You are on page 1of 7

Experincia 01

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELTRICA


EEL7051 Materiais Eltricos - Laboratrio

EXPERINCIA 01 ENSAIO DO DISJUNTOR DE BAIXA TENSO

INTRODUO

Esta aula no laboratrio de materiais eltricos consiste em levantar a curva tempo versus corrente de disjuntores de baixa tenso. Esta curva representa a caracterstica de atuao do disjuntor frente a variaes na corrente que circula pelo mesmo. Os objetivos principais so: Entender o que a curva tempo x corrente de um disjuntor; Determinar as diferentes regies de atuao do disjuntor; Entender o funcionamento dos mecanismos de atuao de um disjuntor; Verificar se um disjuntor est operando adequadamente. Em sendo o disjuntor um elemento de proteo nos circuitos eltricos, sua aplicao correta, alm do entendimento de seu funcionamento so essenciais para um estudante de engenharia. No se busca nesta aula dimensionar disjuntores, detalhar sua instalao ou apresentar os diversos modelos e tipos de disjuntores. O que se pretende o que o estudante entenda e relacione o funcionamento interno dos disjuntores com a disciplina de materiais eltricos e, perceba o quo rico um dispositivo simples e comumente usado em todas as instalaes eltricas pode ser se abordado do ponto de vista de materiais eltricos.

DISJUNTORES DE BAIXA TENSO

Conforme Cotrim [1], um disjuntor um dispositivo de manobra (mecnico) e de proteo, capaz de estabelecer, conduzir e interromper correntes em condies normais do circuito, assim como estabelecer, conduzir por tempo especificado e interromper correntes em condies anormais especificadas do circuito, tais como as de curto-circuito. Os disjuntores so normalmente usados para proteo e manobra de circuitos de distribuio e terminais, montados em quadros de distribuio padronizados. Neste caso, so montados em caixas moldadas e podem ser unipolares, bipolares e tripolares, geralmente com acionamento manual e, se forem equipados com disparadores trmicos e eletromagnticos, sero chamados de disjuntores termomagnticos. Na figura 1 mostrado o interior de um disjuntor termomagntico. Os disjuntores possuem, no mnimo, dois nveis de proteo: Contra sobrecorrentes pequenas e moderadas (geralmente correntes de sobrecarga), atravs de disparadores eletromagnticos ou trmicos; Contra sobrecorrentes elevadas (geralmente correntes de curto-circuito), atravs de disparadores eletromagnticos.

EEL7051 Materiais Eltricos Laboratrio 2006/2

1/7

Experincia 01

1) 2) 3) 4)

Parte externa, termoplstica; Terminal superior; Cmera de extino de arco; Bobina responsvel pelo disparo instantneo (magntico); 5) Alavanca liga-desliga; 6) Contato fixo; 7) Contato mvel; 8) Guia para o arco - sob condies de falta, o contato mvel se afasta do contato fixo e o arco resultante guiado para a cmara de extino, evitando danos no bimetal, em caso de altas correntes (curto-circuito); 9) Bimetal responsvel pelo disparo por sobrecarga (trmico); 10) Terminal inferior; 11) Clip para fixao do trilho DIN.

Figura 1 - Componentes de um disjuntor termomagntico [2]. Na figura 2 mostra-se o princpio de funcionamento de um disparador eletromagntico. A corrente circulando pela bobina magnetizante cria um fluxo magntico no ncleo fixo proporcional a esta corrente. Acima de determinada corrente, previamente especificada, a fora de atrao entre o ncleo fixo e o ncleo mvel ser suficiente para vencer a inrcia mecnica do conjunto, devido mola, e provocar a abertura dos contatos principais do disjuntor. Quando ocorrem sobrecorrentes altas, normalmente devido a curto-circuitos no circuito, o disjuntor desligar o circuito instantaneamente pela atuao do elemento eletromagntico. Se as sobrecorrentes forem baixas, este elemento no far o disjuntor desarmar, mesmo que a sobrecorrente dure um tempo grande. O princpio de funcionamento do disparador trmico mostrado na figura 3. Este dispositivo opera baseado no princpio dos pares (bimetlico) termoeltricos, isto , nas diferentes dilataes que apresentam os metais quando submetidos a uma variao de temperatura [1]. A corrente pode circular diretamente pela lmina bimetlica provocando o aquecimento da mesma, ou atravs de um elemento resistivo (com baixa resistncia) que ir aquecer, provocando ento o aquecimento do par bimetlico. Para correntes inferiores ou iguais a corrente nominal do disjuntor, este no dever desarmar. J para correntes acima da nominal, o calor provocado pela circulao da corrente eltrica far a lmina bimetlica se curvar, mais rapidamente quanto maior for a corrente, at provocar a atuao do disjuntor, desligando o circuito. Nota-se que o tempo de permanncia da sobrecorrente determinante para a atuao do elemento trmico, por isso, para pequenas sobrecorrentes, o tempo para o disjuntor desarmar pode ser da ordem de minutos.

EEL7051 Materiais Eltricos Laboratrio 2006/2

2/7

Experincia 01

Figura 2 Princpio de funcionamento do disparador eletromagtico [1].

Figura 3 Princpio de funcionamento do disparador bimetlico [1]. A curva tpica de tempo versus corrente de disjuntores termomagnticos mostrada na figura 4. A corrente normalizada em funo da corrente nominal do disjuntor colocada no eixo horizontal (x), enquanto o tempo de atuao marcado no eixo vertical (y). Desta forma, para cada sobrecorrente que circula pelo disjuntor se tem um tempo de atuao correspondente. Traando o grfico do tempo de atuao versus a corrente devem-se encontrar curvas que estejam dentro dos limites fornecidos pelo fabricante. Pode-se, assim, determinar se o disjuntor est operando adequadamente ou no. Nota-se pela figura 4 que a partir de correntes cinco vezes maiores que a nominal ( I = 5 In ) o que o disjuntor comear a desarmar por atuao do elemento magntico. Abaixo deste valor a atuao ser pelo elemento trmico. Na figura 5 mostram-se as curvas tpicas para minidisjuntores (correntes menores que 10 A) onde se pode verificar que conforme a aplicao desejada, ou seja, conforme o tipo de carga a ser comandada e protegida deve-se escolher o disjuntor com a curva de atuao adequada.

EEL7051 Materiais Eltricos Laboratrio 2006/2

3/7

Experincia 01

Figura 4 - Curva tempo x corrente tpica de disjuntores termomagnticos [3].

Figura 5 Curvas tpicas para minidisjuntores termomagnticos [6].

EEL7051 Materiais Eltricos Laboratrio 2006/2

4/7

Experincia 01

Informaes adicionais sobre esta experincia podem ser encontradas: [1] Instalaes Eltricas. Ademaro A. M. B. Cotrim. Pearson Prentice Hall, 4a Edio, 2003; [2] Disjuntores termomagnticos GE, www.geindustrial.com.br; [3] Disjuntores termomagnticos Pial Legrand, www.legrand.com.br; [4] Disjuntores termomagnticos Eletromar, www.cutlerhammer.com.br; [5] Disjuntores termomagnticos Siemens, www.siemens.com.br; [6] Disjuntores termomagnticos WEG, www.weg.com.br.

ENSAIO DOS DISJUNTORES DE BAIXA TENSO

O ensaio de um disjuntor de baixa tenso consiste em submeter o mesmo a diferentes amplitudes de corrente, acima da nominal, e registrar o tempo que o mesmo leva para desarmar. A maior dificuldade na implementao de tal experimento reside no fato de se operar com correntes elevadas. Por exemplo, para um disjuntor de 10 A, para verificar os limites superiores da curva de atuao, deve-se operar com correntes da ordem de dez a vinte (10 a 20) vezes a corrente nominal, o que resulta em correntes da ordem de cem ou duzentos ampres (100 a 200 A). Na figura 6 mostrado o circuito que ser montado para o levantamento dos pontos necessrios para traar a curva tempo versus corrente de um disjuntor termomagntico. Basicamente o circuito consiste de um variador de tenso (varivolt) que permite ajustar a tenso a ser aplicada no primrio de um transformador com relao de aproximadamente 73:1 (T1). No secundrio deste transformador ser conectado o disjuntor sob teste (Dj1 a 12).

S1
+

T1

Disjuntores sob teste


Dj1 Dj2 Dj3 Dj4 Dj5 Dj6 Dj7 Dj8 Dj9 Dj10 Dj11 Dj12

vi

icurto Varivolt Figura 6 Circuito a ser montado para traar a curva tempo versus corrente de um disjuntor termomagntico.
Os procedimentos para realizar o ensaio sero: a. Conectar as ponteiras de corrente e de tenso ao osciloscpio e ajustar o mesmo; b. Conectar o circuito rede de energia eltrica, com a chave S1 aberta; c. Ajustar o varivolt para a posio desejada, conforme mostrado na curva da figura 7; d. Ligar o disjuntor Dji escolhido para o teste naquele momento; e. Preparar o osciloscpio para a aquisio; f. Ligar instantaneamente a chave S1 e aguardar a atuao do disjuntor sob teste; g. Verificar se a aquisio foi realizada corretamente; h. Desligar a chave S1.

 73 :1

EEL7051 Materiais Eltricos Laboratrio 2006/2

5/7

Experincia 01

Para correntes muito altas, a ponteira de corrente pode ser colocada no primrio do transformador T1, amostrando-se ento uma corrente menor e com fator de escala 73:1. Para verificar as condies de operao do disjuntor sero feitos 5 testes, sempre com disjuntores diferentes para eliminar o efeito do aquecimento de seus elementos. Os valores exatos de corrente e o tempo de atuao devem ser anotados na tabela 1.

Curva de resposta Io x Vi com 1 disjuntor Pial ligado


Corrente de sada [A] 150,00 100,00 50,00 0,00 -50,00

0,00 3,11 7,13 13,6 22,7 31,2 50,7 55,0 60,0 65,9 70,0 76,3 80,0 Tenso de entrada [V]

Io 0,00 1,91 4,93 10,80 20,60 30,00 52,30 63,81 77,20 93,00 99,09 119,0 128,6

Figura 7 Curva de resposta da corrente de sada em funo da corrente de entrada do transformador T1. Tabela 1 Valores de corrente e tempo medidos. Disjuntor Pial Legrand Constante de multiplicao k x In 3 5 7 10 12 Corrente desejada [A] 30,00 52,30 77,20 99,09 119,0 Corrente medida [A] Tempo medido [s]
Escala de tempo no osciloscpio Mtodo para aquisio no osciloscpio

1s 1s 400 ms 100 ms 20 ms

Run/Stop Run/Stop Run/Stop Trigger Trigger

Para o relatrio: a. Marque os pontos tempo versus corrente no grfico em anexo, conforme o disjuntor utilizado; b. Apresente algumas formas de onda adquiridas com o osciloscpio e comente a respeito das mesmas; c. Comente os resultados obtidos com o ensaio dos disjuntores; d. Explique, sob o ponto de vista de materiais eltricos, o funcionamento do dispositivo trmico do disjuntor; e. Qual a finalidade da cmera de extino do arco eltrica e como funciona a mesma? f. Explique porque um disjuntor normalmente emprega dois dispositivos de proteo, o trmico e o magntico.

EEL7051 Materiais Eltricos Laboratrio 2006/2

6/7

Experincia 01

ANEXOS

EEL7051 Materiais Eltricos Laboratrio 2006/2

7/7

You might also like