You are on page 1of 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS DEPARTAMENTO DE EDUCAO FSICA DISCIPLINA: PEDAGOGIA EM EDUCAO FSICA E ESPORTE PROFESSOR: CLUDIO MRCIO OLIVEIRA

EXERCCIO AVALIATIVO I Forma de produo: Individual Data de entrega: 02/05/2012 Valor: 30 pts. Textos de suporte: BRACHT, Valter. Educao Fsica: Conhecimento e especificidade. In: SOUSA, Eustquia e VAGO, Tarcsio (Org.) Trilhas e partilhas. Belo Horizonte: Grfica e Editora Cultura, p. 13-23, 1997. PEREIRA, Marcelo Ricardo. A boina aliengena: sujeito identidade e diversidade cultural. In: Presena Pedaggica. V.9, n.51. mai/jun. 2003. VAGO, T. M. . Rumos da Educao Fsica Escolar: o que foi, o que , o que deveria ser?. In: II Encontro Fluminense de Educao Fsica Escolar. Niteri, RJ. Niteri, RJ: Universidade Federal Fluminense, 1997. v. 1. p. 111-124. Questes geradoras: Alguns educadores, retoricamente, defendem a aceitao, a tolerncia e o respeito no trato com a diferena. Valorizam, sob a palavras vazias, a diversidade como um valor pedaggico idealizado. Ora, a diferena no requer necessariamente tolerncia, respeito ou aceitao, pois tal defesa deixa intactas as relaes de poder que esto na base da produo discursiva da diferena. Quem aceita ou tolera, geralmente, est no topo da hierarquia social e, sob a perspectiva humanista, no interroga o poder, defendendo to somente uma generosidade utpica e uma convivncia social e cultural harmoniosa. O tolerante mostra-se, muitas vezes, superior ao tolerado. O respeito fixa a dissimetria das relaes de poder, que devem, ao contrrio, ser postas permanentemente em questo (PEREIRA, 2003, p. 24-25) 1) Com base no exposto, explique e exemplifique a situao acima, dialogando com a prtica pedaggica da Educao Fsica realizada dentro ou fora da escola. 2) Relacione as reflexes acima com as trs possibilidades de construo do objeto da Educao Fsica propostas por BRACHT (1997), quais sejam, a APTIDO FSICA, o MOVIMENTO HUMANO e CULTURA CORPORAL DE MOVIMENTO, indicando como a questo da pluralidade tratada ou ignorada em cada uma destas concepes. 3) Identifique as representaes de Educao Fsica apresentadas por VAGO (1997) e qual concepo de sujeito est presente em cada uma delas. 4) Redija um texto de reflexo que articule os pontos de encontro entre os textos, o papel do professor de Educao Fsica e as relaes de poder presentes nas prticas corporais dentro e fora da escola.

Critrios de avaliao: 1) Expresso de subjetividade: a percepo dos membros do grupo tem que aparecer nas duas partes do trabalho (parte escrita e seminrio). 2) Dilogo e interpretao correta das literaturas. 3) Relao com o cotidiano e o mundo da vida. 4) Fundamentao terica, clareza conceitual e coerncia argumentativa. Alguns cuidados na elaborao/entrega do trabalho: 1- Realizao correta de citaes dos autores. Citao de idia acompanha autor e ano. Ex: DAOLIO (1992). Citao na ntegra acompanha aspas, seguido ou antecedido por autor, ano e pgina. Ex: o movimento assim assim assado (DAOLIO 1992, p. 15) Citao de um autor citado pelo autor que voc est lendo. Usar apud ou citado por, esclarecendo ao leitor a obra de onde surgiu a citao. Ex: De acordo com MAGILL (1985, apud DAOLIO 1992): o movimento........ ou segundo MAGILL (1985, citado por DAOLIO, 1992). 2- Saber separar as idias do autor, as idias dos autores que porventura ele esteja dialogando e as idias do grupo que est fazendo o trabalho. 3- Saber, luz dos argumentos colocados, posicionar-se criticamente diante das produes analisadas. No sair copiando o autor, nem fazer a crtica pela crtica, sem qualquer sustentao. saber fazer a interpretao competente da obra luz das questes de formao que esto sendo propostas pelo grupo. 4- No ficar com medo dos termos difceis de entender, mas se perguntarem sobre o que eles significam e em que sentido eles esto no texto. No quer dizer que seja necessrio pesquisar tudo, mas no d pra apresentar trabalhos usando termos que o grupo no tem conhecimento. No mais, se inspirar em Rubem Alves para expandir a linguagem, pois, como ele diria Os limites da minha linguagem denotam os limites do meu mundo. 5- Dialogar com o cotidiano. As anlises dos autores no so um devaneio, mas falam sobre um cotidiano no qual estamos todos/as mergulhados. Saber conversar criticamente com o cotidiano das nossas vidas fundamental. 6Saber relacionar idias com capacidade de anlise e sntese. Para isso, tem que superar aquela idia, na tarefa escrita, do tipo: O texto 1 fala isso; O texto 2 fala aquilo, etc. Infelizmente, pensar a realidade por partes/fragmentos uma das nossas piores heranas educativas e civilizatrias. O todo tem que ser maior que a soma das partes. Bom trabalho a todos. Cludio.

You might also like