You are on page 1of 16

DIREITO DE FAMLIA RESUMO DO VENOSA Do Poder familiar Da filiao Do reconhecimento dos filhos Da adoo PODER FAMILIAR Arts.

Arts. 1630 1638 CC. Art. 1630 os filhos menores esto sujeitos ao poder familiar. O exerccio do poder familiar pressupe o cuidado do pai e da me em relao aos filhos, o devem cri-los, educ-los e aliment-los, conforme a condio e a fortuna da famlia. Art. 226 5 CF direitos e deveres iguais entre homens e mulheres, pai e me art. 21 ECA. Art. 1631 nico na divergncia dos pais quanto ao exerccio do Poder familiar, cabe ao juiz a soluo do desacordo. Poder familiar decorre da paternidade e da filiao, no de casamento. Na separao ou divrcio nenhum dos pais perde o poder familiar, a guarda dos filhos ficar com um dos cnjuges, podendo ainda ser compartilhada. O cnjuge que no ficar com a guarda poder recorrer ao juiz se achar que o outro no est exercendo de forma adequada o poder familiar. Com a morte de um dos pais o outro exerce exclusivamente o Poder familiar e, se estiver impedido ser nomeado tutor ao menor. O filho que foi apenas reconhecido pela me ter apenas ela o poder familiar e, se incapaz de exerc-lo, ser nomeado tutor ao menor art. 1633. A guarda a terceiros no extingue o poder familiar dos pais. Ambos os pais tem poderes sobre os bens dos filhos, podendo disp-los individualmente somente com procurao do outro. O poder familiar indisponvel, decorre da paternidade natural ou legal e no pode ser transferido por iniciativa dos titulares a terceiros. Como exclusivo ato de sua vontade os pais no podem renunciar ao poder familiar, contudo, ser renunciado quando consentirem com a adoo O poder familiar irrenuncivel. O poder familiar indivisvel, porem, no o seu exerccio, o qual pode ser dividido em incumbncias. O poder familiar imprescritvel, somente a extino dentro das hipteses legais pode termin-lo. Pais que no cumprem os deveres do poder familiar podem, alm de perd-lo, responder por crime de abandono material, moral ou intelectual.

No h subordinao hierrquica entre pais e filhos, contudo, os filhos devero respeitar os pais art. 1634 CC. Salvo disposio em contrrio, os pais so administradores naturais dos bens dos filhos menores (art. 1689, III) e, os atos de mera administrao no autorizam, em principio, a alienao, havendo para tanto a necessidade de autorizao judicial (art. 1691). Sem tal autorizao, do qual o MP deve participar, o ato ser nulo por ausncia de agente capaz. Se os interesses dos pais colidirem com os dos filhos menores, ser para esses nomeado curador especial. Na administrao legal no h necessidade de prestao de cauo ou qualquer modalidade de garantia pelos pais. O pai somente responder por culpa grave, no estando ainda obrigado a prestas contas. O usufruto inerente ao poder familiar art. 1689, I. Aps alcanada a maioridade, os bens so entregues aos filhos, sem que os pais tenham direito de qualquer remunerao. Art. 1693 CC Bens excludos do usufruto. Suspenso, Perda e Extino do Poder Familiar: A lei disciplina casos em que o titular deve ser privado do exerccio do poder familiar, temporria ou definitivamente. Art. 1635 CC Fatos causadores da extino do poder familiar. Art. 1636 CC O pai ou a me que estabelecer novas npcias ou unio estvel no perde o poder familiar, contudo, dever exerc-lo sem a interferncia do novo cnjuge ou companheiro. A emancipao extingue o poder familiar, bem como a maioridade do filho. Adoo extingue o poder familiar em relao a famlia biolgica, passando a ser exercido, de forma plena, pelo adotante. Art. 1638 CC Deciso judicial extinguindo o poder familiar mediante falta grave dos pais, mencionadas neste artigo. A suspenso do poder familiar decretada pela autoridade judicial, aps a apurao de conduta grave art. 1637. O pedido de suspenso do poder familiar pode ser feito por algum parente, pelo Mo ou de oficio pelo Juiz. A sentena que decretar a perda ou suspenso do poder familiar ser averbada a margem do registro de nascimento da criana ou adolescente. Uma vez suspenso o poder familiar, perde, o genitor, todos os direitos em relao aos filhos, inclusive o usufruto legal. Havendo motivos graves, poder o juiz decretar liminarmente a suspenso do poder familiar. Extinta a causa que gerou a suspenso do poder familiar, este poder ser restabelecido. A suspenso do poder familiar poder referir-se a apenas parte dos seus atributos. Uma vez decretada a perda do poder familiar um dos genitores, o outro passa a exerc-lo isoladamente, salvo se no tiver condies, caso em que dever ser nomeado um tutor ao menor. A suspenso do poder familiar suprime alguns direitos do genitor, mas, no exonera de prestar alimentos.

A suspenso ou perda do poder familiar dever ser requerida em processo, garantindo o contraditria e a ampla defesa ao ru, sendo a competncia para tais aes a VIJ.

FILIAO Direito de Filiao abrange o Ptrio Poder. Art. 227 6 CF Sem diferenas entre filhos havidos ou no na constncia da Unio. Art. 1600 CC confisso de adultrio da mulher no admitida como prova peremptria. Ictu Oculi erro material no registro, correo por via correcional. Falsidade no registro corrigia por ao judicial. Filhos nascidos aps a morte do pai no so herdeiros: pessoas nascidas ou j concebidas no momento de aberta a sucesso. Exceo na sucesso testamentria art. 1799 e 1800 CC. Reserva de Bens de herana = 02 anos.

RECONHECIMENTO DOS FILHOS O ato de reconhecimento dos filhos pode ser espontneo ou coativo. No espontneo deve haver manifestao solene em documento pblico art. 1609 CC e art. 1 da Lei 8560/92. O coativo se d atravs da investigao de paternidade. Reconhecimento de Paternidade voluntrio Ato personalssimo. H possibilidade de ser feito por procurao com poderes especiais. Relativamente incapazes no precisam da assistncia do pai ou tutor para reconhecer seus filhos. ato unilateral no depende de concordncia, salvo se maior de 18 anos (art. 1614 CC). Menores pode impugnar o reconhecimento aps completar emancipado. irrevogvel (art. 1610). ato formal. Tem efeito declaratrio secundariamente pode ser ato constitutivo de estado. Pode ser feito antes do nascimento ou ser posterior a sua morte no caso deixe descendentes (art. 1609 nico CC) Modalidade do Reconhecimento voluntrio: a maioridade ou ser

Registro de nascimento: o Pode dar inicio a investigao de paternidade. A Me faz meno do suposto pai Art. 1609, I. Escritura Pblica ou Particular: o Irretratvel. o o o o No precisa ter o fim da perfilhao. Pode ser qualquer ato notrio e idneo (como escritura de doao, por exemplo). A Declarao da paternidade deve ser explicita e inequvoca. Em caso de instrumento particular deve qualificar, de forma completa o declarante (pai) e o filho.

Testamento: o Apesar de testamento

poder ser revogado o reconhecimento da paternidade no pode, mesmo que o

testamento seja nulo. O reconhecimento da paternidade poder ser revogado apenas quando provado nulo o testamento por vcio de vontade. Manifestao expressa e direta perante o juiz, ainda que o reconhecimento no seja o objeto nico ou principal do ato: o Art. 26 ECA. o o o A declarao perante o juiz tem equidade a escritura pblica, pois o juiz tem f pblica. Exige os requisitos necessrios de identificao do declarante (pai) e do filho. Deve ser sempre na presena do juiz, se apenas for por ele assinado posteriormente no tem validade.

Oposio ao Reconhecimento: Maiores de 18 anos no podem ser reconhecidos sem seu consentimento. Menores de 18 anos podero impugnar a paternidade at 04 anos aps completada a maioridade ou emancipao O projeto n. 6960 retira a meno do prazo de 04 anos, pois, trata-se de direito potestativo.

Anulao Do Reconhecimento: Poder ser anulado o reconhecimento em caso comprovado de erro ou coao, atravs de ao anulatria art. 113 da Lei de registros pblicos. Arts 1608 e 1604 CC.

Investigao de Paternidade: Declarao judicial ou coativa de paternidade. Filho X pai ou seus herdeiros. Ao de estado inalienvel, imprescritvel, irrenuncivel, personalssima. Art. 27 ECA.

Sujeito ativo o investigante ou o MP. O MP ser sujeito ativo quando o pai no responde ao procedimento de averiguao oficiosa Lei 8560/92 Legitimao extraordinria. O MP prope ao em nome prprio para defender interesse alheio, no excluindo a legitimao do investigado pode ser assistente litisconsorcial. Se o investigante morre no curso do processo o MP no tem mais interesse, extinguindo-se o processo. Plo passivo suposto pai ou seus herdeiros. O espolio no tem legitimao passiva. Me, municpios e DF podem configurar no plo passivo em casos excepcionais, sendo assim, qualquer um com interesse jurdico pode contestar a ao (art. 1615 CC). Art. 7 da Lei 8560/92 Sentena em 1/ grau reconhecendo paternidade deve fixar os alimentos provisionais ou definitivos. Corrente majoritria entende que so devidos os alimentos desde a citao. DNA pe em segundo plano as demais provas. Se o ru negar-se a realizar exame pericial h a presuno (no absoluta) da paternidade (sumula 149). O exame pericial nus processual, nus probatrio do ru e no obrigao (arts. 231 e 232 CC). Posse do estado de filho presuno de paternidade, mais um fundamento para a formao da convico do juiz. A sentena tem efeito declaratrio e erga omnes. EFEITOS DO RECONHECIMENTO: Ex tunc Retroativo Declaratrio o o o o o o o o Art. 1611 Para residir com o pai dever o cnjuge deste aceitar. O filho adota o sobrenome paterno direito da personalidade imprescritvel Aps o reconhecimento o filho pode pleitear o acrscimo do nome da famlia do pai a qualquer momento. Eficcia erga omnes. Indivisvel. Ato jurdico puro, no pode ser subordinado a termo ou condio. Irrevogvel S pode ser anulado por vicio de manifestao de vontade ou vicio material. Filho passa a ter todos os direitos patrimoniais herana, alimentos, etc. Sujeita o filho reconhecido ao poder familiar (art. 1612 CC).

ADOO Decorre de manifestao vontade das partes, atravs da sentena judicial. Filiao exclusivamente jurdica relao afetiva. negocio jurdico. Adoo Plena fundamentalmente para menor de 18 anos. Adoo de maior de 18 anos depender da assistncia efetiva do Poder Pblico e de sentena constitutiva (artigo 1623 nico). No poder adoo por escritura pblica. No h nenhuma diferenciao entre filhos legtimos e adotados. Art. 1625 Adoo ter que beneficiar o adotado (maiores ou menores). Ao de Estado com carter constitutivo. Irrevogvel. Diferena de no mnimo 16 anos entre adotante e adotado. S poder adotar aqueles maiores de 18 anos.

Adoo no ECA: Criana e adolescente so sujeitos de direito. Criana at 12 anos. Adolescentes de 12 a 18 anos. Art. 2 ECA. Colocao de criana e adolescente em famlia substituta depende sempre de deciso judicial. Art. 31 ECA famlia substituta estrangeira somente atravs de adoo. Art. 41 ECA O filho adotado desliga-se de vinculo com os pais e parentes biolgicos, salvo para impedimentos matrimoniais.

Requisitos: Estado de pobreza no elemento definitivo para possibilitar a adoo no se perde o Poder familiar apenas devido a pobreza art. 23 ECA. Destituio do Poder Familiar deve anteceder a ao. Em caso de menor abandonado deve utilizar-se de todos os recursos para a localizao dos pais biolgicos. Art. 24 ECA Perda do Poder Familiar deve ser decretado judicialmente. Art. 1638 CC Causas da Perda do Poder familiar. Os pais biolgicos devem consentir a adoo. Requer a iniciativa e presena dos adotantes, no podendo ser feita por procurao. Processo tramita na vara da infncia e juventude.

Art. 41 1 do ECA e 1626 CC cnjuge ou companheiro pode adotar o filho do consorte, mantendo os vnculos de filiao entre o adotado e o cnjuge ou companheiro do adotante e respectivos parentes. Estabelece reciprocidade do direito hereditrio art. 41 2 ECA. Iguala os direitos sucessrios. Art. 1618 CC Idade mnima para adotar de 18 anos pode apenas um dos cnjuges ou companheiros ter 18 anos (art. 1618 nico) Dever sempre verificar-se o melhor para o menor estabilidade financeira e psicossocial. Os pais no podem adotar o prprio filho, vez que no existe mais diferena entre filhos legtimos ou ilegtimos. Ascendentes e o irmo no podero adotar. Pessoas jurdicas no podero adotar. Sem restrio quanto ao estado civil do adotante. Adoo conjunta somente permitida entre casados e casais que mantm unio estvel. O homossexual poder adotar, o casal de homossexuais no. Art. 1619 e 42 3 - Deve ser o adotante pelo menos 16 anos mais velho que o adotado. Os divorciados ou separados judicialmente podero adotar, conjuntamente, desde que acordam sobra a guarda e visitao dos filhos e desde que o estgio de convivncia tenha sido iniciado na constncia da sociedade conjugal art. 42 4 e 1622. Art. 42 5 e 1628 Poder o juiz deferir adoo em caso de morte do adotante, sendo os efeitos retroativos a data do bito, contudo, no se admite que o juiz defira se adotante no tiver dado inicio ao processo. Faz efeito a partir do transito em julgado da sentena, com exceo a post mortem. Apelao da sentena prazo de 10 dias com igual prazo para resposta. Tem efeito devolutivo e, em se tratando de estrangeiros poder ser conferido o efeito suspensivo. A apelao permite a retratao pelo juiz de primeiro grau, podendo reformar a deciso em 5 dias, neste caso, parte e o MP podero apelas em 5 dias. Tutor ou curados s podero adotar aps prestarem contas Art. 44 e 1620. MP deve participar do processo de adoo. Menor com mais de 12 anos ser ouvido e ser necessrio o seu consentimento art. 45 2. necessrio o estagio de convivncia por tempo determinado pelo juiz, podendo ser dispensando em caso de menor com menos de 1 anos ou se estivesse na companhia dos adotantes por algum tempo. Em caso de adoo por estrangeiro, residente no Brasil ou exterior nunca ser dispensado o estagio de convivncia, que ter durao de 15 dias para crianas de at dois anos e de 30 dias para maiores de 02 anos art. 46 2. Estrangeiros domiciliados no Brasil submete-se as regras brasileiras de adoo. A Adoo por estrangeiro excepcional, devendo ser deferida, principalmente a brasileiros art. 31 ECA. O estrangeiro dever comprovar estar habilitado para adotar segundo as leis de seu pas, devendo apresentar relatrio psicossocial, elaborado por uma agencia especializada de seu pas. Art. 51 1.

O juiz poder requerer texto referente a adoo do pas do adotante (de oficio ou a requerimento do MP) art. 51 2. O menor no poder sair do Brasil enquanto no consumada a adoo art. 51 4. Art. 52 adoo por estrangeiro pode ser submetida a estudo prvio, feito por uma comisso estadual judiciria de adoo, o qual no se vincula a opinio do juiz, sendo apenas mais um instrumento em sua convico. Sentena tem cunho constitutivo e simultaneamente extingue o poder familiar anterior. Aps o transito em julgado ser inscrita no cartrio de registro civil mediante mandado do qual no ser fornecida certido. cancelado o registro original do adotado. A doutrina entende que so necessrios dois mandados, um para o cancelamento do registro anterior e outros para inscrio do novo. A morte dos adotantes ou adotado no restabelece o vinculo com os pais naturais art. 49. O menor pode ser adotado novamente. A inscrio do adotado no registro civil consignar o nome dos adotantes como pais e tambm dos avs ( art. 49 1), podendo ainda ser modificado o prenome (art. 47 5 e art 1627). Adoo est sujeita a nulidade ou anulabilidade Nulo no prescreve (art. 169 CC), Anulvel prescreve em 10 anos (art. 205 CC). Adotante que no est cadastrado no cadastro de pessoas interessados em adotar no esto proibidos de adotar no bice para a adoo. Adoo de menor de 18 anos (at a data do pedido) Art 46 ECA VIJ. Adoo de maior de 18 anos Varas de famlia. Adoo unilateral cnjuge adota o filho de seu consorte. Art. 1626 CC e art. 41.

GUARDA A guarda dos filhos menores atributo do poder familiar. Modalidade mais simples de colocao do menor em famlia substituta. No suprime o poder familiar dos pais biolgicos. Instituto temporrio. Art. 29 guarda a avs, tios, parentes ou qualquer pessoa idnea. Art. 33 1 do ECA a guarda destina-se a regularizar uma situao que j ocorre de fato. Pode ser estabelecida pelo juiz da VIJ ou de vara de famlia. Quando discutida em matria de separao ou divorcio, dever ser discutida na vara de famlia. Na VIJ tratada quando o menor em abandono ou rfo necessita ser colocado em famlia substituta. Aplicada nos casos do art. 48 ECA. Art. 33 ECA requisitos. Dever ser deferida pelo juiz sempre atendendo aos interesses do menor.

Art. 28 1 - recomenda que o menor seja ouvido. Guarda Provisria: pode ser concedida liminar ou incidentalmente nos processos de adoo, com exceo de adoo por estrangeiros. Guarda Permanente: busca regularizar a situao de fato. Guarda Peculiar: Juiz outorga representao ao guardio para a prtica de determinados atos em beneficio do menor. Guarda decorrente de separao ou divorcio permanente, podendo ser alterada. Art. 35 o guarda pode ser revogada a qualquer momento mediante ato judicial fundamentado e ouvido o MP. Art. 33 coloca a criana ou adolescente na condio de dependente do guardio, inclusive para fins previdencirios. O responsvel pela guarda deve prestar contas. A guarda transfere ao guardio alguns atributos do poder familiar. Mantm o direito dos pais a visitas e no os exime da obrigao alimentcia. No so conferidos direitos hereditrios ao menor em guarda diversa dos pais / parentes. S tem validade at os 18 anos. Art. 98 Competncia do VIJ apenas nos casos de menores em risco.

RELAO DE PARENTESCO PARENTESCO a relao vinculatria existente no s entre pessoas que descendem uma das outras ou de um mesmo tronco comum, mas tambm entre o cnjuge e os parentes do outro e entre adotante e adotado. ESPCIES DE PARENTESCO a) Natural (consangneo) vnculo entre pessoas que descendem de um mesmo tronco ancestral sendo ligadas pelo mesmo sangue. Ex. pai, filho, dois primos, etc. b) Afinidade vnculo que se estabelece entre uma pessoa e os parentes de seu cnjuge ou companheiro por determinao expressa da lei art. 1.595. casamento e unio estvel geram parentesco por afinidade. Na linha reta a afinidade no se extingue com o fim do casamento ou da unio estvel; j na linha colateral ocorre a extino, podendo se casar os cunhados. c) Civil vnculo que se estabelece pela adoo ou outra origem (inseminao artificial). Outra origem inovao do cdigo civil, para atender a outras formas de parentesco, como a inseminao artificial com doador, caso em que a lei considera a paternidade presumida. PARENTES EM LINHA RETA (ART.1.591) - As pessoas que esto umas para com as outras na relao de ascendentes e descendentes. PARENTES EM LINHA COLATERAL (ART. 1.592) AT O 4 GRAU As pessoas provenientes de um s tronco, sem descenderem uma da outra. GRAU DE PARENTESCO CONCEITO E CONTAGEM (ART. 1.594) a distncia, em geraes, que vai de um a outro parente. Contam-se os graus pelo nmero de geraes. Ex. pai e filho parentes em linha reta em primeiro grau; av e neto, parentes em linha reta em segundo grau. Na linha colateral, a contagem tambm faz-se pelo nmero de geraes, parte-se de um parente situado em uma das linhas, subindo-se, contando as geraes, at o tronco comum, e descendo pela outra linha, continuando a contagem de geraes, at encontrar o outro parente. Ex. irmos so colaterais em segundo grau. No h parentesco em primeiro grau na linha colateral, porque quando contamos uma gerao ainda estamos na linha reta. Tios e sobrinhos so colaterais de terceiro grau, primos de quarto grau. Tio-av (irmo do av) e sobrinho-neto (neto do irmo) so colaterais de 4 grau. PARENTESCO POR AFINIDADE (ART. 1.595) Cada cnjuge ou companheiro aliado aos parentes do outro pelo vnculo da afinidade. O parentesco por afinidade limita-se aos ascendentes, aos descendentes e aos irmos do cnjuge ou companheiro. Na linha reta, a afinidade no se extingue com a dissoluo do casamento ou da unio estvel. LINHAS DE PARENTESCO a) Reta so as pessoas que descendem umas das outras.. ex. bisav, av, pai, filho, neto, bisneto. No h limite de parentesco. b) Ascendente sobe de determinada pessoa para seus antepassados. Ex. do pai para o av. c) Descendente desce de determinada pessoa para seus descendentes. Ex. do pai para o filho.

10

d) Colateral as pessoas que provm de um tronco comum, sem descenderem uma da outra. Ex. irmos, tios, sobrinhos, primos. Estende-se apenas at o 4 grau. AFINIDADE EM LINHA RETA a) Ascendente sogro, sogra, padrasto, madrasta em 1 grau. b) Descendente genro, nora, enteado e enteada no mesmo grau de filho ou filha em 1 grau. AFINIDADE NA LINHA COLATERAL Cunhados em 2 grau.

FILIAO FILIAO (ART. 1.596): a relao de parentesco em linha reta de primeiro grau que se estabelece entre pais e filhos, seja essa relao decorrente de vnculo sanguneo ou de outra origem legal, como no caso de adoo ou reproduo assistida com utilizao de material gentico de pessoa estranha ao casal. FILIAO OU PATERNIDADE PRESUMIDA (ART. 1.597 a 1.600) PRESUNO DE PATERNIDADE: No absoluta (jure et de jure) e sim relativa (jris tantum). Os trs novos incisos do art. 1.597 (III a V) presumem concebidos na constncia do casamento os filhos: a) Havidos por fecundao artificial homloga (usa o material gentico smen e vulo dos prprios cnjuges), mesmo que falecido o marido. b)Havidos, a qualquer tempo, quando se tratar de embries excedentrios, decorrentes de concepo artificial homloga. c)Havidos por inseminao artificial heterloga (usa material gentico de pelo menos um terceiro, aproveitando ou no os gametas smen ou vulo de um ou de outro cnjuge), desde que tenha prvia autorizao do marido. LEGITIMIDADE PARA CONTESTAR A PATERNIDADE (ART. 1.601) Cabe ao marido o direito imprescritvel de contestar a paternidade dos filhos nascidos de sua mulher. nico. Contestada a filiao, os herdeiros do impugnante tm direito de prosseguir na ao. Art. 1.602. No basta a confisso materna para excluir a paternidade. PROVA DA FILIAO (ART. 1.603-1.605) LEGITIMIDADE PARA PROPOR AO DE PROVA DE FILIAO (ART. 1.606) Compete ao filho, enquanto viver, passando aos herdeiros, se ele morrer menor ou incapaz. Se iniciada a ao pelo filho, os herdeiros podero continu-la, salvo se julgado extinto o processo. IMPOTNCIA GENERANDI (MASCULINA): a incapacidade de gerar filhos, de fecundar (esterilidade). No motivo para anulao do casamento. IMPOTNCIA COEUNDI OU INSTRUMENTAL (MASCULINA) a incapacidade de realizar o ato sexual (coito), de copular. motivo para anulao do casamento. IMPOTNCIA CONCIPIENDI (FEMININA) a incapacidade

11

de conceber filhos (esterilidade). No motivo para anulao do casamento. SE HOUVER SATISFAO SEXUAL O casamento vlido (no anulvel). RECONHECIMENTO DOS FILHOS RECONHECIMENTO DE FILHOS (arts. 1.607 a 1.617)RECONHECIMENTO VOLUNTRIO DE FILHOS Pode ser realizado espontaneamente pelo pai, pela me ou por ambos. No admite condio ou termo. Pode ser: a) No prprio termo de nascimento;

b) Por escritura pblica ou escrito particular, a ser arquivado em cartrio no precisa ter esse fim especfico, podendo ser declarado incidentalmente. c) Por testamento, ainda que incidentalmente manifestado, mesmo sendo nulo ou revogado, exceto se o motivo da nulidade estiver diretamente relacionado com o reconhecimento, como, por exemplo, a insanidade mental do testador. d) Por manifestao direta e expressa perante o juiz, ainda que o reconhecimento no haja sido o objeto nico e principal do ato que o contm. IMPUGNAO DO RECONHECIMENTO DE PATERNIDADE VOLUNTRIO a) Poder ser feito at 4 anos aps a maioridade; b) Se o filho for maior o reconhecimento depende de autorizao deste; c) Aps a morte do filho, s possvel o reconhecimento de paternidade se ele deixou descendentes. AO INVESTIGATRIA DE PATERNIDADE - IMPRESCRITVEL Pode ser proposta por qualquer filho e cumulada com petio de herana, ao de alimentos, anulao de registro civil. A sentena retroage at a data do nascimento. AO NEGATRIA DE PATERNIDADE a) S pode ser proposta pelo marido, sendo tal ao imprescritvel art.1.601. b) Admite condies que acabem com a presuno do art. 1.597. c) O adultrio da mulher, ainda que confessado, no suficiente para ilidir a presuno legal de paternidade, podendo ser usado apenas como prova art. 1.600. d) A confisso da me no suficiente para excluir a paternidade art. 1.602. ADOO ADOO (art. 227, 5 CF-88 e ECA)

12

o ato jurdico por meio do qual uma pessoa, em conformidade com os requisitos legais, confere a outra a condio de filho. negcio bilateral e solene, ato complexo que depende de sentena judicial, pelo qual algum estabelece, irrevogvel e independentemente de qualquer relao de parentesco consangneo ou afim, um vnculo jurdico de filiao, trazendo para sua famlia, na condio de filho, pessoa que geralmente lhe estranha. Pode ser: a) Simulada ou brasileira registrar filho alheio como prprio, de comum acordo, para dar-lhe um lar. b) c) Civil tradicional, regulada pelo Cdigo Civil. Estatutria regulada pelo ECA.

CARACTERSTICAS OU REQUISITOS DA ADOO (ARTS. 1.618 a 1.629) a) A adoo de maiores e de menores de 18 anos gera os mesmos efeitos. b) judicial, depende de sentena. c) admitida a adoo por duas pessoas se forem casadas ou se viverem em unio estvel art. 1.622. d) Idade mnima do adotante 18 anos. (art. 1.618) e) Diferena de idade entre adotante e adotado 16 anos.

f) Depende de consentimento (revogvel at a publicao da sentena) dos pais ou dos representante legais e da concordncia do adotado se tiver mais de 12 anos art. 1.621. g) Dispensa-se o consentimento quanto aos pais da criana ou do adolescente se forem desconhecidos ou destitudos do poder familiar. h) O adotado poder usar o sobrenome do adotante, bem como ter pedida a alterao do seu prenome, se menor. EFEITOS DA ADOO a) Pessoal cria parentesco civil, transfere o poder familiar do pai para o adotante e nome/sobrenome. b) Patrimonial confere o direito de alimentos e sucessrio.

PODER FAMILIAR PODER FAMILIAR (PTRIO PODER): o conjunto de direitos e deveres conferido aos pais para que possam cuidar tanto dos bens como da pessoa dos filhos. Esto sujeitos ao poder familiar os filhos menores no emancipados. CARACTERSTICAS DO PODER FAMILIAR (1.630 a 1.633) a) irrenuncivel, b) indelegvel c) imprescritvel. d) munus pblico

13

e) f)

incompatvel com a tutela. relao de autoridade.

EXERCCIO DO PODER FAMILIAR QUANTO PESSOA DOS FILHOS (art. 1.634) EXERCCIO DO PODER FAMILIAR QUANTO AOS BENS DOS FILHOS (arts. 1.689 a 1.693) a) Administrao dos bens os pais so administradores legais dos bens dos menores, porm, no podem vender ou onerar sem autorizao judicial. b) Usufruto pertence aos pais o usufruto e as rendas dos bens dos filhos menores como compensao pelos encargos de sua criao e educao. EXTINO DO PODER FAMILIAR (arts. 1.635 a 1.636) SUSPENSO DO PODER FAMILIAR (art. 1.637) Constitui sano aplicada aos pais pelo juiz, no tanto com intuito punitivo, mas para proteger o menor. imposta nas infraes menos graves. PERDA DO PODER FAMILIAR (art. 1.638) Decorre de faltas graves, que configuram ilcitos penais, permanente, pois os pais s podem recuper-lo em procedimento judicial, de carter contencioso, desde que comprovem a cessao das causas que a determinaram; imperativa e no facultativa; abrange toda a prole; disciplinado pelo ECA.

PARENTESCO conceito: a relao vinculatria existente no s entre pessoas que descendem uma das outras ou de um mesmo tronco comum, mas tambm entre o cnjuge e os parentes de outro e entre adotante e adotado. parentesco natural ou consangneo: o vnculo entre pessoas descendentes de um mesmo tronco ancestral, ligadas umas s outras pelo mesmo sangue. parentesco por afinidade: estabelece-se por determinao legal, sendo o liame jurdico estabelecido entre um consorte e os parentes consangneos do outro nos limites estabelecidos na lei, desde que decorra de matrimnio vlido. parentesco civil: o que se refere adoo, estabelecendo um vnculo entre adotante e adotado, que no se estende aos parentes de um e de outro, salvo para efeito de impedimento matrimonial. contagem de graus de parentesco consangneo: divide-se em linha reta e em linha colateral / a linha vem a ser a vinculao de algum a um tronco ancestral comum; assim sero parentes em linha reta as pessoas que esto ligadas umas s outras por um vnculo de ascendncia e descendncia (pai, filho, av, bisav etc.) / sero parentes em linha colateral aquelas pessoas que, provindo de tronco comum, no descendem uma das outras; esse parentesco no infinito, pois no vai, perante nosso direito, alm do 6 grau (2 grau: irmo; 3 grau: tios e sobrinhos; 4 grau: primos;

14

etc.); o parentesco conta-se por graus que constituem a distncia que vai de uma gerao a outra; para saber o grau de parentesco que h entre um parente em relao a outro, basta verificar as geraes que os separam, j que cada gerao forma um grau. simetria entre afinidade e parentesco natural: a afinidade o liame jurdico que une o cnjuge aos parentes do outro, em linha reta at o infinito, e em linha colateral, at o 2 grau, mantendo certa analogia com o parentesco natural quanto determinao das linhas e graus. FILIAO definio: o vnculo existente entre pais e filhos; vem a ser a relao de parentesco consangneo em linha reta de primeiro grau entre uma pessoa e aqueles que lhe deram a vida. filiao legtima: a que se origina na constncia do casamento dos pais, ainda que anulado ou nulo. presuno legal juris tantum da paternidade : em virtude da impossibilidade de se provar diretamente a paternidade, o CC assenta a filiao legtima num jogo de presunes, fundadas em probabilidades, da estatuir que se presumem legtimos os filhos concebidos na constncia do casamento dos pais; esta presuno relativa (ou juris tantum), pois a prova em contrrio limitada, porm em relao a terceiros absoluta, pois ningum pode contestar a legitimidade da filiao de algum, visto ser a ao para esse fim privativa do pai. ao negatria de paternidade: de ordem pessoal, sendo privativa do marido, pois s ele tem legitimatio ad causam para prop-la, dentro dos prazos decadenciais do art. 178, 3 e 4, I, mas se porventura, falecer na pendncia da lide, a seus herdeiros ser lcito continu-la; contudo o marido no poder contestar a paternidade ao seu alvedrio; ter que mover ao judicial, provando uma das circunstncias taxativamente enumeradas em lei. prova da condio de filho legtimo: prova-se a filiao legtima: a) pela certido do termo de nascimento inscrito no Registro Civil e b) por qualquer modo admissvel em direito, se o registro faltar. filiao legitimada: filho legitimado aquele que adquire o status de legtimo pelo subseqente matrimnio dos pais, por no ter sido concebido ou nascido na constncia do casamento. efeitos da legitimao: produz efeito jurdico, pois o subseqente matrimnio dos pais, visa apagar a irregularidade originria do nascimento do filho, supondo-se que sempre foi legtimo; tem por escopo, dar ao filho legitimado a mesma situao jurdica do filho legtimo, estabelecer o parentesco legtimo em linha reta. extenso da legitimao: alm dos filhos vivos, atinge os j falecidos, apenas quando aproveita os seus descendentes, caso contrrio no pode abrang-los. filiao ilegtima: a decorrente de relaes extramatrimoniais; os filhos ilegtimos classificam-se em: a) naturais, se descenderem de pais entre os quais no havia nenhum impedimento matrimonial, no momento em que foram concebidos; b) esprios, se oriundos da unio de homem e mulher entre os quais havia impedimento matrimonial; assim, so esprios: os adulterinos e os incestuosos. reconhecimento voluntrio: o meio legal do pai, da me ou de ambos revelarem espontaneamente o vnculo que os liga ao filho ilegtimo, outorgando-lhe, por essa forma, o status correspondente; uma vez declarada a vontade de reconhecer, o ato passa a ser irretratvel ou irrevogvel, por implicar uma confisso de paternidade ou maternidade, apesar de poder vir a ser anulado se inquinado de vcio de vontade como erro, coao, ou se no observar certas

15

formalidades legais; pode ser feito no prprio termo de nascimento, por escritura pblica, por testamento cerrado, pblico ou particular, e por manifestao expressa por termo nos autos. reconhecimento judicial: resulta da sentena proferida em ao intentada para esse fim, pelo filho, tendo, portanto, carter pessoal, embora os herdeiros do filho possam continu-la. ao de investigao de paternidade: processa-se mediante ao ordinria, promovida pelo filho, ou seu representante legal, se incapaz, contra o genitor ou seus herdeiros ou legatrios, podendo ser cumulada com a petio de herana / permitida quando houver: concubinato; rapto da me pelo suposto pai, ou relao sexual coincidente com a data da concepo; existncia de escrito daquele a quem se atribui paternidade, reconhecendo-a expressamente. conseqncia do reconhecimento: estabelecer liame parentesco entre o filho e seus pais; impedir que o filho ilegtimo, reconhecido por um dos cnjuges, resida no lar conjugal sem anuncia do outro; dar ao filho ilegtimo reconhecido direito assistncia e alimentos; sujeitar o filho reconhecido, se menor, ao ptrio poder; conceder direito prestao alimentcia tanto ao genitor que reconhece como ao filho reconhecido; equiparar, para efeitos sucessrios, os filhos de qualquer natureza; autorizar o filho reconhecido a propor ao de petio de herana e a de nulidade de partilha. ADOO conceito: vem a ser o ato jurdico solene pelo qual, observados os requisitos legais, algum estabelece, independentemente de qualquer relao de parentesco consangneo ou afim, um vnculo fictcio de filiao, trazendo para sua famlia, na condio de filho, pessoa que, geralmente, lhe estranha. adoo simples: a concernente ao vnculo de filiao que se estabelece entre o adotante e o adotado, que pode ser pessoa maior ou menor entre 18 e 21 anos, mas tal posio de filho no ser definitiva ou irrevogvel / regida pela Lei 3133/57, que atualizou sua regulamentao pelo CC, observando-se os seguintes requisitos: a) idade mnima do adotante; b) diferena mnima de idade entre o adotante e o adotado; c) consentimento do adotado ou de seu representante legal; d) escritura pblica (requisito formal). adoo plena: a espcie pela qual o menor adotado passa a ser, irrevogavelmente, para todos os efeitos legais, filho legtimo dos adotantes, desligando-se de qualquer vnculo com os pais de sangue e parentes, salvo os impedimentos matrimoniais. PTRIO PODER conceito: um conjunto de direitos e obrigaes, quanto pessoa e bens do filho menor no emancipado, exercido em igualdade de condies, por ambos os pais, para que possam desempenhar os encargos que a norma jurdica lhes impe, tendo em vista o interesse e a proteo do filho. contedo: engloba um complexo de normas concernentes aos direitos e deveres dos pais relativamente pessoa e aos bens dos filhos menores no emancipados. suspenso: uma sano que visa a preservar os interesses do filho, afastando-o da m influncia do pai que viola o dever de exercer o ptrio poder conforme a lei; as causas determinantes da suspenso do ptrio poder esto arroladas, genericamente, no art. 394 do CC. destituio: uma sano mais grave do que a suspenso, operando-se por sentena judicial, se o juiz se convencer de que houve uma das causas que a justificam, abrangendo, por ser medida imperativa, toda a prole e no somente um filho ou alguns filhos. procedimento da perda e da suspenso: iniciar-se- por provocao do MP, ou de quem tenha o legtimo interesse; a petio inicial dever indicar a autoridade judiciria a quem se dirige, a qualificao do requerente e do requerido, a exposio sumria do fato e do pedido e as provas. extino: opera-se ipso iure, quando houver: a) morte dos pais ou do filho; b) emancipao do filho; c) maioridade do filho; d) adoo.

16

You might also like