eminente do que ela. Sua fragrncia perfumou todo o ambiente.

Assinale a alternativa incorreta, considerando a significao das palavras. Ele estava mas chateado do que Antnio. No encontramos discriminao em seus atos. A despensa est repleta de alimentos. Ele dispensa qualquer comentrio sobre o assunto. O acidente machucou a todos os envolvidos.

Sobre o pargrafo-padro NO podemos afirmar: Apresenta estrutura flexvel em que se podem alternar tpico frasal, desenvolvimento e concluso. O tpico frasal ou frase-ncleo: contm a sntese da ideia central de todo o pargrafo. As frases de desenvolvimento: so utilizadas para comentar, exemplificar, desenvolver, ampliar o tpico frasal.

As frases de concluso: so utilizadas para fechar o pargrafo, arrematando a ideia. O pargrafo uma unidade de composio do texto constituda por um ou mais de um perodo, em que se desenvolve determinada ideia central, ou nuclear, qual se agregam outras, secundrias, intimamente relacionadas pelo sentido e logicamente decorrentes dela. Analise as trs consideraes feitas sobre o tpico frasal e, em seguida, assinale a alternativa correta. I. II. O tpico frasal de suma importncia tanto para quem escreve quanto para quem l o pargrafo. Para quem escreve, importante para que no se perca ao escrever, pois ter aquela ideia como base do pargrafo, evitando assim um aglomerado de ideias soltas. O tpico frasal ser o seu norte. Para o leitor, importante porque, ao iniciar a leitura do pargrafo tpico frasal, ele j sabe que ideia ir encontrar ao longo do pargrafo.

III.

Sobre as consideraes correto afirmar: Todas esto corretas. I e II esto corretas. I e III esto corretas. II e III esto corretas. Todas esto erradas.

O tpico frasal pode ser estruturado de formas diferentes. Analise os pontos abaixo e assinale a resposta errada. AMBIGUIDADE - Inicia-se com expresso de duplo sentido, provocando o leitor reflexo. DECLARAO INICIAL - Faz-se uma declarao inicial, que ser comentada em seguida. DEFINIO - uma forma de iniciar pargrafos sobre termos que pedem uma ligeira conceituao. DIVISO - Usa-se um numeral ou um pronome indefinido no plural como vrios, alguns, etc. O que se faz em seguida apresentar as ideias como uma enumerao. INTERROGAO (PERGUNTA) - Inicia-se o pargrafo com uma pergunta que desperta a reflexo do leitor. A pergunta no respondida de imediato, mas ao longo da argumentao.

Sobre a parfrase, correto afirmar: a interpretao ou traduo em que o autor procura seguir mais o sentido do texto que sua letra: metfrase. A parfrase no apresenta intertextualidade, visto que no se baseia em texto anterior. A parfrase a construo aleatria de um texto a partir de ideias de diferentes emissores. Parafrasear sinnimo de traduzir de um idioma para outro. A parfrase tambm chamada popularmente de pardia. Leia e analise os recursos abaixo e responda em seguida. I. II. III. IV. V. VI. O uso de sinnimos. O uso de expresses equivalentes ou que acrescentem significados. A inverso dos elementos do texto. Modificaes no tempo e na voz verbal. Modificao da classe da palavra, por uma da mesma famlia de palavras (cognatas). O uso de comparativos de superioridade e inferioridade.

Podemos afirmar que, dos recursos acima, so utilizados na construo de parfrase: I, II, III, IV, V e VI. I, II e III. II, III e IV. I, II, IV e VI. II, IV, V e VI. Sobre a pardia, NO correto afirmar: No faz referncia a texto anterior a sua criao. construda levando em considerao aspectos de contextualizao do texto original. Comumente construda com o uso de humor. Comumente construda com o uso de ironia. importante recurso de crtica social.

Sobre o resumo, NO correto afirmar: O resumo uma modalidade textual de desenvolvimento. Ele faz a explicao de contedos mais restritos, e tem profunda preocupao em manter fielmente o texto original a que se refere. O resumo uma modalidade textual de reduo. Ele faz a sntese de contedos mais amplos, e tem profunda preocupao em manter fielmente o texto original a que se refere. O resumo deve indicar as referncias bibliogrficas do texto original (autor, ttulo, editor e ano). O resumo deve ser organizado em introduo, desenvolvimento e concluso. O resumo deve ter seu tamanho proporcional ao tamanho do texto original: para resumos de artigos curtos e comunicaes recomenda-se que tenha at 100 palavras; para monografias e artigos cientficos at 250 palavras; para teses, relatrios e livros at 500 palavras.

You might also like