You are on page 1of 2

O que no se diz sobre as unies homossexuais

di Redazione, 30 maggio 2013

A tese da equiparao das unies homossexuais ao matrimnio ocupa cada vez mais espao nos media. O discurso muitas vezes incompleto e omitem-se aspectos e factos significativos. Como contributo para o debate damos alguns factos e dados que levantam grandes dvidas sobre as "suposies" mais comuns que frequente se darem como assentes.

verdade que no se pode sair da homossexualidade?


Diz-se que a homossexualidade um dado da natureza est nos genes, no se pode mudar e que o simples discurso que fale de sair da homossexualidade por si mesmo discriminatrio e ofensivo. O facto que existem testemunhos de pessoas que deixaram de ter tendncias homossexuais, em Itlia temos o caso de Luca que teve a coragem de contar o desconforto em que vivia e como conseguiu superar. Nos Estados Unidos, Joseph Nicolosi, vencendo algumas dificuldades dedica-se terapia reparadora de quem sente malestar por viver segundo o estilo de vida homossexual. H uns anos o Committee on Homosexuality and Scientific Research publicou um documento, de que se podem encontrar excertos aqui em se refere que a homossexualidade no uma caracterstica predeterminada.

gay. Em 2012 os alemes rejeitaram equiparar os casais do mesmo sexo ao casamento entre um homem e uma mulher. Para conhecer a situao em vrios pases ver aqui. Por outro lado, os dados sobre casamento homossexual motram que um fenmeno em redimensionamento, ao contrrio do previsto. Na Holanda uma investigao do Institute for Marriage and Public Policy dez anos aps introduzido o casamento gay diz que hoje s um dcimo dos homossexuais escolhe o casamento. E aps a euforia inicial tam-

bm em Espanha e Inglaterra os pares gay casados esto a diminuir.

verdade que na opinio pblica h uma opo clara sobre o tema?


comum dar-se por assente que o tema aceite de forma consistente por uma maioria a que oporia apenas uma minoria restrita. Na realidade existem objeces fundamentadas por parte de intelectuais nos

verdade que nos meios polticos internacionais h um consenso sobre a equiparao das unies gay ao casamento?
comum dar-se por assente que a equiparao das unies gay ao casamento consensual em todo o mundo e na opinio pblica. Na realidade, 14 pases em 192 representados na ONU reconheceram o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Em 32 estados dos Estados Unidos a populao defendeu em referendo o casamento natural, e no ltimo referendo 3 estados aprovaram os casamentos

Estados Unidos, Itlia e outros pases do mundo. Em Frana, onde h pouco foi aprovada a equiparao do casamento gay, a sociedade civil mobilizou-se com manifestaes organizadas em todo o pas a que aderiram centenas de milhares de pessoas. O clima est de tal modo polarizado que ocorreram episdios de violncia e represso por parte da polcia inclusivamente sobre os manifestantes pacficos, como o video impressionante de uma mulher lanada por terra por um agente durante uma manifestao autorizada e pacfica. Alm disso nas manifestaes francesas contra o "Casamento para todos" associaram-se, como assinalou Linkiesta, algumas associaes gay (Homo vox e Plus gay sans mariage) que defendem os direitos das crianas a ter um pai e uma me, com base no facto de que em Frana j existe (desde 1999) uma lei para as unies civis e os direitos dos pares homossexuais.

tui, para a maior parte deles, uma provao. Devem ser acolhidos com respeito, compaixo e delicadeza. Evitar-se-, em relao a eles, qualquer sinal de discriminao injusta. Estas pessoas so chamadas a realizar na sua vida a vontade de Deus e, se forem crists, a unir ao sacrifcio da cruz do Senhor as dificuldades que podem encontrar devido sua condio." A Igreja no contra ningum, simplesmente afirma que o casamento uma coisa completamente diferente de uma unio homossexual. Note-se que a doutrina catlica no gosta de dividir as pessoas em homossexuais, heterossexuais ou outras categorias: existem apenas as pessoas, no importa as circunstncias, inclusive as sexuais.

O pensamento laico, no confessional, obriga a reconhecer os casamentos gay?


frequente partir do princpio que o pensamento mais laico e "imparcial" inclina-se para a equiparao, e que as objeces so, em ltima anlise, confessionais e ideolgicas. Na realidade, se se analisam os principais discursos de quem defende a natureza do casamento como realidade completamente diferente das unies homossexuais, verifica-se que o tecido total dos argumentos nunca implica Deus, e como se dissesse: basta somente a razo para no estar de acordo. Com efeito, a objeco invoca 3 questes de fundo, compreensveis por todos: 1. A famlia a unidade que funda a sociedade; 2. O corao da famlia est constitudo pela unio sexual entre um homem e uma mulher para benefcio mtuo e para o bem dos filhos que da venham; 3. O casamento constitui o ambiente ideal, sem imitao possvel, para fazer crescer os filhos. No se compreende que o debate no entre no miolo destes trs pontos em vez de se tornar sempre numa polmica entre vises opostas. Clica aqui para ver todos os argumentos quanto proposta do casamento homossexual.

s vezes d-se a entender que existe um caminho espontneo da humanidade que pouco a pouco se emancipa de preconceitos contra os homossexuais de modo intuitivo e inelutvel. Na realidade a no discriminao contra as pessoas (sejam homossexuais, de etnias diferentes, de vises diferentes, etc), uma coisa bem diferente de discutir se as unies homossexuais so equiparveis ao casamento. Esta ltima estratgia foi desenhada ao detalhe nos incios dos anos 90. Na poca o assim chamado movimento gay fazia propaganda de ideias sobre o amor livre, incluindo formas de sado masoquismo, pedofilia e outras aberraes. No livro After the ball dois activistas gay traaram a estratgia: limpar a imagem dos homossexuais omitindo todos os aspectos mais transgressores para obter direitos reconhecveis e familiares (cfr. equiparao das unies ao casamento) para depois dar lugar passo ao passo ao resto.

Os estudos cientficos concordam quanto bondade das adopes gay?


Quando se fala das adopes por parte dos pares homossexuais diz-se que os estudos cientficos demonstram que no h nenhuma diferena entre pai e me e um par de progenitores do mesmo sexo. Na realidade os estudos que apontam nesta direco tm graves insuficincias cientficas enquanto em amostras de amplo alcance os resultados que se registam reforam a conscincia que ditada pelo bom senso: todas as situaes familiares diferentes da composio de um pai e uma me (um s progenitor, crianas rfs, progenitores gay) provocam desconforto e problemas nos menores.

A luta contra a homofobia uma batalha democrtica?


Dizem que preciso lutar contra a homofobia em todas as suas formas. Na realidade esta luta est a transformar-se numa preocupante vaga liberticida em que deixa de se poder ter uma opinio diferente da que dominante sobre as unies homossexuais. Por exemplo, no Canad a comisso de direitos humanos investigou, processou e multou vrias pessoas, padres includos, considerados culpados de ter dito que o casamento heterossexual estava na base do desenvolvimento da sociedade (ler aqui). Em Frana outros episdios de represso da liberdade de expresso de que j falmos levaram discutir acaloradamente a proposta do ministro da educao de ensinar na escola a moral laica a que todos deveriam aderir, implicando a reformulao dos livros escolares tendo em conta a linguagem da orientao sexual, e uma reviso dos livros em matria de homossexualidade com introduo, em especial, da teoria sobre o "gnero" sexual. Mais em geral nota-se o uso nos meios de comunicao do fantasma da homofobia para alimentar o clima de conflito a propsito de certas notcias que depois se mostram infundadas.

A doutrina catlica antigay?


Muitas vezes imagina-se que a doutrina catlica discriminatria e "anti-gay". Na realidade, se se l o Catecismo da Igreja Catlica nos pontos 2357-2359 fica-se a saber que os homossexuais, enquanto pessoas, nunca devem ser discriminados: "Um nmero considervel de homens e de mulheres apresenta tendncias homossexuais profundamente radicadas. Esta propenso, objectivamente desordenada, consti-

O casamento homossexual uma conquista civil como outras que se alcanaram na histria?

You might also like