You are on page 1of 16

A.

CARACTERIZAO DAS ESCOLAS

As escolas que foram tomadas como campos de estgio pelo grupo situam-se, respectivamente, nos bairros de Alto da Mooca, Centro Franco da Rocha e Jardim Eliza Maria. Quanto ao nvel de educao que pudemos observar, temos: Educao Infantil. Dentre os profissionais atuantes nas escolas, todas elas contam com Diretor e Merendeira, algumas contam com Coordenador Pedaggico e uma conta com vigia, enfermeira, professores assistentes ou substitutos e assistente de direo.

B. ESTRUTURA FSICA E MATERIAL Em termos de dependncias fsicas, todas as escolas apresentavam ptio, sanitrio, refeitrio, parque, rea livre; algumas contam com sala dos professores e sala da direo; uma delas tem sala de leitura, sala de vdeo, brinquedoteca, secretaria, quadra coberta, quadra sem cobertura e sala da coordenao. Observamos tambm que h variedade em relao a recursos didticopedaggicos. Constatamos a existncia de televisor, jogos didticos, aparelho de som, vdeos/ DVD educativos e fantoches em algumas escolas, brinquedos em outras e de slidos geomtricos, dicionrios diversos, instrumentos musicais, somente em uma escola. A esse respeito, importante considerarmos que nem todas as escolas possuem os mesmos recursos financeiros. Em termos de metodologia de trabalho, observamos, at o momento, a prtica de estudos dirigido individual, tarefa individualizada, experimentao, estudo em grupo, monitoria, passeios/excurses educativas, dinmicas em grupo, exposio de trabalhos por parte do corpo docente das escolas. Desta maneira, vimos a importncia dos diversos tipos de metodologias pedaggicas aplicados com o intuito do desenvolvimento cognitivo,social e cultural da criana. Quanto s atividades que as crianas realizam, observamos as seguintes: pesquisa, treino ortogrfico, msica jogos/ brincadeiras, exerccios de fixao de contedos, cpia de lies, leitura oral, desenho livre/dirigido, trabalhos manuais.

.Considerando-se a metodologia das professoras e as atividades mais realizadas pelas crianas, relacionamos o trabalho realizado nas escolas em que estagiamos como sendo relacionados tendncia pedaggica tradicional. Justificando esta relao que estabelecemos, temos a registrar que Sobre a concepo de criana e infncia temos a dizer que a criana como todo ser humano um sujeito social e histrico, apropria-se de valores e modos de ser prprios do seu tempo e lugar, porque as relaes so parte integrante de suas vidas, de seu desenvolvimento. Compreender a natureza singular de cada criana, como um ser que sente e pensa o mundo do seu jeito, um desafio da educao infantil e de seus profissionais.

C. CONCEPO DE CRIANA E INFNCIA A criana um sujeito social e histrico e faz parte de uma organizao familiar que est inserida em uma sociedade com uma determinada cultura, em um determinado momento. marcada pelo meio em que est destacando que a famlia o principal ponto referencial da criana. O conhecimento no se constri em rplica da realidade, mas num fruto de um intenso trabalho de criao, significao e composio de novas interpretaes da existncia efetiva. A criana pensa e sente o mundo a sua maneira, ela interage com as pessoas que lhe so prximas, revela esforos para compreender o mundo em que vive atravs das brincadeiras. Esperam poder brincar com os seus educadores de esconder e descobrir o rosto, encontrar objetos escondidos, brincar de bola, de esconde - esconde. Afinal segundo Robert Fulghum - TUDO O QUE HOJE PRECISO REALMENTE SABER, APRENDI NO JARDIM DE INFNCIA - (...) Leve uma vida equilibrada: aprenda um pouco, pense um pouco... e desenhe...e pinte... e cante... e dance... e brinque... e trabalhe um pouco todos os dias.

H, portanto, necessidade de passar a importncia de regras e limites dentro das brincadeiras e fora delas, refletindo sobre seus atos. A educao est sempre ligada a um projeto, a uma perspectiva, a um sentido. Fica muito difcil o trabalho do professor quando o aluno no sabe o que est fazendo ali em sala, quando os pais mandam os filhos para a escola, mas tambm no esto muito convictos disto, a ponto de apoiarem abertamente os filhos diante de eventuais conflitos com a escola. Das escolas que observamos vimos que as professoras solucionam os conflitos por meio de uma boa comunicao entre professor- aluno e aluno aluno.

1. CRIANAS CONSTRUINDO SUA AUTONOMIA - EDUCAR E CUIDAR

As escolas foram observadas e das trs, em apenas uma escola auxiliam as crianas a segurar a mamadeira, ajudam a alcanarem os objetos, a tirarem seus calados, a lavarem as mos e usarem o sanitrio.Nas outras duas apenas ajudam a amarrarem seus sapatos, as crianas que tinham essa ajuda so criana com a faixa etria de 4 a 5 anos de idade.

Em todas as escolas observadas as professoras apiam as crianas na conquista da autonomia e nos cuidados, permitindo as crianas irem ao banheiro sozinhas, arrumarem suas malas, guardarem seus brinquedos, seus materiais e encherem suas garrafas de gua. As professoras tambm auxiliam as crianas na realizao de seus cuidados, proporcionando que elas criem autonomia em seus cuidados dirios na escola e em casa. Em relao s brincadeiras observamos que as professoras incentivam as crianas a escolherem seus brinquedos, materiais e brincadeiras. Quanto s atividades que as crianas realizam, observamos que nenhuma das escolas as professoras oferecem atividades que podem ser escolhidas pelas prprias crianas de acordo com sua preferncia.
Educar significa, portanto, propiciar situaes de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantil de relao interpessoal, de ser e estar com os outros em uma atitude bsica de aceitao, respeito e confiana, e acesso pelas crianas, aos conhecimentos mais amplos da

realidade social e cultural. (REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAO INFANTIL, 1998, PP.23)

2. CRIANA RELACIONANDO-SE COM O AMBIENTE NATURAL E SOCIAL

Observamos que em duas escolas as professoras organizam momentos, espaos e disponibilizam materiais para que as crianas se sentem, engatinhem, rolem e pulem. Notamos tambm que nenhuma das escolas possibilita contato e brincadeiras das crianas com animais e elementos da natureza, e em nenhuma das instituies leva as crianas a conhecer e explorar, os diferentes espaos naturais e culturais de sua localidade. No foi possvel observar atividades em que as professoras considerem o conhecimento da famlia.
Em muitas ocasies, os espaos de que dispomos so muito limitados. Nessas situaes preciso usar a imaginao para poder faz-los polivalentes ao mximo e adapt-los s diferentes necessidades que vo surgindo. (BASSEDAS, HUGUET, SOL, 1999, PP.107)

3. CRIANAS TENDO EXPERINCIAS AGRADVEIS COM O PRPRIO CORPO.

Quanto aos cuidados do corpo, observamos que em duas escolas as professoras ensinam as crianas a cuidar de si e do prprio corpo. Explicando a importncia de escovar os dentes, tomar banho, cortar as unhas e outros cuidados higinicos. Isso sem contar que as professoras atendem de imediato as necessidades fisiolgicas das crianas, deixando usar o banheiro e beber gua sempre que necessrio. Nas escolas observadas apenas uma considera o ritmo da criana na retirada das fraldas. As professoras tentam retirar aos poucos, e ensinam a usar o banheiro adaptado ao seu tamanho.
O cuidado precisa considerar principalmente as necessidades das crianas, que quando observadas, ouvidas e respeitadas, podem dar pistas importantes sobre a qualidade do que esto recebendo(...)

A base do cuidado humano compreender como ajudar o outro a se desenvolver como ser humano. Cuidar significar valorizar e ajudar a desenvolver capacidades. O cuidado um ato em relao ao outro e a si prprio que possui uma dimenso expressiva e implica em procedimentos especficos. (REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA EDUCAO INFANTIL, 1998, PP.24)

4. CRIANA SE EXPRESSANDO POR MEIO DE DIFERENTES LINGUAGENS PLSTICAS, SIMBLICAS, MUSICAIS E CORPORAIS- A PRTICA EDUCATIVA

Observamos que em nenhuma das escolas as professoras propem s crianas brincadeiras com sons, ritmos, melodias, e no oferecem instrumentos musicais.

Percebemos que as professoras incentivam as crianas a produzirem pinturas e desenhos com diversos materiais. Por outro lado, notamos que as professoras possibilitam que as crianas ouam e cantem diferentes tipos de musica. Isso acontece no horrio da entrada ou do lanche. De todas as escolas observadas, apenas em uma as professoras organizam espaos, materiais e atividades para as brincadeiras de faz de conta. Logo aps permitem que as crianas montem um teatro representando os personagens. Destacamos que as professoras no promovem a participao das crianas com deficincia nas atividades.
A instituio de educao infantil deve tornar acessvel a todas as crianas que a freqentam, indiscriminadamente, elementos da cultura que enriquecem o seu desenvolvimento e insero social. Cumpre um papel socializador, proporcionando um desenvolvimento da identidade das crianas, por meio de aprendizagens diversificadas, realizadas em situaes de interao. (REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA EDUCAO INFANTIL, 1998, PP.23)

5.

CRIANAS

TENDO

EXPERINCIAS

AGRADVEIS,

VARIADAS

ESTIMULANTES COM A LINGUAGEM ORAL E ESCRITA.

Percebemos que as professoras lem livros diariamente, e de diferentes gneros para as crianas, como contos de fada e fbulas, podendo afirmar que as crianas ficam encantadas com as histrias. Despertando tambm o interesse da leitura nas crianas e incentivando-as na leitura. H uma estante em cada sala com diversos livros, revistas e gibis de fcil acesso para as crianas. Observamos tambm que as professoras criam oportunidades para que as crianas tenham o contato com as palavras escritas, atravs de cartazes com frases, fotos, texto e o alfabetrio grande e colorido. Porm das escolas observadas apenas uma, as crianas so incentivadas a produzirem textos mesmo sem saber ler e escrever. Das escolas observadas apenas uma, as professoras adotam a prtica de conversa com os bebs e as crianas pequenas, isso ocorre no momento da mamadeira onde a professora conversava com ela e a criana olhava fixamente. Notamos que as professoras sempre incentivam as crianas maiores, individualmente ou em grupos, a contar situaes das historias que foi narrada, pede para cada criana desenhar a parte que mais gostou, e depois contar para as outras crianas.
Para que esse objetivo maior seja concretizado, definimos as seguintes metas educacionais: a construo da autonomia e da cooperao, o enfrentamento e a soluo de problemas, a responsabilidade, a criatividade, a formao do autoconceito estvel positivo, a comunicao e a expresso em todas as formas, particularmente ao nvel da linguagem. (KRAMER, 2005, PP.37)

6. CRIANAS RECONHECENDO SUA IDENTIDADE E VALORIZANDO AS DIFERENAS E A COOPERAO

Notamos que as instituies disponibilizam materiais e oportunidades variadas (histria oral, brinquedos, mbiles, fotografia e livros, para meninos e meninas, brancos e negros e pessoas com deficincia.)

Outro fato importante, que as instituies no permitem o uso de apelidos e comentrios que possam ser pejorativos, discriminatrios ou preconceituosos. Quando isso ocorre as professoras repreendem as crianas dizendo que no correto chamar os colegas de apelido, mais sim pelo nome, e faz a criana pedir desculpas. Observamos tambm que a professora utiliza situaes para que as crianas se ajudem e compartilhem responsabilidades e conhecimentos, dividindo os brinquedos, guardando objetos, ajudando os colegas com algumas dificuldades e organizando os brinquedos.
Do ponto de vista scio- afetivo, enfatizamos a importncia de que a criana tenha uma auto-imagem positiva, percebendo-se, cada qual, na sua identidade prpria e sendo valorizada nas suas possibilidades de ao e crescimento medida que desenvolve seu processo de socializao e interage com o grupo. Alm disso, necessrio trabalhar junto s crianas para que aceitem e convivam construtivamente com as diferenas existentes no grupo, seja em relao etnia, classe social ou sexo. (KRAMER, 2005, PP.20)

7. . INTERAO ENTRE CRIANAS E CRIANAS

No que se refere interao das crianas em todas as escolas foi possvel notar que as professoras promovem oportunidades entre crianas da mesma faixa etria e de faixas etrias diferentes. Ainda sobre interao percebemos que em nenhuma das escolas h organizao de espaos, brincadeiras e materiais acessveis para a interao entre crianas com deficincia e as demais crianas.
A fim de que essa funo se efetive na prtica, o trabalho pedaggico precisa se orientar por uma viso das crianas como seres sociais, individuais que vivem em sociedade, cidads e cidados. Isso exige que levemos em considerao suas diferentes caractersticas, no s em termos de histrias de vida ou de regio geogrfica, mas tambm de classe social, etnia e sexo. Reconhecer as crianas como seres sociais que so implica em no ignorar as diferenas. (...) insero social no grupo seja construtivista, e para que cada uma seja valorizada e possa desenvolver sua autonomia, identidade e esprito de cooperao e solidariedade com os demais. (KRAMER, 2005, PP.19)

8. RESPONSABILIDADE PELA ALIMENTAO SAUDVEL DAS CRIANAS

Nas escolas que foram tomadas como campo de estgio, observa-se que todas elas possuem um cardpio nutricional variado e rico, atendendo as necessidades das crianas. Quanto retirada da mamadeira, apenas uma escola segue esse programa, pois a nica que tem bebs e crianas pequenas.
O desenvolvimento integral depende tanto dos cuidados relacionais, que envolvem a dimenso afetiva e dos cuidados com o aspecto biolgico do corpo, como a qualidade da alimentao e dos cuidados com a sade. Quanto da forma que esses cuidados so oferecidos e das oportunidades de acesso a conhecimentos variados. (BRASIL, MEC/SEF, 1988, PP.24-).

9. LIMPEZA, SALUBRIDADE E CONFORTO

Em termos de higiene e limpeza das escolas foi possvel observar que em todas as escolas as salas, os ambientes internos e externos so agradveis e limpos, diariamente so retirados os lixos e sempre so tomados ou cuidados necessrios com a limpeza e com a higiene das crianas.
O cuidado, precisa considerar principalmente as necessidades das crianas que quando observadas, ouvidas e respeitadas podem dar pistas importante sobre a qualidade do que esto recebendo. Os procedimentos de cuidado tambm precisam seguir os princpios de promoo sade. Para se atingir os objetivos dos cuidados com a preservao da vida e com o desenvolvimento das capacidades humanas, so necessrios que as atitudes e procedimentos estejam baseados em conhecimentos especficos sobre o desenvolvimento biolgico, emocional e intelectual das crianas, levando em consideraes as diferentes realidades socioculturais. (BRASIL, MEC/SEF, 1988, PP.25).

10. SEGURANA

No que se refere segurana, observamos algumas irregularidades, pois nas trs escolas visitadas as tomadas ficam colocados na parte baixa da parede, porm uma escola possui tampas protetoras, ou seja, em duas escolas as crianas tm acesso a essa parte eltrica. Ainda sobre segurana todas as escolas colocam seus produtos de limpeza, medicamentos, substncias txicas fora do alcance das crianas. Em apenas uma das escolas foi possvel observar o botijo de gs do lado externo e protegido, sendo que nas outras duas escolas no foi possvel identificar a localizao do gs.
Contemplar o cuidado na esfera da instituio da educao infantil significa compreend-lo como parte integrante da educao, embora possa exigir conhecimentos habilidades e instrumentos que extrapolam a dimenso pedaggica. Ou seja, cuidar de uma criana em um contexto educativo demanda a integrao de vrios campos de conhecimentos e a cooperao de profissionais de diferentes reas. (BRASIL, MEC/SEF, 1988, PP.24).

11. ESPAO E MOBILIRIO QUE FAVORECEM AS EXPERINCIAS DAS CRIANAS

Atravs das observaes foi possvel perceber que todas as escolas possuem um espao organizado para leitura equipado com livros, revistas e outros materiais acessveis as crianas, isso ocorre por meio de uma estante com livros diversos que colocada em cada sala, chamada cantinho da leitura Falando sobre a estrutura das escolas todas tem janelas que permitem a viso do espao pelas crianas. Em relao s crianas com deficincia nenhuma das escolas possuem mobilirios que visem acolher este tipo de aluno. Quanto aos bebedouros, vasos sanitrios, pias e chuveiros todas as escolas possuem esses recursos. Em apenas uma das escolas foi possvel perceber o uso de espelhos seguros para que as crianas possam brincar e observar a prpria imagem e na nica instituio que h bebs e crianas pequenas no h mveis firmes para que as crianas possam apoiar-se ao tentar ficar em p sozinhas.
As crianas necessitam de espaos abertos e com o mnimo de condies higinicas e fsicas (luz, ventilao, amplitude, etc.) para se sentirem

vontade. preciso organizar o espao de maneira que fique acolhedor, seguro, amplo e funcional para os deslocamentos. Um espao acolhedor, harmonioso e funcional, mesmo que no garanta um comportamento adequado, uma condio bsica para consegui-lo. (HUGUET, SOL, 1999, PP.106).

12. MATERIAIS VARIADOS E ACESSVEIS AS CRIANAS

Quanto aos materiais disponveis nas instituies foi observado que todas tm diversos tipos de livros e outros materiais para a leitura, em todas h brinquedos que respondam aos interesses das crianas em quantidade suficiente e para diversos usos, tambm h materiais pedaggicos diversos em todas as escolas como materiais para pintar, modelar, construir, entre outros. Somente em duas escolas h materiais individuais de higiene, e em nenhuma h instrumentos musicais; somente em uma escola possui materiais que incentivem o conhecimento e o respeito s diferenas entre brancos e negros, indgenas e pessoas com deficincia, esses materiais so compostos por bonecos e desenhos animados de pessoas com diversas caractersticas fsicas. E apenas na escola que h bebs e crianas pequenas que tem objetos de explorar texturas, sons, formas e pesos, morder, puxar, entre outros. Sobre materiais que so adequados as necessidades das crianas com deficincia, nenhuma das escolas possui esse tipo de material. A esse respeito importante considerar quem em duas dessas escolas tem crianas deficientes e mesmo assim no h recursos para propiciar atividades dirigidas a essas crianas especiais.
Com relao ao material, especialmente no primeiro ciclo, devemos selecionar aqueles que deixaremos ao alcance (que poderemos trocar de acordo com o jogo oferecido ou o cansao do grupo, etc.) preciso, ento, diferenciar os materiais que ficam ao alcance de todos como alguns materiais dos cantinhos, bonecos grandes, contos no seu lugar, brinquedos grandes, etc.- dos materiais no acessveis diretamente como pinturas, jogos de peas pequenas, encaixes ou materiais delicados. medida que as crianas vo crescendo, e, sobretudo no segundo ciclo, pode-se colocar mais material ao seu alcance, pois j so capazes de segur-los, guard-los e cuid-lo. (HUGUET, SOL, 1999, PP.111).

13.

ESPAO,

MATERIAIS

MOBILIRIOS

PARA

RESPONDER

AOS

INTERESSES E NECESSIDADES DOS ADULTOS

Dentre as escolas visitadas nenhuma possui um ambiente que permita o descanso e o trabalho individual ou coletivo da equipe. Constatamos a existncia de banheiros de uso exclusivo dos profissionais em todas as escolas e no h em nenhuma um espao planejado para recepo e acolhimento dos familiares. J no que se refere a bebs e crianas pequenas, apenas uma possui fraldrio na altura adequada ao adulto para troca de fraldas.

Ao considerarmos as pessoas que utilizam os espaos da escola, devemos lembrar-nos das crianas, dos profissionais, do pessoal que trabalha indiretamente com as crianas, dos pais que trazem seus filhos: cada um tem diferentes necessidades, relacionadas com a funo que desempenha na escola. No se pode deixar de ter essa viso mais ampla, que inclui todos os usurios e as usurias do centro. Mesmo que concordemos que, no contexto escolar, o mais importante a criana e o seu bem-estar, preciso lembrar que, para isso acontecer, necessrio que os demais trabalhadores tambm se sintam vontade e contem com o espao necessrio para realizar bem sua tarefa. (HUGUET, SOL, 1999, PP.106).

14. RESPEITO E ACOLHIMENTO FAMLIA E ESCOLA Quanto ao respeito e acolhimento famlia e escola apenas em uma das escolas foi possvel observar que os familiares sentem - se bem recebidos, acolhidos e tratados com respeito e que as professoras e demais profissionais sentem-se respeitados pelos familiares, nas outras escolas no foi possvel observar o relacionamento que h entre famlia e escola. Alm disso, observamos que em duas escolas as reunies e entrevistas com os familiares so realizadas em horrios adequados, e em todas as escolas os horrios de funcionamento e o calendrio da instituio atende as necessidades das famlias.
Com relao famlia, preciso dispor de um espao para conversar com a educadora, para receber e dar informaes, para despedir-se e reencontrarse, para relacionar-se entre si e estabelecer relaes com pessoas de outras famlias. (HUGUET, SOL, 1999, PP.106).

15. GARANTIA DO DIREITO DAS FAMLIAS DE ACOMPANHAR AS VIVNCIAS E PRODUES DAS CRIANAS

Diante das observaes nota-se que em todas as escolas acontecem reunies pelo menos trs vezes por ano. Nessas reunies com os familiares alm de ser apresentado o planejamento da escola, so entregues relatrios sobre aprendizagens e produes das crianas atravs de atividades feitas por elas demonstrando assim o progresso obtido.

As reaes entre a famlia e o centro educativo devem proporcionar que os pais e as mes possam compreender aceitar e valorizar a tarefa educativa da escola. A participao das famlias pode ser benfica para a escola pelos seguintes motivos: aproxima os dois mundos- o da famlia e o do centrofavorecendo aprendizagens mtuas, nas quais cada pessoa pode trazer uma experincia, um saber, uma maneira de fazer diferente e enriquecedora. (HUGUET, SOL, 1999, PP.289 e 296).

16. PARTICIPAO DA INSTITUIO NA REDE DE PROTEO DOS DIREITOS DAS CRIANAS

Em termos de proteo dos direitos das crianas todas as instituies acompanham a freqncia e as razes de faltas dos alunos. Em caso de crianas com sinais de negligncia como violncia domstica, explorao sexual e trabalho infantil as instituies tem a preocupao e a responsabilidade de encaminhar ao conselho tutelar. Todas as escolas comunicam os casos de doenas infecciosas s famlias e no foi possvel perceber se as mesmas comunicam os casos de doenas ao sistema de sade. Somente em uma das escolas foi possvel notar a participao da Secretaria Municipal de Educao quanto informao sobre servios de educao especial existentes.
O ECA estabeleceu um sistema de elaborao e fiscalizao de polticas pblicas voltadas para a infncia, tentando com isso impedir desmandos, desvios de verbas e violao dos direitos das crianas. As propostas pedaggicas devem considerar a criana integralmente. Essa nova forma de olhar a criana e para a criana tem requerido a construo de novas formas de educar e cuidar. No apenas uma nova lei: so novos valores, novos rumos, novas bases tericas e filosficas, novos conhecimentos, novos relacionamentos.(FERREIRA, 1998, 178 e179).

17. PLANEJAMENTO, ACOMPANHAMENTO E AVALIAO (AVALIAO E OBSERVAO)

Atravs das observaes percebe-se que em apenas duas escolas foi possvel visualizar o planejamento e avaliao das atividades feitas pelas professoras periodicamente. Esses planejamentos so feitos por meio da organizao de sala, materiais e ambientes propcios e anotaes do

desenvolvimento das crianas. A respeito atividade importante considerar que em todas as escolas as professoras organizam o tempo e as atividades de modo a permitir que as crianas brinquem todos os dias e apenas uma no h transio tranqila de uma atividade para outra, sendo que nas outras duas as professoras conseguem organizar o tempo de uma atividade para outra e depois que as crianas terminam as atividades elas vo para o ptio ou parque de forma organizada e tranqila. Quanto h prtica de planejamento, observamos que algumas no criam condies para que as crianas tambm manifestem suas opinies.

preciso estabelecer uma programao minuciosa e detalhada e alimentar algumas idias a partir das quais se vai concretizando as atividades dirias da aula. Tambm h quem adote um material curricular (livro de fichas ou projeto oferecidos pelas editoras) E o siga fielmente- nesse caso, podemos dizer que se delega a outro a tarefa do planejamento; e quem, mesmo dispondo de algum material de suporte, elabore seu prprio plano de ao. No h uma maneira nica de planejar, nem um modelo ou planilha ideal qual se possa ajustar as programaes. (HUGUET, SOL, 1999, PP.112 e 113).

18. REGISTRO DA PRTICA EDUCATIVA

Considerando a prtica educativa das professoras, foi possvel notar que em todas as escolas as professoras fazem registros sobre as brincadeiras, vivncias, produes e aprendizagem e em todas as instituies h documentao organizada

sobre as crianas, como ficha de matricula, copia da certido de nascimento, carto de vacinao e histrico de sade.
A professora deve ser responsvel pela ao educativa com seu grupo, que dever planejar realizar e avaliar, considerando a sua tarefa e a evoluo das crianas que esto sob sua responsabilidade. (HUGUET, SOL, 1999, PP.97).

19. REGISTRO SOBRE A GESTO NA EDUCAO INFANTIL (25 HORAS DE ESTGIO)

Luciana Ferreira de Souza s vinte e cinco horas de estgio que realizei na parte administrativa da instituio rico Verssimo no me proporcionaram muitos conhecimentos, pois no consegui observar uma rotina administrativa com elaboraes de projetos, relao da administrao com os professores e familiares e questes burocrticas do dia a dia como matriculas de alunos. A diretora e a coordenadora pedaggica dirigem mais duas EMEIS e no ficavam muito na escola que tomei como campo de estgio, as vezes que elas compareciam a EMEI suas atividades eram observar a organizao da escola, dar algumas orientaes sobre procedimentos a serem tomados e fazer alguns ofcios para a Secretaria Municipal de Educao. Acredito que a pouca rotina administrativa se deve ao fato da EMEI ser pequena e de haver mais duas EMEIS maiores para a direo. Contudo acredito que todo conhecimento seja vlido e espero que no decorrer da minha graduao eu possa vivenciar melhor a prtica na administrao escolar.

Joyce Pedreira de Assis

Pelo que pude observar e acompanhar a diretora coordenava utilizao do espao fsico ao atendimento e acomodao da demanda, inclusive criao e

supresso de classes, aos turnos de funcionamento, distribuio de classes por alunos. Encaminhava, na sua rea de competncia os recursos e processos, bem como petio, representao ou ofcios dirigidos a qualquer autoridade e/ou remetlos a quem de direito, nos prazos legais. Autorizava a matrcula e transferncia dos alunos, aplicava as penalidades de acordo com as normas estatutrias no regimento assegurando ampla defesa aos acusados. Garantia a organizao e atualizao do acervo, recortes de leis, decretos, portarias comunicados e outros bem como a divulgao Equipe Escolar e organizava a Equipe Escolar as reunies pedaggicas da unidade. Por ser uma escola particular e pequena, no possua secretria, coordenadora pedaggica, vice-diretora e outras profissionais da educao. Assim observei que a diretora ficava sobrecarregada em alguns momentos.

Tamires dos Santos Costa

Nas 25 horas que cumpri na secretaria pude observar que o funcionamento era igual a todos os dias, a auxiliar administrativa prestava servio internos e quando necessrio atendia as solicitaes dos demais. E a diretora sempre em sua sala no qual no tive muito contato com ela. Essa experincia no me proporcionou conhecimentos, percebi que existiam muitas restries, minha nica funo era validar os atestados.

20. CONSIDERAES FINAIS DO GRUPO

Por estudarmos pedagogia esse trabalho foi essencial para conhecermos um pouco mais sobre atitudes que so tomadas no mbito escolar e na educao da sociedade em si. fundamental para um pedagogo conhecer certas aes que ocorrem dentro da sala de aula e quais as conseqncias que acarretam essas aes, para exercer seu senso critico e buscar uma didtica e um aprendizado, afim de que tenha uma viso ampla do seu campo profissional.Tendo como objetivo orientar e apontar caminhos as pessoas formando seres pensantes e que tenham autonomia perante a sociedade.

21. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

BASSEDAS, Eullia, HUGUET, Tereza & SOL, Isabel. Aprender e ensinar na educao infantil. Porto Alegre: Artes Mdicas Sul, 1999. Capitulo 3: A prtica educativa I: organizao e planejamento, PP.91-127.

BRASIL. Ministrio da Educao e do Desporto. Secretria de Educao Fundamental. Braslia: MEC/SEF, 1998. Referencial curricular nacional para a educao infantil. Volume 1: Introduo, PP. 23-5.

FERREIRA, Maria Clotilde Rossetti [ET AL.] (orgs). Os fazeres na educao infantil. So Paulo: Cortez, 1998. Captulos 52 e 53: Novos ares para a educao infantil e As leis e a educao infantil, PP. 173 183.

KRAMER, Sonia (org). Com a pr-escola nas mos uma alternativa curricular para a educao infantil. So Paulo: tica, 2005. Captulo 1: Fundamentos tericos da proposta, PP.17-38.

You might also like