You are on page 1of 5

Clculo de docas e baias de recebimento e expedio para projetos logsticos utilizando simulao

Divulgao

rea de Estoque Semipermanente

Movimentar para a rea de Separao rea de Separao de Pedidos Movimentar para Docas

Conferir o pedido e classific-lo

O espao em armazns sempre caro e restritivo. Por este motivo, h necessidade de melhorias continuas para aperfeioar a utilizao destes espaos (Napolitano 2003). Os clculos da rea necessria em armazns tm como objetivo definir o espao para as atividades de recebimento, armazenagem, processamento de pedidos e expedio dos produtos. A Figura 1 ilustra o fluxo de movimentao bsico em um armazm.

Ponto de Entrada Descarga, Separao, Classificao e Inspeo

Movimentar para Estocagem

Divulgao

Adriana Chaves Yansen Mestranda da FEC Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da UNICAMP LALT - Laboratrio de Aprendizagem em Logstica e Transportes.

Paulo Srgio de Arruda Igncio Pesquisador Doutor da FEC Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da UNICAMP LALT - Laboratrio de Aprendizagem em Logstica e Transportes.

Figura 1: Atividades de Movimentao e Estocagem tpicas da distribuio de alimentos. Adaptado (Ballou, 2006)

Ponto de Sada

Ainda de acordo com Napolitano (2003), parte substancial da rea de armazenagem se refere s reas de recebimento, expedio e rea de docas. Clculos inadequados da rea refletem em toda a operao podendo causar atraso, ou at mesmo o impedimento, da recepo e expedio de mercadorias. O dimensionamento de operaes de recebimento e expedio deve ser feito para o pico de carregamento estimado do perodo de operao. Alm disso, deve contemplar a previso de crescimento de 5 a 7 anos. O correto entendimento da operao essencial para o desenho de docas e baias de recebimento.

importante conhecer a quantidade e tipos de veculos recebidos ou expedidos (van, truck, carreta, toco etc.), o tempo necessrio para carga e descarga dos produtos (giro de docas) e a quantidade de paletes manuseadas rotineiramente na operao (Napolitano 2003). O mtodo mais simples para clculo de quantidade de docas requeridas em uma instalao baseia-se no giro das docas. Por exemplo: se a empresa espera receber 20 veculos por dia, em um turno de 8 horas e os veculos se mantm em mdia 3 horas e meia no armazm, a doca s poder ser usada 2 vezes ao dia.

38

Revista Cargo News

www.cargonews.com.br

Neste caso seriam necessrias 10 docas. O recebimento de cargas a granel requer paletizao dos produtos antes da armazenagem, fazendo com que haja necessidade de rea maior para esta atividade. J as operaes de cross docking (local onde a mercadoria no estocada e sim preparada para o carregamento de entrega) precisam de separao dos produtos para os destinos e consolidao das suas rotas antes da expedio. Nas operaes de vendas pela Internet ocorrem muitas devolues, o que acaba requerendo uma grande rea para o recebimento. Assim, o tipo, freqncia, tamanhos, quantidades de embarques por destino e carregamento de veculos (ou descarregamento no caso de operaes de recebimento) iro influenciar nos requerimentos das reas das docas. Os clculos convencionais de rea so feitos sem o auxilio de softwares. A simulao consiste em empregar tcnicas matemticas em computadores com o propsito de imitar um processo ou operao do mundo real. Assim possvel prever o que poder ocorrer ao sistema da maneira como ele est desenhado e quais influncias podero ter caso algum dos parmetros for alterado. O processo de modelagem e simulao pode ser definido como sendo uma experimentao computacional, onde se podem usar modelos de um sistema real ou idealizado para o estudo de problemas reais complexos, com o objetivo de testar diferentes alternativas operacionais a fim de encontrar e propor as melhores formas de operao que visem a otimizao do sistema como um todo. Chin (2005) menciona que a simulao tem por objetivo compreender sistemas reais. Keller et al (1999, apud Chin,2005) propuseram um esquema de criao de modelos, de acordo com a Figura 2. O que simular. Adaptado (Chin, 2005).
Propsito

criao de estaes de trabalho que prestam servios a clientes (entidades ou transaes) que se movem atravs do sistema. O movimento pode ser feito pela prpria entidade, por transportadores ou correias. Prado (2004) sugere que para se montar um modelo preciso construir inicialmente o fluxo do sistema a ser simulado, estabelecendo quais so as estaes de trabalho (onde a entidade receber algum servio) e seguindo uma opo de fluxo para a entidade entre as estaes de trabalho. Dimensionamento convencional Baseado nas caractersticas da operao considerou-se, tanto para a entrada como para a sada, o giro de doca de 2,5 por turno, ou seja, cada doca ficar ocupada por cerca de 3 horas. Utilizando-se o mtodo convencional descrito anteriormente, chegou-se aos seguintes resultados: Recebimento: 5 docas exclusivas para o processo; Expedio: 19 docas exclusivas para o processo; Para baias de recebimento e expedio, chegouse aos nmeros abaixo: Recebimento: 12 linhas com 10 paletes de profundidade exclusivas para o processo; Expedio: 48 linhas com 10 paletes de profundidade exclusivas para o processo; Para o dimensionamento de docas utilizandose o modelo convencional, foram necessrios os seguintes parmetros, extrados de uma operao real (Tabela 1). Tabela 1: Dados coletados da operao

Recebimento Nmero de Pallets Dias de Operao 19.000 26 100% 26 3

Expedio 19.000 26 60% 2 3

Escopo

Resultado

Abstrao

Parmetros

Pico [%] - Concentrao de volume Dias de Pico - Concentrao de volume Turnos de operao

O mercado apresenta diversos softwares como, por exemplo, ProModel, Simulate, Arena, AutoMod, Simple ++ entre outros. A simulao apresentada neste artigo utilizar o ARENA o qual, segundo Prado (2004), um software que possui um conjunto de blocos (ou mdulos) que so utilizados para uma aplicao real, alm de possuir uma interface grfica para o usurio que pode ser utilizada sem a necessidade do uso de teclado. Este software visualiza o sistema a ser modelado ou constitudo a partir da

Com base nestas informaes resultantes do clculo convencional de docas e baias de recebimento e expedio, foi analisado se os recursos eram suficientes para o processo necessrio para a operao. Os modelos de simulao considerados para o processo de recebimento foram tambm utilizados para o processo de expedio que anlogo.

40

Revista Cargo News

www.cargonews.com.br

Dimensionamento por simulao A simulao foi realizada em 3 etapas: 1) chegada e carregamento ou descarregamento de veculos; 2) recebimento, conferncia e liberao de produtos unitizados; 3) validao do modelo. Para cada etapa definiu-se os parmetros Create, Process e Dispose, para configurao do modelo de simulao:. Assim, com o modelo para simulao para anlise de docas, considerou-se para a simulao os seguintes parmetros:Create: chegada dos veculos considerando a freqncia constante de chegada de veculos no armazm a cada 40 minutos. Esta freqncia foi encontrada atravs da quantidade diria de veculos recebidos; Process: descarregamento dos veculos considerando o tempo de descarregamento dos veculos de 90 minutos. Dispose: entrada em baias de recebimento e expedio. a representao grfica que demonstra que o processo foi finalizado. Em outras palavras, a finalizao do processo de recebimento se encerra no momento em que o palete entra nas linhas de recebimento.

Aps rodar a simulao com os parmetros j mencionados, e com a durao de 48 horas, ou seja, 2 dias de processo (por ser o tempo permitido pelo software utilizado), chegou-se aos seguintes resultados, obtidos atravs dos relatrios padres do ARENA: Tempo Mdio de Fila dos veculos: 36,50 minutos; Utilizao dos recursos: 100% Estes resultados demonstram que os veculos que chegam ao sistema no momento em que todas as docas esto ocupadas, permanecem em mdia 36,5 minutos esperando em filas.Alm disso, todos os recursos utilizados, neste caso as docas, esto sendo ocupadas 100%, ou seja, a entrada de mais veculos ao sistema (seja pelo aumento do volume ou pela mudana do perfil de veculos recebidos) acarretaria em necessidade de mais docas. Por fim, para as condies desenhadas, o modelo convencional atende para o perodo de processamento utilizado a necessidade real de docas.

A figura 3 ilustra o modelo de simulao utilizado para docas. Para o modelo para simulao de anlise de baias de recebimento e expedio (etapa 2), raciocnio semelhante foi elaborado: Create: chegada de paletes nas linhas de recebimento ou expedioconsiderando a freqncia constante de chegada de paletes nas baias a cada 6 minutos; Process: conferncia dos paletes considerando que o tempo de conferncia por palete de 3 minutos; Dispose: sada para Armazenagem. a representao grfica que demonstra que o processo foi finalizado. A finalizao do processo de conferncia em baias se encerra no momento em que o palete destinado rea de armazenagem. Aps rodar a simulao com os parmetros j mencionados, e com a durao de 8 horas de processo, chegouse aos seguintes resultados, obtidos nos relatrios padres do ARENA: Tempo Mdio de Fila dos veculos: 40,50 minutos; Utilizao dos recursos: 100% Estes resultados demonstram que os paletes que chegam ao sistema no momento em que todas as linhas de recebimento e expedio esto ocupadas, permanecem em mdia 40,5 minutos esperando em filas, ou seja, no podem ser descarregadas do veculo. Os recursos utilizados esto sendo ocupados 100%. Por fim, para as condies desenhadas, o modelo convencional atende para o perodo de processamento utilizado a necessidade real. A figura 4 demonstra como foi elaborado o modelo para baias de recebimento e expedio (stages).

Figura 4: Modelo de simulao para baias de conferncia.

42

Revista Cargo News

www.cargonews.com.br

Validao Para testar a validao do modelo, foram alterados os parmetros adotados inicialmente a fim de avaliar o comportamento do sistema. Para esta anlise foram escolhidos valores 20% superiores aos usados inicialmente. Assim, pode-se observar que o aumento de 118% na utilizao dos recursos. Isso significa que, com mais entidades chegando ao sistema, no possvel fazer o atendimento correto, visto que os recursos esto super utilizados. Para o caso de baias, o mesmo conceito foi utilizado, ou seja, aumento se a chegada de entidades ao sistema em 20%. Neste caso, o aumento de utilizao dos recursos foi de 123%. Concluso Com base nesses resultados apresentados, percebe-se que a simulao aliada ao dimensionamento convencional pode proporcionar resultados mais precisos, pois identifica possveis gargalos nas quantidades desenhadas. Esta identificao impacta significativamente em custos, pois afeta a rea total dimensionada e o nvel de servio para atender a operao. Assim, a simulao muito til para verificao de sistemas existentes e no somente para dimensionamento em projetos. Pode-se utilizar a simulao no modelo proposto, para a complementao do mtodo de dimensionamento atual, pois poder identificar se em algum momento, a quantidade de docas e baias de recebimento e expedio que sero utilizadas estaro sobrecarregadas ou subestimadas. A simulao no utilizada para o dimensionamento e sim para a verificao do resultado do dimensionamento, pois com esta ferramenta possvel identificar o que poder ocorrer no sistema caso haja variaes nos parmetros adotados inicialmente, ou seja, o ambiente que est sendo proposto pode ser simulado de maneira a prever o que poder ocorrer. Seu uso vlido pois com estas identificaes poder auxiliar a composio mais exata dos custos, uma vez que a quantidade aqum da ideal de docas e baias ir impactar no bom funcionamento da operao, diminuindo o nvel de servio, pois com menos espao para descarga e conferncia os processos se

tornaro mais lentos. Em contra partida, a quantidade alm da necessria para docas e baias far com que seja cobrada maior rea do que o realmente requerido, aumentando o custo total da operao. Embora a simulao seja eficaz em alguns pontos, como no desenho e alteraes de cenrios que ainda no ocorrem na prtica, proporcionando a anlise de erros sem que o projeto tenha sido executado, apresenta tambm alguns aspectos negativos de acordo com os dois modelos construdos. A simulao apresentada neste trabalho contempla um tempo de simulao restrito, menor do que o equivalente a um ano, devido a limitaes da verso do software utilizado. Em outros parmetros com certeza se obter resultados diferentes. Outro aspecto a ser considerado para o modelo de baias de recebimento e expedio, que ele no verifica se a profundidade adotada para as baias so realmente as ideais. Especificamente para este estudo, a simulao valida aliada ao processo convencional usada ou, ento, para a anlise das operaes j existentes no sentido de fazer melhorias de processos. O mtodo de modelo de dimensionamento convencional, portanto, continua sendo recomendado para ser inicialmente utilizado e, aps a finalizao do dimensionamento, deve ser feito um modelo de simulao para identificar possveis problemas no desenho do projeto.
BALLOU, R (2006). Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos / Logstica Empresarial. Bookman. 5 ed. Porto Alegre. CHIN, S Y (2005). Simulao do Processo de Retirada de Itens em um CDP: Um estudo de Caso em Empresa do Ramo Automotivo. Dissertao (Mestrado). Universidade de So Paulo. Escola de Engenharia de So Carlos. KOIDE, A (2006). Mtodo para a Avaliao de Seleo de Softwares de Simulao de Eventos Discretos Aplicados a Analises de Sistemas Logsticos. Dissertao (Mestrado). Universidade de So Paulo. Escola Politcnica da Universidade Estadual de So Paulo. NAPOLITANO, M (2003). The time, Space & Cost Guide to Better Warehouse Design. Distribuiton Group. Segunda Edio. PRADO, D (2004). Usando o ARENA em Simulao. INFG Tecnologia e Servios Ltda. Belo Horizonte, v. 3.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS:

www.cargonews.com.br

Revista Cargo News

43

You might also like