You are on page 1of 5

UNIDADE REGIONAL JARBAS JAIME ESCOLA MUNICIPAL ELI BRASILIENSE NOME: Selma Menezes de Lima Turma: A-1 Professora

formadora: Eulmpia Neves Ferreira Projeto de Trabalho: crianas e profissionais como protagonistas da aprendizagem Data da entrega: 06/05/2013

SINTESE DO TEXTO: Agora Eu...: Um Estudo De Caso Sobre As Vozes Das Crianas Como Foco Da Pedagogia Da Infncia Captulo: Na Busca Da Tessitura Do Dilogo

Categorias de anlise 1. Sensibilidade e acolhida: A escuta do dilogo das crianas requer o desenvolvimento de algumas habilidades, dentre as quais podemos mencionar a sensibilidade e a acolhida. O que tem em si muitos significados, por exemplo, diz respeito ao exerccio sensvel de acolher a partir da compreenso das falas da criana por meio de gestos, olhares, choro, sorriso, silncio, e na manifestao de seus desejos e preferncias. Para que ocorra a escuta torna se de suma importncia disponibilidade, integralidade, imerso no mundo das crianas e uma compreenso de falas que nem mesmo possuam formulaes verbais. preciso ser receptivo para ser capaz no apenas de interpretar as falas, mas tambm contribuir pra sua legitimao, nomeando e integrando ao contexto. Destaca se neste contexto os jogos simblicos e a criatividade. Portanto acolher a fala das crianas consiste no exerccio de uma parceria, que no se resume em escutar, mas no apoio de aes infantis e suas reais intenes incorporando ao contexto educativo. Pressupe o desenvolver a capacidade de interpretar e legitimar uma narrativa, mesmo sem o uso principal da comunicao oral, mas a compreenso pelas expresses corporais, gestuais e faciais.

De acordo com Rabitti (1999) ao ouvir as crianas, podemos nos tornar um recurso, um suporte, gerando a potencializao da construo de contexto de aprendizagens. Os sentimentos das crianas, positivos ou negativos, tambm so vozes infantis, e a escuta dessas vozes pelas professoras contribuem na superao dos momentos difceis. Para acolher a professora precisa ser acessvel, estar prximo, vivenciar situaes juntos. E neste contexto valorizar as diferenas em um contexto coletivo de aprendizagem. A emoo e a relao entre crianas e adultos para o redimensionamento do prprio perfil do professor. Afinal o professor se constri, no vem pronto, um processo que envolve erros, experimentaes, correes e principalmente reflexo. Acolher tem significados ricos em sua essncia. Significa adaptar se ao imprevisto, mudar o cenrio pensado, estar aberto para surpresas e as demandas do caminho, a possibilidade de um improviso continuo e permanente. Tambm vincula se em atender as necessidades das crianas. um processo de interao, mediao e a construo de um protagonismo compartilhado.

2. Autonomia O processo de escuta vincula se de forma intrnseca ao respeito e tambm liberdade, como princpios de base para o desenvolvimento de um dilogo. Pois um processo de escuta jamais ser vivo e eficaz se pautar se pela opresso e desrespeito. Um ambiente sem respeito e liberdade suprimi a criana e a impede de expressar e expor seus pensamentos e sentimentos. Porm num contexto que promova o respeito e a liberdade as crianas se sentem confiantes e seguras para dizer o que pensam, demonstram suas preferncias, criam, experimentam e tomam decises, sendo estes fomentadores do processo de dilogo. Neste contexto a autonomia se efetiva quando a escuta das crianas presumem a oferta de condies reais de liberdade, de experimentao, de escolha de atividades, de possibilidade de expressar ideias, e consequentemente a forma dos adultos gerenciar as situaes conflitantes. O direito de escolher, no que diz respeito s crianas, vincula se intimamente com o direito de criar, expressar ideias, opinies e teoria. O direito de escolher nos

remete a novos caminhos e mudana de direo dos acontecimentos. Assim o espao no qual se desenvolve o processo de educao deve ser organizado de forma a contribuir para escolhas, interferncias e criao das crianas. A escuta neste contexto assume o papel de interveno. Ou seja, cabe as professoras, alm de observar intervir com objetivo de potencializar a explorao e a aprendizagem infantil. Com intuito de promover a autonomia. A escuta neste contexto promove a audio das vozes das crianas e a superao de uma rotina engessada, desumanizada com aes e planejamentos feitos por adultos para serem realizadas pelas crianas. Surge nessa perspectiva, um dilogo entre professoras e as crianas, que debatem e planejam juntas as aes a serem executadas e consequentemente intervm de forma ativa em todas as instncias desde o planejamento at a realizao das atividades, bem como, a organizao do espao e materiais. Outro aspecto gerenciado das pela escuta das crianas, o gerenciamento do tempo, assim sendo por meio da escuta da autonomia so organizadas as aes de acordo com o tempo destas. Mais uma vez vemos a concretude de uma ao que contribui para o protagonismo partilhado. 3. Desafio e encorajamento Outra perspectiva essencial no tocante a escuta, trata se do papel do adulto de escutar, observar e compreender as estratgias utilizadas pelas crianas na diferentes situaes objetivando ampli-las e potencializ-las. Portanto cabe aos educadores incentivar, encorajar e desafiar as crianas na construo de novas aprendizagens. Este papel um tanto complexo na medida em que requer do professor a habilidade de abster se em determinadas situaes e resistir a tentao de auxiliar a criana. O saber abster se de fornecer ajuda uma das formas de estimular as crianas a progredir. Este exerccio de escuta requer pacincia e disponibilidade para compreender o tempo de ao e reao. O escutar que se pauta no desafio e encorajamento relaciona a capacidade do professor de instigar as crianas a solucionar as situaes problemas, em estimular a reflexo ao invs de dar respostas e solues. Promovendo assim a construo de novas aprendizagens construdas por meio da superao de obstculos e do encontro de soluo para situaes problemas.

O exerccio da escuta contendo em sua essncia o desafio e encorajamento um reflexo da realidade necessria para que ocorra a interveno na zona de desenvolvimento proximal descrita por Vygotsky. Ou seja, o professor deve intervir e mediar s situaes de aprendizagens de maneira a contribuir para o desafio e encorajamento para a construo de novas aprendizagens. Neste contexto cabe ao professor emprestar saberes para que a criana lhe devolva saberes. Assim no emprestar porque a criana no possui, e sim emprestar para que a criana lhe devolva este saber transformado. Trata se de interveno e mediao, e no de doao. um fazer com as crianas e no pelas crianas. Portanto podemos concluir que cada uma das categorias de anlise da escuta da criana torna se imprescindvel para a construo de um saber que respeite a crianas, lhe d autonomia , desafie e encoraje a buscar novos saberes.

RELATO DE EXPERINCIA Aps o estudo e reflexo do texto, busquei vivenciar em minha prtica educativa cada uma das categorias de anlise da escuta. Nesta vivncia uma situao que ocorreu na semana passada chamou minha ateno. Tenho no agrupamento em que trabalho uma criana com dificuldade de expressar se de forma oral, devido a dificuldades na fala. Desta forma tal criana faz uso constante de gestos e expresses corporais e faciais para demonstrar suas reaes, pensamentos e desejos. Periodicamente promovo na sala um momento para as crianas assistirem pequenos filmes. Nestes momentos costumo apresentar alguns ttulos de filmes para que os mesmos escolham o filme que gostariam de assistir. At esse dia nenhuma das crianas havia sugerido um filme que no estivesse entre as opes e nem mesmo trazido sugestes de casa. No momento em que estvamos organizando para a escolha do filme a ser assistido. O Joo levantou se e foi at seus materiais abrindo a mochila e pegando um DVD que havia trazido de casa para sugerir que assistssemos. Possibilitei a ele que mostra se aos colegas o filme e que pergunta se eles gostariam de assistir, sendo que o mesmo expressou se por meio de gestos e tentativas orais. A reao da turma foi bastante afirmativa, mas para ele foi uma construo de aprendizagem impar, pois tal processo de escuta lhe deu motivao para buscar formas de expressar, inclusive tentativas de falas. Assim escutar tem sido uma experincia diferenciada aps a reflexo sobre um novo olhar sobre a escuta por meio das categorias de anlise.

You might also like