You are on page 1of 31

GUIA PEDAGGICO DO JARDIM BOTNICO DE SO PAULO

Tania Maria Cerati

CARO PROFESSOR
Este material foi desenvolvido para subsidi-lo na visita com seus estudantes ao Jardim Botnico de So Paulo. Destina-se professores do Ensino Fundamental e Mdio das diversas disciplinas estimulando a integrao dos diferentes saberes.

Sugerimos um Guia Pedaggico utilizando as placas interpretativas do Jardim Botnico. As placas possuem informaes sobre a biodiversidade local e imagens que permitem compreender a inter-relao entre fauna, flora, ambiente e entender fatores que levam a extino das espcies. A utilizao do material educativo exposto no Jardim Botnico cria oportunidades de aprendizagem sobre a biodiversidade brasileira, em especial da Mata Atlntica. Observar a imensa variabilidade de formas, tamanhos e cores de flores, folhagens, borboletas, aves e ter acesso as informaes sobre a flora, fauna, microrganismos e discutir o papel deles na complexa rede da natureza, encanta, desperta a curiosidade, o sentimento e percepo da necessidade de conservar a natureza. Esperamos que cada informao proporcione boas discusses com sua turma.

Tania Maria Cerati Diretora do Ncleo de Pesquisa em Educao para a Conservao Jardim Botnico de So Paulo

OS JARDINS BOTNICOS
O que um jardim botnico

Jardins botnicos abrigam colees de plantas (ou partes de plantas) vivas e no vivas, devidamente identificadas, catalogadas e registradas que recebem tratamentos especiais que do longevidade a esse patrimnio que destinado conservao da biodiversidade, pesquisas cientficas e educao.

O conhecimento sobre as plantas sempre despertou a curiosidade do homem que, ao longo da histria, foi cultivando plantas de diferentes regies e formando colees para estudos. Assim, no sculo XVI surgiram os primeiros jardins botnicos na Europa. No Brasil existem 34 Jardins botnicos, a maioria na regio sudeste. A cidade de So Paulo abriga apenas o Jardim Botnico de So Paulo. Fundado em 1928 por Frederico Carlos Hoehne em uma rea de Mata Atlntica que abriga as nascentes do histrico riacho Ipiranga, s margens do qual Dom Pedro I proclamou a independncia do Brasil. O Jardim Botnico de So Paulo um importante centro de pesquisa em biodiversidade e realiza estudos sobre os diferentes grupos vegetais, fungos, ecologia de florestas e ambientes aquticos. Estes estudos contribuem para: Ampliar o conhecimento cientfico e contribuir para a conservao da biodiversidade; Entender o funcionamento dos ambientes naturais para sua manuteno conservao e restaurao; Ampliar o entendimento do pblico sobre o valor da biodiversidade; Amenizar os problemas ambientais como poluio, contaminao de gua e solo, desmatamento, aquecimento global e recuperao de reas desmatadas; Promover a conservao da biodiversidade em Unidades de Conservao;

Desenvolver tcnicas de coleta, cultivo, semeadura e reintroduo de plantas.

A maioria dos jardins botnicos est localizada em grandes centros urbanos e oferecem uma tima oportunidade aos seus visitantes de se reconectarem ao ambiente natural, despertando sensaes agradveis que promovem o bem estar, o reconhecimento da beleza existente na natureza, a motivao para observao e aprendizagem. Os programas educativos oferecem visitas educativas especialmente s escolas, nas quais o aluno estimulado a desenvolver a percepo do ambiente, entrar em contato com os diferentes grupos vegetais, observar as relaes ecolgicas e ampliar seu conhecimento sobre a biodiversidade. O Jardim Botnico de So Paulo est inserido no Parque Estadual das Fontes do Ipiranga (PEFI) que o terceiro maior fragmento de Mata Atlntica da cidade, com aproximadamente 5, 5 Km. O PEFI tambm abriga o Jardim Zoolgico, Zoo Safri, Parque Cientec, alm de 162 hectares de matas conservadas..

PEFI PARQUE ESTADUAL DAS FONTES DO IPIRANGA


A Mata Atlntica um dos mais ricos biomas do planeta em diversidade biolgica e endemismo (espcies que somente ocorrem em um determinado local). o 5 bioma mais ameaado do mundo, restando somente 7% da sua rea original. Possui aproximadamente 250 espcies de mamferos, mais de mil espcies de aves e cerca de 20 mil espcies de plantas vasculares, das quais 8 mil s ocorrem neste bioma.

Voc sabia que um trecho da Mata Atlntica nativa do tamanho de um campo de futebol pode ter at 3 vezes mais espcies de rvores do que a Inglaterra. Essa enorme riqueza um dos ambientes mais ameaados do mundo.

A biodiversidade a maior riqueza do planeta, mas no vista ou reconhecida como tal. A maioria das pessoas v o valor da biodiversidade apenas quando plantas, animais e microrganismos so utilizados como produtos alimentcios, farmacuticos ou cosmticos.

A importncia de manter a mata do PEFI est relacionada com duas funes:

Ecolgica Manter a rica diversidade biolgica; Preservar 2 aquferos subterrneos e 24 nascentes;

Contribui para a qualidade ambiental da regio, uma vez que ameniza o clima, mantm a qualidade do ar e controla as cheias, pois a floresta permite a absoro de gua no solo.

Social Constitui um importante patrimnio cultural e histrico; Disponibiliza populao reas que proporcionam acesso cultura, lazer e educao, contribuindo para o bem estar fsico e psquico; Produz conhecimento para a utilizao racional e sustentvel dos nossos recurso.

ALGUMAS OBSERVAES PARA A VISITA

Prepare seus alunos para a visita. Converse sobre o local, o que eles vo encontrar, qual o objetivo da visita e, se possvel, estimule-os a entrar no site do Jardim Botnico. Muitas plantas da coleo do Jardim Botnico possuem uma placa de identificao com as informaes: nome popular, nome cientfico (gnero e espcie) e sua origem. Algumas espcies esto identificadas com placas amarelas, estas sinalizam que a planta est ameaada de extino (ex. pau-brasil, araucria). Por se tratar de uma rea de conservao, no permitida a coleta de materiais biolgicos (frutos, flores e folhas); entrada de animais domsticos; uso de bicicleta, skate, patins; empinar pipa e som alto. No Jardim podemos encontrar muitos animais silvestres (bugios, saguis, aves diversas, calangos, marrecos, frangos dgua, cobras, etc.), por isso caso encontre algum animal no toque e nem o alimente. Para alguma eventualidade, comunique-se com o segurana. Lembre-se, os animais esto em seu ambiente natural. No incio da visita existem placas que sinalizam o Roteiro de Visitao do Jardim Botnico de So Paulo e o Roteiro das espcies ameaadas de extino. Pegue os roteiros de visita na portaria para facilitar a visita.

PLACAS LOCALIZADAS AO LONGO DO CRREGO PIRARUNGUA


Crrego Pirarungua

Voc j pode localiz-lo logo na entrada do Jardim Botnico. O crrego Pirarungua um dos formadores do riacho Ipiranga cuja nascente encontra-se dentro dos limites do Jardim Botnico. Este crrego passou por obras de revitalizao no ano de 2008, deixando expostas as guas que desde 1940 corriam por um canal subterrneo. Ao seu redor foi construdo um deck de madeira com eucaliptos de reflorestamento. Foi mantida a alia de palmeiras jerivs, rvore tpica desta regio da Mata Atlntica, plantados na dcada de 1940 por Frederico Carlos Hoehne, criador do Jardim Botnico. Nas margens do crrego foram plantadas espcies de Mata Atlntica retiradas de reas desmatadas para a construo do trecho sul do Rodoanel.

Bugio Ruivo

Bugio um tipo de macaco da Mata Atlntica que vive em bandos e que, com um pouquinho de sorte, podem ser vistos durante a visita. Seu ronco forte de longo alcance, geralmente ouvido pela manh, anuncia sua localizao a grupos vizinhos e evita a invaso de seu territrio por predadores. Este animal possui barba espessa, mede de 42 a 63 cm. Sua calda varia de 48 a 69 cm tendo como funo a locomoo. Os machos so avermelhados e pesam entre 5 e 9 kg, j as fmeas so marrons e podem pesar de 4 a 7 kg, os filhotes tambm so marrons e se tornam adulto aos 4 ou 5 anos. O bugio raramente desce ao solo e se alimenta na copa das rvores. A subespcie que habita o Jardim Botnico (Alouatta guariba ssp. clamitans ) se enquadra na categoria quase ameaada, devido a destruio da Mata Atlntica, caa e comrcio ilegal, alm de choques eltricos e atropelamento em parques urbanos.

Bicho- preguia

Este mamfero vive solitrio e passa a maior parte do tempo nas copas ensolaradas das rvores, descendo apenas uma ou duas vezes na semana para eliminar suas fezes e urina, por essa razo muito raro encontr-lo no solo. Possui membros compridos e longas garras nas patas anteriores que o ajuda a escalar rvores, sua cauda e seus membros posteriores o ajuda a ficar ereto em posio de defesa, mede cerca de 60 cm e pode pesar entre 3,5 e 5 kg, seus plos (exceto do rosto) so longos e de colorao marrom acinzentada, somente o macho adulto possui uma mancha laranja nas costa. Por viver na copa das rvores este animal se alimenta principalmente de folhas, este hbito ajuda na camuflagem e por consequncia na defesa contra predadores. A cada gestao (120 a 180 dias), a fmea gera um filhote, o filhote permanece junto ao corpo da me por cerca de seis meses.

Borboleta do manac
Esta espcie de borboleta frequente na Mata Atlntica e em reas urbanas. Seus ovos so depositados na face inferior das folhas do manac-decheiro, desta forma ficam protegidos e as larvas que eclodem desses ovos se alimentam exclusivamente das folhas dessas plantas. As borboletas no geral possuem aparelho bucal em forma de uma tromba enrolada que serve para sugar nctar e desta forma, atuam como polinizadores. A borboleta-do-manac em especial, possui colorao preta e amarela, com regies translcidas nas asas. O processo de transformao que a borboleta passa do ovo at a forma adulta chamado de metamorfose. A borboleta inicia sua vida na forma de um ovo minsculo e permanece desta forma durante sete dias. Quando o ovo eclode surge uma larva que cresce alimentando-se de folhas e este perodo dura 20 dias. Quando atinge seu tamanho mximo se transforma em crislida com um casulo em volta permanece assim por 9 dias . Aps esse perodo emerge uma borboleta adulta.

Ip Amarelo e Ciclo de Vida


Para exemplificar o ciclo de vida de uma planta, usamos como exemplo o ip amarelo. O Ip perde suas folhas nos meses de agosto e setembro e ficam repletos de flores amarelas, atraindo seus polinizadores. Aps a polinizao surgem os frutos, que amadurecem entre o final de setembro e meados de outubro, liberando assim as sementes. Quando em condies favorveis as sementes germinam e originam novas plantas. Sendo assim, o ciclo de vida ocorre da seguinte forma:

Semente murcha

Planta jovem

Ip amarelo adulto Fruto

Flores

Polinizao

Flor

Incio da frutificao

Surgem novamente s sementes.

PLACAS LOCALIZADAS NO JARDIM DE LINEU


Linnaeu
Carl Linnaeu ( 1707-1778), professor, mdico e naturalista sueco considerado o pai da taxonomia. H mais de 200 anos ele estabeleceu as grandes categorias que so usadas no Sistema Binomial de Classificao Biolgica. a qual usada at hoje para classificao dos seres vivos. O nome cientfico importante porque nico em qualquer lugar do mundo, permitindo que se saiba exatamente de que espcie se trata, enquanto que o nome popular varia de uma regio para outra dificultando a comunicao.

No Museu Botnico Dr. Joo Barbosa Rodrigues esto disponveis informaes histricas sobre a instituio e a Botnica. Sua a construo iniciou-se em 1940 e foi inaugurado em maro de 1942 por ocasio do centenrio do nascimento do Dr. Joo Barbosa Rodrigues, naturalista de grande expresso para a botnica brasileira. Construdo em forma de cruz exibe na parte externa oito placas terracota em baixo relevo com representantes da flora nativa. Na parte interna formado por cinco salas e na sala central destaca-se o majestoso vitral decorado com motivos inspirados em nossa flora.

Gimnospermas

So representadas principalmente pelos pinheiros (araucria). So plantas terrestres que vivem em clima temperado (preferencialmente). Pertencem a um grupo de plantas com "sementes nuas", sem a formao de frutos. As sementes da araucria so conhecidas como pinho. Existem rvores masculinas e femininas e o plen chega at o vulo atravs do vento. considerada uma espcie pr-histrica porque existe h cerca de 200 milhes de anos. Ocorre no sul e sudeste do Brasil Hoje as florestas de araucria esto muito reduzidas, restando apenas 2% da sua cobertura original. Junto com elas esto em risco outras espcies de plantas e animais como a gralha-azul.

PLACAS LOCALIZADAS NO ORQUIDRIO E


ATRS DAS ESTUFAS
Orquidrio
Local onde se iniciou o Jardim Botnico de So Paulo. As orqudeas formam a mais importante coleo do Jardim e parte dela pode ser vista entre as Estufas.

Epfitas x parasitas
Muitas pessoas confundem plantas epfitas com parasitas. Plantas parasitas so aquelas que retiram a seiva das plantas nas quais se fixam prejudicando-as. Um dos exemplos a cip-chumbo ou fio-de-ovos, que chega a matar a planta hospedeira. J as Epfitas so aquelas que usam a rvore apenas como suporte, recebendo mais luz do que se estivesse no solo, sem prejudic-la. Algumas espcies de bromlias, orqudeas, cactceas e samambaias so epfitas. Por isso que muitas vezes vemos plantas epfitas nos fios de eletricidade, cercas e pedras

Xaxim
A Dicksonia sellowiana Hook. uma espcie tpica da Mata Atlntica que pertence a um grupo de plantas que existe desde a poca dos dinossauros. De seu tronco era extrado o xaxim - a matria prima para a fabricao de vasos e substratos que demora no mnimo 50 anos para conseguir um vaso com 40 cm. Por estar em extino a explorao desta espcie proibida. A fibra de coco est sendo amplamente utilizada como substrato e na fabricao de vasos.

PLACAS LOCALIZADAS NA REA DO LAGO DAS


NINFIAS
Lago das ninfias
Ninfia no vitria rgia! Ninfias so conhecidas tambm como lrio d'gua e nenfar. So plantas aquticas que florescem na primavera e vero e suas flores abrem no perodo da manh e fecham tarde. O lago tambm abriga cerca de 300 espcies de algas microscpicas que contribuem para a produo de oxignio (fotossntese) e na manuteno da vida e dezenas de espcies diferentes de plantas aquticas. O Lago das Ninfias um lago artificial abastecido pelas guas que brotam de nascentes do riacho Ipiranga.

Angiospermas

As angiospermas so plantas com flores e frutos envolvendo suas sementes. Apresentam raiz, caule, folha, vasos condutores, flores (abrigam os rgos sexuais), frutos (protegem e ajudam a dissipar as sementes) e sementes. A reproduo depende da polinizao pelo vento, insetos ou outros animais.

Voc conhece os liquens?


Os liquens so associaes de seres de reinos diferentes: fungos, Reino Fungi, abriga e transfere os minerais, e algas, Reino Protista, fazem a fotossntese e fornecem o alimento. Liquens no so parasitas e nem causam doenas nas plantas. Em um tronco voc pode observar diversas espcies de liquens. Existem cerca de 3000 espcies de liquens no Brasil, sendo algumas usadas como bioindicadores da qualidade do ar.

Pau brasil
Esta rvore se tornou smbolo nacional por ter dado nome ao nosso pas em razo da sua madeira cor de brasa ser chamada pelos portugueses de brasil. Ocorria na costa brasileira, desde o Rio de Janeiro at o Rio Grande do Norte e foi o primeiro produto explorado em nosso territrio, para extrao do corante vermelho brasilena utilizado na tintura de tecidos. Esta explorao se estendeu por 350 anos colocando em risco de extino esta espcie. O pau-brasil pode atingir de 8 a 12 metros de altura, floresce em novembro e seus frutos inicialmente verdes ficam gradativamente marrons, e quando maduros explodem lanando assim suas sementes a metros de distncia.

PLACAS LOCALIZADAS NO LAGO DOS BUGIOS


Brifitas
As brifitas so representadas pelos musgos, hepticas e antceros, sendo os musgos as mais populares, ocorrem principalmente em ambientes MIDOS e SOMBREADOS, onde formam tapetes verdes sobre solos. No possuem razes, caules e folhas, o invs, possuem rizides, cauldios e fildios. So muito sensveis poluio do ar. A absoro de gua e nutrientes ocorre por toda a planta, no possuem vasos condutores por esta razo so plantas geralmente pequenas, no produzem flores, nem sementes dependendo da gua para a reproduo. A maioria terrestre, mas nenhuma marinha. Contribuem na preveno da eroso, na conservao da umidade, na formao do solo e servem de substrato para outras plantas.

Palmito
O que conhecemos como palmito extrado da palmeira conhecida como palmitojuara, iara ou palmito doce, comum na Mata Atlntica. O palmito corresponde ao pice (ponteira) da planta e sua extrao mata a palmeira que leva de 8 a 15 anos para se tornar adulta e produzir frutos. A explorao predatria e ilegal corta a planta antes que ela produza frutos e deixe descendentes, reduzindo assim suas populaes. Por esse motivo o palmito-juara est na lista das espcies ameaadas de extino. Atualmente o palmito comercializado est sendo substitudo por outras espcies cultivadas como o aa e a pupunha.

PLACAS LOCALIZADAS NO BOSQUE DO PAU-BRASIL

Pau brasil
Esta rvore se tornou smbolo nacional por ter dado nome ao nosso pas em razo da sua madeira cor de brasa ser chamada pelos portugueses de brasil. Possua vasta extenso na costa brasileira, desde o Rio de Janeiro at o Rio Grande do Norte, foi o primeiro produto explorado em nosso territrio, para extrao do corante vermelho brasilena utilizado na tintura de tecidos, esta explorao se estendeu por 350 anos colocando em risco de extino esta espcie. O Pau-Brasil pode atingir de 8 a 12 metros de altura, floresce em novembro e seus frutos inicialmente verdes ficam gradativamente marrons, e quando maduros explodem lanando assim suas sementes a metros de distncia.

PLACAS LOCALIZADAS NO LAGO DOS BUGIOS


Brifitas
As brifitas so representadas pelos musgos, hepticas e antceros, sendo os musgos as mais populares. Ocorrem principalmente em ambientes midos e sombreados, onde formam tapetes verdes sobre solos. No possuem razes, caules e folhas, ao invs, possuem rizides, cauldios e fildios. So muito sensveis poluio do ar. A absoro de gua e nutrientes ocorre por toda a planta, pois no possuem vasos condutores e por esta razo, so plantas geralmente pequenas, no produzem flores, nem sementes dependendo da gua para a reproduo. A maioria terrestre, mas nenhuma marinha. Contribuem na preveno da eroso, na conservao da umidade, na formao do solo e servem de substrato para outras plantas.

Palmito
O que conhecemos como palmito extrado da palmeira conhecida como palmitojuara, iara ou palmito doce, comum na Mata Atlntica. O palmito corresponde ao pice (ponteira) da planta e sua extrao mata a palmeira que leva de 8 a 15 anos para se tornar adulta e produzir frutos. A explorao predatria e ilegal corta a planta antes que ela produza frutos e deixe descendentes, reduzindo assim suas populaes. Por esse motivo o palmito-juara est na lista das espcies ameaadas de extino. Atualmente o palmito comercializado est sendo substitudo por outras espcies cultivadas como o aa e a pupunha.

PLACAS LOCALIZADAS NA TRILHA DA NASCENTE


A Trilha da Nascente leva o visitante a apreciar bem de perto a Mata Atlntica preservada no Jardim Botnico de So Paulo. Foi projetada e construda de forma a minimizar os impactos negativos sobre a mata, o curso dgua e nascentes, bem como sobre as pesquisas desenvolvidas na rea. Permite a viso do ambiente a diferentes alturas do cho, a aproximao com as copas das rvores e o caminhar tranquilo. Devido segurana oferecida (principalmente por diminuir as possibilidades de acidentes que normalmente ocorrem em uma trilha no cho), proporciona ao visitante concentrar a sua ateno na observao e na percepo do ambiente. Este aspecto especialmente importante para o visitante idoso e com limitao de mobilidade. Em seu trajeto possvel perceber os contrastes entre reas mais degradadas e conservadas, a elevada biodiversidade vegetal, sentir o frescor propiciado pela mata, o som dos pssaros, do vento, das guas e de outros animais nativos.

360 metros de comprimento 3 pontos de observao para melhor percepo do ambiente Minimizar impactosobre a rica biodiversidade da rea Facilita o manejo de espcies invasoras da rea Possibilidade nica para portadores de necessidades especiais conhecerem a Mata Atlntica

Explore seus sentidos


Sinta o frescor propiciado pela mata Oua os sons da natureza Observe as diversas formas que a natureza expressa Sinta os diversos aromas

A chegada nascente convida a refletir sobre a importncia da gua, problemas de sua escassez, a fragilidade das nascentes que nutrem os rios que abastecem a populao de gua e a importncia de se manter as reas de preservao permanente e a integrao entre os elementos da natureza.

BOA VISITA

You might also like