You are on page 1of 3

Orientao Particular Prof: Karyn Lessa

Aluno(a):___________________________ ____/____/____

Qu Hora es?
Voc consegue imaginar como era a vida sem o relgio, da forma que o conhecemos hoje? E sem qualquer outro instrumento moderno que mostrasse as horas? realmente difcil pensar nessa possibilidade, j que a vida das pessoas regida pelo tempo, o tempo todo! Temos a hora de levantar, de trabalhar, de estudar, de fazer as refeies, do lazer, muitas vezes at os minutos so contados. Marcar o tempo para realizar as tarefas uma necessidade antiga da humanidade, inicialmente s era possvel marcar o dia e a noite de forma bem rudimentar. Um dos primeiros instrumentos usados para saber as horas do dia foi a vara de madeira, que colocada ao sol projetava sua sombra em diferentes posies medida que o tempo passava, esse mtodo dava uma vaga ideia da hora, porm no podia ser utilizado noite. Assim, surgiram outros instrumentos que podiam marcar o tempo, tanto de dia como de noite, o caso da ampulheta ou relgio de areia, que consistia em duas partes de vidro ocas e unidas por um pequeno orifcio por onde escorria a areia de um lado para o outro, marcando um intervalo de tempo que podia ser de meia ou uma hora. Nas civilizaes antigas, gregos e romanos utilizaram o espao de tempo entre o nascer e o pr-do-sol para indicar as horas. Com o passar dos anos tornou-se necessrio buscar uma forma de unificar a hora para que fosse usada por todos em qualquer lugar do mundo, assim evolumos para os primeiros relgios. Foi estabelecido, atravs de uma conveno, que 1 hora seria dividida em minutos e equivaleria a 60 minutos, e que cada minuto seria dividido em segundos, equivalendo a 60. Como podemos ver, a hora uma unidade de medida de tempo, com esses dados possvel verificar quantas horas existem em um dia, em uma semana, um ms ou um ano e assim por diante. A tabela abaixo para no esquecer e tambm para aprender a forma correta de abreviar as palavras: hora, minuto e segundo. 1 hora (h) 1 minuto (min) 60 minutos (min) 60 segundos (s)

Agora que j falamos um pouquinho sobre as horas, vamos aprender como diz-las em espanhol. A conveno, de que falamos a pouco, a mesma em qualquer lngua; o que pode variar diz respeito ao nome dos nmeros e algumas expresses prprias da lngua. Para facilitar, usaremos nos exemplos as abreviaes j aprendidas: 1. Em espanhol, pergunta-se: Qu hora es? e em portugus Que horas so?. 2. Em espanhol utiliza-se o artigo, no singular, la para referir-se a uma hora e das duas horas em diante usase las. Exemplos: a) Es la una y diez. So uma e dez. b) Son las tres y veinte. So trs e vinte.

3. Volte ao exemplo anterior e perceba que a letra utilizada para o e do portugus, em espanhol foi o y. 4. Agora pense nos nmeros: 12, 3, 6 e 9 de um relgio qualquer. Entre esses nmeros h um espao de tempo de 15 min (contados de cinco em cinco). Em espanhol esses 15 min so chamados de un cuarto de hora ou simplesmente un cuarto. Veja como se usa: a) Son las dos y cuarto. So duas e quinze. 5. Se somarmos mais 15 min teremos um total de 30 min que equivalem a dos cuartos, ou media hora. a) Es una y media. So uma e meia. b) Son las ocho y media. So oito e meia. 6. Quando a hora for inteira, ou seja, o ponteiro maior do relgio estiver no nmero 12 e o ponteiro menor em qualquer nmero, existe em espanhol uma expresso chamada en punto, porm no h a obrigatoriedade do seu uso. a) Son las cuatro en punto. So quatro horas em ponto. 7. Quando o ponteiro maior do relgio ultrapassar o nmero 6 significa que faltam determinados minutos para completar uma determinada hora. Veja o exemplo da figura abaixo, faltam 5 min para as 12h00 ou para o meio-dia. Em espanhol utilizamos a palavra menos em lugar da palavra para, alm disso, a hora vem primeiro e depois a quantidade de minutos que falta. Em portugus o contrrio, primeiro vem os minutos que faltam e depois a hora. Veja os exemplos: a) Son las doce menos cinco. So cinco para meio-dia.

8. Assim como no portugus, em espanhol tambm so usadas as 24h para marcar as horas aps o meio-dia. Abaixo colocamos uma tabela que serve para lembrar a equivalncia entre elas. a) Son las catorce horas. So quatorze horas. 13h00min 14h00min 15h00min 16h00min 17h00min 18h00min 19h00min 20h00min 21h00min 22h00min 23h00min 24h00min Uma hora Duas horas Trs horas Quatro horas Cinco horas Seis horas Sete horas Oito horas Nove horas Dez horas Onze horas Doze horas

Agora possvel entender como dizemos as horas em espanhol, mas importante que voc conhea tambm como se fala os nmeros. Olhe os demais exemplos e pratique bastante. Espanhol Es la una y cinco. Son las ocho y cuarto. Son las nueve y veinticinco. Son las cinco y media. Son las once menos veinte. Son las dos menos cuarto. Son las tres menos diez. Son las dieciocho horas. Son las veintiuna horas y diez minutos. So uma e cinco. So oito e quinze. So nove e vinte e cinco. So cinco e meia. So vinte para as onze. So quinze para as duas. So dez para as trs. So dezoito horas. So vinte e uma horas e dez minutos. Portugus Horas 01h05min 08h15min 09h25min 05h30min 10h40min 01h45min 02h50min 18h00min 21h10min

You might also like