You are on page 1of 134

1 Introduo ao Projeto do Produto

1.1. Introduo

Este captulo contextualiza o tema no cenrio atual, evidenciando a sua importncia diante das novas condies de concorrncia. Busca tambm discutir a abordagem a ser adotada no ensino e na formao de profissionais em Engenharia de Produo. Nosso objetivo o de estabelecer um pano de fundo para a conduo do tema.

1.2. Produtos e Poltica Industrial

A abertura econmica e conseqente unificao dos mercados; as rpidas mudanas tecnolgicas; o acesso informao e a costumerizao ou fragmentao de mercados; que caracterizam a realidade scio-econmica em nosso tempo, determinam para as empresas a necessidade da produo de produtos word class. Para tanto, as empresas tem adotados estratgias tecnolgicas e organizacionais que buscam fundamentalmente a flexibilidade dos sistemas produtivos. No campo organizacional, consolida-se o conceito de network manufacturing, caracterizado pelo estruturao em rede de pequenas empresas com capacidade de produzir uma variedade de produtos eficientemente. Dentro deste contexto, a atividade de desenvolvimento do produto e o projeto do produto1, tem configurado-se como um dos elementos chave na determinao da competitividade industrial. no lanamento de um novos produtos que as empresas expem sua real capacidade competitiva.

No Brasil, apesar das distintas dinmicas de inovao nos diversos setores industriais, percebe-se uma assimilao tardia desta realidade. Em termos gerais o pas viveu at o final dos anos 80 sob uma poltica industrial e tecnolgica caracterizada pela substituio de importaes. Assim os produtos aqui fabricados, protegidos por barreiras tarifrias, no sofreram, com a mesma intensidade, as presses advindas do acirramento da competio nos mercados.

Os termos desenvolvimento de produto e projeto do produto so tratados as vezes como sinnimos; outras como se o

segundo constituisse um subconjunto do primeiro. Se considerarmos as novas abordagem organizacionais, podemos trat-los como sinnimos e pens-los como um processo de projeto onde so tratadas das questes do produto e do seu processo produtivo.

Para se ter uma idia da defasagem, tomando-se como base os dados referentes Propriedade Industrial, que refletem o esforo das empresas brasileiras em Pesquisa & Desenvolvimento (P&D), mostram para o ano de 1992, uma relao de 6/1 nos depsitos de pedidos de Patente de Inveno entre os no residentes e residentes no pas e de 12/1 nos pedidos aprovados. Ainda, em termos dos nmeros globais de pedidos encaminhados no mesmo ano, os dados da OMPI mostram 385000 pedidos encaminhados no Japo, 187000 nos EUA, 115000 na Alemanha, 82000 na Frana e apenas 14000 no Brasil. A tabela 1.1.2 apresenta um levantamento mais recente, cobrindo o perodo de 1979 a 1995 na rea de Biotecnologia. Fica claro portanto, a pouca nfase dada pelas empresas brasileiras para a atividade de desenvolvimento e projeto de produtos, no passado recente.

Para muitos o relacionamento entre P&D, Projeto de Produto e Patentes no evidente, fazendo-se necessrio justificar. Ao meu ver, e como aprofundaremos mais tarde, todo produto incorpora uma parte reusada e outra de inovadora. A capacidade de inovar, relaciona-se diretamente aos investimentos em P&D e estes, refletem-se em nmero de privilgios de patentes obtidos.

Apesar do quadro desfavorvel apresentado em relao ao desenvolvimento de produtos, as rpidas transformaes em termos de poltica econmica e industrial, pelas quais o pas tem passado nestes ltimos anos, tem colocado na ordem do dia para as empresas a necessidade de reformulao das suas estratgias de produto, em termos tecnolgicos e organizacionais. Tais demandas tem obtido ressonncia em diversas esferas. Cresce o nmero de publicaes e tradues, bem com o de pesquisadores que se interessam pelo tema; so criados Parques Tecnolgicos e Incubadoras Industrias, que invariavelmente apresentam uma estrutura consorciada entre a iniciativa privada, estado e universidades; e, iniciativas como o Programa Brasileiro de Design3 (PBD)4, buscam incentivar, promover e proteger a inovao5.
2

Perodo: 1979/1995, Total de Pedidos: 552; Fonte: INPI: Margareth Maio Da Rocha. Biloga, Examinadora de

Patentes. In Menegon, 1996. COPPE/UFRJ.


3

O termo design fortemente associado no Brasil s atividades relacionadas com o Desenho Industrial, enquanto no

exterior e termo assume um carater mais amplo, associado ao que comumente denominamos Projeto. o prprio PBD reflete esta dicotomia.
4

O PBD apesar de recente, tem promovido aes no sentido de avaliar a competitividade do design brasileiro, bem

como aproximar os diversos agentes envolvidos com a questo.


5

As diferentes realidades intra e intersetores industriais tm demonstrado capacidades distintas de assimilao e

incorporao dos novos paradigmas na atividade de desenvolvimento e projeto do produto. As grandes companhias nacionais e multinacionais rapidamente tm assimilado as mudanas organizacionais exigidas pela realidade internacional. O setor automobilstico brasileiro um forte exemplo. Os ltimos desenvolvimentos deste setor, bem como as novas plantas industriais previstas para o pas, esto em consonncia com as estratgias de produto e de processos produtivos adotados internacionalmente pelo setor. Num outro grupo, esto as empresas de menor porte,

Pas Estados Unidos da Amrica Sua Brasil Inglaterra Japo Alemanha Frana Holanda Dinamarca Outros*

Incidncia 37,2% 11,1% 10,5% 8,4% 7,7% 4,6% 4,4% 4,2% 2,5% 9,4%

* Canad, Finlndia, Hungria, Austrlia, Noruega, Israel, Sucia, ustria, frica do Sul, Espanha e Blgica. Total 100%

Tabela 1.1. Distribuio de Pedidos de Patente no Brasil na rea da Biotecnologia (por pas de origem)

No que se refere ao setor privado, tenho percebido enquanto pesquisador e membro dos grupos Ergo&Aco e SimuCad, uma crescente demanda por profissionais na rea de projetos. Neste campo, dados mais objetivos devem ser buscados, particularmente deve-se avaliar6 o crescimento de investimentos em P&D, dos pedidos de patentes e dos contratos de Transferncia de Tecnologia, os quais podem fornecer alguns indicadores para a questo.

que tem sofrido de maneira mais concreta os efeitos da abertura do mercado brasileiro aos produtos internacionais. No geral, pode-se apontar nestas indstrias debilidades internas, associadas incapacidades gerenciais e tecnolgicas, determinadas pela inexistncia de um ambiente competitivo no mercado brasileiro durante um longo perodo de tempo. Destacam-se ento as estruturas organizacionais por funo, pouca padronizao e formalizao nos processos produtivos, ineficincia de planejamento e controle da produo, inexistncia de uma cultura de projeto de produtos e ausncia de investimentos e Pesquisa & Desenvolvimento. Ainda, interferem fatores externos s empresas, particularmente a deficincia da poltica industrial do pas, cujo principal efeito a inexistncia de esforos no campo da padronizao e normalizao.
6

Tema para Trabalho de Concluso e Pesquisa.

As iniciativas apontadas corroboram pesquisas promovidas pelas Naes Unidas7 que apontam demandas por capacitao em Projeto do Produto para a Amrica Latina e Caribe, como uma das principais barreiras a serem superadas na busca do desenvolvimento.

1.3 Modelos de Projeto e Engenharia de Produo

Considerando que os produtos constituem o centro dos negcios, no contexto da formao de profissionais em Engenharia de Produo, a questo que nos colocamos : qual abordagem a ser adotada no ensino de Projeto do Produto? A resposta no evidente. As contribuies podem ser encontradas nos campos da estratgia, marketing, administrao, qualidade e projeto, dentre outras. A engenharia de produo tangencia discusses num amplo espectro de disciplinas com diferentes nveis de aprofundamento e enfoque.

Para elucidarmos a questo, devemos observar que o engenheiro de produo assumir cedo ou tarde, em sua atividade profissional, funes de gerncia dos processos8 industriais. Assim deve estar preparado para compreender a natureza das atividades que possa a vir gerenciar. Tal enfoque nos coloca dentro do campo da Projetao, ou seja, centrado na ao de projetar. Isto nos remete tambm para o campo da ergonomia. Sem dvida, aspectos como o trabalho em grupo, trabalho cooperativo ou problemas no estruturados, constituem o dia a dia de uma equipe de projeto.

No obstante, nosso foco estar sobre a atividade dos projetistas, faz-se necessrio buscar modelos mais amplos que integrem o projeto do produto e a atividade dos agentes relacionados, ao contexto dos negcios.

A busca de modelos no constitui interesse de cunho estritamente acadmico. Em ltima instncia, um modelo terico s nos til quando possibilitar uma melhor compreenso e a transformao da realidade. Nos interessa uma modelo que possa ser assimilado pela indstria, indicando qual a abordagem a ser adotada na transposio das estruturas organizacionais que resultem na eficincia e eficcia do processo de projeto e produo de novos produtos.

Estudo da Unido, realizado em 15 pases nos anos de 1992 e 1993,

relatado por Maiza Neto, O.; citado por

Stahlberg, P.; em comunicao pessoal, 1996.


8

O termo processos industrias tem aqui o significado apresentado por Tachizawa, T. & Scaico O.; pag. 94, 1997; cujo

modelo integra as estruturas funcionais verticais a processos horizontais cujas principais caractersticas podem ser enumeradas: i) integrao de clientes, produtos e fluxo de trabalho; ii) explicita o trabalho transpondo as fronteiras funcionais; e, iii) relacionamentos internos cliente/fornecedor, por meio dos quais so gerados produtos/servios.

Como ponto de partida, pode-se estabelecer algumas idias globais que envolvem a atividade de projeto de produto e que so relevantes para a apreciao de um modelo.

1. Existem nas atividades de Pesquisa & Desenvolvimento e Projeto do Produto, aspectos intangveis, com comportamentos imprevisveis, que reforam a importncia da cultura de desenvolvimento de produtos. fundamental para a afirmao desta cultura nas empresas, atividades pragmticas de laboratrio que resultem em saber fazer. Parece impossvel ser competitivo sem que haja esforos significativos em P&D voltados para o aperfeioamento de produtos e processos.(atividade);

2. O ambiente exige tambm, sistemas produtivos flexveis com alto grau de integrao das funes gerenciais e produtivas. Ao mesmo tempo que se acumulam tendncias no sentido normalizao e padronizao de produtos e processos, intensificam-se tendncias de aprendizado contnuo e trabalho criativo. (gesto).

3. Em termos de competitividade, as tendncias apontam para a necessidade de empresas focadas em competncias especficas, abandonando reas de competncias no estratgicas (estratgia).

A importncia de um modelo que responda questo no campo da estratgia, gesto e atividade de poder integrar o arcabouo de mtodos e tcnicas que vem sendo difundidas no campo do projeto do produto9. Este conjunto de mtodos e tcnicas deve fazer sentido para que os aprende e utiliza.

1.4 Ensino de Projeto de Produto

A adoo de um modelo terico por si, no garante o ensino de projeto do produto, ele apenas estabelece uma rede, um caminho a ser seguido. Como ensinar percorrer este caminho, ou melhor, como ensinar projeto do produto?. Pugh(1991), no prefcio do livro Total Design

Consolidam-se mtodos e tcnicas aplicadas ao desenvolvimento do produto: (1) metodologias organizacionais, como

a Engenharia Simultnea, caracterizada pela transposio das estruturas administrativas funcionais para a administrao por processos, atravs de equipes multifuncionais realizando atividades de projeto e produo paralelamente; (2) metodologias de projeto conceitual, como o EQFD, que enfatiza a definio conceitual do produto, concentrando as alteraes de engenharia nas fases iniciais do processo de projeto, evitando zonas de caos e buscando planos de estabilidade nas fases de produo e lanamento do produto; (3) metodos estatsticas, como confiabilidade, FEMEA-Anlise do Efeito e do Modo de Falha e o Planejamento de Experimentos/Mtodo Taguchi, que buscam fundamentalmente a robustez da tecnologia aplicada; (4) tcnicas diversas, como Projeto Para Manufatura e CAE/CAD/CAM, que possibilitam a integrao das atividades de projeto e reduo no lead time. (Pugh, S.; 1991; Toledo,J.C.; 1994; Clausing, D.; 1994; Pahl, G.; & beitz, W.; 1996, QS900, 1994).

aponta esta dificuldade10: Design em si

uma atividade, no uma matria no sentido

tradicional, como matemtica e fsica. Ao mesmo tempo, apresenta uma resposta para a questo: Voc o leitor, ser apresentado a uma estrutura dentro da qual voc pode praticar o design e ir incrementando o seu rigor. Ao mesmo tempo, voc vai ser ajudado a colocar dentro desta rede, os mais tradicionais tpicos de engenharia., pag. viii. A leitura que fazemos de que deve-se observar alguns aspectos bsicos para o ensino de projeto do produto.

1. No se pode falar de aprendizado de projeto do produto sem pratic-lo. Deve-se percorrer o processo do estudo da necessidade at a materializao do produto.

2. Utilizar um modelo formal de processo de projeto como rede de relacionamentos a ser seguido. Objetiva orientar as atividades, compor grupos, dividir tarefas, enfim, fornece a estrutura para o projeto.

3. introduzir mtodos e tcnicas diversas, sem amarrar uma metodologia especfica. O escopo de cada projeto pode orientar na escolha do repertrio metodolgico adequado.

4. buscar a aproximao das equipes de projeto atividade dos projetistas. Esta aproximao envolve tanto a execuo das atividades de projeto, como a busca de relacionamentos com projetistas que podem ajudar nas tomadas de decises, bem como possibilita compreender como eles fazem as coisas.

Antes de encerrar a questo em torno da abordagem do tema, deve-se ressaltar que os projetos no so feitos como so ensinados. As inmeras abordagens que representam o processo de projeto como uma conjunto de problemas que so resolvidos de maneira sistemtica e estruturada podem induzir esta viso. Os problemas de projeto so em sua maioria complexos e resolvidos de formas totalmente alheias aos mtodos e tcnicas utilizados.

Portanto, estas ferramentas devem constituir o saber fundamental daqueles envolvidos com o processo de projeto, a fim de fazer uso das mesmas nas situaes que s requeiram.

1.5. Concluso

Este captulo tratou de justificar a importncia e a relevncia do Projeto do Produto e do Processo no contexto da Engenharia de Produo, bem como discutiu a abordagem a ser
10

Design itself is an activity, not a subject in the traditional sense, like mathematics or fhysics. You, the reader, will be

presented with a framework within which you can practise design with increasing thoroughness. At the same time, you will be helped to place the more tradicional topics of engineering within this framework., Pugh, S.; 1991,pag. viii.

adotada no tratamento do tema. Definies, conceitos e demais enunciados que por ventura no ficaram claros nesta primeira apresentao, sero aprofundados ao longo do texto.

Espera-se que as questes apresentadas sejam suficientes para a motivao dos participantes nas atividades relacionadas com o tema e possibilite aos mesmos uma viso ampla do processo de projeto.

2. Referencial para o Projeto da Tcnica11

. 2.1. Introduo

Neste captulo ser estabelecido, a partir da teoria que fundamenta o projeto de engenharia, um referencial conceitual para o projeto da tcnica, que em sua dimenso material assume a forma de artefatos, cujo fim pode estar associados tanto ao consumo como produo. Objetiva-se de uma forma ampla apresentar um modelo para o projeto de engenharia que tenha coerncia com o referencial apresentado no Captulo 1, e ao mesmo tempo possa orientar a compreenso da atividade de concepo.

Partiremos do ponto de vista de Clausing, 1994, Desenvolvimento do produto uma atividade e a nica maneira de aprender completamente esta matria pratica-la, o qual compartilhados por Back, 1982, Pugh, 1990, e Pahl & Baitz, 1995. Alm deste campo que busca uma representao a partir da atividade, outras disciplinas tm focado o projeto como objeto de anlise, particularmente pela nfase dada ao projeto do produto, dentro do contexto da reestruturao produtiva. As contribuies vm das disciplinas de Estratgia, (Robert, 1995), Marketing, (Gruenwald, 1992), Administrao, (Gurgel, 1995), Qualidade, (Juran, 1992, Toledo, 1994), dentre outras. No que pese a contribuio destas disciplinas, elas pouco nos

dizem acerca de como os artefatos so concebidos (produto, processo e operaes), ficando, portanto, na periferia da atividade de projeto.

No campo da engenharia, existe uma ampla literatura do design (projeto) dos artefatos. A busca em torno de uma teoria, de mtodos e de tcnicas para o projeto, tem razes no setor metal-mecnico, expandindo-se para o campo da eletro-eletrnica e microinformtica. Pahl & Beitz, 1995, identifica nos esboos de Leonardo da Vinci, a variao sistemtica de possveis solues, os primeiros indcios de um mtodo no campo do projeto. Os autores realizam uma reviso histrica e apresentam os principais mtodos correntes, concluindo que estes so fortemente influenciados pelos campos de especialidade de onde originam as obras. No entanto enfatizam: Eles, contudo, assemelham-se uns com os outros muito mais que os vrios conceitos e termos podem sugerir, pg. 24.

As diversas influncias nas vises metodolgicas podem ser identificadas dentro do setor metal-mecnico: Clausing (1994), num guia de implementao de engenharia concorrente alinha-se escola de Relaes Humanas focando as relaes interdepartamentais

11

MENEGON, N. L. Banca de Qualificao: Projeto da Tcnica e do Trabalho.Captulo 2: Referencial para o Projeto da

Tcnica COPPE/RJ, Setembro de 2000.

(multifuncional product development team); Pugh (1990), com a teoria do Total Design activity busca uma aproximao com a psicologia social dos grupos (Pugh & Morley, 1988); e, Pahl & Beitz (1995), cuja obra Engineering design: A systematic Aproach fundamentada na teoria de sistemas e na resoluo de problemas.

2.2. Uma Abordagem para o Projeto de Engenharia

Para introduzirmos a discusso, partiremos de um modelo proposto por Pugh (1983); e Pugh & Morley (1986 e 1988). Os autores apresentam uma abordagem para a teoria geral do design (projeto) que busca integrar a psicologia social dos grupos com trabalhos no campo da design de engenharia. O que ressalta na viso apresentada a abordagem interdisciplinar englobando o estudo das pessoas (atividade), dos processos (gesto) e do contexto (estratgia). A figura 2.1. apresenta o template que representa o modelo proposto. O modelo foi revisado por Pugh, aplicando-o a diferentes produtos e disciplinas, concluindo que as idias principais foram validadas para o mbito do projeto de engenharia. Seu modelo pode ser descrito como um delinear da especificao de projeto de produto ou modelo da fronteira do projeto. Este modelo foi proposto para estabelecer uma base comum entre projetistas e procura representar a natureza das vrias restries relevantes para o projeto de qualquer produto.

A figura mostra um ncleo central que delimitada pela natureza das especificaes (Product Design Specification). Esta parte central a principal rea da atividade de projeto, formada por fases centrais de: investigao de mercado; especificao do projeto do produto; projeto conceitual; projeto detalhado; manufatura e vendas. Considera-se neste modelo que, na prtica, a atividade de projeto deve ser interativa e no linear, de modo que etapas sejam refeitas ao longo do processo de projeto. As fases centrais so consideradas universais e comuns para todo tipo de projeto, cabendo s outras reas da atividade dar ao projeto suas caractersticas distintivas, uma vez que diferentes tipos de projeto podem requerer diferentes tipos de informao, tcnicas e gerenciamento. Assim, as entradas especficas para a parte central do projeto necessitam ser reconsideradas para cada caso.

no espao deste ncleo central que se estabelece a fronteira pessoal do projeto a qual representa restries associadas s caractersticas e habilidades pessoais impostas pelo projeto s pessoas relacionadas a esta atividade. Apesar de poderem existir certas caractersticas pessoais requeridas para projetistas, em geral diferentes tipos de projeto, baseados em diferentes contextos e gerenciados de diferentes maneiras, podem requerer diferentes tipos de habilidades.

10

Figura 2.1: Extrada de Pugh & Morley, 1986.

Como j salientado anteriormente, o ncleo central delimitado pela natureza das especificaes (Product Design Specification-PDS). A figura 2.2. apresenta tal conjunto de especificaes. O PDS representa a fronteira do projeto do produto. O autor utiliza-se de uma analogia interessante para explicar tal fronteira, comparando-a com o malabarismo circense de pratos e varas. Considera que numa equipe interdisciplinar de projeto, cada um de seus membros deve manter do incio ao fim do projeto um conjunto de pratos girando. O sucesso ou fracasso das atividades desenvolvidas no ncleo central depender fortemente da capacidade de interao do grupo, envolvido na resoluo dos conflitos que surgem ao longo do processo de projeto. Da a importncia do gerenciamento do projeto do produto e dos mtodos e tcnicas utilizados, os quais devem, acima de tudo, por em evidncia os conflitos e contribuir para a sua superao, buscando o consenso negociado. A especificao essencialmente importante, pois estabelece, em detalhes, a ampla variedade de restries,

11

tcnicas e no-tcnicas, a serem impostas ao projeto, definindo o seu escopo. Ela deve estabelecer o status de um produto em um mercado competitivo e assegurar que vale a pena projetar esse produto.

Figura 2.2: Elementos do Produt Design Specification, Extrado de Pugh, 1988.

importante notar que o modelo at aqui apresentado e denominado Design Activity Model (Pugh, 1978, Cap. 2, pg. 21) ainda no incorporava os aspectos estratgicos do negcio. Esta abordagem inicial foi construda ao longo da dcada de 70, a partir da ruptura do autor com os modelos baseados na resoluo de problemas representativos do processo de projeto dentro de uma racionalidade puramente tcnica. A crtica a modelos desta natureza, de que misturam estrutura e mtodo, (Pugh, 1982, cap. 5 pag.51). O mais importante para o autor buscar uma representao para o processo de projeto que possibilite aos projetistas escolher os seus prprios mtodos.

A preocupao com a incorporao dos aspectos mais amplos do negcio ao Design Activity Model, aparece a partir da crtica tecida ao livro Competitive Strategy de Porter, 1980, (in Pugh, 1982 pg. 160). O questionamento surge a partir da constatao de que o produto no considerado como elemento central de qualquer atividade de negcio, e o projeto, aparece apenas de forma superficial. a partir desta crtica que o modelo mais elaborado, o Business Activity Model, (Pugh, 1983, Cap.10 pg. 125), apresentado. Uma terceira fronteira, a

12

fronteira do projeto do negcio, incorporada ao modelo anterior. A viso do autor fica clara no que segue: O modelo da atividade de Projeto do Negcio tem como tema central o modelo da atividade de projeto do produto, o qual lgico, desde que sem um produto (e, numa definio ampla, o produto pode ser um edifcio ou um servio) ns no temos um negcio e ,portanto, nada para gerenciar. Produtos so ento o centro dos negcios, e os modelos devem enfatizar este fato: isto deve ser bvio., pg. 125.

importante salientar que a incorporao dos aspectos estratgico no modelo de Pugh, no representa a desconsiderao anterior do tema. Os conceitos de produtos estticos e dinmicos, (Pugh,1976, pag.212), antecedem o modelo final apresentado e fundamenta a discusso em torno da estratgia do negcio. A figura 2.3. mostra este entendimento. No esquema da figura, os extremos notados A e B, representam dois modelos para o projeto de produto, um para projetos de produtos que envolvem conceitos estticos, com mudanas incrementais dos detalhes de uma mesma base genrica; outro para casos de projetos onde no foi descoberta sua base genrica, estando assim relacionados com conceitos dinmicos. No modelo para o caso dinmico, a especificao do projeto de produto gerada a partir da anlise do mercado e das necessidades dos clientes. Neste estgio no conhecida a natureza do projeto final. No modelo para o caso esttico, a especificao do projeto de produto definida com base na considerao de que existe pouca ou nenhuma escolha conceitual no nvel do sistema total. As especificaes so escritas assumindo-se que existe uma parte central genrica do projeto.

Figura 3: Extrada de Pugh, 1983.

13

O relacionamento entre os conceitos de projeto esttico e dinmico pode ser melhor compreendido se considerarmos a abordam complementar de Andrade & Clausing, (1997), para alcanar alta eficincia nos negcios as companhias devem integrar o seu processo de desenvolvimento de produto com o processo de desenvolvimento de tecnologia e a formao de competncias centrais., p1. Os autores consideram que, dentro do espectro limitado pelas inovaes incrementais (esttico) at as radicais (dinmicos), qualquer produto ser a combinao de uma poro inovativa e outra usada. Os autores propem um o modelo da integrao do negcio (Business Integration Model), figura 3.4., onde descrevem o desenvolvimento temporal das linhas de produto suportadas por uma base tecnolgica que por sua vez suportada pelas competncias centrais do negcio.

O modelo da atividade de projeto do negcio consorciado ao modelo da integrao do negcio possui um grau de generalidade suficiente para explicar o desenvolvimento do produto, nas suas vrias dimenses, envolvendo a atividade do projetista, a gesto do processo de projeto e a estratgia do negcio.

O conceito mais importante do modelo de Pugh que a parte central do projeto (fronteira pessoal do projeto) no restringida apenas pelos elementos da especificao do projeto do produto (fronteira do projeto do produto), mas tambm pelos elementos da estrutura do

negcio (fronteira do projeto do negcio). A importncia do modelo apresentado est em poder assimilar as vrias abordagens associadas ao desenvolvimento do produto partindo da necessria insero desta atividade no mbito dos negcios e portanto, absorvendo as questes relacionadas com o projeto do produto e a estratgia industrial; apontando a importncia dos aspectos gerenciais e de gesto do processo de projeto; e, focando a atividade do projetista. Isto pode ser demonstrado pelo que segue.

Figura 2.4: Extrada de Andade & Clausing (1997, pg. 3.

14

O conceito mais importante do modelo de Pugh que a parte central do projeto (fronteira pessoal do projeto) no restringida apenas pelos elementos da especificao do projeto do produto (fronteira do projeto do produto), mas tambm pelos elementos da estrutura do

negcio (fronteira do projeto do negcio). A importncia do modelo apresentado est em poder assimilar as vrias abordagens associadas ao desenvolvimento do produto partindo da necessria insero desta atividade no mbito dos negcios e portanto, absorvendo as questes relacionadas com o projeto do produto e a estratgia industrial; apontando a importncia dos aspectos gerenciais e de gesto do processo de projeto; e, focando a atividade do projetista. Isto pode ser demonstrado pelo que segue.

2.3. Abordagens Complementares para o Projeto de Engenharia

Considerando o modelo apresentado, na seqncia ser integrado ao mesmo as distintas abordagens que vm sendo difundidas neste campo. Objetiva-se complementar a discusso acerca da atividade de concepo trazendo tona a influncia de outras disciplinas que interagem como o projeto de engenharia.

2.3.1. A Abordagem da Estratgia

A considerao das contribuies advindas do campo da estratgia complementa o modelo apresentado no sentido de estabelecer um ponto de vista acerca dos aspectos externos ao negcio. Neste campo, Robert (1995), ...as organizaes prsperas tambm desenvolvem um processo para gerenciar mudanas contnuas, de modo a gerar uma constante corrente de novos produtos e novos conceitos de mercado. ... h um processo sistemtico na criao e lanamento de novos produtos..., pg. 35. A inovao do produto ou processo apresentado em quatro etapas: busca, avaliao, desenvolvimento e perseguio. O modelo pode ser sumariamente apresentado. A busca significa que as oportunidades para o lanamento de novos produtos podem surgir de inmeras fontes e o que se prope uma estrutura aberta com capacidade de identificar estas novas oportunidades. A avaliao envolve o processo de afunilar as oportunidades apresentadas para aquelas que se enquadram na estratgia do negcio. O desenvolvimento compreende a transformao de um conceito em uma oportunidade real para um dado mercado. Finalmente a perseguio que envolve todas as atividades de preveno e promoo para a vida do produto no mercado.

O sucesso no processo apresentado condicionado a dois fatores: i) a determinao da rea estratgica impulsionadora do negcio; e, ii) as decises de quais reas de excelncia ou capacidades precisam ser cultivadas para a manuteno da estratgia. O autor conclui a apresentao do seu ponto de vista acerca da estratgia de inovao do produto, enfatizando

15

as questes relativas a orientao para o futuro, apresentando as variveis fundamentais destes cenrios: i) ambiente econmico; ii) normas e legislaes; iii) tendncias sociais e demogrficas; iv) perfil e hbito do usurio/cliente; v) competio; vi) evoluo tecnolgica; vii) Processos e capacitaes da fabricao; e, viii) mtodos de venda/marketing.

Abordagens desta natureza buscam considerar a insero do projeto no contexto mais amplo dos negcios, passando ao largo dos apectos gerenciais e das atividades projetistas associados s distintas estratgias, revelando o seu carter complementar ao modelo apresentado.

2.3.2. A Abordagem da Gesto

Para considerar as contribuies do campo da gesto, particularmente oriundas do Total Quality Management (TQM), deve-se inicialmente reconhecer que as mesmas no constituem uma ruptura com os modelos tradicionais em projeto de engenharia, como demonstrado por Andrade (____) e Beitz, (1997), A abordagem sistmica d a fundamentao essencial para a engenharia da qualidade. Os mtodos especiais da TQM podem ser vistos como um suporte adicional abordagem sistmica e no uma outra via para o processo de projeto p. 284.

1. Desempenho 2. Caractersticas 3. Confiabilidade 4. Conformidade 5. Durabilidade 6. Atendimento 7. Esttica 8. Qualidade Percebida

Caractersticas operacionais bsicas Caractersticas Secundrias Possibilidade de Mau funcionamento Padres Estabelecidos Vida til do Produto Ps Venda Aparncia do Produto Nvel de Informao e Percepo do Consumidor

Tabela 2.1. Dimenses da qualidade do Produto. Adaptada de Garvin, 1988.

Para considerar as contribuies do campo da gesto, retomaremos a discusso em torno dos conceitos esttico e dinmico. Os conceitos de projeto esttico e dinmico possibilitam o desdobramento das diferentes estratgias (decorrentes da dinmica inovacional considerada) em processos de gerenciamento do projeto. Projetos conceitualmente estticos tendem a ter um maior grau de detalhamentos, exigindo um maior gerenciamento e coordenao. A base genrica iguala conceitualmente os produtos, sendo a concorrncia decidida nos detalhes. A inovao fortemente incremental, envolvendo subsistemas e componentes. Neste campo de projeto, abordagens de gesto fundadas na simultaneidade do processo e na coordenao de equipes multifuncionais so amplamente aplicadas. O gerenciamento da qualidade (Garvin,

16

1988; Juran, 1992; Toledo, 1994) encontra neste campo sua maior aplicao. A base genrica dos produtos conceitualmente estticos desdobrada nas dimenses da qualidade. Dentro deste ponto de vista, o processo de projeto resume-se mudana da qualidade do produto nas suas vrias dimenses. Tabela 2.1.

O problema de tais abordagens que o acirramento da concorrncia e fragmentao de mercados tendem a impor uma intensificao da dinmica inovacional. O encurtamento do ciclo de vida dos produtos e a sua desagregao em dimenses da qualidade no responde possibilidade de surgimento de uma nova base conceitual para o produto. Neste campo, a abordagem do projeto conceitualmente dinmico, parece ser a resposta a questo. As implicaes da dinmica inovacional na estratgia so de que diferentes tipos de atividade de projeto podem requerer diferentes estruturas organizacionais e diferentes caractersticas e habilidades pessoais. Ao colocar a questo do projeto conceitualmente esttico/dinmico o modelo do Total Design possibilita o deslocamento da discusso a cerca da atividade de projeto do campo da resoluo de problemas (problemas estruturados) para a tomada de deciso (problemas no estruturados).

2.3.3. Abordagem da Atividade

Lee & Sullivan (1993), propem uma classificao dos elementos que compem o processo de design de engenharia. Na Tabela 2.2., os autores desdobram as tarefas do ncleo central do projeto em atividades, metodologias, ferramentas e decises. A taxionomia proposta, pretende ser um guia para a implantao de processos concorrentes de projeto, integrando apropriadamente as entidades envolvidas.

Tarefas de Design Translao das necessidades em funes do produto

Atividades de design Definir requisitos e especificaes

Metodologias de design Brainstorming

Ferramentas de design

Decises de design Confiabilidade

Economia Definir funes essenciais Brainstorming Engenharia do valor Ambiental

Determinao do design do produto

Busca de princpios funcionais e realizam as funes QFD

Cartas morfolgicas Sistemas especialistas Qualidade

17

Determinao do design do produto, e do design do processo Gerao de alternativas

Design para manufatura

Estimativa de custo

Economia

Qualidade Design para montagem Carta morfolgica Simulao Otimizao Ambiental

Determinao do design do produto, design do processo e custos do produto Determinao do design do produto, e do design do processo Desenvolvimento do design do layout preliminar e final Avaliao de alternativas

Engenharia do Valor

Estimativa de custo

Economia

Qualidade Mtodo Taguchi Sistemas especialistas Avaliao multiatributos Design para manufatura Design para montagem Mtodo Taguchi Sistemas especialistas Modelagem slida Desenhos Confiabilidade Ambiental

Determinao do design do processo

Gerao dos planos de produo e operao

Design para manufatura Design para montagem

Otimizao

Programao

Simulao Sistemas especialistas

Economia

Testes de prottipos e avaliao da prproduo Desenvolvimento do prottipo Prototipagem rpida

Tabela 2.2: Traduzida de Lee e Sulivan, 1993; pg. 589.

Os autores buscam explicar atividade de design dentro do contexto da engenharia simultnea, no qual, grupos multifuncionais desenvolvem um conjunto de atividades atravs de mtodos, tcnicas e deciso (Figura 2.5). interessante notar que os autores no discutem a atividade do projetista em si. Tratam dos mtodos e tcnicas e alinham-se com as abordagens da gerncia da qualidade. A deciso circunstanciada s dimenses da qualidade e no aos aspectos conceituais.

18

Figura 2.5: Relacionamento das entidades de projeto e atividade dos projetistas, extrada de Garvin, 1988.

Dentro de uma abordagem conceitualmente dinmica, a atividade do projetista pode ser descrita como aquela na qual ... especialistas colaboram na investigao do mercado, seleo de um projeto, concepo e manufatura de um produto e proviso de vrios tipos de suporte ao usurio.... (Pugh, pg. 489). Assim trabalho visto como um processo de tomada de deciso coletiva, de sntese coletiva, o que de certo modo possibilita focar a questo da criatividade fora do campo individual, deslocando a discusso a cerca das contradies entre criatividade e mtodo. O primeiro passo notar que a criatividade est relacionada com o design de produtos que agregam mais valor do que produtos anteriores. Outro salientar que qualquer que seja o contexto deve-se perceber que a nfase mudou claramente de ter idias criativas para fazer trabalho criativo. O terceiro passo considerar seriamente a idia de que design criativo e inovao efetiva so atividades mais sociais que individuais. Um certo ambiente social naturalmente leva a um interesse em certos tipos de problemas, em certos tipos de mtodos e pode proporcionar resultados especficos.

Ao colar os problemas de projeto no campo do no-estruturado (no existe uma base conceitual para o produto), o modelo apresentado abre espao para novas possibilidades metodolgicas, particularmente aquelas associadas ao Soft System Metodhology (SSM). (Rosenhead, 1989). importante notar que a EQFD em consorcio com a Matriz de Seleo de Conceito de Pugh, 1991; e Pugh & Clausing, 1996; j apontam nesta direo.

2.4. Consideraes Finais

Partindo da compreenso de que o desenvolvimento do produto uma atividade e que a partir deste pondo de vista ele deve ser entendido, buscou-se apresentar um modelo com abrangncia o suficiente para integrar as diversas abordagens presentes e transcende-las.

19

Foram estabelecidos os relacionamentos entre estratgia, gesto e atividade. Enfatizou-se que em diferentes contextos tais relacionamentos exigiro estruturas organizacionais e

metodologias especficas.

Finalmente, considerando que existe a busca de uma teoria geral para o projeto de produtos, que possa ser assimilada pela indstria, cujas origens encontram-se no campo dos artefatos, deve-se buscar expandir as bases destes modelos para outros setores a fim de validar a seu grau de generalidade. O fato de ter origem no campo dos artefatos deve ser entendido como uma determinao histrica.

20

Parte II 3. Mtodos e Tcnicas aplicados ao Projeto de Artefatos

1.1. Introduo

O design de engenharia um processo de integrao e sntese contido dentro do contexto de um negcio e de um ambiente social regido por regras, normas e valores. Ainda, todo projeto gerenciado e condicionado por restries de escopo ou metas, tempo e recursos, envolvendo pessoas com diferentes representaes acerca dos problemas em questo. Durante o processo de projeto existe uma negociao entre os envolvidos da qual resulta o consenso materializado no dispositivo tcnico.

Figura 3.1. Etapas, Mtodos e Objetivos do Processo de Desenvolvimento do Projeto.

21

O modelo para desenvolvimento de produtos apresentado no captulo anterior prope uma estrutura genrica para o processo de projeto. Neste captulo iremos percorrer o processo de transformao entre uma demanda manifesta e disponibilizao do produto para o uso. Na figura 3.1. as etapas e os mtodos a serem discutidos sero apresentados.

O processo ser dividido em trs etapas: Projeto Conceitual, Projeto Detalhado e Difuso. O Projeto Conceitual engloba as etapas 1 a 3 relativas as questes de Mercado ou Demanda, Especificao e o Desenvolvimento Conceitual propriamente dito. O Projeto Detalhado trata das especificaes finais do produto em termos de Processos e Operaes. A Difuso trata da vida de mercado do produto.

3.2. Projeto Conceitual

O projeto conceitual representa as etapas do projeto onde ainda no esta estabelecida uma base genrica para o produto, envolvendo desde a anlise da demanda at o estabelecimento de um conceito para o mesmo.

Nesta fase do projeto o objetivo estabelecer um conceito para o produto que atenda o conjunto de especificaes derivadas da anlise da demanda e das restries advindas do contexto do negcio. Trata-se de uma etapa de estruturao de problema.

Figura 3.1. Desenvolvimento da Qualidade Total (Fase Conceitual)

Clausing, 1995, apresenta o projeto conceitual como parte fundamental do processo de desenvolvimento da qualidade total. A figura 1, ilustra o processo e detalha a fase de design

22

conceitual. O autor assume que nenhuma nova tecnologia desenvolvida no processo de projeto. Pelo contrrio, ... usualmente mais produtivo estabelecer um fluxo de tecnologias genricas que proporciona um alicerce tecnolgico para os novos produtos. Quando um conceito para um produto especfico desenvolvido, uma tecnologia j amadurecida pescada (fished out) da base tecnolgica para ser integrada dentro do novo produto, (pag. 106).

Isto nos coloca dentro de um campo de produtos. A fase de design conceitual objetiva afunilar este campo de produtos para um conceito que atenda s especificaes. O tal desenvolvimento se d no interior de um conjunto de especificaes as quais serviro de referncia para todo o processo de projeto. No quadro 3.1., adaptado do captulo 3 de Pugh (1990), apresentamos os fatores a serem considerados nas especificaes e as questes tpicas associadas a cada um deles.

Fator

Questes tpicas

Comentrios

1. Desempenho

Quo rpido, quo lento,

- O desempenho de um produto pode ser estabelecido em termos quantitativos ou qualitativos. O importante

quo freqente, buscar desde o princpio qualificar os benefcios que o contnuo, descontnuo? produto deva oferecer. - Tais benefcios podem ser categorizados. Podem ser identificadas caractersticas bsicas para o desempenho de uma funo principal, bem como o estabelecimento de funes secundrias e complementares. - O importante neste primeiro momento da especificao buscar estabelecer os fatores de desempenho do ponto de vista de que ir interagir com o produto. 2. Ambiente Condies - As questes ambientais podem ser entendidas tanto sob

ambientais que o ponto de vista dos efeitos sobre o produto como deste incidiro sobre o produto em: 1. uso, manufatura, estocarem, instalao e transporte; 2. riscos, tipo de pessoas usando o em relao ao meio ambiente. - As questes tpicas enumeradas do conta do primeiro aspecto acima apontado. - No que se refere aos efeitos do produto sobre o meio ambiente importante desde o princpio buscar

compreender a natureza dos efeitos provocados pelo produto, seu processo de fabricao, uso e descarte, sobre o meio. - Tais efeitos podem ser controlados desde o incio do processo de projeto e tm assumido grande importncia

23

equipamento e frente ao movimento consumerista que tende a valorizar grau de abuso. produtos ecologicamente corretos. 3. Expectativa de Vida Vida sob um determinado nvel de - A expectativa de vida de um produto deve ser estabelecida identificando-se critrios de desempenho mensurveis.

desempenho e - Um aspecto importante a ser considerado a reduo medido contra qual critrio? no ciclo de vida dos produtos. Isto significa que um super dimensionamento resultar em custos adicionais que no sero transferidos em benefcios para o usurio. O ideal que a vida do produto seja compatvel com o ritmo das inovaes. A obsolescncia planejada constitui-se num caracterstica de qualidade do produto. 4. Manuteno A manuteno regular desejvel ou possvel? O mercado no qual o produto - As questes relacionadas com a manuteno so importantes tanto do ponto de vista do usurio como do produtor. - Do ponto de vista do primeiro as operaes de manuteno implicam em custos adicionais do ciclo de vida do produto bem como na sua indisponibilidade

ir ser colocado durante estes perodos. usualmente opera com manuteno planejada? A manuteno - Do ponto de vista do produtor, a necessidade de manuteno implica na elaborao de recomendaes precisas dos procedimentos de componentes bem e como de na obra

disponibilidades especializa.

mo

esta de acordo - Uma tendncia crescente da utilizao de mdulos e reconhecida substituveis como um benefcio na filosofia do custo do ciclo de vida? 5. Custo alvo do Produto Como ele foi estabelecido e contra qual critrio? - Os custos envolvidos no projeto so de dois tipos: o custo alvo para o produto e o custo do projeto propriamente dito. Os custos do projeto esto relacionados s que eliminam a necessidade de

especialidades bem como o tempo de indisponibilidade dos produtos.

Pode-se provar horas/homens dedicadas atividade, uso de instalaes que o custo alvo e equipamentos, construo de modelos e testes de desempenho.

24

alcanvel?

- Tais custo iro influenciar o custo final do produto. Alm destes, o custo final ir depender da escala de produo, tecnologia dos processos produtivos e da capacidade dos projetistas de encontrarem solues compatveis com o mercado alvo para o produto. - Para projeto conceitualmente estticos, o custo alvo ser determinado em funo dos preos aceitveis no mercado e da margem esperada pela empresa. - Para projetos conceitualmente dinmicos, torna-se mais difcil estabelecer o custo alvo na medida que no se sabe precisamente quanto o mercado estar disposto a pagar pelo benefcio. - De qualquer modo a existncia de um custo alvo constitui-se numa das principais restries de projeto e condiciona o campo de solues viveis para o projeto.

6. Embalagem

requerida embalagem?

- A embalagem assume diferentes papis dependendo do tipo de produto.

Qual o efeito do - Existem setores de mercado onde a mesma constitui-se volume do produto no custo de transporte? num forte diferenciador e referncia no processo de compra, como no caso dos alimentos, bebidas,

cosmticos dentre outros produtos de consumo freqente. - Em outros casos a embalagem objetiva apenas proteger o produto das agresses do meio, at que o mesmo seja entregue ao consumidor. - Independentemente da funo a questo da embalagem deve ser pensada para todo o ciclo de vida do produto, desde a fabricao at o uso. - A prpria embalagem constitui-se num projeto especfico e envolvendo todos os itens da especificao. Aspectos importantes como o reuso (bebidas, hortalias e frutas..) e a reciclagem devem ser considerados.

7. Transporte

O produto

- A preocupao com o transporte importante e reflete

para o mercado tanto na integridade do produto quanto no seu custo. interno ou ser - O transporte pode influenciar tanto as opes de exportado? Por qual meio de transporte? embalagem como no grau de acabamento do produto na distribuio. Em muitos casos ser vantajosos deixar as operaes de montagem final para a ltima etapa da

25

Como o produto ser manuseado?

distribuio a fim de minimizar custos (bicicletas) e riscos (computadores). - Da mesma forma, o transporte deve ser pensado ao longo do ciclo de vida do produto. - Durante a fase de fabricao o transporte dos produtos determinado pela estratgia de produo adotada e pelas tecnologias dos processos produtivos e de movimentao. - Durante o uso, pode ser um fator importante para muitos produtos, os quais so levados a campo (mquinas fotogrficas esportivos...). - Finalmente sempre importante considerar ao longo do ciclo de vida do produto os aspectos ergonmicos de usurios e trabalhadores associados ao transporte do produto. e similares, ferramentas, equipamentos

8. Qualidade e Manufatura

Massa, Lotes,

- As especificaes quanto a qualidade e manufatura

Unitrios; efeito devem ser entendidas como uma das mais importantes na poltica de no processo de projeto.

equipamentos; - Constantemente elas constituem-se a partir de uma instalaes de manufatura e investimentos requeridos na fabricao do produto. base tecnolgica dominada pela empresa cujo universo delimita as possibilidades do projetista. - Este universo deve estar muito bem definido desde o incio do processo de projeto. importante que o projetista domine a tecnologia dos processos produtivos para poder explorar ao mximo suas capacidades. - Quanto s especificaes de qualidade, elas devem ser vistas sob a tica dos desempenhos esperados para o produto. Os controles, inspees e a garantia dos processos s fazem sentido quando avaliados os seus efeitos no desempenho. - As especificaes devem ser realistas e refletir a capabilidade dos processos utilizados. 9. Dimenso e Peso Existe alguma restrio de dimenso e peso? - As restries de dimenses e peso esto associadas tanto ao uso e transporte do produto quanto a sua disponibilizao na distribuio. - A dimenso pode ser uma restrio para a distribuio e

muito pesado uso quando associada determinados tipos de padres

26

para um simples elevador? Ser

que determinam os espaos. So exemplo a largura de portas, altura de prateleiras, dimenses de conteiners ou consideraes estticas e de sinergia com produtos similares.

embarcado em - Quanto ao peso, pode interferir tanto no processo de um avio? De que tipo? transporte e uso do produto, quanto na sua performance. Nestes casos, torna-se importante as consideraes relativas aos materiais e anlise de tenses. 10. Esttica e aparncia Isto sempre importante porque o consumidor primeiro v o produto e - As discusses acerca do estilo do produto tendem a ganhar importncia na medida em que as diversas tecnologias tendem a igualar do ponto de vista do desempenho diferentes produtos. - Vive-se hoje um movimento de valorizao do design com programas oficiais em diversos pases do mundo, ao

depois o coloca que se tem chamado de design tnico ou antropolgico. para funcionar. - Em termos de especificaes deve-se buscar entender a linguagem associada ao produto atravs dos valores normas e comportamentos caractersticos do pblico alvo. - As consideraes estticas s fazem sentido dentro do contexto de uso do produto. 11. Materiais So requeridos - As especificaes em torno dos materiais associam-se materiais especiais? Algum tipo de material proibido no s caractersticas das solicitaes (fsicas, qumicas e biolgicas) a serem atendidas pelo produto, bem como aos aspectos estticos e ambientais. - Os primeiros dizem respeito integridade do produto diante das condies de uso. Os materiais selecionados

mercado para o devem atender a estas solicitaes sem comprometer os qual o produto pensado? desempenhos esperados. - Quanto aos aspectos estticos importante notar que os materiais sero percebidos de maneira diferente pelos usurios. Alguns materiais tidos como nobres podem no atender a um pblico especfico. - Do ponto de vista ambiental, importante considerar os efeitos combinados dos materiais no descarte do produto. O agrupamento de materiais similares facilita o processo de desmontagem e a reciclagem. 12. Vida esperada do O perodo de tempo - No se podem confundir a expectativa de vida de um produto (por quanto tempo ele consegue manter-se

27

produto

esperado para a vida de mercado do produto interfere na poltica de

funcionando dentro das especificaes de desempenho), com o tempo que um produto permanece em produo. A vida de mercado de um produto depende

fundamentalmente da dinmica competitiva do setor e da poltica de inovacional dos concorrentes. - Uma tendncia crescente a reduo do ciclo de vida.

equipamentos e Isto fica evidente quando olhamos para o setor de micro mtodos de manufatura. informtica (micros, impressoras e outros perifricos). - Um planejamento adequado do lanamento de novos produtos implica na adequao da linha de produtos aos processos de manufatura, bem como no balanceamento entre inovao e reuso. 13. Normas e padres O produto - As especificaes normativas comprem funes tanto

dever atender relacionadas segurana e ao ambiente, quanto aquelas s normas de que pases? relacionadas intercambialidade dos produtos. - Os aspectos de segurana e ambiente so condies bsicas para a existncia do produto no mercado. Devese buscar junto aos rgos reguladores (ABNT,

INMETRO, IPT, INT, IDEC, PROCON...) e legisladores (SIF, Ministrio do Trabalho, Ministrio da Sade...) as regulamentaes que podem interferir na vida do produto. - Alm destes rgos, as associaes classistas e agrupamentos regionais tm buscado estabelecer seus prprios padres e normas que podem constituir-se em diferenciadores importantes para os produtos (ABIC, AMPAC, ABIA, ABRINQ...). - Quanto aos padres tcnicos, eles devem ser considerados como condio mnima, visto que por si no constituem diferencias no mercado. - As normas tcnicas nacionais (ABNT) e internacionais (ISO, DIN, SAE, AFNOR ...) devem ser obrigatoriamente consultada em qualquer projeto. 14. Aspectos Ergonmicos Todo produto - Os aspectos ergonmicos devem ser tratados com

em alguma fase extremo rigor. Em muitos casos, deve-se proceder da sua vida interage com pessoas; a extenso e a anlise ergonmica do produto em uso buscando estabelecer as caractersticas desejveis do ponto de vista dos usurios. - Cuidados especiais devem ser tomados em projetos

28

natureza desta cujo mercado consumidor difere daquele ao qual estamos inter-relao deve ser investigada. habituados. As caractersticas especficas de pases e regies devem ser consideradas. - importante considerar aspectos relacionados populao de usurios: sexo, idade, formao e

comportamento de quem ir usar o produto. - O projeto para faixas da populao e a discretizao de produtos pode ser uma alternativa vivel (sries

escalonadas de produtos como: vesturios, equipamentos de segurana, mveis...). 15. Consumidor Vises e preferncias dos consumidores. - Estabelecer como os consumidores enxergam o produto e as suas preferncias a primeira tarefa de qualquer projeto. - Esta tarefa extremamente complexa, visto que ainda muito difcil conseguir extrair dos indivduos os seus desejos reais e a valorao destes. - Os testes de conceitos devem ser realizados e constituiro uma realimentao no processo de projeto, buscando aproximar-se do posicionamento desejado para o produto. - Deve-se tambm considerar as diferentes preferncias envolvidas: manuteno. - O atendimento isolado de uma destas preferncias no garante o sucesso do produto. 16.Competio Natureza e extenso da competio existente. As - A avaliao da concorrncia fundamental no processo de projeto. Tcnicas como o benchmarking e a de quem compra, de quem usa, de

engenharia reversa possibilitam identificar claramente os benefcios oferecidos pelos competidores e posicionar o produto em relao aos mesmos.

especificaes - importante conhecer o que est sendo feito no setor e esto sendo quais as tendncias que iro nortear a competio e

formuladas em como esto se comportando os produtores. desencontro com os - preciso considerar que nem sempre as inovaes advem de dentro do setor em questo. Em muitos casos

competidores? inovaes em outros setores podem ser incorporadas, Porque? promovem diferencias que iro tornar-se novos

paradigmas no mercado do produto.

29

- Cada vez mais, igualar-se concorrncia condio bsica e no suficiente. Deve-se buscar um benefcio com algo a mais, que supere aqueles j oferecidos no mercado. 17. Qualidade e confiabilidade Nveis de qualidade e confiabilidade - A qualidade e a confiabilidade esto relacionadas pela certeza de que o produto exercer suas funes sob as condies de uso. Confiabilidade significa a probabilidade

esperados pelo do produto no falhar. mercado e necessrios - A confiabilidade depende fundamentalmente da robustez do produto. Mtodos como o de planejamento de

para assegurar experimentos devem ser utilizados para assegurar que a o sucesso do produto. Dificuldade variabilidade dos materiais, sistemas tcnicos e das pessoas possam ser minimizadas quando o produto estiver em uso.

para especificar - Alm da robustez, deve-se buscar sempre que possvel, em termos quantitativos, incorporar redundncias (sistemas paralelos) que

incrementem a confiabilidade.

particularmente - A confiabilidade pode ser incrementada tambm com a para produtos novos. disponibilizao junto com o produto de componentes sobressalentes, alternativos que mdulos substituveis o uso e em sistemas situaes

possibilitem

adversas. (No break, pneus e correias, baterias, sistemas de carga de energia, adaptadores...). 18. Vida de Prateleira Qual a vida de prateleira usual? Sob que condies de estocagem? - A especificao da vida de prateleira est muito relacionada aos produtos alimentcios e medicamentos. - Contudo, outros produtos podem ter sua vida de prateleira limitada em funo das caractersticas fsicoqumicas do produto e das condies ambientais (filmes fotogrficos, por exemplo).

Deteriorao do - A correta especificao da vida de prateleira e as produto e da embalagem. Componentes perecveis. condies sob as quais o produto deva ser armazenado nas fases finais de distribuio devem estar claramente estabelecidas. - Em muitos casos isto implica em projetar embalagens especiais ou equipamentos que sero usados no processo de distribuio a fim de garantir pelo tempo determinado as caractersticas do produto.

30

19. Processos

Processos

- Os processos de fabricao constituem uma base

especiais sero tecnolgica sobre a qual so estabelecidos os negcios. usados durante A seleo de um processo de fabricao e sua a fabricao? Pode-se fazer na companhia ou a aplicao muito especfica. incorporao na base tecnolgica da companhia diz respeito aspectos da estratgia de manufatura adotada. - A tendncia de se estruturar os negcios em torno de competncia tecnolgicas que suportem a linha de produtos, em consrcio com o fornecimento de partes ou subconjuntos por terceiros. - Enquanto em alguns setores tal estratgia tem tido uma evoluo rpida, outros permanecem ainda totalmente verticalizados.. A indicao de quanto maior a concorrncia maiores seriam os esforos de buscar ganhos no campo em flexibilidade e na integrao de fornecedores no processo de projeto, - A transferncia de partes completas do produto para responsabilidade de terceiros no pode significar a perda do controle daquilo que constitua a tecnologia

fundamental do produto. - Isto justifica, na indstria automobilstica a manuteno das competncias de estilo e propulso, enquanto outros subsistemas podem ser modulados e fornecidos por terceiros. - Isto importante e refora a manufatura como um dos elementos chaves da competitividade industrial. Apesar dos modismos, dominar processos tecnolgicos de produo continua sendo um dos princpios de

estruturao dos negcios. 20. Testes Todo produto deve ser testado, ou usar amostragem? Qual o tipo de equipamento de teste ser usado? Quem - Os testes com produtos so realizados no processo de desenvolvimento do produto e durante a vida de mercado. - No processo de projeto, os testes ocorrem desde as primeiras fases, atravs de representaes icnicas bi (esboos, layouts, detalhes, animaes grficas...) e tridimensionais (mockups, maquetes e prottipos), sobre os quais avaliaes qualitativas e quantitativas podem ser realizadas. - Desde o princpio do processo de projeto deve-se buscar especificar que tipos de testes podem ser

31

testemunhar os testes? Qual o custo razovel de teste por produto?

realizados, bem como os mtodos de avaliao a serem empregados. - Outros testes estaro associados ao ciclo de vida no mercado. Estes se configuram como operaes do processo de produo. Eles podem ocorrem no produto acabado ou em suas partes. - Produtos mais sofisticados j incorporam rotinas de auto-avaliao que possibilitam diagnosticar desvios em alguma varivel importante do seu desempenho (os computadores de automveis cumprem este papel). - Alm dos testes associados ao processo de projeto e ao ciclo de vida de mercado, continuamente pode-se manter produtos em teste atravs do acompanhamento de clientes selecionados. Este tipo de prtica parece importante para uma estratgia de assimilao da percepo dos consumidores.

21. Segurana

Nveis obrigatrios e desejveis de segurana relacionados com a rea de mercado do produto. Balano entre segurana,

- Diferentes reas de mercado estabelecero nveis diferenciados de exigncias em relao aos produtos. Assim produtos relacionados alimentao humana e de animais, medicamentos e higiene pessoal, dentre outros, sero regulamentados e sofrero processos especficos de verificao de segurana. - importante notar que nos pases perifricos as exigncias com a segurana dos produtos so inferiores quelas estabelecidas nos pases centrais. - De qualquer forma todo produto deve passar por um de avaliao quanto aos aspectos de

acessibilidade e processo limitao de uso.

segurana. As pessoas fazem uso indevido de produtos freqentemente. Produtos manuseados por idosos e crianas devem ser especialmente estudados. - A segurana deve ser pensada durante os ciclos de produo, uso e descarte, com vistas aos trabalhadores, usurios e terceiros que por ventura tenham qualquer contato com o produto ou possam ser atingidos pelos seus efeitos.

22. Restries da Companhia

O produto est - Se consideramos desde o princpio que os produtos se desviando da prtica esto nos centros dos negcios, as implicaes das restries que orientam a poltica de produtos devem

32

corrente da companhia. Qual o efeito disto no pessoal da companhia? Restries advindas da planta de

estar presentes nas especificaes. - Toda empresa possui uma representao do seu futuro que pode assumir a forma de um planejamento estratgico ou pura intuio. As especificaes neste campo devem indicar qual o futuro deste produto dentro da companhia. - Todos os aspectos importantes que estabelecem a relao e identidade dos produtos com os demais produtos da companhia devem ser salientados.

produo atual. - Ainda deve-se especificar os recursos advindos da companhia em termos de pessoal e sua qualificao, equipamentos e testes avaliando a sua adequao. 23. Restries de mercado As respostas vindas do mercado indicam a pouca aceitabilidade de componentes. Condies relacionadas - Assim como nas restries anteriores (22), as de mercado permeiam praticamente todas as demais. No entanto preciso frisar aqueles aspectos

diferenciadores que podem atingir um ou outro produto. sabido, por exemplo, que o mercado argentino no aceita bem eletrodomsticos no metlicos, particularmente as mquinas de lavar. - As especificaes de mercado podem ainda incorporar informaes relativas ao tipo de distribuio,

consumidores, hbitos de compra, freqncia, produtos

com o mercado similares... externo. O nvel tecnolgico - Ainda, indicar as tendncias tecnolgicas e a dinmica com que estas esto sendo introduzidas. - importante considerar neste campo o possvel

esta adequado surgimento de produtos substitutivos, advindos de outras ou no? O mercado est pronto para um salto tecnolgico. 24. Patentes Alguma patente - As especificaes com relao propriedade industrial valida no campo especfico do projeto? necessria servem como indicao das tendncias tecnolgicas no campo do produto. - Em muitos casos as restries apresentam-se para os projetistas como caminhos que devam ser criados para contornar patentes existentes. reas de aplicao.

33

uma busca de patente?

- Alm destes aspectos, a documentao de patentes possui um carter tcnico e deve ser desenvolvida pelos projetistas.

25. Tempo

Quanto tempo tem para fazer

- Todo projeto tem restries temporais. Dependendo do tipo de projeto eles podero ocorrer de uma forma mais

o projeto como ou menos estruturada. um todo, em partes ou fases? - Dentro do PDS o tempo deve ser especificado para cada uma das atividades e etapas de projeto, sendo visto como uma orientao tomada de deciso. - No contexto da engenharia simultnea, o tempo de projeto est associado ao desencadeamento dos demais eventos que concorrem para a produo do produto. - Nestes casos, a dependncia em relao s demais atividades envolvidas com o produto torna-se um fator de inflexibilidade na dinmica do projeto. - Tendncia de concentrar tempo e tomada de deciso nas fases precoces do projeto (antes do desenho conceitual) indicam a possibilidade de estabelecer um patamar estvel para as fases posteriores. 26. Implicaes Polticas e Sociais O efeito do e no - As especificaes de carter poltico-social devem ser produto da estrutura entendidas tanto no sentido de compreender o contexto no qual o produto ser inserido, quanto das restries

poltica e social derivadas do mesmo. do mercado ou pas para o qual projetado e manufaturado? 27. Aspectos Legais Defeitos de especificao, projeto e manufatura. - Para qualquer produto, seja um edifcio ou uma tomada, incorrero implicaes legais caso o produto apresente defeito em seu funcionamento. - O cumprimento das normas tcnicas nem sempre condio suficiente para atender s questes legais. 28. Instalao Interface com outros produtos. - Em inmeros casos a instalao do produto constitui-se numa das etapas do processo de produo. Nestes o produto s estar acabado quando integrado dentro dos sistemas tcnicos mais amplos. - Em outros casos a instalao constitui-se em servio de Fatores como o movimento de consumidores,

estabilidade do mercado deve ser considerada. Deve-se evitar que os produtos possam causar transtorno ou mal estar social. (234-5678).

34

terceiros ou do prprio usurio. Neste a especificao envolve a forma e o contedo das recomendaes serem transmitidas aos instaladores. 29. Descarte Qual o efeito do - O planejamento do descarte constitui-se cada vez mais produto sobre o numa tarefa bsica de projeto. meio ambiente - Algumas legislaes j discutem o princpio de que os no momento do produtores devam ser responsveis pelo recolhimento de descarte? 30. Documentao Todo projeto deve ser documentado. embalagens ou produtos no momento do descarte. - A documentao do projeto constitui-se uma das atividades dos projetistas. - A formalizao constitui-se em fonte para troca de informaes entre os envolvidos no projeto bem como tem relevncia legal. - A documentao possibilita revises no produto e no processo de projeto. Ela registra a evoluo do produto. Quadro 3.1: Elementos do Product Design Specifications a

O quadro apresentado nos posiciona dentro da complexidade que envolve o desenvolvimento de um novo produto. Responder s questes levantadas significa estabelecer um conjunto de indicadores que iro nortear o processo de projeto. importante frisar que o documento de especificao deve evoluir ao longo do projeto incorporando as decises tomadas encaminhando no sentido de restringir o escopo do projeto. Guia para a preparao do PDS.

a) Lembre-se que o PDS um documento de controle. Ele representa a especificao que voc deseja alcanar, e no aquilo j alcanado. b) Lembre-se que ele um documento de uso (por voc e para outros dentro das situaes industriais). Ele deve ser escrito sucintamente e claro. c) Nunca escreva um PDS na forma de ensaio. Use esquemas como o da figura 3. Ele dever ser amigvel ao usurio. d) Desde o incio tente quantificar parmetros em cada rea. e) Desde que o PDS nico para cada projeto, voc no precisa apresent-lo sempre da mesma forma. f) Sempre apresente a data que o documento foi modificado e numere a edio. g) Deixe claras as modificaes no documento.

35

4. Fontes de Informao para a construo do PDS

Todo processo de projeto tem origem em uma demanda ou uma necessidade a ser atendida. Independente da origem desta demanda o processo de projeto ir promover uma estruturao do problema de projeto, a qual materializa-se num Product design specification (PDS). Via de regra o processo de projeto ir responder a uma demanda originria de outras reas quando no interior de uma organizao produtiva, dos clientes ou mesmo de um sujeito que visualizou uma possibilidade de introduo de melhorias ou inovao num dado campo de necessidades humanas. A tarefa dos projetistas ou de qualquer envolvido num processo de projeto de esclarecer a demanda.

A Figura 3.2. extrada de Pugh (1990) orienta o processo de construo do Product Design Specification (PDS). A demanda expressa inicialmente em um brief cujo contedo genrico e pouco delimitado, cabendo aos projetistas ou grupo de projeto elucid-lo e detalh-lo.

Figura 3.2. reas de pesquisa e busca de informaes para a construo do PDS.

essencial o conhecimento da legislao que afeta o produto. Aspectos de segurana e meio ambiente so regulamentados assim como as questes de propriedade industrial. Referencias Bibliogrficas e Catlogos de concorrentes constituem fontes de informao relevante para a

36

elucidao da demanda. Dados Estatsticos e Publicaes Setoriais so fontes importantes para a identificao de mercados e tendncias. As informaes coletadas devero ser tratadas e analisadas.

4.1. Anlise Paramtrica

A Anlise Paramtrica uma tcnica bastante simples, porm eficiente. Os paos para a sua execuo envolvem:

a) Rena tantas informaes quanto possveis acerca do seu produto e dos produtos concorrentes; b) Coloque em grficos com os dados disponveis e procure por relacionamentos entre parmetros; c) Inicie com relacionamentos lgicos e v aprofundando as anlises em busca de relacionamentos mais consistentes; d) Se relacionamentos foram identificados, procure explicar as suas causas; e) Estabelea correlaes entre os dados encontrados e pesquisas tradicionais de mercado.

Para ilustrar a tcnica iremos utilizar um exemplo baseado em um caso real. Trata-se de investigar as oportunidades de mercado para Avies Comerciais Regionais frente ao crescimento deste mercado.

A Figura 3.2. apresenta o crescimento deste mercado no perodo de 1995 a 2003. No perodo a aviao regional no mercado americano evoluiu de 76 para 1874 rotas. Figura 3.3. Correlacionando o Percentual de Partidas e o Nmero de Passageiros por Partida

evidencia-se que 27 % dos vos partem com carga apropriada para aeronaves entre 70 e 80 lugares; e que, 34 % dos vos partem com carga apropriada para aeronaves entre 100e 110 lugares.

Figura 3.4.

37

Considerando o nmero de aeronaves em uso na faixa de 61 a 120 passageiros identifica-se que 689

aeronaves possuem mais do que 20 anos em

utilizao

representando

34% das aeronaves em uso. Figura 3.5.

Correlacionando as variveis que indicam o crescimento do mercado regional, o nmero de embarques a taxa de ocupao dos mesmos, as aeronaves em utilizao e a vida em uso das mesmas, identificou-se uma oportunidade para um novo produto para atender ao mercado de curtas distncias, com capacidade entre 70 e 120 passageiros.

Figura 3.6.

A identificao, o cruzamento e a anlise dos diferentes parmetros possibilitaram a identificao de espao no mercado para uma nova aeronave designada E-Jet Model. A letra E que antecede a designao do produto incorpora outras caractersticas no tratadas pela anlise paramtrica. Para fechar o exemplo apresentam-se estas caractersticas cujos mtodos de obteno sero abordados nos itens seqentes.

38

Economia.

Para atender as necessidades de rentabilidade da operao a Famlia foi formatada com 4 modelos:

Modelo 1: Com 78 lugares e ponto de equilbrio para embarque de 40 passageiros;

Modelo 2: Com 86 lugares e ponto de equilbrio para embarque de 44 passageiros;

Modelo 3: Com 108 lugares e ponto de equilbrio para embarque de 57 passageiros;

Modelo 4: Com 118 lugares e ponto de equilbrio para embarque de 62 passageiros. Ergonomia:

Na Primeira Classe com assentos individuais confortveis, servio de alimentao, espao para bagagem,lavatrio exclusivo isolamento da classe econmica.

Na Classe Econmica eliminando elementos de desconforto como o assento intermedirio,

ampliando espao do assento, da bagagem, dos corredores e conseqentemente para refeies e evitando a sensao de confinamento. Eficincia:

Ter alcance de vo compatvel com as dimenses do mercado americano.

Operar em aeroportos de porte pequeno, com flexibilidade de manobras e reduzido tempos de subida e descida e taxiamento.

Figuras 3.7., 3.8. e 3.9.

39

Numa situao real de Anlise Paramtrica dezenas de grficos sero geradas e alguns poucos iro produzir relacionamentos significativos para o produto em questo. Pontos fora das tendncias gerais devem ser cuidadosamente analisados. Tambm a formao de grupos indicativa importante para a caracterizao das oportunidades bem como a correlao linear entre parmetros.

4.2. Matriz de Atributos

Uma Matriz de Atributos consiste da tabulao do conjunto de atributos dos competidores na vertical e os modelos na horizontal. A matriz preenchida para mostrar quais modelos incorporam ou no quais caractersticas. Do lado direito da matriz uma representao grfica da porcentagem e a porcentagem de modelos que possuem tal atributo so apresentadas.

Figura 3.10: Microscpio Oftalmolgico.

40

A matriz cumpre o papel de aprofundar o conhecimento acerca dos produtos existentes. Os catlogos de fabricantes constituem fonte primordial para a realizao da anlise. Os conhecimentos advindos de tais atributos sero teis para a interao com consumidores e para o estabelecimento da sua importncia ou no. A Figura 3.10 ilustra a tcnica.

4.3. Interaes com Consumidores

Existem diferentes formas de interao que podem ser classificadas nas dimenses Nvel de Interao e Ambiente de Uso como expresso na Figura 3.15. (SHIBA et al, 1993).

~ Figura 3.11.

Pesquisa Aberta: So entrevistas nas quais se fazem perguntas abertas aos usurios ou clientes, envolvendo grande interao com os clientes e podem ser realizadas perto ou longe do ambiente de utilizao.

Observao de Processo: Envolve uma interao onde o usurio monitorado em seu ambiente e, ocasionalmente, o analista ou projetista paz perguntas ou pede esclarecimentos para facilitar a compreenso.

Observao Participante: Envolve uma interao explcita muito pequena com o usurio. Pode ser feita em laboratrio, onde o produto real, mas o ambiente no, em um ambiente de consumo onde os analistas observam o comportamento do consumidor na hora da compra, ou pela observao dos consumidores no ambiente de uso do produto.

41

Cada um dos mtodos de interao com os clientes tm suas vantagens e desvantagens, mas os mais efetivos so a Observao de Processo e a Observao Participante. A Observao Participante em seu extremo implica numa pesquisa etnogrfica onde o pesquisador insere-se no ambiente do pesquisado e passa a conviver naquele meio incorporando-se comunidade. Este tipo de pesquisa requer tempo e exige do pesquisador uma empatia com o objeto em estudo.

Por outro lado, em pesquisas descontextualizadas fica difcil de perceber as questes ocultas ou podem mudar o significado do que realmente o usurio expressou em sua fala original. Consumidores nunca iro dizer tudo aquilo que desejam. Algumas coisas so tidas como certas. Por exemplo, se perguntamos acerca de viagens areas, muitos iro falar sobre comida, check-in, recuperao de bagagens... Eles podem no especificar o percurso que voam, o que uma necessidade implcita. Assim como est implcito que eles desejam chegar salvos e no horrio ao seu destino.Tambm, consumidores no iro usualmente verbalizar necessidades latentes de uma forma direta. A percepo destas necessidades exige um

cuidadoso processo de questionamento. O que faz o consumidor desejar alguma cosia? Como isto ser utilizado? O entendimento dos usos que o consumidor faz do produto e as possibilidades tecnolgicas dos mesmos podem cobrir as necessidades latentes. Independente do mtodo de pesquisa, o objetivo da interao com o cliente ou usurio estabelecer as imagens dos consumidores acera do produto e suas necessidades invisveis. O tratamento dos dados coletados deve construir pontes entre as necessidade invisveis e os produtos bem como clarear os caminhos que ligam as necessidades expressas com os atributos do produto. (Figura 3.16).

Figura 3.12.

42

Outra questo fundamental da interao com os clientes ou usurios a definio do grupo com quem ser realizada a pesquisa. Inicialmente ns temos de tomar decises importantes acerca do tipo de usurio: aqueles que so os primeiros a consumir uma categoria de produtos, consumidores satisfeitos; consumidores insatisfeitos; consumidores que so formadores de opinio; ou consumidores que nunca compraram os produtos.Tambm consumidores e usurios tem necessidades diferentes. Para muitos produtos de consumos usurios e consumidores so as mesmas pessoas. Por outro lado, para outros produtos ns devemos interagir com grupos separados de usurios e compradores. Isto inclui compradores em todos os nveis. O produto pode ser vendido para um montador, que revende para um distribuidor, o qual revende para um revendedor. Existem pelo menos trs dimenses a serem consideradas (Figura 3.17):

Figura 3.13.

Segmentos de Mercado: Um mesmo produto pode ser consumido ou utilizado em diferentes classes socioeconmicas (A, B, C e D). Dentro destas classes certo que as necessidades a serem atendidas pelos produtos sero diferentes.

Relao entre Companhias e Produtos:

Existem clientes satisfeitos com os produtos,

clientes satisfeitos com os produtos e clientes que j utilizaram e abandonaram o produto. certo que cada um deles ir expressar imagens diferentes acerca do mesmo.

Relao s Tendncias: A percepo do usurio acerca do produto depende da sua experincia pessoal. Uma classe especial de usurio o Usurio Chave (quase profissional) caracterizada por estar na vanguarda em termos de necessidade e inovao. Este tipo de usurio antecipa as necessidades dos Usurios Correntes e Usurios Avanados.

43

Ainda, um conjunto completo de necessidades estabelecido por regulamentao. Normas governamentais ou no requerem que o produto incorpore determinadas caractersticas. O melhor representar tais necessidades como adicionais s dos consumidores. Elas representam necessidades dos consumidores que so percebidas e regulamentadas pela sociedade e podem ser codificadas como requisitos sociais.

Tipicamente, o conjunto de exigncias apresentado no obtido em uma interao com consumidores. Portanto, devem ser planejados um conjunto de interaes para obter todos os tipos de informaes. A equipe deve ter isto em mente e fazer tais consideraes quando planeja as interaes. Questionrios e guias para as entrevistas devem ser elaborados. A equipe pratica usando-os para ganhar habilidade e confiana. Ento a equipe est pronta para interagir com os consumidores.

4.3.1. Estudo de Caso Patinete

Fase I: Anlise da Demanda

1. Introduo

Este relatrio apresenta os resultados da anlise da demanda para a atividade de distribuio domiciliar com a utilizao do equipamento patinete, em teste na cidade de Paulnea-SP. Objetiva-se:

1. estabelecer as demandas no campo da ergonomia; 2. planejar as avaliaes a serem realizadas na segunda gerao de prottipos.

Considerando que a avaliao se dar sobre a primeira gerao do equipamento e que um lote de 80 patinetes da Segunda gerao ser testado na regional SP, a partir da segunda quinzena de maio, nos ateremos as aspectos centrais do equipamento, os quais permanecero presentes na situao futura.

2. Metodologia

O mtodo utilizado para a anlise da demanda foi a realizao de entrevistas semi estruturadas com tcnicos da fbrica, corpo tcnico da ECT envolvido no projeto, encarregados e carteiros do CDD/Paulnea. Alm das entrevistas, o equipamento foi testado pelo analista e realizou-se um breve acompanhamento da atividade do carteiro com o equipamento. Todas as verbalizaes foram gravadas.

44

3. Anlise da Demanda

3.1. Dados Gerais do Equipamento

Potncia
Velocidade

(37 cc) 1 HP
40 km/h

Sistema de Partida

Manual

Acessrios

Retrovisor e Olho de Gato

OBS. A foto na tabela do equipamento de segunda gerao.

3.2. Dados Gerais dos Distritos

Distrito Extenso da Percorrida Modo de Distribuio Topografia rea Tipos de Objetos N. Pontos de Entrega Peso da Bolsa

46 a 50 pts/km At 15 km ZU L 75 % plana Residencial Todos exceto Embaraoso > 1kgf. At 800 pts. At 15 Kgf.

3.3. O Trabalho Prescrito O ciclo interno da jornada do carteiro no sofre alteraes at a montagem da mala e pesagem.

A primeira tarefa do Carteiro em relao ao patinete o abastecimento, que passa a fazer parte do seu ciclo interno de trabalho.

45

O ciclo externo da jornada do Carteiro inicia com a partida do patinete.

O percurso improdutivo do CDD at o distrito passa a ser percorrido com o equipamento.

O carteiro estaciona e desce do patinete para colocar o objeto simples na caixinha. No caso dos objetos registrados, os quais requerem assinatura, o carteiro desliga o equipamento, implicando em recoloc-lo em funcionamento aps a entrega.

O carteiro utiliza o patinete para deslocar-se entre pontos de entrega e para retornar ao CDD.

O carteiro realiza operaes de manuteno aps o retorno ao CDD.

46

3.4. Modo Operatrio

Da observao realizada e como resultado das entrevistas, ficou evidenciado que os carteiros esto reproduzindo na utilizao o equipamento patinete as mesmas estratgias adotas na distribuio domiciliar pedestre. Os modos de distribuio em Z, U e L so adotados, utilizando se percursos em calada, transpondo guias, ruas e terrenos baldios. Reproduzem inclusive a prtica de ler os endereos ao longo do translado entre pontos de entrega.

4. Demandas para Fase II dos testes

Manobras O patinete e caracterizado como de fcil de manobrar . Aparentemente existe um nico registro de queda. No entanto o relato: O mais perigo cair de lado... agente geralmente cai de lado, cai de lado...deixa dvidas.

Deve-se considerar que o equipamento potencializa os efeitos negativos de um acidente quando comparado com o trabalho pedestre.

Operaes/Engenharia

Segurana

UFSCar

Considerar procedimentos de manobras no dimensionamento.

Discutir procedimentos para manobras.

Discutir modo operatrio com carteiros.

Selecionar EPIs: Verificar com fabricante possibilidade de baixar o centro de gravidade. capacete, viseira, cotoveleira, cala com reforo, luva, calado e uniforme para chuva. Calcular centro de gravidade.

47

Posturas As posturas tpicas com maior grau de frequncia e durao so: acionamento do motor com o corpo curvado, translado em p com as mos no guidom, e a retirada de objetos da mala com o corpo curvado, apoiando em uma das pernas o patinete.

Operaes/Engenharia

Segurana

UFSCar

Discutir mudanas no ciclo interno da jornada de trabalho e montagem da mala.

Verificar junto ao fabricante as caractersticas do material do sistema de partida.

Aplicar modelos biomecnicos.

Discutir posio de sacolas e objetos com carteiros.

Providenciar acessrio tipo assento com o fabricante.

Testar assento versus estabilidade, manobras e zonas de alcance.

Pega

A operao do equipamento exige a utilizao contnua da mo direita no controle do acelerador. Os efeitos da repetitividade so agravados pelas vibraes e impactos, decorrentes das

caractersticas do piso e do equipamento. Os efeitos no equipamento de primeira gerao so visveis. Todas as cestas esto rompidas. Os pontos de controle so: calibragem dos pneus, material da manopla e a juno do chassis com o guidom.

48

Operaes/Engenharia

Segurana

UFSCar

Verificar caractersticas tcnicas do acoplamento chassis/guidom.

Verificar legislao para trabalho sob condies de vibrao.

Medir frequncia e amplitude das vibraes na manopla versus calibragem dos

Verificar com fabricante possibilidade de mudar o material da manopla.

Verificar soluo adotada em equipamentos pneumticos.

pneus e material da manopla.

Confrontar os dados obtidos com

Verificar luva com amortecimento.

recomendaes da literatura.

Vibrao nos Ps

Assim como no guidom, os efeitos das vibraes e dos impactos no corpo do equipamento so visveis. Os pontos de controle so: calibragem dos pneus,

conhinho dos motores e da plataforma de apoio para os ps.

O fato dos operadores estarem adaptados, no elimina os efeitos fisiolgicos das vibraes12. Trs dos quatro Carteiros entrevistados manifestaram sensaes de Formigamento em nveis Leve (1) e Forte (6).

12

O efeito fisiolgico da vibrao consiste numa vasoconstrio que resulta numa menor circulao sangunea na

regio que sofre tal solicitao e de uma supraestimulao nervosa perifrica. Destes efeitos resultam a sensao de formigamento. Consideramos que este o mais srio problema a ser estudado no desenvolvimento futuro do equipamento.

49

Operaes/Engenharia

Segurana

UFSCar

Verificar possibilidades tcnicas de melhoria nos amortecedores.

Selecionar calado com amortecimento.

Medir frequncia e amplitude das vibraes na plataforma versus

Considerar procedimentos de manuteno que mantenham as vibraes sobre controle.

calibragem dos pneus e material dos cochinhos.

Confrontar os dados obtidos com recomendaes da literatura.

As questes associadas viso e visibilidade so relevantes tanto Viso e Visibilidade do ponto de vista do Carteiro como dele em relao ao ambiente. No que se refere ao carteiro, faz-se necessrio introduzir um EPI do tipo viseira em conjunto com o capacete, que o proteja de galhos, insetos, pedras e das quedas. No tocante visibilidade dele para os outros, nossa sugesto de que o equipamento possua alm do olho de gato, faixas fosforescentes e pelo menos um ponto de luz autnomo. Operaes/Engenharia Segurana UFSCar

Verificar com fabricante os impactos no custo do equipamento da adoo de um ponto de luz autnoma e das faixas fosforescentes.

Selecionar capacete e viseira.

Avaliar os EPIs sob o ponto de vista do conforto dos usurios

Orientar procedimentos de manobra (direo defensiva).

e da sua eficcia.

50

O rudo incide sobre dois aspectos: i) sobre o carteiro o qual, nas Rudo condies atuais, est submetido e rudos de at 94 Db; ii) sobre a relao carteiro/cliente cuja conversao fica inviabilizada quando o equipamento est acionado. A passagem do carteiro

acompanhada de uma sinfonia de latidos.

Operaes/Engenharia

Segurana

UFSCar

Assegurar com o fabricante o posicionamento do silencioso em consonncia com as manobras a serem realizadas.

Providenciar dosmetro para realizao de medidas de incidncia.

Estabelecer parmetros de incidncia para comparao com os dados medidos.

Verificar necessidade de EPI.

5. Consideraes Gerais sobre o Projeto Patinete

Sobre o ponto de vista da ergonomia e do design de engenharia o equipamento em questo s pode ser avaliado em referncia tradio. Neste sentido, avaliamos que o equipamento resolve dois problemas da mais alta relevncia para a atividade dos carteiros: elimina a necessidade de suportar o peso da bolsa; e, elimina a necessidade da caminhada durante a percorrida. Tais aspectos so amplamente positivos e so assim percebidos pelos encarregados e carteiros. Foram expresses utilizadas pelo encarregado: Aumento da produtividade. Diminuio nas faltas. O pessoal no reclama mais. Olha na fisionomia e percebe. No querem deixar o equipamento. Absentesmo caiu sensivelmente.

No que se refere aos carteiros, a verbalizao seguinte expressa muito bem as suas percepes: Oh todo mundo respeita o carteiro... Devido agente ser carteiro todo mundo para, buzina, d tchau, ...(as pessoas dizem) agora t bom oh carteiro... inclusive at a auto estima nossa foi melhorada com este equipamento pelo seguinte,... agente sofria andando a bea e parece que o pessoal tinha piedade da gente. Isso era ruim para a gente. Agente tinha orgulho do que fazia mas... eu me sentia ... carteiro e tal gostava do carteiro ... tadinho voceis andam um monto... ficavam com pena ....isto deixava agente triste... agora no eles esto at querendo ... quando abre concurso do correio?

A questo da produtividade tambm percebida pelos carteiros que esto utilizando o equipamento. Tem a questo da produtividade tambm.... (entrevistador: voc est disposto a

51

entregar mais cartas em funo de andar menos e carregar menos peso?) Tranquilamente... tinha localidade que no tinha entrega e hoje tem....

Tendo considerado os aspectos positivos para o negcio ECT e para o trabalho dos carteiros, vamos pontuar o que consideramos fundamental para a implantao de forma generalizada do patinete.

1. Modo Operatrio. A forma como os carteiros esto utilizando o equipamento reproduz o modo operatrio desenvolvido para a distribuio pedestre. Isto natural na medida que tal forma de trabalhar constitui um saber fazer dos carteiros que foi construdo ao longo das suas carreiras. A reproduo desta forma de trabalhar com o novo equipamento constitui uma fonte de riscos que deve ser minimizada. A construo de um novo modo operatrio deve ser buscada em conjunto com os Carteiros, discutindo-se particularmente os conceitos de direo defensiva, a forma de ordenamento e agrupamento das correspondncias no ciclo interno da jornada e a disposio das mesmas na mala e na cesta do patinete. 2. Usabilidade do Equipamento. No tocante s caractersticas do equipamento e a sua atuao sobre os carteiros destacamos os efeitos conjugados das posturas com os impactos e vibraes. A busca de um controle sobre estas variveis dever ser o objeto central nos testes com o patinete de segunda gerao. 3. Segurana. As questes de segurana no podem ser negligenciadas. O equipamento potencializa os efeitos de um acidente com consequncias graves. Os efeitos so indesejveis do ponto de vista humano e dos negcios da ECT. Deve-se observar que um acidente grave pode levar a uma rejeio do equipamento. Assim a correta especificao de EPIs deve ser acompanhada da construo de um modo operatrio que incorpore os preceitos da direo defensiva.

6. Encaminhamentos

No geral, os encaminhamentos para a continuidade dos testes j foram apontados no quadro da anlise da demanda. Ir se buscar um trabalho conjunto das reas de Operaes, Engenharia e Segurana, bem como da equipe UFSCar envolvida com o projeto Ergonomia no Processo Produtivo, objetivando a atenuao ou eliminao dos pontos crticos presentes no equipamento em consonncia com a forma de utilizao do equipamento.Neste sentido, ficam assim distribudas as responsabilidades para a segunda fase dos testes:

Operaes/Engenharia:

52

1. Modelar e quantificar o trabalho prescrito, considerando as novas demandas para o ciclo interno e externo da jornada do carteiro; 2. Atuar junto ao fabricante objetivando a rpida incorporao de mudanas tcnicas no equipamento durante os testes; 3. Preparar programa de treinamento para operao e manuteno a ser ministrado para carteiros antes do incio dos testes.

Segurana:

1. Especificar EPIs. 2. Preparar curso de direo defensiva de patinetes para carteiros.

Equipe UFSCar:

1. Elaborar um protocolo de avaliao ergonmica a ser aplicado para todos os operadores dos equipamentos em teste; 2. Aplicar modelo biomecnico para avaliao postural; 3. Modelar ensaios para medio de vibraes nos equipamentos; 4. Acompanhar, caracterizar e formular detalhadamente o modo operatrio dos carteiros.

7. Consideraes Finais

Este documento resultado de um primeira interao da equipe UFSCar com os responsveis pelo projeto na ECT. No geral ele reflete um consenso do grupo, mas algumas questes podem no ter tido o mesmo entendimento. Assim tudo que est aqui relatado deve ser objeto de discusso no grupo envolvido com os ensaios.

53

5. Quality Function Deployment (QFD)

O QFD uma metodologia criada na dcada de 60 na Mitsubishi Heavy Industries e aplicada na logstica para construo de navios cargueiros. Em 1971 a Toyota aplica tal abordagem utilizando-se de focus group no reprojeto de portas de automveis. A pariter do anos 80 o mtodo amplamente difundido nos EUA. Atualmente o QFD uma das prticas recomendadas pela QS-9000 e est sendo difundida para todos os ramos da indstria. No Brasil alm das industrias do setor autromobilistico ela tem sido utilizada em outros setores. No campo da agroindstria, a Sadia uma das empresas que fazem uso desta abordagem.

No existe uma definio clara para o termo QFD que a traduo para lngua inglesa dos seis caracteres do kanji: hun shitsu (qualities, features, atributes); ki no (funtion, macanization); e, ten kai (deployment, development, evolution).

O conceito do QFD definido por Qinta & Praizler como "mtodo especfico de ouvir o que dizem os clientes, descobrir exatamente o que eles querem e, em seguida, utilizar um sistema lgico para determinar a melhor forma de satisfazer essas necessidades com os recursos existentes". Cicala adota a definio metodologia que facilita a ordenao e transformao de requisitos ao longo do processo de desenvolvimento do produto". Ns adotamos a definio de que QFD uma tcnica que pode ser aplicada no processo de desenvolvimento de produtos, objetivando a transio entre os requisitos desejveis pelo consumidor ou usurio e as especificaes de engenharia.

Do ponto de vista prtico o QFD est situado no contexto das novas tecnologias de gesto que esto fundamentadas nos preceitos da engenharia simultnea e na orientao para o mercado, no trabalho em equipes multifuncionais de projeto e na gesto por processos.

54

Figura 3.14: Quality Function Deployment

A tcnica busca desdobrar as expectativas dos clientes para um dado produto por meio de quatro matrizes que correspondem ao Planejamento do Produto, que parte dos requisitos dos consumidores caracterizados por idias vagas e abstratas, transformando-as em requisitos de projeto, que definem as caractersticas globais para o produto (conceito). Uma segunda matriz, denominada de Projeto do Produto, desdobra os requisitos globais do produto em requisitos especficos para cada um dos subsistemas definindo o modo de obteno dos efeitos tcnicos necessrios.

O prximo passo construir uma matriz que desdobre os requisitos tcnicos de cada subsistema em requisitos para o processo produtivo. Esta matriz recebe o nome de Projeto do Processo. Finalmente, os requisitos do processo produtivo so desdobrados em Requisitos de Processos que visam estabelecer os mtodos de controle sobre a produo, afim de garantir que as entradas deste processo, ou seja a voz do consumidor, seja respeitada ao longo do processo produtivo. A figura 1 mostra o desdobramento anteriormente descrito.

Figura 3.15.

55

Na prtica a primeira matriz do QFD, Planejamento do Produto, que tem se difundida com maior intensidade. Sem dvida ela representa o corao da tcnica e remete para discusses conceituais que definem o sucesso ou o fracasso da abordagem. Trata-se aqui de discutir a possibilidade metodolgica de captar a voz do consumidor. Isto no uma tarefa fcil. A melhor abordagem para a questo desenvolvida por Kawakita, in Clausing (1995). A metodologia apresentada pelo autor aproxima-se das metodologia soft de estruturao de problemas. Vamos apresentar na seqncia os aspectos globais da matriz de planejamento de produto. A figura 3.12 apresenta a matriz genrica do QFD constituda de 11 campos ou quartos.

5.1. Objetivo, Demandas e Hierarquia no QFD

A definio dos objetivos do QFD visa estabelecer uma questo clara aos consumidores que poder ser representada por uma questo do tipo:

Quais so as (os)_________________ importantes de ___________ + ________________.

exemplos:

qualidades caracterstica atributos

uma porta de automvel de passeio lixeira de rua domstica retropojetor universitrio

O objetivo define Grupos de Foco, uma amostragem representativa de pessoas ou clientes que usam ou usariam tal produto ou servio. Normalmente um grupo de QFD ser composto por representantes da empresa e de clientes. Pode-se no incio priorizar representantes dos departamentos mais relacionados com o atendimento ao cliente e posteriormente, no decorrer do processo de QFD, ir substituindo por representantes da engenharia industrial, produo. importante frisar que o "cliente" no somente aquele que compra, mas tambm todos aqueles envolvidos com o uso e gerenciamento do produto. Podemos classifica-los em:

internos, os prximos a receberem o produto dentro da empresa; intermedirios, envolvendo revendedores e distribuidores; e, externos, representando os consumidores de produtos e servios.

Os "ques" dos clientes podem ser qualidades, atributos ou requisitos, devendo-se utilizar o termo mais apropriado ao grupo. Pode-se utilizar questionrios ou entrevistas, sendo que os melhores resultados so obtidos quando clientes e representantes da empresa interagem em ambientes de uso para identificao dos "ques". Este o ponto crucial deste mtodo. A

56

obteno das vozes do consumidor requer quatro atividades genricas, as quais so descritas em quatro passos(segundo Burchill,1993, in Clausing 1995):

Atividade Genrica Submirja no contexto e obtenha as 1. Plano vozes

Passos

2.Interagir com consumidores. 3. Desenvolva uma imagem dos consumidores.

Clarifique

4. Examine os dados para alcanar claridade. 5. Selecione os aspectos mais significantes.

Estruture Caracterize

6. Categorize as necessidades. 7. Caracterize as necessidades dos consumidores.

Pesquisa Contextualizadas

A pesquisa contextualizada significa a observao das necessidades dos consumidores atravs das aes mais que palavras. O consumidor tem satisfeito a sua necessidade usando um produto da companhia ou da concorrncia. A equipe deve observar o uso do produto em seu contexto usual. A equipe busca dados que iro possibilitar que o projeto de suporte amplifique e transforme as atividades do usurio. Para alcanar estas metas, deve-se estar focado naquilo que o consumidor realmente faz, mais do que naquilo que ele diz desejar. Finalmente, a equipe deseja transformar a atividade do consumidor tornando-a mais atrativa e proveitosa.

Quando os consumidores so visitados, deve-se tentar estar abertos e informados de todos os aspectos contextuais. O aspecto mais importante nos aspectos contextuais identificar aqueles que so diferentes daquilo que tradicionalmente assumimos como verdadeiro. So aspectos importantes a localizao, pessoas, cultura e valores.

Fazendo pesquisas contextualizadas o pesquisador torna-se parceiro dos usurios e consumidores. Ele (projetista) tem um conhecimento especial sobre o produto; os consumidores tm um conhecimento especial sobre o uso dos produtos. Isto bastante diferente do relacionamento assimtrico de uma entrevista. O entrevistador faz uma pergunta, o consumidor responde. Os papis so diferentes. Na pesquisa contextualizada os papis so similares. So ambos (consumidores e projetistas) especialistas olhando para compartilhar e criar uma sobreposio entre reas de especialidade. Na medida que se d continuidade a

57

pesquisa contextualizada so desenvolver algumas idias de projeto. Compartilhando-as com os consumidores podem validar estas idias e obter sugestes de melhorias.

A pesquisa contextual possui trs estgios: 1) introduo, observao e sumrio. Na introduo o consumidor esclarecido do propsito da visita. Ento o consumidor perguntado para descrever a atividade de uso do produto. So buscadas informaes acerca do momento do uso. So feitas perguntas abertas acerca do ambiente, incluindo localizao, pessoas, cultura e valores.

Os consumidores para mostram como ele realiza a atividade de modo que possa observ-la. Se a atividade muito cansativa ou demorada par ser observada por inteiro, a observao feita por partes de acordo com o interesse. Tambm, so observados os resultados tangveis da atividade. No final, faz-se um sumrio, e mostrado ao consumidor um diagrama de fluxo da atividade, o qual deve ser clarificado e corrigido. De volta empresa OU escola, conclui-se do mesmo modo recomendado para as entrevistas. Os registros da interao so colocados em cartes as necessidades evidenciadas.

Entrevistas

Tipicamente, as entrevistas duram entre uma e duas horas. Existem dois estilos originais: 1) dois entrevistadores (um fala e o outro transcreve); 2) um entrevistador com gravador. Os advogados de cada estilo possuem inmeros argumentos para justificar uma ou outra abordagem.

O entendimento essencial obtido sondando (olhando) por dentro das respostas imediatas. Porque o consumidor deseja aquilo que expressou? O que no produto produz apelo ao

consumidor? Foque no uso do produto e no em suas caractersticas tcnicas. Tente sondar suas necessidades latentes. Se o produto possui uma caracterstica X, qual o seu benefcio?

Aps cada entrevista um resumo benfico. O que o consumidor disse? Qual era o ambiente onde o consumidor estava inserido? Faa notas que capturem suas percepes frescas. Ainda, como poderia melhor a tcnica de entrevista. Discuta com a equipe.

muito bom se os membros da equipe possuem diferentes backgrounds para participar das entrevistas e outras interaes com os consumidores. Muitos projetistas nunca conversaram com um consumidor. Uma s entrevista j possibilitar uma ampliao das suas perspectivas. Uma importante fonte informao a visita de campo. A equipe usualmente obtm as necessidades especficas (sentenas) e as imagens do consumidor numa primeira rodada

58

de interaes. O registro das entrevistas revisado e as necessidades e imagens so documentadas em cartes separados, para ser usado no prximo passo.

Tratamento dos Dados (Mtodo Jiro Kawakita)

As notas selecionadas so ento analisadas e organizadas de modo que a equipe forme uma melhor impresso da representao mental do consumidor. O conjunto de notas pode ser organizado num diagrama de afinidades ou famlias de idias. As idias so organizadas em categorias a fim de formarem categorias representativas dos mais altos nveis de integrao e abstrao (dois ou trs nveis). A organizao das imagens fornece equipe informaes acerca do relacionamento emocional com o produto. Alguns exemplos de imagens so: 1) dirigindo o carro durante uma nevasca para buscar minha mo no hospital; 2)peixes saltando da gua para agarrar a isca. As percepes advindas destas imagens so ento usadas como agrupadoras do contexto para o desenvolvimento do enunciado final das necessidades dos consumidores.

Notas registrando as frases que expressam as imagens dos consumidores acerca do produto. Formam uma imagem integrada do consumidor que ira ajudar entender o contexto das necessidades especficas, a qual iremos analisar na seqncia. As imagens so colocadas na parede de modo que toda a equipe possa visualiza-las. Usualmente elas sero muitas. Se a equipe tentar us-las todas, pode se perder num amontoado de notas. A equipe prioriza as imagens, usualmente pelo voto. Ento as 20 mais votadas devem ser priorizadas para um maior aprofundamento.

Aps a equipe ter desenvolvido um melhor entendimento do ambiente dos consumidores, incluindo as reaes mais emocionais e subjetivas, isto usado como base para destilar a partir dos dados brutos as necessidades especficas dos consumidores que serviro de guia para o desenvolvimento do produto.

Nos dados brutos obtidos a partir dos consumidores, existiro ambigidades e duplicaes. Portanto, os dados dos cartes devem ser vasculhados, clarificando ambigidades, separando pensamentos compostos, e trazendo todas as sentenas para o mesmo nvel de abstrao quando possvel. Duplicaes so identificadas, e a melhor palavra deve ser escolhida. A equipe rapidamente ir vaguear por pensamentos compostos, at obter clareza e acordo sobre qual a melhor expresso para cada necessidade a ser alcanada.

A equipe associa cada sentena a uma imagem. Isto ajuda identificar duplicaes. Tambm, isto ajuda equipe entender o sentimento do consumidor e perspectivas subliminares

59

relacionadas com um requisito. Em alguns casos, expresses que no so exatamente iguais podem ser agrupadas, e a categoria de mais alto nvel que a contm levada adiante. Isto ajuda a reduzir o nmero de necessidades para um nmero gerencivel.

Ao vasculhar os dados a equipe busca por: clareza, expresses estilizadas que levam naturalmente para variveis contnuas; exatido voz do consumidor. Clareza ir ajudar a equipe durante os passos subsequentes. O exemplo a seguir mostra um exemplo de comunicao errnea. A geometria da superfcie da copia no deve desviar do plano vertical O melhor enunciado seria: as copias tem pequenas ondulaes. melhor definir necessidade em termos de variveis contnuas. Pequenas ondulaes melhor que no deve desviar. Ns entendemos que nenhuma ondulao ideal. Ns precisamos pensar em termos da sensibilidade do consumidor e no enunciados absolutos que no podem oferecer uma indicao usual.

Ao final a equipe identificou e expressou um conjunto de necessidade dos consumidores. O nmero total de necessidades foi reduzido para um conjunto de expresses a partir dos dados iniciais. Contudo, este nmero ainda maior do que aquele que pode ser eficientemente usado para guiar o desenvolvimento de um novo produto.

As necessidades dos consumidores so priorizadas de modo que a equipe possa concentrarse nas necessidades vitais que iro fazer o sucesso do produto. Trabalhando com muitas necessidades tem causado o fracasso da aplicao do QFD. freqentemente benfico fazer um rpido agrupamento de necessidades. O conjunto das notas dividido entre os membros da equipe. Uma nota pregada na parede e lida em voz alta. Ento qualquer membro da equipe que possui uma nota similar ir fix-la junto primeira. Novamente as necessidades em duplicatas sero agrupadas e expressas por uma nica sentena.

Novamente a equipe usa a votao para selecionar a necessidade que ir melhor guiar o desenvolvimento do produto. Antes de votar deve-se decidir qual o critrio de escolha. Estes devem ser orientados na direo do consumidor, tendo-se como guia as imagens que eles forneceram. A estratgia da corporao tambm levada em conta. Se a estratgia que empurra uma nova copiadora uma melhor qualidade da imagem, ento as necessidades dos consumidores nesta rea devero ser priorizadas.

Os votos so usados para selecionar um pequeno nmero de necessidades, freqentemente entre 15 e 30. Estas so as necessidades que guiaro a seleo de conceitos e todos os aspectos do desenvolvimento do produto. Em alguns casos, a identificao e resposta a uma nica necessidade tem tido maior impacto no novo produto. O objetivo no satisfazer um

60

grande nmero de necessidades, mas desenvolver uma percepo estratgica que guiar o projeto para uma satisfao superior do consumidor.

A equipe deve preparar agora o diagrama de afinidades para as necessidades. A organizao das necessidades em grupos de afinidades fornece uma percepo maior dentro do conjunto de necessidades. Esta percepo usada mais tarde para refinar as expresses.

Em alguns casos as categorias de mais alto nvel sero mais valiosas do que os melhoramentos mais detalhados. As necessidades, incluindo as de categorias de alto nvel, so colocadas dentro do quarto Qus da Casa da Qualidade. A equipe possui agora dois diagramas de afinidades, um para as imagens e outro para as necessidades especficas. A equipe tambm desenvolveu as conexes entre os dois diagramas. Isto fornece equipe uma percepo de dentro das necessidades dos consumidores capacitando-a para receber uma direo vinda dos consumidores. A Figura 3.12 ilustra a aplicao do mtodo.

Figura 3.16. Mtodo KJ para um cesto de pescar.

As caracterizaes das necessidades ajudam a equipe a concentrar seus esforos em reas que iro fazer os produtos mais competitivos. Duas importantes caracterizaes so: 1) importncia; e, 2) Diagrama de Kano.

Anlise de Kano

Para compreender a anlise de Kano faz-se necessrio tipificar os requisitos ou atributos possveis de serem manifestados pelos clientes:

61

1. Requisitos Esperados: so aqueles que o cliente pressupe que o produto possui. a qualidade bsica ou padro que a empresa deve atingir para ser competitiva.

2. Requisitos Explcitos: so as caractersticas especficas que o cliente diz desejar, ou seja, vontades manifestas do cliente.

3. Requisitos Implcitos: so caractersticas desejadas pelo cliente mas no manifestas, seja por estarem latentes, seja por incapacidade de formulao.

4. Requisitos Inesperados: so aquelas caractersticas que iro surpreender o cliente, excedendo as suas expectativas.

Figura 3.17.

O diagrama desenvolvido por Kano muito proveitoso para a caracterizao das necessidades. Na Figura 3.13. A abscissa o grau de sucesso da companhia em responder as necessidades. A ordenada mede a satisfao do consumidor como resultado da realizao da corporao.

Existem trs tipos originais de necessidades percebidas pelos consumidores: Deve Ter, Satisfao Linear e Encantamento.

Os requisitos da categoria Deve Ter, so representados pela curva do fundo. No importando quo bem seja feito, o consumidor simplesmente aceita que isto era esperado. Por outro lado, se ns no preenchemos a necessidade suficientemente, ele ir ficar bastante insatisfeito. Num automvel, por exemplo, se a pintura mantm sua aparncia, o consumidor percebe isto com um pequeno aumento de satisfao. No entanto se a pintura desbotar, o consumidor ira ficar muito infeliz.

62

Figura 3.18: Diagrama de Kano

O segundo tipo de necessidade aquela da categoria Satisfao Linear. Quo melhor fazemos, maior ser a percepo do consumidor. Num automvel, por exemplo, seria o consumo. O consumidor pode esperar um consumo mdio mas a sua satisfao ir aumentar junto com o aumento da quilometragem por litro consumido.

O terceiro tipo de atributos dos consumidores o Encantamento. Se o produto no possui este atributo o consumidor no ir ficar infeliz. O encantamento algo no esperado, portanto sua ausncia no causa insatisfao. Fortes realizaes em design encantam os consumidores. Para um carro, uma suspenso programvel pode ser um encanto. Para uma copiadora, um alimentador de papel que automaticamente desembrulha o papel pode ser um grande encanto para o usurio, que no precisar lidar com o invlucro.

O ltimo exemplo no representa um problema comum. Ele j antecipa a soluo de projeto, o desembrulhador automtico. Aqui, durante o planejamento do produto, ns apenas anotamos a necessidade de no brigar com embrulhos. Isto deixa a criatividade aberta para buscar solues. Por exemplo, um embrulho muito fcil de abrir pode ser desenvolvido. claro que qualquer boa idia que surja deve ser anotada e guardada para discusso na fase de gerao de conceitos. Este um dos objetivos da Casa da Qualidade: inspirar a equipe a gerar novos

63

conceitos em resposta s necessidades dos consumidores. Por outro lado, na Casa da Qualidade em si, ns simplesmente anotamos as necessidades, deixando livre o campo para se buscar solues criativas.

Os dados para preparar o diagrama de Kano so obtidos atravs de questionrios direcionados aos consumidores. Duas questes devem ser formuladas para cada necessidade j identificada. A necessidade respondida positiva e negativamente. Por exemplo, positivo: Se a copiadora libera uma nica folha de papel, como voc se sente?; ou negativo: Se a copiadora libera mais de uma folha de papel, como voc se sente?.

Para ambas as verses da questo, so dadas as mesmas cinco possibilidades de resposta:

1. E gosto disto desta maneira. 2. Isto deve ser desta maneira. 3. E sou neutro. 4. I posso viver com isto desta maneira. 5. Eu no gosto disto.

As respostas so ento interpretadas usando-se o diagrama da Figura 3.13. Por exemplo, a resposta para a nossa questo positiva a de nmero 2 (Isto deve ser desta maneira). A resposta para a questo negativa a de nmero 5, (Eu no gosto disto). Entrando na tabela 4.1 com as duas respostas (linha 2 e coluna 5) encontraremos que tal necessidade da categoria Deve Ter.

Questo Negativa 1 1 Questo Positiva 2 3 4 5 Q R R R R 2 D I I I R 3 D I I I R 4 D I I I R 5 L M M M Q

Legenda: D: Encantamento; M: Deve Ter, R: Reverso; L: Satisfao Linear; Q: Resultado Questionvel; e, I: Indiferente.

Categoria I na tabela significa que o consumidor neutro. Sua satisfao no fortemente influenciada por este atributo. As categorias R e Q indicam algum problema na coleta e tratamento dos dados. Cada clula da tabela ir receber um determinado nmero de respostas.

64

Normalmente haver uma caracterizao dominante. A Figura 3.16 ilustra a aplicao do mtodo para o caso do Cesto de Pesca.

Figura 3.19: Aplicao do Mtodo para o caso do Cesto de Pesca.

Importncia

A ordem de importncia dos "qus" identificados pelos clientes um dos aspectos mais importantes do QFD, pois influenciaro o resultados quantitativos do processo. Assim sendo, a ordem de importncia dever refletir corretamente as opinies dos clientes.

Classificao Muito Importante Importante Um pouco Importante

Peso 9 3 1

Como atribuir valores:

Os requisitos

esperados ou explcitos servem como "guias" devendo receber

os

maiores valores.

65

Avaliar e reavaliar a distribuio de valores de importncia at que o resultado seja considerado satisfatrio para todos.

Deve-se procurar uma distribuio uniforme para os valores, ou seja, o nmero de vezes que uma nota atribuda deve ser aproximadamente igual para todas as notas.

importante que a relao causa efeito seja respeitada. Assim, para um efeito, devese atribuir valores menores do que os valores atribudos para os itens que iro

viabiliz-lo.

Ento um dos pesos de importncia (9, 3 ou 1) introduzido numa coluna ao lado das linhas da casa da qualidade. O peso que escolhido pode se basear na mdia, mediana ou moda de todas as respostas recebidas.

5.2. Outros Campos do QFD

Avaliao da concorrncia pelos clientes

Esta avaliao tem como objetivo, validar a lista de requisitos do produto, captar novos requisitos dos clientes, identificar como o cliente v o seu produto em comparao com a concorrncia e identificar os pontos fracos da concorrncia que oferecem oportunidades para a sua empresa. Este processo conduzido por meio de novos focus group, entrevistas com clientes e pesquisas de mercado.

Como utilizar a avaliao:

Comparar a avaliao da concorrncia com a ordem de importncia atribuda aos "ques".

Identificar os concorrentes que esto oferecendo com sucesso um produto semelhante.

Usar questes em aberto para identificar novos requisitos dos clientes.

A melhor avaliao da concorrncia

servir de referncia para a empresa,

estabelecendo o padro mnimo a ser alcanado.

66

Ao final da avaliao da concorrncia pelos clientes deve-se obter um representao precisa de quais os requisitos iro satisfazer os clientes, sua ordem de importncia e o padro mnimo a ser alcanado pelo produto da empresa.

Como atender os requisitos dos clientes: Como

A busca dos comos deve envolver uma equipe multidisciplinar onde todas as funes da empresa devem estar envolvidas na busca de solues. Na estabelecidos pelos clientes, em requisitos de projeto transformao dos "ques",

ou "como" adota-se as tcnicas

tradicionais de estimulo criatividade e de busca de solues (brainstorming, matriz de sdolues), devendo-se burcar responder questo:

Quais a maneiras pelas quais pode-se obter _____________?

6. Metas

As metas funcionam como filtros, indicando se um dado "como" pode ser quantificado, em termos de aumento de alguma propriedade ou efeito, diminuio de alguma propriedade ou efeito ou definio um objetivo especfico.

Smbolos: aumenta diminui ~ valor

Caso seja impossvel atribuir uma meta ( , , ~ ) a um dado reavaliado pois uma soluo no mensurvel.

"como", este deve ser

Matriz de correlaes

utilizada para determinar conformidades e conflitos.

as correlaes entre os distintos "como", evidenciando as

Smbolos: forte relao positiva

+ relao positiva

- relao negativa

# forte relao negativa

67

Os resultados da matriz de correlaes devero apontar as relaes positivas que implicam em sinergia entre solues e relaes negativas constatando adversidades que devero ser superadas no processo de projeto. A existncia de relaes negativas indicam a necessidade de anlises do tipo custo/benefcio(trade-offs), que devem ser resolvidas sempre tendo-se como referncia os desejos dos clientes.

Avaliao tcnica da concorrncia

A avaliao tcnica da concorrncia deve ser realizada por uma equipe tcnica da empresa, usando-se para tanto os mesmos concorrentes da avaliao feita pelo cliente porm, tem-se como referncia os "como" e no os "ques".

Objetivo:

Estabelecer os valores visados para cada um dos "como".

Estabelecer as especificaes de engenharia para o projeto.

Resultados:

Os valores visados para cada um dos "como" devem igualar ou superar as especificaes tcnicas dos concorrentes melhor avaliados.

Os valores visados definem o desempenho que o produto deva ter para ser competitivo, podendo ser entendidos como o "preo do ingresso" para entrar no mercado.

Fatores de Probabilidade ou Dificuldade Organizacional

Indica a probabilidade da empresa realizar um determinado "como". A escala usual de 1 a 5, onde o primeiro valor indica uma grande facilidade de obteno e o outro extremo significa a quase impossibilidade de se atingir a meta. O fator de probabilidade indica a capacidade da empresa em executar uma dada soluo ou ainda, aponta a necessidade do desenvolvimento ou aquisio de uma nova tecnologia.

68

Matriz de Relacionamento

A matriz de relacionamento estabelece as relaes existentes entre os "ques" e "como", indicando o a contribuio de uma dada soluo atendidos. para que os requisitos dos clientes sejam

Escala:

0: nenhuma relao

1: baixa relao

2: mdia relao

3: alta relao

Responder questo:

pode este "como" ajudar a realizar este "que"? r: no 0 r: sim a relao baixa, mdia ou alta?

Determinao do nmero de pontos

O nmero de pontos obtido pela multiplicao do grau de importncia atribudo a cada um dos "ques" x o valor da relao entre este "ques" e "como".

Nmero absoluto de pontos: nabs = (importncia x relao)

Nmero relativos de pontos:

nrel = ordem decrescente de pontos

.A aplicao do QFD como descrito requer tempo no sendo justificado em todo processo de projeto.Alm das especificaes de engenharia, Em se tratando de um processo participativo onde interagem projetistas e usurios, produz ao final da sua aplicao uma melhor compreenso acerca da demanda que origina o projeto.A Figura exemplifica uma aplicao do QFD, na especificao dos requisitos de projeto para um retroprojetor.

69

Figura 3.20.

70

5.3. Aplicao de QFD em ergonomia13

No sentido de integrar os mtodos participativos da ergonomia com a mesma perspectiva em design, temos feito uso do mtodo QFD. Neste contexto, a primeira matriz do mtodo

entendida como uma ferramenta de estruturao de problemas, aproximando-se das metodologias Soft, como Soft System methodology e Mapas Cognitivos. Tal entendimento no unanime nem evidente. Para elucidao da questo, indicamos a discusso apresentada por Shiba, Grahan & Walden (1993), em torno do mtodo de Jiro Kawakita (JKM), o qual est associado aos primrdios do QFD.

No contexto deste trabalho, a tcnica de QFD utilizada para auxiliar na projetao das situaes de trabalho, mais precisamente na etapa de gerao de alternativas e anlise de viabilidade. So realizadas reunies nas quais participam uma equipe externa empresa e uma equipe interna, onde se busca reunir profissionais das diferentes reas e trabalhadores, envolvidas direta ou indiretamente na situao de trabalho sob anlise.

Atravs da utilizao da Matriz QFD difunde-se entre os participantes a lista dos problemas e solues levantadas pela equipe em conjunto com os usurios ou trabalhadores. Caber equipe de projeto, durante as reunies de discusso da Matriz QFD, analisar cada um dos requisitos desejveis dos usurios e avaliar sua viabilidade. O QFD auxilia na coordenao dessa etapa e serve como um guia para a etapa seguinte cujo objetivo transformar os requisitos em especificaes de engenharia, detalhamento do projeto e sua implantao.

Abaixo est descrita uma aplicao prtica da tcnica QFD em um projeto de melhoria das situaes de trabalho em uma empresa brasileira de grande porte, cujo processo produtivo envolve etapas de fabricao mecanizadas entrecortadas por atividades manuais. A figura 5 uma representao esquematizada de uma Matriz QFD utilizada no processo de design.

A rea 1 da matriz de QFD correspondente aos QUEs, isto , lista-se sucintamente os problemas levantadas durante a Anlise Ergonmica do Trabalho, acrescentando tambm outros problemas previamente percebidos pela equipe de projeto. A cada um dos QUEs atribuido um grau de importncia, campo 2, em relao ao surgimento ou agravamento do problema que est sendo tratado.

A rea 3 da matriz de QFD reservada para os COMOs, que so as idias ou sugestes de soluo para os problemas listados no campo 1. durante as sesses de focus group que
13

BOSCOLO, Eliane, MENEGON, Nilton Luiz, CAMAROTO, Joo Alberto. Tcnicas de Sistematizao de Solues:

Aplicaes de QFD em Ergonomia. In: ABERGO99, 1999, Salvador BA. Anais do Congresso Brasileiro de Ergonomia 1999. 1999. v.CD Rom.

71

estas sugestes so geradas. O prximo passo da tcnica de QFD preencher a rea 4. Isso consiste em relacionar as reas 1 e 2, referente s supostas causas do problema e as sugestes de como atac-las. Assim, a equipe deve discutir sobre todas as sugestes, analisando-as e avaliando-as quanto a sua eficcia no combate a cada uma das causas do problema. No campo 5 da Matriz de QFD so identificadas as solues incompatveis entre si.

Figura 21: Exemplo de aplicao do QFD.

No campo 6 representado, segundo a anlise dos participantes, o grau de dificuldade para implantar cada soluo proposta no campo 2. Conforme est indicado na legenda da figura, o grau de dificuldade varia de 1 a 5. Para esta anlise so consideradas questes ligadas tecnologia e concepo de projeto, questes financeiras, organizacionais e culturais existentes na empresa.

Nos campos 7 e 8 so indicadas a importncia absoluta e relativa, respectivamente, para cada soluo do campo 2. A importncia absoluta consiste na somatria da multiplicao da pontuao dada no campo 3 pelo campo 4, para cada soluo proposta. Desta forma, quanto maior o nmero, mais eficaz a soluo em questo para a resoluo do problema. No campo 8 as solues so numeradas em ordem crescente de eficcia.

Ao final do processo de construo da matriz, o grupo de projeto possui uma representao da situao de trabalho em estudo que pode ser caracterizada como um mapa coletivo da questo. Os diferentes pontos de vista e conflitos foram explicitados e negociados, de modo que o campo de solues de projeto pode ser estabelecido. Independente da qualidade das solues geradas nas etapas posteriores, a construo da matriz de QFD constitui-se num momento de reflexo acerca dos diferentes papeis dos atores envolvidos, e de reconstruo de representaes da situao de trabalho.

72

A Figura 22 apresenta uma aplicao de QFD voltada para o desenvolvimento de equipamento para solucionar problemas relacionados com a alimentao de Pentes de Eletropolimento de Agulhas Cirrgicas.

+ + + + + + + - + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + +
Competitive Comp.
Estabilidade da agulha no ponto de abastecimento

+ + + + + + +

Localizao do ponto de abastecimento

Demanda de trabalho esttico

Tamanho da dobra da rabeta

Robustez do puno / fixao

Demanda de acuidade visual

Diversidade de movimentos

Paradas no programadas

Amplitude de movimentos

Tamanho da bancada

Cadeira / Apoio MMI

Temperatura do cido

Lay-out da mquina

Presso de mola

Queda do pente

Dirio de bordo

Repetitividade

Agulhas boas / hora

Quais so as caractersticas desejveis no trabalho (mquinas, materiais, mo de obra) dos operadores em um centro de operao de Eletropolimento
Raiting

SAE Machine

3 3,5 4 4,5 5

Espao menos "confinado"

Trabalhar com mais conforto Maior tempo de mquina disponvel

4,5 4,1 4,5 4,5 3,6 4,6 4,3 4,6 4,7 4,5 4,8 4,8 4,6 4,3 4 4 4 4 5 5

9 3 3

9 9 9 1

3 3 3

1 3 9 9 1 9 1 9 1 9 9 1 3

1 1 9 1 1 1 1

9 3 9

9 3

1 1

9 3 3

1 1 3

3 1 1 9 1 9 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 9
279
2761156-977 372821-1158

Poder liberrar o lote Poder explicitar causas do no atingimento das metas

Empregado

No precisar trocar pulso com freqncia Trabalhar sem sentir dor no ombro direito

Trabalhar sem sentir dor no pescoo Trabalhar sem sentir dor na cabea

Trabalhar sem sentir dor na coluna alta Trabalhar sem sentir dor na coluna baixa Trabalhar sem sentir dor no punho direito Trabalhar sem sentir dor no cotovelo esquerdo Reduzir fora para abriri e fechar o pente Reduzir desvio ulnar do punho na colocao da agulha no ponto de abastecimento

3 3 1 3 3 1

3 3 1 3 3 3

9 9 9 9 9 9

9 1 1 3 3 1 3 1 1 1 3 3
261.3

1 1 1 1 1 1 1

3 9

1 1

9 3 3 3

3 3 3 3 1 3

9 3 9 3
426.3

3 1 9 3
174.9

EJA

Reduzir prono-supinao do cotovelo esquerdo

Reduzir repetitivdiade em punho e cotovelo Reduzir trabalho esttico Manter a produtividade / qualidade

Management

3 3
136.3

3 3
157.5

3
90.6

9
99.4

9
90.1

9
128.8

9
80

1 3
88.7

9 3
236.7

1 3 9
204.4

3 3 3 3 1 9 9 3 3 3 9 3 9
281.7

9 1 1 1 3 1 3 3 3 3 3 3 3
239

1 3 9

9 9 3 9 3 9 3 3 3 3 9 3
341

9
110

IMPORTANCE

Measure

89 50

50

ABNT

80

4.3 horas

30000

20-30

2761157-1041 2657165-1017 2750153-955 372128-1435

Target Upper Spec Limit

80 95 89 95% 10 90 95 95 95 95 88
<7

Linear

ABNT com amplitude maior

<4 4

3000 <10 3750

>2.3
Aberto
943 988 1028

20

Lower Spec Limit

88

76

Aberto Aberto Aberto

2.3

1011 835 1217

Allowable Defect Rate Polinix

8
Mnimo necessrio para OK Machine e pente

90 50
5 e 95% Populao: ser estabelecido em medida "cm" a partir da soluo encontrada Em graus_ posicionamento da agulha para o corte

L
5 e 95% Populao: ser estabelecido em medida "cm" a partir da soluo encontrada

76x32 pente a 13 cm

Cadeira comum 57-68

85
Iniciar registro das paradas por quebra / regulagem puno / fixao e estudar possibilidades de corte por jato d'gua Iniciar registro para identificar tipos de paradas

43
Verificar a distncia olho - pente e classificar pelo EWA

30000 20-30
Rever a fora necessria e mtodo para abrir o pente (fora de compresso digital?????)

SAE 77.5x27 e epnte a 13.5 e 95 % Populao: ser estabelecido em medida "cm"a partir da soluo encontrada

Iniciar registro das paradas por elevao da temperatura para verificar perda

Incluir campos para questes anteriores

Desconhecido na SAE - iniciar registro

Punho - desvio ulnar - high risk de postura

Contrao esttica cervical: ngulo 15-30

Em ngulo acima de 15 graus

SAE cadeira caixa 71-77

73

6. Desenvolvimento Conceitual

A gerao de conceitos dentro da atividade dos projetistas aquilo que representa o saber prprio e inerente atividade. Ser projetista significa compartilhar de uma cultura como aponta Bucciarelli (1995). No contexto do desenvolvimento de produtos, destaca-se o carter coletivo do processo criativo, em equipes interdisciplinares e multifuncionais onde interagem diferentes representaes do produto e do seu processo produtivo.

A abordagem apresentada na discusso sobre QFD possibilita equipe de projeto construir um consenso em torno daquilo que ir constituir a base conceitual para o produto. No entanto a concepo propriamente dita um processo individual.

Existem muitas tcnicas que so amplamente difundidas que buscam estimular a criatividade (brainstorming, Analogia, Inverso...). Porm os mecanismos postos em jogo na concepo so complexos e determinados socialmente, o que nos faz questionar sua eficcia.

A Matriz de Pugh, constitui-se num mtodo que parte do pressuposto que dentro de uma equipe de projeto, a melhor forma de fazer evoluir um conceito (Figura 6) possibilitar a confrontao do mesmo com outras concepes. Ao longo deste processo busca-se o aprofundamento dos conhecimento acerca dos diferentes conceitos, fazendo interagir os participantes.

Figura 6: Processo de afunilamento de conceitos.

Para Pugh (1990), as trs componentes principais da fase conceitual do ncleo do processo de projeto so:

74

a) a gerao e expresso de conceitos pelos indivduos, baseado no PDS. b) estabelecimento de critrios em grupo (com base no QFD); c) avaliar os conceitos como uma atividade em grupo (Matriz de Pugh).

O que se busca com este processo um mtodo que no iniba a criatividade durante o processo de seleo de conceitos, mas estimule o aparecimento de novos conceitos, que podem no ter aparecido de outros meios (Pugh, 1990).

Figura 7: Matriz de Pugh

A figura 7 ilustra a tcnica. Nela esto representados os conceitos para o produto e os critrios segundo os quais os mesmos sero avaliados. Os passos para a aplicao da tcnica so:

a) os conceitos devem estar representados com um mesmo nvel de detalhes (base genrica); c) elimine qualquer ambiguidade dos critrios; a) estabelea uma referncia (um dos conceitos existentes); b) julgue cada conceito/critrio em relao referncia usadando a seguinte notao;

S = Igual

+ = melhor

- = pior

e) identifique os conceitos com maior nmero de aspectos positivos em relao referncia; f) a partir da anlise dos pontos fracos dos conceitos fortes gere novos conceitos (modifique); g) elimine os conceitos fracos; h) substitua o conceito referncia; i) repita os procedimentos at emergir um conceito superior.

75

A utilizao da matriz de Pugh na fase conceitual pode envolver diferentes estgios de refinamento. Entre os passos 8 e 9 pode-se aprofundar o detalhamento dos conceitos desenvolvidos e refinar os critrios de seleo.

Nossas experincias com a aplicao da matriz nos indicam que o aprofundamento nos detalhes se d de modo concomitante com o refinamento dos critrios. Neste sentido importante retornar ao PDS ou na matriz do QFD sempre que surgirem ambiguidades.

Como Resultado do projeto conceitual deveremos obter uma representao para o produto com base numa tecnologia dominada, tecnicamente exequvel. Neste sentido, o projeto conceitual possibilita a continuidade do processo de projeto fornecendo a base genrica sobre a qual ser detalhado o produto e o seu processo de produo.

6.2. Seleo de Conceitos para o Centro de Produo Sanduche

Este estudo de caso apresenta o desenvolvimento e seleo de conceitos para o Centros de Produo Sanduche de uma indstria de material de escrita. Como diretriz geral, para a busca de solues de referenciadas na ergonmia que eliminem as LERs, buscou-se avaliar nos conceitos gerados os efeitos das variveis: zona de alcance, postura, fora e ritmo. Na seqncia, passamos a considerar as solues geradas para cada um dos centros de produo, considerando os postos de trabalho isoladamente e sua composio final. Neste centro de produo foram considerados os postos de trabalho: alimentao da ranhura, prensador e batedor, os quais foram identificados com disparadores as manifestaes de LERs.

Alimentao da Ranhura

Neste posto de trabalho dois aspectos so considerados centrais: o fardo dado o seu peso e a forma como disponibilizado (gaiolas); e o funil determinante do ritmo, fora e alcance. Foram gerados conceitos de soluo em dois campos: Alimentao tipo Raimann e alimentao com Refil/Basculante. Para ambos os campos de soluo a chegada dos materiais no posto de trabalho deve-se dar em gaiolas com aberturas duplas e serem depositados em mesas pantogrficas, objetivando controlar a varivel zona de alcance. A figura 1 ilustra a situao desejada.

76

Figura 1: Gaiolas com abertura dupla e mesa pantogrfica para a sua elevao.

Utilizou-se da Matriz de Pugh para a avaliao comparativa entre conceitos. No que se refere a comparao Funil/basculante ou alimentao tipo Raimann chega-se a concluso que apesar de ter um custo mais elevado, a soluo Raimann vantajosa do ponto de vista da preveno pois contribui para a diminuio do ritmo neste posto, visto que a movimentao feita em fardos, eliminando assim a pega e manuseio dos feixes. Alm deste aspecto, a tecnologia conhecida. Tal soluo apresenta como aspectos negativos o custo mais elevado do que a soluo refil/basculante, alm de necessitar de um maior espao para a sua implantao. Por outro lado, a soluo refil/basculante implicaria em mudanas na sada do processo anterior (Zuca), bem como a tecnologia ainda desconhecida: difcil controlar a queda do feixe. Assim sendo, somos pela adoo neste posto da soluo Raimann.

Alm da mesa pantogrfica, deve-se adotar neste posto um dispositivo de pega dos fardos que possibilite uma melhor empunhadura e evite acidentes com a fita metlica. A figura 2 mostra tal dispositivo. Figura 2: Dispositivo manual para pega dos fardos.

Critrios Tecnologia Pega do feixe Ritmo Alterao Zuca Peso do fardo Layout Trabalho em p Custo Zona de alcance O + O O O + O + + +

Conceitos O O + O + O + + O + + O + + O + O + + O + +

77

A Raimman

B A + refil

C A+ Pega fardo 1

D Basculante

E D+ Refil 2

F Refil

G F+D

Quadro 1: Matriz de Pugh (+) melhor, (O)= igual e (-) pior.

Prensador

Diferente da soluo anterior, a varivel ritmo no pode ser atacada neste posto sem a introduo de mudanas no sistema atual de prensagem dos sanduches para o processo de pega da colagem. Assim sendo, mantendo-se o sistema atual de prensagem e manuteno mecnica da presso por meio de grampos, a soluo para este posto passa por uma diminuio da carga de trabalho atravs da introduo de um maior grau de mecanizao. Duas solues foram geradas e diferem fundamentalmente no layout geral do centro de produo a ser adotado. A melhor soluo do ponto de vista ergonmico de manter o arranjo alinhado, fazendo os grampos andarem no mesmo sentido da sada da encoladeira. Esta situao mostrada na figura 3.

Na situao apresentada na figura 3, o prensador recebe os sanduches atravs do plano em aclive localizado a sua direita fazendo manualmente o preenchimento (arrastando-os) para a posio de insero dos grampos. Os grampos chegam pela esquerda e so manualmente encaixados sobre o conjunto de sanduches. A prensagem realizada por meio do cilindro hudrulico e o encosto da porca por meio de uma parafusadeira. (Figura A). Aps a prensagem os grampos so empurrados para sobre a esteira (figura B) e basdculados para a mesa em conjuntos de quatro por meio hidrulico (Figura C).

Fig.3: Concepo para o posto de trabalho do prensador.

78

Apesar do conceito no alterar o ritmo (nmero de ciclos de trabalho realizados), a carga de trabalho fica diminuda particularmente pela eliminao dos movimentos de pega e transporte dos sanduches e pela eliminao do transporte manual dos grampos para a mesa. A figura 4 mostra o arranjo para este conceito.

Um outro conceito desenvolvido para este posto o de rotacionar em 90 graus a mesa de pega, Figura 5, o que possibilita um melhor arranjo geral do centro de produo. Por outro lado esta situao pior do ponto de vista ergonmico, pois exige o transporte manual dos grampos para a mesa. Alm disto, o recebimento dos grampos vazios frontal ao operador, provocando uma maior dificuldade no manuseio. Isto posto, no pode-se deixar de considerar que esta situao tambm contribui para a diminuio da carga de trabalho neste posto quando comparado a situao atual, visto que so mantidos os alinhamentos da prensa com a sada da encoladeira e a parafusadeira pneumtica.

Ambas solues so viveis e compatveis com as restries impostas pelas variveis relacionadas a zona de alcance, postura e manuseio de cargas. A adoo de uma ou outra deve considerar o custo e a viabilidade tcnica, quer seja pela dificuldade que pode surgir no detalhamento da mesa basculante hidrulica, ou por imposies do layout geral do setor.

Fig.4: Arranjo para o conceito alinhado no posto do prensador.

Figura 5: Conceito em L para o posto do prensador

Critrios Layout Tecnologia Custo Pega Do Feixe

Conceitos O O O O O O

79

Elevao Do Feixe Arraste Do Feixe Elev. Grampo Cheio Peso Grampo Vazio Pega Do Grampo Parafusar Zona De Alcance Trabalho Em P Rtmo

O O O + + O + O O

O O O + + O + O O

O O O + + O + O O

A Atual

B Hidrulica

C Sem Hidrulica

D em U

Quadro 2: Primeira Matriz de Pugh (+) melhor, (O)= igual e (-) pior. Critrios Layout Tecnologia Custo Pega Do Feixe Elevao Do Feixe Arraste Do Feixe Elev. Grampo Cheio Peso Grampo Vazio Pega Do Grampo Parafusar Zona De Alcance Trabalho Em P Rtmo Variveis + + + O O O O O O O O

B Hidrulica

C Sem Hidrulica

Quadro 3: Segunda Matriz de Pugh (+) melhor, (O)= igual e (-) pior.

Critrios Tecnologia Custo -

Conceitos O -

80

Pega Do Feixe Elevao Do Feixe Arraste Do Feixe Elev. Grampo Cheio Peso Grampo Vazio Pega Do Grampo Parafusar Zona De Alcance Trabalho Em P Rtmo

O O O + O + O + O O

O O O O O O + O O O + +

F Com parafusadeira

G Com arrastador

Sem Hidrulica Com basculante

Quadro 4: Terceira Matriz de Pugh (+) melhor, (O)= igual e (-) pior.

Batedor

Assim como no posto anterior, o ritmo no se altera nas solues propostas. Atua-se fundamentalmente sobre a carga de trabalho. Os principais aspectos considerados so: a) necessidade de descolar os sanduches; e, b) dificuldade de pega dos sanduches para o encaixotamento.

No que se refere a dificuldade de descolamento dos sanduches pode-se introduzir dispositivos mecnicos que facilitem a operao. Uma primeira soluo seria a adoo de um martelete excntrico (A). Tal conceito apresenta como aspecto negativo a vibrao que dever ser suportada pelo batedor, a qual pode ser associada em alguns casos s LERs. Outra opo a introduo de um dispositivo de cizalhamento para o feixe de sanduiches (B). Ambas as soulues devem ser testadas, visto que tecnicamente no se pode afirmar que qualquer uma delas obter o efeito desejado.

Fig.6: Dispositivos para auxiliar na descolagem dos sanduches.

81

No que se refere a dificuldade de pega dos sanduches e encaixotamento, o conceito desenvolvido busca possibilitar o transporte por arraste, eliminando-se a pega e a fora para elevao. O efeito obtido posicionando-se as caixas sobre uma mesa pantogrfica, sendo esta localizada a frente da mesa do batedor. A figura 7, mostra a configurao do posto.

Assim, os sanduches chegam no posto de trabalho do batedor por meio da mesa de pega (A). Os grampos so retirado por tombamento rotacionados e depositados sobre a mesa, na regio de descolamento. As porcas so soltas por meio da desparafusadeira (com bastante folga) e o grampo depositado no carrinho de retorno (B) Aps o acionamento do mecanismo de descolamento, os sanduches so arrastados para a regio de encaixotamento e empurrados para dentro da caixa (C). Dado que existe uma diferena entre o comprimento dos grampos e o comprimento das caixas, seria recomendveis a sua padronizao, preferencialmente no tamanho dos grampos (menor dimenso). Alternativamente o batedor pode acumular sanduches e realizar o encaixotamento em dois passos: primeiro arrastando os sanduches para a zona de encaixotamento e depois empurrando a quantidade correspondente para dentro da caixa.

Figura 7: Conceito para o posto de trabalho do batedor.

Critrios Pega do Feixe para Encaixotamento Descolar Madeira Peso/Pega Da Caixa Transp. Do Grampo (Ch/Vz) Zona De Alcance (Ch/Vz)

Conceitos + ? O O + + + + +

82

Altura Da Pilha Enderear Caixas Dific. P/ Desparafusar Layout Ritmo Trab. Em P Tecnologia Custo

O O + O O O O -

+ O + + O -

A Atual

B Pantogrfica com desparafusadeira

C Refil-Grampo

Quadro 5: Matriz de Pugh (+) melhor, (O)= igual e (-) pior.

Configurao geral do Centro de Produo

Os conceitos apresentados para cada um dos postos so recompostos no Centro de produo Sanduche. As duas concepes geradas so apresentadas na figura 8.

Na figura 8.a apresentada a soluo em linha e na figura 8.b a soluo em L. Ambas possuem como mesma varivel restritiva a dimenso que posiciona-se no sentido longitudinal do edifcio. Assim os 4,65m de largura para o centro de produo uma varivel a ser controlada e minimizada. Como principais elementos condicionadores esto: a) necessidade de passagem para a maquinista; b) espao para o quebrador entre a ranhura e a encoladeira.

Figura 8.a: Conceito em linha para o Centro de Produo Sanduche

83

Figura 8.b: Conceito em L para o centro de Produo Sanduche

No que se refere varivel comprimento para o centro de produo, a soluo em L compacta a ocupao do edifcio, possibilitando um melhor arranjo e o seu gerenciamento para os materiais em processo. Ressalta-se que a soluo b pior do ponto de vista ergonmico para o posto do prensador. A escolha deve considerar este aspecto, bem como as implicaes de uma ou outra concepo no layout geral do edifcio, que determinada pela interao e balanceamento entre os centros de produo sanduche e lpis cru.

84

7. Teste de Conceitos

Antes da concluso do desenvolvimento conceitual de um artefato o conceito em questo deve ser testado. Existem diferentes modalidades de teste a serem conduzidos. Independente das abordagens do QFD e da Matriz de Pugh serem ou no empregadas no processo de projeto, todo produto deve ser testado. Diferentes tipos de testes podem ser realizados, particularmente aqueles que permitam conferir no s o desempenho do ponto de vista de utilidade e satisfao dos consumidores alvo, mas tambm permitam posicionar o produto dentro do seu mercado, identificando a consonncia do mesmo frente ao mix de produo.

Nas aplicaes de ergonomia, destaca-se a possibilidade destes serem realizados num primeiro momento em ambientes virtuais. Num segundo momento, necessariamente os testes devero ser conduzidos em mockups e prottipos reais. Estes devem ser conduzidos em duas perspectivas distintas: a) avaliao de variveis objetivas, mensurveis e quantificveis; e, b) avaliao da percepo do usurio acerca da adequao do dispositivo atividade de trabalho.

7.1. Testes em ambientes virtuais

A avaliao de dispositivos tcnicos em ambientes virtuais est sendo bastante difundida em ergonomia, estando baseada em software (Ergo, Transon Jack, Safework) com possibilidade de construo de humanos digitais.

Figuras 9 e 10: Aplicao de manequim digital em anlises de acessibilidade e antropomtrica.

85

As figuras 9 e 10 mostram uma aplicao esttica de um software deste tipo. No caso, trata-se de um mockup virtual de um terminal de rastreamento de objetos postais, a ser introduzido das unidades de triagem e de distribuio de objetos da Empresa Brasileira de Correios e Telgrafos. A aplicao desenvolvida permite avaliaes estticas das interaes entre o manequim e o equipamento sob anlise. Neste caso, destaca-se a distncia entre os olhos do operador e a tela do terminal de vdeo, a falta de apoio para os braos, a distncia entre o operador e a doca do scaner na prateleira superior. Tais desajustes decorrem da necessidade de no mesmo terminal serem realizadas atividades nas posturas sentadas e em p.

Alm das aplicaes em anlises de acessibilidade e das avaliaes de carter antropomtrico, tais software incorporam regras de ergonomia. Estas regras envolvem o mtodo RULA, que enfatiza os fatores de risco relacionados com disfunes nos membros superiores e as equaes da NIOSH aplicveis particularmente em situaes de levantamento de carga.

7.2. Testes em Mockups e Prottipos

Mockups e prottipos so construes tridimensionais de artefatos em desenvolvimento. Objetivam validar aspectos funcionais, variveis cinesiolgicas e captar a percepo dos futuros usurios acerca do dispositivo.

7.2.1. Variveis Funcionais: Vibraes em Patinete

No que tange s variveis funcionais, elas esto relacionadas com o funcionamento do artefato frente situao de trabalho. Para ilustrar a aplicao deste tipo de teste, apresentamos um estudo de caso em torno do Patinete motorizado.

Os problemas decorrentes da introduo deste equipamento derivam do modo operatrio, das vibraes verificadas e dos aspectos de segurana. Trataremos aqui somente da questo do modo operatrio e das vibraes.

Foto 1: Patinete.

86

Modo Operatrio. A forma como os carteiros esto utilizando o equipamento reproduz o modo operatrio desenvolvido para a distribuio pedestre, particularmente o ato de ler o endereo entre dois pontos de entrega. Isto natural na medida que tal forma de trabalhar constitui um saber fazer dos carteiros que foi construdo ao longo das suas carreiras. A reproduo desta forma de trabalhar com o novo equipamento constitui uma fonte de riscos que deve ser minimizada. A construo de um novo modo operatrio deve ser buscada em conjunto com os Carteiros, discutindo-se particularmente os conceitos de direo defensiva, a forma de ordenamento e agrupamento das correspondncias no ciclo interno da jornada e a disposio das mesmas na mala e na cesta do patinete.

A ao decorrente do exposto, resultou no documento Modo Operatrio, tratando das questes de como dirigir e dos cuidados mnimos com o uso do equipamento.

Usabilidade do Equipamento. No tocante s caractersticas do equipamento e a sua atuao sobre os carteiros destacamos os efeitos conjugados das posturas com os impactos e vibraes. A busca de um controle sobre estas variveis constitui o objeto central da interao entre o projeto ergonomia no processo produtivo e o projeto de motorizao da distribuio.

Neste campo, foi contratado pela ECT o Laboratrio de Dinmica da EESC/So Carlos, para uma anlise detalhada das caractersticas dinmica do veculo. Os resultados sintetizados so apresentados na seqncia.

Da anlise dos resultados dos experimento, resulta como concluso a inadequao do equipamento para o uso em pisos de terra ou de paraleleppedo, os quais induzem fortes vibraes na manopla e na base para os ps. No que tange ao piso de asfalto, o equipamento apresentou problemas que so detalhado a seguir.

O grfico 2 apresenta os resultados da acelerao vertical medida na manopla de comando operando em piso asfltico. Os resultados foram plotados e comparados com a indicao da norma ISSO 2631/1997 que estabelece nveis de conforto e tempos de exposio quanto sinais vibratrios.

A curva indica duas freqncias crticas. A primeira situada em torno dos 10 Hz cujo limite de exposio de 1 hora e em torno de 60 Hz, cujo limite de exposio de 25 minutos.

As vibraes medidas na plataforma, quando em operao no asfalto, indicam na faixa de 10 Hz uma exposio mxima de 2,5 horas e na faixa dos 60 Hz uma exposio mxima de 25 minutos. Tais caractersticas dinmicas decorrem de duas fontes distintas. Na faixa de 10 Hz, o

87

problema advm da resposta dinmica da estrutura, enquanto na faixa de 60 Hz, os problemas esto diretamente relacionados com a rotao do motor.

Grfico 2: Curva de nvel de vibrao na manopla em piso asfltico.

As aes decorrentes do verificado se deram em dois nveis. Num primeiro plano, tratou-se de redesenhar o acoplamento entre o guidom e a estrutura do veculo. O novo sistema de amortecimento apresentou melhoras considerveis na vibrao percebida. A soluo encontrada j est incorporada aos novos veculos, bem como os equipamentos em uso tambm incorporaram a inovao atravs da substituio do guidom.

No que se refere s vibraes decorrentes da excitao do motor o problema mostrou-se mais complexo, demandando aes que envolvem o balanceamento das partes mveis do motor e o seu conjunto, bem como mudanas no chassi. O balanceamento do motor foi providenciado e mudanas no chassi esto em curso.

O equipamento deve retornar aos testes de laboratrio assim que as avaliaes de percepo indicarem melhorias significativas.

No que pesem os problemas verificados, o equipamento foi amplamente aceito pelos carteiros e chefias das unidades de distribuio. O fato decorre do inegvel benefcio proporcionado pela eliminao do transporte de carga pelo carteiro durante a percorrida e dos ganhos de produtividade decorrentes da agilizao da distribuio, particularmente em distritos perifricos e nas pontas de distrito com baixa densidade do nmero de pontos de entrega.

88

7.2.2. Variveis Cinesiolgicas: Manipulador Angular

O uso de manipuladores angulares no constitui novidade na rea postal. No passado a ECT j fez uso desta formatao e no perodo atual formatou o MTA-01de 40 direes para formato normal. A foto 1 mostra um antigo modelo usado pela ECT.

Foto 1: Antigo manipulador da ECT.

Na atualidade, existe uma tendncia para a utilizao de manipuladores angulares em empresas postais. Identificamos o uso destes na Inglaterra, Frana, Dinamarca e Nova Zelndia dentre outros. As fotos 2 a 7 mostram alguns dos modelos adotados. Alm do formato angular, observa-se a incorporao de acessrios tais como: luminrias; porta caixetas; apoio para os ps; acento giratrio; e, mesa escamotevel.

Partindo da anlise cinesiolgica e do levantamento dos modelos utilizados em outras empresas postais, buscou-se a formatao de um modelo que respondesse s questes levantadas.

Num primeiro momento, faz-se necessrio avaliar as questes relacionadas antropometria e s zonas de alcances decorrente. Ser utilizado como referncia para esta discusso os dados fornecidos pelo Instituto Nacional de Tecnologia. O manequim utilizado uma verso digital do ErgoKit/INT.

89

Fotos 2 a 7: Diferentes conceitos de manipuladores angulares usados por empresas postais.

Partiremos do pressuposto que o equipamento a ser formatado dever possibilitar tanto o trabalho em p como sentado. Tal especificao decorre das diferentes formas de organizao do trabalho para carteiros e OTTs. Para carteiros, se considerarmos que o ciclo externo da jornada, no qual est envolvido um perodo em torno de 4 horas de caminhada, recomendvel que o trabalho seja realizado na postura sentada. Em contrapartida, para OTTs o ciclo de triagem pode ocupar toda a jornada. Neste caso recomendvel que se possa alternar a postura em p e sentada. Ns iremos avaliar na seqncia as implicaes desta especificao.

No que tange ao alcance vertical, para posio em p, a modelagem apresentada na figura 1 e 2. Para determinao da dimenso vertical do manipulador, considerou-se um mximo de 5

90

linhas com altura do escaninho de 150 mm. A altura da mesa foi fixada14 em 750 mm. Nestas condies, a situao crtica identificada para o homem mximo quando necessita alcanar a linha inferior de escaninhos. Para alcanar a superfcie da mesa, o homem mximo realiza uma inclinao da coluna em torno de 27 graus. Para a posio em p, Grandjean (1981) recomenda no mximo uma inclinao de 9 graus.

27

Nvel Escaninho 1425 mm


13

Nvel Escaninho 1475 mm


18

60

Nvel da Mesa 750 mm

Nvel da Mesa 800 mm

Nvel Zero

Nvel Zero

Figura 1: Modelagem para determinao da zona de alcance vertical na posio em p

Figura 2: Mesa ajustada para 800 mm para atender demandas de conforto do homem mximo.

Ajustando-se a configurao para a situao de conforto recomendada, ver figura 2, a mesa deve ser elevada para 800 mm. Nesta situao o homem mnimo passa a realizar um ngulo de 18 graus para alcanar o centro do escaninho superior. O ngulo de 18 graus representa uma combinao de movimentos de flexo e elevao do membro superior. Neste caso o crtico o ngulo de elevao, cujo limite para movimentos voluntrios de 40 graus. Frente a tal limite, considera-se aceitvel o ngulo realizado, dado que a freqncia deste movimento atenuada pela distribuio dos logradouros/distritos nos escaninhos. Conclui-se portanto que a altura da mesa fixada em 800 mm aceitvel para 90% da populao masculina, quando realiza trabalho em p.

Na seqncia analisamos o trabalho sentado. Para tanto vamos considerar a figura 3. Mantida a altura da mesa em 800 mm, admite-se por hiptese que os usurios iro, na triagem, buscar o posicionamento mais elevado possvel a fim de minimizar o ngulo de alcance do ltimo escaninho. Nesta situao, os ngulos realizados pelo homem mximo e mnimo sero de 20 graus e 25 graus respectivamente. Como considerado anteriormente, o resultado aceitvel em relao a um mximo de 40 graus.
14

A altura de 750 mm arbitrria e baseia-se no limite recomendado pra trabalho sentado. Na discusso que segue

buscaremos estabelecer este limite a partir das consideraes antropomtricas.

91

Em decorrncia da situao, haveria um desnvel nos assentos de 60 mm, resultante da diferena entre a altura da coxa para o homem mnimo e mximo e um desnvel de 142 mm no apoio para os ps. Ainda o nvel mnimo para o apoio para os ps estaria situado a 134 mm do piso.

20

25

645 mm

550 mm

645 mm

597 mm

657 mm

180 mm

120 mm Altura dos ps 142 mm

Nvel Zero

134 mm

Altura dos ps 142 mm

Nvel Zero

Figura 3: Posio sentada na triagem.

Figura 4: Posio sentada na bancada.

Na situao de uso da bancada, a idealizao postural de se manter o antebrao com uma pequena inclinao em relao ao tronco de aproximadamente 15 graus e o brao apoiado na mesa. Nesta situao, a cadeira deveria ser rebaixada para o homem mximo de 597 para 477 mm, num curso de 120 mm e para o homem mnimo de 657 mm para 553 mm, num curso de 104 mm. Para o apoio dos ps, o nvel mnimo cairia a zero para o homem mximo.

Considerando que a mesma cadeira ser utilizada, a diferena de nvel do acento fica entre os extremos de 477 mm e 657 mm, resultando num curso de 180 mm. Considerando que o mesmo apoio para os ps ser utilizado, o curso total dever corresponder soma do nvel mnimo de 134 mm para a posio de triagem e a regulagem demandada de 142 mm, resultando num total de 276 mm. A soluo ideal, portanto seria:

a) mesa fixa na altura de 800 mm possibilitando a triagem em p para homem mximo/mnimo dentro dos ngulos de conforto;

b) cadeira ajustvel num curso de 180 mm possibilitando o trabalho de triagem e na bancada dentro dos ngulos de conforto;

c) apoio para os ps, com curso de 276 mm, possibilitando o ajuste para as posies de triagem e de bancada.

92

553 mm

477 mm

550 mm

180 mm

120 mm

No que pese a coerncia da anlise anteriormente realizada, a sua implantao esbarra na dificuldade de se encontrar, no mercado, acessrios com tais caractersticas. O principal limitante a cadeira cujo curso mximo encontrado15 de 100 mm.

A estratgia adotada pelo projeto foi de introduzir regulagem de altura na mesa, o que compensa a demanda de um maior curso na cadeira e elimina a necessidade de regulagem vertical no apoio para os ps. A soluo adotada uma adaptao das bases regulveis para mesas de escritrio com curso entre 640 mm e 840 mm.

No que se refere ao alcance horizontal, a modelagem apresentada na figura 5. Para definio da forma do manipulador foram testados diferentes arranjos por meio de um mockup de papelo. Optou-se por um arranjo simtrico, com um corpo fixo e duas abas laterais mveis, que atende populao de destros e canhotos. Ainda, usaremos como referncia o manipulador para formato semi embaraoso de 40 direes, com 5 linhas16 e 8 colunas, posto que neste modelo ocorre a maior dimenso horizontal.

1000 552 75 60

45

Giro do corpo para o lado oposto da mo predominante.

Zona de alcance crtica para homem mnimo.

Figura 5: Modelagem horizontal para o manipulador de 40 direes SE.

Considerando a figura 5, observa-se que a situao crtica para alcance horizontal ocorre quando o operador mnimo deve alcanar o ltimo escaninho da primeira linha, do lado oposto ao brao predominante. Para um sujeito destro, como mostra a figura, com as partes mveis do manipulador reguladas para 60 graus e 75 graus direita e esquerda respectivamente, ocorre um giro do tronco ou do assento de 45 graus.

15

Um distribuidor dispe de cadeiras com curso de 230 mm entre os limites de 610 mm e 840 mm, o que no satisfaz a

demanda do projeto.
16

Observe nas fotos 2 a 7 a predominncia de manipuladores de 5 linhas.

93

Considerando que o nmero de escaninhos no pode ser diminudo por razes operacionais, a soluo para a questo destacada no pargrafo anterior a especificao de uma cadeira para manipulao com boas caractersticas de giro e um apoio para os ps que auxilie o giro.

Frente anlise realizada para as variveis horizontal e vertical, foram construdos prottipos com as caractersticas anteriormente estabelecidas. Os prottipos foram testados no CDD/So Carlos. Os resultados dos testes so apresentados na seqncia.

A foto 8 apresenta o equipamento testado para triagem de distribuio, separao por logradouro e ordenamento. Alm do manipulador propriamente dito, o equipamento envolve: cadeira, apoio para os ps, mesa escamotevel recortada, apoio para os braos, ordenador e carrinho porta caixeta.

Inicialmente apresentaremos a anlise do manipulador, considerando os impactos nos membros superiores, tronco e pescoo. Posteriormente sero apresentadas as anlises dos demais acessrios.

Foto 8: Novo manipulador de triagem para CDDs, formatos FN e SE de 35 direes.

As tabelas 1 e 2 mostram os resultados das anlises cinesiolgicas e biomecnicas comparativa para os manipuladores em uso na ECT e o prottipo avaliado. Foram comparados sujeitos depositando objetos nas alturas baixa, mdia e alta do manipulador, na posio em p para o modelo tradicional e na posio sentada para o novo modelo.

94

Segmento corporal Pescoo

Alto

Mdio Flexo de 10 graus

Baixo Flexo de 10 graus

Flexo de 30 graus e rotao de 10 graus para a esquerda

Tronco

Rodado a 25 graus para a esquerda

Rotao de 45 graus

Rotao de 60 graus

Ombro Dir.

Fletido a 90 graus, e levemente abduzido

Fletido a 45 graus, abduzido a 80 graus Flexo de 15 graus

Neutro

Ombro Esq.

Flexo de 10 graus

Flexo de 20 graus

Cotovelo Dir.

Flexo de 30 graus, supinao do antebrao

Flexo de 45 graus, posio neutra do antebrao Flexo de 100 graus,

Flexo de 60 graus, supinao do antebrao Flexo de 100

Cotovelo Esq.

Flexo de 90 graus, supinao do antebrao

supinao do antebrao graus, supinao do antebrao Desvio ulnar Extenso de 20 graus Desvio ulnar Extenso de 20 graus

Punho Dir. Punho Esq.

Desvio ulnar Extenso de 20 graus

Mos e Dedos Dir. Mos e Dedos Esq.

Pina Pega

Pina Pega

Pina Pega

Tabela 1: Anlise postural para o manipulador em uso na ECT.

Segmento corporal Pescoo Tronco Ombro Dir. Ombro Esq. Cotovelo Dir. Cotovelo Esq.

Alto

Mdio Flexo de 15 graus Ereto Flexo 15 graus Neutro Flexo de 75 graus Flexo de 90 graus, com apoio Leve extenso Neutro Pina Pega

Baixo Flexo de 15 graus Ereto Fletido a 15 graus Neutro Flexo de 45 graus Flexo de 90 graus com apoio Leve extenso Neutro Pina Pega

Flexo de 15 graus Ereto Flexo de 30 graus Neutro Flexo de 85 graus Flexo de 90 graus, com apoio

Punho Dir. Punho Esq. Mos e Dedos Dir. Mos e Dedos Esq.

Leve extenso Neutro Pina Pega

Tabela 2: Anlise postural para o prottipo em teste.

95

Os resultados apontam para vantagens nos diferentes segmentos corporais para o trabalho realizado na postura sentada, quando comparado posio em p, conforme abaixo:

a) diminuio da variao dos movimentos de flexo-extenso do pescoo;

b) diminuio dos movimentos de rotao e flexo para o tronco, que pode ser devido cadeira giratria e a melhor possibilidade de alcance;

c) diminuio dos movimentos de flexo, abduo e aduo do ombro direito, devido cadeira giratria e menor altura e alcance do escaninho;

d) diminuio do desvio ulnar do punho direito em funo da aproximao do escaninho;

e) diminuio da sobrecarga em membros inferiores; e,

f)

diminuio da sobrecarga na coluna lombar.

Tais resultados decorrem fundamentalmente da mudana postural e da adequao das dimenses do manipulador s caractersticas antropomtricas da populao. A anlise a seguir apresenta uma avaliao do conjunto manipulador/acessrios.

Considerando o conjunto, o trabalho realizado na postura sentada, apoiando os ps num suporte sob a mesa. Os objetos so retirados da caixeta sua direita, figura 9. O operador segura objetos com a mo esquerda e realiza a triagem com a outra, figura 10. Nesta situao, mantm o antebrao no apoio para cotovelo, figura11. Para alcance dos escaninhos laterais, gira a cadeira com facilidade, em funo do apoio para os ps. No momento da triagem de distribuio e separao por logradouros, o trabalhador mantm a mesa afastada (p/ dentro).

Durante a atividade de ordenamento, ele puxa a mesa e mantm os antebraos apoiados na mesma, nas laterais. Utiliza o ordenador para realizar a tarefa, figura 12.

96

Figura 9: Pega de objetos na caixeta.

Figura10: Triagem em escaninho alto.

Figura 11: Apoios de ps e antebrao.

Figura 12: Ordenamento no novo posto de trabalho.

97

As posturas de ombro, tronco e pescoo, antes consideradas excessivas, foram atenuadas no novo posto de trabalho. Mesmo realizando triagem em escaninhos mais altos, o trabalhador raramente ultrapassa 90 graus de flexo de ombro, devido diminuio do alcance vertical do manipulador. O alcance horizontal tambm foi diminudo com o manipulador angular e, com a cadeira giratria, o trabalhador pode evitar amplas abdues de ombro.

7.3. Percepo dos Usurios: Esptulas para Laminao

Os testes de percepo dos usurios objetivam validar os dispositivos frente aos futuros usurios. importante salientar que nem sempre as avaliaes tcnicas e de percepo apresentam resultados congruentes. Em muitos casos elas divergem. Isto pode ser explicado se considerarmos que a lgica que prevalece na avaliao do usurio est associada lgica da atividade, enquanto que para os especialistas prevaleceria a lgica do artefato ou outra derivada dos conhecimentos tericos de cada especialidade.

98

Para a avaliao da percepo dos usurios normalmente so usadas escalas subjetivas de percepo, associadas com indicadores analgicos. O Formulrio abaixo, em uso para a avaliao das novas esptulas de laminao constituem um bom exemplo deste tipo de instrumento.

7.4. Mapa de Posicionamento

A tcnica de construo de mapas de posicionamento baseia-se nesta premissa e lana mo de focus groups constituidos de um grupo homogneo de consumidores. A tcnica para obteno dos mapas de posicionamento detalhada na sequncia. 1. Reunir um grupo de consumidores.

99

2. Distribuir sobre uma superfcie bi ou tridimensional um conjunto de produtos similares ao conceito em teste. 3. Solicitar que o grupo de consumidores agrupe os produtos segundo critrios do prprio grupo. 4. Registrar o mapa. 5. Solicitar que o grupo caracterize os grupos definidos associando caractersticas e critrios aos agrupamentos. 6. Estimular o grupo a promover novos agrupamentos.

A Figura , representa o mapa de posicionamento para diferentes tipos de cachaa, realizado por um grupo de consumidores do Rio de Janeiro. Os resultados dos testes foram usados para definir o posicionamento de um novo produto (Figura 9). O conceito gerado e o posicionamento desejado sero apresentados num estudo de caso na discusso de detalhamento do projeto.

100

7.4.1. Desenvolvimento Conceitual de Embalagem para Cachaa

A figura 13 apresenta o conceito para o subconjunto garrafa. Nela destaca-se a forma referenciada nas embalagens de cerveja com a qual mantm-se as propores. As linhas do bico foram retificadas a fim de harmonizarem-se ao tipo de tampa escolhido.

O conceito apresentado na figura 1 uma fuso das embalagens tradicionais de cerveja com a extremidade superior das embalagens de vinho do porto (vinho do porto Adriano).

101

Figura 13: Conceito desenvolvido para a garrafa.

Subconjunto Tampa

A figura 14 mostra o subconjunto tampa e a figura 15 o selo de controle fiscal. A soluo adotada busca integrar aspectos de referncia popular (rolha) com as caractersticas de uso do produto. Considerando que a cachaa uma bebida consumida em pequenas doses, importante que a tampa considere esta caracterstica de uso, facilitando as operaes de abertura e fechamento, bem como projeta as caractersticas da bebida evitando a evaporao do lcool.

Figura 14: Detalhes do subconjunto tampa.

Figura 15: Selo de controle fiscal. Subconjunto Rtulo

A figura 16 mostra o subconjunto rtulo principal. Buscou-se neste conceito integrar aspectos tradicionais das cachaas populares com elemento de sofisticao. Assim o nome conceito Padroeira faz referncia a religiosidade e s diversas manifestaes culturais popularmente associadas com a cachaa. Outro aspecto importante do nome conceito associar-se ao gnero feminino.

A ilustrao do rtulo busca ressaltar as origens histricas da bebida, ao mesmo tempo que retrata com bastante ingenuidade a vida no campo daqueles tempos. A escolha de um recorte do quadro Canavial (40x60, 1996) da artista naif Elisabeth Faber justifica-se aqui pelas

102

palavras do Presidente do Museu Internacional de Arte Naif do Brasil-MIAN, Lucien Finkelstein, O lirismo buclico de Bebeth causa impacto em todos os seus temas e - o que mais raro at mesmo nas suas cores. Seus verdes, rosas, amarelos e vermelhos tem o frescor das cores da criao do mundo. Esse frescor prespassa em todos os quadros, que trasbordam de ternura no seu universo potico, uma autntica lufada de ar puro.

(http://www.barraon.com.br/bebeth/).

Esta pureza encontrada no quadro da pintora poderia ser buscada em outros expoentes da pintura primitivista brasileira, como Ccero e Elias Andrade, dentre outros. O importante do ponto de vista conceitual fazer a unio entre o popular e o sofisticado cujo universo a arte naif retrata com grande maestria.

Figura 16: Rtulo conceito para o Produto.

103

Na escolha em questo, deve-se destacar a referncia aos processos artesanais representados pela tcnica de colheita e transporte e o casario ao fundo (Ser um Engenho?). Ainda, o homem de cabelos claros e a mulher de cabelos e pele escura insinuam a miscigenao de raas e culturas da qual tem origem a bebida. Finalmente, a igreja ao fundo, amarra e justifica o nome escolhido Padroeira.

A cor de fundo escolhida busca uma aproximao com a cor da cana, fundo amarelo com reticulado em azul, resultando num tom esverdeado, e a harmonia com as cores do quadro canavial.

Na parte inferior do rtulo, so apresentados dados relativos ao volume, teor alcolico e origem. importante justificar a proximidade entre as duas ltimas informaes em particular. O teor alcolico de um produto puro proporcionalmente direto ao contedo de acar da cana. Este indicador, juntamente com outros aspectos de carter gustativos esto diretamente associados a um lugar: solo, clima e leveduras caractersticas de uma regio iro compor-se na caracterizao do produto.

Assim, a associao entre um determinado tipo de bebida e sua regio uma estratgia que vem sendo utilizada por alguns grupos de produtores e deve ser estimulada. O termo denominao de origem definido pela Lei da Propriedade Industrial como o nome geogrfico de pas, cidade, regio ou localidade de seu territrio, que designe produto ou servio cujas qualidades ou caractersticas se devam exclusiva ou essencialmente ao meio geogrfico, includos fatores naturais e humanos, art. 178, Ttulo IV, pag. 51. A aplicao do dispositivo produz uma relao de sinergia entre produtores e amplifica os esforos.

Finalmente, para compor o subconjunto rtulo principal, optou-se por uma moldura que realiza a funo de enquadar as informaes apresentadas. A utilizao do preto e cinza objetiva posicionar a moldura num plano secundrio em relao ao quadro e textos.

Subconjunto contra rtulo

O contra rtulo segue as mesmas tendncias do rtulo principal. Destaca-se o texto conceito que refora as caractersticas do produto e seu processo natural que pode vincular-se s boas prticas ambientais. A figura 17 apresenta o conceito.

A mudana na cor do logotipo Padroeira justificada pela presena desta cor no detalhe destacado do quadro canavial, onde a mesma aparece marcando os diferentes planos.

104

Padroeira Cachaa destilada de Cana de Acar em alambique artesanal, sob condies de higiene controladas e respeito s normas ambientais. No contm aditivos qumicos.

Produzido e engarrafado por: Edilma, Cludio & Menegon Ltda. Vargem do Chu-Rio de JaneiroBrasil. Fone: 021 234 5678.

Figura 17: Subconjunto contra rtulo.

Conjunto

O conjunto objetiva atender s especificaes conforme j apresentadas: transmitir noo de qualidade do produto; guardar referncia s embalagens populares de cachaa, e apresentar caractersticas estticas compatveis com bebidas de consumo nas faixas A e B. Sem dvida tais especificaes no podem ser atendidas a partir da soma das partes. Ao contrrio, os subconjuntos at agora apresentados derivam desta conceituao mais ampla. As figuras 18, 19 e 20 e o prottipo anexo, apresentam o conceito desenvolvido para o conjunto. As justificativas para tal conceituao so apresentadas na seqncia.

O primeiro aspecto a ser considerado a questo de como transmitir a noo de qualidade. Sem dvida diferentes estratgias puderam ser identificadas nas pesquisas de posicionamento. importante notar que a garrafa aparece como elemento importante em pelo menos dois campos de posicionamento: nas garrafas que buscam associar-se aos produtos da categoria artesanal, e aquelas que buscam aproximar-se de bebidas do tipo usque. Em ambos os casos, a nfase da qualidade no est no produto. Tais nfases levam a uma percepo indireta da qualidade do produto. As garrafas artesanais foram percebidas nos focus group como enfeites ou presentes. O contedo constitui-se portanto num elemento secundrio dentro desta estratgia. As embalagens que aproximam-se das garrafas de usque, por outro lado, apresentam outro tipo de debilidade. Apesar de transmitirem a noo de qualidade do produto, reproduzem o preconceito quanto nossa bebida popular. Parece que para a cachaa

105

chegar s mesas das faixas A e B ela necessita estar disfarada. Ao meu ver, esta estratgia refora o marketing do usque.

Feitas tais observaes, consideramos que a noo de qualidade deva ser transmitida com foco no produto. Portanto ao adotarmos o vidro incolor, estamos colocando mostra uma das principais caractersticas do produto, a sua cor. Alm desta, torna-se acessvel ao consumidor perceber a presena ou no de impurezas no lquido e a higiene do frasco.

Tal deciso conceitual tem repercusses srias no processo produtivo. Primeiro porque o vidro incolor mais caro, pois no pode ser obtido a partir de material reciclado. Segundo porque a transparncia do vasilhame s poder constituir-se num elemento de valorizao do produto se as condies do processo garantirem as caractersticas higinicas, de cor e pureza. Qualquer falha no processamento e distribuio ser comprometedora.

Alm da garrafa propriamente dita, os demais elementos iro reforar as caractersticas de qualidade do produto. Destaca-se neste campo o tipo de tampa, a qual tambm apresenta um custo mais elevado em relao a outras alternativas.

No que se refere aos dois outros itens que orientam o conceito: a referncia ao popular e caractersticas estticas compatveis com as faixas A e B, extremamente difcil estabelecer uma discusso objetiva.

O que pode ser considerado que a valorizao da cachaa passar necessariamente pelo respaldo de grupos formadores de opinio que podem alavancar a sua difuso. interessante notar que o movimento que constri a Semana da Arte Moderna em 1922 j buscava no seu bojo associar-se cachaa valorizando-a enquanto bebida nacional.

A composio adotada que explora a forma e as propores das garrafas de cachaa mais comuns em conjunto com as manifestaes artsticas primitivistas uma tentativa conceitual de buscar a aproximao com um segmento que pode alavancar positivamente a difuso da bebida. Outros relacionamentos podem ser encontrados. O importante tentar associar cachaa valores, normas e comportamentos que tenham penetrao e trnsito nas faixas de pblico alvo.

106

Figura 18: Representao tridimensional do conjunto.

Figura 19: Detalhe da tampa.

107

3.4.3. Consideraes Finais

O conjunto das especificaes apresentadas na tabela 1 refletem o trabalho de pesquisa realizado ao longo dos ltimos 3 meses, bem como os conhecimentos acumulados anteriormente pela equipe. Tais especificaes refletem portanto uma negociao de restries17 entre os membros da equipe, bem como as suas respectivas inseres sociais.

O conceito desenvolvido a partir das especificaes sofreu um pequeno processo de discusso sem contudo ter sido construdo pela totalidade do grupo. A diviso das tarefas imps a um dos membros a materializao de um conceito. Portanto o apresentado reflete este ponto de vista em particular.

Ainda, no a inteno do grupo considerar o conceito desenvolvido como acabado. Pelo contrrio o trabalho encontra-se ainda em andamento. A fase conceitual deve ainda prolongarse por meio de testes de posicionamento que possibilitem identificar como este ou outros modelos sero percebidos e posicionados pelos consumidores.

Do ponto de vista metodolgico, podemos considerar que permanecemos ainda na etapa 3 do processo de projeto. Quanto atividade do projetista, consideramos concluda as etapas precoces do processo de projeto cuja essncia constitui-se na construo do problema, apud Daniellou, 1994. Resta portanto o desdobramento detalhado do produto concebido em termos de processos e tecnologia que iro possibilitar a sua materializao.

7.4. Consideraes finais sobre desenvolvimento conceitual de artefatos

Ao final do processo de desenvolvimento conceitual de um artefato deve-se poder realiza-lo do ponto de vista tcnico, bem como, reunir evidncias significativas de que o mesmo adequado atividade que se destina.

Do ponto de vista terico, ao longo do processo de desenvolvimento do conceito realiza-se a passagem de um problema no estruturado de projeto para um problema estruturado. Transcorrido este percurso, o projeto pode assumir caractersticas sistmicas de resoluo de problemas. O artefato pode ser decomposto em subsistemas e otimizado segundo critrios econmicos e tecnolgicos.

17

O conceito de Negociao de rerstries pode ser melhor compreendido em O ergonomista e os atores da

concepo, Daniellou, 1994, onde discutida a atividade dos projetistas.

108

Figura 20: Vistas rotacionadas do conjunto

109

8. Projeto Detalhado

As questes anteriormente apresentadas so suficientes para caracterizar o processo de projeto conceitual dentro do campo dos problemas no estruturados. As abordagens adotadas buscaram estabelecer um consenso negociado entre os participantes da equipe de projeto.

Superada a fase conceitual para o processo de projeto deve-se ter restringido o escopo do projeto a uma base conceitual genrica capaz de dar suporte ao processo de detalhamento do produto e do seu processo produtivo.

Trata-se agora de um problema completamente estruturado. Para tratar deste tipo de problema, frequentemente os metodos de projeto recorrem s abordagens fundadas na teoria de sistemas, decompondo o produto em subconjuntos e componentes. Tal abordagem perfeitamente possvel a partir do momento que se tem uma especificao detalhada para o conceito do produto.

Figura 13: Matriz Morfolgia

110

A representao sistmica para os produtos fundamentada por Pahl& Beitz (1995) e deles derivam vrios mtodos sistmicos de projeto, como a Matriz Morfolgia apresentada por Back (1980) e a Anlise Paramtrica proposta por Vagner (1997). De um modo geral, tcnicas como Anlise/Engenharia do Valor, FMEA, Planejamento de Experimentos e Confiabilidade, partem destes mesmos pressupostos.

Para exemplificar a abordagem sitmica no processo de projeto apresentamos na figura 13 uma matriz morfolgica, desenvolvida por Possamai & Back (1980). Nela um conceito de trilhadeira multicereal subdividido em conjuntos os quais iro desempenhar funes abstratas. A paritr desta representao, busca-se estabelecer princpios de soluo que realizem a funo. As combinaes possveis so avaliadas segundo os critrios estabelecidos nas especificaes.

Figura 14: Layout para tilhadeira multicereal

Figura 15: Representao de conjunto

111

O resultado deste processo representado inicialmente por um layout (Figura 14) para o produto o qual dever ser posteriormente detalhado em termos de componentes (Figuras 15) e dos seus respectivos processos produtivos.

9. Estudo de Caso - Bolsa do Carteiro

Para encerrar o estudo do projeto do produto iremos apresentar na seqncia um estudo de caso em torno do projeto conceitual de uma bolsa para carteiros.

As principais referncias para o desenvolvimento dos prottipos derivam:

a) de um estudo biomecnico desenvolvido por Page (...) da Universidade de MichiganEUA, em torno de cinco prottipos; b) Das discusses acerca dois limites de carga derivadas dos estudos de Depui (...) da Universidade de Montreal-CA; c) Do prottipo desenvolvido na DR/MG, baseado no modelo tradicional da bolsa do carteiro; d) Do modelo usado pelo Royal Mail da Inglaterra, que explora a disposio transversal para os objetos; e) Dos prottipos anteriormente desenvolvido nesta pesquisa e testados com os carteiros do CDD/SC.

Das referncias acima, deriva o prottipo que apresentaremos no texto a seguir. Objetiva-se estabelecer o referencial para os fabricantes do produto desenvolverem os seus prprios modelos. Neste sentido, as especificaes aqui apresentadas fundamentam-se nas caractersticas biomecnicas e funcionais da bolsa, sem maiores consideraes acerca do processo de fabricao.

9.1. Referencial Conceitual

9.1.1. Modo operatrio

Buscar um referencial conceitual para o projeto da bolsa para carteiro visa em um primeiro plano discutir as diretrizes que orientaram o deisgn deste artefato tendo como foco da questo a atividade dos carteiros. Isto significa focar o estudo sobre os modos operatrios utilizados na entrega pedestre a partir dos quais devero ser definidas as caractersticas do dispositivo.

112

Dado as caractersticas organizacionais do trabalho18 existem tantos modos operatrios quanto so os carteiros. No entanto, algumas caractersticas comuns podem ser observadas:

1. os carteiros transportam a carga posicionando-a de tal modo que permita a movimentao do brao na direo paralela ao corpo; 2. os carteiros frequentemente depositam a bolsa no piso, nas ocasies que a atividade demande um maior tempo para a sua concluso; 3. os carteiros giram a bolsa da posio de transporte para uma posio mais frontal quando necessitam acessar o seu interior; 4. os carteiros enquanto percorrem a distncia entre dois pontos de entrega, mantm uma das mo ocupadas com o bloco de cartas daquele logradouro e na outra, segura a carta correspondente prxima entrega; 5. os carteiros lem enquanto percorrem o trecho entre dois pontos de entrega.

As caractersticas observadas e generalizada para os modos operatrios observados nos carteiros do CDD/SC so generalizveis para outras unidades no pas e so corroboradas em estudos sobre a mesma atividade em outros pases. Tais determinantes, impem limites para qualquer soluo no campo do design.

9.1.2. Forma de transporte da bolsa

Os estudos biomecnicos indicam duas possibilidades consideradas favorveis para o transporte de correspondncias: i) a bolsa tipo mochila, transportada na parte frontal do corpo; e, ii) a bolsa bilateral tipo coldre.

Para ambas as solues existem restries advindas do modo operatrio. A bolsa frontal impede parcialmente a viso do piso e dificulta o acesso e a visibilidade do seu interior. Tambm, deixa de funcionar como instrumento de defesa nos ataques caninos. A bolsa bilateral tem como caracterstica dificultar a passagem por locais estreitos, alm de dificultar o acoplamento/desacoplamento ao corpo, dificultando o desvencilhamento do artefato pelo carteiro.

18

A percorrida preparada no interior da unidade a partir do ordenamento das correspondncias simples e registradas.

A forma de ordenamento e o agrupamento das correspondncias seguem padres mais ou menos determinados, dando espao porm para a expresso das caractersticas individuais dos carteiros que elaboram estratgias peculiares em razo das caractersticas particulares do distrito. O trabalho externo, distantes das condicionantes orgaizacionais presentes na jornada interna, favorece a proliferao destas estratgias.

113

Ainda derivam dos estudos bimecnicos as indicaes acerca da posio de uso da bolsa lateral, na posio paralela ou cruzada, e a adoo ou no dos cintos que redistribuem parte da carga para a pelvis.

No que tange ao cinto, Page (...) estabeleceu que para a bolsa lateral a reduo da compresso na L3 de 9%, chegando a 88% para a bolsa tipo coldre. H de se considerar que a proporo do esforo transmitido para a pelvis e a reduo do esforo na coluna depende sobremaneira da presso exercida pelo cinto. Considerando que o carteiro ir desenvolver a melhor forma de adaptao ao cinto e que isto ir variar de carteiro paras carteiro, consideramos suficiente para indicar a utilizao deste dispositivo a evidncia de que h de fato uma reduo e de que a pelvis uma estrutura musulo-esqueltica mais adapatada do que a regio do dorso para o suporte de carga.(Dupois)

Quanto s posies para o uso da ala, Page analiza os efeitos para uma carga de 35 lbs (16 kg), conclundo pela posio paralela em detrimento da posio cruzada. No entanto os dados do autor, se analizados para cargas em torno das 20 lbs apontam para melhores resultados na posio cruzada.

Tal dualidade de comportamentos dos esforos na coluna nos levou a optar por um design que possibilite o uso cruzado ou paralelo. Ainda indicamos que frente a carga mdia praticada pelos carteiros, que no desvia em muito dos 10 kg, indicamos o uso cruzado como o mais adequado.

No que pese a importncia das discusses da forma da bolsa e da sua sustentao pelo carteiro, a discusso em torno deste dispositivo profundamente determinada pela estabelecimento do limite de peso seguro para a atividade. Ns iremos discutir esta questo na sequncia.

9.1.3. Limite de Carga

O estabelecimento de limites seguros para as diferentes atividades sempre uma pergunta rdua a ser respondida pelos ergonomistas. Antes de considerarmos as questes especficas dos carteiros, vamos dar uma olhada no que nos indicam os ndices de carregamento ou manuseio de carga mais gerais.

Uma das fontes amplamente utilizada a NIOSH. Nela estabelece-se o limite de 23 Kg para a populao masculina, em situaes de manuseio pouco frequente. Este ndice foi utilizado como ponto de partida por Couto (...), corrigindo-o por um fator de 0.6 (Instituto de Milo), para estabelecer como indicativo o limite de 13 Kg em substituio ao limite de 15 kg hoje praticado.

114

Dupois menos incisivo na sua indicao. Respondendo a uma consulta da Unio dos Trabalhadores Postais do Canad, o autor faz uma reviso da literatura que discute tais limites e aponta algumas consideraes importantes. Dentre elas, a que consideramos de maior relevncia o estudo epdemiolgico apresentado por (....) que estabelece um risco 3 vezes superior de ocorrncia de hernia de disco, para uma populao que executa mais de 25 ciclos de carga entre 25 e 35 lbs, em comparao com uma populao que executa ciclos abaixo desta faixa.

O mesmo limite de 25 lbs apontado como carga mxima para a marcha de soldados em estudo realizado por (....) para o exrcito americano. Depuis, ainda opina que considera o limite de 20 lbs como a melhor recomendao para a adequao a toda populao de trabalhadores canadenses, considerando as distines de idade, sexo e de biotipos.

Para o caso especfico dos carteiros, um estudo epdemiolgico fica prejudicado pela variabilidade de cargas e distncia percorrida a que so submetidos, alm da precariedade dos dados disponveis.

9.1.4. Curva Carga x Percorrida

As principais dificuldades de, a partir dos estudos biomecnicos e epidemiolgicos, estabelecer limites confiveis para os carteiros decorre:

1. da atividade dos carteiros no se restringe percorrida, o que implica reconhecer os efeitos do ciclo interno da jornada na epdemiologia; 2. do carregamento contnuo de uma carga varivel, com picos de carga, na sada e nos pontos de DAs, e a atenuao desta carga na sequncia; 3. da inexistncia de atividades com as mesmas caractersticas, ou seja, que incorram em percorrida e transporte de carga diria.

Isto posto, vamos a partir dos limites encontrados na literatura realizar as nossas prprias consideraes e propor como referncia uma curva a ser observada no dimensionamento da bolsa e no estabelecimento do nmero de DAs.

Inicialmente no podemos corroborar a indicao de Couto(...) que indica a adoo generalizada de 13 kg, em primeiro lugar pelo autor ter como ponto de partida o limites NIOSH para cargas de pouca frequncia o que definitivamente no o caso transporte nesta atividade contnuo. dos carteiros. O

115

Ns consideramos que o limite de 25 lbs (11,25 kg) um referencial importante para o estabelecimento da carga mxima, particularmente pelos resultados epdemiolgicos apontados por (....). Ainda, consideramos que o limite de peso deve ser acompanhado de um indicador de percorrida. Associaremos a este limite mximo de carga o percurso mnimo de 5 Km, que caracteriza os distritos de menor percorrida e maior carga.

Definido um primeiro ponto da reta, vamos partir da percorrida mxima de 15 km, preconizado pela ECT para a entrega pedestre. Considerando a hiptese de equidade entre as variveis carga e distncia, utilizada em consideraes de consumo energtico, para tal percorrida devemos adotar o limite inferior de 3,75 kg. Isto resultaria na realizao de um mesmo trabalho no valor de 56250 Kgm, no sentido da fsica (Fora * Distncia).

A curva mostrada no grfico 1, originria das consideraes anteriores resulta da seguinte equao:

Carga Mxima [kg] = -0,75 [kg/km] x Distncia da Percorrida [km] + 15 [kg], onde:

Carga Mxima [kg], a mxima carga admitida para o distrito;

-0,75 [kg/km], a inclinao da reta; Distncia da Percorrida [km], o percurso a ser percorrido no distrito; e, 15 [kg], a constante da equao.

116

Devemos considerar que o estabelecimento de limites tem implicaes diretas sobre a forma de organizao do trabalho nas unidades, particularmente impactando o nmero de DAs e o horrio de sada das viaturas para a sua distribuio. Aqui reside uma discusso das mais importantes. Na forma atual de dimensionamento, considera-se para para dimensionamento dos DAs a carga mdia transportada pelo carteiro. Para situaes de sobrecarga decorrente do aumento do trfego, preconiza-se o uso dos DAs expordicos.

Na prtica, ou seja na operao dos CDDs existe grande variabilidade da carga e nos interessa particularmente os casos de pico. As curvas adotas anteriormente s fazem sentido no contexto do dimensionamento de recursos para estas unidades se considerada a carga mxima no dimensionamento do nmero de DAs. Caso contrrio os limites estabelecidos no sero cumpridos.

Considerando que existiro condies objetivas para o cumprimento dos limites, ou seja, a curva estabelecida ser utililizada para o dimensionamento do nmero de DAs em cada distrito, podemos a partir das consideraes anteriores estabelecer o volume mximo de carga a ser comportado na bolsa.

9.2. Desenvolvimento do Conceito

9.2.1. Histrico

Para o desenvolvimento de um novo conceito para a Bolsa do Carteiro, foram construdos 05 prottipos reunidos em dois grupos.

Grupo I: Prottipo derivado do conceito tradicional utilizado para a bolsa do carteiro, possuindo como caracterstica distintiva uma menor espessura, a qual foi reduzida de 230mm para 150 mm;

Grupo II: Quatro prottipos derivados do modelo utilizado pelo Royal Mail, caracterizado pelo formato alongado da bolsa, possibilitando o transporte da carga mais prxima ao corpo. Explorou-se nestes prottipos dois formatos de divisrias internas, transversal e longitudinal, constituindo-se dois sub grupos. Para cada sub grupo foram construdos dois prottipos sendo um com o mesmo volume do modelo base e outro com 80% do mesmo.

Os prottipos foram testados durante 15 dias por um grupo de 5 carteiros, os quais utilizaram durante trs dias cada um dos modelos. Ao final de cada ciclo de utilizao de cada um dos modelos, os carteiros preenchiam o Formulrio de Avaliao da Bolsa do Carteiro, anexo 1. No encerramento dos testes foi realizada uma reunio de avaliao com os participantes onde

117

suas impresses foram coletadas. Os resultados do experimento so apresentados no documento Resultados do ensaio com Bolsas para Carteiros, anexo 2.

Destacam-se como resultados dos testes:

1. a completa aprovao do cinto introduzido com o objetivo de aliviar os esforos sobre a coluna, o qual obteve nota final19 de 8,1; 2. a preferncia manifesta pelo modelo derivado da bolsa tradicional, o qual recebeu nota 7,3; 3. as inmeras sugestes acerca das caractersticas funcionais da bolsa (ver sugestes no anexo 2).

Finalizada a primeira etapa de testes, um novo prottipo foi confeccionado, tendo-se incorporado ao mesmo a sugestes apresentadas pelos carteiros. As especificaes para o conceito resultante so apresentadas a seguir.

9.2.2. Testes dos Conceitos

9.2.2.1. Teste Funcional do Conceito O prottipo20 incorporando as caractersticas anteriormente apresentadas foi confeccionado e testado no CDD/So Carlos. Os testes foram executados com dois carteiros que utilizaram o mesmo prottipo cinco dias cada um.

O instrumento utilizado para a avaliao foi o mesmo apresentado no anexo 1. Na avaliao enfatizou-se os aspectos operacionais da bolsa, buscando-se avaliar a sua adequao atividade dos carteiros. Foram analisadas as variveis: cinto, divises internas, bolsos externos, volume e tampa, as quais obtiveram a aprovao dos carteiros21.

No que pese a aprovao do prottipo duas criticas foram apresentadas.

19

Utilizou-se uma escala de 0 a 10 onde o valor intermedirio, nota 5, foi estabelecido como referncia e correspondia

ao modelo tradicional.
20

Prottipo desenvolvido pelo grupo Ergo&Ao/Grupo ECT, em parceria com a empresa Ganghone & Cia Ltda. Rua

General Osrio 401, Centro. So Carlos SP. Fone: 16 9111 2826 (Carlos Henrique). A empresa no especializada no ramo.
21

Considerando que o prottipo testado deriva do modelo anteriormente desenvolvido e sobre o qual foram

incorporadas as melhorias sugeridas pelos carteiros, no se utilizou nesta avaliao a mesma escala de percepo anteriormente empregada. Neste momento nos interessou saber se os carteiros aprovavam ou no o mesmo modelo.

118

1. Os materiais utilizados para o cinto e para o engate no corresponderam s caractersticas necessrias para a atividade. Dois problemas foram constatados: a) quando o carteiro por qualquer motivo necessitava agachar, para por uma carta sob a porta por exemplo, o engate se soltava; b) durante a operao o cinto afrouxava em decorrncia do escorregamento do mesmo na presilha do engate, em decorrncia direta das caractersticas do material utilizado.

2. Na operao, quando os carteiros necessitavam recolher o saco de DA o volume da bolsa se tornava pequeno.

Quanto ao primeiro problema apresentado, consideramos de fcil soluo na medida que o prottipo foi confeccionado utilizando-se de materiais poucos nobres dada a preocupao fundamental com as caractersticas funcionais da bolsa.

No que se refere ao segundo ponto, trata-se de um problema organizacional. O saco de DA no necessariamente deve ser recolhido pelo carteiro. Ele pode permanecer no depositrio e ser recolhido no dia seguinte pela equipe motorizada. Tal prtica j adotada pelo CDD/Estreito de Florianpolis com sucesso. Os impactos desta prtica so mnimos dado o baixo custo do saco de DA e a presena diria da motorizada nos depositrios.

9.2.2.2. Teste Global do Conceito

Estando concludo o processo de desenvolvimento funcional da bolsa do carteiro, iniciou-se uma nova etapa relativa transferncia do conhecimento acumulado para empresas capacitadas e detentoras da tecnologia de confeco de bolsas.

At o momento foram contatadas duas empresas as quais denominaremos A e B. A empresa A apresentou o seu prottipo em meados de janeiro e a empresa B est preparando o seu modelo, prevendo a entrega para a segunda semana de fevereiro de 2000. Nos ateremos avaliao do modelo A.

Conceito A

Dois prottipos foram submetido a teste durante um perodo de 7 dias. O resultado dos testes apresentado no anexo 3 (Avaliao do Modelo A). Apresentamos na sequncia nosso parecer com base nos resultados.

Do ponto de vista operacional a bolsa est aprovada pelos carteiros o que confirma os resultados dos testes com os modelos anteriores. Persiste porm o problema dos sacos de DA,

119

cuja soluo j foi apontada anteriormente. Quanto aos aspectos negativos do prottipo testado, iremos apresenta-los a seguir.

No geral a bolsa ficou desajeitada ou tecnicamente falando, desestruturada (ver foto 5 e 6). Em nossa avaliao tal caracterstica decorre da forma construtiva e do tecido utilizado, principalmente. Comparando visualmente e pelo tato o tecido utilizado, conclui-se que no se aproxima daquele utilizado pelo modelo do royal mail, como esperado. Ainda em relao ao tecido, a soluo encontrada para a impermeabilizao deixou a bolsa pesada (1,310 kg contra 1,100 kg do prottipo desenvolvido anteriormente).

No que se refere ao bolso interno, deve-se seguir a risca a especificao de 200 mm de profundidade. O modelo A apresenta profundidade de 170 mm. Quanto ao bolso externo lateral, a tampa como construda, dificulta o acesso (ver foto 6).

As queixas relativas ao cinto so de duas naturezas. A espuma utilizada na almofada, tanto do cinto como da ala, so muito duras, devendo ser buscado uma espuma de poliuretano de menor densidade. Novamente cabe aqui utilizar como referncia o material da bolsa inglesa.

No que se refere ao acoplamento cinto/corpo da bolsa, deve-se restringir a distncia fixa no corpo da bolsa em 200 mm. Com isto espera-se os seguintes efeitos positivos: a) menor contato da bolsa com o corpo do carteiro e portanto um menor aquecimento, ou melhor, uma maior facilidade para a transpirao; b) uma menor curvatura da bolsa quando em uso; e, c) uma aproximao do engate fmea ao corpo da bolsa o que facilita a operao de engate/desengate, bem como evita o contato nas costas do carteiro.

9.3. Consideraes finais

O desenvolvimento da nova Bola do Carteiro encontra-se numa fase bastante avanada porm o trabalho que ainda resta deve ser meticulosamente realizado. O prottipo apresentado pela empresa A no representou avanos significativos em relao ao modelo anteriormente testado.

No que pese tal crtica, so caractersticas positivas do modelo: o tipo de material utilizado para o cinto/ala e para os componentes de fixao e engate, os quais nos parecem adequados. O prottipo deve ser retornado empresa juntamente com as consideraes anteriormente apresentadas a fim de possibilitar ao parceiro o aprimoramento do seu modelo.

120

9.4.Conceito para Bolsa do Carteiro

O conceito mostrado na figura 1, explora o formato da bolsa tradicionalmente adotada pelo correio. Como principal caracterstica deste modelo, salientamos o empilhamento dos objetos na direo perpendicular ao corpo.

Em relao ao modelo tradicional, o prottipo mantm no corpo principal as caractersticas de largura (330 mm) e profundidade (380 mm). A espessura foi reduzida em 60 mm, passando de 230 mm para 170 mm. Em contrapartida, anexo ao corpo principal, o prottipo incorporou um bolso auxiliar nas dimenses: largura 330 mm, profundidade 340 mm e espessura de 30 mm.

Portanto, em relao a espessura total, o novo modelo 30 mm mais estreito, implicando numa reduo de volume global da ordem de 13% e uma reduo no corpo principal da ordem de 26%.

Figura 1: Conceito para bolsa do carteiro

Os aspectos inovadores em relao ao modelo tradicional so:

1. a incorporao do bolso externo ao corpo principal cuja funo disponibilizar ao carteiro um espao auxiliar para a operao de distribuio; 2. a incorporao de dois bolsos laterais cujo objetivo o transporte de objetos pessoais e equipamentos auxiliares de proteo, como a capa de chuva, culos e a carteira;

121

3. a incorporao de um novo sistema para as almofadas nos pontos de contato com o corpo do carteiro; 4. a incorporao de um cinto que objetiva transferir uma parte do peso da bolsa dos ombros do carteiro para a pelvis.

Alm destas, a bolsa incorpora alguns detalhes construtivos que so de fundamental importncia para a sua adequao atividade dos carteiros, as quais trataremos na sequncia.

9.4.1. Ala

A figura 2 mostra o desenho da ala, a qual constitui um elemento independente do corpo da bolsa. Tal caracterstica tem dois aspectos relevantes do ponto de vista da ergonomia: o primeiro deles o de possibilitar a reposio da ala em caso de danos acidentais ou provocados pelo desgaste; e o segundo, a possibilidade de variaes contnuas de comprimento, possibilitando uma melhor adaptao ao usurio. Neste prottipo estamos partindo da dimenso mxima de 1150 mm para o comprimento total da ala.

Um detalhe construtivo a ser observado o posicionamento da ala sobre a almofada de proteo, cujo efeito e o de evitar o contato da ala com o corpo, sendo a carga transferida para o ombro pela almofada. Para a largura da almofada estamos adotando o padro da bolsa inglesa de aproximadamente 75 mm.

Figura 2: Conjunto ala para bolsa do carteiro

Outra caracterstica construtiva importante o acoplamento da ala ao corpo da bolsa. A figura 3 mostra este detalhe. O engate giratrio deve possibilitar o giro da ala em relao bolsa.

122

Figura 3: Detalhe do acoplamento ala/corpo da bolsa. 9.4.2. Cinto

O cinto configura-se na maior caracterstica distintiva para o modelo em relao ao tradicional. Ele objetiva transmitir uma parcela do peso da bolsa para a pelvis do carteiro. No que pese o consenso de que tal seguimento corpreo mais apto para suportar cargas, reside a uma dificuldade operacional: os careiros desenvolvem modos operatrios que envolvem o giro da bolsa ao redor do corpo bem como a deposio da mesma no piso em paradas mais longas. Alm destas, a bolsa funciona como instrumento de defesa nos ataques caninos. Portanto, o cinto deve ser compatvel com tais modos operatrios.

De tais consideraes derivam caractersticas construtivas importantes para o cinto. Uma primeira delas a necessidade de um engate rpido que possibilite o

acoplamento/desaclopamento sempre que necessrio. Ainda, tal engate dever ser de fcil operao visto que, uma das mos do carteiro fica constantemente ocupada com o bloco de cartas.

O cinto possui as mesmas caractersticas construtivas adotadas para a ala. Como caracterstica distintiva, ressalta-se os engates rpidos nas duas extremidades. Tal simetria deriva da necessidade de se possibilitar que o carteiro utilize a bolsa nas laterais direita ou esquerda, dependendo do modo operatrio utilizado.

Figura 4: conjunto cinto para bolsa do carteiro.

9.4.3. Corpo

123

O corpo principal da bolsa constitudo por uma cmara principal retangular nas dimenses 330 x 380 x 170 na qual esto solidrios os seguintes complementos: tampa, cmara secundrio ou bolso operacional, bolso interno, bolsos externos, porta canetas, acoplamento da ala e acoplamento do cinto. A figura 5 mostra tais complementos e o corpo principal.

Os elementos constitutivos do corpo principal foram definidos em funo dos modos operatrios observados e das respostas dos questionrios aplicados durante os testes da primeira gerao de prottipos.

Uma primeira caracterstica a ser observada o nmero de compartimentos. Para determinar o nmero destes e suas dimenses h de se considerar: o formato e o volume dos objetos transportados, como premissa bsica; as rotinas operacionais que implicam em diferentes classes de objetos a serem entregues/retornados; os equipamentos de proteo que devem acompanhar a percorrida; e as demandas pessoais do carteiro.

Figura 5: Corpo da bolsa do carteiro

A figura 6 mostra uma vista em corte do corpo da bolsa. Da direita para a esquerda, o primeiro plano mostra a almofada que se interpe entre o compartimento de carga e o corpo do carteiro. Tal elemento desempenha duas funes: distribuir a fora de contacto entre o corpo e a bolsa; e dar rigidez estrutural para a bolsa.

124

Figura 6: Vista em corte do corpo da bolsa.

Na parede oposta do compartimento, em seu lado externo posiciona-se o bolso interno, destacado na figura 6 em vermelho, composto de compartimentos: bolso LOEC e bolso AR22.

Num terceiro plano esquerda mostra-se a parede externa do compartimento auxiliar. Tal compartimento ser utilizado para o depsito das anotaes e/ou objetos registrados ou outras aplicaes dependendo do modo operatrio do carteiro.

A tampa deve seguir os mesmos padres da utilizada no modelo atual. Deve-se salientar que a parte mole do velcro deve estar fixada no corpo da bolsa, enquanto a dura fixa-se na tampa. Isto objetivas evitar o atrito das partes do corpo com o lado mais agressivo do velcro.

A figura 7 mostra uma vista lateral da bolsa sem a tampa e sem o bolso externo. Destaca-se o posicionamento do velcro e do reforo estrutural que deve percorrer todo o permetro longitudinal da bolsa a fim de conferir maior rigidez.

Figura 7: vista do corpo sem a tampa e o bolso lateral. A figura 8 explora uma vista posterior da bolsa mostrando o detalhe do acoplamento do cinto. Observe a simetria do conjunto que visa possibilitar o uso da bolsa do lado esquerdo ou direito.

A fixao do sinto bolsa objetivo tornar o conjunto cinto/corpo um elemento nico, o que implica numa maior facilidade de rotao do mesmo durante a operao.

22

Os bolsos internos podem Ter diferentes usos.

125

Figura 8: acoplamento para o cinto no corpo da bolsa.

A figura 9 mostra uma vista frontal em corte. Ela explora o bolso interno e o bolso lateral com o fechamento constitudo de aba e velcro.

Figura 9: corte frontal da bolsa.

A figura 10 mostra uma vista frontal da bolsa destacando o fecho, o posicionamento do porta canetas e da logomarca.

Figura 10: Vista frontal do corpo da bolsa.

126

127

9.4.4. Anexo 1

Formulrio de Avaliao

Nome: _______________________________________Distrito: __________________

Idade:____________ Sexo: ___________Tempo de servio como carteiro:__________

CDD: ________________________________________Estado: ___________________

______________________________________________________________________

Cinto

Assinale ao lado o modelo de bolsa que voc usou hoje.

Bolsa Tradicional Prottipo 1 Prottipo 2 Prottipo 3 Prottipo 4

Indique ao lado o modo que voc utiliza para carregar A bolsa

(Se voc utiliza mais de uma posio, indique todas elas e estime o tempo de utilizao de cada uma)

Quais os aspectos positivos do cinto?

Quais os aspectos negativos do cinto?

128

Voc considera o cinto um dispositivo adequado ao seu trabalho e acha que ele deve ser incorporado s bolsas?

Quais melhorias que devero ser realizadas no cinto?

D uma nota para o cinto

10

Formato Quais os aspectos positivos do novo formato?

Quais os aspectos negativos do novo formato?

O novo formato atrapalha no caminhar?

O novo formato melhor ou pior que o formato atual?

Quais as melhorias que devero ser realizadas?

D uma nota para o formato

10

Tamanho

Voc considera esse tamanho adequado para o seu distrito?

129

Ele comporta o volume da carga mxima que voc dever carregar (11 Kg)?

Quais as melhorias que devero ser realizadas?

D uma nota para o tamanho

10

Divises internas Voc considera adequado este formato para as divises internas da bolsa?

Quais as melhorias que devero ser realizadas?

D uma nota para as divises

10

Tampa Voc considera esse tipo de tampa melhor ou pior que o tradicional?

Quais as melhorias que devero ser realizadas?

130

D uma nota para a tampa

10

Bolsa Global Qual a tua opinio sobre este modelo?

D uma nota para este modelo

10

131

6.4.5. Anexo 2

Sntese da Avaliao da Bolsa do Carteiro (Modelo A)

Varivel Volume

Consideraes No ficou bom quando pego os sacos de DA. Transportou entre 7 a 8 kg. Transportou entre 9 e 10 kg.

Bolso Interno Bolso Operacional

Ficou raso. Bom para carregar registrado. timo para Registrado.

Bolso Carteiro

No gostei da tampa do bolso externo Carregou culos e documentos. Mudar Tampa.

Porta canetas

timo timo para canetas.

Peso

A bolsa muito pesada. pesada. Bolsa pesada.

Ala Cinto

Borracha muito dura. quente na cintura. Bolsa esquenta. O engate fmea deve ficar mais prximo da bolsa.

Impermeabilizao

boa na chuva. Nota 10

Estrutura Geral

A bolsa ficou mole e desajeitada Tem que melhorar muito em relao atual. Nota global 3 Nota operacional 10 No jeito de trabalhar nota 10. No jeito que foi feita nota 7.

132

10. Bibliografia

Andrade, R.S., & Clausing D., Strategic Integration of Products, Technologies and Core Competencies, ICED 97, Tampere, August, 19-21, 1997.

Clausing, D.; Total Quality Development: Word-Class Concurrent Engineering, ASME PRESS, New York, 1994.

Haines, W.C., When speed is of the essence, Food Engineering, pag. 47 e 48, may, 1994.

Hnat, D.L., A cross-functional strategy for product development, Food Engineering pag. 62 a 65, august, 1994.

Pahl G.; Beitz, W.; Engineering Design, A systematic Approach, Springer, Copyright 1995.

Pugh, S., CAD in the Context of Engineering Design: The Designers Viewpoint, in Creating Innovative Product Using Total Design, Editora Addison-Wesley, 1996.

Pugh, S., Engineering Design: Teaching Ten Years On, in Creating Innovative Product Using Total Design, Editora Addison-Wesley, 1996.

Pugh, S., Projects Alone Dont Integrate: You Have to Teach Integration, in Creating Innovative Product Using Total Design, Editora Addison-Wesley, 1996.

Pugh, S., Concept Selection: A Method That Works , in Creating Innovative Product Using Total Design, Editora Addison-Wesley, 1996.

Pugh, S., Design Activity Models: Worldwidw Emergence and Convergence, in Creating Innovative Product Using Total Design, Editora Addison-Wesley, 1996.

Pugh, S., The Organisation of Design: An Interdisciplinary Approach to the Study of People, Process, and Contexts, in Creating Innovative Product Using Total Design, Editora AddisonWesley, 1996.

Pugh, S., The Organisation of Design: Towards a Theory of Total, in Creating Innovative Product Using Total Design, Editora Addison-Wesley, 1996.

Pugh, S.,Total Design, Addison-Wesley, Inglaterra, 1990.

133

Tachizawa, T.; & Scaico, O.; Organizao Flexvel, Editora Atlas, So Paulo, 1997. 22. Toledo J.C.; Gesto da Mudana da Qualidade de Produto, Gestas & Produo, 1994.

134

You might also like