You are on page 1of 9

Ncleo de Educao a Distncia

UVAONLINE

Sade Coletiva

Unidade 2 Histrico da Sade

Pgina 1 de 9

Ncleo de Educao a Distncia

Aviso importante!
Este material foi produzido com o objetivo de permitir que voc realize consultas offline ao contedo do curso virtual. No entanto, alertamos para o fato de que o curso deve ser feito no modo digital. O contedo foi desenvolvido prevendo a utilizao dos recursos que a mdia eletrnica pode oferecer. Atravs do ambiente UVAONLINE, a aprendizagem tornar-se- mais fcil, gil, interativa e eficaz. O texto que estamos disponibilizando para voc, atravs desta apostila, dever ser utilizado apenas como um reforo. Todas as prticas e atividades que devem ser realizadas ao longo e ao final de cada Unidade, s esto disponveis no ambiente virtual. Lembramos ainda que, para obter aprovao, necessrio que voc tenha realizado e enviado para o seu Tutor as atividades e avaliaes propostas em todas as unidades da disciplina. Tenha um timo estudo!

Pgina 2 de 9

Ncleo de Educao a Distncia

J tentamos conceituar sade e vimos importncia destas tentativas. Verificamos tambm que uma preocupao geral dos profissionais de sade. Isto nos faz concluir que, buscar sade exige dedicao e muitas prticas de ateno especializadas. Alm disso, nos leva a questes como: Quando tudo isto comeou? Quando o homem descobriu que necessitava do bem estar? Desde quando a humanidade se importa com questes sade-doena? Por todos estes motivos, foram feitos levantamentos histricos contando com a ajuda de cincias como a Paleontologia e a Antropologia. Registros histricos podem nos informar desde quando o homem se preocupa em cuidar de si e do ambiente em que vive, assim como o que conseguiu para alcanar estes objetivos. A importncia da histria da sade para as prticas de sade coletiva vasta. Atravs dela podemos comparar avanos tecnolgicos que vo desde o saneamento bsico at as descobertas de enfermidades e medicamentos que as cure. A civilizao romana construiu os melhores sistemas de esgoto na Antigidade. Imediatamente pensamos que, pelo tempo em que o homem comeou a desenvolver tecnologias de destino de dejetos, no poderia ter problemas primrios neste mbito, como os tem em certas comunidades atuais. Alm disso, tambm nesta Unidade, avaliaremos o progresso das polticas de sade no mundo e seus reflexos no nosso pas atravs de um estudo consciente e progressivo. Tomar conhecimento dos aspectos histricos da sade no mundo nos torna capazes de identificar as possveis falhas no empenho cientfico, social e tecnolgico do nosso sistema de sade. E nos leva a buscar solues e a sermos conscientes do quanto se pode evoluir nas aes e prticas de sade coletiva, o que nos trar com certeza, uma melhor qualidade de vida.

Pgina 3 de 9

Ncleo de Educao a Distncia

Objetivos da unidade
Os objetivos que se seguem visam o seu conhecimento ao final desta unidade: 1. Analisar as melhorias feitas pelas antigas civilizaes no mbito da sade que foram importantes para o progresso social e tecnolgico da atualidade; 2. Identificar fatos que marcaram, historicamente, as polticas de sade no Brasil e no mundo; 3. Perceber que fatores sociais so determinantes dos abalos sade; 4. Perceber que o questionamento sade-doena tem seu incio no passado e reflexos no presente; 5. Relacionar os fatos histricos apresentados situao atual de polticas de sade; 6. Identificar propostas de polticas sociais que resgatam a recuperao da sade.

Atravs de duas lies poderemos entender melhor importantes aspectos histricos da sade: 2.1 - Histria da Sade no Mundo 2.2 - Principais Aspectos Histricos na Evoluo das Polticas de Sade no Brasil

LIO 2.1 - Histria da Sade no Mundo


Um pouco da histria da sade das comunidades Os maiores problemas de sade na histria da humanidade foram avaliados pelo modo de vida em comunidades. Aspectos como: saneamento bsico, controle de endemias e epidemias, atendimento mdico-hospitalar e a proviso de recursos de sobrevivncia como gua e alimentao, gerou a organizao de polticas e prticas de sade coletiva. Relatos histricos mostraram a evoluo cientfica e o reconhecimento da necessidade dos povos ao atendimento sanitrio das comunidades. Atravs de escavaes feitas em antigas civilizaes como na ndia, Grcia, Egito e Itlia, foram evidenciadas, pelas leis da construo, melhorias no saneamento e habitao como:

Pgina 4 de 9

Ncleo de Educao a Distncia

XIV a.C. EGITO restos de um banheiro numa das casas das runas observadas

2100-1700 a.C. EGITO escoamento de gua atravs de calha de pedra mrmore

2000 a.C. GRCIA abastecimento de gua

Antigidade ITLIA-Roma aquedutos, poos, armazenamento de gua da chuva em cisternas, sistemas de esgoto. 4000 anos atrs norte da NDIA banheiros e esgotos cobertos

Como destaque de exemplos da engenharia sanitria, a civilizao romana foi a precursora na construo dos melhores sistemas de esgoto na Antigidade. L ainda existem sistemas subterrneos que foram instalados desde a poca de Cristo e funcionam corretamente at os dias de hoje. Estes exemplos revelaram uma certa conscincia ou reconhecimento dos povos antigos da influncia do ambiente fsico sobre a sade. Algumas prticas demonstram que a higiene pessoal tem sua origem na pr-histria. O exemplo disso que os povos foram descobrindo como dar destino s suas excrees de forma sanitria. Alguns fatores colaboraram na evoluo das prticas sanitrias como as crenas e as atividades religiosas. Hbitos de limpeza foram desenvolvidos por egpcios, mesopotmios e hebreus dentre outros povos, pois o corpo deveria estar puro, ou seja, limpo aos olhos dos deuses. Esta prtica que inicialmente no tinha objetivos higinicos diretamente acabou sendo um bom caminho para a higienizao, assim como festas de cerimnias religiosas que tambm incentivavam a limpeza dos lares em oferendas a deuses. Apesar da descoberta da influncia do meio-ambiente na sade, as enfermidades vm afligindo o ser humano desde os tempos mais remotos. Estudos de paleopatologia colaboraram na identificao, ocorrncia e determinao do tempo de existncia das doenas.

Pgina 5 de 9

Ncleo de Educao a Distncia

Paleopatologia o estudo do passado das doenas, humanas ou de outros seres vivos, atravs dos sinais encontrados em partes conservadas de seus corpos, ou em textos escritos, representaes de arte, objetos de diferentes naturezas, ambientes, estruturas ocupadas pelo homem ou outros testemunhos arqueolgicos e paleontolgicos.

A arte por sua vez, demonstrada atravs de imagens no Egito, sugeria que a poliomielite e o nanismo acondroplsico j se manifestavam naquela poca. Da mesma forma, vestgios de esquistossomose e tuberculose foram encontrados em mmias e restos de esqueletos. Isto determina quo antigas so as doenas. Desde ento, a doena tem despertado muitos questionamentos. A histria natural das doenas descrita por endemias, epidemias e o seu curso sempre apresentou diferentes formas como: infeco, inflamao, distrbios e traumatismos. Esclarecer o surgimento das doenas, a presena de agentes patognicos ou fatores de risco colaboraram na compreenso do desenvolvimento da prtica da medicina dentre os povos. No incio da repblica romana, a Medicina era praticada principalmente por sacerdotes, escravos e mais tarde, homens livres. O aprendizado da Medicina com conhecimento e tcnica na Grcia foi chegando at Roma no sculo III a.C. Sendo que, a prtica mdica para os pobres era exercida principalmente por religiosos, como caridade, ou por leigos, barbeiros, boticrios e cirurgies, como profisso. J as famlias abastadas tinham atendimento domiciliar por seu mdico particular. (Sigerist, 1941) Os servios pblicos de atendimento mdico comearam a ser criados no sculo II a.C. em Roma e se estenderam por praticamente toda a Europa at a criao de hospitais. Os mdicos em hospitais podiam, pela primeira vez, ver alm das particularidades da sua prtica privada; podiam examinar muitos pacientes com as mesmas enfermidades, fosse esta rara ou epidmica. Na Grcia antiga, o livro Ares, guas e Lugares escrito por Hipcrates, um dos pais da medicina, j descrevia toda a importncia das relaes ambientais e climticas sobre o modo de vida, nutrio e sade das pessoas.
Pgina 6 de 9

Ncleo de Educao a Distncia

Os grandes mdicos da Grcia tambm eram filsofos naturais, pois alm de lidar com problemas de sade, tentavam entender as relaes entre homem e natureza. No sculo X em Bagd e Crdoba, alguns mdicos muulmanos adotaram princpios hipocrticos que pareciam ser precursores de uma prtica de sade pblica. Tais princpios tinham alto grau de organizao social com registros de informaes demogrficas, sanitrias e sistemas de vigilncia epidemiolgica.

possvel que as prticas de Sade Pblica e de Sade Coletiva tenham nascido nesta poca. (Lan-Entralgo, 1978; Prez-Tamayo, 1988)

LIO 2.2 - Principais Aspectos Histricos na Evoluo das Polticas de Sade no Brasil
Nos pases em desenvolvimento os problemas de sade so graves. Muitas doenas que tm sua transmisso pela gua ainda so a grande causa de doenas nestes pases. Doenas que poderiam estar extintas ressurgem assustadoramente evidenciando persistentes endemias e epidemias. Exemplo: Esquistossomose. Esta doena tem registros muito antigos, mas ainda hoje muito comum na Regio Nordeste do Brasil. Os brasileiros aguardam os resultados dos avanos tecnolgicos, uma vez que o desenvolvimento de uma vacina foi conquistado pela cientista brasileira Dra. Miriam Tendler. O Brasil do sculo XIX apresentava grandes problemas de sade. Tomemos o Rio de Janeiro como exemplo. Em 1808 as condies de higiene eram extremamente precrias, pois as redes de gua e esgoto favoreciam apenas os mais ricos. Em 1855 houve uma epidemia de clera que levou a bito muitos indivduos. Nesta mesma poca, no havia um sistema regular de coleta de lixo, o que facilitava a proliferao de ratos, moscas e baratas e, conseqentemente a transmisso de diversas doenas. Muitas doenas ressurgiram no final do sculo XX, como o caso da clera, da dengue, assim como a disseminao da tuberculose que continua at os dias de
Pgina 7 de 9

Ncleo de Educao a Distncia

hoje. Alm disso, doenas como varola, malria e febre amarela geraram conseqncias srias para a sade coletiva. O presidente da poca, Rodrigues Alves, nomeou o mdico Oswaldo Cruz como Diretor do Departamento Federal de Sade Pblica, e se props a combater a epidemia da febre amarela. Em 1920, o mdico Carlos Chagas, sucessor de Oswaldo Cruz, empenhou-se na luta contra a tuberculose, lepra, doenas venreas. Incentivou tambm a assistncia hospitalar, infantil, alm de saneamento bsico. Juntamente com as doenas transmissveis, as diarrias ainda so as principais causas do ndice de mortalidade infantil no Brasil. As causas so mltiplas: vrus, bactrias e outros microrganismos ingeridos por gua e alimentos contaminados. Estas doenas se no so controladas, com vrios episdios de evacuaes pode levar os indivduos a quadros de desidratao. O nosso passado mostra que enfrentamos uma desigualdade social que vem impedindo o desenvolvimento econmico e a organizao de aes coletivas de sade pblica. Os tratamentos para estas doenas de causas comuns e conhecidas tm sido estudados com afinco e programas de atendimento mdico so planejados por tcnicos especializados na organizao destes sistemas. Infelizmente a populao de baixa renda no consegue ter acesso aos avanos cientficos e assim, continuamos reconhecidos como um pas em desenvolvimento e de sade precria. A previdncia social no Brasil foi marcada pela criao da Lei Eloi Chaves em 1923 que instituiu as Caixas de Aposentadoria e Penso (CAPs). Neste caso, as prprias empresas deveriam recolher mensalmente o conjunto das contribuies das trs fontes de receita, e depositar diretamente na conta bancria da sua CAP. Os fundos proviam assistncia aos acidentados no trabalho, aposentadorias, penses, servios funerrios e mdicos para o servidor ou pessoa de sua famlia. (POLIGNANO; OLIVEIRA & TEIXEIRA, 1989). Em 1933 as CAPs foram substitudas pelos Institutos de Aposentadorias e Penses (IAPs). Os trabalhadores nestes institutos eram organizados por categoria profissional (martimos, comercirios, bancrios) e no pela empresa. Este sistema assegurava aos beneficiados, aposentadoria, penso, assistncia mdica e hospitalar com internao de at trinta dias e socorros farmacuticos.
Pgina 8 de 9

Ncleo de Educao a Distncia

Aps a criao dos IAPs, outros modelos de ateno Previdncia Social foram estabelecidos, mas no foram capazes de solucionar os principais problemas de sade coletiva, como: as endemias, as epidemias, e os indicadores de sade como a mortalidade infantil. Em 1978, a Conferncia Internacional de Sade de Alma-Ata da extinta URRS exps para o mundo a gravidade do quadro sanitrio dos pases em desenvolvimento e a necessidade de revert-lo. Esta conferncia props como estratgia para a superao destes problemas a adoo dos cuidados bsicos (ou primrios) de sade, a utilizao de recursos humanos de nveis elementar e mdio e o incentivo ao desenvolvimento de tecnologias apropriadas realidade de cada local.

No incio dos anos 80 a forte crise econmica no Brasil exigiu mudanas do governo, principalmente do sistema de sade, pois a qualidade de vida do povo brasileiro estava comprometida. A Reforma Sanitria iniciada no final dos anos 70 e finalizada no incio dos anos 80 propiciou a Reformulao do Sistema Nacional de Sade.

Sumrio
A sade do indivduo depende de vrios fatores e h muito que o homem tenta buscar esclarecimentos para a sua manuteno. Registros histricos informam que esta preocupao vem sendo demonstrada desde as antigas civilizaes e que estes dados tem servido de base para as pesquisas da rea de sade da atualidade. O ressurgimento de doenas no final do sculo XX mostra o quanto ainda necessitamos nos aprimorar em estratgias de sade. Isto nos indica, numa linha do tempo, a permanncia de problemas que limitam o avano da cincia e tecnologia. Sendo assim, a evoluo das polticas de sade no Brasil e no mundo depender sempre do estabelecimento de uma relao entre o registro de fatos histricos e a elaborao de prticas de Sade Coletiva.

Ateno:
As atividades prticas e as avaliaes on-line esto indicadas no ambiente virtual, no bloco desta unidade.

Pgina 9 de 9

You might also like