You are on page 1of 25

A Mutualidade de Santa Maria Associao Mutualista

DESENVOLVIMENTO E ANIMAO SOCIAL

A Mutualidade de Santa Maria Associao Mutualista

O convvio pessoal sempre foi um desafio para a humanidade e, durante algum tempo, passou sem ser notado devido a algumas condutas relacionadas com a individualidade, a centralizao do poder e a valorizao dos produtos em vez das pessoas (Alonso, 2008). Com o aumento da facilidade de acesso informao e com o sensvel aumento da escolaridade da populao, temos a formao de cidados exigentes e crticos. Desta forma, passou-se a valorizar a qualidade de produtos e servios e, posteriormente, as pessoas que os produzem (Alonso, 2008). As instituies perceberam que o sucesso de sua filosofia est no factor humano, ou seja, no seu interior. Somando o factor mencionado anteriormente com a situao actual, onde vivemos um acelerado ritmo de mudanas que exige uma capacidade permanente de adaptao, no possvel negar a necessidade de investir no ser humano, gerando os mais variados processos de trabalho, com um conceito diferenciado de gesto de pessoas (Alonso, 2008). Dentre estes processos, podemos destacar a gerncia participativa, o 5 S, o trabalho humanizado, o horrio de trabalho pedaggico colectivo, o horrio de estudo em conjunto, o desenvolvimento de pessoas e as dinmicas de grupo (Alonso, 2008). Dinmica de grupo uma ideologia poltica, interessada nas formas de organizao e na direco de grupos, acentuando a importncia da liderana democrtica, a participao dos membros nas decises e vantagens das actividades cooperativas em grupo (Alonso, 2008).

CAPTULO I ATRACO INTERPESSOAL 1.1.TEORIAS DA ATRACO INTERPESSOAL Porque que as pessoas so atradas por umas e no por outras? 1.1.1. Teoria do reforo Esta teoria salienta o poder de uma recompensa (ou uma experincia positiva) para fazer com que queiramos o comportamento que conduziu recompensa (Nunes, 2008, Farinha, 2005).

A Mutualidade de Santa Maria Associao Mutualista

Modelo Reforo-afecto Modelo afecto-reforo Princpios bsicos

A maior parte dos estmulos de outras pessoas recompensam ou castigam; Estmulos que recompensam provocam sentimentos positivos, estmulos que castigam suscitam sentimentos negativos, num continuum desde extremamente positivo a extremamente negativo. Estes estmulos so avaliados num continuum desde gostam muito at no gostam nada (Nunes, 2008; Farinha, 2005). Mediante um qualquer estmulo neutro associado com uma recompensa ou castigo torna-se avaliado de modo semelhante (Nunes, 2008; Farinha, 2005). Na maior parte das situaes no so os atributos de uma pessoa que so importantes para a atraco interpessoal, mas simplesmente associao de sentimentos positivos e agradveis com essa pessoa (Nunes, 2008; Farinha, 2005). 1.1.2. Teoria da Troca Social Esta Teoria pstula que o reforo um alicerce importante da atraco interpessoal. Isto , tem em considerao ambas as partes do relacionamento (Nunes, 2008). Caracteriza as relaes como uma troca de recompensas e custos. A satisfao sentida por uma pessoa numa relao pode ser prevista se conhecermos 2 coisas: Que recompensa ganha uma pessoa por estar com outra; Que recompensas actuais uma pessoa proporciona em comparao com

as recompensas esperadas de outra pessoa (Nunes, 2008). 1.1.3. Teoria da Equidade Segundo esta teoria no se tem em conta somente os prprios custos e recompensas como tambm os custos e recompensas para outra pessoa na relao. Isto sugere que tentemos manter um equilbrio entre as recompensas e os custos que vivenciamos e os que experincia o nosso parceiro (Nunes, 2008). A restaurao do equilbrio quer ajustando as recompensas, quer ajustando as percepes das contribuies e das recompensas para realizar a equidade psicolgica (Nunes, 2008).

A Mutualidade de Santa Maria Associao Mutualista

1.1.4. Explicaes Sociobiolgicas Teoria que explica a atraco recorrendo a ideias da teoria evolutiva e coloca o comportamento social no contexto do nosso passado evolutivo. Defende que o ser humano age egoisticamente para tornar mxima a possibilidade de perpetuao dos prprios genes (Farinha, 2005). Exemplo disso as diferenas sexuais na reproduo sugerem que as mulheres necessitam de ser muito mais selectivas e de maximizar cada investimento assegurandose que os seus parceiros podem providenciar os recursos necessrios para a sobrevivncia da criana. Os homens podem ser menos selectivos, mas podem maximizar os seus investimentos mediante a escolha de mulheres com sade e juventude exigida para a reproduo (Farinha, 2005). Em concluso, gostamos das pessoas que nos recompensam e que nos ajudam a satisfazer as nossas necessidades. Quatro aspectos importantes que afectam a atraco interpessoal: o reforo, a troca social, a equidade e a sociobiologia. A teoria do reforo sugere que somos atrados pelas pessoas que associamos a sentimentos positivos (Nunes, 2008, Farinha, 2005). A teoria da troca social concorda que as pessoas procuram reforo, mas sublinha tambm que os julgamentos sobre atraco esto baseados nos clculos dos custos e benefcios suscitados pela relao (Nunes, 2008; Farinha, 2005). A teoria da equidade sublinha a justia e defende que a estabilidade nas relaes depende em parte de conseguir normas de distribuio de custos e benefcios que sejam equitativos para ambas as partes (Nunes, 2008; Farinha, 2005). As teorias sociobiolgicas parecem ser particularmente teis para sublinhar a estrutura ampla em que evoluem as prticas culturais e o comportamento social (Nunes, 2008).

1.2. DETERMINANTES DA ATRACO INTERPESSOAL 1.2.1. Familiaridade Quantas mais vezes os sujeitos tinham visto uma face, mais diziam que gostavam da pessoa (Varela, 2004). A expectativa de interaco aumenta o gostar.

A Mutualidade de Santa Maria Associao Mutualista

O facto de ser desagradvel ter contactos com uma pessoa que no gostamos, a expectativa de interaco pode contribuir para que as pessoas formem uma impresso mais favorvel (Varela, 2004). 1.2.2. Proximidade Um dos factores que contribui para o aumento da probabilidade das pessoas se encontrarem e estabelecerem relaes a proximidade geogrfica (Varela, 2005). Diversos estudos procuraram mostrar que formamos relaes com as pessoas que esto na nossa proximidade e que as relaes mais fortes so formadas com aqueles que vivem mais perto ou trabalham nos mesmos locais(Varela, 2005) . A proximidade pode ser 2 tipos: Distncia fsica actual que existe entre 2 pessoas; Distncia funcional entre 2 pessoas

A proximidade leva atraco em vez da repulsa quando as pessoas com que se interage so iguais, quando a cooperao prevalece sobre a competio, e quando as atitudes entre as pessoas que interagem so positivas ou neutras e no negativas (Varela, 2005). 1.2.3. Semelhana Tendemos a gostar das pessoas que so semelhantes a ns na personalidade, nas atitudes, nos valores e em caractersticas sociodemograficas (Varela, 2005).

Atraco Quanto maior a semelhana nas atitudes de 2 pessoas, mais gostaro uma da outra (Varela, 2005). Por exemplo: Semelhana de valores um factor importante na atraco. Dados sociodemogrficos, por exemplo, origem tnica, religio, afiliao

poltica, classe social, instruo e idade (Varela, 2005). 1.2.4. Complementaridade

A Mutualidade de Santa Maria Associao Mutualista

Somos atrados por pessoas um pouco diferentes de ns mas que nos complementam (Varela, 2005). Segundo Kerckoff e Davis no comeo das relaes a complementariedade no muito importante, no entanto torna-se cimento necessrio para que as pessoas permaneam juntas por muito tempo (Varela, 2005). 1.2.5. Reciprocidade Reciprocidade do gostas, isto implica que tendemos a gostar daqueles que gostam de ns (Varela, 2005). 1.2.6. Qualidades Positivas Gostamos mais de pessoas com qualidades agradveis que com qualidades desagradveis (Varela, 2005). Em concluso, um contacto mais frequente est associado a uma atraco maior. Se uma pessoa avaliada no inicio de modo neutro ou ligeiramente positivo, a exposio repetida suscita o aumento do gostar. No entanto, um contacto repetido com algum que no se goste pode aumentar a hostilidade (Varela, 2005). Outro factor de atraco a proximidade que determina as interaces sociais, mas no determina a sua qualidade (Varela, 2005). Tendemos a gostar de pessoas que so semelhantes a ns nas atitudes, valores, interesses, personalidade e caractersticas demogrficas (Varela, 2005). A complementaridade na personalidade no afecta a atraco. J a complementaridade no comportamento e em reas de realizao pode aumentar a atraco (Varela, 2005). As pessoas gostam das que gostam delas e sentem maior atraco pelas que expressam atitudes positivas (Varela, 2005).

1.3.

ATRACTIVIDADE FSICA

O que se entende por fisicamente atraente?

A Mutualidade de Santa Maria Associao Mutualista

So diversos os factores fsicos e comportamentais que podem estar implicados, tais como: - a altura - a constituio fsica - riso - o rosto - nome - esteretipos A atractividade no um dado absoluto. H uma grande variao nas opinies sobre o que constitui a beleza em diferentes culturas, bem como no seio da mesma cultura ao longo do tempo. As condies em que o julgamento feito tambm se revestem de importncia (Lee-Manoel; Salum & Morais; Bussab & Otta, s.d.) . 1.3.1. Hiptese da correspondncia Diversos autores mostraram que os sujeitos escolhem parceiros comparveis em termos de atractividade fsica. Isto quer dizer que se no abstracto preferimos uma pessoa mais atractiva, em contexto real escolhemos algum que se aproxime do nosso nvel de atractividade. Ao fazermos essa escolha, combinamos a informao sobre a atractividade da pessoa com o nosso prprio julgamento de probabilidade em sermos aceites, e perante essas estratgias o resultado muitas vezes de correspondncia. (Lee-Manoel; Salum & Morais; Bussab & Otta, s.d.) 1.3.2. Esteretipos de Atractividade fsica Existe uma tendncia para se pensar que o que bonito bom. O esteretipo da atractividade fsica pressupe que as pessoas atraentes possuem caractersticas socialmente desejveis (Lee-Manoel; Salum & Morais; Bussab & Otta, s.d.). Estudos realizados demonstraram que as pessoas atraentes eram consideradas sexualmente mais impressionveis, sensveis, amveis, interessantes, fortes, equilibradas, modestas e sociveis. Tambm com mais possibilidades de arranjar empregos de prestigio, de se tornarem esposas/maridos mais competentes e de serem mais felizes no casamento (Lee-Manoel; Salum & Morais; Bussab & Otta, s.d.).

A Mutualidade de Santa Maria Associao Mutualista

O homem tem esteretipos das pessoas atractivas como sendo competentes socialmente. No entanto, a atractividade fsica no afecta os nossos julgamentos de integridade (honestidade), nem de adaptao (elevada auto-estima, felicidade e maturidade) (Lee-Manoel; Salum & Morais; Bussab & Otta, s.d.). Embora a beleza traga vantagens tem tambm um lado negativo. As pessoas atraentes podem sofrer com avanos sexuais desagradveis do sexo oposto e de ressentimentos dos membros do mesmo sexo. Raramente podem estar seguras se os outros tm em conta as suas qualidades interiores ou s a aparncia, que desaparece com o tempo (Lee-Manoel; Salum e Morais; Bussab & Otta, s.d.). Podemos concluir que a atractividade fsica tem um grande impacto na atraco inicial de uma pessoa por outra. s pessoas fisicamente atractivas so atribudas outras caractersticas desejveis (Lee-Manoel; Salum & Morais; Bussab & Otta, s.d.). Existe uma evidncia de que as pessoas que estabelecem relacionamentos (namorados e casais) tendem a ser mais semelhantes no nvel de beleza do que pares aleatrios, isto apoia a hiptese de correspondncia (Lee-Manoel; Salum & Morais; Bussab & Otta, s.d.). Tambm evidente que as pessoas preferem associar-se com pessoas atractivas, atribuindo-lhes boas qualidades. Em consequncia de esteretipos, as pessoas bonitas tem muitas vezes interaces mais gratificantes, tem uma melhor auto-conceito e mais habilidades sociais que a mdia das pessoas (Lee-Manoel; Salum & Morais; Bussab & Otta, s.d.).

CAPTULO II COMUNICAO Comunicao uma componente bsica das relaes humanas, tendo como objectivo provocar uma resposta. um processo que abrange todos os mecanismos pelos quais um indivduo provoca reaces. Comunicar significa, por isso, partilhar um certo contedo de informaes, tais como pensamentos, ideias, intenes, desejos e conhecimentos. Atravs do acto de comunicar, experimentamos o sentido de comunho, com aquele a quem nos dirigimos, pois passamos a ter algo em comum (Rgo, s.d., Oliveira; s.d.).

A Mutualidade de Santa Maria Associao Mutualista

O homem utiliza um complexo sistema de smbolos para se relacionar com os outros: Sinais verbais; Sinais escritos; Sinais no verbais (Oliveira, s.d.).

Atravs deste sistema de sinais, exprimimos o que queremos o que queremos as outras pessoas e estabelecemos um sistema de relaes (Rgo, s.d., Oliveira; s.d.). O modo como se comunica resulta de um processo de aprendizagem, cada ser humano integra-o na sua prpria individualidade e desenvolvimento, em funo das suas caractersticas pessoais, necessidades e desejos (s.a., 2006). Todos os comportamentos vividos e assumidos so adquiridos e comunicamos de modo a que cada indivduo os adopte e os torne seus. Ns estamos constantemente a transmitir mensagens, aqueles que nos observam (Rgo, s.d., Oliveira; s.d., Serra, 2006).

No podemos no comunicar 1.1. ELEMENTOS DA COMUNICAO

Comunicar trocar mensagens. Embora a situao de comunicao se possa apresentar de muitas maneiras diferentes, comporta sempre alguns elementos que lhe so caractersticos (Prates, 1997). Desta forma para que haja comunicao tem que estar presentes 3 elementos essenciais: O emissor Mensagem Receptor.

O emissor o sujeito que emite ou transmite a mensagem; O receptor o sujeito a quem se dirige a mensagem; A mensagem o contedo da comunicao; O canal todo o suporte que serve de veculo a mensagem (Serra, 2006).

A Mutualidade de Santa Maria Associao Mutualista

Comunicar procurar no interior de cada um, as significaes para os estmulos ou acontecimentos. Logo, fundamental que, no processo de comunicao, tenhamos presente, no s o significado que atribumos s coisas, os nossos gestos, palavras, e expresses, mas que atendamos s possveis significaes que as outras pessoas, com quem comunicamos, lhes possam dar (Prates, 1997). 2.2. PROCESSO DE COMUNICAO O processo de comunicao inicia-se com a elaborao da mensagem. O ciclo comunicacional inicia-se com uma operao mental, pensa-se naquilo que se deseja manifestar, um sentimento, uma opinio, para depois se organizar os elementos estruturantes do contedo mental e assim conceber a mensagem (Serra, 2006). A partir daqui escolhem-se as palavras adequadas e constri-se a frase. A esta fase chama-se codificao. Aps a codificao verifica-se a emisso da mensagem, que por sua vez ser descodificada pelo receptor (Serra, 2006). Na transmisso e retransmisso da mensagem podem ocorrer distores por vrias razes: m dico ou deficiente audio, ignorncia do sentido das palavras ou atribuio de significado desvirtuado devido ao contexto. s distores provocadas por ordem fsica ou fisiolgica d-se o nome de rudos; s resultantes de ordem psicolgica d-se o nome de filtragens (Serra, 2006). De todas as possveis interferncias no circuito de comunicao, as maiores dificuldades surgem na descodificao e na interpretao da mensagem. Esta pode ficar de imediato reduzida por efeito da simplificao operada pelo receptor ao desprezar certos pormenores da informao. A sensibilidade pessoal naquele momento pode levlo a prestar maior ateno a uns aspectos e negligenciar outros. Ele tem o seu prprio cdigo lingustico, o seu vocabulrio pessoal mais ou menos rico de significaes. Em funo disso pode reduzir ou ampliar o significado que a mensagem traz do emissor, enfatizando, porventura, matizes secundrios ou menosprezando aspectos essenciais. Raramente a captar com fidelidade e em sintonia cultural e afectiva com o emissor. Tudo isto porque a sua interpretao feita por referncia aos prprios conceitos, princpios e valores (Serra, 2006). Nenhuma mensagem recebida passivamente ou de forma neutra. Assume sempre uma significao pessoal.

A Mutualidade de Santa Maria Associao Mutualista

2.3. BARREIRAS COMUNICAO A comunicao pe os interlocutores em interaco dinmica. Nesta relao h mltiplos factores que determinam o seu xito ou fracasso (Dias, s.d.). Entende-se por barreiras comunicao os obstculos que dificultam a emisso e/ou recepo das mensagens (Dias, s.d.). 2.3.1. Quadro de referncia pessoal Cada interlocutor tem um conjunto de ideias, opinies, regras, princpios e valores que definem a sua maneira pessoal de pensar, sentir e agir. Ora em funo deste quadro de referncias que o emissor organiza a sua mensagem. Por isso, quando comunica com outrem v tudo o que diz ou escreve luz do seu prprio saber e no seu contexto pessoal, que nico, pois o receptor no teve as mesmas vivncias do emissor, e vice-versa (Serra, 2006). Quanto mais divergentes tiverem sido as vivncias, mais dspares sero os quadros de referncia e tanto mais difcil se tornara a comunicao. Este o principal obstculo comunicao, principal porque inevitvel e porque tem-se pouca conscincia dele (Serra, 2006). 2.3.2. Desempenho de papis Cada ser humano assume atitudes diferentes em cada momento do seu relacionamento interpessoal, de acordo com o papel que na circunstncia desempenha (Dias, s.d.). Desta forma, se um individuo fala com outro e este , por hiptese, seu subordinado, aquele tem comportamentos prprios de quem chefe, adequados com a ideia que ele tem do que ser chefe. Fala de certa maneira com o outro, e deste espera respostas e atitudes apropriadas com o conceito que aquele tem do que ser subordinado (Dias, s.d.). Este conjunto de comportamentos, usos e costumes caractersticos do meio constituem mais um factor condicionante da comunicao (Dias, s.d.).

A Mutualidade de Santa Maria Associao Mutualista

2.3.3. Clima relacional A atmosfera afectiva que se cria entre o emissor e o receptor tambm importante. Se a comunicao se opera entre pessoas que j se conheciam anteriormente, gera-se um clima afectivo definido com base nas interaces anteriores: amistoso ou indiferente, de intimidade ou de desconfiana, A sua alterao depender dos moldes em que prosseguir o processo comunicacional (Dias, s.d.). Se a comunicao se operar entre pessoas que no se conheciam anteriormente, o clima afectivo que surgir no inicio, de simpatia ou antipatia condicionar a comunicao (Serra, 2006). 2.4. TIPOS DE COMUNICAO Existem dois tipos de comunicao interpessoal: verbal e no-verbal. O estudo dos sinais no-verbais de extrema importncia para a compreenso do fenmeno comunicacional. A comunicao no-verbal o processo pelo qual, as pessoas, manipulam intencionalmente ou no aces e expectativas, exprimindo experincias, sentimentos e atitudes de forma a relacionarem-se e controlarem-se a si prprios, aos outros e ao ambiente (Serra, 2006; s.a., 2006). As quatro diferenas para com a linguagem verbal ajudam a compreender a comunicao no-verbal (s. a., 2006). Em primeiro lugar, a grande maioria dos comportamentos no-verbais so intuitivos e baseados normas. excepo das boas maneiras ou etiqueta, a comunicao no-verbal sujeita a pouco treino. Por oposio, a comunicao verbal estruturada e alvo de contnuo treino formal e informal (s.a., 2006). Em segundo lugar, a comunicao verbal est limitada ao uso da linguagem. A comunicao no-verbal toda a comunicao que no use palavras. No entanto esta diviso fictcia, pois salvo alguns sinais que se sustentam por si prprios, por exemplo, o polegar a pedir boleia, a maioria da comunicao no-verbal ocorre em conjunto com a verbal. O silncio s se torna um acto no-verbal significante se representar um corte no discurso verbal (Serra, 2006). A comunicao no-verbal funciona no presente e em dependncia do contexto, constituindo a terceira distino da comunicao verbal. Isto , qualquer comportamento

A Mutualidade de Santa Maria Associao Mutualista

no-verbal a que uma ou ambas as partes do processo atribuam significado, intencionalmente ou no, torna-se comunicao (s.a, 2006). A quarta distino refere-se capacidade comunicacional do comportamento no-verbal ser dependente da possibilidade de uma resposta ou feedback comportamental (s.a., 2006). Os sinais no-verbais podem ser englobados em oito categorias: nomeadamente: Fornecer dados sobre o comunicador, sobre a sua situao e sobre a sua relao; Gesto do tipo de relacionamento pretendido pelo emissor; Partilha de emoes, pensamentos e pontos de vista; Gesto de impresses; Gesto de interaco; Facilitar a consequncia pretendida pela mensagem (Serra, 2006). Ambiente fsico; Posicionamento do corpo em relao ao outro; Postura; Gestos das mos; Expresso e movimentos faciais; Tom de voz; Roupas, modo de vestir e aparncia (Serra, 2006);

Todos estes sinais cumprem uma ou mais funes comunicacionais,

Em concluso a linguagem no-verbal assume particular importncia no contexto organizacional actual, uma vez que a sociedade, cada vez mais, se insere em contextos multiculturais e beneficia de diferentes culturas (s.a., 2006). CAPTULO IIIO HOMEM COMO SER SOCIAL

Somos sociais no apenas porque dependemos de outros para viver, mas porque os outros influenciam na maneira como convivemos com ns mesmos e com aquilo que fazemos. Eugnio Mussak

A Mutualidade de Santa Maria Associao Mutualista

O homem um ser social, e o ambiente de trabalho o local onde esse conceito mais testado durante a vida adulta. Actualmente j no existem profisses exercidas isoladamente, como faziam os antigos artesos. A maioria das funes actualmente executada em equipas (s.a., s.d.). A raiva, os cimes, as frustraes, o medo passam muito tempo escondidos antes de se mostrarem na sua plenitude (s.a., s.d.). tambm no grupo que se vive a afectividade, a capacidade de compartilhar sentimentos positivos, aprender e colaborar. Se pensarmos um pouco sobre o ambiente social podemos perceber que est relacionado com dois factores: com o ambiente de trabalho e com as relaes interpessoais. As relaes interpessoais influenciam a dependncia funcional que as pessoas tm entre si e tambm no seu lado humano (s.a., s.d.). Logo o resultado profissional depende da interaco entre ambos factores. Gostar do trabalho mas conviver num ambiente negativo no muito diferente de no ter aptido para a tarefa apesar de estar entre amigos (s.a., s.d.). O ambiente fundamental, pois a percepo do valor e da beleza do trabalho pode ser influenciada por ele. Logo somos sociais no apenas porque dependemos de outros para viver, mas porque os outros influenciam na maneira como convivemos connosco mesmos e com aquilo que fazemos (s.a., s.d.). O homem um ser social pois frgil demais para viver sozinho. No entanto, o seu maior problema reside no facto de que ele ainda no aprender bem a viver em sociedade. Conviver significa ter em considerao o semelhante com todas as suas caractersticas pessoais. Conviver significa compartilhar, repartir, confiar, tolerar, ajudar, entender (s.a., s.d.).

3.1. SOCIALIZAO Socializao o processo atravs do qual o indivduo se integra no grupo em que nasceu adquirindo os seus hbitos e valores caractersticos. atravs da Socializao que o indivduo pode desenvolver a sua personalidade e ser admitido na sociedade. A socializao , portanto, um processo fundamental no apenas para a

A Mutualidade de Santa Maria Associao Mutualista

integrao do indivduo na sua sociedade, mas tambm, para a continuidade dos Sistemas Sociais (Wikipdia, s.d.). o processo de integrao do indivduo numa sociedade, apropriando comportamentos e atitudes, modelando-os por valores, crenas, normas dessa mesma culturas em que o indivduo se insere (Monteiro & Santos, 1999). O processo de socializao humana processo complexo e composto de trs fases (primria, secundria e terciria). O ser humano um ser social, isto , incapaz de viver isoladamente longe de outro ser humano e alm disso, precisa conviver com um maior nmero possvel de outros humanos para formar sua prpria personalidade e viso de mundo, a busca pela construo da sua prpria personalidade e viso do mundo justamente o processo de socializao (Monteiro & Santos, 1999; Wikipdia, s.d.). Na fase primria, a socializao humana ocorre na infncia, onde a criana por no ter um mnimo de experincia de vida no tem a mnima condio de avaliar se tudo o que lhe ensinam verdadeiro ou no, induzida a acreditar em tudo e em todos a sua volta sem fazer qualquer tipo de questionamento, a chamada aprendizagem por imitao (Monteiro & Santos, 1999; Wikipdia, s.d.). A fase secundria da socializao humana ocorre na adolescncia, onde o indivduo ainda no totalmente um adulto mas j no criana, por isso dispe de um mnimo de experincia de vida suficiente para tentar avaliar se tudo o lhe foi ensinado e imposto como sendo certo, errado, bom, mau, justo, injusto, tico, no tico, moral, imoral, existe ou no existe. a fase dos "Pr que? Como? Quando? Onde!!!". Normalmente por isso, que o adolescente to rebelde, isto , uma consequncia dos conflitos decorrentes do facto dele ser continuamente obrigado a reconhecer que nem tudo o que lhe impem como verdade realmente o , a maneira como lhe ensinaram de como a vida e como ele tem que viver no tem sentido com a realidade que est a sua volta (Monteiro & Santos, 1999; Wikipdia, s.d.). A busca pelas respostas que a sociedade insiste em no responder e probe que se tente respond-las justamente a fase terciria da socializao. Quando um indivduo passa a defender at as ltimas consequncias a seguinte tese:"...no existe assunto inquestionvel, no existe assunto proibido, no existe pergunta proibida, no existem experincias proibidas e cada um tem que ser adulto o suficiente para arcar com as consequncias dos seus actos..." (Monteiro & Santos, 1999; Wikipdia, s.d.).

A Mutualidade de Santa Maria Associao Mutualista

Quando isto acontece significa que o indivduo se encontra na fase terciria do processo de socializao humana. Infelizmente mais de 75% da populao mundial, no consegue ao longo de toda a sua vida chegar at a fase secundria e mais de 98% da populao mundial morre de velhice sem ter alcanado a fase terciria de socializao humana (Monteiro & Santos, 1999; Wikipdia, s.d.).. 3.2. O GRUPO O grupo desempenha papis decisivos na vida humana j que nele que se processa a socializao do indivduo imprescindvel sua formao enquanto pessoa. Assim, ao longo da vida do indivduo, uma adequada integrao em grupos indispensvel para a formao de um ser humano completo e equilibrado emocional e socialmente. amplamente reconhecido que o grupo pode exercer uma forte influncia no comportamento individual. Este efeito pode revestir aspectos positivos, mas tambm negativos. Um grupo pode facilitar mudanas comportamentais desejveis nos seus membros, mas pode, tambm, facilitar a manifestao pelos seus membros de comportamentos socialmente indesejveis e/ou desadequados (Monteiro & Santos, 1999; Sprinthall & Collins, 2007). Ele constitudo por um conjunto de indivduos. No entanto, nem todos os conjuntos de indivduos se podem considerar um grupo. Para que tal acontea necessrio que um conjunto de indivduos esteja em interaco durante um perodo de tempo e que consiga desenvolver uma actividade colectiva com vista continuao de objectivos partilhados. Um grupo coeso possui, alm do mais, uma identidade prpria que origina entre os membros um sentimento de pertena e que reconhecido externamente (Monteiro & Santos, 1999; Wikipdia, s.d.; Sprinthall & Collins, 2007). Os grupos distinguem-se uns dos outros pelos mais variados critrios. Em funo da natureza dos objectivos que prosseguem que podem ter uma natureza mais marcadamente emocional ou, pelo contrrio, mais funcional. Pela organizao mais informal ou mais formal. E pela dimenso, que inevitavelmente se traduz numa maior ou menor intensidade e reciprocidade das interaces pessoais (Monteiro & Santos, 1999; Wikipdia, s.d.; Sprinthall & Collins, 2007). Desta forma podemos distinguir dois tipos de grupos: os grupos primrios e os grupos secundrios. Os grupos primrios so grupos de pequenas dimenses

A Mutualidade de Santa Maria Associao Mutualista

caracterizados fundamentalmente por motivaes afectivas, por exemplo, a famlia, o grupo de amigos (Monteiro & Santos, 1999; Wikipdia, s.d.); Sprinthall & Collins, 2007). Nos grupos secundrios, geralmente formados por um maior nmero de elementos que os grupos primrios, a comunicao e as relaes que se estabelecem no so directas. O relacionamento est marcado pela informalidade e impessoalidade (Monteiro & Santos, 1999; Wikipdia, s.d.; Sprinthall & Collins, 2007). Importa, tambm, no esquecer o importante papel social desempenhado pelos grupos, de que o associativismo um notvel exemplo, em processos de transformao da sociedade e na construo solidria e colectiva (Monteiro & Santos, 1999) 3.3. LIDERANA Os fenmenos de liderana so inerentes aos grupos sociais. Na maior parte dos grupos, de forma explcita ou implcita, emerge um indivduo que coordena as actividades e mobiliza as energias dos seus membros para que os objectivos possam ser atingidos (Monteiro & Santos, 1999; Wikipdia, s.d.). Distinguem-se trs tipos de lder. A cada tipo correspondem diferentes modos de dirigir os grupos, que o quadro que se segue regista (Monteiro & Santos, 1999; Wikipdia, s.d.). Lder autoritrio 1. comanda 2. 3. pelo lder; 4. No objectivo nas apreciaes, recorrendo ao elogio e crtica destrutiva; 5. No esclarece os critrios subjacentes avaliao que faz. Define, distribui as tarefas e todas No as actividades comunica sem os

consultar o grupo; objectivos a atingir; Toda a comunicao passa

A Mutualidade de Santa Maria Associao Mutualista

Lder permissivo grupo;

1. 2. decises; 3. subjectivo. 1. decorrer; 2.

No assume a orientao do S intervm quando

solicitado, no tomando iniciativas nem Procura no avaliar os

elementos do grupo e quando o faz Lder democrtico Consulta os elementos do

grupo sobre a forma como o trabalho deve O grupo participa nas suas

decises contribuindo na definio de estratgias e meios para atingir os objectivos; 3. produzido. Procura ser objectivo nas avaliaes que faz sobre o trabalho

3.3.1. Efeitos dos diferentes tipos de liderana Os diferentes tipos de liderana provocam diferentes efeitos, quer ao nvel da produtividade do grupo, quer ao nvel da satisfao dos membros do grupo (Monteiro & Santos, 1999; Wikipdia, s.d.). O quadro que se segue regista os efeitos dos diferentes tipos de liderana. Liderana autoritria 1. 2. 3. Produtividade elevada; Nvel de motivao e e

satisfao baixo; Desinteresse desinvestimento e frequentes conflitos Liderana permissiva entre os membros do grupo. 1. Produtividade baixa; 2. Nvel de satisfao e motivao baixo;

A Mutualidade de Santa Maria Associao Mutualista

3. Liderana democrtica

Frequentes conflitos entre

os membros do grupo. 1. Produtividade satisfatria; 2. e satisfao; 3. As relaes entre os elementos do grupo so marcadas pela cooperao e interajuda. Elevado nvel de motivao

3.4. REDES DE COMUNICAO No interior do grupo, por mais pequeno que ele seja, estabelecem-se comunicaes entre os seus membros. Desta forma designamos por redes comunicacionais os canais e modo como as pessoas se relacionam no interior do grupo (Monteiro & Santos, 1999; Wikipdia, s.d.). Desta forma podemos referir dois tipos de rede, como se pode observar no quadro: Redes centralizadas 1. Redes em que toda a comunicao passa por

um elemento do grupo e esse elemento que decide se a comunicao passada para os outros elementos ou no; 2. eficcia; 3. baixo; 4. 1. informao; 2. 3. A comunicao circula entre todos os um tipo de rede que favorece a resoluo elementos que interagem livremente; O nvel de satisfao dos membros do grupo Rede em estrela e rede em Y. Nenhum elemento tem acesso privilegiado Em tarefas simples a informao circula rapidamente e com poucas distores; permitem rapidez e

Redes descentralizadas

A Mutualidade de Santa Maria Associao Mutualista

de problemas complexos no entanto a possibilidade de distoro maior; 4. 5. O nvel de satisfao e segurana dos Rede em crculo e em cadeia. membros maior do que nas redes centralizadas;

O conceito de interaco grupal implica a influncia mtua dos comportamentos o que passa pela adopo de condutas e expresses lingusticas prprias que ganham dimenso no grupo e que o distinguem dos outros (Monteiro & Santos, 1999; Wikipdia, s.d.). 3.4.1.Influncia do grupo No interior do grupo os seus membros interagem influenciando-se mutuamente. A necessidade de pertencer ao grupo e de ser aceite leva a que as pessoas adoptem comportamentos, atitudes e valores assumidos pelos outros elementos do grupo. Os grupos modelam o seu comportamento segundo as normas e os valores dos grupos a que pertencem: na famlia, na escola, no grupo de trabalho, nos grupos de lazer nos grupos que se realizam as aprendizagens, nos grupos que emergem os modelos e se exercitam os papis sociais (Monteiro & Santos, 1999; Wikipdia, s.d.). 3.4.2. Estatutos e os Papis Sociais Cada um de ns ocupa uma posio nos diferentes grupos a que pertence. conjunto de comportamentos e atitudes que se espera da parte dos outros tendo em conta a posio que se ocupa na hierarquia social, no interior dos grupos sociais (Monteiro & Santos, 1999; Wikipdia, s.d.). Os estatutos podem ser adquiridos, quando a pessoa contribuiu para a sua obteno (ex. Professora), ou atribudos, como o sexo, a idade e a etnia (Monteiro & Santos, 1999; Wikipdia, s.d.). A cada estatuto corresponde um papel social. O papel o conjunto de comportamentos e atitudes que os outros esperam de uma pessoa tendo em conta a posio que ela ocupa no grupo (Monteiro & Santos, 1999; Wikipdia, s.d.). O desempenho em simultneo de vrios papis sociais pode ser gerador de conflitos no indivduo que os desempenha. Distinguem-se dois tipos de conflitos:

A Mutualidade de Santa Maria Associao Mutualista

Conflito interpapis conflito que pode ocorrer quando uma pessoa para

responder a um papel fica impossibilitada de responder a outro. Ex.: Uma me quer salvar um filho, mas a sua religio impede-a de recorrer a certas prticas mdicas. Conflito de descontinuidade de papis conflito que pode ocorrer

quando um indivduo passa a desempenhar funes inferiores s anteriormente ocupadas. Corresponde geralmente a uma perda de poder e prestgio. Ex.: A reestruturao de uma empresa leva a que um director passe a ocupar um lugar subalterno na hierarquia da mesma (Monteiro & Santos, 1999; Wikipdia, s.d.). O papel depende do estatuto da pessoa e esta desempenha tantos papis quanto os estatutos. Da afirmar-se que estatuto e papel so conceitos complementares (Monteiro & Santos, 1999; Wikipdia, s.d.). 3.5. AS ATITUDES A atitude a uma tendncia ou predisposio a responder a um determinado objecto social (pessoa, situao) de uma forma positiva ou negativa. A atitude no , portanto, um comportamento mas uma predisposio uma tendncia relativamente estvel para uma pessoa se comportar de determinada maneira. As atitudes no so directamente observveis: inferem-se dos comportamentos (Monteiro & Santos, 1999; Wikipdia, s.d.). 3.5.1. Componentes das atitudes: Numa atitude podemos considerar trs componentes: a cognitiva, afectiva e a comportamental. Componente cognitiva refere-se s ideias e crenas sobre um objecto

social (pessoa, situao, grupo social). Componente afectiva refere-se aos sentimentos e ao sistema de valores:

a pessoa desenvolve sentimentos positivos ou negativos, agradveis ou desagradveis, relativamente ao objecto social. Componente comportamental conjunto de respostas do sujeito face ao objecto social e que depende das ideias e crenas bem como dos valores (Monteiro & Santos, 1999; Wikipdia, s.d.).

A Mutualidade de Santa Maria Associao Mutualista

a partir de uma informao ou convico, a que se atribui um sentimento, que se desenvolve um conjunto de comportamentos (Monteiro & Santos, 1999; Wikipdia, s.d.). Por exemplo as Atitudes face sida: Componente cognitiva crena de que a sida fatal; Componente Afectiva assustador contrair sida; Componente comportamental mudana de prticas sexuais (Monteiro & Santos, 1999; Wikipdia, s.d.).. As atitudes so aprendidas no processo de socializao, no meio social onde o sujeito est inserido. So vrios os agentes sociais responsveis pela formao e modificao das atitudes: os pais e a famlia (que exercem um papel fundamental na formao das primeiras atitudes da criana, sendo os modelos que elas imitam e com os quais se pretendem identificar), a escola, o grupo de pares (pessoas de idade aproximada com quem os jovens convivem) e os mass media (grandes veculos de informao na sociedade contempornea e que tm uma grande importncia na formao de novas atitudes e no reforo das que j existem) (Monteiro & Santos, 1999; Wikipdia, s.d.). A mudana de atitudes depende de novas informaes e/ou afectos relativos ao objecto. De facto, apesar da relativa estabilidade das atitudes estas podem mudar ao longo da vida. A propaganda e a publicidade tm por objectivo influenciar as nossas atitudes e comportamentos. So transmitidas mensagens que visam persuadir as pessoas a formar uma atitude e, consequentemente, a comportarem-se de determinada maneira (Monteiro & Santos, 1999; Wikipdia, s.d.). Esteretipo a imagem preconcebida de determinada pessoa, coisa ou situao. So usados principalmente para definir e limitar pessoas ou grupo de pessoas na sociedade. A sua aceitao ampla e culturalmente difundida, sendo um grande motivador de preconceito e discriminao (Monteiro & Santos, 1999; Wikipdia, s.d.). O Esteretipo tambm muito usado em Humorismo como manifestao de racismo, homofobia, xenofobia, machismo e intolerncia religiosa. muito mais aceite quando manifestado desta forma, possuindo salvo-conduto e presuno de inocncia para atingir seu objectivo (Monteiro & Santos, 1999; Wikipdia, s.d.). Preconceito um juzo preconcebido, manifestado geralmente na forma de uma atitude discriminatria perante pessoas, lugares ou tradies considerados diferentes ou

A Mutualidade de Santa Maria Associao Mutualista

"estranhos". Costuma indicar desconhecimento pejorativo de algum que lhe diferente. As formas mais comuns de preconceito so: social, racial e sexual. De modo geral, o ponto de partida do preconceito uma generalizao superficial, chamada esteretipo, exemplo: "todos os alemes so prepotentes", "todos os americanos so arrogantes", "todos os ingleses so frios", "os alentejanos so preguiosos", etc. Observa-se ento que, pela superficialidade ou pela estereotipia, o preconceito um erro (Monteiro & Santos, 1999; Wikipdia, s.d.). Entretanto, trata-se de um erro que faz parte do domnio da crena, no do conhecimento, ou seja, tem uma base irracional e por isso escapa a qualquer argumento ou raciocnio (Monteiro & Santos, 1999; Wikipdia, s.d.).

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS Alonso, R. (2008). Trabalhando as relaes interpessoais atravs de dinmicas de grupo. Consultado a 23 de Outubro de 2008 atravs de http://www.umtoquedemotivacao.com/recursos-humanos/dinamicas-degrupo/trabalhando-as-relacoes-interpessoais-por-meio-de-dinamicas-de-grupodia

A Mutualidade de Santa Maria Associao Mutualista

Dias, N. (s.d.). Barreiras comunicao. Consultado a 14 de Novembro de 2008 atravs de http://www.sociuslogia.com/artigos/barreira01.htm Farinha, J. (2005). Aspectos tericos. Consultado a 23 de Outubro de 2008 atravs de http://209.85.229.132/search?q=cacheszvxgvsd1Aj:w3.valg.pt/^farinha/activ_docente/psicologia%2520social/projec/intrd_aspteor.pdf. Lee-Manoel, C.; Salum e Morais, M; Bussab, V. & Otta, E., s.d.). Quem bom (e eu gosto) bonito: efeitos da familiaridade na percepo de atractividade fsica em pr-escolares. Consultado a 23 de Outubro de 2008 atravs de Monteiro, M & Santos, M. (1999). Psicologia. Porto: Porto Editora Nunes, P.(2008). Conceito de teoria da Equidade. Consultado a 23 de Outubro de 2008 atravs de http://www.Knoow.net/cienceconempr/gestao/teoriadaequidade.htm Rgo, L. (s.d.). Conceitos. Consultado a 12 de Novembro de 2008 atravs http://www.univ-ab.pt/~bidarra/hyperscapes/video-grafias-319.htm s.a. (s.d.). O processo de comunicao. Consultado a 14 de Novembro de 2008 atravs de http://pwp.netcabo.pt/0511134301/comunica.htm s.a. (s.d.). Processo de comunicao. Consultado a 12 de Novembro atravs de http://pwp.netcabo.pt/0511134301/comunica.htm s.a. (s.d.). Psicologia social. Consultado a 27 de Novembro de 2008 atravs de www.exames.org/apontamentos/Psicologia/Unid3-PsicologiaSocial-2.doc s.a. (s.d.). O homem um ser social. Consultado a 27 de Novembro de 2008 atravs de http://vocesa.abril.com.br/aberto/colunistas/pgart_0701_06112003_5546.shl s.a. (s.d.). Socializao- importncia na nossa vida. Consultado a 27 de Novembro de 2008 atravs de http://psicob.blogspot.com/2008/01/socializaoimportncia-na-nossa-vida.html

A Mutualidade de Santa Maria Associao Mutualista

Serra, P.(2006). Comunicao. Comunicao e Animao de Grupos. Aveiro: Aida. Sprinthall & Collins (2007). Psicologia definio de grupo e tipos de grupo de pares na adolescncia. Consultado a 27 de Novembro de 2008 atravs de http://pt.shvoong.com/social-sciences/1648818-psicologia-defini%C3%A7%C3%A3ogrupo-tipos-grupo/ Varela, M. (2005). Psicologia Social. Apontamentos de Psicologia Social. Viseu: Instituto Piaget. Wikipdia (s.d.). Comunicao. Consultado a 12 de Novembro de 2008 atravs de http://pt.wikipedia.org/wiki/Comunica%C3%A7%C3%A3o Wikipdia (s.d.). Esteretipo. Consultado a 18 de Novembro de 2008 atravs de http://pt.wikipedia.org/wiki/Estere%C3%B3tipo Wikipdia (s.d.). Preconceito. Consultado a 18 de Novembro de 2008 atravs de http://pt.wikipedia.org/wiki/Preconceito Wikipdia (s.d.). Socializao. Consultado a 27 de Novembro de 2008 atravs de http://pt.wikipedia.org/wiki/Socializa%C3%A7%C3%A3o Wikipdia (s.d.). Processo de Comunicao. Consultado a 12 de Novembro de 2008 atravs de http://pt.wikipedia.org/wiki/Processo_de_comunica %C3%A7%C3%A3o

You might also like