You are on page 1of 9

29/05/13

A Cultura Brasileira
Profa. Cludia Benedetti

O Legado Colonialista

Primeiramente...
Buscaremos compreender as razes do atraso brasileiro, por meio do reconhecimento das especificidades do tipo de colonizao encetado por Portugal. Dentre os temas a serem discutidos, os quais se relacionam ao legado ibrico, esto a chamada democracia racial e a formao do homem cordial .

29/05/13

Referncias da Antropologia Brasileira

Gilberto Freyre: Casa-Grande & Senzala (1933) Srgio Buarque de Holanda: Razes do Brasil (1936)

O assunto que aproxima Srgio Buarque e Gilberto Freyre o passado colonial do Brasil, uma vez que ambos no s desqualificam o mito de origem que atribui artificialidade de nossa formao colonial grande parte dos problemas nacionais, mas valorizam a miscigenao e a tolerncia racial em seus efeitos responsveis por uma maior integrao cultural e social, configurando imagens da sociedade brasileira diferenciadas.

Casa e Razes: A Origem Colonial

29/05/13

Casa-grande & Senzala , livro considerado conservador, que de fato tem uma viso aristocrtica, mas em cujos interstcios brotou muita coisa avanada, influiu no pensamento e atitudes progressistas, como a importncia dada ao negro. Apesar de v-lo de maneira por assim dizer patriarcal, Gilberto Freyre o trouxe como tema para a linha de frente, inclusive organizando o 1o. Congresso Afro-Brasileiro. Alm disso, desenvolveu um modo anti-monumental de ver a sociedade desde as suas razes coloniais (CANDIDO, 1988, p. 64).

Razes do Brasil pode ser lido como a identificao dos obstculos que entravavam a modernizao poltica e econmica do pas, como as razes daquilo que deve ser enfrentado para a criao de uma nova sociedade, de uma nova cultura poltica, que ao mesmo tempo rompa com o bacharelismo e outros mecanismos sedimentados e liberte a verdadeira expresso do nacional (CANDIDO, 1988, p. 65).

Casa-Grande & Senzala (1933), de Gilberto Freyre, trazia tona a discusso acerca da cidadania a partir da noo de heterogeneidade, inaugurando uma forma de escrever voltada para o ntimo da sociedade, uma vez que o autor conseguiu introduzir o conceito de cultura como ndice de anlise, em um perodo marcado pelas discusses raciais.

29/05/13

Razes do Brasil (1936), de Srgio Buarque de Holanda, buscava identificar qual passado estava sendo modificado e qual futuro embrionrio estava emergindo nas dcadas de 1930 e 1940. Ao retomar o passado a partir da reconstruo de fragmentos da vida, de mentalidades existentes no presente e que orientam a vida atual, Srgio Buarque responde a uma questo do presente, examina concepes, instituies e valores passados, j que so legados que, de certa maneira, obliteram a transio para um outro futuro.

Casa-Grande & Senzala e o Mito da Democracia Racial

Em Casa-Grande & Senzala, Gilberto Freyre procura demonstrar no apenas o valor adaptativo da miscigenao de raas e culturas relativa vida nos trpicos, mas tambm a formao de uma civilizao original e criativa, consequncia deste carter multirracial.

29/05/13

Ao retomar a ideia das trs raas , oferecia uma espcie de nova racionalidade para a sociedade multirracial brasileira [celebrando] a singularidade da mestiagem, invertendo os termos da equao e positivando o modelo (SCHWARCZ, 1994, p. 54)

A potencialidade da cultura brasileira parecia residir toda na riqueza dos antagonismos equilibrados; da que todo brasileiro, mesmo o alvo, de cabelo louro, traz na alma, quando no na alma e no corpo, a sombra, ou pelo menos a pinta, do indgena ou do negro (FREYRE, 1951, p. 307).

Gilberto Freyre procura demonstrar que o Brasil no foi formado a partir de uma justaposio de culturas e raas, mas sim de um processo de fuso cultural e desenvolvimento de uma nova civilizao , a partir de valores das suas culturas tributrias , constituindo, ao longo do processo formativo, uma identidade original.

29/05/13

O autor mudou a imagem da populao brasileira, mostrando que desde a colnia existia um espao de construo da ordem social circunscrita s relaes da casa-grande e da senzala, com uma dinmica prpria. da que constri a matriz chave da interpretao da sociedade brasileira, em que a formao nacional advm da ordem social patriarcal a esfera pblica aparece como um somatrio das esferas privadas.

As Razes do Brasil e o Homem Cordial

Srgio Buarque investiga a transplantao de uma cultura europeia para uma zona tropical e subtropical.

29/05/13

O autor desvela no passado as foras que atuaram na formao de cada regio do pas, perscruta a lenta adaptao ao meio do legado cultural dos colonos portugueses concomitantemente s transformaes: analisa a ao transformadora em meio s foras de permanncia e conservao, pois para Srgio Buarque, era de extrema relevncia estudar os obstculos mudana, que impediam as foras de renovao da sociedade brasileira.

A cordialidade o produto de uma socializao atravs da famlia patriarcal, em que o domstico aparece com uma magnitude quase ilimitada, o que torna difcil ao homem cordial estabelecer uma distino entre espao pessoal e impessoal, dois tipos de linguagem diferentes.

Freyre e Srgio Buarque: Contrapontos

29/05/13

Contrapontos
Em Srgio Buarque: a sociedade brasileira forjada nas razes coloniais, e estas esto presentes no homem cordial; o autor aponta para a necessidade de ciso entre esfera pessoal e impessoal.

Contrapontos
Malgrado as semelhanas entre os autores (o passado colonial; a temporalidade e a mudana enquanto eixos significativos das obras), possvel dizer que Freyre v a sociedade brasileira pelo registro da harmonizao das diferenas, da convivncia entre o domnio privado e a esfera pblica, sendo esta uma extenso da primeira.

Contrapontos
Srgio Buarque (1995, p. 181) observa que sociedade foi mal formada nesta terra, desde suas razes e aponta para a necessidade ruptura entre pblico e privado como forma superao desse impasse. a as de de

29/05/13

Contrapontos
Gilberto Freyre: viso otimista da formao cultural brasileira. Srgio Buarque de Holanda: viso menos otimista, crtico da herana cultural brasileira.

You might also like