You are on page 1of 3

OPINIO Tamanho da fonte: 22.11.

09 | 10h49

Brasil: pas de maus leitores... E eleitores!

MAXWELL G. TAQUES

O baixo desempenho recorrente apresentado por alunos brasileiros, num dos mais importantes testes educacionais, o Programa Internacional de Avaliao de Estudantes - O PISA (sigla em Ingls), o qual mensura a capacidade de educandos, entre 15 e 17 anos, nas resolues de situaes-problemas que envolvam as reas de Leitura, Matemtica e Cincia; traz-nos baila um dado preocupante: segundo o Ibope, 75% da populao brasileira so analfabetos funcionais, isto , no possuem a capacidade de interpretar textos (mdios e longos) ou fazer operaes matemticas.

A Organizao para a Cooperao e o Desenvolvimento Econmico (OCDE), composta por 27 pases de primeiro mundo, mais, Polnia, Eslovquia e Mxico, foi obrigada a reformular o PISA, depois da primeira edio, para incluir questes com grau de dificuldade menor, a fim de, adequ-lo realidade brasileira - "lanterninha" no teste. Vale relembrar que a peculiaridade do exame consiste em abarcar assuntos, no somente, do currculo escolar, mas, outras de cunho pragmtico; ou seja, relativas s mais diversas e possveis situaes do dia-a-dia. Para tanto, imprescindvel uma aguada "leitura" do participante. Mas, o que leitura?

Intertextualizando com a obra de Maria Helena Martins "O Que Leitura?", o ato de ler vai muito alm de decifrar letras, sentenas e nmeros; implica na capacidade de extrair do texto, seu objetivo principal. Justamente o que se demandou na referida avaliao internacional, quando o Brasil amargou a unidade, numa escala de zero a cinco pontos. O que pode ser explicado em funo da desvalorizao dos professores, progresso continuada (ou aprovao automtica), falta de infraestrutura nas instituies de ensino (principalmente as pblicas) e da falta de hbito e interesse pela leitura.

De maneira que, maximizando a anlise dessa problemtica, aduziremos numa triste realidade: a deficincia da aludida leitura, faz do brasileiro um pssimo eleitor. O que, hemos de convir, pelo fato de, se elegerem tantos representantes polticos, cujas aes contribuem para que o Brasil permanea no rol dos pases mais corruptos do mundo, juntamente com, a Somlia, Mianmar, Iraque, Haiti, Tailndia, Marrocos, Senegal, Panam e Montenegro, entre outros. E, notem que estamos ao lado de pases considerados "zonas de conflitos", motivadas por causas nacionalistas ou tnicas - onde o pressuposto de democracia uma utopia!

Ao passo que, o Brasil est nessa lista, simplesmente, pelas velhacarias de nossos governantes. A exemplo, do que ocorreu, em Cuiab, recentemente: quando a Polcia Federal interceptou uma negociata, entre a prefeitura e um grupo de empresrios locais, com o intuito de, surrupiar os recursos do Programa de Acelerao do Crescimento (PAC), do governo federal.

E, como no bastassem, todos esses "atos secretos" contra o errio pblico, existe uma ala da imprensa que age em nome dessas oligarquias polticas, manipulando informaes. Fritz Goebbels, ministro da comunicao de Hittler, dizia: "... uma mentira repetida vrias vezes, acaba por se tornar verdade... faz acreditar que o cu o inferno e o inferno, o cu...". A propsito, quem no ouviu falar em internet grtis, reestruturao da Sade, ETA Tijucal, melhorias na infra-estrutura da cidade, erradicao da evaso escolar, etc., veiculadas em horrio nobre, na TV? Em outras palavras, este o ciclo da corrupo/analfabetismo funcional, no qual, esto encerrados 150 milhes de brasileiros.

Todavia, ainda h uma esperana, - "para felicidade geral da nao"-, a saber: a Internet. Isto, em virtude de, sua interritorialidade, desburocratizao e independncia econmica ante tirania de Estados corruptos. De fcil assimilao, a web (World Wide Web), constitui-se na maior aposta, no que se refere democratizao do conhecimento; pois, ela comporta um mosaico de

culturas e opinies, sobres os mais diversos assuntos, tornando-se, portanto, curto prazo, no veculo mais til queles "futuros-ex-manipulados

You might also like