You are on page 1of 6

SIMULADO 7 A / 7 A.A / 7 B / 7 C / 7 D 1 - Analise formal da obra da Tarsila do Amaral - S.

Paulo - A figura humana esta totalmente ausente desta imagem urbana, substituda por estas maquinas gente que, junto s rvores e aos prdios, simbolizam a modernizao da cidade. A afirmao esta correta? a) s vezes b) nem sempre c) sim d) no 2 - Quais so as diferenas que podemos observar entre esta paisagem e as paisagens que vemos hoje nas grandes metrpoles? a) a cidade no evoluiu b) a cidade evoluiu c) aumentou o numero de favelas d) nenhuma das alternativas 3 - E possvel imaginar que hora do dia a paisagem representa? a) sim b) no c) s vezes d) nem sempre 4 - A luz e sombra so elementos fundamentais da linguagem visual? a) sim b) no c) s vezes d) nem sempre Gabarito 1-c 2-b 3-a 4-a Habilidades 1-2 - Interpretar e relacionar, na leitura de obras de arte, a diferenciao de suportes convencionais, no convencionais e imateriais usados no fazer arte. 3-4 - Operar com suportes, imagens, ideias e sentimentos por meio da especificidade dos processos de criao em arte, gerando sua expresso em artes visuais.

8 A / B / C 1 - A luz e sombra so elementos fundamentais da linguagem visual? a) nem sempre b) s vezes c) sim d) no 2 - Identifique o pintor que usava as tcnicas do realismo para obter um efeito surreal com a distoro de objetos corriqueiros situados num contexto alucinante. a) Salvador Dali b) Vincent Van Gogh c) Marc Chagall d) Henri Matisse 3 - Identifique o pintor que utilizava como elemento a base de uma superfcie plana e rejeitava o que existia, expressando sua sensibilidade por meio da cor. (Arte abstrata) a) Di Cavalcanti b) Almeida Junior c) Leonardo da Vinci d) Mondrian 4 - Qual foi o artista que representou os ideais estticos da gerao modernista da Semana da Arte Moderna. a) Auguste Renoir b) Tarsila do Amaral c) Almeida Junior d) Michel ngelo Gabarito 1-c 2-a 3-d 4-b Habilidades - Investigar processos de criao pessoais e de artistas, ampliando o conceito de poticas e de processo de criao. - Operar na leitura de obras de arte e no fazer artsticos com a ideia de obra de arte sem a rigidez dos cnones e definies tradicionais.

1 A / B / C 1 - Qual e a definio de uma linha? a) um ponto se desloca, formando um rastro, este movimento e a linha. b) o ponto e esttico c) o ponto no tem direo d) nenhuma das alternativas esto corretas 2 - O que representa a obra o Grito de Edvard Munch? a) um fantasma b) uma figura andrgena num momento de profunda angustia e desespero existencial c) um passeio descontrado, sobre a ponte de Oslofjord ( em Oslo) ao por do sol d) nenhuma das alternativas. 3 - Mondrian foi o expoente mais clssico do abstracionismo. Qual a tcnica que ele utilizava? a) utilizava a perspectiva com ponto de fuga. b) utilizava como elemento a base de uma superfcie plana c) utilizava uma pintura tridimensional d) nenhuma das alternativas esto corretas 4 - De uma definio do Surrealismo a) [e uma representao bastante fiel das coisas vistas. b) a viso magica da realidade, o imaginrio a volta ao mundo dos sonhos e, em alguns casos o fascnio pelo ocultismo c) e um desenho de imitao, e a base para todos os outros tipos de desenhos. d) nenhuma das alternativas esto corretas. Gabarito 1-a 3-b 2-b 4-b Habilidades - Operar, na leitura de obras de arte e no fazer artstico, com a ideia de obra de arte sem a rigidez dos cnones e definies tradicionais.

2 A / B 1) Arte e vista como uma palavra magica, difcil de ser entendida, algo muito longe, quase fora da realidade, distante de nosso olhar. A afirmao esta correta? a) Sim b) No c) s vezes d) Nenhuma das alternativas 2) A obra surrealista, a persistncia da memria de: a) Salvador Dal b) Edvard Munch c) Vincent Van Gogh d) Nenhuma das alternativas 3) O grito considerado com uma das obras mais importantes do movimento expressionista e adquiriu um estado de cone cultural a par da Monalisa de Leonardo da Vinci. A afirmao est correta? a) No b) Nem sempre c) Sim d) Nenhuma das alternativas 4) Quem foi o grande precursor da arte abstrata? a) Van Gogh b) Leonardo da Vinci c) Mondrian d) Nenhuma das alternativas

Gabarito 1-b 2-a 3-c 4-c Habilidades - Interpretar e relacionar, na leitura de obras de arte, a diferenciao de suportes convencionais, no convencionais e imateriais usados no fazer arte.

3 A/B 1) Quem foi o grande precursor da arte abstrata? a) Leonardo da Vinci b) Van Gogh c) Mondrian d) Czane 2) Quem foi o grande gnio do Renascentismo? a) Tarsila do Amaral b) Alfred Volpi c) Leonardo da VInci d) Van Gogh 3) O que foram os Mecenas? a) Nobres comerciantes que no ostentava o poder. b) Nobres comerciantes que no encontravam nas letras e nas artes uma forma de prestigio. c) Nobres comerciantes que colocava o homem Renascentista como o centro do universo. d) Nobres comerciantes que protegiam os artistas e empregavam suas riquezas nas artes e nos estudos. 4) Em que regio teve inicio uma arquitetura realmente brasileira, com caractersticas prprias? a) Minas Gerais b) So Paulo c) Rio de Janeiro d) Nenhuma das alternativas.

Gabarito 1-c 2-c 3-d 4-a Habilidades - Articular imagens, ideias e sentimentos por meio da especificidade dos processos de criao nas linguagens das artes visuais. - Estabelecer relaes.

You might also like