You are on page 1of 15

Alunas: Camila e Miriam

Bactrias e vrus

SENAC limeira 2011

BACTRIAS

INTRODUO As bactrias so organismos microscpicos unicelulares, que vivem isoladamente ou em colnias. Uma clula de bactria consiste de uma minscula massa de citoplasma cercada por trs camadas distintas: membrana citoplasmtica, parede da clula e cpsula. Dentro do citoplasma est o DNA, material contendo a informao gentica. Alguns tipos de bactria causam doenas em adultos e animais, mas muitas outras so benficas. As bactrias decompem o lixo orgnico, enriquecem o solo e so usadas para fabricar vinho, cerveja, vinagre, queijo e iogurte. Algumas bactrias vivem no intestino de seres humanos e animais e contribuem na digesto.

CLASSIFICAO DAS BACTRIAS 1. Forma Existem vrios tipos de bactrias e elas so divididas em quatro categorias: Bactrias em formato de bastonete (ou bacilos): Elas

normalmente possuem salincias onduladas, que so os flagelos, utilizadas para se impulsionar. Alguns bacilos formam uma parede grossa de clulas conhecida como esporos que podem sobreviver por longos perodos, mesmo depois de a bactria principal ter sido morta por congelamento, desinfetante ou outros fatores. o mais numeroso de todos os tipos. Incluem os coco bacilos, estafilobacilos e os estreptobacilos.

Bactrias em formato de cocos: correspondem a clulas arredondadas, podem se dividir sem um plano de orientao definido, o que leva a um grande nmero de arranjos diferentes. Assim temos os cocos isolados, diplococos, tetracocos, sarcinas (cubos contendo 8 clulas), estreptococos e estafilococoos.

Bactrias em formato de espirilos: Sua nomenclatura bastante controvertida ainda. Um tipo de classificao divide os espiralados em dois grupos, os espiroquetas, que apresentam uma forma de espiral flexvel, possuindo flagelos periplasmticos. O outro grupo so os espirilos, que exibem geralmente morfologia de espiral incompleta e rgido.

Bactrias em formatos de vibrio: um tipo de bactria que tem o formato de bastonete recurvo, ou seja, em forma de vrgula, com um flagelo numa das extremidades, podendo ainda se ligar uma outra formando a letra S.

2. NUTRIO Bactrias heterotrficas - elas obtm comida de outros organismos (matria orgnica morta e podem ser parasitas); Bactrias autotrficas - elas produzem sua prpria comida (realizam fotossntese ou quimiossintetizantes).

3. RESPIRAO

BACTRIAS AEROBIAS vivem em ambientes no qual o oxignio livre est presente. BACTRIAS ANAEROBIAS - vivem em ambiente com ausncia de oxignio.

4. REPRODUO REPRODUO ASSEXUADA Reproduo Binria ou cissiparidade A reproduo mais comum nas bactrias assexuada por bipartio ou cissiparidade. Ocorre a duplicao do DNA bacteriano e uma posterior diviso em duas clulas. As bactrias multiplicam-se por este processo muito rapidamente quando dispem de condies favorveis (duplica em 20 minutos).

Esporulao Algumas espcies de bactrias originam, sob certas condies ambientais, estruturas resistentes denominadas esporos. A clula que origina o esporo se desidrata, forma uma parede grossa e sua atividade metablica tornase muito reduzida. Certos esporos so capazes de se manter em estado de dormncia por dezenas de anos. Ao encontrar um ambiente adequado, o esporo se reidrata e origina uma bactria ativa, que passa a se reproduzir por diviso binria.

Os esporos so muito resistentes ao calor e, em geral, no morrem quando expostos gua em ebulio. Por isso os laboratrios, que necessitam trabalhar em condies de absoluta assepsia, costumam usar um processo especial, denominado autoclavagem, para esterilizar lquidos e utenslios. O aparelho onde feita a esterilizao, a autoclave, utiliza vapor de gua a temperaturas da ordem de 120C, sob uma presso que o dobro da atmosfrica. Aps 1 hora nessas condies, mesmo os esporos mais resistentes morrem.

REPRODUO SEXUADA Para as bactrias considera-se reproduo sexuada qualquer processo de transferncia de fragmentos de DNA de uma clula para outra. Depois de transferido, o DNA da bactria doadora se recombina com o da receptora, produzindo cromossomos com novas misturas de genes. Esses cromossomos recombinados sero transmitidos s clulas-filhas quando a bactria se dividir. Transformao Na transformao, a bactria absorve molculas de DNA dispersas no meio e so incorporados cromatina. Esse DNA pode ser proveniente, por exemplo, de bactrias mortas. Esse processo ocorre espontaneamente na natureza.

Conjugao

Na conjugao bacteriana, pedaos de DNA passam diretamente de uma bactria doadora, o "macho", para uma receptora, a "fmea". Isso acontece atravs de microscpicos tubos proticos, chamados pili, que as bactrias "macho" possuem em sua superfcie. O fragmento de DNA transferido se recombina com o cromossomo da bactria "fmea", produzindo novas misturas genticas, que sero transmitidas s clulas-filhas na prxima diviso celular.

5. IMPORTANCIA DAS BACTRIAS

-So decompositores de matria orgnica (animais e vegetais mortos; -Indispensvel e essencial para a reciclagem de elementos qumicos como o nitrognio de nosso planeta; - Decompem tambm dejetos e secrees como urina, fezes so processados por bactrias; - As bactrias so utilizadas para a produo de antibiticos e vitaminas. O antibitico neomicina produzida por clulas do gnero Streptomyces; A indstria de laticnios utiliza as bactrias Streptococcus para a produo de queijos, iogurtes e requeijo; Lactobacilos e

Na fabricao de vinagre so usadas bactrias do gnero Acetobacter que transformam o etanol do vinho em cido actico; Bactrias do gnero Corynebacterium so utilizadas na produo do cido glutmico, substncia utilizada em temperos para acentuar o sabor dos alimentos;

6. DOENAS CAUSADAS POR BACTRIAS BOTULISMO Intoxicao alimentar causada por uma toxina produzida pela bactria Clostridium botulinum, presente no solo e em alimentos contaminados e mal conservados. Elas comprometem o sistema nervoso podendo causar a paralisia dos msculos O alimento contaminado ainda no solo, contaminados por esporos ultra-resistentes. latas - alimento ingerido, a toxina - aparelho digestiva corrente sangnea COQUELUCHE Doena infecciosa aguda e contagiosa, causada pela bactria Bordetella pertussis, ataca o aparelho respiratrio causa acessos violentos de tosse, respirao ruidosa, expectorao e vmitos. LEPTOSPIROSE Bactria Leptospira sp, presente na urina do rato, ces e outros animais portadores da bactria sendo transmitida por guas, alimento e objetos contaminados. Os principais sintomas so febre alta, calafrios, dor de cabea, muscular e articular. COLERA

Causada pelo Vbrio Cholerae (vibrio colrico), transmitido por gua ou alimentos contaminados cru ou mal cozidos. Ele morre em gua fervida e alimentos bem cozidos. O vibrio de instala e multiplica na parede do intestino delgado produzindo substancias toxicas e provocando diarreia e clicas abominais, dores no corpo, nuseas e vmitos. TUBERCULOSE causada pelo Mycobacterium tubercolsis (bacilo de Koch). Comprometem em geral os pulmes, o doente apresente tosse persistente e perda de peso, febre e fadiga. Outras doenas causadas por bactrias: RANSENIASE DIFTERIA ESCARLATINA PNEUMONIA MENINGITE DESISNTERIAS BACILARES TTANO TRACOMA GONORRIA SIFILIS FEBRE TIFIDE

VRUS

INTRODUO A palavra vrus tem sua origem no latim e significa toxina ou veneno. Os vrus no possuem estrutura celular e precisam de clulas que os hospedem. No podem ser classificados em nenhum dos cinco reinos, e por isso no so considerados seres vivos. So formados por uma cpsula de protena (capsdeo) com vrias subunidades. Constitudos apenas por duas classes qumicas: cido nuclico (DNA e RNA) e protena.

FORMAO O vrus formado por um capsdeo de protenas que envolvem o cido nuclico, que pode ser RNA (cido ribonuclico) ou DNA (cido desoxirribonuclico). Em alguns tipos de vrus, esta estrutura envolvida por uma capa lipdica com diversos tipos de protenas.

REPRODUO Um vrus sempre precisa de uma clula para poder replicar seu material gentico, produzindo cpias da matriz. Portanto, ele possui uma grande capacidade de destruir uma clula, pois utiliza toda a estrutura da mesma para seu processo de reproduo. So quatro as fases do ciclo de vida de um vrus: 1. Entrada do vrus na clula: ocorre a absoro e fixao do vrus na superfcie celular e logo em seguida a penetrao atravs da membrana celular. 2. Eclipse: um tempo depois da penetrao, o vrus fica adormecido e no mostra sinais de sua presena ou atividade. 3. Multiplicao: ocorre a replicao do cido nuclico e as snteses das protenas do capsdeo. Os cidos nuclicos e as protenas sintetizadas se desenvolvem com rapidez, produzindo novas partculas de vrus. 4. Liberao: as novas partculas de vrus saem para infectar novas clulas sadias.

Doenas causadas por vrus

Vrus da Gripe Existem centenas de variedades desse vrus, e todos portadores de RNA. A infeco comea quando o vrion adere s substncias presentes na superfcie das clulas (geralmente as que revestem as vias respiratrias). O vrus penetra por inteiro, diferindo-se do vrus bacterifago que s injeta o material gentico. No interior da clula j infectada, o capsdio digerido por enzimas, liberando o RNA viral no citoplasma celular. O RNA capaz de se duplicar, dando origem s inmeras cpias dentro da clula hospedeira. A unio de cidos nuclicos e capsdios originam novos vrions que se libertam das clulas infectadas. No h a morte da clula hospedeira, embora isso possa ocorrer.

Retrovrus Seu material hereditrio o RNA e sua principal caracterstica a presena da enzima transcriptase reversa, capaz de produzir molculas de DNA a partir do RNA. A membrana desse vrus se funde com a membrana da clula e o capsdio viral penetra no citoplasma celular. O RNA, ento, produz uma molcula de DNA que ir penetrar no ncleo da clula, introduzir-se em um dos cromossomos do hospedeiro e recombinar-se com o DNA celular. Esse DNA viral integrado ao cromossomo celular chamado de provrus, que ir produzir molculas de RNA, originando centenas de vrions completos. Uma vez com os genes do provrus integrados aos da clula, esta ir produzir partculas virais durante toda a sua vida. No leva a morte da clula hospedeira, mas esta poder transmitir o provrus para suas clulas filhas.

Cncer e AIDS Muitos retrovrus possuem genes denominados oncogenes, que induzem as clulas hospedeiras diviso descontrolada com a formao de tumores cancerosos. H certos retrovrus como o HIV (Human Immunodeficiency Vrus) que ataca os linfcitos T do sangue e o agente causador da AIDS.

HIGIENIZAO E PROFILAXIA Manter a prtica constante de higiene pessoal (lavas bem as mos, unhas curtas, assepsia e banhos dirios), coletiva (coleta de lixo, tratamento de esgoto e de gua) e ambiental (limpeza dos ambientes pouco infectados pelo homem), beber gua potvel, lavar bem os alimentos e verificar as condies de conservao. Procurar manter o calendrio de vacinao em dia a fim de se imunizar e combater.

Curiosidades Bactrias
-

O primeiro antibitico foi desenvolvido por um erro de laboratrio. Em

1928, o qumico ingls Alexander Fleming descobriu que se haviam produzido bactrias em alguns pratos petri que havia esquecido. Decidiu desfazer os pratos ao perceber que estavam cobertos de mofo e considerar que estavam contaminados, mas nesse momento viu algo peculiar. No havia bactrias aonde havia mofo. Muito rpido Fleming chegou concluso de que os fungos de penicilina nos pratos haviam destrudo as bactrias. Hoje em dia utilizamos a penicilina como um medicamento porque destri muitos tipos de bactrias patognicas. As bactrias sempre so encontradas, no importa aonde voc v. Estes pequenos sobreviventes esto sempre evoluindo e se adaptando a todos os meios ambientes durante os milhares e milhares de anos em que sobrevivem sobre a Terra. Encontram-se nas regies geladas, nos desertos, nas florestas tropicais e ainda em lugares sem ar. Algumas vivem nos meios ambientes mais extremos dos vulces e respiradouros hidrotermais do fundo do oceano. As bactrias tambm vivem no corpo humano. Na realidade mais de trs milhes de bactrias vivem em uma pessoa saudvel e normal

- Algumas bactrias movem-se por si mesmas, mas existem outras que precisam ser transportadas de um lugar para o outro. Algumas dependem das mars dos oceanos, dos rios caudalosos e de outros corpos de gua em movimento. As bactrias que causam a tuberculose, entre outras, viajam nas correntes de ar quando uma pessoa infectada tose, espirra ou ri. As bactrias tambm viajam nos animais e utilizam o magnetismo para ir direo correta. Vrus Os cientistas acreditam que os vrus da gripe j existiam antes da prpria humanidade, mas que passaram a conseguir novos hospedeiros e novas mutaes com a criao de animais e com o surgimento dos primeiros aglomerados urbanos. Existem trs tipos de vrus da gripe circulando pelo mundo, sendo o mais comum o do tipo A (como o da gripe suna). De 300 a 900 milhes de pessoas ficam gripadas por ano em todo o planeta. Os vrus dos resfriados (detalhe: so mais de 200 tipos de vrus) se instalam somente no nariz e na garganta. J o ataque do vrus da gripe mais amplo. Ele se espalha pelo corpo e atinge articulaes e pulmes. Se voc estiver ruim da garganta e com coriza, embora consiga manter a rotina, resfriado. Se alm de sentir-se mal da garganta, apresentar coriza, mal-estar, dores pelo corpo e ficar de cama, pode ter certeza de que gripe.

You might also like