You are on page 1of 66

FORNECIMENTO E ABASTECIMENTO DE GUA

Instalaes Hidrulicas e o Projeto de Arquitetura

gua Fria

Profa. Virgnia Clia Costa Marcelo

Conjunto de tubulaes, equipamentos, reservatrios e dispositivos, destinados ao abastecimento dos aparelhos e pontos de utilizao de gua da edificao, em quantidade suficiente, mantendo a qualidade da gua fornecida pelo sistema de abastecimento. O projeto de instalaes hidrulicas deve ter compatibilizao com os outros projetos. NBR 5626:1998 (ABNT): Preservar a potabilidade da gua. Fornecimento de forma continua e adequada. Promover a economia de gua e energia. Manuteno fcil e econmica. Evitar nveis de rudo inadequados. Proporcionar conforto ao usurio.

ENTRADA E FORNECIMENTO DE GUA FRIA:

Rede pblica ou por um sistema privado; Rede pblica ramal predial, executado pelo concessionria pblica que interliga a rede pblica instalao predial; O projetista deve obter todas as informaes necessrias a cerca da oferta da gua antes de solicitar o fornecimento da gua. INSTALAES DE POOS ARTESIANOS: Poo artesiano convencional: a gua permanece dentro do poo e deve ser bombeada para a superfcie; Poo surgente : a gua jorra naturalmente, por diferena de presso com a superfcie. Perfurao e instalao: avaliao hidrogeolgica e, caso seja vivel, elaborado um projeto construtivo da perfurao.

COMPARTIMENTO QUE ABRIGA O CAVALETE medidor de consumo hidrmetro cavalete : canalizao existente + registro de gaveta. Projetista deve: estudar o terreno e a posteao para definir a melhor localizao do conjunto: hidrmetro, medidor de energia eltrica, caixa de correspondncia, campainha com interfone e cmara TV. Os equipamentos de medio de gua e energia eltrica sero instalados pelas prprias concessionrias.

MEDIES DE GUA INDIVIDUALIZADO: sinnimo de economia de gua e justia social. instalao de um hidrmetro no ramal de alimentao de cada unidade habitacional (racionalizar o uso e combater a inadimplncia). vantagens: Reduo do desperdcio de gua. reduo do volume efluente de esgotos. Economia de energia eltrica (reduo do volume de bombeamento). inadimplncia. Identificao de vazamentos de difcil percepo.

PARTES CONSTITUINTES DE UMA INSTALAO PREDIAL: ramal predial cavalete (hidrmetro). Alimentador predial. Reservatrio inferior. Sistema de recalque. Reservatrio superior. barrilete. Colunas de distribuio. Ramais e sub-ramais de distribuio. OBS: Em residncias domiciliares inferior e sistema de recalque. no h necessidade de instalar reservatrio

SISTEMAS DE ABASTECIMENTO: DIRETO, INDIRETO E MISTO DIRETO: Alimentao da rede predial feita diretamente pela rede pblica; Vantagem: baixo custo de instalao. Desvantagem : Falta de gua caso haja interrupo no fornecimento de gua no sistema pblico.

INDIRETO:

adota-se o uso de reservatrios. Indireto sem bombeamento: Quando a presso na rede pblica suficiente para alimentar o reservatrio superior.

Vantagem: A gua do reservatrio garante o abastecimento interno, mesmo


que o fornecimento da rede pblica seja interrompido provisoriamente. Sistema mais utilizado em edificaes de at trs pavimentos ( 9 m de altura at o reservatrio).

INDIRETO COM BOMBEAMENTO: Quando a presso da rede pblica no suficiente para alimentar diretamente o reservatrio superior ( Ex: edificaes com mais de trs pavimentos, acima de 9 m).

INDIRETO HIDROPNEUMTICO: Requer equipamento para pressurizao da gua a partir de um reservatrio inferior. Adotado sempre que h necessidade de presso em determinado ponto da rede. Demanda cuidados especiais. Custo adicional. Manuteno peridica. caso falte energia na edificao, ele fica inoperante, necessitando de gerador alternativo para funcionar.

DISTRIBUIO MISTA:

Sistema mais usual e mais vantajoso que os demais, pois algumas peas podem ser abastecidas diretamente pela rede pblica (torneiras externas, tanques em rea de servio ou edculas, situadas no pavimento trreo)

O reservatrio interno alimenta os diversos ponto de consumo por gravidade. A altura do reservatrio com relao via pblica no deve ser superior a 9m para o abastecimento direto. Quando o reservatrio no pode ser alimentado direto pela rede pblica, deve-se utilizar um sistema de recalque ( mnimo dois reservatrios, conjunto de bombas e motor).

Reservatrio superior Localizam-se habitualmente na cobertura prximos ao ponto de abastecimento devido a perda de carga e economia. Reservatrios com capacidade acima de 2000 litros devem ser localizados sobre o telhado com uma estrutura prpria. Em residncias de pequeno e mdio porte o reservatrio pode ficar sob o telhado. Na instalao e execuo ficar atento a facilidade de acesso (portas e escadas independentes).

Reservatrio inferior. Necessrio em prdios com mais de 3 pavimentos. Instalado em locais de fcil acesso, isolado e afastado da rede de esgoto. No subsolo a tampa deve ser elevada 10 cm e nunca rente ao piso. Prever um espao fsico para casa de bombas, suficiente para a instalao de dois conjuntos de bombas. Tipos de bombas : suco e afogada

NBR 5626 CAPACIDADE DO RESERVATRIO Padro de consumo. Frequncia e durao de interrupes do abastecimento. Capacidade mnima de 500 litros. recomendvel dimensionar o reservatrio para dois dias de consumo. Uma pessoa consume no Brasil uma mdia de 50 litros a 200 litros de gua por dia. 200 l/dia de forma racional, vive-se confortavelmente. Para calcular o consumo dirio: presso, vazo, quantidade, frequncia de utilizao dos aparelhos, populao, condies socioeconmicas, clima, etc.

CD (consumo dirio) = P (populao) x Q (consumo per capita litros/dia). CR (capacidade do reservatrio) = 2 x CD. Reservatrio inferior = 60%CR. Reservatrio superior = 40%CR.

Exemplo: Calcular a capacidade dos reservatrios de um edifcio residencial de 10 pavimentos, com 2 apartamentos por pavimento, sendo que cada apartamento possui 2 quartos e uma dependncia de empregada. Adotar reserva de incndio de 10000 litros, prevista para ser armazenada no reservatrio superior.

So reservatrio executado na prpria obra e podem ser de alvenaria, concreto armado, etc. Os reservatrios de concreto devem ser executados de acordo com a NBR 6118

So construdos basicamente de fibrocimento, metal, polietileno ou fibra de vidro Capacidade mxima de 1000l a 2000l; Mais utilizados: fibra de vidro e PVC Os reservatrios devem ser instalados sobre uma base estvel que resista aos esforos sobre
ela atuantes .

A altura do reservatrio determinante no clculo das presses dinmicas nos pontos de consumo;
A altura do barrilete deve ser calculada pelo engenheiro hidrulico e compatibilizada com a altura estabelecida no projeto arquitetnico; A presso esttica nas edificaes com vrios pavimentos no pode ser superior a 40m de coluna dgua

A localizao inadequada do reservatrio no projeto arquitetnico tambm pode interferir na presso da gua nos pontos de utilizao que est relacionado com o percurso da gua na rede de distribuio (perda de carga nas canalizaes:
Diminuir o nmero de conexes; Encurtar o comprimento o comprimento das canalizaes; Localizar o reservatrio o mais prximo possvel dos pontos de consumo

CONCEITOS FUNDAMENTAIS
FORA , PRESSO E PERDA DE CARGA.
Quando uma fora aplicada sobre uma rea, ocorre o que chamamos de presso.

A presso que a gua exerce sobre um superfcie qualquer s depende da altura. Unidade de medida = Kgf/cm2 1Kgf/cm2 a presso exercida por uma coluna de 10m de altura, ou seja 10 metros de coluna dgua (m.c.a), ou 100.000Pa Exemplo: Em um edifcio de 10 andares foi medida a presso no lavatrio atravs de um manmetro e a leitura indicou 2Kgf/cm2. Qual exatamente a diferena de altura existente entre o nvel da torneira e o da caixa dgua?

Termodinmica - Van Wiley, Borna, Sontag Captulo 1

Presso esttica, dinmica e de servio


Presso esttica presso da gua quando ela est parada dentro da tubulao. O seu valor medido pela altura que existe entre, por exemplo, o chuveiro e o nvel de gua no reservatrio superior. NBR 5626 Em instalao predial de gua fria, em qualquer ponto, a presso esttica no deve ultrapassar 40 m.c.a. Presso dinmica a presso verificada quando a gua est em movimento. Tambm pode ser medida atravs de um manmetro. Depende do percurso e do dimetro das tubulaes. PD = PE PC (perda de carga)

Presso de servio presso mxima que podemos aplicar em um tubo, conexo, vlvula ou outro dispositivo, quando em uso normal. NBR 5626 o fechamento de qualquer pea de utilizao no pode provocar sobrepresso em qualquer ponto da instalao que seja maior que 20 m.c.a. acima da presso esttica nesse ponto. a presso de servio no deve ultrapassar 60m.c.a, pois o resultado da mxima presso esttica (40 m.c.a) somada a sobre-presso ( 20 m.c.a.)

Golpe de Ariete e Perda de carga


Golpe de Ariete Fenmeno que ocorre nas tubulaes dos sistemas hidrulicos, quando a gua ao descer com velocidade elevada , bruscamente interrompida, provocando golpes de grande fora (elevaes de presso) nos equipamentos da instalao. Perda de Carga A turbulncia provocada nas conexes e a rugosidade das pardes dos tubos, dificultam o escoamento da gua, o que gera perda de energia. Podemos dizer que o liquido perdeu presso , ou seja, houve perda de carga. Distribuda aquela que ocorre ao longo da tubulao pelo atrito da gua com as paredes do tubo (quanto maior o tubo e menor o dimetro maior a perda de carga). Localizada Quando a gua sofre muitas mudanas de direo como por exemplo nos joelhos, redues, ts, ocorre uma perda de carga localizada.

Posicionar corretamente o reservatrio para compensar a perda de carga e no ocorra um comprometimento das presses dinmicas nos pontos de utilizao.

Barrilete - Conjunto de tubulaes que se originam no reservatrio e do qual se


derivam as colunas de distribuio.

Barrilete concentrado tem a vantagem de abrigar os registros de operao em uma rea restrita, facilitando a segurana e o controle do sistema, possibilitando a criao de um local fechado. Barrilete ramificado mais econmico, possibilita uma quantidade menor de tubulaes junto ao reservatrio, os registros so mais espaados e colocados antes do incio das colunas de distribuio.

Colunas, ramais e sub-ramais As colunas derivam do barrilete, descem na posio vertical e alimentam os ramais. Os ramais alimentam os sub-ramais das peas de utilizao. Cada coluna deve conter um registro de gaveta posicionado antes do primeiro ramal. Deve-se utilizar coluna exclusiva para vlvulas de descarga.

Registro de Gaveta

Exemplos Registro de presso

DISPOSITIVOS CONTROLADORES DE FLUXO dispositivos destinados a controlar, interromper e


estabelecer o fornecimento da gua nas tubulaes e nos aparelhos sanitrios. Confeccionados em bronze, ferro fundido, lato e pvc, satisfazendo as especificaes das normas vigentes. Os mais importantes so: Torneiras. Misturadores. Registro de gaveta (que permitem a abertura ou fechamento de passagem de gua pela tubulao). Registros de presso (regulagem da vazo). Vlvulas de reteno (utilizada para que a gua flua somente em um determinado sentido)

Vlvula de alvio ou redutoras de presso (mantm constante a presso de sada na tubulao, j reduzida a valores adequados

A altura ideal dos registros de presso dentro do box do chuveiro deve ser entre 100 e 110 cm em relao ao piso acabado. A altura do registro de presso para banheira de hidromassagem varivel, pois depende das especificaes do fabricante.

Os detalhes isomtricos so elaborados nas escalas 1:20 ou 1:25. Desenham-se com traos finos os contornos das paredes e marca-se a posio das portas e janelas. As cotas so dispensveis os aparelhos sanitrios , tubulaes e registros so representados por traos mais espessos. Traa-se a planta cega do compartimento com esquadro de 60. Locam-se os eixos dos pontos de consumo de gua. Traa-se uma linha pontilhada do eixo das peas at a altura dos pontos de consumo. Traam-se os ramais internos, unindo os pontos de consumo. Indicam-se, nos ramais e sub-ramais, os dimetros correspondentes.

ALTURA DOS PONTOS


BS - bacia sanitria c/vlvula BCA bacia sanitria c/caixa acoplada DC ducha higinica BI Bid Banheira de hidromassagem CH chuveiro ou ducha LV lavatrio MIC mictrio MLR mquina de lavar roupa MLL mquina de lavar loua pia TQ tanque TL torneira de limpeza TJ torneira de jardim RP Registro de presso RG registro de gaveta VD vlvula de descarga 33cm 20 cm 50 cm 20cm 30 cm 220 cm 60cm 105 cm 90cm 60 cm 110 cm 115 cm 60cm 60cm 110 cm 180 cm 110 cm

Instalaes Hidrulicas
e o Projeto de Arquitetura
Captulo 2 gua Quente NBR 7198

Os principais usos de gua quente nas instalaes prediais e as temperaturas convenientes, nos pontos de utilizao.

Estimativa de consumo

SISTEMA PREDIAL DE GUA QUENTE


O sistema predial de gua quente formado pelos seguintes componentes: 1. Tubulao de gua fria para alimentao do sistema de gua quente - no podem estar conectados a barriletes, colunas de distribuio e ramais que alimentam as vlvulas de descarga e no podem ser de PVC, pois devem aguentar temperatura mxima admissvel de 70C 2. Aquecedores que podem ser de passagem (ou instantneos) ou acumulao. 3. Dispositivos de segurana os prprios sistemas bsicos de comando automtico, para ligar ou desligar o aquecedor, j servem como controladores de temperatura. 1. Sistema automtico do aquecedor de acumulao aciona ou interrompe o aquecimento, comandado por tremostato. 2. Termostato de segurana no aquecedor de acumulao calibrado para uma temperatura um pouco mais alta que a do termostato do sistema automtico, destina-se a funcionar como um limitador adicional em caso de falha do automtico. 3. Dispositivo automtico hidrodinmico do aquecedor instantneo controla a abertura ou a passagem de energia. 4. Tubulao de distribuio de gua quente. 5. Dispositivo de utilizao (chuveiro, ducha, torneiras de pia, lavatrio, tanque).

SISTEMAS DE AQUECIMENTO
Aquecimento individual - quando alimenta uma nica pea de utilizao. o local quando pequenos aquecedores eltricos ou a gs alimentam um nico compartimento sanitrio. Aquecimento Central Privado quando atendo somente uma unidade habitacional. Ex: aquecedor de acumulao. Aquecimento Central Coletivo quando um nico conjunto de aquecimento alimenta vrias unidades habitacionais ou de comrcio e servios. Ex: edifcio residencial, hotel, motel, hospital, etc.

TIPOS DE AQUECEDORES: direto ou indireto, de passagem ou acumulao


Fontes de calor empregada: eletricidade, gs ou energia solar.
1. Aquecedores eltricos - tipos: aquecimento de passagem e por acumulao. Aquecimento eltrico de passagem dispositivos interpostos na tubulao para o aquecimento instantneo da gua. Ex: chuveiro eltrico, torneira eltrica e aquecedores automticos de gua quente. Aquecedores eltrico por acumulao ( boiler eltrico) a gua aquecida para posterior consumo. Possibilita o uso com mais vazo nos chuveiros ou em qualquer outro ponto de utilizao. Vantagens: compactos e fceis de instalar, dispensando tubulaes. Desvantagens: custo do kW, baixa presso e pouca vazo.

Respiro um elemento de segurana que tem a finalidade de evitar o aumento de presso de vapor no caso da ocorrncia de um superaquecimento. Ou Vlvula da alvio ou presso tem por finalidade expulsar o vapor dgua quando ocorre um superaquecimento atravs do deslocamento do pisto. Quando a presso interna maior que a presso para a qual o pisto foi regulado, este se desloca e permite a expulso do vapor dgua pela abertura da vlvula, aliviando a presso do sistema.

AQUECEDOR A GS
NBR 7198 PROJETO DE INSTALAES PREDIAIS DE GUA QUENTE. NBR 13103 ADEQUAO DE AMBIENTES RESIDENCIAIS PARA INSTALAO DE APARELHOS QUE UTILIZAM GS COMBUSTVEL. Alimentados pelo reservatrio superior de gua fria ou por dispositivo

de pressurizao. Vantagens: melhor presso de gua e gua quente para uso imediato. Desvantagem: risco de vazamento Tipos: de passagem e acumulao

DIMENSIONAMENTO DAS INSTALAES DE GUA QUENTE

Quantas pessoas residem na casa?

Quantos quartos tm a casa? Haver banheiras? Em caso positivo, quantas so e qual o volume de cada uma? Haver mquinas da lavar louas? Ser necessrio gua quente na pia da cozinha ou tanque? Ou somente nos aparelhos sanitrios? Quantos empregados trabalham no local?

You might also like