You are on page 1of 20

Unidade IV - Vitimologia

Sumrio
4. Vitimologia 4.1 Formas de participao da vtima no crime 4.2 Enquetes de vitimizao 4.3 Mulheres maltratadas 4.4 Filhos sob a Sndrome de Alienao Parental 4.5 Tendncias poltico-criminais relacionadas vtima

Bem-vindo(a) quarta e ltima unidade. Durante seu estudo ser abordada a importncia da Vitimologia nos estudos criminolgicos e suas dimenses. Mas antes de iniciarmos, gostaria de lembrar que esto disponibilizados os exerccios e as udio-aulas para que possa complementar seu estudo. Vamos comear?

INFORMAO Nos primrdios da civilizao o homem j sentia a necessidade de resolver seus conitos em sociedade. Assim nasce a justia privada, que obteve este nome pela ausncia, ainda, da gura do Estado-Juiz. Historiadores dividem a justia privada em dois perodos: a) Perodo da Vingana Privada Ilimitada, onde temos a idade de ouro da vtima. Neste perodo, a vingana pelo mal sofrido estava nas mos da vtima ou de seus familiares. E no havia nenhuma preocupao em se atingir uma proporo entre o crime cometido e a pena aplicada; e b) Perodo da Vingana Privada Limitada onde, apesar de j surgirem penas como o talio, por exemplo, que buscava uma justa proporo entre a pena cometida e o crime praticado.

Inicialmente vale observar que a vtima experimentou sua idade de ouro durante a poca da justia privada. Mas desde o advento da Escola Clssica do Direito Penal, sob as inuncias de Beccaria e Fuerbach, passando antes pela Escola Positiva de Lombroso, Ferri e Garofalo, o Direito Penal praticamente se restringiu ao estudo do delito, do delinquente e da pena. O outro componente da dinmica criminal, a vtima, jamais foi levada em considerao. A experincia do perodo da justia privada j havia demonstrado que no se podia pr nas mos da vtima ou de seus parentes a resposta ao agressor. Que a natural paixo que o delito desencadeia em quem o sofre tende a instrumentalizar a crueldade da resposta, convertendo a justia em vingana ou retaliao. Que a resposta ao crime deve ser uma resposta distante, imparcial, pblica, desapaixonada. Vislumbra-se, assim, que a neutralizao, a no participao da vtima est nas prprias origens do processo legal moderno.

Comentrio
Mas a linguagem abstrata e simblica do Direito e o formalismo da interveno jurdica converteram a vtima real e concreta do drama criminal em um mero conceito (MOLINA, 2002, p. 79), em mais uma abstrao. Em virtude do delito ser denido como o enfrentamento simblico do infrator com a lei, a vtima se enfraqueceu. Deste modo o Direito no s distanciou as partes do conito criminal, como tambm abriu uma fenda entre elas, cortando articialmente a unidade natural e histrica de um enfrentamento interpessoal (MOLINA, 2002, p. 80).

A consequncia de tal fenmeno sempre ocasionou muitos prejuzos. Pois o infrator, de um lado, considerou como seu nico interlocutor o sistema legal, e que s frente a ele contraiu alguma responsabilidade. E passou a esquecer, para sempre, de sua vtima. Esta, por outro lado, passou a se sentir violada no s pelo crime contra ela cometido (vitimizao primria), como tambm pelo sistema legal, percebendo o formalismo jurdico e suas decises como uma imerecida agresso (vitimizao secundria), fruto da insensibilidade, do desinteresse e da desmedida burocracia. Passou a ter a impresso, no de todo infundada, de atuar como mero pretexto da investigao processual, isto , como objeto e no como sujeito de direitos.

Assim, coube a outras cincias, principalmente Criminologia, vir em auxlio do Direito Penal para, numa anlise aprofundada do crime, incluir a vtima.

De acordo com Newton Fernandes e Walter Fernandes (2002, p. 543), na cronologia acerca da vtima quem gurou como pioneiro foi o criminlogo Hans Von Hentig, que aludiu ao binmio delinquente-vtima em seu livro The Criminal and Victim, editado na dcada de 1940, e onde tambm examinou o problema da reparao do dano causado vtima pelo delito, independentemente da responsabilidade civil do autor. Mas s foi a partir de 1956, com o advogado israelita Benjamin Mendelsohn, que a Vitimologia nasceu com esta denominao e como ramo da Criminologia. Tempos depois, em 1973, na cidade de Jerusalm, em Israel, teve lugar o 1 Congresso Internacional de Vitimologia, sob a superviso do criminlogo chileno Israel Drapkin. Neste Congresso, pela primeira vez, foram apontados os objetivos da Vitimologia e discutidas as causas de vitimizao, bem como sua pesquisa e preveno.

Em sntese, a Vitimologia busca indicar o posicionamento biopsicossocial da vtima diante do crime, abrangendo inclusive sob a tica do Direito Penal, da Psicologia e da Psiquiatria.

Desse modo cabe Vitimologia: a) desvendar a participao da vtima na gnese de muitos crimes; b) traar o divisor de guas entre o delinquente e a vtima e; c) mensurar o grau de inocncia da vtima com o grau de culpa do criminoso.

4.1. Formas de participao da vtima no crime

Ainda hoje, o criminoso e a vtima so encarados como diametralmente diferentes um do outro, pensamento que advm das concepes jurdicas clssicas. Desse modo, durante muito tempo no se investigou a personalidade individual da vtima no mbito da dinmica do crime.

Coube Psicologia Social esclarecer que na interao das condutas individuais a ao humana sempre resposta a um estmulo. Tanto assim que as pesquisas feitas cada vez mais evidenciam que nem sempre o crime deve ser analisado luz do binmio delinquente-vtima, mas atravs do complexo da interao homem-ambiente. o que sucede nas hipteses de legtima defesa, da coao irresistvel e, mesmo, da atenuante baseada na injusta provocao da vtima.
INFORMAO A vtima ativa e concorrente quando ela uma vtima provocadora; quando seu comportamento provocador o gatilho da violncia perpetrada contra ela.

No contexto delituoso, a vtima pode ser inteiramente passiva ou, ao contrrio, pode ser ativa e concorrente. Claro que crimes existem onde no se vislumbra nem a ao nem a omisso da vtima, como o aborto consensual, por exemplo, onde o nascituro a vtima. Diversamente, a ausncia da pessoa a ser vitimada tambm poder ser suciente estmulo para que ocorra um crime de furto ou furto qualicado em sua residncia, ou no caso do motorista que se ausenta do seu automvel estacionado numa rua pblica, deixando abertas as janelas do veculo e, no seu interior, celulares, carteiras, roupas etc. Da mesma forma, poder servir de estmulo prtica de roubo e at de latrocnio o fato da pessoa se expor em locais pouco seguros exibindo dinheiro e/ou joias. Vale mencionar, ainda, certas modalidades de estelionato nos quais a participao da vtima fator primordial para o desfecho, estando psicologicamente solidria

com o delinquente, como no caso de informaes pessoais ou bancrias transmitidas via e-mail.
INFORMAO No Material Didtico est disponibilizado um texto que aborda sobre um estudo desenvolvido por Benjamin Mendelsohn relacionado aos tipos de vtima. Conra!

Nessa vertente de pensamentos, em princpio, a Vitimologia desenvolveu uma srie de tipologias, seguindo um paralelismo com as teorias criminolgicas biolgicas, interacionistas ou socioestruturais sobre o delinquente, oferecendo conhecimentos especialmente sobre as seguintes questes: aptido e propenso dos sujeitos para converterem-se em vtimas do delito; relaes entre delinquentes e vtimas; danos e sua reparao; preveno criminal por parte da vtima; inuncias sociais no processo de vitimizao e hipteses especcas de vtimas como, por exemplo, o abuso de menores, violao, roubo, delitos violentos com motivao poltica, genocdio etc. Numa segunda fase, mais avanada, a Vitimologia, seguindo um paralelismo com a Teoria do Etiquetamento, ocupou-se dos processos de vitimizao, ou seja, do porqu alguns indivduos terem mais possibilidades de chegar a serem vtimas de delitos que outros, como consequncia da atuao dos rgos da Administrao da Justia Penal e da resposta desigual que estes do s vtimas segundo a origem social e demais circunstncias.

Hoje, so muitos os dados que a Vitimologia vem pondo em destaque: o conhecimento da interao entre delinquente e vtima; a etiologia ou gnese do delito; a preveno do delito; a reao social frente ao crime. Mas o que a preocupao com a vtima trouxe para a moderna Criminologia foi um aparato metodolgico instrumental que, atualmente, torna-se imprescindvel para conhecer a real dimenso da criminalidade, que so as enquetes de vitimizao. E sobre elas que passaremos a tratar.

4.2. Enquetes de vitimizao


Como informam Conde e Hassemer (2008, p. 133), os antecedentes das enquetes de vitimizao j so encontrados na cidade dinamarquesa de Aarhus, em 1730, encomendadas pela Prefeitura, com o objetivo de conhecer o verdadeiro alcance das queixas dos vizinhos vitimados, principalmente, por roubos. Da para c, as estatsticas elaboradas a partir deste tipo de pesquisa passaram a revelar que a cifra dos delitos cometidos era quase o dobro da cifra dos delitos denunciados. Em 1972, por exemplo, foi realizada nos Estados Unidos da Amrica uma pesquisa nacional sobre Vitimizao Delitiva, a partir de uma amostra de 33.000 (trinta e trs mil) pessoas que, em pesquisas feitas posteriormente, elevou-se para 90.000 (noventa mil). Estas enquetes de vitimizao tambm foram rea-

lizadas em outros pases como a Espanha, por exemplo, onde existem enquetes em nvel nacional, como a realizada em 1989 pelo Ministrio do Interior Espanhol. Apesar dos resultados serem muito controversos, h coincidncias que merecem ser apontadas, como relatam Conde e Hassemer (2008, p. 134): a) Existem muitos delitos onde as vtimas, pelas mais variadas razes, no denunciam, o que revela uma falta de conana no sistema de justia; b) A denncia nem sempre feita com o objetivo de castigar o delinquente, mas, muitas vezes, para cobrar a indenizao frente seguradora, como acontece no furto e roubo de veculos; c) Existem determinados fatores relacionados com o estilo de vida que aumentam a possibilidade de que algum se torne uma vtima, como comportamentos relacionados a sair noite ou ir a determinados lugares para espairecer; d) mais provvel que o agressor pertena ao crculo de conhecidos da vtima, sobretudo nos delitos de violncia familiar e abuso sexual de crianas e adolescentes; e) Existe mais risco de ser vtima em setores econmicos mais carentes do que entre os mais abastados, pois estes costumam se proteger melhor; f) Existem determinados grupos de riscos de ser vtima. Assim, os homossexuais so mais vulnerveis que os heterossexuais, como resultado da homofobia; os jovens esto mais expostos a ser vtimas que os adultos; as mulheres mais que os homens; as prostitutas mais que as mulheres que no se dedicam ao exerccio da prostituio; os imigrantes mais que os nacionais; os que pertencem a minorias tnicas mais do que os que no o so; g) Tambm o lugar onde se vive ou por onde se transita ocasionalmente acaba por se tornar um fator de vitimizao. mais provvel ser vtima de um ataque na zona urbana que na rural; na zona urbana tambm h maiores riscos em determinados bairros ou zonas especcas, como centros tursticos e de diverso, locais estes que nem sempre coincidem com os locais de procedncia dos delinquentes.

Observao
Mas vale salientar que, tal como ocorre com conhecimentos derivados de dados empricos sobre a criminalidade e, neste caso, sobre vitimizao, as observaes que foram feitas acima devem ser relativizadas e situadas em determinados contextos. Basta compararmos as pesquisas de vitimizao na Cidade do Mxico com as de qualquer cidade da Europa Ocidental, para dar-se conta das diferenas. Assim, por exemplo, na Cidade do Mxico recomenda-se aos turistas que no peguem txis nas ruas; e em outras cidades, como Buenos Aires ou mesmo Fortaleza, que no transitem por determinados lugares em determinadas horas da noite.

Igualmente, em determinadas circunstncias, como j apontado, o gnero, a raa ou a idade so fatores de risco de vitimizao, mas dependem tambm do contexto e do tipo de delito. Assim, por exemplo, as mulheres tm mais probabilidade de sofrerem agresses e maus-tratos familiares que os homens. Nos Estados Unidos e aqui no Brasil, pessoas de raa negra, sobretudo jovens, sofrem maior vitimizao por parte das autoridades policiais que os de raa branca, circunstncia mais relacionada com as decientes condies econmicas e culturais em que vivem do que com o racismo propriamente dito. Em outros pases como a Alemanha, por exemplo, os ataques s minorias tnicas, imigrantes ou simplesmente estrangeiros, violncia neonazi, podem ter maior conotao poltica ou ideolgica que social ou econmica. Mas vale observar que as enquetes de vitimizao tendem a subestimar algumas formas de criminalidade, como o crime de colarinho branco, os delitos meio ambientais ou uma fraude cometida por uma empresa e que ocasiona o desemprego de milhares de trabalhadores, que tambm so vtimas. Tambm no se pode estar seguro de que os entrevistados digam a verdade, sobretudo quando se trata de delitos que pertenam sua intimidade ou que nem sequer no mbito destas pesquisas se atrevam a denunciar, como os abusos sexuais por parte de padres ou pessoas do mbito familiar.

E muitas vezes nem sequer h uma coincidncia no que se percebe ser crime, sobretudo quando se refere a condutas que, em determinadas circunstncias, so consideradas normais ou pelo menos no-criminosas, como maus-tratos familiares, pequenos furtos, atos de depravao, vandalismo em parques pblicos etc.

Mesmo com tais limitaes, as enquetes de vitimizao so, atualmente, elementos imprescindveis no s para o co8

nhecimento real da criminalidade, mas tambm para comprovar o grau de eccia do sistema penal e da conana dos cidados nestes rgos. Tambm servem para evidenciar, algumas vezes, estados de alarme e insegurana e um medo infundado da delinquncia ou pelo menos exagerado, com relao s possibilidades de chegar a ser vtima de um delito, o que de pronto gera polticas criminais repressivas e excessos punitivos que se justicam por assegurar uma maior proteo das vtimas. Mas um melhor conhecimento da realidade da vitimizao no tem por que conduzir, necessariamente, a um aumento da represso penal de determinados comportamentos, mas sim adoo de medidas preventivas mais ecazes. Pois apesar do boom das empresas de segurana privada e da presena de vigilantes privados armados em quase todos os estabelecimentos e zonas comerciais de muitas cidades, assunto este j tratado em nossa Unidade III, percebemos que tal realidade, s vezes, gera maior alarme do que o que se pretende evitar. Na realidade, nos encontramos diante de um tpico crculo vicioso no qual insegurana se responde com medidas puramente defensivas que deslocam a vitimizao para outros lugares ou geram ainda mais insegurana.

4.3. Mulheres maltratadas


INFORMAO Lei n 11.340, de 7 de agosto de 2006 (Lei Maria da Penha), que criou mecanismos para coibir a violncia domstica e familiar contra a mulher, nos termos do 8 do art. 226 da Constituio Federal, da Conveno sobre Eliminao de Todas as Formas de Discriminao contra as Mulheres e da Conveno Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violncia contra a Mulher. A ntegra da Lei Maria da Penha pode ser encontrada no site do Planalto.

As mulheres encontram-se entre os grupos de vtimas mais presentes nas pesquisas de vitimizao. Como bem destacam Conde & Hassemer (2008, p. 137), provavelmente nenhuma relao de convivncia humana to conitiva e produtora de violncia como a famlia e, dentro dela, a conjugal. Realmente, no toa que tivemos a entrada em vigor da Lei Maria da Penha, fruto da violncia intrafamiliar desmedida e que tem, como principal vtima, a mulher. Tal estado de coisas chegou a um patamar, considerado em nossos dias, insustentvel fruto de imagens de subordinao social e jurdica da mulher ao homem. Tais imagens de subordinao foram, inclusive, celebradas por ilustres pensadores, como Nieztsche (quando for ver sua mulher, leve o chicote) e Schopenhauer (a mulher... este ser de cabelos compridos e ideias curtas). Mas, pelo menos legalmente, esta situao vem sendo alterada. Em nosso pas tal mudana iniciou-se, principalmente, com o advento da Constituio Federal de 1988, que igualou homens e mulheres em direitos e obrigaes. E tais modicaes foram fruto, em grande parte, da tomada de conscincia que as mulheres vm experimentando nas ltimas dcadas. Realmente, em poucos setores da sociedade se produziu uma conscientizao crtica to grande como entre as mulheres. A conscincia de classe de que falava Marx como forma de superao da alienao da classe trabalhadora foi, em parte, substituda pela conscincia de gnero. Por meio dela as mulheres ado9

taram posturas reivindicatrias e vm conseguindo libertar-se da outra parte da humanidade a que estavam historicamente e culturalmente submetidas, ou seja, dos homens. Por meio dos movimentos feministas, as mulheres conseguiram, pelo menos em boa parte dos pases ocidentais, conquistas que at pouco tempo eram imaginveis, como o acesso ao trabalho, ao voto, direitos e garantias idnticos etc. E, atualmente, somente em pases como o Afeganisto e em alguns pases do continente africano que continua predominando, tanto jurdica quanto socialmente, atitudes machistas-paternalistas e, mesmo, brutalmente repressivas. Entretanto, o mais grave e lastimvel de todos os obstculos ao livre desenvolvimento da personalidade continua sendo a violncia, os maus-tratos, a fora bruta que o homem, geralmente mais forte sicamente, pode exercer para humilhar e esmagar a mulher e seu direito de ser tratada como igual, de ser respeitada. Vale ressaltar que esta violncia no privativa da relao entre homem e mulher, sendo um ingrediente habitual em muitas relaes humanas. Mas a violncia que o homem exerce sobre a mulher apresenta conotaes especcas que merecem um estudo mais aprofundado.

Comentrio
Primeiramente, deve-se diferenciar a violncia domstica como fenmeno social da violncia como evento, ou seja, como ato particularizado entre duas pessoas.

INFORMAO No Material Didtico est disponibilizado um arquivo com alguns artigos da Lei Maria da Penha. Esse material vem complementar o raciocnio do pargrafo ao lado.

A violncia domstica possui componentes situacionais e interativos, que no devem servir somente para anlise do fenmeno em si, mas para uma valorao jurdico-penal do caso concreto, com vistas a uma preveno situacional. Referida preveno se caracteriza por tratar de modicar ou reduzir as oportunidades para a execuo de delitos, em lugar de incidir sobre as causas ltimas da delinquncia. Entre os fatores de risco situacional que fomentam a violncia domstica contra a mulher se encontram o consumo de lcool por parte do homem, a existncia de armas no domiclio e a presena de terceiros, como parentes que convivem com o casal, vizinhos, amigos, lhos comuns ou de um dos membros do casal e que, muitas vezes, atuam, no como mediadores, mas como verdadeiros provocadores (inocentes ou no) do conito. Sobre casos de homicdios entre casais ocupa-se Ana Isabel Cerezo Domnguez (2000, p. 34). Esta autora, baseando-se, sobretudo, em pesquisas realizadas em centros que acolhem mulheres maltratadas na cidade de Mlaga, na Espanha, destaca, em sua tese, os motivos que, na maioria das vezes, levam o homem a cometer o homicdio: cime, abandono, personalidade violenta, falta de ateno por parte da esposa/companheira, insultos e enfermidades mentais. 10

Ana Isabel tambm dedica uma parte de seu trabalho ao homicdio entre casais cometido pela mulher. Entre as causas do referido crime encontra-se a indelidade do marido/companheiro, comportamento que, quando praticado pela mulher, envolve aes mais violentas por parte do marido trado e que, durante muito tempo, gozou inclusive de impunidade, no conhecido lavar a honra com sangue. Tal impunidade, apesar de suprimida da maioria dos cdigos penais vigentes, como o caso do nosso, ainda est presente na mentalidade atvica de muitos setores da sociedade, que ainda veem com bons olhos este tipo de reao. Tambm o cime, infundado ou no, e os relacionamentos possessivos desencadeiam, de forma mais acentuada nos homens que nas mulheres, reaes violentas que levam inclusive ao homicdio passional (a matei porque era minha). J o fenmeno da mulher maltratada se baseia em dados sciodemogrcos obtidos entre as mulheres que recorrem a estabelecimentos de proteo. Em sua tese de doutorado, Juanjo Medina Ariza (2001, p. 98) relata que tais mulheres, na Espanha, costumam apresentar o seguinte perl: idade mdia de 32 anos; setenta e cinco por cento so casadas; mdia de convivncia com o companheiro violento de dez anos; mdia de sete anos e meio de sofrimento com maus-tratos; dois lhos; e baixo nvel educativo.

Comentrio
Mas a conscincia social do problema das mulheres maltratadas, seja ou no no mbito domstico, no teria sido possvel sem a contribuio fundamental da literatura feminista que, por meio da crtica ao patriarcado e ao comportamento machista, demonstrou claramente a relao existente entre gnero e tal tipo de violncia.

Frequentemente so objetos de maus-tratos, fora do mbito conjugal, grupos especcos de mulheres como as prostitutas, pelas mos de seus clientes ou rues, ou de sdicos que chegam a assassin-las. Inclusive em alguns lugares da frica, jovens freiras foram violentadas por missionrios. Tambm em situaes de guerra civil e limpeza tnica, como as ocorridas na antiga Iugoslvia ou em Ruanda, e em geral em todas as guerras, a mulher tem sido objeto especial de humilhaes brutais, desnudada de forma furiosa, violentada reiteradamente por dezenas de soldados que a deixam grvida e contaminada com o vrus da AIDS.

11

Os maus-tratos infantis tambm merecem um estudo vitimolgico, muito relacionados com o da mulher, j que a violncia exercida sobre esta ocorre muitas vezes diante dos prprios lhos, quando no so estes, diretamente, objeto de maus-tratos em uma proporo que, provavelmente, supere a da mulher, ou a condio de mulher e lha que determina os maus-tratos e abusos especcos, como o estupro e abusos sexuais, ou a mutilao do clitris entre alguns povos africanos e entre algumas famlias imigrantes procedentes destas regies, atualmente residentes em pases europeus.

4.4. Filhos sob a Sndrome de Alienao Parental Segundo o psiquiatra norte-americano Richard Gardner, a Sndrome de Alienao Parental, tambm conhecida como Implantao de Falsas Memrias, consiste em programar uma criana para que ela odeie um dos seus genitores sem justicativa, por inuncia do outro genitor com quem a criana mantm um vnculo de dependncia afetiva e estabelece um pacto de lealdade inconsciente. De acordo com Maria Berenice Dias (2006),
sua origem estaria ligada intensicao das estruturas de convivncia familiar. Tal intensicao fez surgir, em consequncia, maior aproximao dos pais com os lhos. Assim, quando da separao dos genitores, passou a haver entre eles uma disputa pela guarda dos lhos, algo impensvel at algum tempo atrs. Antes, a naturalizao da funo materna levava a que os lhos cassem sob a guarda da me. Ao pai restava somente o direito de visitas em dias predeterminados, normalmente em ns-desemana alternados.

Mas tal estado de coisas comeou a mudar em nosso pas com o advento da Constituio Federal de 1988. Ao equiparar homens e mulheres em direitos e obrigaes e garantir s crianas e adolescentes o direito fundamental convivncia familiar, trouxe explicitamente para o plano jurdico um elemento fundamental da convivncia familiar, que o afeto. E com base no afeto e no redimensionamento dos papis reservados aos homens e mulheres comeamos a perceber um interesse do genitor no guardio, na maioria das vezes o pai, em continuar uma convivncia plena com seus lhos, mesmo aps uma separao, divrcio ou dissoluo de unio estvel. A partir deste momento, estaria instalado um terreno fecundo para que um dos genitores, ressentido por ter sido abandonado, por no ser mais amado pelo outro, comeasse uma campanha difamatria contra aquele, implantando at mesmo falsas memrias no 12

lho, com o intuito de, como punio, afastar o lho daquele que o abandonou. A partir da, o comportamento do lho para com o genitor no guardio passa a se modicar. Se a criana, com a separao, sentia inicialmente saudade, carinho e amor, passa a rejeitar totalmente o outro genitor sem que nenhum motivo real pudesse ocasionar tal mudana. De acordo com Denise Maria Perissini da Silva (2009), a Sndrome de Alienao Parental
age sobre duas frentes: por um lado, demonstra a psicopatologia gravssima do genitor alienador que se utiliza de todos os meios, at mesmo ilcitos e inescrupulosos, para atingir seu intento; por outro, o ciclo se fecha quando essa inuncia emocional comea a fazer com que a criana modique seu comportamento, sentimentos e opinies acerca do outro genitor (alienado). Nesse processo, ocorrem graus de ambivalncia de sentimentos; a criana sente que precisa afastar-se do pai, por exemplo, porque a me tem opinies ruins a respeito dele, mas tambm se sente culpada por isso. Aos poucos, porm, essa ambivalncia vai diminuindo, e a prpria criana contribui para o afastamento.

Desse modo, a utilizao de frases do tipo cuidado ao sair com seu pai, ele quer roubar voc de mim, sua me abandonou vocs, seu pai no se importa com voc, sua me me ameaa, vive me perseguindo, seu pai s quer compr-lo com tantos presentes, na verdade, no se importa com voc, sua me uma desequilibrada, lembre-se de que quando seu pai estava aqui s lhe dava surras, como podemos acreditar que agora ele lhe tratar bem? apontam para a existncia, ou pelo menos o incio, da Sndrome de Alienao Parental.

A Fundao Child Alienation (http://childalienation.com), citada por Franois Podevin (2001), apresenta os seguintes comportamentos como tpicos do genitor alienador: a) Recusa em passar as chamadas telefnicas aos lhos; b) Organizar vrias atividades com os lhos durante o perodo que o outro genitor deve, normalmente, exercer o direito de visitas; c) Apresentar o novo cnjuge aos lhos como sua nova me ou seu novo pai; d) Interceptar as cartas e os pacotes mandados aos lhos;

13

e) Desvalorizar e insultar o outro genitor na presena dos lhos; f) Recusar informaes ao outro genitor sobre as atividades em que os lhos esto envolvidos, como esportes, atividades escolares, grupos teatrais, escotismo etc.; g) Falar de maneira descorts do novo cnjuge, companheira(o) ou namorada(o) do outro genitor; h) Impedir o outro genitor de exercer seu direito de visita; i) Esquecer de avisar o outro genitor de compromissos importantes, como dentista, mdicos, psiclogo etc.; j) Envolver pessoas prximas, como sua me ou seu novo cnjuge na lavagem cerebral de seus lhos; k) Tomar decises importantes a respeito dos lhos sem consultar o outro genitor, como: escolha da religio, escolha da escola etc.; l) Trocar, ou tentar trocar, seu nome e/ou sobrenome; m) Sair de frias sem os lhos e deix-los com outras pessoas que no o outro genitor, ainda que este esteja disponvel e queira ocupar-se dos lhos; n) Falar aos lhos que a roupa que o outro genitor comprou feia, e proibi-los de us-las; o) Ameaar punir os lhos se eles telefonarem, escreverem ou se comunicarem com o outro genitor de qualquer maneira; p) Culpar o outro genitor pelo mau comportamento dos lhos. As consequncias para a criana, em geral, incluem sintomas como depresso, incapacidade de adaptar-se aos ambientes sociais, transtornos de identidade e de imagem, desespero, tendncia ao isolamento, comportamento hostil, falta de organizao e, algumas vezes, abusos de drogas, lcool e suicdio. Quando adulta, incluiro sentimentos incontrolveis de culpa, ao ter conscincia da grande injustia que cometeu para com o genitor alienado.

Comentrio
Desse modo, a opo feita pelo juiz quanto ao tipo de guarda (se ela ser unilateral ou compartilhada), bem como a regulamentao de visitas no caso de guarda unilateral devem ser criteriosas o suciente para amenizar possveis danos, j presentes em qualquer processo de separao.

14

Os ex-casais, nas disputas judiciais, costumam trazer como caracterstica o fato de ainda estarem envolvidos na dor, na desiluso e na raiva pelo fracasso da relao. A sentena judicial visa solucionar conitos e no perpetu-los. A linguagem jurdica, nem sempre acessvel s partes, tem o propsito de interpretar os sentimentos e transform-los em palavras no processo. Assim, para que se possam revelar as reais motivaes dos genitores no caso concreto, faz-se necessrio, alm da atuao do magistrado, promotor e advogados, um prossional de psicologia, por exemplo, para que, com seu olhar, se consiga realmente alcanar a melhor soluo judicial possvel no caso concreto, visando primordialmente o melhor interesse dos lhos.

4.5. Tendncias poltico-criminais relacionadas vtima


As novas tendncias da moderna Criminologia so, em grande parte, consequncias de movimentos sociais a favor da vtima ou, pelo menos, de alguns grupos de vtimas (especialmente feministas), que solicitam uma interveno mais enrgica e ecaz do Direito Penal na represso e preveno de delitos que mais lhes afetam. Estas demandas traduziram-se em uma determinada Poltica Criminal que est fornecendo uma nova imagem ao Direito Penal e provocando uma srie de reformas legais, como no caso da Lei Maria da Penha em nosso pas, e que vm afetando a forma como, at ento, a vtima era neutralizada no processo penal. Conde e Hassemer (2008, p. 149) apontam as tendncias poltico-criminais que atualmente se manifestam a favor da vtima, e que se reetem em quatro mbitos distintos: a) Ampliao da proteo da vtima, que buscada custa de restries s garantias e direitos do acusado no processo penal como, por exemplo: admisso de provas ilcitas em prol da mulher vitimizada; maior valor probatrio ao depoimento da mulher, e no ao do homem, quando ela a vtima; condenao do homem baseada somente no testemunho da mulher vitimada, sem anlise de outras provas, o que enseja a adoo de medidas cautelares como a priso preventiva; b) No mbito de aplicao e execuo das penas, principalmente a de priso, insiste-se na preveno geral intimidatria, deixando de lado a nalidade de reinsero social, pleiteando a priso perptua ou a de morte para o estuprador, por exemplo, e eliminao de institutos como a progresso de regime, liberdade condicional ou outros benefcios penitencirios, como podemos perceber na redao original da Lei n 8.072 de 25 de julho de 1990 (Lei de Crimes Hediondos) que em seu artigo 2 dispunha serem insuscetveis de ana e liberdade provisria os crimes hediondos, entre eles o estupro e o homicdio 15

INFORMAO No site do Planalto (www. planalto.gov.br) voc pode visualizar na integra a Lei n 8.072, de 25 de julho de 1990, e a Lei n 11.464, de 28 de maro de 2007. Conra!

qualicado, e que no 1 deste mesmo artigo tambm dispunha que a pena por crime previsto neste artigo seria cumprida integralmente em regime fechado. Tal redao somente foi alterada com a Lei n 11.464, de 28 de maro de 2007 que, acompanhando a deciso proclamada pelo Supremo Tribunal Federal no Habeas Corpus 82.959, que declarou a inconstitucionalidade do 1 do art. 2 da Lei n 8.072/90 por violao da garantia constitucional da individualizao da pena (art. 5, XLIII da Constituio Federal de 1988). Paralelamente, os meios de comunicao social desencadeiam campanhas de lei e ordem, solicitando um maior rigor na atuao policial e uma tolerncia zero em caso de delitos de abuso sexual praticado contra menores e maus-tratos a mulheres, aplicando-lhe medidas excepcionais, s vezes de duvidosa constitucionalidade. Um exemplo que demonstra claramente at onde se pode chegar na valorizao dos sentimentos da vtima na determinao da gravidade da pena encontrado em slogans como contra o estupro, castrao, ou na jurisprudncia americana na chamada declarao de impacto da vtima, citado por Conde & Hassemer (2008, p. 150). Com ela, pretende-se que o Juiz, na fase de determinao da pena (sentencing), ou inclusive o Jurado, nos casos de aplicao da pena de morte, leve em considerao, tambm, o dano moral ou a dor que o delito causou na vtima ou em parentes. Assim, por exemplo, no caso Paune vs. Tennesse, o acusado foi condenado pena de morte pelo assassinato brutal da me e da lha, na presena do outro lho, Nicholas, de trs anos. O Promotor, para fundamentar o pedido da aplicao da pena de morte a qual o sujeito foi condenado, alegou: No futuro, o pequeno Nicholas crescer e vai querer saber o que ocorreu, e saber o que ocorreu com sua me e sua irm. Ir saber que tipo de Justia foi aplicada, que sentena foi prolatada. Com vosso veredicto lhes darei a resposta. c) Outra consequncia que demonstra a maior preocupao com a vtima o crescente protagonismo a ela dado no exerccio da ao penal. Em nosso pas, a vtima foi redescoberta com o advento da Lei n 9.099, de 26 de setembro de 1995, que proporcionou maiores condies de reparao do dano vtima. Mas vale observar que tal reparao somente tem incidncia no mbito da criminalidade pequena ou mdia, continuando no esquecimento as vtimas de delitos graves. E esta ainda falta de ateno vtima por parte do processo penal ocasiona o fenmeno conhecido como revitimizao ou vitimizao secundria, que o dano causado vtima no mais por seu agressor, mas pela excessiva burocracia do processo penal. d) Uma ltima tendncia o incremento de ajuda e aten-

16

o vtima por parte das instituies pblicas e a indenizao e ressarcimento do prejuzo causado pelo delito, no s por parte do condenado, mas, em caso de insolvncia deste, a cargo do errio pblico.

Cada uma destas tendncias vem se manifestando pouco a pouco nos dispositivos do Direito Penal de boa parte dos pases ocidentais. Mas vale observar que algumas dessas tendncias, inclusive, podem ser consideradas contrrias ideia de um Direito Penal de um Estado de Direito. Claro que no se pode objetar a tendncia a fomentar ajuda de assistncia material e psicolgica vtima, assim como a indenizao dos danos e prejuzos causados pela prtica do crime. Mas no se pode esquecer, tambm, que em crimes violentos e atentados terroristas a indenizao vtima tambm deve ser uma obrigao do Estado; ou nos casos de delitos com pluralidade de vtimas, cuja indenizao, praticamente, no pode ser coberta pelo patrimnio do condenado (como o caso de um crime ambiental que tenha como consequncia o envenenamento de pessoas em determinada localidade), devem ser criados mecanismos jurdicos que concedam vtima o direito de solicitar do Estado e dos entes pblicos a ajuda para superar os problemas ocasionados pelo delito.

No h que se objetar, tambm, quanto a maior participao da vtima no processo penal, sempre que esta atuao sirva para reforar a proteo e defesa de seus direitos e estimular o Ministrio Pblico a agir com mais zelo. Mas algumas reservas devem ser feitas quando esta interveno possa condicionar o prprio resultado do processo penal, sob o risco de estarmos ressuscitando o perodo da vingana privada. Tambm no se pode esquecer que a interveno da vtima no processo penal , por si s, mais uma vitimizao, no s pelo fato de ser obrigada a declarar muitas vezes sobre questes relativas sua intimidade, mas porque, sobretudo quando foi vtima de um delito contra a liberdade sexual, tem que se submeter a provas de periciais, como o exame de corpo de delito, cooperar com as autoridades policiais na qualidade de testemunha, comparecer s audincias, identicar o violador etc. A prpria investigao da autoria do homicdio, tambm, supe, desde j, uma violao intimidade corporal da vtima, em quem realizada a necrpsia, investiga seus rgos, analisa o sangue, o que comeu antes de ser assassinada, suas relaes amorosas ou familiares, seus movimentos nos dias anteriores, o estado de sua conta corrente etc. E tudo isso no feito para favorec-la (no caso dos crimes contra a vida, pois isso impossvel), mas para conseguir provas que sirvam para castigar o autor do delito e assim restabelecer a vigncia das normas jurdicas violadas e a conana dos cidados no correto funcionamento da Justia.

17

INFORMAO Disponibilizamos para voc um texto complementar sobre o Projeto Depoimento sem Dano. Conra!

Sem dvida os efeitos negativos desta vitimizao secundria devem ser reduzidos ao mximo. Neste sentido de maior preocupao com a vtima, tem-se criado delegacias especializadas para atender, por exemplo, mulheres vtimas de crimes sexuais ou maus-tratos, como as Delegacias da Mulher. Para colher depoimentos de crianas ou adolescentes vtimas de maus-tratos ou abusos sexuais temos um projeto denominado Depoimento Sem Dano. Tambm se tem adotado medidas que tentam evitar o contato visual direito entre a vtima e o autor do delito, permitindo, por exemplo, que a vtima faa o reconhecimento por detrs de um vidro espelhado.

Exerccio
Aps todas estas informaes voc conseguiria perceber como os conhecimentos vitimolgicos poderiam ajudar em sua vida? Acha que com tais conhecimentos seria mais fcil que voc conseguisse se prevenir de forma mais ecaz com o intuito de no se tornar uma vtima em potencial?

Chegamos ao nal da unidade 4, mas seu estudo est apenas comeando. Ainda temos disponibilizados os udios, exerccios e os fruns. Alm de voc poder pesquisar nos livros e artigos elencados nas referncias. Bons estudos! Encontraremo-nos no Unifor Online! Caso queira imprimir este contedo, voc pode utilizar a congurao econmica disponibilizada nas propriedades de impresso, de acordo com o programa de sua impressora.

18

Referncias
Associao Pais para Sempre. Disponvel em <http://www.paisparasemprebrasil.org>. Acessado em 21 de fevereiro de 2009. BOLETIM CBES. Sndrome de Alienao Parental (SAP): o lado sombrio da separao. In: http://blog.cbesaude.com. br/2007/08/15/sindrome-de-alienacao-parental-%E2%80%93o-lado-sombrio-da-separacao/ . Acessado em 21 de fevereiro de 2009. BRASIL. Lei n 8.072, de 25 de julho de 1990 (Lei de Crimes Hediondos). Dispe sobre os crimes hediondos, nos termos do art. 5, inciso XLIII, da Constituio Federal, e determina outras providncias. Disponvel em <http://www.planalto.gov.br/ ccivil_03/Leis/L8072.htm>. Acessado em 25 de maro de 2009. BRASIL. Lei n 9.099, de 26 de setembro de 1995. Dispe sobre os Juizados Especiais Cveis e Criminais e d outras providncias. Disponvel em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/ Leis/L9099.htm>. Acessado em 25 de maro de 2009. BRASIL. Lei n 11.340, de 7 de agosto de 2006. Cria mecanismos para coibir a violncia domstica e familiar contra a mulher, nos termos do 8 do art. 226 da Constituio Federal, da Conveno sobre a Eliminao de Todas as Formas de Discriminao contra as Mulheres e da Conveno Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violncia contra a Mulher; dispe sobre a criao dos Juizados de Violncia Domstica e Familiar contra a Mulher; altera o Cdigo de Processo Penal, o Cdigo Penal e a Lei de Execuo Penal; e d outras providncias. Disponvel em <http://www.planalto.gov.br/CCIVIL/_Ato2004-2006/2006/Lei/ L11340.htm>. Acessado em 25 de maro de 2009. BRASIL. Lei n 11.464, de 28 de maro de 2007. D nova redao ao art. 2 da Lei n 8.072, de 25 de julho de 1990, que dispe sobre os crimes hediondos, nos termos do inciso XLIII do art. 5 da Constituio Federal. Disponvel em <http://www.planalto. gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2007/Lei/L11464.htm#art1>. Acessado em 25 de maro de 2009. CEREZO DOMNGUEZ, Isabel. El homicdio em la pareja: tratamiento criminolgico, Valencia, 2000, p. 34. CONDE, Francisco Muoz; HASSEMER, Winfried. Introduo Criminologia. Rio de Janeiro: Ed. Lumen Juris, 2008, p. 133. DIAS, Maria Berenice. Sndrome da alienao parental, o que isso?. Disponvel em <http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto. asp?id=8690>. Acessado em 21 de fevereiro de 2009. FALOTICO, Carla. Vitimologia. Centro Universitrio Eurpides de

19

Marlia - Fundao de Ensino Eurpides Soares da Rocha, 2007. Disponvel em <http://www.univem.edu.br/cursos/tc_direito/ carla_falotico.pdf>. Acessado em 21 de abril 2009. FERNANDES, Newton; FERNANDES, Valter. Criminologia Integrada. So Paulo: Ed. Revista dos Tribunais, 2002. MEDINA ARIZA, Juanjo. Violencia contra la mujer en la pareja. Valencia, 2001, p. 98. MOLINA, Antonio Garca Pablos de. Criminologia: uma introduo a seus fundamentos tericos. So Paulo: Ed. Revista dos Tribunais, 4 edio revista e atualizada, 2002. SOUZA, Jean. Projeto Depoimento Sem Dano (DSD). Disponvel em < http://74.125.93.104/ search?q=cache:8ZaOFoBssyMJ:www.crprj.org.br/2007050702. asp+%22com+o+intuito+de+evitar+que+a+crian%C3%A7a +ou+adolescente+v%C3%ADtima+de+abuso+sexual+pass asse+por+mais+de+uma+inquiri%C3%A7%C3%A3o%22&c d=2&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br>. Acessado em 25 de maro de 2009.

20

You might also like