You are on page 1of 44

O INTERESSE PROCESSUAL

O Interesse Processual

1: NOO. O interesse processual [ou interesse em agir] pode ser visto segundo duas perspectivas: Interesse em demandar [Autor]: o interesse da parte activa em obter a tutela judicial de uma situao subjectiva atravs de um determinado meio processual. o Afere-se das vantagens decorrentes dessa tutela para o Autor [art. 26-2, 1 parte]. Interesse em contradizer [Ru]: o interesse da parte passiva em impedir a concesso daquela tutela judicial, a favor da parte activa. o Avalia-se pelas desvantagens impostas ao Ru pela atribuio daquela tutela contraparte [art. 26-2, 2 parte]. As vantagens e desvantagens so, naturalmente, correlativas: se o Autor tiver interesse em demandar, o Ru ter, logicamente, interesse em contradizer. O mesmo se diga se o inverso se verificar. Em concluso, o Autor, ao garantir o seu interesse em demandar, assegura igualmente o interesse em contradizer do Ru.

Este pressuposto processual [segundo TEIXEIRA DE SOUSA, contra PAULA COSTA E SILVA] condiciona o recurso aos tribunais, visando evitar que sejam impostos custos e incmodos ao demandado e ao tribunal numa situao em que no se fundamenta o recurso aos rgos jurisdicionais.

2: CONTEDO. A vantagem do Autor e a desvantagem do Ru so necessariamente apreciadas em relao situao das partes no momento da propositura da aco. O interesse processual no pode, por isso, ser afirmado ou negado em abstracto: o benefcio com a tutela judicial e a consequente desvantagem imposta ao Ru so concluses que devem

ser extradas de uma comparao entre a situao das partes antes da propositura da aco e depois da tutela ter sido concedida, em concreto. Faltar o interesse processual se no se observar nenhuma alterao na situao relativa entre as partes com a concesso da tutela judiciria, enfim.

3: AFERIO. O interesse processual um pressuposto processual respeitante parte activa [e, correlativamente, ao Ru, cfr. supra 1], que aferido atravs de dois vectores: Necessidade de tutela judicial: o o Aferida objectivamente perante a situao alegada pelo Autor. Aferida subjectivamente quanto a: Situaes de litigncia de m f [vg se o Autor intentar vrias aces pedindo o pagamento, em cada uma delas, de uma pequena parte da quantia em dvida falta de interesse processual, art. 456-2]. o A mera alegao de uma situao subjectiva do Autor pode ser suficiente para lhe ser implicitamente reconhecida a necessidade de obteno de tutela judicial: vg invocao do direito a uma prestao j exigvel [direito de crdito] ou de um direito potestativo [vg divrcio] a realizao destes direitos pressupe uma sentena judicial. o O interesse processual destina-se a definir as condies em que uma parte pode recorrer aos tribunais quando a situao subjectiva de que titular no lhe atribui, no momento da propositura da aco, essa faculdade: vg se a obrigao ainda no estiver vencida [exigncia da condenao in futurum do devedor no cumprimento]. Adequao do meio processual escolhido pelo Autor: o A aco instaurada deve ser o meio judicial adequado para obter essa tutela, aferida em termos de utilidade, rapidez e economia processual: falta interesse processual parte que pode obter o

mesmo

resultado

atravs

de

outro

meio,

processual

ou

extraprocessual, que importa menos custos e incmodos [vg o Autor que intenta uma aco de simples apreciao quando lhe era possvel propor, desde logo, uma aco condenatria . o Quanto subsidiariedade da autotutela face heterotutela [ vg quanto aco directa ou legtima defesa ], a parte nunca tem, numa situao concreta, a opo entre recorrer justia privada ou aos tribunais, uma vez que a tutela judicial a forma normal de defesa dos direitos subjectivos [art. 1].

4: QUALIFICAO. Sendo o interesse processual um pressuposto processual [na opinio de TEIXEIRA DE SOUSA], o mesmo , como qualquer outro pressuposto, aferido exclusivamente perante o objecto definido pelo Autor. Naturalmente, a contestao do mrito da aco pelo Ru [procedncia ou improcedncia] no envolve a contestao do interesse processual [como, de resto, de qualquer outro pressuposto]. Contra este entendimento, veja-se o disposto no art. 449: responsabilidade do Autor pelas custas quando o Ru no tenha dado causa aco e no conteste, excepo ao art. 446-2 responsabilidade do Ru pelas custas. O preceito foi invocado para negar a qualificao do interesse processual como um pressuposto processual [ CASTRO MENDES], nos termos seguintes: As alneas do art. 449-2 constituem exemplos, segundo este entendimento, de aces inteis que no implicam a absolvio do Ru da instncia, mas apenas a responsabilidade do Autor pelas custas [uma vez que a aco procede] TEIXEIRA DE SOUSA reconduz o elenco a aces propostas sem interesse processual : a) O Autor exerce um direito potestativo que no tem origem em qualquer facto ilcito praticado pelo Ru [vg constituio de servido legal]. b) A obrigao do Ru s se vence com a sua citao ou depois da propositura da aco [vg condenao do Ru no pagamento de uma obrigao pura].

c) O Autor, munido de um ttulo com manifesta eficcia executiva, intenta uma aco de condenao [vg o sacador de uma letra] cfr. art. 46.

d) O Autor, podendo logo interpor um recurso de reviso, usa sem necessidade o processo declarativo.

Com efeito, o disposto no art. 449 poderia demonstrar que, no direito positivo, o interesse processual no visto enquanto um pressuposto processual: de outro modo, a sua falta teria como consequncia a absolvio do Ru da instncia [como todos os outros pressupostos processuais], e no a mera responsabilidade do Autor pelas custas [ CASTRO MENDES]. Todavia, TEIXEIRA DE SOUSA contradiz este entendimento, sublinhando a necessidade, para operar a responsabilidade do Autor pelas custas, de que o Ru no conteste: Esquematicamente, a aplicao prtica deste regime redunda na sequncia seguinte: Autor intenta uma aces que se subsuma s quatro alneas do n 2, e, em consequncia da no contestao do Ru, a aco considerada procedente e o Autor responsvel pelas custas. Em suma, no s o interesse processual , para este autor, um verdadeiro pressuposto, como ainda o direito positivo trata-o efectivamente como tal: ao impor a responsabilidade do Autor pelas custas apenas se o Ru no contestar, a norma demonstra que o Ru pode contestar a falta de interesse processual, maxime atravs de uma excepo dilatria. Se o fizer, contestando o interesse processual ou o mrito da aco, aplicar-se- a regra geral quanto ao pagamento das custas [art. 446]. A ratio legis do art. 449 reconduz-se proteco do Ru, uma vez que o interesse processual no de conhecimento oficioso [j que se admite que, na falta desse pressuposto, seja proferida uma sentena de procedncia]. Assim, e uma vez que a no contestao do Ru [em geral, seja quanto ao interesse, seja quanto a outros pressupostos ou ao mrito da aco] impede o tribunal de apreciar a excepo dilatria da falta de interesse processual, o Ru v a sua posio tutelada atravs da imposio do pagamento das custas ao Autor [ainda que a tutela no seja to eficaz quanto a absolvio do Ru da instncia].

Regime Jurdico-Positivo e Anlise Casustica

1: ESPCIES DE INTERESSE PROCESSUAL. O interesse processual visa definir as condies nas quais uma parte pode recorrer aos tribunais. Pode, por isso, ser de dois tipos: Interesse processual positivo: concede parte a faculdade de requerer a tutela judicial numa situao em que a mera alegao da situao subjectiva no o permite [vg aces de condenao in futurum ou de simples apreciao - o direito de propriedade no comporta, por si, qualquer faculdade de intentar uma aco de simples apreciao contra qualquer sujeito, mas apenas contra aqueles que representem uma ameaa grave violao desse direito]. Interesse processual negativo: retira ao titular de um direito subjectivo a faculdade de requerer uma certa tutela judicial [ vg obstando

admissibilidade de uma aco constitutiva quando o Autor pode exercer o direito potestativo extraprocessualmente, ou de uma aco de condenao quando o Autor detm um ttulo executivo, art. 449-2c)].

2: CONSAGRAO LEGAL. O interesse processual consta de duas normas do CPC: No mbito da legitimidade processual , art. 26-2: segundo a concepo dominante na poca, o interesse deveria ser enquadrado no mbito da legitimidade processual [art. 26-1] ALBERTO DOS REIS. Actualmente, ambos os pressupostos processuais devem ser distinguidos: o Interesse processual: determina as condies em que a parte pode recorrer aos tribunais. O art. 26-2 s aparentemente se refere legitimidade, uma vez que alude correlatividade entre vantagens e desvantagens, supra. o Legitimidade: define qual o sujeito que pode ser parte activa ou passiva numa aco. A correlatividade entre vantagens e

desvantagens, supra, no possvel quanto legitimidade ad causam, uma vez que a legitimidade do Autor no assegura a legitimidade do Ru.

Os dois pressupostos tocam-se quanto concluso de que s a parte legitimada pode ter interesse processual e de que o interesse aferido relativamente parte com legitimidade activa ou passiva.

Extino da instncia por inutilidade superveniente da lide , art. 287 e): a instncia extinta por inutilidade superveniente da lide quando o Autor perde o interesse processual durante a pendncia da aco pela ocorrncia de um facto posterior propositura da aco [ vg durante a pendncia de uma aco de condenao entrega de uma coisa fungvel, esta perece ].

3: CONSEQUNCIAS. A inexistncia de interesse processual uma excepo dilatria, na medida em que corresponde falta de um pressuposto processual. A sua falta implica a absolvio do Ru da instncia [art. 493-2 e 288-1e)]. O reconhecimento da sua falta cede perante a improcedncia da aco, uma vez que o interesse processual visa proteger o Ru e a improcedncia da aco mais favorvel que a absolvio do Ru da instncia. Assim, se elementos justificarem a improcedncia da aco, o Ru deve ser absolvido do pedido. Como se referiu supra a respeito do art. 449, o interesse processual no um pressuposto de conhecimento oficioso: recorde-se que TEIXEIRA DE SOUSA interpreta restritivamente o art. 495, quanto ao conhecimento oficioso de excepes dilatrias inominadas [como esta que ora estudamos]. Conclui-se: no ser de conhecimento oficioso a excepo dilatria inominada cujo preenchimento do pressuposto beneficie a parte passiva. o caso do interesse processual.

4: ANLISE CASUSTICA. Cumpre apreciar a repercusso do interesse processual enquanto pressuposto processual em cada uma das aces intentadas pelo Autor: Aces de condenao: o Aces de condenao simples: o Autor pede a condenao do Ru no cumprimento de uma prestao exigvel. Todo o credor tem interesse em demandar para exigir o cumprimento e todo o devedor tem interesse em contradizer para discutir a existncia/exigibilidade da

prestao. Falta o interesse processual se outro meio mais adequado e econmico estiver ao dispor do Autor [ vg aco executiva quando possua um ttulo executivo, art. 449-2c) e 46]. o Aces de condenao in futurum: o Autor pede a condenao do Ru no cumprimento de uma prestao ainda no vencida e, portanto, no exigvel. H interesse processual nos casos do art. 472-2: vg o Autor que pretenda obter o despejo de um prdio no momento em que findar o arrendamento ou quando a falta de ttulo executivo na data do vencimento da prestao lhe cause grave prejuzo . No se confunda com o disposto no art. 449-2b): caso em que tambm falta o interesse processual ao Autor, mas por ter instaurado uma aco para provocar o vencimento da obrigao. Aces de condenao in futurum por convolao:

transformao de aces de condenao simples em aces de condenao in futurum por se verificar, na pendncia dessas aces, que a obrigao ainda no est vencida [art. 662-1 e 2a)] para TEIXEIRA DE SOUSA, contra CASTRO MENDES, estes preceitos em nada se referem ao interesse processual, uma vez que o mesmo exclusivamente aferido face ao objecto processual inicialmente definido pelo Autor. o Aces inibitrias: o Autor requer a condenao do Ru, impondo a omisso de qualquer conduta futura deste que represente uma violao do direito daquele. H interesse processual perante a ameaa de leso do direito do Autor pelo Ru [ vg justo receio de vir a ser perturbado ou esbulhado na posse , art. 1276 CC]. No se confunda com as aces de condenao cujo objecto uma prestao de non facere, uma vez que nelas o Autor requer o cumprimento imediato da conduta omissiva. Aces constitutivas:

O Autor exerce um direito potestativo. H interesse processual se o direito potestativo no puder ser exercido por um acto unilateral do Autor, mas apenas atravs de uma aco judicial [ vg instaurar uma aco de despejo ou de divrcio ]. No h interesse processual se: o Autor instaura uma aco de constituio de uma servido legal de passagem contra um Ru que jamais se ops a essa constituio, vg .

Falta o interesse processual se o efeito que o Autor puder realizar com a aco constitutiva j foi obtido por outro meio [ vg aco de anulao de um contrato j declarado nulo, e no na situao inversa].

Falta o interesse processual quando o meio judicial escolhido pelo Autor no for o adequado ao exerccio do direito potestativo: art. 449-2a).

Aces de simples apreciao: o Aces de simples apreciao autnomas e aces de simples apreciao positiva: o Autor pede a declarao da existncia ou da inexistncia de um direito ou de um facto. H interesse processual quando h uma incerteza objectiva sobre a situao jurdica do Autor [vg declarao do direito de propriedade do Autor sobre um imvel que reivindicado extrajudicialmente pelo Ru ]. Falta o interesse processual se o Autor pudesse intentar uma aco de condenao em vez de uma aco de simples apreciao, uma vez que estas so de instaurao subsidiria face quelas. o Aces de simples apreciao negativa: o interesse processual resulta de o Ru imputar um dever ao Autor que negado por este [ vg h interesse processual quando o Autor instaura uma aco pedindo que seja declarado que o Ru no titular do direito de crdito que afirma possuir contra aquele, devendo provar os factos impeditivos ou extintivos do direito alegado pelo Ru ou os factos dos quais o

Autor retira a inexistncia daquele direito ]. A improcedncia do pedido do Autor no implica, todavia, o reconhecimento da existncia do direito do Ru [vg da improcedncia de uma aco de reivindicao resulta que o Autor no o proprietrio, mas no que o Ru o seja, uma vez que o tribunal apenas poder averiguar essa titularidade depois de deduzido um pedido reconvencional ]. o Aces de apreciao incidental: o Autor ou o Ru pedem que determinada questo prejudicial alegada nessa aco seja apreciada com fora de caso julgado material [art. 96-2]. O interesse processual aferido pela incerteza objectiva sobre a existncia ou inexistncia do direito vg o Autor que pede o pagamento de uma indemnizao por violao da propriedade pode pedir que o tribunal aprecie e declare essa titularidade com fora de caso julgado material. Providncias cautelares: requeridas se houver fundado receio de que o Ru cause leso grave e dificilmente reparvel ao direito do Autor, a fim de assegurar a efectividade do direito ameaado [art. 381-1]. H interesse processual sempre que haja esse receio fundado.

O OBJECTO DO PROCESSO E DA PROVA

Constituio do Objecto do Processo

1: DISPONIBILIDADE E INQUISITORIEDADE . Quanto apresentao dos factos relevantes para a deciso do mrito da causa pode-se optar entre dois sistemas: Disponibilidade privada: em cumprimento de um nus de alegao, as partes apresentam e alegam os factos relevantes para a deciso e apreciao da causa. o nus de formular o pedido

nus de indicar a causa de pedir: fundamentos e facto do pedido formulado.

O objecto do processo constitudo por dois elementos, sobre os quais as partes possuem completa disponibilidade: o pedido e a causa de pedir. Inquisitoriedade judiciria: os factos relevantes para a apreciao da aco podem ser investigados pelo tribunal e o objecto delimitado exclusivamente atravs do pedido. Este regime excepcional constitui a regra nos processos de jurisdio voluntria [art. 1409-2]. O direito positivo orienta-se pelo sistema da disponibilidade objectiva das partes [art. 664, 2 parte] e pela constituio dual do objecto do processo [causa de pedir e pedido], em termos que veremos infra 2.

2: PEDIDO E CAUSA DE PEDIR . A identidade entre objectos processuais pressupe a identidade da causa de pedir e do pedido [art. 498-1]. Do mesmo modo, a petio inicial requer a exposio dessa causa de pedir e desse pedido [art. 467-1d) e e) e 193-2a)]. O tribunal, por seu lado, aprecia o pedido formulado apenas segundo a causa de pedir invocada pela parte [art. 664, 2 parte], pelo que no lhe permitido apreciar factos no invocados ou deixar de se pronunciar sobre factos alegados [art. 668-1d)]. Estas normas apontam para a importncia do pedido e da causa de pedir, enquanto elementos constitutivos do objecto processual: Pedido: forma de tutela jurisdicional requerida para uma situao jurdica de direito material [vg indemnizao pelo incumprimento ou realizao da prestao em dvida]. o o o o Apreciao da existncia ou inexistncia de um direito ou de um facto Condenao na realizao de uma prestao Constituio, modificao ou extino de uma situao jurdica O objecto mediato do pedido o quid material ao qual a situao jurdica se refere [vg a quantia pretendida]. o Identidade de pedidos: dois pedidos so idnticos quando os efeitos produzidos pela sua procedncia sejam total ou parcialmente

10

coincidentes [art. 498-3], sob o prisma jurdico vg dois pedidos de condenao na realizao de uma mesma prestao . o Se quando formula um pedido a parte requer uma certa tutela jurisdicional para uma determinada situao jurdica, tal pressupe que a tutela jurisdicional seja possvel e tenha relevncia jurdica [vg no possvel o pedido de cumprimento de uma conduta de ordem moral]. o O pedido deve ser certo, referindo-se a um objecto individualizado e determinado, salvo situaes em que seja possvel a formulao de um pedido genrico [art. 471-1] vg a parte no pode pedir a reivindicao de uma parcela de terreno sem indicar a sua rea, sob pena de a falta de concretizao do pedido o tornar ininteligvel e implicar a ineptido da petio inicial, art. 193-2a)]. Causa de pedir: factos necessrios para individualizar a situao jurdica alegada pela parte e para fundamentar o pedido formulado para essa situao [vg o incumprimento do contrato que fundamenta o pedido de indemnizao ou de realizao da prestao em dvida]. o composta pelos factos constitutivos da situao jurdica invocada pela parte [i.e., os factos essenciais procedncia do pedido supra]. o So essenciais os factos sem cuja verificao o pedido no pode ser julgado procedente. o Face causa de pedir, duas formas de contestao podem ser utilizadas [art. 487-1]: Defesa por impugnao dos factos articulados: contradizendoos ou afirmando que no podem produzir o efeito jurdico pretendido pelo Autor [art. 487-2, 1 parte]. Defesa por excepo [peremptria]: alegao de factos impeditivos, modificativos ou extintivos do direito invocado pela outra parte [art. 487-2, 2 parte].

11

Face repartio do nus de alegao entre Autor e Ru, a procedncia da aco depende da: Verificao dos factos constitutivos da situao jurdica alegada pelo Autor [causa de pedir]. Verificao dos factos impeditivos, modificativos e extintivos daquela situao, invocados pelo Ru, ou impugnados por este.

Conclui-se: nem todos os factos dos quais depende a procedncia da aco integram a causa de pedir, mas apenas os factos constitutivos da situao subjectiva invocada pelo Autor. Factos instrumentais: factos que indiciam esses factos essenciais [servem de prova indiciria].

Os factos que constituem a causa de pedir devem preencher uma determinada previso legal, subsumindo-se a uma norma jurdica, embora valham independentemente dessa qualificao. Com efeito, o tribunal est vinculado aos factos alegados pelas partes, mas no qualificao jurdica por elas fornecida [art. 664-1 parte]. A atribuio de outra qualificao jurdica aos mesmos factos

apresentados no representa, contudo, qualquer alterao da causa de pedir. o A causa de pedir no se identifica com factos naturais: um nico facto natural pode originar diversas causas de pedir [ vg a morte de uma pessoa] e vrios factos naturais podem constituir uma nica causa de pedir. Nas aces reais, a causa de pedir o facto de que deriva o direito real [aquisio originria ou derivada], e nas aces constitutivas e de anulao, a causa de pedir o facto concreto ou a nulidade especfica invocada [art. 498-4]. o As causas de pedir so distintas quando constitudas por factos ocorridos em momentos diferentes.

12

3: MODALIDADES DO PEDIDO. O pedido pode ser: Pedido nico Pedido mltiplo: o Cumulao objectiva: Por uma parte Por vrias partes: o Litisconsrcio stricto sensu Coligao

Concurso de objectos processuais

Pedido certo: o objecto do pedido uma prestao individualizada [reportase a um bem concreto] ou determinada [definida na sua espcie ou quantidade].

Pedido genrico: refere-se a uma quantidade indeterminada [art. 471-1]. Fora das hipteses elencadas no art., o pedido genrico no admissvel. No se confunda este conceito com o de obrigaes genricas o pedido de entrega de mil litros de vinho, vg, embora corresponda a uma obrigao genrica, no um pedido genrico em termos processuais. o Universalidade: De facto: vg uma biblioteca De direito: vg herana indivisa [art. 2075 CC]

Pedido total: abrange a totalidade do efeito ou da prestao. Pedido parcial: abrange apenas uma parcela do efeito ou da prestao. o Pode indiciar desistncia parcial do pedido [art. 293-1] ou litigncia de m f [art. 456-2d)].

Pedido de prestao vincenda: a parte formula o pedido de condenao da contraparte numa prestao cujo cumprimento ainda no exigvel condenao in futurum [arts. 4-2b) e 472]. o Prestaes peridicas [vg venda a prestaes], n 1.

13

Despejo de um prdio no momento em que findar o arrendamento, n2, 1 parte.

Falta de ttulo executivo na data do vencimento da prestao que cause grave prejuzo ao credor, n 2, 2 parte e art. 46.

Para alm destas excepes improcedncia de aco de condenao in futurum, o legislador admite uma outra: a inexigibilidade de uma obrigao nunca obsta condenao in futurum do devedor, desde que o Ru a conteste, nem obsta a que este seja condenado a satisfazer a prestao no momento prprio [art. 662-1]. Se o Ru no contestar, condenado a satisfazer a prestao, mas as custas do processo e os honorrios do seu advogado so da responsabilidade do Autor [art. 662-2a) e 3]. Conclui-se: a inexigibilidade da obrigao no constitui um impedimento procedncia da aco, embora o Ru s possa ser condenado in futurum.

Se o Autor requerer, ab initio, a condenao in futurum do Ru fora do mbito do art. 472, h falta de interesse processual e o Ru absolvido da instncia, conforme estudado supra [arts. 493-2 e 2881e)].

Do mesmo modo, pode o Ru formular, em pedido reconvencional, o pedido de condenao in futurum no cumprimento de prestao sinalagmtica, independentemente da verificao dos pressupostos do art. 472-2.

4: INADMISSIBILIDADE DO OBJECTO PROCESSUAL . O objecto processual no se encontra devidamente constitudo, nas seguintes situaes: Se faltar, ou for totalmente ininteligvel, a indicao da causa de pedir ou do pedido: art. 193-2a) ineptido da petio inicial e nulidade de todo o processo. Exemplos:

14

Falta da indicao da causa de pedir: o Autor limita-se a afirmar que condmino do prdio reivindicado, sem invocar qualquer facto jurdico de onde provenha o direito de propriedade, vg .

Inexistncia do pedido: Falta de afirmao da situao jurdica para a qual se pretende a tutela jurisdicional: o Autor invoca, como causa de pedir, o incumprimento contratual, mas no esclarece se, fundamentado nesse incumprimento, pretende uma indemnizao ou a realizao da prestao em dvida, vg . A parte invoca a situao jurdica a tutelar, mas no requer qualquer tutela jurisdicional para a mesma: o Autor alega ser titular de um direito de propriedade sobre um imvel ocupado pelo Ru, mas no indica se deseja a mera apreciao ou a condenao, vg.

Incongruncia entre a causa de pedir alegada e o pedido formulado e incompatibilidade entre ambos: art. 193-2b) ineptido da petio inicial e nulidade de todo o processo.

A ineptido da petio inicial acarreta a nulidade de todo o processo [art. 193-1] e pode ser conhecida oficiosamente pelo tribunal [quando insanvel, art. 202] ou a requerimento dos interessados, at contestao [art. 204-1]. A nulidade do processo constitui uma excepo dilatria nominada [art. 494b)], que conduz absolvio do Ru da instncia [art. 493-2 e 288-1b)] e deve ser apreciada no despacho saneador, se antes o juiz no as tiver apreciado em despacho ad hoc. Se no houver despacho saneador, pode ser conhecida at sentena final [art. 206-2]. A sanao da ineptido da petio inicial possvel se, tendo o Ru contestado e qualificado a petio inicial de inepta por falta ou ininteligibilidade da causa de pedir ou do pedido, se verificar, depois de ouvido o Autor, que o Ru interpretou convenientemente a petio inicial [art. 193-3].

Relaes entre Objectos Processuais

15

1: RELAES DE IDENTIDADE. As relaes de identidade entre objectos processuais podem ser de dois tipos: Identidade total: os objectos coincidem completamente na causa de pedir alegada e no pedido formulado. Acrescida de identidade das partes, esta idade conforma as excepes de: o Litispendncia: as aces esto pendentes simultaneamente [arts. 497-1 e 498-1]. o Caso julgado: a pendncia das aces verifica-se em momentos distintos [arts. 497-1 e 498-1]. Identidade parcial: pode original situaes de incluso ou de prejudicialidade entre os objectos que coincidem parcialmente. o Incluso: o objecto de uma aco posterior inclui-se no mbito do objecto de uma aco anterior justifica a arguio da excepo de litispendncia ou de caso julgado no processo posterior [arts. 497-1 e 498-1]. Exemplo: se, estando pendente uma aco de reivindicao, o Autor prope contra o mesmo Ru uma aco de apreciao da propriedade do imvel reivindicado, a aco de reivindicao consome esta ltima, podendo ser arguida a excepo da

litispendncia [arts.499-1 e 494 i)]. o Prejudicialidade: o julgamento de um objecto processual depende da apreciao de um outro objecto apesar da identidade parcial entre objectos, no opera a excepo da litispendncia. Exemplo: se, estando pendente uma aco de apreciao da propriedade de um imvel, o mesmo Autor instaurar contra o mesmo Ru uma aco de reivindicao do mesmo imvel, porque este o ocupou, aquela aco de mera apreciao prejudicial perante esta . Homognea: verifica-se apenas entre objectos do mbito do processo civil [vg aco de apreciao do direito de

16

propriedade sobre um imvel prejudicial perante a aco de indemnizao pela ocupao do mesmo imvel]. Heterognea: verifica-se entre um objecto do domnio do processo civil e outro de mbito diverso [ vg entre objecto processual civil e objecto do processo penal] art. 97. Entre objectos de aces autnomas: o tribunal pode ordenar a suspenso da instncia e aguardar a deciso da aco relativa ao objecto prejudicial [art. 279-1]. Entre objectos diferenciveis de um mesmo processo: alegados numa mesma aco, mas que podem ser apreciados em processos separados o juiz autonomiza do objecto a questo prejudicial penal ou administrativa e remete as partes para o tribunal competente [art. 97].

2: RELAES DE CONCURSO. Verifica-se uma relao de concurso entre vrios objectos processuais quando todos eles se referem a um mesmo efeito jurdico [ vg dois direitos potestativos que, embora com fundamentos distintos, permitem a anulao de um mesmo acto jurdico]. O concurso de objectos processuais pode verificar-se quanto a qualquer direito subjectivo invocao de dois ou mais direitos subjectivos referidos ao mesmo efeito jurdico [vg a dissoluo do casamento por divrcio fundamentada na violao de deveres conjugais e na separao de facto - o divrcio ser decretado se for procedente qualquer desses fundamentos ]. O concurso objectivo pode conter uma pluralidade de causas de pedir e de pedidos. A generalidade da doutrina identifica o concurso de objectos processuais como uma relao de alternatividade entre objectos. TEIXEIRA DE SOUSA formula algumas reservas a este entendimento: nem todo o concurso de objectos pode ser reconduzido a uma alternatividade entre esses objectos.

17

Nem todas as pretenses so autnomas entre si, pelo que no podem ser consideradas alternativas. Por esse motivo, TEIXEIRA DE SOUSA prope antes a designao de concurso de ttulos de aquisio da prestao para as situaes em que entre as prestaes concorrentes no se estabelece uma relao de alternatividade. Esse concurso pode ser extintivo ou constitutivo. A falta de qualquer previso legal especfica no pode ser invocada contra a admissibilidade do concurso entre objectos processuais, face funo instrumental do processo civil perante o direito material.

3: RELAES DE CUMULAO. A cumulao objectiva verifica-se quando num mesmo processo so apresentados vrios objectos processuais referidos a efeitos jurdicos distintos. Distinguem-se das hipteses de concurso de objectos processuais, supra 2, na medida em que os efeitos jurdicos so diferenciados. Cumulao objectiva inicial: verifica-se desde o comeo da instncia aquela que apresentada pelo Autor na petio inicial da aco [cfr. infra]. Cumulao objectiva sucessiva: constitui-se durante a pendncia da causa ao objecto inicial da causa cumula-se qualquer outro objecto, por iniciativa do Autor ou do Ru [cfr. infra]. Os pressupostos processuais so aferidos para cada um dos objectos cumulados, pelo que a cumulao pode desfazer-se pela absolvio da instncia quanto a um dos objectos. A cumulao objectiva exige a competncia absoluta do tribunal para apreciar todos os objectos cumulados [arts. 470-1 e 31-1].

Cumulao Objectiva Inicial

1: CUMULAO OBJECTIVA INICIAL . Na cumulao simples, o Autor requer a procedncia simultnea de todos os pedidos cumulados e a produo de todos os seus efeitos [art. 470-1] vg Autor que instaura uma aco pedindo a entrega de uma mquina de

18

fotocpias e o pagamento de uma indemnizao pela mora; se a aco for julgada totalmente procedente, o Ru deve realizar ambas as prestaes . A cumulao objectiva , em princpio, uma faculdade que assiste parte. Em algumas situaes, contudo, existe um nus de formular um determinado pedido, em cumulao com um outro apresentado pela mesma ou por outra parte [ vg impugnao de factos registados implica que seja pedido o seu cancelamento ou rectificao ]. Valor da causa: cumulando-se vrios pedidos, o seu valor a quantia correspondente soma dos valores de todos eles [art. 306-2]. Caso cada um dos pedidos no represente uma diferente utilidade econmica, a cumulao meramente aparente [vg a aco de reivindicao em que se pede o reconhecimento da propriedade e a restituio da coisa, art. 13111 CC, ou a resoluo do contrato de arrendamento com o pedido de despejo do imvel arrendado]. Pressupostos processuais: o Cumulao no excluda por lei: sob pena de o tribunal ordenar a separao dos vrios objectos por processos distintos. o Compatibilidade processual entre os objectos cumulados: Competncia absoluta do tribunal para todos os objectos apresentados material, hierrquica e internacionalmente competente [art. 470-1 e 31-1]. Identidade de formas processuais para aqueles objectos [ser inadmissvel se um dos objectos corresponder ao processo comum e outro ao processo especial, vg ] art. 470-1 e 31-2. Consequncia: art. 193-2c), ineptido da petio inicial e nulidade de todo o processo [art. 494b)]. o Compatibilidade substantiva entre os objectos cumulados [art. 470-1]: a cumulao no possvel se os efeitos resultantes de um objecto forem incompatveis com os efeitos provenientes de outro [vg cumulao de pedido de apreciao de propriedade, plena, e de reconhecimento do usufruto].

19

2: CUMULAO ALTERNATIVA. Na cumulao alternativa, a parte requer a procedncia de todos os objectos cumulados, mas pretende obter apenas, segundo a escolha do Ru, os efeitos de um desses objectos [art. 468] vg condenao do Ru na entrega de um quadro ou de uma jia; sendo a aco julgada procedente, deve o Ru realizar uma das prestaes a que foi condenado. Valor da causa: atende-se apenas ao pedido de maior valor, uma vez que o Autor pretende a procedncia de todos os objectos formulados, embora s possa obter os efeitos correspondentes a um deles [art. 306-3, 1 parte]. Pressupostos processuais: o Os pedidos formulados tm que poder ser apresentados em alternativa, sob uma perspectiva substantiva [art. 468-1]: Por natureza ou origem [vg obrigaes alternativas, art. 543 CC]. Que possam resolver-se em alternativa

3: CUMULAO SUBSIDIRIA. Na cumulao subsidiria, o Autor requer a procedncia do objecto principal e, subsidiariamente, a de um outro [o objecto subsidirio, art. 469-1]. O objecto que formulado subsidiariamente s apreciado se se verificar a procedncia ou a improcedncia do objecto principal. Modalidades: Cumulao subsidiria prpria: o objecto subsidirio formulado para o caso de o objecto principal no proceder [art. 469-1] vg Autor que intenta uma aco de reivindicao da propriedade de um imvel e, subsidiariamente, pede o reconhecimento do seu direito de usufruto sobre o mesmo imvel . o Valor da causa: o valor do objecto principal [art. 306-3, 2 parte].

Cumulao subsidiria imprpria: a apreciao do objecto subsidirio requerida apenas no caso de o objecto principal ser procedente [art. 306-2, 2 parte, implicitamente] vg Autor pede a condenao do devedor no cumprimento da prestao em dvida e requer, subsidiariamente, a sua condenao na sano pecuniria imposta por cada dia de atraso . Esta

20

situao configura uma relao de prejudicialidade [cfr. supra], uma vez que este tipo de cumulao decorre da formulao simultnea de um objecto prejudicial e de outro dependente. o Valor da causa: soma dos valores de cada um dos objectos cumulados, no caso de o tribunal julgar procedente o objecto principal e o objecto subsidirio [art. 306-2, 1 parte, aplicvel por analogia]. Pressupostos processuais da cumulao subsidiria: o Os objectos podem ser contraditrios entre si [art. 469-2, 1 parte] para TEIXEIRA DE SOUSA, essa inexistncia de conexo meramente aparente, uma vez que tal pode ser inconveniente para a sua instruo, discusso e julgamento. o O art. 469-2 remete implicitamente para os pressupostos da coligao: Competncia absoluta do tribunal material, hierrquica e internacionalmente competente [art. 469-2, 2 parte e 31-1] Compatibilidade processual [art. 469-2, 2 parte e 31- 2]: exclui-se a cumulao de objecto que corresponda ao processo comum com objecto a que corresponda processo especial.

Cumulao Objectiva Sucessiva

1: NOO. A cumulao sucessiva aquela em que ao objecto inicial da aco cumulado, por uma das partes um outro objecto. Inclui, por isso, todas as situaes em que, durante a pendncia de uma aco, se vem a verificar uma pluralidade de objectos processuais.

2: QUANTO S PARTES. A cumulao objectiva sucessiva pode ser da iniciativa da parte activa ou da parte passiva. Cumulao sucessiva stricto sensu:

21

Por iniciativa do Autor: invoca, a par do objecto inicial, um outro objecto concorrente.

Por iniciativa do Ru: alega uma excepo peremptria ou deduz um pedido reconvencional, implicando, em ambos os casos, a

apresentao de um objecto distinto daquele que foi inicialmente invocado pelo Autor. Excepo peremptria: se o Autor pretender obter a condenao do Ru no cumprimento de uma determinada prestao, o Ru pode invocar que o contrato anulvel, vg excepo peremptria impeditiva que implica a alegao de um objecto que, sem essa invocao, no seria apreciado na causa. Pedido reconvencional: o Ru deduz, em pedido

reconvencional, a condenao do Autor no pagamento da prestao sinalagmtica que este pretende, vg o pedido reconvencional torna necessrio apreciar um objecto

diferente daquele que invocado pelo Autor. o No se confunda com a modificao do objecto do processo: aqui no h qualquer substituio de um objecto por outro [permanecendo um nico objecto], mas sim a apresentao de um novo objecto, a par do objecto inicial [determinando a pendncia de vrios objectos]. Pressupostos processuais: o Conexo entre o objecto inicial e o objecto cumulado: Cumulao por iniciativa do Autor: h conexo quando invocado um objecto concorrente com o objecto inicial. Cumulao por iniciativa do Ru: Excepo peremptria: a conexo aferida pelo carcter impeditivo, modificativo ou extintivo do facto alegado em relao ao efeito pretendido pela

22

contraparte.

Consequncia:

improcedncia

da

excepo peremptria. Pedido reconvencional: a conexo aferida em relao ao art. 274-2. Consequncia: a reconveno inadmissvel excepo dilatria inominada que absolve o Ru da reconveno [o Autor] da instncia reconvencional [art. 288-1e)].

3: CUMULAO SUCESSIVA STRICTO SENSU. A supervenincia de determinados factos pode determinar a cumulao sucessiva: Supervenincia objectiva: ocorrncia de determinados factos aps o momento normal da sua invocao em juzo [art. 506-2, 1 parte]. Supervenincia subjectiva: conhecimento pela parte, aps o momento normal da invocao em juzo, de factos j ocorridos [art. 506-2, 2 parte]. invocao dos factos supervenientes no so aplicveis as normas respeitantes alterao da causa de pedir, segundo TEIXEIRA DE SOUSA, contra CASTRO MENDES [arts. 272 e 273], na medida em que este regime mais restritivo do que aquele. Pressupostos: o A cumulao de um novo objecto baseado em factos supervenientes [que ocorreram ou que foram conhecidos posteriormente

apresentao do articulado da parte] sempre admissvel at ao encerramento da fase de discusso e julgamento [arts. 506-1 e 646 ss]. o Se os factos no forem supervenientes, a cumulao sucessiva stricto sensu s admissvel nas condies de alterao do pedido ou da causa de pedir [arts. 272 e 273], por analogia: Admissvel em qualquer momento: em 1 ou 2 instncia, salvo se perturbar inconvenientemente a instruo, discusso e julgamento do pleito [art. 272].

23

Admissvel na rplica [articulado do Autor], pelo que o Ru tem que ter invocado uma excepo ou deduzido um pedido reconvencional na contestao. O objecto cumulado tem que apresentar uma certa conexo com essa excepo ou reconveno [art. 273-1]. Exemplo: o Autor pede uma indemnizao pelo incumprimento de uma prestao

contratual; o Ru invoca a anulabilidade do contrato [excepo peremptria impeditiva], pelo que o Autor pode pedir subsidiariamente que, se essa excepo for considerada procedente, o Ru seja condenado a indemnizar o interesse contratual negativo. Exige todos os pressupostos requeridos para a cumulao inicial, supra. O regime previsto no art. 275-1, quanto apensao de aces no caso em que admissvel a coligao, pode ser aplicado analogicamente s hipteses de mera cumulao objectiva.

4: DEFESA POR EXCEPO PEREMPTRIA . A defesa por excepo peremptria consiste na invocao pelo Ru de um objecto cuja procedncia obsta produo dos efeitos decorrentes do objecto definido pelo Autor. Determina a absolvio, total ou parcial, do pedido [arts. 493-3 e 487-2, 2 parte]. A deduo desta excepo implica uma cumulao objectiva sucessiva, na medida em que o Ru delimita um objecto distinto daquele que alegado pelo Autor. Enquanto que na defesa por impugnao o Ru contradiz os factos articulados pelo Autor ou nega que deles possa decorrer o efeito jurdico pretendido por essa parte [art. 4872, 1 parte], na defesa por excepo peremptria o Ru no impugna a veracidade dos factos alegados pelo Autor nem a sua adequao aos efeitos pretendidos por este, mas antes invoca outros factos que constituem uma causa impeditiva, modificativa ou extintiva do direito invocado pelo Autor [art. 487-2, 2 parte]. A excepo peremptria incompatvel e subsidiria da defesa por impugnao, e vice versa.

24

Se o Autor fundamentar o seu pedido com referncia a uma norma jurdica, a excepo peremptria constituda por factos subsumveis a uma contranorma. Tal como sucede quanto ao objecto definido pelo Autor, a excepo peremptria est subordinada ao princpio da disponibilidade das partes: o tribunal no pode extrair dos factos apresentados pelo Autor qualquer excepo peremptria, antes cabendo ao Ru requerer, com base nesses factos, a absolvio do pedido [salvo conhecimento oficioso, art. 496]. Distinguem-se das excepes dilatrias, na medida em que so excepes materiais, e no processuais, e porque determinam a absolvio do Ru do pedido, e no da instncia [art. 493-2, 2 parte]. Face a esta concepo, ANTUNES VARELA exclui deste mbito as excepes materiais dilatrias: aquelas que apenas constituem causa de recusa do cumprimento da prestao, pelo facto de o direito invocado pelo Autor no existir ou no ser exercitvel na pendncia da aco, e no fundamentam a no condenao do Ru [ vg no verificao da condio suspensiva, excepo do no cumprimento ou o direito de reteno ]. As excepes materiais dilatrias apenas determinariam uma improcedncia temporria da aco, diferindo a procedncia da causa para momento posterior. Contra este entendimento, TEIXEIRA DE SOUSA prope a qualificao dessas excepes em excepes peremptrias modificativas, infra, uma vez que, ao implicarem uma modificao do objecto da aco, determinam, de forma implcita, a improcedncia do pedido originrio. Do mesmo modo, o art. 673 [alcance do caso julgado da sentena] no se refere a essa hiptese em que o Ru invoca uma excepo modificativa, mas sim s hipteses em que o prprio Autor alega, na petio inicial, a verificao de uma condio suspensiva, o decurso de certo prazo ou a prtica de certo facto [art. 673]. Quanto aos efeitos sobre o objecto apresentado pelo Autor, as excepes peremptrias podem ser: Impeditivas: o Obstam ao preenchimento de uma previso legal, impedindo a produo de uma consequncia jurdica. o Exemplos: nulidade do negcio jurdico, vcios da vontade e da declarao e incapacidade acidental, vg. Extintivas:

25

Destroem as consequncias jurdicas decorrentes do preenchimento de determinada previso legal

Exemplos: Extino da accionabilidade do direito alegado pelo Autor: verificao de uma condio resolutiva, prescrio e caducidade, vg. Extino do prprio direito do Autor: cumprimento, dao em cumprimento, compensao, consignao em depsito, novao, remisso e confisso, vg [todas as causas de extino de obrigaes].

Modificativas: o Determinam uma modificao do objecto invocado pelo Autor, passando a ser outro depois da sua invocao pelo Ru. Deve ser considerada como uma modificao proprio sensu, pelo que dever ser conjugada com a modificao consensual do pedido e da causa de pedir [art. 272] e com a modificao pelo Autor, na rplica, do pedido e da causa de pedir [art. 273]. o Exemplos: excepes materiais dilatrias [vg excepo do no cumprimento do contrato e condio suspensiva ] e modificao do contrato com fundamento em alterao anormal das circunstncias.

A deduo de excepo peremptria no implica qualquer alterao do valor da causa.

O Ru que alega uma excepo peremptria invoca um objecto distinto daquele que apresentado pela parte activa, pelo que se justifica o preenchimento dos respectivos pressupostos processuais: com efeito, o tribunal competente para a aco tambm competente para conhecer das questes que o Ru suscite como meio de defesa [art. 96-1]. A alegao de excepo peremptria permite que o Autor conteste a matria da excepo num articulado prprio: a rplica [art. 502-1] o Autor pode responder na rplica somente quanto matria da excepo peremptria deduzida. A no contestao da excepo pelo Autor produz a admisso, por acordo, dos respectivos factos, nos termos do

26

art. 490-2 [art. 505]. Teoricamente, nada impede que o Autor oponha uma contra-excepo excepo invocada pelo Ru, caso em que se admite trplica do Ru [art. 503-1], por aplicao analgica do art. 502-1 [TEIXEIRA DE SOUSA].

5: PEDIDO RECONVENCIONAL. A reconveno consiste na formulao pelo Ru de um pedido, distinto do pedido normal de defesa [a absolvio do pedido], cuja procedncia requerida contra o Autor [art. 274-1 e 501-1]. Exemplo: o Autor prope uma aco de entrega de um imvel, num contrato de compra e venda, e o Ru deduz um pedido reconvencional do pagamento do preo da venda . Justifica-se por razes de economia processual, quando haja conexo com o objecto apresentado pelo Autor ou a defesa deduzida pelo Ru [art. 274-2a)]. Ru: Autor do pedido reconvencional reconvinte Autor: Ru do pedido reconvencional reconvindo

Enquanto a deduo de excepo peremptria produz um efeito circunscrito improcedncia da aco, aqui, o Ru visa obter [como qualquer Autor] um efeito positivo: a condenao da contraparte. Por outro lado, enquanto que a excepo se circunscreve ainda rea temtica do objecto apresentado pelo Autor, a reconveno implica a apreciao de um objecto autnomo e independente. Por isso, a formulao de um pedido reconvencional distinto daquele deduzido pelo Autor implica a soma do seu valor ao valor inicial da causa, ao contrrio da excepo peremptria [supra, 4], art. 308-2. Finalmente, a excepo peremptria um nus, a ser deduzida na contestao [art. 489-1], ficando precludida a sua invocao em momento posterior ou em aco autnoma [art. 489-2], a formulao de um pedido reconvencional uma faculdade, um mero poder, que s preclude no caso de a procedncia da aco ser incompatvel com a eventual procedncia da reconveno. Pressupostos processuais: o um pedido autnomo do Ru [reconvinte] contra o Autor [reconvindo], pelo que requer o preenchimento de todos os pressupostos processuais exigidos para a generalidade das aces [deve ser equiparado a uma petio inicial, art. 467]: Competncia

27

Personalidade judiciria Capacidade judiciria Representao judiciria Patrocnio judicirio Legitimidade Interesse processual: falta interesse processual quando o efeito pretendido atravs do pedido reconvencional coincide com aquele que resulta da improcedncia da aco [cfr. supra] vg se o Ru utilizar a reconveno para obter a declarao da inexistncia do direito de crdito alegado pelo Autor, porque tal efeito decorre necessariamente da improcedncia da causa.

Conexo com o objecto definido pelo Autor [reconvindo] h conexo objectiva quando [art. 274-2]: a) O pedido do Ru emerge do facto jurdico que serve de fundamento: aco [causa de pedir invocada pelo Autor]: vg o Autor instaura uma aco pedindo o cumprimento de uma prestao contratual e o Ru pede a condenao do Autor a realizar a prestao sinalagmtica do mesmo contrato. defesa [fundamento da contestao do Ru]: vg o Autor pede a condenao do Ru na realizao de uma prestao contratual e o Ru invoca a nulidade do contrato, pedindo a restituio do que prestou [art. 289 CC]. b) O Ru se prope: Obter a compensao : vg quando o pedido

reconvencional visa conseguir a compensao do

28

crdito do Autor sobre o Ru com um contracrdito do Ru sobre o Autor, art. 847 CC. Quanto forma processual de deduo da compensao, cfr. infra. Tornar efectivo o direito a benfeitorias ou despesas relativas coisa cuja entrega lhe pedida: vg o Autor prope uma aco de reivindicao de um predito e o Ru pede o pagamento das benfeitorias realizadas no prdio reivindicado [art. 1273 CC]. Nota: no caso das alneas a) e b), h impossibilidade superveniente da lide reconvencional quando essa reconveno no chegar a ser apreciada em virtude de no se verificar a procedncia ou a improcedncia da aco de que depende. c) O pedido do Ru tende a conseguir, em seu benefcio, o mesmo efeito jurdico que o Autor se prope obter : vg o Autor instaura uma aco de divrcio e o Ru pede o decretamento do divrcio a seu favor, por violao de deveres conjugais; ou o Autor instaura uma aco de reivindicao de um imvel e o Ru deduz um pedido de reivindicao do mesmo imvel, considerando-se ele o verdadeiro proprietrio. Nota 2: quanto alnea b) do art. 274-2, relativamente compensao, confrontam-se duas teses sobre a forma processual de deduo dessa compensao: Tese da compensao-excepo: a reconveno s deve ser utilizada para obter a condenao do Autor quanto ao excesso do crdito do Ru [ VAZ SERRA] se o contracrdito do Ru for do mesmo montante ou de montante inferior ao crdito do Autor, o Ru dever limitar-se a invocar a compensao como uma excepo peremptria extintiva da obrigao. No implica alterao do valor da causa. Tese da compensao-reconveno: a compensao deve ser sempre deduzida por via de reconveno, qualquer que seja o montante relativo do

29

contracrdito perante o crdito do Autor [ ANTUNES VARELA e TEIXEIRA DE SOUSA] implica alterao do valor da causa. Se faltar essa conexo objectiva, a excepo dilatria determina a absolvio do reconvindo [Autor] da instncia reconvencional [art. 493-2, 1 parte].

Compatibilidade processual com o objecto apresentado pelo Autor: Competncia absoluta do tribunal [art. 98]: material, hierrquica e internacionalmente, sob pena de o reconvindo [o Autor] ser absolvido da instncia [n 1 e 288-1a)]. Face alterao do valor da causa [art. 308-2 e 501-2], se o tribunal deixar de ser competente em razo do valor, cabe remessa oficiosa [n 2]. A eventual alterao do valor da causa s produz efeitos nos actos posteriores reconveno [art. 308-2, 2 parte]. Identidade de formas de processo : art. 274-3 o pedido reconvencional no admissvel se a um dos objectos corresponder processo comum e ao outro processo especial, sob pena de absolvio do reconvindo da instncia

reconvencional. reconveno aplicvel todo o regime do objecto processual: Quando conjugada com a defesa por excepo peremptria, pode ser formulada em regime de: o Cumulao simples: se a procedncia de ambos os objectos for compatvel vg Autor prope uma aco pedindo o cumprimento de um contrato e o Ru excepciona o dolo e pede, cumulativamente, o pagamento de uma indemnizao pelos prejuzos sofridos . o Cumulao subsidiria: se a procedncia de ambos os objectos for incompatvel vg o Autor prope uma aco pedindo a condenao do Ru na realizao de uma prestao contratual e este invoca a

30

nulidade do contrato e, subsidiariamente, pede o cumprimento da respectiva contraprestao. A reconveno deve ser deduzida separadamente na contestao [art. 5011]. No depende, contudo, da contestao [defesa por impugnao ou excepo], uma vez que a procedncia da reconveno pode depender da procedncia da aco: o Se houver contestao: a reconveno deve ser deduzida

separadamente nesse articulado. o Se no houver contestao: a reconveno deve ser apresentada no prazo determinado para a contestao. Processo ordinrio: 30 dias [art. 486-1] Processo sumrio: 20 dias [art. 783] Processo sumarssimo: 15 dias [art. 794-1]

Para garantir a observncia do contraditrio, a deduo da reconveno implica a possibilidade de resposta do Autor em qualquer das formas do processo comum: Processo ordinrio: 15 dias para apresentao da rplica [art. 502-1, 2 parte] Processo sumrio: 20 dias para resposta [art. 786 e 463-1] Processo sumarssimo: no est previsto nenhum articulado de resposta do Autor [reconvindo] reconveno do Ru [reconvinte], pelo que se deve integrar esta lacuna com base no princpio do contraditrio [art. 3-1], segundo TEIXEIRA DE SOUSA [art. 464]. Se o Autor deduzir, na rplica, alguma excepo, pode o Ru responder por meio de trplica, defendendo-se contra a excepo [art. 503-1], no prazo de 15 dias. reconveno deduzida pelo Ru no pode o Autor, contudo, opor outra reconveno [art. 502-1, 2 parte] brocardo reconventio reconventionis non admittur. O pedido reconvencional no afectado pela desistncia pelo Autor do pedido formulado, excepto se a reconveno for dependente da procedncia desse mesmo pedido [art. 296-2]. O mesmo se diga quanto desistncia da instncia, que requer a prvia aceitao do Ru [art. 296-1]. Quanto dependncia da reconveno:

31

Reconveno dependente da procedncia do pedido: vg Autor desiste do pedido de reivindicao da coisa, logo, no se mantm o pedido do Ru relativamente ao pagamento das benfeitorias, art. 274-2b).

Reconveno independente da procedncia do pedido: vg Autor desiste do pedido de reivindicao da coisa, mantendo-se o pedido do Ru

relativamente reivindicao da mesma coisa, art. 274-2c). A configurao normal da reconveno aquela que deduzida pelo Ru contra o Autor [art. 274-1]. Outra hiptese deve ser tida em conta, nesta sede: Reconveno interveniente: reconveno acompanhada pela interveno principal de um terceiro na aco pendente e que est sujeita aos pressupostos dessa cumulao subjectiva. o A reconveno interveniente pode ser deduzida pelo Ru contra: O Autor da aco [reconvindo] e um terceiro, cuja interveno no processo provocada pelo Ru [reconvinte], art. 326. Exemplo: o Autor prope uma aco de

reivindicao de um imvel e o Ru, considerando-se proprietrio do mesmo imvel, deduz um pedido

reconvencional de reivindicao e provocando a interveno do cnjuge do Autor [art. 28-A e 326]. O terceiro apenas: o Ru demanda a companhia de seguros para o pagamento de uma indemnizao relativamente a um acidente de viao, vg. O Autor apenas, conjuntamente pelo Ru e por um terceiro: o Autor reivindica do Ru um imvel e este, julgando-se comproprietrio do mesmo, provoca a interveno do outro comproprietrio [terceiro] para que juntos deduzam um pedido reconvencional de reivindicao, vg.

6:

APRECIAO

RECONVENO

INCIDENTAL.

apreciao/reconveno

incidental o pedido do Autor/Ru, respectivamente para que, sobre uma questo incidental

32

ou uma excepo, recaia uma deciso com valor de caso julgado material [art.96-2]. A fora de caso julgado material permite atribuir eficcia vinculativa dentro e fora do respectivo processo [art. 671-1]. Apreciao incidental, pelo Autor Exemplo: se o Ru falecer durante a pendncia da causa, vindo a ser substitudo pelos seus herdeiros, o Autor pode pedir que o respectivo incidente de habilitao [i.e., a substituio da parte falecida na pendncia da causa, art. 371-1] seja decidido por uma sentena com valor de caso julgado material, com eficcia vinculativa dentro e fora do processo. Reconveno incidental, pelo Ru Exemplo: o Ru requer que a excepo de nulidade ou de anulabilidade que ope ao pedido de cumprimento formulado pelo Autor seja apreciada com fora de caso julgado material . A fora de caso julgado material atribuda apreciao ou reconveno incidental permite a preveno de futuros conflitos ou litgios entre as partes, uma vez que resolve definitivamente uma determinada questo. Pressupostos processuais [art. 96-2], sob pena de inadmissibilidade: o o Pode ser requerida por qualquer das partes. Competncia absoluta do tribunal: material, hierrquica e

internacionalmente. o Todos os pressupostos processuais relativos ao respectivo objecto.

Equivale a uma ampliao do objecto, pelo que deve ser-lhe aplicado, por analogia, o regime previsto no art. 273-2 [alterao ou ampliao do pedido na rplica]. A apreciao incidental pode ser requerida por acordo das partes em qualquer momento da aco em 1 ou em 2 instncia [art. 272, por analogia]. O respeito pelo contraditrio impe, nos termos gerais [art. 3-1] a audio da contraparte, quando a parte haja requerido a apreciao incidental. Se se referir a um interesse econmico distinto do objecto da aco, cabe aplicao analgica do disposto no art. 308-2, quanto ao valor da causa. Quid iuris se o Autor desistir do pedido [art. 293-1, 1 parte] ou o Ru desistir do pedido reconvencional? Considera-se que essa desistncia abrange a apreciao incidental

33

quando recaia sobre o mesmo objecto. A reconveno incidental mantm-se se no for dependente da procedncia do pedido formulado pelo Autor, uma vez que mantm uma utilidade especfica e permanece pendente [art. 296-2].

7: MODIFICAO DO OBJECTO PROCESSUAL. A modificao do objecto da aco consiste na substituio do objecto inicial de um processo por outro objecto. Ao contrrio da cumulao sucessiva [em que vrios objectos permanecem simultaneamente pendentes], na modificao objectiva o processo continua a possuir um nico objecto. A sua admissibilidade constitui uma excepo ao princpio da estabilidade da instncia [arts. 268 e 481 b)], uma vez que reflecte a disponibilidade das partes sobre o objecto do processo. O objecto livremente modificado at citao do Ru [art. 481 b)], uma vez que essa citao torna estveis os elementos objectivos e subjectivos da causa. Modalidades de modificao do objecto do processo: Modificao qualitativa: alterao do objecto na sua prpria identidade, pelo que o objecto inicial e o objecto modificado constituem dois objectos distintos. o Extinguem-se os efeitos da pendncia do objecto anterior e produzem-se novos efeitos relativos ao objecto modificado. o Requer a compatibilidade processual entre o objecto inicial e o objecto modificado. Modificao quantitativa: reduo ou ampliao do objecto, que permanece idntico quanto sua identidade. o A causa de pedir e o pedido so ainda aqueles que foram inicialmente apresentados ou formulados. o Mantm-se, quanto a esse objecto, os efeitos decorrentes da pendncia da aco. Qualquer um dos elementos essenciais do objecto pode ser modificado: Modificao do pedido: o Substituio do pedido formulado por um novo pedido.

34

Modificao qualitativa do pedido : o Autor substitui a situao jurdica invocada ou o objecto a que se refere [ vg alterao do pedido de reconhecimento da propriedade de um prdio para reconhecimento do usufruto do mesmo prdio ].

Modificao quantitativa do pedido: Ampliao do pedido: maior quantificao do pedido [ vg alterao da indemnizao de 5.000 para 10.000,

invocando a desvalorizao monetria art. 569 CC]. Reduo do pedido: menor quantificao do pedido. Alterao da forma de tutela : o novo pedido refere-se a uma forma de tutela jurisdicional que representa um maius ou um minus relativamente tutela antes requerida [ vg alterao do pedido de mera apreciao para um pedido de

condenao, ou a reduo do mesmo, na situao inversa ]. o Pressupostos: As partes acordaram na modificao do pedido: o pedido pode ser alterado ou ampliado em qualquer momento da

tramitao da aco em 1 ou em 2 instncia, excepto se implicar perturbao inconveniente para a instruo,

discusso e julgamento [art. 272]. As partes no acordaram na modificao do pedido: o pedido pode ser alterado ou ampliado na rplica, se o processo a admitir [arts. 273-2, 1 parte e 502-1], ou at ao encerramento da discusso em 1 instncia se a ampliao for o desenvolvimento ou a consequncia do pedido inicial [arts. 273-2, 2 parte e 646] vg o Autor que pede uma indemnizao por incumprimento pode pedir posteriormente a condenao do Ru nos juros moratrios . A reduo do pedido equivale a uma desistncia parcial do mesmo, pelo

35

que

pode

ser

reduzido

em

qualquer

altura,

at

ao

proferimento da sentena final [art. 293-1]. Modificao da causa de pedir: o Modificao qualitativa: o Autor substitui a causa de pedir invocada por uma outra que subsumvel a uma diferente qualificao jurdica o Modificao quantitativa: o Autor amplia ou reduz a causa de pedir alegada. Pode resultar da alegao ou da desistncia de certos factos instrumentais dos factos essenciais que constituem a causa de pedir. o O pedido pode, em qualquer dos casos, manter-se idntico [ vg invocao, pelo Autor, de um diferente ttulo de aquisio de um mesmo direito real] ou, diferentemente, ser alterado [ vg Autor invoca, em vez da violao do seu direito de propriedade, o incumprimento de um contrato de arrendamento: o pedido de desocupao do imvel deve modificar-se para o pedido de despejo ]. o Pressupostos: As partes acordaram na modificao da causa de pedir: a causa de pedir pode ser alterada ou ampliada em qualquer momento da tramitao da causa em 1 ou 2 instncia, excepto se implicar perturbao inconveniente para a instruo, discusso e julgamento [art. 272]. As partes no acordaram na modificao da causa de pedir: a causa de pedir pode ser alterada ou ampliada na rplica, se o processo a admitir [arts. 273-1, 1 parte e 502-1], ou em qualquer momento da pendncia da aco at ao

proferimento da deciso final, se o Autor pretender alter-la ou ampli-la em consequncia de confisso do Ru, aceite pelo Autor [art. 273-1, 2 parte] a confisso irretractvel [inaltervel] depois de aceite pelo Autor, art. 567-1.

36

A causa de pedir pode ser reduzida a todo o tempo, aplicando-se analogicamente o disposto no art. 273-2, 2 parte.

Nota: quer na modificao do pedido, quer na modificao da causa de pedir, onde se l na rplica [arts. 273-1, 1 parte e 273-2, 1 parte], deve ler-se na rplica, em processo ordinrio, e na resposta contestao, em processo sumrio art. 785. A modificao unilateral do pedido ou da causa de pedir na rplica justifica que o Ru possa apresentar um articulado de resposta, a trplica [art. 503-1], no prazo de 15 dias.

A PROVA EM PROCESSO

Conceito de Prova

1: NOO. A prova a actividade realizada em processo tendente formao da convico do tribunal sobre a realidade dos factos controvertidos [art. 341 CC]. Meios de prova: elementos portadores da informao que permite a formao da convico do tribunal sobre a realidade dos factos

controvertidos. Regem-se pelo princpio da equivalncia ou substituio mtua. As partes no podem, em princpio, excluir um dos meios de prova tpicos para a demonstrao de um determinado facto, sob pela de nulidade de tal conveno [art. 345-2 CC]. o Tpicos: Confisso [art. 252 CC] Documentos [art. 362 CC]: prova constituda, se utilizada desde o incio do processo [na petio inicial]. Peritagem ou arbitramento [art. 388 CC] Inspeco judicial [art. 390 CC] Depoimentos das testemunhas [art. 392 CC]: prova

constituenda, que se forma no decurso da aco. Apresentao de coisas [art. 518]

37

Atpicos as partes podem admitir um meio de prova diverso dos legais quando o objecto do processo [art. 345-2 CC]: No for um direito indisponvel No contrariar razes de ordem pblica [ vg a apresentao de um documento particular enquanto prova de um facto para o qual a lei exija escritura pblica]. Exemplo: art. 1409-2.

Facto: qualquer elemento de uma previso legal, excepto juzos de valor [ vg a gravidade da violao dos deveres conjugais ]. o Factos externos: acontecimentos susceptveis de serem determinados no tempo e no espao. o Factos hipotticos: vg a situao do lesado se no tivesse existido a leso. o Factos internos: Vontade [inteno do agente] Conhecimento [situao de erro de um declarante] Sentimento [amizade ou clera]

A prova regulada pelo direito probatrio, material ou formal. Direito probatrio material [arts. 341 ss CC e 513-522]: o o o o Delimitao do objecto da prova Repartio do nus da prova Admissibilidade dos meios de prova Critrios de avaliao ou apreciao da prova

Quanto aplicao das leis reguladoras do direito probatrio material: o Prova em geral [repartio do nus da prova e apreciao da prova]: a lei nova de aplicao imediata s aces pendentes. o Prova de um certo facto, em concreto: vg a lei nova que regula uma formalidade ad probationem no de aplicao imediata s aces pendentes sempre que possam ser frustradas as expectativas das partes [sempre que tal for in pejus, enfim].

38

Direito probatrio formal [arts. 523 ss]: o Apresentao, admisso e modo de produo da prova em juzo [procedimento probatrio]. o De aplicao imediata s aces pendentes.

2: GRAUS DE PROVA. O grau de prova estabelece a medida da convico que necessria para que o tribunal possa julgar determinado facto como provado. S depois de o tribunal considerar que a parte cumpriu o nus da prova que importa verificar se essa prova suficiente para que, no processo pendente, esse rgo possa dar o facto como provado. Prova lato sensu: o Prova stricto sensu: fundamenta-se na convico da realidade do facto. Essa convico pode, ainda assim, fundamentar-se na probabilidade da realidade do facto. O grau de convico em causa permite excluir outra configurao da realidade dada como provada. Exemplos: declarao negocial tcita, deduzida de factos que a revelam com toda a probabilidade [art. 217 CC]. Por vezes, a lei no se fica pela mera probabilidade dos factos, exigindo a prova indiscutvel dos mesmos: vg abuso do direito [art. 334 CC]. o Mera justificao: basta-se com a demonstrao de que o facto verosmil ou plausvel, provvel com uma certa margem de incerteza e de dvida. S suficiente nas situaes previstas na lei: o Exemplos: providncias cautelares [art. 381]. Exige-se uma certa prognose sobre um acontecimento futuro.

Princpio ou comeo de prova: o menor grau de prova vale apenas como factor corroborante da prova de um facto. No suficiente para estabelecer, por si s, qualquer prova, mas pode coadjuvar a prova de um facto, em conjugao com outros elementos.

39

Exemplos: art. 522-1, 2 parte e a recusa da parte em colaborar para a descoberta da verdade [art. 519-2, 2 parte, 529 e 357-2 CC]. Estas condutas so livremente apreciadas pelo tribunal, mas no so suficientes para, por si mesmas, fundamentar qualquer resultado probatrio. Em excepo ao art. 357-2 CC, cumpre atender ao disposto no art. 314 CC, a respeito da dvida considerar-se confessada se o devedor se recusar a depor [LEBRE DE FREITAS].

Objecto da Prova

1: FACTOS NECESSITADOS DE PROVA. Conforme estudado supra, o objecto da prova delimitado pelos factos alegados pelas partes [art. 664, 2 parte e 513]. H, todavia, factos alegados pelas partes que no se integram no objecto da prova: dos factos invocados, s necessitam de ser provados os factos controvertidos [aqueles que, alegados por uma das partes, so impugnados pela contraparte, art.490-1] e, desse mbito, somente os factos pertinentes para a deciso da causa [art. 511-1]. Quando o Ru no aceita os factos alegados pelo Autor, mas invoca outros que so igualmente compatveis com a procedncia do pedido formulado, deparamo-nos com uma alterao da causa de pedir em consequncia de confisso realizada pelo Ru [cfr. supra e art. 273-1, 2 parte]: vg o Autor pede a restituio de uma quantia monetria com base num contrato de mtuo e o Ru reconhece que recebeu essa quantia, mas discorda dos factos alegados pelo Autor, uma vez que a recebera a ttulo de cumprimento de um contrato de compra e venda que no chegou a concluir-se . Se o Autor quiser aproveitar a confisso do Ru, deve alterar a causa de pedir que inicialmente invocou. A actividade probatria pode implicar a necessidade de realizar prova sobre factos relativos aos meios de prova, originando um objecto de prova acessrio ou secundrio: Objecto de prova acessrio ou secundrio : vg a arguio, por uma das partes, de factos que tornam duvidosa a credibilidade do depoimento de uma

40

testemunha da contraparte [art. 346, 2 parte CC] ou que implicam a sua incapacidade ou inabilidade para depor [arts. 616 e 617].

2: FACTOS DISPENSADOS DE PROVA. Factos no controvertidos: o Dos factos invocados pelas partes no necessitam de prova os factos no controvertidos, i.e., os factos invocados por uma das partes e no impugnados pela contraparte, considerados admitidos por acordo [rectius, fico de acordo, arts. 490-1 e 505]. A admisso por acordo no um meio de prova, uma vez que dispensa a realizao de prova de um facto. o Tambm no carecem de prova aqueles factos que, de entre os factos alegados, esto abrangidos pela fora de caso julgado de uma deciso anterior vinculativa para as partes [ vg se ficou estabelecida em anterior aco a propriedade do imvel, na aco de desocupao do mesmo no cabe voltar a produzir a prova desse facto]. Factos no necessitados de alegao: o Os factos que no esto submetidos ao nus de alegao no carecem de ser provados pela parte: Factos notrios: art. 514-1 e 254c) CC factos que so do conhecimento geral de uma opinio pblica medianamente informada, igualmente presumindo-se conhecimento que o tribunal [vg deveria ter

deles

acontecimentos

histricos, naturais ou econmicos]. Factos de conhecimento funcional: art. 514-2 factos conhecidos do tribunal pelo exerccio da funo jurisdicional e que sejam documentalmente demonstrveis [ vg a morte de uma das partes]. No se confunda com os factos que pertencem ao conhecimento privado do juiz, vg se o juiz tiver

41

presenciado o facto e depuser como testemunha, justificando-se o seu impedimento no processo pendente, art. 620-1. Factos de conhecimento oficioso factos que, apesar de no serem notrios nem de conhecimento funcional, o tribunal pode conhecer, por fora da lei, independentemente de alegao das partes. o O facto que a parte no tem o nus de alegar, tambm no tem o nus de provar, enfim. Pretende-se aumentar, correlativamente, os poderes de investigao do tribunal Dispensa ou liberao do nus da prova : a lei pode estabelecer que equivalente a prova de qualquer um de diferentes factos [ vg a parte que quer provar a posse de m f pode demonstrar, em sua substituio, o carcter no titulado da mesma, recaindo sobre a contraparte o nus da prova do facto contrrio, art. 1260-2 CC] art. 344-1 CC.

3: FACTOS SUSCEPTVEIS DE PROVA INDICIRIA. Quanto (i)mediao da prova, a prova pode ser: Prova directa: o facto que constitui o objecto da prova directamente percepcionado pelo juiz sem qualquer mediao [ vg inspeco judicial, art. 390 CC]. Prova indirecta: o facto que constitui o objecto da prova demonstrado atravs da mediao de um outro facto. o Prova histrica ou representativa : o facto que o tribunal

percepciona representa um facto a provar [ vg prova documental ou prova testemunhal, porque aquilo que transmitido pelo documento ou pelo depoimento permite ao tribunal retirar a prova do facto ]. o Prova crtica ou indiciria: o facto levado ao conhecimento do tribunal [facto probatrio ou indicirio] permite deduzir o facto que constitui o objecto da prova [facto essencial]. Pressupe uma dupla

42

onerao: o tribunal deve verificar a adequao causal entre o facto probatrio ou indicirio e o objecto da prova, e, caso admita essa adequao, deve apreciar e avaliar, nos termos gerais, a prova realizada quanto ao facto probatrio ou indicirio. Pode revestir duas modalidades: Prova por presunes [art. 349 CC]: so meios de dispensa da prova do facto presumido, e no meios de prova, na medida em que no conduzem prova do facto presumido, mas inferncia desse facto [no provado] de um outro facto [provado]. Modalidades: o Legais: o facto principal inferido de um facto probatrio, estabelecido pela lei como base de uma presuno [art. 350-2 CC]. o Ilidveis [iuris tantum] Inilidveis [iuris et de iure]

Naturais ou judiciais [art. 351 e 393 CC]: regra de experincia [vg a prova do excesso de velocidade pela marca dos pneus no asfalto].

Nota: o que permite distinguir as presunes das fices legais o facto de as primeiras se fundamentarem na normalidade das coisas [vg a presuno da titularidade do direito em que est na posse da coisa, art. 1268-1 CC], enquanto que as segundas equiparam situaes que so distintas, contrariando a realidade das coisas . Prova prima fcies ou de primeira aparncia: o facto principal provado atravs de um facto indicirio [facto que faz presumir, atravs da utilizao de uma regra de experincia, o objecto da prova]. Assenta numa presuno judicial, na medida em que se baseia no percurso tpico dos

acontecimentos [regras ou mximas de experincia da

43

vida e de normalidade] vg deduo da causa do acidente de viao pelo facto de o automvel circular noite sem luzes; prova por libi [se ficar provado que algum se encontrava em determinado lugar aquando do facto]. No podem ser utilizadas nos casos em que no admitida a prova testemunhal [art. 351 e 393 CC], excluindo a sua utilizao para a prova de factos que s podem ser provados documentalmente ou para a prova de factos

plenamente provados por documento ou por outro meio com fora probatria plena [art. 393-1 e 2 CC].

4: DIREITO CONSUETUDINRIO, LOCAL E ESTRANGEIRO.

44

You might also like