You are on page 1of 7

Laboratrio de Engenharia Qumica I Centro Universitrio da FEI

1. Objetivo Fragmentar uma determinada amostra de areia determinando sua distribuio granulomtrica diferencial e cumulativa, realizando uma comparao com a amostra antes da fragmentao. Em seguida determinar a potncia consumida nesta operao de moagem. 2. Introduo A moagem uma importante operao industrial. Ela realizada para satisfazer a especificaes de tamanho de partculas bem definidas. Sendo suas finalidades: preparar matrias primas para posterior processamento, atingir especificaes de tamanho, aumentar superfcie de contato e finalmente facilitar homogeneizao. 3. Embasamento Terico Devido diversidade estrutural dos materiais slidos processados na indstria e as diversas fragmentaes desejadas, a operao de moagem no poder ser nica. Cada tipo de material fragmentado por mecanismos diferentes. Os slidos podem sofrer reduo de tamanho atravs de vrios tipos de solicitaes, no entanto na indstria utilizam-se apenas quatro mecanismos, sendo eles: compresso, impacto, atrito e corte. A moagem pode ser realizada em batelada ou em operao contnua. Um problema associado a distribuio granulomtrica das partculas do produto a dissipao da energia que no foi utilizada na moagem, devida a isso, tem-se um baixo rendimento, apenas 0,1 a 2% da energia fornecida mquina realmente utilizada para o aumento da energia de superfcie do material. Este calor dissipado deve ser retirado para no provocar aquecimento da carga. Temos uma variedade de equipamentos para esta operao, no entanto requer cuidado ao se escolher o mesmo, pois no h padronizao. O parmetro utilizado para classificar os equipamentos de fragmentao de slidos so o tamanho das partculas de alimentao e do produto. As mquinas que efetuam uma fragmentao grosseira so os britadores e as que se obtm um produto fino so os moinhos, como mostra a seguir:
Equipamento
Britadores Moinhos

Tipo
Primrios ou grosseiros Secundrios ou intermedirios Finos Coloidais

Alimentao
10 cm a 1,50 cm 0,5 a 5 cm 0,2 a 0,5 cm 80 mesh

Produto
0,5 a 5 cm 0,1 a 0,5 (10 a 3 mesh) 200 mesh at 0,01

_________________________________________________________________________ Moagem 1

Laboratrio de Engenharia Qumica I Centro Universitrio da FEI

3.1. O mtodo A amostra colocada no moinho de bolas juntamente com as bolas que preenchem parcialmente o reservatrio. O moinho de bolas consiste em um tambor cilndrico rotativo, possuindo dimetro igual ao seu comprimento. Durante a operao as bolas caem sobre o material a ser fragmentado, sendo desta maneira a ao de moagem principal o impacto e temo-se tambm o atrito. E devido velocidade de rotao do moinho h a formao de cascata. Porm, h uma rotao crtica do tambor a partir da qual as bolas comeam a centrifugar e ento a ao de moagem tem baixos valores. A rotao crtica (rpm) dada por: Partindo-se da igualdade:
m.v 2 = m.g (1) R r

sendo que :

v = .( R r ) (2)

Substituindo (2) em (1) tem-se : 2 .( R r ) = g Obtm-se : nc =


1 2. g Rr nc = 29,9

e como : = 2 .r
1 R r

Sendo: R : raio do moinho (m) r : raio das bolas (m)


n : Rotao

: velocidade Angular
nc : Rotao Crtica
g : como 9,81 m / s 2

Para uma operao adequada adota-se em geral:


0,65.nc <
n op <

0,8.nc

Onde: nop: rotao de operao do moinho (rpm) Na anlise do produto obtido realiza-se uma anlise granulomtrica. Que consiste no peneiramento atravs de peneiras com aberturas em ordem decrescente de tamanho. As quantidades retidas nas peneiras e na panela so determinadas por pesagem e ento pode-se calcular as fraes retidas em cada peneira, como mostrada a seguir:

_________________________________________________________________________ Moagem 2

Laboratrio de Engenharia Qumica I Centro Universitrio da FEI

xi =

mi m = n i m mi
i =1

Sendo: xi : frao mssica de partculas retidas na peneira i Os resultados so apresentados na forma de grficos ou tabelas. Que podem ser a anlise granulomtrica diferencial ou anlise granulomtrica acumulada. Atravs da anlise granulomtrica pode-se determinar diferentes dados a respeito do produto obtido. Como: 3.1.1. Dimetro mdio aritmtico ( D a ) : o dimetro da partcula de tamanho mdio. Sendo importante no estudo da filtrao de partculas slidas atravs de malhas.

Da =

Dp
i =1 n

xi xi

2 i

Dp
i =1

(2)
3

3.1.2. Dimetro mdio superficial superfcie externa como critrio.

(D s ) :

uma grandeza estatstica obtida com a

Ds =

1 xi (3) i =1 D p i
n

3.1.3. Dimetro mdio volumtrico ( D v ) : o dimetro da partcula de volume mdio, isto , multiplicando o volume desta partcula pelo nmero de partculas da amostra obtmse o volume total do slido.

Dv =
3

Dp
i =1

1 xi

(4)
3 i

3.1.4. rea especfica em relao massa:


Am =
n x 6 i (5) p i =1 D pi

_________________________________________________________________________ Moagem 3

Laboratrio de Engenharia Qumica I Centro Universitrio da FEI

3.1.5. Potncia Necessria (Lei de Bond) Adotou-se o uso da Lei de Bond por conta da disponibilidade do ndice de trabalho, uma vez que este tabelado, diferentemente das constantes envolvidas nas Leis de Rittinger e Kick.
P = 0,3162.Wi . T 1 Dp Da 1

P : Potncia Necessria T : Pr oduo ( massa / tempo) Da : dimetro da A lim entao D p : dimetro do Pr oduto Wi : ndice de trabalho, cons tan te depende somente do material ( kWh / ton)

4. Materiais Amostra de areia (300 g) Moinho de bolas Balana semi-analtica Bquer de 500 ml Conjunto de peneiras padro (Srie Tyler) Agitador Esptula

5. Procedimento Experimental Primeiramente deve-se medir o dimetro das bolas e do moinho para determinar a massa de amostra que ser carregada no tambor e a rotao crtica. Em seguida pesa-se a amostra de areia (300 g) e coloca-se tal amostra no moinho de bolas. Ativa-se o equipamento por um tempo at que o tamanho de partculas desejado seja atingido (15 minutos). Aps o trmino da moagem, retira-se a amostra do moinho de bolas e coloca-se em um conjunto de peneiras (9, 16, 24, 35, 60, 150 e 250 MESH) previamente pesadas individualmente, com aberturas progressivamente menores. Decorrido o tempo de agitao, pesam-se as peneiras de modo a determinar a massa retida em cada uma.

_________________________________________________________________________ Moagem 4

Laboratrio de Engenharia Qumica I Centro Universitrio da FEI

6. Bibliografia GOMIDE, R. Operaes Unitrias, Edio do Autor. Volume 1, So Paulo, 1983, p.13 a 31. Notas de aula Operaes Unitrias I

_________________________________________________________________________ Moagem 5

Laboratrio de Engenharia Qumica I Centro Universitrio da FEI

_________________________________________________________________________ Moagem 6

Laboratrio de Engenharia Qumica I Centro Universitrio da FEI

_________________________________________________________________________ Moagem 7

You might also like