You are on page 1of 13

OFICINA DE PSICOLOGIA

As aventuras de Joo com medo


Isabel Policarpo
Oficina de Psicologia

2012

R. PINHEIRO CHAGAS, 48, 4

ANDAR

Setembro 2012

AS AVENTURAS DE JOO COM MEDO

Artigo da 3 Edio
com grande entusiasmo que lhe apresentamos este Caso da Revista Casos&Casos da Oficina de Psicologia. Temos trabalhado no sentido de ir ao encontro das necessidades de quem nos l regularmente. Assim, isolmos agora os artigos da revista para que possa escolher apenas aqueles que realmente quer ler, sem ter de adquirir toda a revista. Naturalmente, se achar interessante a leitura deste artigo, poder comprar a revista Casos&Casos na ntegra. Se nos tem acompanhado j sabe que esta publicao resulta de um intenso contributo dos terapeutas da Oficina de Psicologia, para levarem at ao leitor as suas reflexes clnicas a propsito de casos reais que acompanham. As caractersticas scio-demogrficas de cada caso foram cuidadosamente alterados para que no fosse possvel identificar pessoas. O objectivo desta publicao dar a conhecer, de uma forma resumida e fluida, as muitas formas de actuar em psicoterapia os diferentes olhares que advm de terapeutas com percursos acadmicos e de vida diferentes, as diversas correntes tericas e, sobretudo, as variadas e infinitas interaces que se entretecem entre um cliente e um clnico duas pessoas movidas pelo mesmo objectivo de mudana e de restabelecimento de bem-estar, equilbrio e qualidade de vida. Sendo uma das misses mais importantes da Oficina de Psicologia a da divulgao de temas de Psicologia Clnica, desmitificando ideias desactualizadas e actuando ao nvel da preveno em sade mental junto do grande pblico, e promovendo o conhecimento com reas cientficas mais recentes junto dos profissionais de sade mental, esforamo-nos por manter uma frmula de escrita que possa continuar a ser do interesse tanto do profissional em sade mental, como do leigo. expressamente proibida a cpia ou publicao no autorizada da totalidade ou partes desta publicao, integralmente redigida por elementos da Oficina de Psicologia, e apenas existente em formato digital, de distribuio exclusiva pela Mindkiddo Oficina de Psicologia, Lda. A sua reproduo no autorizada seria, acima de tudo, uma profunda falta de respeito para com o enorme esforo de toda uma equipa cujo nico objectivo fazer chegar at si o que de melhor a Psicologia Clnica tem para lhe oferecer.

Setembro, 2012

AS AVENTURAS DE JOO COM MEDO Setembro 2102

As aventuras de Joo com medo


Isabel Policarpo

Resumo A vinculao insegura e situaes repetidas de desvalorizao e humilhao do origem a esquemas desadaptativos, nomeadamente de abuso, vulnerabilidade, subjugao e excluso social e privao emocional. A relao teraputica afigura-se como uma dimenso relevante do processo teraputico ao propiciar experincias emocionais correctivas. Palavras-chave Ansiedade. Vinculao. Esquemas desadaptativos.

3
Mindkiddo Oficina de Psicologia, Lda | Rua Pinheiro Chagas, n 48, 4 andar, 1050-179 Lisboa www.oficinadepsicologia.com | contacto@oficinadepsicologia.com | 210 999 870

Setembro 2012

AS AVENTURAS DE JOO COM MEDO

Desenvolvimento do processo teraputico

1. O primeiro contacto
Quando vi o Carlos pela primeira vez tive a sensao de estar perante um f de heavy-metal - o corte de cabelo, o brinco na orelha e o seu vesturio transportaram-me de imediato para esse universo. Mas as eventuais semelhanas esgotaram-se por a. O Carlos era um indivduo de estatura baixa e magra, que tinha dificuldade em falar e que claramente manifestava pouco vontade, no lhe era fcil manter o olhar e os ps e as mos estavam em constante movimento. A primeira sensao de alguma agressividade dissipou-se de imediato, para dar lugar a um sentimento de proteco. Afinal quem estava minha frente mais parecia um mido tmido e indefeso, que se sentia ameaado e por isso estava ansioso e irrequieto. Disse-me que tinha 34 anos, que era divorciado e que tinha uma filha dessa relao. Presentemente morava s. Tinha-se dirigido a ns porque nas suas duas ltimas relaes tinha sido deixado e isso era algo que o preocupava e queria entender melhor. Tinha a sensao de que era deixado porque transmitia negatividade s pessoas. Referiu ainda que era muito tenso e ansioso e que desde sempre tinha tido pouca autoestima e coragem para prosseguir com os seus objectivos.

2. Um pouco da sua histria


O Carlos viveu em condies precrias at aos seus 4 anos, altura em que a famlia teve direito a uma casa camarria o que representou uma mudana substancial na sua vida. Apesar da melhoria que significou essa transio, ele vivia no seio de uma famlia pouco validante e respeitadora e tinha um irmo que usava a humilhao como uma forma de auto-promoo, acresce que a sua nova casa situava-se num bairro problemtico.

AS AVENTURAS DE JOO COM MEDO Setembro 2102 Foi muitas vezes maltratado atiravam-lhe pedras, batiam-lhe, chamavam-lhe nomes. Foi muitas vezes assaltado e todo ambiente que o rodeava agredia-o, pelo que desde muito cedo as pessoas assustavam-no e sempre que possvel fugia e refugiava-se no seu mundo. O seu mundo era a sua casa, mas sobretudo o seu bloco onde desenhava e sonhava com um mundo diferente. O Carlos revelava um dom para desenhar e passava muitas horas sozinho com os seus bonecos. Recorda-se que entre os 5/7 anos tinha muitos medos. Os pesadelos noite eram muito frequentes gritava na cama, via sombras, ouvia vozes, imaginava muitos monstros e fantasmas. Entre os 6 e os 10 anos passava o tempo entre a escola e a sua casa, tinha medo das pessoas e daquilo que estas lhe podiam fazer. O seu primeiro dia de escola foi muito doloroso, lembra-se de ter estado todo dia a chorar, com medo que a me no viesse para o levar para casa. Referiu que na altura era muito apegado me - a minha me era tudo para mim. Mas depois desse dia, vieram muitos outros onde no conseguia deixar de chorar o que tornou a sua integrao na escola, j de si difcil porque se tratava de uma criana sensvel, tmida e envergonhada numa etapa ainda mais complicada. O tempo da escola primria no lhe deixou boas recordaes. Confidenciou que era mau aluno e tinha dificuldade em aprender, muitas sesses depois percebemos que a ansiedade e o medo em que vivia o impediam de estar concentrado e atento ao que se passava na aula, acresce que a sua realidade era demasiado pesada e agressiva pelo que para se defender teve de fazer uma clivagem com a mesma. Vivia na lua e no seu mundo de fantasias e desenhos com os seus super-heris. Os midos da rua atiravam-me pedras, chamavam-me nomes eu era conhecido como o homem das cavernas, porque estava sempre escondido em casa () o meu irmo tambm me atirava pedras

5
Mindkiddo Oficina de Psicologia, Lda | Rua Pinheiro Chagas, n 48, 4 andar, 1050-179 Lisboa www.oficinadepsicologia.com | contacto@oficinadepsicologia.com | 210 999 870

Setembro 2012

AS AVENTURAS DE JOO COM MEDO

Sempre levei muita tareia, sempre vi muita maldade da parte dos outros. Tenho medo das pessoas, do que elas so capazes. () Tenho medo das pessoas, de sair rua, no sei o que podem fazer Era muito introvertido e durante muitos anos pouco saa rua. Cedo aprendeu que o melhor mesmo era isolar-se. Recorda que as tentativas que fez de integrao no resultaram. Sempre que no jogava bem bola ou fazia algo que no estava bem levava tareia do irmo e dos amigos do irmo e com a conivncia deste. E em casa tambm no se sentia nem aceite nem compreendido. O pai achava-o estranho e frgil e a me revelava pouca sensibilidade para o entender. Com a chegada da adolescncia a sua vida no melhorou. Continuava muito luntico e virado para si. A sua vida acontecia nos seus desenhos a conseguia ser heri, lutar, impor-se, amar, ser amado, vencer. Aos 11/12 anos apercebe-se que os outros midos no gostam dele e as suas fantasias comeam a ser fatais, os seus desenhos passam a estar mais ligados morte, chegou mesmo a pensar em querer morrer. Os pais no o compreendiam. Em casa e na rua levava tareia e era desclassificado pelo irmo e os amigos deste. No tinha amigos. No se sentia reconhecido nem valorizado, no tinha onde se agarrar e no tinha para onde ir. Sentia-se desintegrado e rejeitado por todos. Os meus bonecos faziam o que eu queria e com as pessoas no era assim. s vezes eu pensava que as pessoas iam reagir de determinada maneira e isso nunca acontecia, com os meus bonecos era o inverso. Gostava do meu mundo imaginrio e pouco do mundo real Teve o seu primeiro amigo aos 16 anos a turma do liceu desse ano era boa e tranquila, pelo que o Carlos foi capaz de se abrir um pouco e falar. E lentamente foi recuperando e comeou a surgir a vontade e a coragem para sair de si, para se mostrar e de mostrar os seus bonecos que na altura sofrem um volte face as cenas dark e os monstros vo dando o lugar a novos formatos - mais alegres e positivos. Entrou em concursos de desenhos e conseguiu alguma valorizao. tambm por volta dos 16/17 anos que se apaixona, mas percebe que as midas o acham esquisito e isso atormentou-o e foi difcil de gerir.

AS AVENTURAS DE JOO COM MEDO Setembro 2102 Aos 21 anos e com o 11 incompleto inicia um novo ciclo. Comea a trabalhar e com o trabalho comea a formar uma rede social de suporte onde se sente integrado e valorizado conhece a futura mulher, outros amigos e experiencia o teatro amador, algo que lhe d prazer e onde bem-sucedido. Quando aos 24 anos avana para o casamento f-lo mais pelo compromisso que j tinha assumido, do que pela vontade e certeza de que estava a dar o passo certo e que queria. Esteve casado 4 anos e quando pediu o divrcio sentia-se totalmente deprimido tinha acabado de perder o emprego e a esposa que tinha sido o seu primeiro amor, acabou por se revelar muito negativa, assumindo frequentemente uma atitude de desclassificao face ao Carlos.

3. A mudana. Sesses de ruptura


O processo teraputico teve a durao de um ano. Nas primeiras sesses tentei perceber quem era o Carlos e como tinha chegado at aqui. medida que ia sabendo mais da sua histria de vida e que calava os seus sapatos sentia-me arrepiada. Tive a ntida sensao que ele era um sobrevivente e senti um profundo respeito e carinho por aquele homem-menino. O facto do Carlos ter vindo at ns, era um sinal de que estava disponvel e com vontade de perceber o que se passava com ele, mas o seu medo e desconfiana nas pessoas em geral exigiam particular ateno e cuidado da minha parte. Sem pressa e deixando que as coisas fossem acontecendo a nossa relao foi-se estabelecendo de forma natural. Com o objectivo de devolver algum bem-estar e conforto ao Carlos e medida que amos estabelecendo a relao teraputica, fui introduzindo algumas tcnicas que lhe permitissem gerir melhor a sua ansiedade, como a respirao abdominal e exerccios de relaxamento. Sugeri-lhe tambm a prtica de exerccio fsico, como a marcha ou a corrida ao ar livre, que

7
Mindkiddo Oficina de Psicologia, Lda | Rua Pinheiro Chagas, n 48, 4 andar, 1050-179 Lisboa www.oficinadepsicologia.com | contacto@oficinadepsicologia.com | 210 999 870

Setembro 2012

AS AVENTURAS DE JOO COM MEDO

lhe permitiam um combate eficaz da ansiedade aliado a uma sensao de vigor, energia e bem estar. medida que o Carlos se ia abrindo dentro de mim crescia cada vez mais a convico de que ele tinha nascido no meio errado. Ou seja, tanto o seu ncleo familiar como os seus pares, representavam um meio adverso e desfavorvel ao seu desenvolvimento. O Carlos no foi validado e muito menos foi protegido ou respeitado, pelo que no teve oportunidade de se desenvolver de forma saudvel, e consequentemente de construir uma auto-estima e uma auto-confiana forte e capaz de o proteger e de lhe permitir satisfazer as suas necessidade de forma adequada. O seu temperamento tmido e sensvel no era entendido nem valorizado, sendo antes considerado um sinal de fraqueza e inadequao. Os homens tinham de ser fortes, duros, autoritrios, impositivos e msculos. O Carlos era a anttese franzino, envergonhado, sensvel, receoso, atento e desejoso de agradar aos outros. Recorda que o pai era exigente e impunha muita disciplina e o seu tom de voz s por si tinha o condo de o assustar. Durante muitos anos o Carlos sentiu que o seu pai no s no o valorizava, como de algum modo o desprezava por pensar que ele era frgil, gay e amaricado a sua sensibilidade, o seu isolamento e a ausncia de namoradas, funcionavam como uma mistura quase explosiva. A me tendo sido uma figura importante quando o Carlos era muito mido, medida que ele cresce revela-se igualmente uma ncora afectiva muito vulnervel, porque o facto de ser passiva e submissa, fazia com que fosse pouco protectora e validante. Tambm ela tinha dificuldade em chegar at ele e o ignorava muitas vezes. Os seus desenhos nunca foram valorizados pelos pais, nem mesmo quando obteve louvores e prmios. Quando recebi um prmio aos 22 anos, a minha me s me perguntou quanto que eu tinha ganho. E eu senti-me diminudo, senti um enorme vazio se calhar isto que eu tinha acabado de ganhar afinal no era nada

AS AVENTURAS DE JOO COM MEDO Setembro 2102 Mas se havia talvez algum de quem o Carlos esperaria afecto, compreenso e cumplicidade era do seu irmo mais velho. O Carlos adorava o irmo, ele era o seu heri era ele que sabia e fazia. Era desembaraado, forte, aguerrido e destemido tudo aquilo que o Carlos no era, mas queria ser. Tudo aquilo que era valorizado pela sua famlia e pelos seus pares, mas ele no possua. Junto dele, o Carlos sentia-se protegido e seguro. O Carlos seguia-o, obedecia-lhe e venerava-o. Mas ainda durante a infncia o seu irmo magoou-o em mltiplas ocasies - sempre que o deixou para trs ou no o queria levar, sempre que lhe atirou pedras ou o desclassificou perante os pares. Cedo demais o Carlos sentiu que o irmo se afastava porque tinha vergonha dele, porque ele no era digno, nem tinha qualquer valor. E durante a adolescncia, o irmo do Carlos reduziu-o a lixo. Expunha-o para gudio de si e dos seus amigos. Batia-lhe e maltratava-o. Todas as ocasies serviam para o inferiorizar, quanto mais baixo o Carlos fosse colocado, mais forte e superior parecia ser o seu irmo e assim foi desde sempre. Ainda hoje o seu irmo, o homem respeitvel e bem sucedido. A forma como o Carlos cresceu abusado, criticado e excludo, levou a que ele lentamente fosse desenvolvendo um conjunto de esquemas desadaptativos. Os esquemas referem-se a padres que comeam na infncia e que se perpetuam pela vida fora e que influenciam a forma de pensar, sentir, agir e de nos relacionamos com os outros e com o mundo. Tendem a desencadear em ns sentimentos fortes de raiva, tristeza e ansiedade. O Carlos precocemente aprendeu que o mundo sua volta no era seguro (Abuso), a famlia e os pares magoavam-no e abusavam dele - mentiam-lhe, manipulavam-no, humilhavam-no e frequentemente faziam-lhe mal fisicamente ou tiravam partido de si. Os seus pesadelos nocturnos so um sinal de que ele no podia confiar nos outros e consequentemente relaxar. Muito cedo sentiu-se excludo (Excluso Social) e privado de afectos (Privao Emocional) - para desenvolver um sentido de conexo com os outros 9
Mindkiddo Oficina de Psicologia, Lda | Rua Pinheiro Chagas, n 48, 4 andar, 1050-179 Lisboa www.oficinadepsicologia.com | contacto@oficinadepsicologia.com | 210 999 870

Setembro 2012

AS AVENTURAS DE JOO COM MEDO

precisamos de amor, ateno, afecto, respeito, compreenso e orientao e precisamos de sentir isso tanto da parte da famlia como dos pares. O Carlos foi privado de tudo isso donde a sua sensao de isolamento, de que no se encaixava nem pertencia a lugar algum. Mas porque como qualquer outra pessoa precisava de afecto, aprendeu que a nica forma de o receber seria subjugando-se aos outros (Subjugao), pelo estava sobretudo atento aos desejos e necessidades dos outros e calava fundo a expresso da sua vontade. Mas aqueles que o rodeavam constantemente lhe lembravam que nada do que ele fazia estava bem feito ou era aceitvel, pelo que ele se sentia defeituoso e um falhado (Defeito), o que contribuiu para uma auto-estima dbil, ao mesmo tempo que favoreceu a percepo de que era frgil (Vulnerabilidade) o que o impedia de assumir posies e desafios. Tnhamos muito trabalho nossa frente mas tambm muita vontade de descobrir e ser diferente. Durante o trabalho emocional com o pai sentiu-se pequeno, indefeso, desvalorizado e no amado, afinal o pai impunha-lhe um modelo ao qual dificilmente chegaria. Sentiu-se incompreendido e revoltado, o pai no o via nem estava l para ele. Sentiu raiva, mas tambm se recordou que mais tarde o seu pai lhe comeou a dar algum crdito. S aos 19 anos que o meu pai comea a olhar para mim de forma diferente e a dar-me algum valor e a incentivar-me medida que o trabalho vai evoluindo, o Carlos mantm a sensao de vazio, tristeza e solido, nem o facto de ter recomeado a desenhar lhe trouxe algum bem-estar. Tenho a sensao de que tenho estado sempre s, mesmo com as pessoas estou s, estou sempre a um canto e a partir de certa altura s ouo bl-bl. como se eu fosse invisvel, sinto-me sempre excludo. As pessoas esquecem-se de mim, s quando precisam de algo se lembram. Gostava de ser diferente um vazio muito grande. Sinto-me desprotegido no meio da sociedade. Tenho medo de me apaixonar e sofrer de novo. Mas simultaneamente comea a surgir a necessidade de ser respeitado. De seguir os seus sonhos e ambies. De ser valorizado. De mostrar que capaz. A quem tem tanta

AS AVENTURAS DE JOO COM MEDO Setembro 2102 necessidade de mostrar tudo isso? Ao seu irmo. Fomos adiando este confronto, mas tnhamos que chegar aqui, a esta dor imensa. Aconteceram coisas entre ns que so um tabu, ningum sabe, nem mesmo a minha me. Eu sempre o encobri. Ele muito bem visto pelos outros, muito respeitado, mas tem os seus podres Eu sempre fugi do mal e nunca enfrentei o meu irmo esquecia-me das coisas para estar bem com ele Eu sou o coitadinho, o irresponsvel, o inculto, o motivo de galhofa O meu irmo dizia que eu no era ningum j com 19 anos ele bateu-me e espezinhoume na cara com o seu sapato e fiquei com um hematoma enorme, disse aos meus pais que tinha cado Havia muita zanga contida e muita raiva contra o irmo, mas tambm muita tristeza e incompreenso pela falta de amor e carinho que o irmo tinha por ele. O Carlos sempre gostou do irmo de forma to incondicional e sempre sentiu um imenso orgulho nele. S mais tarde que o Carlos percebe que parte da valorizao do seu irmo, passa pela sua desvalorizao, embora tenha dificuldade em compreender e muito menos aceit-lo. Se eu fao algo de extraordinrio ou que o ultrapassa, ele no aceita. Eu sempre fui o canto e ele a sala. Sendo o meu irmo uma pessoa mais consciente, respeitada e integrado na sociedade, ele nunca fez nada por mim. Algumas sesses mais tarde disse-me que sempre acreditou que era inferior e que no tinha valor, tal como o seu irmo e as pessoas sua volta lhe fizeram crer. Disse-me tambm que percebia agora que o facto de nunca se integrar com os outros midos, tambm fez com que eles o discriminassem. E concluiu dizendo-me: At aos 34 anos nunca fiz nada para mudar a ideia que os outros tm de mim. O que fiz do meu talento? Eu nunca abri novos horizontesSe eu fosse mais realista talvez luta-se mais pelas coisas, no luto pelas minhas ideias, falta-me fora de vontade para ser um homem feliz, para exprimir o meu talento 11
Mindkiddo Oficina de Psicologia, Lda | Rua Pinheiro Chagas, n 48, 4 andar, 1050-179 Lisboa www.oficinadepsicologia.com | contacto@oficinadepsicologia.com | 210 999 870

Setembro 2012

AS AVENTURAS DE JOO COM MEDO

Disse-me que se tem sentido mais confiante e que parece que algo dentro dele est a mudar. Foi pela primeira fez praia sozinho em 34 anos e sentiu-se bem e feliz. Andou de bicicleta, tinha medo de j no conseguir, mas foi bem-sucedido. E tambm se atreveu a andar de carro fora da sua zona de conforto. Vinha muito mais leve e descontrado! medida que as semanas vo passando sente-se a evoluir e comea a gostar de estar vivo. Inscreveu-se na natao. Tem sado e procurado escolher melhor as pessoas escolher, em vez de ser escolhido. Sente-se mais confiante e seguro de si, j no sente que tem que fazer o que os outros querem, como se ele no tivesse querer ou qualquer valor ou to somente para que gostem dele. importante ver os outros felizes, mas no quer mais prejudicar-se, anular-se ou deixar que o agridam para que isso suceda. Percebe que pode ser responsvel pelo que lhe sucede. Sinto-me mais preparado para lidar com as pessoas, sinto-me a evoluir, mais confiante, mais aberto, consigo olhar as pessoas de frente e responder-lhes, acho que estou mais risonho e os outros parece que reagem melhor. Sinto-me honrado com o carinho e ateno dos outros. Deixei de ser lamechas, estou mais independente e tambm j no estou to centrado sobre mim Percebi que j estvamos quase no fim do nosso processo, quando um dia o Carlos chegou e me disse que tinha sido o medo dos outros e no o ser leviano que o impediu de prosseguir e de tomar as decises certas para si. Ainda voltamos a falar das mulheres e concluiu que na sua ltima relao tambm se tinha deixado humilhar e isso foi muito doloroso para ele. s vezes quando temos falta de calor humano fcil cair nessa armadilha, importante que tenhamos alguma compaixo por ns mesmos e que simultaneamente tomemos conscincia daquilo que realmente precisamos. Acho que as pessoas se assustam com o meu negativismo ou tal assustem por eu demonstrar demasiada seriedade na relao. Mas eu acho que as pessoas se devem amar,

AS AVENTURAS DE JOO COM MEDO Setembro 2102 ser amigas, devem entender e estar disponveis e acho que hoje h muita independncia, cada um vive por si e para seu lado. As pessoas no ligam s emoes Eu gosto de me sentir bem comigo e de me sentir til aos outros, de lhes fazer coisas que elas gostam e as pessoas s esto preocupadas com elas e a pensar nelas, as pessoas no so romnticas

Concluso A empatia a condio de partida para garantir a relao teraputica, sem a qual por mais bem dotados que possamos estar ao nvel das diversas ferramentas e tcnicas o processo teraputico est condenado. Contudo inegvel que nem todos os casos nos chegam da mesma maneira e que h casos que nos tocam particularmente. Obrigado Carlos por me ter deixado partilhar esta aventura.

Referncias Bibliogrficas Greenberg, L.S. & Paivio, S.C. (1997) Working with emotions in psychotherapy - New York: Guilford Press Safran, J. e Segal, Z. (1997) Interpersonal process in cognitive therapy- New York: Rowman & Littlefield Publishers, Inc. Young, J.E.; Klosko, J.S. & Weishaar, M.E., (2003) Schema therapy: a practitioners guide - New York: Guilford Press McKay, Matthew, Wood, Jeffrey C. & Brantley, Jeffrey (2007) The Dialectical Behavior Therapy Skills Workbook- New Harbinger Publications

13
Mindkiddo Oficina de Psicologia, Lda | Rua Pinheiro Chagas, n 48, 4 andar, 1050-179 Lisboa www.oficinadepsicologia.com | contacto@oficinadepsicologia.com | 210 999 870

You might also like