You are on page 1of 30

Agricultura Brasileira

O espao agrrio brasileiro e as relaes de trabalho no campo;


Transformaes no setor agrcola e a luta no campo.

A Estrutura Fundiria Brasileira


A estrutura fundiria brasileira a forma de distribuio e acesso terra marcada pela desigualdade, desde os primrdios do perodo colonial.A origem de grande parte dos latifndios do pas est na herana colonial quando a terra era doada pela Coroa aos membros da corte. Assim foi com as Capitanias Hereditrias e seus donatrios, depois com as sesmarias.
2

A Lei de Terras
Com a independncia e, depois, com o fim da escravido, trataram os governantes de abrir a possibilidade de, atravs da posse, legalizar grandes extenses de terras. Com a Lei de Terras de 1850, entretanto, o acesso a terra s passou a ser possvel por meio da compra com pagamento em dinheiro. O que impediu o acesso a terra para os trabalhadores escravos que conquistavam a liberdade.
3

N de Estabelecimentos Agropecurios por Grupos de rea - 1950-2006 Fonte: IBGE, 2006.


4

rea dos Estabelecimentos Agropecurios por Grupos de rea 1950-2006 Fonte: IBGE, 2006.
5

Os Movimentos Sociais no campo e a Reforma Agrria no Brasil


A primeira forma mais ampla de movimento social rural foi o Movimento das Ligas Camponesas, que durante as dcadas de 1950 e 1960 agitou o campo brasileiro. Elas organizaram as lutas dos pequenos proprietrios e trabalhadores da Zona da Mata Nordestina, bem como a luta contra a expropriao e a explorao causadas pelo avano dos latifndios na regio. Esse movimento comeou em 1954 no municpio de Vitria de Santo Anto, em Pernambuco.
6

A atuao das Ligas, lideradas por Francisco Julio, se expandiu pelo Nordeste e para outras regies do Brasil, marcando atravs dos movimentos e manifestaes de massa, a primeira forma de luta pela reforma agrria no Brasil. O governo de Joo Goulart chegou a iniciar a primeira tentativa de implantao de reforma agrria (atravs de um decreto que autorizava a desapropriao de terras numa faixa de 20 km ao longo das rodovias do pas). O golpe militar de 1964 sufocou o movimento, sendo suas lideranas presas e expulsas do pas, quando no foram assassinadas.
7

O MST
O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra MST o mais atuante movimento campons brasileiro na luta pela terra. A formao do MST comeou no fim da dcada de 1970 com o apoio da Comisso Pastoral da Terra CPT. A CPT apoiou as famlias camponesas mobilizadas nas ocupaes de terra que deram origem ao MST, no Centro Sul do Brasil (sobretudo, nos estados do Rio Grande do Sul, Paran e So Paulo). O ano de fundao oficial do MST 1984, quando foi realizado seu Primeiro Encontro Nacional.
8

10

A Reforma Agrria no Brasil


O debate sobre a reforma agrria no Brasil foi retomado pelas elites em virtude do aumento da presso poltica dos movimentos sociais no campo e do processo de ampliao da violncia gerada pelos conflitos de terra. Durante a transio dos governos militares para os civis, o governo federal anunciou a elaborao do Primeiro Plano Nacional de Reforma Agrria PNRA.
11

Metas do PNRA para o perodo 1985 - 1989 Metas previstas: Desapropriao de 43 milhes de ha de terra no pas; Assentamento de 1,4 milhes de famlias. Metas alcanadas (aps 1 ano de implantao do programa): Apenas 23% da rea prevista para desapropriao no primeiro ano havia sido decretada desapropriada; Apenas 5% do nmero de famlias previstas estavam assentadas.
12

A reao dos proprietrios: A criao da UDR As metas cumpridas, bem aqum do previsto, so um reflexo da luta travada entre as foras progressistas que defendiam a reforma e os latifundirios. Nesse processo, os grandes proprietrios de terras, criaram em agosto de 1985 a UDR Unio Democrtica Ruralista, com a finalidade de coordenar nacionalmente a ao destes latifundirios contra a reforma agrria.
13

As transformaes da agricultura e as relaes de trabalho no campo

14

15

Atividades agrcolas com participao significativa dos trabalhadores assalariados


Cana de acar A expanso da lavoura canavieira para atender a demanda por lcool combustvel (etanol) dentro da proposta de ampliao do emprego dos biocombustveis. Concentrao da atividade em So Paulo, sobretudo nas regies de Ribeiro Preto e Piracicaba. Esta lavoura se expandiu para os estados de Gois, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paran, bem como, continua sendo desenvolvida em regies tradicionais, como o Norte Fluminense (Campos e Quissam) e a Zona da Mata, no Nordeste.
16

Evoluo e distribuio espacial da rea plantada de cana-de-acar (1.000 ha) - Brasil - 1990-2008

17

18

Fonte: Unica Unio da Indstria de cana-de-acar

19

Soja
(1974) A expanso da cultura da soja na regio do Cerrado brasileiro est relacionada com os incentivos oriundos do Prodecer Programa Nipo Brasileiro de Cooperao para o Desenvolvimento do Cerrado. A atuao de grandes corporaes multinacionais no fornecimento de insumos para o setor: Monsanto, Cargill, Bayer, Bunge, Syngenta. Sementes (inclusive modificadas geneticamente, como o caso da comercializada pela Monsanto, em conjunto com o herbicida Roundup).
20

Segmento marcado por um intenso processo de mecanizao e emprego de implementos agrcolas de elevado custo, tais como sistemas de irrigao (piv central).

21

A lavoura de soja que se desenvolveu no Cerrado brasileiro considerada socialmente injusta, uma vez que, representa, com seu processo de mecanizao, um elemento responsvel pela expulso do trabalhador rural. Por sua vez, do ponto de vista ambiental, tida como insustentvel, haja vista o impacto causado pelo elevado consumo de gua (a Agricultura o setor que mais consome gua no pas) numa regio vital para importantes bacias hidrogrficas brasileiras: Amaznica, Araguaia-Tocantins etc. Ocorre a contaminao dos mananciais, devido ao emprego de agroqumicos.
22

23

Atividades agrcolas com participao significativa dos produtores familiares


Os produtores integrados Estruturao de uma das mais importantes reas de produo avcola e suna do pas no noroeste do RS, oeste e sudoeste do PR e oeste catarinense (esta regio, bero de grandes empresas como a Sadia, Perdigo, Ceval e Chapec). A ao articulada destas empresas expandiu essas atividades atravs do mecanismo chamado integrao, com a finalidade de se abastecerem de matria prima.
24

A expanso da pecuria nas reas de fronteira agrcola: O caso da Amaznia Legal.


A Amaznia Legal, conceito voltado para o planejamento econmico da regio que inclui, alm dos estados da Regio Norte, o Mato Grosso e parte do Maranho, tem uma extenso de aproximadamente 5 milhes de km2, constituindo 60% do territrio brasileiro. A rea desmatada acumulada na Amaznia Legal atingiu em 2007 cerca de 720.000 km2, o que corresponde a aproximadamente 18% da floresta amaznica brasileira.
25

26

Rebanho bovino da Amaznia Legal (dados de 2006): 74 milhes de cabeas de gado. Representa mais de um tero do rebanho brasileiro: 205 milhes de cabeas.

A pecuria expandiu-se na regio de forma desorganizada, provocando grandes desmatamentos e conflitos de ordem fundiria. Fatores responsveis pela expanso da pecuria: Baixo custo da terra, em grande medida devido ao fato de existirem ainda muitas terras pblicas passveis de serem apropriadas ilcita e impunemente. Presso por terras nas regies Sul, Sudeste e Centro-Oeste para expanso de gros ou cana-deacar, que empurram a pecuria para a fronteira.
27

A pecuria bovina da Amaznia era responsvel, em janeiro de 2007, por 62% dos empreendimentos que integram a lista suja do trabalho escravo do Ministrio do Trabalho.
28

29

A persistncia da violncia no campo brasileiro:


Violncia no campo 1985-2009

2.709 famlias, em mdia, anualmente expulsas de suas terras! 63 pessoas, em mdia, anualmente assassinadas no campo brasileiro por lutar por um pedao de terra!

13.815 famlias, em mdia, anualmente so despejadas atravs de aes exaradas pelo Poder Judicirio de alguma unidade da federao e cumpridas pelo poder Executivo por meio de suas polcias!
422 pessoas, em mdia, so anualmente presas no Brasil por lutar pela terra! 765 conflitos, em mdia, ocorrem anualmente diretamente relacionado luta pela terra! 92.290 famlias, em mdia, so anualmente envolvidas diretamente em conflitos por terra!
30

You might also like