You are on page 1of 4

UNIDADE 4 ORGANOGRAMAS As cartas de controle so a base para a estruturao de uma organizao, pois so formadas por um conjunto ordenado de responsabilidades,

, autoridades, comunicaes e decises das unidades organizacionais de uma empresa. A Estrutura Formal => As organizaes bem administradas tm sua estrutura organizacional representada pelo que chamamos de ORGANOGRAMA, um grfico interligado por linhas horizontais e verticais que mostra aspectos chaves da organizao, incluindo: A diviso do trabalho - princpio que estabelece que divida o trabalho em seus componentes e design-los aos membros do grupo permite realizar mais do que se cada pessoa tentasse realizar sozinho o trabalho todo; Especializao - conceito pelo qual os empregados e administradores executam as atividades em que so mais qualificados e competentes; Unidade de comando - princpio onde cada empregado em uma organizao se reporta e recebe ordens s de um supervisor imediato; Cargos - composio de todas as atividades desempenhadas por uma pessoa; Nveis da administrao - camadas que refletem os graus de autoridade e responsabilidade da organizao;

aquela oficialmente definida na empresa com todas as formalidades e padres vigentes quanto forma de preparao e divulgao de normas a respeito. Ser encontrada: Comunicados; Instrues; Manuais de Procedimentos ou Organizao Forma Grfica: ORGANOGRAMA Forma Descritiva: DESCRIO DE CARGOS Embora necessria e tantas vezes desejada, a estrutura formal poder no ser adequada em determinadas empresas, e mesmo sendo adequada ter que conviver com a Estrutura Informal. A Estrutura Informal => Os funcionrios das empresas pertencem automaticamente e inevitavelmente vida informal das mesmas. Deste relacionamento do cotidiano, surgem: Entendimentos extra-estruturais; Conceitos alheios s normas; Sentimentos; Eventuais conflitos; Lideranas naturais; e Amizades e aes benficas ou prejudiciais empresa Na maioria dos casos, dada liberdade total para a organizao informal, mas isto perigoso e no tem razo de ser, porque ela pode ser administrada e direcionada positivamente. Nestes casos ocorre: Transparncia, Lealdade e Sentido de colaborao. Tipos de Estrutura Organizacional: Para se entender o desenho organizacional deve-se examinar os tipos de organizao mais comuns, quais sejam: Estrutura em linha (constituda por departamentos que desempenham atividades mais intimamente relacionadas sua misso ou propsito). A autoridade passa pelos nveis de gerenciamento e de superviso para chegar ao trabalhador, que quem operacionaliza a atividade.

A estrutura linear de larga aplicao nas organizaes burocrticas e com alto grau de formalismo.

Gerncia Geral

Gerncia de Servios

Gerncia Industrial

Seo de Pessoal

Seo de Material

Seo Financeira

Seo de PCP

Seo de Fabricao

Seo Comercial

Caractersticas -A chefia fonte exclusiva De autoridade; -As ordens seguem pela via Hierrquica; -Cada empregado recebe Ordens De um s chefe Imediato.

Vantagens Desvantagens -Aplicao simples; -No favorecer a especializao; -Fcil transmisso de ordens e recebimento -Organizao rgida; de informaes; -Sobrecarregar a direo; -Definio clara dos deveres e -Exigir chefes excepcionais; responsabilidades; -No favorecer o esprito de Equipe, -Decises rpidas; De cooperao; -Fcil manuteno da disciplina; -A excessiva centralizao dificulta -Baixo custo de administrao. A substituio do chefe.

Estrutura Funcional (um tipo de estrutura organizacional que predomina o princpio funcional, ou seja, as operaes so coordenadas por uma srie de supervisores especializados e no por uma exclusiva unidade de comando).

Gerncia Geral Superviso A Superviso B

rea Tcnica A

rea Tcnica B

rea Tcnica C

A1

A2

A3

B1

B2

B3

C1

C2

C3 Desvantagens - Difcil aplicao; - Requerem maior e mais difcil Coordenao; - Difcil manuteno da disciplina; - Diviso de controle; - Dificuldade na formao de chefes Administrativos; - Elevado custo.

Caractersticas Vantagens - As ordens seguem pela Via de -Promoo da especializao Valorizao da especializao; E o aperfeioamento; - Multiplicidade de contatos -Possibilidades de melhores Salrios e Entre supervisores e executores: Maior rendimento; empregado recebe ordens -Maior facilidade de adaptao das capacidades e Simultaneamente de mais de aptides Funo; Um supervisor; -Promoo da cooperao e o Trabalho em equipe; - Aplicao da diviso do Trabalho s - mais econmica a mdia e Longo prazo; Tarefas de execuo e s De superviso.-Torna a organizao de produo Mais flexvel

Estrutura de linha-staff (staff-and-line) uma organizao linear acrescida de posies de assessoria para servir aos departamentos e ajuda-los a atingir os objetivos da organizao de forma mais eficaz. Mais especificamente o staff ou assessoria apresenta-se em dois tipos: (a) Pessoal (criado para aconselhar, ajudar e prestar servio a um determinado administrador, s vezes chamado de assistente); (b) Especializada (cuja funo aconselhar e prestar servio linha e a todos elementos da organizao a partir de um conhecimento especfico sobre um assunto). A autoridade passa pelos nveis de gerenciamento e de superviso para chegar ao trabalhador, que quem operacionaliza a atividade. Segue as caractersticas bsicas da estrutura linear, distinguindo-se desta pela existncia de rgos de staff junto aos gerentes de linha.

Assessoria Plan. & Coord.

Departamen to de Apoio

Diviso de documentao. Assessor Tcnico Assessor Tcnico

Diviso de Adm. de Bens

Seo de Protocolo e Arquivo

Seo de Microfilmagem

Seo Adm. Bens Mveis

Seo Adm. Bens Imveis


Desvantagens -Requerer hbil coordenao Das orientaes emanadas Do staff; -As sugestes, s vezes, com Fundem-se com as ordens ou Entram em conflitos com Estas; -O staff pode usurpar a autoridade dos chefes de linha; -Os rgos de execuo reagem Contra as sugestes do staff.

Caractersticas Vantagens -Os dirigentes podem dispor, em Todos os -Facilitar a participao de especialistas Nveis, segundo as necessidades da organizao, em qualquer ponto da linha de um rgo de estudos, pesquisas, informaes, hierrquica; sugestes etc., denominado staff com a - -Possibilitar melhor controle finalidade de lhes prestarem assessoramento; da quantidade e qualidade; -O staff exerce somente autoridade de idias, -Tornar a organizao facilmente exceto quanto ao pessoal de sua estrutura Adaptvel as suas necessidades; interna, que integral; -Favorecer a execuo do trabalho das -Conquanto haja duas fontes de autoridade, Unidades de linha; apenas uma se projeta diretamente sobre cada -Utilizar em maior grau a Diviso do empregado, que a dos chefes de unidades de trabalho; linha; -Promover maior eficincia. -Cada empregado recebe ordens de um nico chefe imediato; -O staff pode ser unipessoal, Multipessoal, com estrutura em Linha ou colegiado.

Estrutura em Redes de Equipes - as organizaes bem-sucedidas em plena era da globalizao e mudana esto substituindo os seus tradicionais departamentos funcionais por redes de equipes multifuncionais ou interdisciplinares. Enquanto os departamentos so definitivos, permanentes, estveis e imutveis, as equipes de pessoas so mutveis, geis e flexveis, podendo redefinir suas atividades continuamente. A estrutura em redes de equipes se baseia no chamado empoweremet, ou seja, na delegao de autoridade e responsabilidade as equipes, que se tornam autnomas e auto-suficientes para decidir sobre seu trabalho, condies de trabalho, programao de atividades, qualidade, metas e resultados a alcanar etc. Essa estrutura flexvel torna as configuraes mais competitivas e geis no ambiente global e competitivo de hoje.

Conflito Percebido: Ocorre quando as partes percebem e compreendem que O conflito Existe porque sentem que seus objetivos so diferentes do objetivo silo diferentes dos Objetivos dos outros e que existem oportunidades para a interferncia ou bloqueio. o Chamado conflito latente, que as partes percebem que existe potencialmente '. Conflito Experenciado: Quando o conflito provoca sentimentos de hostilidade, raiva, Medo, descrdito entre uma parte c outra. o chamado conflito velado, quando Dissimulado, oculto e no manifestado externamente com clareza. Conflito Manifestado: Quando o conflito expresso e manifestado' atravs de um Comportamento, que a interferncia ativa ou passiva de pelo menos uma das partes. o chamado conflito aberto, que se manifesta sem dissimulao.

You might also like