You are on page 1of 18

3

Sumario
1. INTRODUO............................................................................. 04 2. OBJETIVO.................................................................................... 05 3. VERGALHO............................................................................... 06 3.1. Segregao e limpeza...............................................................08 3.2. Critrios da Manipulao e Utilizao........................................08 3.3. A Logstica do Vergalho ..........................................................09 3.3.1. Custos de Transporte..............................................................10 3.3.2.Tipos de Veculos utilizados para o transporte de resduos....11 4. INTRODUO DO RESIDUO EM NOVAS LIGAS FERROSAS. 13 5. RUSTICO, ELEGANTE E LUCRATIVO........................................15 10. CONCLUSO............................................................................. 18 11. REFERENCIAS......................................................................... 20

1. Introduo

Esta pesquisa cientifica tem por objetivo analisar o resduo gerado por uma empresa do ramo de construo civil, resduo este que gerado quando se faz o nivelamento das estacas para adequao ao projeto. Os metais em geral so materiais de fonte finita, por este motivo se faz necessrio o cuidado e bom uso destas reservas. O metal de estudo dessa pesquisa cientifica o ao carbono, mais especificamente os vergalhes de ao CA 50 e as armaduras mais espessas de CA 60, metais estes que so encontrados no corpo das sobras dessas estacas de concreto, e que no podem ser reaproveitadas na obra. As barras de metal compem como reforo as estruturas de concreto, chamadas de estacas, utilizadas como base de apoio em construes civis de alto desempenho. Na referida construtora o vergalho que no pode ser aproveitado na obra gera um resduo de grande volume, montante este da casa dos 2% da quantidade total de ferro proposto no projeto da obra. Tendo em vista que uma obra de grande porte pode conter em seu projeto algo em torno de 4.000.000 toneladas de ferro, estes pequenos 2% so uma grande quantidade de resduos de difcil manipulao. Diante dessa situao este grupo de trabalho optou por estudar os pontos do referido resduo, desde sua origem, nas sobras das estacas at o destino final do metal incorporado a outras sucatas e utilizado no processo de fabricao de novos metais ou como matria prima em outros segmentos, mais especificamente na fabricao de produtos decorativos como cadeiras, mesas, aparadores, etc.

2. Objetivo

Com um estudo mais aprofundado da cadeia deste resduo procura-se identificar uma possvel alternativa de transformao deste resduo em valores financeiros, sendo com a insero na matria prima de novas ligas ferrosas ou na utilizao como matria prima de outros subprodutos.

3. Vergalho.
O volume de um resduo slido inutilizado.
O vergalho uma barra de ao que pode ter a superfcie lisa ou com nervuras que geram maior atrito entre o ao e o concreto, so utilizados na construo civil, as barras possuem tamanho comercial padro de 12 metros, de acordo com a aplicao, seu comprimento pode ser variado cortando-as ou emendando-as de acordo com as necessidades do projeto, podem ser dobradas ou retas, de acordo com a NBR 7480 so fabricados nas seguintes classes: CA-25, CA50 e CA-60, o que muda entre elas a resistncia do material de acordo com a carga que dever suportar, quanto maior o nmero maior ser a resistncia.
Imagem 1 Vergalho, (GERDAU, 2012).

O vergalho utilizado como estrutura de concreto armado na construo de colunas, vigas, cintas e etc. So montadas juntamente com os estribos que so vergalhes dobrados e amarrados uns aos outros com o arame recozido, colocados a cada 20 centmetros para a armao das ferragens, essa estrutura se integra com o concreto e so colocadas em pontos essenciais da construo, onde dever suportar todo o peso de cima na parte de baixo. Aps a montagem e a concretagem dessas estruturas, acabam gerando resduos slidos metlicos na construo civil, como as pontas dos vergalhes que ficam para fora do concreto, que o ao resultante do processo da construo,

essas pontas tem uma proporo no descarte das obras, o que gera custos para a empresa, pois existe o desperdcio do material, alm da questo da segurana que impede qualquer acidente no local em que existem as extremidades expostas.
Imagem 2 Direita para esquerda, montagem, concretagem, pontas posteriormente cortadas.

De acordo com a NR-18 em relao a este item 18.8.5. proibida a existncia de pontas verticais de vergalhes de ao desprotegidas.
Imagem 3 Projeto de Estaca em Concreto Armado pr-moldada (GOOGLE, 2012)

3.1. Segregao e limpeza.


O vergalho por ser indispensvel na pavimentao de pisos e alvenarias tem por caracterstica grande aderncia ao concreto, proporcionando dificuldade a sua reutilizao em curto prazo. Antes de encaminhar os vergalhes para revenda a siderrgicas e construtoras, as cooperativas desfragmentam o resto de concreto do vergalho. Esse processo constitui da utilizao de um rompedor hidrulico que retira a maior parte do concreto. Em seguida um catador treinado com um maarico retira o resto de vergalho que ainda pode ser reutilizado. Aps o processo de desfragmentao, o vergalho passa por uma seleo e aqueles em perfeito estado e sem alterao em sua medida, necessitando apenas de endireitamento, so encaminhados para uma endireitadeira (mquina automtica com dois roletes que cumpre a funo de deixar o vergalho pronto para seu reuso). Segundo o ministrio do meio ambiente e critrios do CONAMA (conselho nacional de meio ambiente) o entulho da construo civil dividido em quatro classe (A, B, C e D). O vergalho est inserido na classe A. Classe que descreve o vergalho como resduo reutilizvel de origem de demolies, construes e reformas. Com destino reas de aterro especfico e licenciados, sendo dispostos de forma a permitir a sua futura utilizao ou reciclagem. Desde que estejam conforme regras e normas de medidas de ABNT (CONAMA, 2012).

3.2. Critrios da Manipulao e Utilizao.


O setor de construo civil representa 14% do PIB; (FINEP). Cada 2 m2 construdo equivale 50 kg de resduos. A partir da (lei 12.301/2010 e decreto 7.404/10) sancionada em agosto de 2010, que instituiu a Poltica Nacional de Resduos Slidos (PNRS), todos os municpios brasileiros tero que pr em prtica at 2014. Est norma fixa as condies exigveis para o armazenamento dos resduos slidos de forma a proteger a sade pblica e o meio ambiente. A conteno temporria de resduos, em rea autorizada pelo rgo de controle

ambiental, espera de reciclagem, recuperao, tratamento ou disposio final adequada, desde que atenda as condies bsicas de segurana.
Imagem 4 Deposito de vergalhes.

O armazenamento deve ser feito de modo no alterar a quantidade e qualidade do resduo, pode ser realizado em contineres, tambores, tanques ou granel. O local de armazenamento de resduos perigosos deve possuir isolamento para impedir o acesso de pessoas estranhas, sinalizao de segurana que identifique a instalao de risco, somente pessoas treinadas podem manusear (PNRS, 2010). O transporte tem como meta garantir a disponibilidade de produtos e materiais nos mercados e pontos de consumo. desejvel: eficincia rapidez qualidade custos controlados e conhecidos. Os servios de transporte tm implicao relacionada aos custos operacionais como: combustveis, desgaste dos veculos, rota, riscos, carga de retorno, tamanho da carga, volume pessoal, impostos, taxas, licenas e pedgios. O preo de equilbrio para a operao de determinado servio de transporte conhecido como frete.

3.3. A Logstica do Vergalho.


Com grandes obras de infraestrutura por todo o pas, preocupaes com a sustentabilidade crescem cada dia mais. Setores da economia como Indstrias

automotivas, alimentcias e prestadoras de servios obtm certa ateno do Ministrio do Meio Ambiente, mas nenhum outro preocupa tanto quanto o setor da Construo Civil que gera certa de 50% de resduo slido do pas. Surge assim, a questo do que fazer com as sobras, o entulho da construo civil quando novas obras so realizadas ou edificaes de alvenaria so demolidas.
Imagem 5 deposito CA 60.

Grande parte dos entulhos de edificaes como os vergalhes, podem ser quase todos reciclados, gerando oportunidades de ganhos para cooperativas de catadores. Com isso, diminusse o consumo de recursos naturais no renovveis, gera uma economia para grandes siderrgicas e construtoras civis, maiores geradores desse tipo de resduo. Como auxilio a essas cooperativas, empresas como Siderrgicas e construtoras, pagam a retirada, transporte e acomodaes desses vergalhes. Restando apenas a cooperativa a responsabilidade de deixar em plenas condies de reciclagem o resduo recolhido dos entulhos.

3.3.1. Custos de Transporte.


Existem fatores que so determinantes para o valor do frete. Distncia

percorrida, custos operacionais, possibilidade de carga de retorno, carga e descarga, especificidade da carga transportada e do veculo utilizado, perdas e avarias, pedgios, prazo de entrega e aspectos geogrficos.

3.3.2. Tipos de Veculos utilizados para o transporte de resduos


Caminho Poliguindaste: Equipamento mais utilizado para transporte de resduos slidos da construo civil, desde obras residenciais de pequeno porte, at incorporaes de grande porte graas a convenincia de ter a caamba como local pr disposto para a guarda dos resduos conforme sejam gerados, at a agilidade de remoo das caambas, com isso, reduz o custo de transporte dos resduos da obra. Portanto, uma das modalidades uma das mais preferidas no acondicionamento e transporte dos resduos slidos.
Imagem 5 Poliguindaste, (Google, 2012).

Caminho tipo basculante: Mas utilizado quando os volumes de resduos so maiores. Com caamba anexada carroceria do veiculo por definitivo, no se tem a possibilidade de deixar a caamba no local da obra por tempo indeterminado, sendo assim existe a necessidade de ser obter um espao para armazenagem do resduo, e posteriormente o deslocamento de mo de obra para a remoo.
Imagem 6 Basculante, (google,2012)

Caminho carroceria aberta: chamados carga seca, so indicados para transporte de todo tipo de resduos (slidos, lquidos e pastosos), desde que estejam acondicionados em embalagens especificas para cada tipo de resduo.
Imagem 7 Carroceria Aberta, (google, 2012).

No caso dos vergalhes, se estes forem organizados em fardos, a melhor forma de transport-los com o auxilio desta modalidade de veiculo.

4. Introduo do resduo em novas Ligas ferrosas.


Os metais so 100% reciclveis, por exemplo, para fabricao de uma tonelada de alumnio so necessrias cinco toneladas de bauxita. A reciclagem de uma tonelada de sucata de alumnio economiza cinco toneladas de bauxita, um recurso natural no renovvel. A reciclagem de alumnio feita tanto a partir de sobras do prprio processo de produo, como de sucata gerada por produtos com vida til esgotado. De fato, a reciclagem tornou-se uma caracterstica intrnseca da produo, pois as empresas sempre tiveram a preocupao de reaproveitar retalhos de chapas, perfis e laminados, entre outros materiais gerados durante o processo de fabricao. A maioria dos metais que existem podem ser derretidos para a re-criao de novos metais. Metais como alumnio, chumbo, ferro, ao, cobre, prata e ouro so facilmente reciclados quando so misturados com outras substncias, porque elas podem ser derretidos e mudar de forma ou ter o mesmo antes. Destes materiais, o ferro o nico com a maior procura comercial.
Imagem 8 Metal liquido, (google, 2012).

A reciclagem do metal de extrema importncia para o meio ambiente. Quando reciclamos o metal ou compramos metal reciclado estamos contribuindo com o meio ambiente, pois este material deixa de ir para os aterros sanitrios ou para a natureza (rios, lagos, solo, matas).

No podemos esquecer tambm, que a reciclagem de metal gera renda para milhares de pessoas no Brasil que atuam, principalmente, em cooperativas de catadores e recicladores de metal e outros materiais reciclados. O metal tem um alto valor para a reciclagem. A reciclagem um ato de extrema importncia nos dias atuais. Alm de ajudar na preservao do meio ambiente, gera renda para milhares de pessoas.

5. Rstico, elegante e lucrativo.

O vergalho apesar de ser um material a principio rstico, de aparncia pesada, quase que improvavelmente capaz de ser utilizado em uma decorao de interior fina, mostrou-se bem verstil quando aprofundado este pensamento, a principio a idia de reaproveitar este resduo na construo de item de decorao no se mostrou muito atrativo, porem, ao investir esforos nesta linha de estudo, o pensamento ganhou fora. O vergalho por ter uma caracterstica mecnica de dureza alta, se mostra um excelente material para a produo de itens como cadeiras, mesas, aparadores e demais objetos de decorao e utilidades domesticas.
Imagem 9 Conjunto Varanda Vergalho e Madeira, (Google, 2012).

Sendo considerado que o vergalho vendido como resduo ferroso, e por este comumente pago uma quantia de 0,14 reais o quilo, tomando como base de calculo 1000 kilos de sucata de vergalho, o lucro estimado de 140,00 reais a tonelada.

Diversas formas e modelos de acabamentos poderiam ser inseridos neste segmentos de trabalho, acabamentos que poderiam variar de uma simples madeira, a materiais mais nobres como couro, etc.
Imagem 10 Tipos de acabamentos: couro, plstico e madeira, (Google, 2012).

Este segmento poderia agregar inclusive a exclusividade, inserindo brases ou simplesmente nomes dos clientes como forma de personalizao e como uma maneira de agregar maior valor a pea. Uma cadeira construda com vergalho utilizaria um valor aproximado de 5 quilos desta sucata, dependendo do acabamento utilizaria tambm com regio de assento um material plstico ou de madeira, com valor aproximado de 1 real, aproximadamente 2 reais em acabamentos, seus custos operacionais e mo de obra de aproximadamente 7 reais, gerando um custo total de 2 reais para cada quilo de residuo ferroso reaproveitado. Tendo como base que o preo minimo de uma cadeira deste segmento vendida pela quantia de 100 reais, obtido um lucro liquido aproximado de 90 reais por cadeira, ou 18 reais o quilo da sucata, essa diferena de 17,86 reais por quilo da sucata pode gerar um lucro de 18.000,00 reais por tonelada, lucrando 127 vezes mais que na venda como resduo ferroso.

Tabela 1 Comparativo para manipulao das 5 primeiras toneladas de resduo ferroso.

Tendo em vista que no somente cadeiras podem ser produzidas a partir desta sucata, e outros materiais tais como mesas e aparadores possuem um preo de venda mais elevado em propores, os lucros seriam impulsionado de tal maneira para cima que certamente este seria um exemplo de estratgia comercial bem sucedida.

10. Concluso
Com os avanos, investimentos e grandes oportunidades de negcios que o Brasil ter nos prximos anos, a palavra sustentabilidade deixou de ser moda e passou a ter grande importncia tanto em aspectos sociais como econmicos. A construo civil uma das atividades mais importante para a economia e o mercado de negcios que mais produz resduos slidos no apenas no Brasil, mas no mundo. A tendncia por uma produo limpa associada aos projetos de reduo de custo sobre insumos finitos entre eles o resduo de vergalhes, traz a tona um mercado de reciclagem altamente rentvel para as construtoras e usinas siderrgicas. Alm de retornos financeiros robustos, usinas siderrgicas e construtoras civis tm seus respectivos nomes ligados a uma maneira politicamente correta adquirindo com isso o respeito de seus clientes e o fortalecimento de sua marca em um mercado competitivo. A pesquisa comprova que a tcnica por uma produo mais limpa impulsiona o reaproveitamento do vergalho dentro das empresas do ramo trazendo consigo uma margem de lucro significante. Porm, mesmo sendo reaproveitado atravs de triagem, o resto de vergalho no plenamente reutilizado por questes de transformao do produto e enquadramento na gesto de qualidade. Sendo assim, o restante que no reaproveitado segue para seu descarte correto minimizando o impacto ambiental. O beneficio da reutilizao do vergalho vem aumento consideravelmente no Brasil, mesmo assim, o fator cultural e a falta de conscientizao das pessoas envolvidas no processo de produo so barreiras que necessitam ser superadas. A falta de uma poltica de leis governamentais sobre o reuso de no apenas do vergalho, mas de toda a sobra de materiais de uma construo leva muita empresa ao descaso sobre a sustentabilidade. A falta viso para reciclagem dos residos de

vergalhes significa tambm uma perda de lucratividade para os empresrios sobre um produto de alta rotatividade no mercado.

11. Referencias
Sites
(AMBIENTE) Ambiente Brasil. Disponvel em: http://www.ambientebrasil.com.br/ acesso em 13 de setembro de 2012. (FOLHA DE SO PAULO) Jornal Folha de So de Paulo. Disponvel em: http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u35836.shtml edio de 28 de agosto de 2001, acesso em 12 de setembro de 2012. (MEIO AMBIENTE) Ministrio do Meio Ambiente. Disponvel em: http://www.mma.gov.br/ acesso em 13 de setembro 2012. (MEIO AMBIENTE) Ministrio de Meio Ambiente. Disponvel em: http://www.mma.gov.br/residuossolidos.pdf acesso em 05 de setembro de 2012

You might also like