You are on page 1of 7

Eletricidade I

Tipos de eletricidade

No momento em que citamos fontes energticas, pensamos em usinas hidroeltricas e geradores de energia eltrica, provenientes da quantidade de rios que dispomos. Porm existem outras fontes de energia que no os recursos naturais, para transform-los em potenciais energticos. Neste captulo apresentaremos os tipos de eletricidade, e suas caractersticas de transformao. Na eletricidade esttica estudamos as propriedades e a ao mtua das cargas eltricas em repouso, nos corpos eletrizados. Um corpo se eletriza negativamente quando ganha eltrons e positivamente quando perde eltrons. Entre corpos eletrizados ocorre o efeito de atrao quando suas cargas eltricas tm sinais contrrios e ocorre efeito de repulso quando suas cargas eltricas tm sinais iguais.

Ao do campo eltrico Sempre que dois corpos com cargas eltricas contrrias so colocados prximos um do outro, em condies favorveis, os excessos de eltrons de um deles so atrados na direo daquele que est com falta de eltrons, sob a forma de uma descarga eltrica.

Escola SENAI Oscar Rodrigues Alves

19

Eletricidade I

Exemplo de descarga eltrica A nuvem carregada eletricamente (com cargas negativas) B descarga eltrica C ponto de descarga (com falta de eltrons) Essa descarga poder ser visvel se tiver potencial eltrico elevado e se ela ocorrer atravs do ar, como voc pode observar, por exemplo, na ilustrao anterior. Entretanto, uma descarga eltrica no pode ser vista se ela ocorrer atravs de um fio condutor em condies normais de uso, mas apenas comprovada pelo efeito.

Eletricidade dinmica ou eletrodinmica A eletricidade dinmica refere-se aos eltrons livres, em movimento de um tomo para outro, constituindo, assim, uma corrente eltrica nos corpos slidos.

Exemplo de fluxo de Eltrons que atravessam uma barra de ferro.

20

Escola SENAI Oscar Rodrigues Alves

Eletricidade I

Para haver movimento dos eltrons livres em um circuito necessrio que nele seja exercida uma presso eltrica. Essa presso eltrica pode ocorrer de modos diferentes e resulta na formao de um plo com excesso de eltrons, denominado plo negativo, e de outro com falta de eltrons, denominado plo positivo. A energia eltrica disponvel entre esses dois plos chamada fora eletromotriz (fem) quando medida sem carga ligada. Quando medida com carga ligada chama-se diferena de potencial (ddp) ou, simplesmente, tenso eltrica.

Eletricidade por ao qumica Dois corpos heterogneos colocados em contato, sejam eles condutores ou isolantes, apresentam uma diferena de potencial. A pilha seca, conhecida como pilha de lanterna, a mais conveniente das fontes portteis de energia eltrica. O plo positivo um basto de carbono (carvo) e o plo negativo o prprio recipiente de zinco metlico que abriga um eletrlito pastoso de cloreto de amnia.

Constituintes da pilha A terminais de lato C areia E recipiente de zinco (plo negativo) G basto de carvo (plo positivo) B resina D serragem F eletrlito (cloreto de amnia) H papel alcatroado

Escola SENAI Oscar Rodrigues Alves

21

Eletricidade I

A fora eletromotriz (fem) de uma pilha seca nova de 1,5 a 1,6 Volts, diminuindo medida que ela vai sendo usada.

Eletricidade produzida pelo magnetismo O mtodo mais usual de produo de eletricidade em larga escala deriva da utilizao do magnetismo. O magnetismo uma condio, um meio pelo qual se produz a energia eltrica por induo, cujo movimento produzido pela energia mecnica.

Transformao de energia

Exemplo de mquina a vapor A encanamento de vapor C vapor dgua E fogo B caldeira D gua F pisto

G movimento de rotao com um excntrico

Exemplo de roda d'gua 22


Escola SENAI Oscar Rodrigues Alves

Eletricidade I

H tambm a transformao de energia mecnica em energia eltrica. Esse fenmeno se verifica, por exemplo, nos geradores das usinas eltricas. Tais geradores se utilizam dos potenciais hidrulicos como fontes de energia mecnica.

Sistemas de gerao de energia Em resumo, temos: Potencial hidrulico obtido atravs dos rios; Energia mecnica conseguida pela roda dgua; Energia eltrica conseguida pelo gerador.

Qualquer que seja a fonte de energia mecnica, a potncia eltrica produzida nos geradores ser o resultado do corte das linhas magnticas pelos condutores.

Esquema simplificado de gerao A campo magntico B condutor C im

Deslocando-se um condutor eltrico dentro de um campo magntico, aparece nos extremos destes condutores uma tenso eltrica.

Escola SENAI Oscar Rodrigues Alves

23

Eletricidade I

Transformao de energia trmica em eltrica Outro mtodo de obteno de energia eltrica o do aquecimento direto da juno de dois metais diferentes. Se um fio de cobre e outro de constantan forem unidos por um dos seus extremos, e se aquecermos os fios nesse ponto, aparecer uma tenso eltrica nos outros extremos. Constantan uma liga de cobre e nquel. A medida que aumentamos a temperatura no extremo unido, aumenta tambm o valor da tenso eltrica.

Par Termeltrico

Energia eltrica atravs do atrito Toda vez que se atritam dois corpos diferentes. Alguns eltrons passam de um dos corpos para o outro. O corpo que recebe os eltrons adquire carga eltrica negativa. O corpo que cede os eltrons adquire carga eltrica positiva. Esse deslocamento de eltrons provocado pelo aquecimento dos corpos durante o atrito, que acelera a velocidade dos eltrons, aumentando a fora centrfuga dos tomos e, assim, possibilitando a fuga dos eltrons. Algumas substncias como o vidro, mbar, ebonite, ceras, flanelas, seda, nylon, rayon, etc., produzem facilmente eletricidade esttica.

24

Escola SENAI Oscar Rodrigues Alves

Eletricidade I

Quando se esfrega um basto de ebonite em uma flanela, esta perde eltrons para o basto. Assim, o basto fica carregado negativamente e a flanela, positivamente.

Equilbrio de carga A ebonite (eletricamente neutro) B flanela (eletricamente neutra) C ebonite (eletricamente negativo) D flanela (eletricamente positiva)

Escola SENAI Oscar Rodrigues Alves

25

You might also like