You are on page 1of 8

A sigla DIU refere-se a Dispositivo Intra-Uterino, que vem a ser um importante mtodo contraceptivo reversvel sendo utilizado por

mais de 16 milhes de mulheres em todo o mundo. Pode ser composto por cobre ou impregnado com hormnio feminino, porm, independente de sua composio, um mtodo muito eficaz apresentando uma taxa de falha de 0,2%/ano. Mecanismos de ao

DIU de cobre: , basicamente, uma pea de plstico com formato de uma letra T enrolada com fios de cobre. A simples presena de um corpo estranho dentro do tero j faz com que se crie uma resposta inflamatria dentro da cavidade uterina, de tal forma que o tero se torna um ambiente mais hostil para os espermatozoides.

Alm disso, a presena do cobre no DIU aumenta o efeito espermicida do dispositivo, diminuindo a motilidade dos espermatozoides, o que praticamente impede a fecundao do vulo. Por fim, o DIU de cobre um dispositivo mais barato, e por isso mais acessvel populao como um todo. DIU Hormonal: um dispositivo inserido na cavidade uterina, tambm em formato de T, que possui um cilindro que libera uma forma de progesterona sinttica dentro do tero. Assim como no DIU de cobre, a presena dessa pea j causa, por si s, uma resposta inflamatria na cavidade uterina tornando-a um ambiente desfavorvel aos espermatozoides. A presena desta progesterona sinttica diminui a frequncia da ovulao e altera a consistncia do muco do colo do tero dificultando a passagem do esperma. A ao hormonal desta progesterona local e restrita ao tero, no havendo os efeitos colaterais comuns e indesejveis do uso de hormnios orais sistmicos.

Vantagens e desvantagens

Vantagens: o Pode permanecer no tero por vrios anos o No exige disciplina diria no uso, como ter que tomar plula todas as noites o No interfere no ato sexual Desvantagens: o Pode aumentar as dores no perodo menstrual o Pode aumentar o fluxo menstrual o No protege de doenas sexualmente transmissveis o Pode aumentar o risco de infeces ginecolgicas

A colocao deve ser realizada por um mdico ginecologista. muito importante que sejam seguidas todas as regras de assepsia visando diminuir a chance de infeco. O procedimento pode causar um certo desconforto, sendo usualmente prescrito um anti-inflamatrio oral horas antes para que esse incmodo sejas bem tolerado pelas pacientes, porm anestsicos locais podem ser utilizados para gerar maior conforto. importante realizar uma USG de controle aps a colocao para que se tenha certeza da posio correta do DIU na cavidade uterina. O acompanhamento de uma paciente com DIU o mesmo de todas as mulheres, ou seja, anual. A nica diferena que alm do exame preventivo para o cncer do colo de tero, as pacientes com DIU devem realizar USG para avaliar a posio do DIU.

Contra Indicaes no uso do DIU Algumas condies so proibitivas para o uso do DIU, visto que facilitam ou predispem condies prejudiciais a paciente, so elas:

Perodo ps-parto (48 horas- 4 semanas) Doena trofoblstica gestacional Cncer de ovrio/endomtrio/tero Mltiplos parceiros/ infeces ginecolgicas recorrentes Sangramento vaginal Gravidez Doena inflamatria plvica

Aqui no Centro Mdico Pastore, ns realizamos a colocao de DIU com toda a estrutura e higiene necessrias, profissionais capacitados, exames para o acompanhamento da paciente aps a colocao e a qualidade que j caracterstica nos nossos atendimentos.

DIU Dentre os muitos mtodos contraceptivos est o DIU Dispositivo Intra Uterino no se trata do mais comum, mas tambm no o mtodo menos procurado. Para saber se este um mtodo contraceptivo adequado ao seu estilo de vida veja o que o DIU e como ele funciona.

Como o prprio nome j sugere o DIU um dispositivo que fica dentro do tero da mulher. Trata-se de uma pequena pea de plstico que recoberta com cobre. Esse mtodo bastante interessante para mulheres que j tem filhos e esto pensando numa prxima gravidez para mais alguns anos ou ento em tomar uma deciso definitiva. O DIU considerado um mtodo contraceptivo to eficiente quanto a plula, mas preste bem ateno que este mtodo contraceptivo, ou seja, apenas impede uma gravidez, mas no te projete de doenas sexualmente transmissveis como a AIDS. Para a preveno de DST use camisinha. Um DIU moderno pode chegar a durar de 5 a 10 anos no organismo da mulher, esse aparelho deve ser colocado dentro do tero por um mdico para que seja feito da maneira correta. E mesmo com esse tempo de durao to grande necessrio sempre verificar como est o DIU, se ele est funcionando ou se est no lugar certo. O DIU funciona da seguinte maneira: libera sais de cobre no organismo que possuem uma funo espermicida, ou seja, matam os espermatozoides impedindo a gravidez. A quantidade de cobre existente no DIU determina quanto tempo ele tem de uso e qual a sua eficincia. Diafragma O diafragma, um mtodo anticoncepcional de barreira, uma cpula rasa feita de silicone (ou ltex), com bordas firmes e flexveis. Cobrindo o colo do tero, impede a passagem dos espermatozoides, evitando a fecundao. Alm de prevenir contra a gravidez, no tem efeitos hormonais, seu uso pode ser interrompido a qualquer momento, relativamente fcil de ser usado, pode ser colocado em at seis horas antes da relao sexual, no sentido pelo parceiro, e pode durar por at dois anos. Alguns estudos preliminares afirmam que o diafragma pode diminuir a manifestao de doenas como a gonorreia, doena inflamatria plvica aguda e cncer de colo de tero, este por evitar uma possvel passagem do HPV para esta regio. Porm, como a vulva e a parede vaginal no so protegidas, a camisinha se mostra, ainda, o nico mtodo anticoncepcional com alta eficcia de preveno contra DSTs. Largamente utilizado antes do advento das plulas anticoncepcionais, este mtodo se mostra seguramente eficaz neste sentido, quando utilizado da forma correta. Quanto a

isso, primeiramente a mulher deve se consultar com um mdico ginecologista, a fim de verificar se h alguma contraindicao e, caso no exista, receber as orientaes de uso e checar o tamanho exato do diafragma que dever adquirir. De maneira geral as taxas de falha entre as usurias de diafragma variam entre 2 e 23%, por ano de uso. O que e como funciona O diafragma um dispositivo de borracha com um aro flexvel que se introduz na vagina. Quando correctamente introduzido previne o contacto do esperma com o colo do tero, funcionando como meio eficaz de contracepo. Nvel de eficcia O diafragma oferece um nvel de eficcia relativamente alto. 15 gravidezes em cada 100 mulheres / ano Vantagens No interfere com o acto sexual Sem efeitos secundrios significativos Diminui a ocorrncia da Doena Inflamatria Plvica Desvantagens Dificuldade na utilizao Efeitos secundrios Os efeitos secundrios do diafragma so muito pouco frequentes. Contra-indicaes O Diafragma est contra-indicado quando: Existam fstulas, laceraes ou anomalias vaginais Se verifica a alergia borracha e sensibilidade a espermicidas Existe elevado risco de infeco por HIV evidente a incapacidade de manusear e utilizar correctamente ste muito usado, porm no muito conhecido. Muitas pessoas j ouviram falar, mais no sabem exatamente como ele funciona e se assim to eficaz. Bem, ele uma capa de silicone que tem a funo de cobrir o colo do tero fazendo com que os espermatozoides no o atinjam havendo assim ento uma gravidez. O bom deste mtodo que dura at dois anos. Mais saiba que antes de aderi-lo, importante que voc v at o seu mdico ginecologista, para que ele saiba lhe dizer o tamanho ideal do diafragma que voc ir usar, e assim colocar em voc. Algo que muito importante que voc saiba que se haver ganho de peso e gravidez, preciso que se aumente o diafragma. Mas

como se usa ele? Bem, antes de qualquer relao sexual, voc ir precisar coloca-lo em sua vagina e sempre associar o uso de espermicida. Que deve ser reaplicado de uma hora e meia a uma hora e meia, e claro que necessrio que voc esteja bem treinada para fazer esse procedimento. Quando terminada a sua relao, espere de seis a oito horas para retir-lo novamente, e depois de retirado, ele deve ser muito bem lavado com bastante gua e sabo e assim, ser guardado normalmente. Mas apesar de eficaz, ele pode trazer algumas desvantagens. Ele pode provocar, odor ftido, corrimento vaginal e pode aumentar o risco para a infeco do trato urinrio. Mas se esta com dvidas, no tenha vergonha de perguntar para o seu ginecologista ele saber a melhor forma de lhe explicar e ir dizer qual o melhor mtodo contraceptivo que mais se encaixa com o seu organismo. Por que cada mulher de um jeito, e cada uma delas tem um corpo diferente. No porque deu certo e funcionou para a sua amiga, que ir funcionar para voc tambm. preciso que se tome muito cuidado nessas circunstncias, especialmente porque nosso organismo totalmente sensvel e precisa do mximo de cuidado de nossa parte.

O que DIU?
O DIU um um dispositivo intra uterino que inserido no tero a fim de evitar uma possvel gravidez, seu mecanismo de ao envolve o momento de transio dos espermatozoides. Assim atravs de sua interferncia, o vulo no consegue ser fecundado. Este um objeto contraceptivo, mas que no muito utilizado nos dias de hoje.

Maior utilizao do DIU


Antigamente esse corpo estranho chamado de dispositivo intra uterino era muito utilizado pelos povos rabes; os mesmos colocavam pequenas pedras dentro do tero das camelas antes de grandes travessias pelo deserto, esse procedimento tambm foi utilizado em mulheres mas, s comeou a ser utilizada no sculo vinte, por conter muitos problemas como expulso e principalmente infeco, hoje em dia uma tcnica pouco utilizada.

Clique para ampliar

Como funciona o DIU?


O DIU um tipo de contraceptivo que evita a gravidez, ele colocado no colo uterino evitando que acontea uma concepo, um dos mtodos de preveno menos utilizados, pois em suas duas formas ele no conta com nenhum tipo de medicamento, ele age de acordo com seu mecanismo direto no tero. Outro local onde o mtodo chegou a ser muito utilizado foi na China, no entanto nos tempos modernos pouco se ouve a seu respeito.

Ao do DIU no tero
O DIU age no tero evitando a passagem dos espermatozoides, afinal o seu caminho at as trompas impedido. Existem vrios tipos de DIU, vejamos alguns deles abaixo.

DIU de cobre

Ele feito de plstico, com filamento de cobre enrolado em sua haste vertical. O modelo( TCu-380 A) tem anis de cobre em suas hastes horizontais. E so revestidos com 314mm2 de cobre na haste vertical e dois anis de 33mm2 de cobre em cada haste horizontal.

DIU de hormnio

fabricado de plstico e a haste vertical envolvida por uma cpsula que libera continuamente pequenas quantidades de levonorgestrel. O Sistema Intra-uterino LNG20 (Mirena) desse tipo, ele age liberando hormnios no tero que impedem a fecundao, atravs da inibio da ovulao. Este o tipo de DIU mais recomendado nos dias de hoje.

DIU inerte

Clique para ampliar feito de plstico ou ao inoxidvel, esse modelo de DIU no se usa na atualidade; entretanto, mulheres que j so usurias podem continuar usando at 6 meses aps a menopausa, quando dever ser removido.

You might also like