You are on page 1of 18

- OS CARGOS EM LOJA, NO REAA

Venervel Mestre - Primeiro Vigilante - Segundo Vigilante Orador Secretrio Tesoureiro Chanceler - Mestre de Cerimnias Hospitaleiro - Primeiro Dicono - Segundo Dicono - Primeiro Experto - Segundo Experto - Cobridor Interno - Cobridor Externo - Porta-Estandarte - Porta-Bandeira Porta-Espada - Mestre de Harmonia -Mestre de Banquetes Arquiteto.

Normalmente, possuem Adjuntos os cargos de Orador, Secretrio, Chanceler, Tesoureiro, Hospitaleiro e Mestre de Cerimnias. Algumas Lojas podem ter tambm o 3 Experto.

- ATRIBUIES DOS CARGOS, NO REAA

Venervel Mestre: como lder de seus Irmos, compete-lhe dirigir a Loja, com serenidade, equilbrio e senso de justia. Como principal rgo administrativo da Oficina, nomeia membros da administrao e comisses, fiscaliza a escriturao da Loja, inicia e confere Graus, procede apurao de qualquer eleio ou escrutnio, decide questes de ordem, destina os papis a ele encaminhados, assim como o expediente da Secretaria, assina o Livro de Atas, distribui sindicncias, encerra o Livro de Presena, autoriza despesas ordinrias, apresenta relatrios de sua Administrao, organiza e controla as discusses dos assuntos em pauta, com o mximo de iseno, mas com pulso firme.

1 Vigilante: alm de substituir o Vem.. Mestre em seus impedimentos e faltas, dirige a sua Coluna de obreiros, transmitindo as ordens do Venervel aos obreiros e ao 2 Vigilante, e encaminhando ao Venervel as informaes do 2 Vigilante e dos outros obreiros (Cobridor, Hospitaleiro, Mestre de Cerimnias). Tambm pede ao Venervel a palavra para os obreiros de sua Coluna, d-lhes as instrues e solicita aumento de salrio para os Companheiros.

2 Vigilante: substitui o Venervel durante o impedimento concomitante deste e do 1Vigilante. Substitui o 1 Vigilante, dirige os obreiros de sua Coluna, solicitando a palavra para eles, dando-lhes as instrues e solicitando aumento de salrio dos Aprendizes.

Orador: como guarda da lei e representante do Ministrio Pblico Manico, deve zelar pelo fiel cumprimento da Constituio e das leis, coibindo e denunciando, se for necessrio, os eventuais abusos. Verifica a regularidade dos documentos, l leis e decretos, d as suas concluses, exclusivamente do ponto de vista legal, sobre qualquer proposta, e produz as peas de arquitetura nas solenidades.

Secretrio: redige as atas, procede sua leitura e, depois da aprovao, as assina juntamente com o Venervel. Trata da expedio e recebimento de toda a correspondncia, expede convites para as Sesses, passa certificados e certides, organiza o Quadro de Obreiros, faz todas as comunicaes solicitadas pelo Venervel ou pela Oficina, guarda e mantm em dia os livros de atas dos trs Graus, alm do livro de eleies e de matrcula dos Obreiros.

Tesoureiro: arrecada as receitas da Loja, pagando todas as despesas. Mantm o livro caixa em dia e apresenta um balano, pelo menos a cada semestre. Funciona como depositrio dos metais recolhidos pelo Hospitaleiro, apresenta no incio do ano fiscal a proposta oramentria, e zela pelo patrimnio financeiro da Loja.

Chanceler: o depositrio do timbre e do selo da Loja. Deve manter o livro de registro de todas as peas que tenha timbrado e selado. Mantm os Livros Negro e Amarelo. Zela pelo livro de presenas, que fica em sua mesa, e mantm o registro das presenas dos obreiros.

Mestre de Cerimnias: encarregado do cerimonial deve acompanhar todos os que se deslocam em Loja (com exceo dos Diconos e do Hospitaleiro). Faz parte de todas as Comisses que introduzem autoridades e visitantes ilustres. Faz circular a Bolsa de Propostas e Informaes, faz assinar, a quem de direito, a ata da sesso anterior e demais papis que devam ser assinados. Conta os votos dos obreiros presentes, anuncia ao Venervel o resultado da votao, e apresenta o livro de presena aos retardatrios.

Expertos: compete-lhes substituir os Vigilantes, desempenhar nas iniciaes as funes contidas nos Rituais, e auxilia o Cobridor no telhamento de visitantes.

Hospitaleiro: faz circular a Bolsa do Tronco de Beneficncia, ou de Solidariedade, cuida de toda a parte assistencial da Loja, propondo auxlios e zelando para que no sejam desvirtuados. Visita os obreiros enfermos, mantm um livro de receita e despesa e organiza o balano semestral.

Cobridores (Interno e Externo): compete-lhes zelar pela segurana interna e externa do Templo, certificando-se da qualidade manica de todos os que se apresentem porta do Templo. Devem tambm evitar que os obreiros abandonem o Templo sem a devida permisso do Venervel.

Diconos: tratam da ornamentao e da preparao do Templo para as Sesses, devendo tratar com o Tesoureiro tudo o que envolva despesas, mantendo o livro de carga, onde lanaro os objetos a seu cargo.

Porta Bandeira: conduz, nas Sesses designadas, o Pavilho Nacional, de acordo com o protocolo das Obedincias.

Porta Estandarte: compete-lhe guardar e conduzir o estandarte da Loja, que dever ficar guardado em um escrnio; s quando a Loja declarada aberta que ele ala o Estandarte, colocando-o depois em lugar bem visvel, no Oriente. Quando a Loja declarada fechada, ele recolhe o Estandarte e guarda-o

Mestre de Harmonia: deve cuidar de toda a trilha musical das Sesses tanto as eminentemente manicas quanto as abertas ao pblico (brancas), zelando tambm pela manuteno dos aparelhos de som necessrios ao desempenho do seu cargo.

Mestre de Banquetes: compete-lhe promover os gapes fraternais, bem como as Lojas de Mesa solsticiais (banquetes ritualsticos), providenciando tudo o que for necessrio.

6 - Tanto os Aprendizes quanto os Companheiros no podem ocupar cargos em Loja. Somente quanto na falta de Irmos do quadro que podero ser substitudos por Companheiros ou Aprendizes os seguintes cargos: Mestre de Harmonia, Experto ( sem entrar no oriente ) e Arquiteto.

Rio de Janeiro, 4 de maio de 2002

Antonio Rocha Fadista M..I..

Postado por Walter Sarmento s 02:12

Nenhum comentrio:

Postar um comentrio

Links para esta postagem

Criar um link

Postagem mais recente Postagem mais antiga Incio

Assinar: Postar comentrios (Atom)

Seja Bem Vindo

Relgio

Globo Mapas - Contador de Visitas

Seguidores

Quem sou eu

Walter Sarmento Maom, esprita. Visualizar meu perfil completo

Pesquisar este blog

Arquivo do blog

2012 (252)

2011 (317) Dezembro (25) Novembro (26) Outubro (29) Setembro (28) Agosto (22) Julho (31) UM BOM TESOURO OS CARGOS EM LOJA, NO REAA A Ignorncia cega! O Conhecimento liberta! O SCULO XXI E A MAONARIA DOS DIVERSOS TIPOS DE IRMOS MAONS Cristianismo TOLERNCIA NO COMBINA COM CONIVNCIA ATHENA Humor Confiana Fernando Pessoa A Ignorncia, o Fanatismo e a Solidariedade CUIDADO, O SENHOR NO DEVE SER MAOM!!! Pedras no caminho? O despertar para a vida Manica

Sntese da felicidade... AS DOENAS SO CRIADAS POR NS! Em p e ordem Funo da Loja de Perfeio O Caminho das Virtudes I A MAONARIA INVISVEL Explicando poltica s crianas PROCLAMAO AO POVO BRASILEIRO A Dignidade da Pessoa Humana - Uma viso Manica O Maom e o Sbio Alfaiate UM SOLITRIO CHAMADO VOLTAIRE CMSB - ARACAJ 40 ASSEMBLIA GERAL DA CMSB JARDIM CARGOS E DEVERES EM UMA LOJA Poemas de Alberto Caeiro O Lamento das Tumbas

Junho (29) Maio (26) Abril (26) Maro (25) Fevereiro (25) Janeiro (25)

2010 (233)

2009 (21)

Livro da Lei

Jacques Demolay

O Aprendiz

You might also like