You are on page 1of 9

Revista Intellectus

Ano VIII | N. 20

A IMPORTNCIA DO PLANEJAMENTO FINANCEIRO The importance of Financial Planning OLIVEIRA, Donizete Cosme Faculdade de Jaguarina

Resumo: Este trabalho tem como objetivo principal consolidar a necessidade do planejamento pelas organizaes, pois atravs dele pode se alcanar suas metas e objetivos. O planejamento financeiro o guia para as empresas, podendo assim desenvolver os planos de curto e longo prazo com sucesso. Com a falta de planejamento financeiro slido pode causar falta de liquidez podendo assim colocar em risco a continuidade da organizao. Palavras-chaves: Planejamento Financeiro, Recursos Financeiros, Gesto Financeira.

Abstract: This work has as the main objective to consolidate the planning need by the organizations, because through it, companies are able to reach their goals. The financial planning is the guide to the companies, in that way, it can develop short and long- range- goals with success. The deficiency of solid planning can cause the absence of liquitidy which can put in risk the organizations persistence. Keywords: Financial Planning, Financial Means, Financial Management.

1. INTRODUO Com o desenvolvimento industrial e comercial, presenciamos o crescimento de maior nmero de empresas de mdio e grande portes. O homem ou o grupo de homens que outrora eram capazes de administrar seus negcios, sem precisar de um sistema de planejamento hoje j se sentem incapazes diante da multiplicidade de problemas.
ISSN 1679-8902 75

Revista Intellectus

Ano VIII | N. 20

Passa-se ento a ver a necessidade um planejamento financeiro, pois atravs desta pode se alcanar suas metas e objetivos. Um planejamento financeiro um guia para empresa que em curto ou em longo prazo, onde poder ter garantias de como ser as condies de caixa bem como os lucros ou prejuzos que poder adquirir.

2. A IMPORTNCIA DO PLANEJAMENTO FINANCEIRO Planejamento financeiro o processo por meio do qual se calcula quanto de financiamento necessrio para se dar continuidade s operaes de uma companhia e se decide quando e como a necessidade de fundos ser financiada. Sem um procedimento confivel para estimar as necessidades de financiamento, uma companhia pode acabar no tendo fundos suficientes para pagar seus compromissos, como juros sobre emprstimos, duplicadas a pagar, despesas de aluguel e despesas de servios pblicos. Uma empresa fica inadimplente se no for capaz de saldar suas obrigaes contratuais, como despesas de juros sobre emprstimos. Portanto, a falta de um planejamento financeiro slido pode causar falta de liquidez e, por isso, a falncia mesmo quando os ativos totais, incluindo ativos no lquidos, como estoque, instalaes e equipamentos, forem maiores que os passivos. A administrao precisa fazer um planejamento financeiro metdico para avaliar as necessidades futuras para financiamento. A poca dos diferentes tipos de financiamento tambm critica para o planejamento financeiro. As fontes de financiamento incluem: dvidas de curto e de longo prazo, aes ordinrias e preferncias, e lucros retidos. Esses, que so lucros acumulados aps impostos e dividendo, so uma fonte de financiamento especialmente desejvel. A capacidade de a empresa expandir suas operaes usando os lucros retidos sinal de solvncia financeira, porque tais fundos tornam uma empresa financeiramente auto-suficiente.

76

ISSN 1679-8902

Revista Intellectus

Ano VIII | N. 20

3. TIPOS DE PLANOS 3.1. Planos Financeiros em Longo Prazo (estratgicos) So aes planejadas para um futuro distante, acompanhadas da previso de seus reflexos financeiros. Tais planos tendem a cobrir perodos de dois a dez anos, sendo comum o emprego de planos qinqenais que so revistos periodicamente luz de novas informaes significativas. Geralmente, as empresas que esto sujeitas a elevados graus de incerteza operacional, ciclos de produo relativamente curtos, ou ambos, tendem a adotar horizontes de planejamento mais curtos. Planos financeiros a longo prazo so parte de um plano estratgico integrado que, em conjunto com os planos de produo, marketing e outros, utilizam-se de uma srie de premissas e objetivos para orientar a empresa a alcanar seus objetivos estratgicos. Tais planos focalizam os dispndios de capital, atividades de pesquisa e desenvolvimento, aes de marketing e de desenvolvimento de produtos, estrutura de capital e importantes fontes de financiamento. Deve-se incluir tambm a concluso de projetos existentes, de linhas de produtos, ou ramos de negcios; reembolso ou amortizao de dvidas e quaisquer aquisies planejadas. Tais planos tendem a ser subsidiados por inmeros oramentos e planos de lucro anuais. Por longo prazo entende-se o perodo do planejamento que ultrapassa um ano. Esse prazo varia de empresa para empresa. O planejamento do perodo considerado como longo prazo pode ser de dois a cinco anos; algumas empresas elaboram planejamentos para ate vinte anos. 3.2. Planos Financeiros a Curto Prazo (operacionais) Os planos financeiros (operacionais) a curto prazo so aes planejadas para um perodo curto (de um a dois anos) acompanhadas da previso de seus reflexos financeiros. Os principais insumos incluem a previso de vendas e vrias formas de dados operacionais e financeiros; os resultados mais importantes incluem inmeros oramentos operacionais, o oramento de caixa e demonstraes financeiras projetadas.

ISSN 1679-8902

77

Revista Intellectus

Ano VIII | N. 20

A partir das previses de vendas so desenvolvidos planos de produo que consideram tanto o tempo necessrio para converter a matria-prima em produto acabado, como os tipos e quantidades de matrias-primas exigidos. Com base nesses planos, a empresa pode ainda estimar as necessidades de mo-de-obra direta, as despesas gerais de fbrica e despesas operacionais. Tendo preparado essas estimativas, pode-se prepara a demonstrao do resultado e o oramento de caixa projetado. Assim, o plano de financiamento em longo prazo, o plano de investimento de capital e o balano patrimonial do perodo corrente, o balano projetado da empresa pode ser finalmente desenvolvido. Praticamente no h diferena entre planejamento a longo e em curto prazo, no que tange ao mtodo de abordagem. Os mesmos princpios so aplicados na determinao dos itens de venda, custo, despesas, do fluxo de caixa e dos itens do balano. Diferem apenas quanto forma de apresentao. Geralmente, o planejamento ao curto prazo mais detalhado, contendo todos os elementos necessrios para o controle interno da empresa. A projeo do planejamento em longo prazo feita em base anual, em comparao base mensal do planejamento em curto prazo. 3.3. Significado do Planejamento Integral Financeiramente falando, o planejamento integral consiste e vincular todos os planos de administrao financeira aos planos de produo e de venda, bem como s atividades administrativas da empresa. De fato, para se alcanar a meta empresarial, extremamente importante a coordenao das foras de trabalho. Se cada rea trabalhasse por conta prpria, desarticulada, isso afetaria inelutavelmente o resultado final. Nesta tarefa de coordenao global, os executivos financeiros, especialmente preparados e cnscios das possibilidades pertinentes aos seus respectivos setores de atuao. O planejamento integral requer principalmente o entrosamento da rea financeira, baseado nas estimativas das demais reas da empresa. Neste sentido o planejamento integral devers ser traado em consonncia com todos os executivos responsveis pela poltica da empresa, observando-se em princpios, o seguintes estgios de trabalho:
78 ISSN 1679-8902

Revista Intellectus

Ano VIII | N. 20

determinao dos futuros volumes de venda e produo; determinao dos recursos humanos necessrios; determinao das providncias a serem tomadas por cada setor da empresa, levando-se em considerao os planos de vendas e de produo; elaborao de um cronograma nico, para a execuo do plano integral.

4. CARACTERSTICAS DO PLANEJAMENTO FINANCEIRO 4.1. Indicaes para o futuro Um plano financeiro a curto ou em longo prazo serve de guia para futuro comportamento da empresa. a projeo das condies atuais para o futuro desconhecido, poder devidamente reajustadas, tendo em vista as novas condies de trabalho, previamente estimadas. A projeo pura e simples da situao presente para o futuro tem sido motivo de grandes decepes, na avaliao de um planejamento feito. 4.2. Flexibilidade na aplicao Como parte integrante do mundo dos negcios, onde as flutuaes so freqentes, a empresa deve ter a capacidade de se ajustar s novas condies, de forma rpida e eficiente. Nenhum plano deve ser considerado imutvel. Mesmo durante o seu desenvolvimento, se as condies de mercado sofrerem bruscas e violentas transformaes, os planos da empresa devero ser rapidamente alterados. 4.3. Participao direta dos responsveis Os princpios da responsabilidade e de autoridade, como em qualquer rea da administrao empresarial, devero ser criteriosamente observados no planejamento e controle financeiro. Um plano imposto nunca poder dar o mesmo resultado que um plano estudado, analisado e aprovado por todos os

ISSN 1679-8902

79

Revista Intellectus

Ano VIII | N. 20

setores envolvidos. O fator psicolgico constitui a mola-mestre para a consecuo de bons resultados.

5. VANTAGENS DO PLANEJAMENTO FINANCEIRO Um plano bem concebido e tecnicamente bem adequado traz inmeras vantagens: Disciplina nas operaes Uma vez que o plano financeiro da empresa esteja expresso sob a forma de oramento, valido para determinado perodo futuro, todos os funcionrios procuraro atingir os objetivos contidos neles. A avaliao peridica do resultado atual tambm ser feita, baseada nos valores orados. Esse alvo comum, propicia o trabalho e equipe e aprimora os meios de comunicao entre os elementos que trabalham para atingi-lo. Distino entre o necessrio e o superfulo No planejamento financeiro, dever haver uma demarcao entre o necessrio e o suprfluo. Toda a aplicao de recursos que no redundar em maior rentabilidade, a curto ou em longo prazo, dever ser considerada suprflua. Apesar de nem sempre ser possvel distinguir o superfulo do necessrio, o planejamento oferece melhores condies para esse julgamento, em beneficio da empresa. Senso de responsabilidade em relao ao lucro previsto Sendo o plano elaborado com a colaborao de todos os setores da empresa, cada individuo sentir um quinho de responsabilidade na realizao do lucro final. A conscientizao deste objetivo faz com que tudo seja feito em favor da rentabilidade da empresa. Prtica de "administrar por exceo"

80

ISSN 1679-8902

Revista Intellectus

Ano VIII | N. 20

A comparao entre o real e o orado indica as deficientes que porventura possam existir. Sem o sistema oramentrio, os fatos contbeis, da natureza esttica, no permitem, primeira vista, distinguir os pontos de estrangulamento da empresa. Em nossos dias, as decises empresariais precisam ser rpidas; nenhuma delas, porm, poder ser tomada sem conhecimento de causa. A tcnica do planejamento permitir identificar os pontos fracos da empresa, possibilitando imediata correo.

6. CONDIES BSICAS PARA O SUCESSO Apoio da administrao: uma recomendao especial para o futuro executivo; antes de introduzir qualquer inovao no sistema de planejamento e controle financeiro em sua empresa, indispensvel conseguir a anuncia e o apoio efetivo do presidente. Sem este apoio, mesmo que o seu sistema de trabalho seja timo, dificilmente obter o resultado almejado. Organizao adequada: em principio, o planejamento financeiro implica no seu controle posterior. Como os fatores financeiros referem-se a todas as reas da empresa: produo, vendas e administrao, a amplitude do planejamento financeiro bastante extensa em exige um preparo todo especial. O sucesso depende, em grande parte, do mtodo usado e dos executantes, devidamente preparados, para sua aplicao. Entrosamento perfeito com a contabilidade: para anlises e

comparaes posteriores, o plano de contas da empresa, com todos os seus pormenores, dever servir de base para o planejamento. Sem esse entrosamento a Contabilidade poder registrar dados que no correspondam aos valores estimados, o que tornar errnea toda comparao e conduzir a decises falhas. Sistema adequado: cada empresa tem suas necessidades especificas; porm, em qualquer circunstancia, o sistema de planejamento dever ser simples, objetivo e elaborado para aes efetivas e tambm, o mais econmico possvel.
ISSN 1679-8902 81

Revista Intellectus

Ano VIII | N. 20

7.

EVENTOS

QUE

PODEM

ORIGINAR

NECESSIDADE

DO

PLANEJAMENTO FINANCEIRO

compra ou venda de negcios de famlia; crise financeira; herana ou repartio de bens; mudanas na carreira profissional; planejamento para filhos (nascimento, adoo, educao ); planejamento para aposentadoria; preparao para casamento, separao; recebimento de grande soma de dinheiro ou inesperada queda financeira. O planejamento das finanas no visa apenas o sucesso financeiro, ele

relevante para o sucesso pessoal e profissional. O gerenciamento adequado das finanas o diferencial entre sonhadores e realizadores. Alguns equvocos a respeito de planejamento financeiro:

Confundir Planejamento Financeiro com Investimentos; Esperar momentos de crise para tomar a iniciativa de fazer o Planejamento Financeiro; Esperar retornos irreais para seus investimentos; No estabelecer objetivos financeiros mensurveis; Pensar que Planejamento Financeiro a mesma coisa que planejamento para aposentadoria;

Pensar que Planejamento Financeiro para quando ficarem velhos; Pensar que Planejamento Financeiro Planejamento Tributrio; Pensar que Planejamento Financeiro somente para quem possui muito dinheiro; Pensar que utilizar os servios de um Consultor Financeiro, significa perder o controle de suas finanas pessoais;

82

ISSN 1679-8902

Revista Intellectus

Ano VIII | N. 20

Tomar uma deciso financeira sem entender seus efeitos em sua situao financeira global.

8. CONCLUSO Planejamento financeiro um processo racional de administrar sua renda, seus investimentos, suas despesas, seu patrimnio, suas dvidas, objetivando tornar realidade seus sonhos, desejos e objetivos, tais como: casa prpria, poupar para a educao dos filhos, fazer a viagem dos sonhos, investir de acordo com o perfil pessoal, ser bem sucedido na carreira profissional, reduzir impostos, tornar-se empresrio, aposentar-se confortavelmente, planejar e administrar testamento, partilha. A maioria das pessoas trata suas finanas procurando gastar menos do que ganha. Este apenas um dos aspectos do planejamento. necessrio, entre outros aspectos, estabelecer objetivos, sem os quais a pessoa age como um barco sem rumo. A vida produtiva tem vrias fases, cada uma das quais apresenta seus desafios. Atravs do planejamento possvel identificar as oportunidades e dificuldades de cada uma, e definir, antecipadamente, estratgias para enfrentar cada situao.

REFERNCIAS BRAGA, R. Fundamentos e tcnicas de administrao financeira. So Paulo: Atlas, 1989. NGUYEN, H. T. Controladoria Financeira das Empresas. 2 ed. So Paulo: Universidade Empresa Ltda., 1972. ROBBINS, S. & COULTER, M. Administrao. 5 ed. Rio de Janeiro: PrenticeHall do Brasil, 1996.

ISSN 1679-8902

83

You might also like