You are on page 1of 2

Auto-executar Hoje em dia quase todo mundo tem um Pendrive.

Esse pequeno e til objeto veio de vez para substituir os famigerados disquetes e, em alguns casos, at CDs e DVDs. indiscutvel a utilidade do pendrive e, sabendo disso, os desocupados de planto criadores de vrus e pragas resolveram criar algumas pragas que se disseminam atravs de pendrives. Como um pendrive pode viajar em vrios computadores, os vrus e programas prejudiciais voltaram alguns anos na histria e esto se disseminando atravs de um mtodo parecido com o utilizado em disquetes antigos. Ao inserir o pendrive infectado no computador, executado automaticamente um programa que instala essas pragas em seu computador, contaminando tambm outros pendrives que forem conectados mquina. No caso dos antigos disquetes, o programa malicioso se instalava muitas vezes na rea de boot dos disquetes fazendo com que o sistema operacional fosse infectado automaticamente apenas com a insero e leitura do disco. Como os pendrives geralmente no possuem rea de boot, os desocupados conseguiram imaginar (nem precisou de muita imaginao) que um pendrive detectado automaticamente como uma nova unidade de disco no Windows. Sendo assim, basta o mesmo contenha um arquivo chamado autorun.inf para que, ao ser detectado, o Windows automaticamente leia esse arquivo e execute as instrues nele contidas. Por sorte possvel que essa funo seja desabilitada do Windows. Funo essa que, ao meu ver, nunca teve muita utilidade. Siga os procedimentos abaixo para desabilitar a funo de execuo automtica desses arquivos. Lembrando sempre que, caso no se sinta vontade para executar os procedimentos abaixo sempre recomendado que voc procure um profissional da rea que estar mais familiarizado com a manipulao dessas ferramentas pois qualquer erro pode significar a inutilizao de alguma parte ou todo o sistema operacional. Siga os seguintes passos: Clique no Menu Iniciar e, em seguida, na opo Executar. Na caixa Executar digita (sem aspas) gpedit.msc. Isso far com que abra a janela Diretivas de Grupo do Windows XP. Dentro das Diretivas de Grupo, abra Configurao do Computador, Modelos Administrativos, Sistema. Dentro da pasta Sistema voc dever localizar o item Desativar AutoExecutar e clicar duas vezes sobre essa opo. Abrir ento a caixa Propriedades de Desativar AutoExecutar onde voc dever marcar a opo Ativado. Clique em OK para concluir a operao e feche todas as janelas abertas nesse procedimento. Executando esses simples passos voc estar prevenindo que seu computador execute automaticamente qualquer instruo e/ou programa que estejam nos discos inseridos. Note que aps executar esses procedimentos, ao inserir um CD-ROM, DVD e/ou Pendrive, seu Windows XP no mostrar mais aquela caixinha de tarefas que aparecia quando voc inseria um novo disco.

Caso algum saiba os passos a serem executados no Windows Vista, favor enviar via comentrios. Sintam-se vontade tambm para fazer crticas e/ou sugestes atravs dos comentrios. Editado: Aps marcar a opo Ativado nas Propriedades de Desativar AutoExecutar necessrio escolher a opo Todas as unidades na caixa Desativar Executar automaticamente em que aparecer aps selecionada a opo Ativado. esse detalhe que garantir que nenhuma unidade estar apta executar comandos automaticamente.

compmgmt.msc - gerenciar o computador devmgmt.msc - gerenciamento de dispositivos diskmgmt.msc - gerenciamento de discos dfrg.msc - desfragmentador eventvwr.msc - visualizar eventos fsmgmt.msc - pastas compartilhadas gpedit.msc - diretivas de grupo lusrmgr.msc - usurios e grupos locais perfmon.msc - monitor de performance rsop.msc - conjunto de diretivas resultante secpol.msc - configuraes de segurana services.msc - servios gerais control userpasswords2 - contas de usurio regedit - registro do windows

You might also like