You are on page 1of 91

PACOTE Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva Queridos

s alunos! com muita satisfao que estou aqui para apresentar a segunda aula de nosso curso de teoria e exerccios FCC comentados. Com o objetivo de preparar vocs para questes mais complexas, irei apresentar questes da banca ESAF, alm das questes da FCC. Assim, a gente poder aumentar o nmero de questes a serem resolvidas. Vamos ao estudo! Aula 02: (14/11) Relao de trabalho e relao de emprego: requisitos e distino; relaes de trabalho lato sensu: trabalho autnomo, trabalho eventual, trabalho temporrio e trabalho avulso. Sujeitos do contrato de trabalho stricto sensu: empregado e empregador: conceito e caracterizao; poderes do empregador no contrato de trabalho. Grupo econmico; da sucesso de empregadores; da responsabilidade solidria; terceirizao. 2.1. Da relao de emprego e da relao de trabalho:

A relao de emprego uma das modalidades especficas da relao de trabalho juridicamente configuradas. (Maurcio Godinho Delgado)

Relao de trabalho toda relao jurdica na qual o objeto contratado ser a prestao de um trabalho humano, independentemente de existir subordinao ou contraprestao salarial entre as partes contratantes. Assim, ela engloba no s a relao de emprego, mas tambm a de trabalho autnomo, eventual, avulso, estagirio, e outras modalidades de contratao de prestao de trabalho sem a configurao dos elementos caracterizadores da relao de emprego.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

PACOTE Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva No estgio regular, por exemplo, no h relao de emprego, uma vez que est ausente a onerosidade, ou seja, o estagirio no recebe um salrio pelos servios prestados. O mesmo ocorre no trabalho voluntrio, pois os servios so prestados gratuitamente. No trabalho autnomo, estaro ausentes a subordinao jurdica e a alteridade. J no eventual, inexistir a no-eventualidade. importante lembrar que caso o estgio, seja executado em desconformidade com os requisitos legais, ser considerado um estgio fraudulento e a o vnculo de emprego ir formar-se com o tomador dos servios do estagirio. Na relao de emprego, o trabalho dever ser prestado pessoalmente (pessoalidade) por uma pessoa fsica a uma pessoa fsica ou jurdica, de maneira subordinada (subordinao jurdica), sendo os riscos do negcio inteiramente assumidos pelo empregador (ajenidad/alteridade). ATENO: A relao de emprego o vnculo existente entre o empregado (pessoa fsica) e o seu empregador (pessoa fsica ou jurdica), atravs da qual o primeiro subordina-se juridicamente s ordens do segundo, recebendo uma contraprestao salarial e no podendo fazer-se substituir, ou seja, os servios devero ser prestados pessoalmente. A CLT, no art. 442, ao conceituar contrato de trabalho, vinculou-se aos elementos caracterizadores da relao de emprego. Assim, podemos afirmar que todos os empregados so trabalhadores (relao de trabalho), mas nem todos os trabalhadores so empregados (relao de emprego). Para ser considerado empregado, necessria a caracterizao da relao de emprego, atravs da presena de seus cinco elementos constitutivos, pois a ausncia de algum deles acarreta a no existncia da relao de emprego e, portanto, a inexistncia de vnculo empregatcio e de contrato de trabalho.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

PACOTE Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva Para conceituar a relao de emprego, necessrio caracteriz-la atravs da presena de forma concomitante dos cinco elementos fticojurdicos, estabelecidos nos artigos 2 e 3 da CLT, que definem as figuras do empregado e do empregador, so eles: Trabalho prestado por pessoa natural ou fsica: O empregado ser sempre pessoa fsica ou natural, mas o empregador poder ser pessoa jurdica ou pessoa fsica ou natural. Logo, para ser considerado empregado necessrio que o trabalho seja prestado por pessoa fsica ou natural.

Pessoalidade: O empregado no poder fazer-se substituir por outra pessoa na prestao de seus servios, devendo prestar as suas obrigaes de forma intuitu personae, ou seja, de forma pessoal. A pessoalidade um elemento que incide apenas sobre a figura do empregado, pois em relao ao empregador prevalece a despersonalizao, fato que ns estudaremos mais adiante quando falarmos de sucesso.

Subordinao jurdica: A subordinao um elemento que diferencia o empregado (relao de emprego) do trabalhador autnomo (relao de trabalho), uma vez que o empregado est subordinado juridicamente ao seu empregador, devendo obedecer as suas ordens e o trabalhador autnomo presta os seus servios de forma autnoma.

Onerosidade: Na prestao de servios deve-se haver uma contraprestao salarial, ou seja, o empregado coloca a sua fora de trabalho disposio de seu empregador e dever receber um salrio por isto. Assim, o trabalho voluntrio no qual o empregado nada recebe considerado relao de trabalho porque est ausente o requisito da onerosidade.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

PACOTE Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva No-eventualidade: O princpio da continuidade da relao de emprego um princpio peculiar do direito do trabalho. Atravs deste princpio, objetiva-se a permanncia do empregado no emprego e o requisito da no-eventualidade caracteriza-se, exatamente, pelo modo permanente, no-eventual, noespordico, habitual com que o trabalho deva ser prestado. Quadro esquemtico: Relao de emprego Empregado domstico Empregado rural Empregado Relao de Trabalho Relao de trabalho Trabalhador avulso Trabalhador eventual Trabalhador autnomo Trabalho voluntrio Estagirio Regular

BIZU DE PROVA

Sobre a relao de emprego temos duas Smulas do TST que sempre so cobradas nas provas de concurso pblico. A Smula 386 que fala da possibilidade de reconhecimento da relao de emprego entre o policial militar e a empresa privada e a Smula 363 que fala da impossibilidade de reconhecimento da relao de emprego com rgos da administrao direta, indireta, autrquica e fundacional.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

PACOTE Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva

Smula 386 do TST Preenchidos os requisitos do art. 3 da CLT, legtimo o reconhecimento de relao de emprego entre policial militar e empresa privada, independentemente do eventual cabimento de penalidade disciplinar prevista no Estatuto do Policial Militar. Smula 363 do TST A contratao de servidor pblico, aps a CF/1988, sem prvia aprovao em concurso pblico, encontra bice no respectivo art. 37, II e 2, somente lhe conferindo direito ao pagamento da contraprestao pactuada, em relao ao nmero de horas trabalhadas, respeitado o valor da hora do salrio mnimo, e dos valores referentes aos depsitos do FGTS. A Smula 363 do TST estabelece as verbas que sero devidas quando reconhecida a nulidade de um contrato de trabalho com a Administrao sem a prvia existncia de um concurso pblico. So elas: os depsitos do FGTS e os salrios referentes s horas trabalhadas. importante lembrar da smula 430 do TST que foi recentemente publicada. SMULA 430 do TST ADMINISTRAO PBLICA INDIRETA. CONTRATAO. AUSNCIA DE CONCURSO PBLICO. NULIDADE. ULTERIOR PRIVATIZAO. CONVALIDAO. INSUBSISTNCIA DO VCIO. Convalidam-se os efeitos do contrato de trabalho que, considerado nulo por ausncia de concurso pblico, quando celebrado originalmente com ente da Administrao Pblica Indireta, continua a existir aps a sua privatizao. Distino dos demais trabalhadores (eventual, autnomo, de empreitada): Adotarei a distino do jurista Maurcio Godinho Delgado, uma vez que ele o jurista que vem sendo adotado pelas bancas. a) Trabalho Eventual: aquele em que a pessoa fsica presta servios ocasionalmente, sem relao de emprego, a uma pessoa fsica ou jurdica, com subordinao de curta durao. Portanto, as normas da CLT no se aplicam a ele.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

PACOTE Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva Como exemplo, temos os chapas, trabalhadores que ficam nas estradas para descarregarem os caminhes e que, em geral, prestam servios de forma espordica a vrios tomadores, no sendo por isso, considerados empregados. Ainda temos como exemplos, o bia-fria e o diarista domstico (aquele que presta servios de faxina, em regra de duas a trs vezes por semana, conforme entendimento jurisprudencial). H quatro teorias para explicar o que trabalho eventual. So elas: a) Teoria do evento; b) Teoria da Descontinuidade; c) Teoria da Fixao Jurdica; d) Teoria dos Fins da Empresa. a) Teoria do Evento: Esta teoria leva em considerao o tipo de servio para o qual o trabalhador foi contratado, se ele ou no de curta durao para a empresa. Caso ele seja de curta durao para a empresa o trabalhador ser considerado eventual e no empregado. Esta teoria no foi aceita pela doutrina brasileira. b) Teoria da Descontinuidade: Esta teoria leva em considerao o conceito temporal da prestao de servios, ou seja, eventual seria o trabalho que no se repete para um mesmo trabalhador. Exemplo: um professor que ministre uma aula, apenas, em determinada Universidade. c) Teoria da Fixao Jurdica: por esta teoria eventual seria aquele trabalhador que presta servios para diversos tomadores de forma simultnea sem se fixar a nenhum deles. Ex: Faxineira que cada dia da semana est em uma residncia diferente. d) Teoria dos Fins da Empresa: Esta teoria destaca a natureza do servio em relao atividade empresarial. Assim, trabalho eventual ser aquele que no estiver inserido na atividade normal da empresa. Por esta teoria a bilheteira do cinema que s funciona nos finais de semana considerada empregada, porque a venda de ingressos est inserida na atividade normal da empresa. Ateno: A distino entre o empregado e o trabalhador eventual o elemento de permanncia, ou seja, a no-eventualidade. Assim, caso esta esteja presente, de forma concomitante com os outros elementos ftico-jurdicos da relao de emprego, caracterizar-se- a relao de emprego.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

PACOTE Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva b) Trabalho Autnomo: A diferenciao central entre o trabalho autnomo e o empregado est na subordinao. O trabalho autnomo aquele que se realiza sem a subordinao do trabalhador ao tomador de servios. AUTONOMIA o que rege o trabalho autnomo, como o prprio nome j reflete. O prprio prestador de servios que ir estabelecer a forma de realizao dos servios. C) Empreitada: A pessoalidade no inerente ao contrato de empreitada. A empreitada distingue-se da locao de servios por ser um contrato de resultado, ou seja, objetiva-se uma obra especfica. J na locao de servios h um contrato de atividade, independentemente do resultado a ser alcanado. Em relao ao contrato de trabalho a empreitada diferencia-se pelo fato de que o empreiteiro no subordinado ao tomador de seus servios, h autonomia na prestao de seus servios. O tomador dos servios no detm o poder de direo, nsito ao contrato de trabalho, em relao ao empreiteiro. Na subempreitada, quem se comprometeu a efetuar certa obra a repassa a algum para que este a execute parcial ou totalmente (Valentim Carrion). A CLT trata da subempreitada no art. 455 e a doutrina majoritria entende que h responsabilidade subsidiria entre o empreiteiro principal e o subempreiteiro. Art. 455 da CLT - Nos contratos de subempreitada responder o subempreiteiro pelas obrigaes derivadas do contrato de trabalho que celebrar, cabendo, todavia, aos empregados, o direito de reclamao contra o empreiteiro principal pelo inadimplemento daquelas obrigaes por parte do primeiro. Pargrafo nico - Ao empreiteiro principal fica ressalvada, nos termos da lei civil, ao regressiva contra o subempreiteiro e a reteno de importncias a este devidas, para a garantia das obrigaes previstas neste artigo. Profa. Dborah Paiva www.pontodosconcursos.com.br 7

PACOTE Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva Em complementao ao nosso estudo, observem as decises abaixo: TRT15: CMARA NEGA VNCULO EMPREGATCIO DE MOTORISTA DE CAMINHO COM EMPRESA PRESTADORA DE SERVIOS Data: 11/01/2012 Alm de dono do veculo, o reclamante, quando no podia trabalhar, mandava outra pessoa para substitu-lo Por Ademar Lopes Junior Na ao na Justia do Trabalho, o motorista de caminho afirmou que trabalhou de 10 de julho de 2006 a 10 de julho de 2008 em prol de uma empresa do ramo de servios, mas prestava servios para o Municpio da estncia turstica de Barra Bonita, recebendo salrio de R$ 2.400. No teve contrato de emprego anotado em sua CTPS, nem frias, 13 ou pagamento de verbas quando de sua dispensa. Tambm se disse vtima de dano moral. A empresa foi revel nos autos, e o Municpio se defendeu, dizendo que o reclamante atuava como verdadeiro empreendedor e que at comprou um caminho, custeando suas despesas e dirigindo ele mesmo o prprio caminho, prestando servios empresa. Segundo depoimento da testemunha da reclamada, quando [o reclamante] no podia comparecer, outra pessoa dirigia seu caminho, j que, disse a testemunha, o caminho no podia parar. O juzo da 2 Vara do Trabalho de Ja entendeu que no havia pessoalidade do trabalhador, e por isso julgou improcedentes os seus pedidos. Inconformado, ele recorreu, pedindo a reforma da sentena e insistindo na declarao do vnculo empregatcio. O relator do acrdo da 3 Cmara do TRT, desembargador Jos Pitas, entendeu que o trabalhador no tinha razo em seu inconformismo e manteve a sentena integralmente. O acrdo salientou que o trabalhador empresrio, autnomo e nunca foi empregado das rs e lembrou que, para o reconhecimento do liame empregatcio, necessrio que os elementos que caracterizam o emprego estejam todos presentes (pessoa fsica, pessoalidade, no eventualidade, onerosidade e subordinao).

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

PACOTE Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva A deciso colegiada tambm considerou o depoimento pessoal do autor, que admitiu o fato de outros motoristas dirigirem o caminho, quando ele, reclamante, no podia comparecer. Bem que o autor tentou provar a pessoalidade do vnculo, dizendo que esta era contnua e que outra pessoa colocada em seu lugar foi por ordem do Municpio, porm o acrdo salientou que, quanto a isso, no h prova a respeito, pois enquanto a testemunha pelo trabalhador diz que em uma nica oportunidade o reclamante ficou doente, e a primeira reclamada colocou outro para dirigir o caminho do autor, a outra testemunha, esta pelo Municpio, afirmou que: quando o reclamante no podia ir ou tinha algum problema de sade, o reclamante colocava outro motorista para dirigir o caminho. Por isso, o acrdo concluiu que o motorista trabalhou na condio de autnomo, pois era responsvel pela manuteno do veculo que lhe pertencia e ainda se fazia substituir sempre que necessrio. O fato de o autor receber R$ 2.400 e o empregado da r (testemunha nos autos) receber de salrio apenas R$ 370 tambm foi decisivo para comprovar a falta de vnculo empregatcio entre o motorista e a empresa. (Processo 0121000-42.2009.5.15.0055). Fonte: www.trt15.jus.br Data: 09/01/2012 Publicada originalmente em 24/03/2011 Na 5 Vara do Trabalho de Belo Horizonte, a juza substituta Daniela Torres Conceio analisou o caso de uma trabalhadora que, durante 13 anos, exerceu a funo de auxiliar de servios gerais numa instituio de assistncia criana e ao adolescente. Depois desse perodo, a empregada foi dispensada e recontratada, por prazo determinado, para trabalhar como me social. Porm, ficou comprovado que ela continuou a desempenhar as mesmas atividades do contrato anterior, como, por exemplo, cozinhar e cuidar das crianas. Examinando as evidncias e o conjunto de provas, a magistrada concluiu que o nico intuito da instituio ao registrar a empregada como me social foi burlar a legislao trabalhista.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

PACOTE Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva Isso porque a Lei 7.644/87, que regulamenta a atividade de me social, reduz bastante o rol de direitos dessa categoria especfica, evidenciando, assim, segundo a juza, a ntida inteno patronal de "economizar" na hora de pagar os crditos trabalhistas.

As testemunhas confirmaram que a trabalhadora sempre exerceu as funes tpicas de auxiliar de servios gerais, tanto na primeira como na segunda contratao. Como se isso no bastasse, observa a julgadora que a contratao por prazo determinado no obedeceu aos casos restritos permitidos pelo artigo 443, pargrafo 2, da CLT. De acordo com esse dispositivo legal, o contrato por prazo determinado s ser vlido em caso de contrato de experincia, ou para contratao de servios cuja natureza ou transitoriedade justifique a predeterminao, ou, ainda, quando as atividades empresariais tenham carter transitrio. Ao examinar o estatuto social da instituio, a magistrada constatou que suas atividades no so transitrias, nem do ponto de vista da empregadora, nem do ponto de vista da empregada. De acordo com o estatuto, a instituio tem como finalidade a assistncia criana e ao adolescente, de modo a proporcionarlhes formao fsica, psicolgica, espiritual e social. Portanto, no entender da juza, os servios prestados pela trabalhadora so permanentes, tendo em vista que so essenciais existncia e ao desenvolvimento da atividade empresarial. Se fossem servios transitrios, a instituio no teria mantido a empregada na funo por 13 anos ininterruptos. Conforme enfatizou a julgadora, o simples fato de a instituio ter celebrado um convnio com o Municpio de Belo Horizonte para desenvolvimento de um projeto de assistncia social, com vigncia no perodo de abril de 2008 a dezembro de 2009, no torna transitria a atividade da empregadora, mas apenas limita no tempo um dos seus contratos firmados com terceiros. Mesmo aps o fim do convnio, a instituio reclamada continuar a desenvolver a assistncia a menores, necessitando de empregados que prestem servios gerais, como a autora, completou.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

10

PACOTE Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva Por essas razes, a juza sentenciante decidiu anular os atos de registro da funo de me social e de contratao por prazo determinado, entendendo que eles tiveram o intuito de impedir, desvirtuar e fraudar os direitos trabalhistas da ex-empregada. Assim, a magistrada acolheu o pedido de retificao da CTPS para que conste a funo de auxiliar de servios gerais, pelo perodo de maro a dezembro de 2009, e condenou a instituio ao pagamento das verbas rescisrias tpicas da dispensa sem justa causa. (0001483-95.2010.5.03.0005 RO). Fonte: www.trt3.jus.br Passaremos a analisar, de forma modalidades de relao de trabalho: mais detalhada, as

1. Trabalho autnomo: aquele em que a pessoa fsica presta servios habitualmente por conta prpria a uma ou mais de uma pessoa, assumindo os riscos de sua atividade econmica. No h subordinao, h autonomia na prestao de servios. Como exemplo, podemos citar o pintor, o pedreiro, o corretor de imveis, o representante de imveis, advogados, mdicos, etc. Portanto, o trabalhador autnomo aquele que correr o risco do negcio, uma vez que desenvolver as suas atividades, por conta prpria com habitualidade. importante analisar a presena ou no dos requisitos da relao de emprego, pois caso estejam presentes na prestao de servios todos os requisitos, estes trabalhadores podero ser considerados empregados. 2. Trabalho eventual: aquele em que a pessoa fsica presta servios ocasionalmente, sem relao de emprego, a uma pessoa fsica ou jurdica, com subordinao de curta durao. Portanto, as normas da CLT no se aplicam a ele.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

11

PACOTE Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva Como exemplo, temos os chapas, trabalhadores que ficam nas estradas para descarregarem os caminhes e que, em geral, prestam servios de forma espordica a vrios tomadores, no sendo por isso, considerados empregados. Ainda temos como exemplos, o bia-fria e o diarista domstico (aquele que presta servios de faxina, em regra de duas a trs vezes por semana, conforme entendimento jurisprudencial). 3. Trabalho avulso: aquele prestado por uma pessoa fsica sem vnculo empregatcio, de natureza urbana ou rural, a diversas empresas, sendo sindicalizado ou no, com interferncia obrigatria do sindicato profissional ou do rgo gestor de mo-de-obra. Portanto, considera-se trabalhador avulso aquele que presta os seus servios a tomadores diversos, sem pessoalidade, em sistema de rodzio, intermediado por um Sindicato ou por um rgo Gestor de Mode-obra. Estes trabalhadores no so considerados empregados, mas possuem os mesmos direitos dos trabalhadores com vnculo empregatcio permanente, pois a CF/88 estabelece igualdade entre os trabalhadores avulsos e os trabalhadores com vnculo empregatcio permanente (art. 7, XXXIV da CRFB/88). Como exemplo, citamos o trabalhador porturio, que presta servios nos portos para carregamento e descarregamento, limpeza e conservao dos navios, conferencista de carga, servio de bloco, vigilncia e limpeza, capatazia, estiva e bloco, dentre outros. Vejamos os conceitos: A capatazia distingue-se da estiva. Esta a atividade de movimentao de mercadorias nos pores das embarcaes ou no convs. Aquela a atividade de movimentao de mercadorias nas instalaes de uso pblico dos portos. Bloco consiste na atividade de limpeza e conservao de embarcaes mercantes e de seus tanques, incluindo batimento de ferrugem, pintura, reparos de pequena monta e servios correlatos.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

12

PACOTE Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva

importante frisar que o trabalhador avulso poder ser porturio ou no-porturio. O trabalhador avulso porturio aquele que presta servios sem vnculo empregatcio, intermediado por um rgo Gestor de Mo-de-obra, a inmeros tomadores de servios. A lei 8630/93 regulamentou de forma definitiva os portos organizados, prevendo que caber Unio a explorao direta ou indireta dos portos organizados. Por porto organizado devemos entender aquele que constitudo e aparelhado para atender as necessidades da navegao, da movimentao de passageiros ou da movimentao e armazenagem de mercadorias, concedido ou explorado pela Unio, cujo trfego e operaes porturias estejam sob a jurisdio de uma autoridade porturia. O operador porturio a pessoa jurdica que exerce a operao porturia na rea do porto por concesso pblica. Cada operador porturio constituir um rgo gestor de mo-de-obra para gerir e treinar os porturios e tambm para administrar o fornecimento de mo-de-obra avulsa, em sistema de rodzio. H o trabalhador porturio avulso e o trabalhador porturio empregado. oportuno fazer a distino entre eles: o primeiro no ter vnculo de emprego nem com o rgo gestor de mo-de-obra e nem com o operador porturio (art. 20 da Lei 8.630/93). Ao passo que o segundo ter vnculo de emprego com o operador porturio (art. 26 d Lei 8630/93). No caso do trabalhador porturio avulso, o rgo gestor de mo-deobra arrecada, repassa e providencia o recolhimento dos encargos trabalhistas fiscais e previdencirios, j com os percentuais referentes s frias, 13 salrio e ao FGTS. Quanto ao empregado/trabalhador porturio o pagamento ser feito diretamente pelo empregador.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

13

PACOTE Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva 4. Estgio: No se deve confundir o estagirio com o trabalhador aprendiz. O aprendiz sempre ser empregado e est regido pelos artigos 428 e seguintes da CLT. O estagirio est regido pela Lei 11.788/08 e somente ser considerado empregado quando o estgio for fraudulento, ou seja, no se desenvolver de acordo com os requisitos da lei. As principais caractersticas do estgio so: Durao no poder passar de dois anos, salvo quando o estagirio for portador de deficincia. A jornada ser de 4 horas dirias e 20 horas semanais no caso de estudantes de educao especial e dos anos finais do ensino fundamental. A jornada ser de 6 horas dirias e 30 horas semanais no caso de estudantes do ensino superior, da educao profissional de nvel mdio. O estgio poder ser obrigatrio ou no-obrigatrio. Quando ele for obrigatrio o estagirio poder receber uma bolsa e quando ele for no-obrigatrio o estagirio dever receber a bolsa. O estagirio receber os seguintes direitos: auxliotransporte, seguro contra acidentes pessoais, recesso de 30 dias. Celebrao de termo de compromisso de realizao do estgio com o resumo das atividades desenvolvidas, dos perodos e da avaliao de desempenho a ser fornecida pela parte concedente do estgio quando do desligamento do estagirio.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

14

PACOTE Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva O estagirio no ser considerado empregado, cumpridas as exigncias da Lei n 11.788/08, a saber:

desde

que

exerccio de tarefas que proporcionem aprendizado ligado rea de formao; celebrao de termo de compromisso

entre o estudante e a parte concedente; interveno obrigatria da instituio de ensino.

Passaremos, agora a analisar as hipteses de Relao de emprego: 1. Empregado celetista: aquele que presta servios com todos os elementos definidores da relao de emprego. Como exemplo, citamos a secretria que trabalhe subordinada juridicamente ao patro, recebendo um salrio pelo servio prestado, que ser realizado pessoalmente de segunda a sbado, das oito s dezoito horas. Outro exemplo o piloto particular de helicptero que trabalha para o presidente de uma empresa, transportando no s o presidente, mas tambm os diretores, todo dia, de suas residncias para o local de trabalho. oportuno ressaltar que, neste caso, ele ser empregado celetista da empresa, pois trabalha para o presidente e diretores. Caso este mesmo piloto trabalhe apenas para o presidente da empresa e para a famlia dele, ser empregado domstico, regido pela Lei n 5.859/72, conforme explicado no tpico seguinte. 2. Empregado domstico: Segundo o art. 1 da Lei n 5.859/72, empregado domstico aquele que presta servios de natureza contnua a pessoa ou a famlia no mbito residencial desta. Como exemplos, temos a cozinheira, jardineiro, copeira, governanta, motorista particular, piloto particular de avio, bab, enfermeira, dentre outros.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

15

PACOTE Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva O principal requisito para que o empregado seja considerado domstico a ausncia de lucro de seu empregador, bem como a prestao de servios apenas para pessoa ou famlia no mbito residencial destas. Alm destes, tambm ser necessria a presena dos requisitos da relao de emprego, com exceo da alteridade. A enfermeira ser considerada empregada domstica caso preste servios pessoa ou a famlia, de forma no-eventual, com subordinao, horrios fixos, pagamento de salrio mensal, no podendo fazer-se substituir. Portanto, importante dizer que determinado empregado poder ser domstico ou no, devendo ser averiguados os requisitos da relao de emprego, juntamente com a ausncia de finalidade lucrativa e a prestao de servios a pessoa ou a famlia no mbito residencial desta. 3. Empregado rural: O art.2 da Lei 5.889/73 conceitua o empregado rural como sendo a pessoa fsica que em propriedade rural ou prdio rstico, presta servios no eventuais, ao empregador rural, mediante dependncia e salrio. Art. 2 da Lei 5.889/73 Empregado rural toda pessoa fsica que, em propriedade rural ou prdio rstico, presta servios de natureza no eventual a empregador rural, sob a dependncia deste e mediante salrio. Por prdio rstico devemos entender o estabelecimento rudimentar que disponha de poucas mquinas, ou at mesmo de nenhuma. Exemplificando, podemos citar um terreno no qual o agricultor planta de forma rudimentar, alfaces para vender na feira da cidade. Neste caso os empregados deste agricultor sero considerados empregados rurais. Assim, num stio em que haja plantao de alface pelo empregado e esta seja comercializada (finalidade lucrativa), ainda que em pequena quantidade, o empregado ser caracterizado rural. Porm, caso no seja comercializada, mas apenas produzida para consumo do dono do stio e seus familiares, o empregado ser considerado domstico.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

16

PACOTE Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva Art. 3 da Lei 5.889/73 Considera-se empregador, rural, para os efeitos desta Lei, a pessoa fsica ou jurdica, proprietrio ou no, que explore atividade agro-econmica, em carter permanente ou temporrio, diretamente ou atravs de prepostos e com auxlio de empregados. 1 Inclui-se na atividade econmica, referida no "caput" deste artigo, a explorao industrial em estabelecimento agrrio no compreendido na Consolidao das Leis do Trabalho. Art. 4 da Lei 5.889/73 Equipara-se ao empregador rural, a pessoa fsica ou jurdica que, habitualmente, em carter profissional, e por conta de terceiros, execute servios de natureza agrria, mediante utilizao do trabalho de outrem. Equipara-se ao empregador rural pessoa fsica o consrcio simplificado de produtores rurais para utilizarem-se de um mesmo empregado, sendo a responsabilidade de todos solidria. Segundo o art. 2 da Lei n 5.889/73, a pessoa fsica que, em propriedade rural ou prdio rstico, presta servios com continuidade a empregador rural, mediante dependncia e salrio. Verificamos que h finalidade lucrativa. H atividades rurais como a parceria, o meao e o arrendamento nas quais o trabalhador correr os riscos do negcio, no possuindo vnculo com o empregador rural. Observem os conceitos abaixo: Parceria o contrato pelo qual um indivduo cede a outro determinado imvel rural com o objetivo de nele desenvolver atividade de explorao agropecuria mediante participao nos lucros. Arrendamento o contrato segundo o qual uma pessoa cede a outra o uso e gozo da propriedade rural por prazo determinado mediante o pagamento de um aluguel. Meao um contrato segundo o qual o proprietrio da terra ter direito a metade do que o parceiro produz.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

17

PACOTE Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva importante ressaltar que caso as modalidades de contrato acima descritas, sejam falsas (falsa parceria, falso arrendamento e falsa meao) dado o princpio da primazia da realidade o vnculo ir formarse com o empregador rural. BIZU DE PROVA

DICA: Os empregados rurais podero ser classificados em dois tipos: empregado rural e safrista. O pargrafo nico do art. 14 da Lei 5.889/73 conceitua contrato de safra como o que tenha a sua durao dependente de variaes estacionais da atividade agrria, sendo um contratado por prazo determinado. Expirado normalmente o contrato, a empresa pagar ao safrista, a ttulo de indenizao do tempo de servio, importncia correspondente a 1/12 (um doze avos) do salrio mensal, por ms de servio ou frao superior a 14 (quatorze) dias. DICA: O motorista de empresa cuja atividade seja preponderantemente rural considerado empregado rural, porque no enfrenta o trnsito das cidades, sendo esta a orientao jurisprudencial do TST. OJ 315 da SDI- 1 do TST considerado trabalhador rural o motorista que trabalha no mbito de empresa cuja atividade preponderantemente rural, considerando que, de modo geral, no enfrenta o trnsito das estradas e cidades. DICA: Empregado que trabalha em empresa de reflorestamento rurcola, pois de acordo com a OJ 38 da SDI-1 do TST podemos concluir que a empresa de reflorestamento caracterizada como empregadora rural. OJ 38 da SDI 1 do TST EMPREGADO QUE EXERCE ATIVIDADE RURAL. EMPRESA DE REFLORESTAMENTO. PRESCRIO PRPRIA DO RURCOLA. (LEI 5.889/73, ART. 10 E DECRETO 73.626/74, ART. 2, 4).

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

18

PACOTE Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva DICA: BIZU DE PROVA OJ 419. SDI-1. ENQUADRAMENTO. EMPREGADO QUE EXERCE ATIVIDADE EM EMPRESA AGROINDUSTRIAL. DEFINIO PELA ATIVIDADE PREPONDERANTE DA EMPRESA. (DEJT divulgado em 28 e 29.06.2012 e 02.07.2012). Considera-se rurcola empregado que, a despeito da atividade exercida, presta servios a empregador agroindustrial (art. 3, 1, da Lei 5.889, de 08.06.1973), visto que, neste caso, a atividade preponderante da empresa que determina o enquadramento. 4. Trabalho temporrio: o trabalho realizado por uma pessoa fsica contratada por uma empresa de trabalho temporrio, que prestar servios no estabelecimento do tomador ou cliente, destinada a atender a necessidade transitria de substituio de pessoal regular e permanente ou a acrscimo extraordinrio de servios. O trabalho temporrio regido pela Lei n 6.019/74, e no pela CLT. O vnculo trabalhista do trabalhador temporrio, ou seja, a relao de emprego, no se forma entre o cliente tomador dos servios e o trabalhador, mas sim entre este e a empresa de trabalho temporrio, que arcar com todos os direitos trabalhistas. O art. 2 da Lei 6019/74 conceitua o trabalho temporrio como aquele prestado por uma pessoa fsica a uma empresa, para atender a necessidade transitria de substituio de seu pessoal regular e permanente ou a acrscimo extraordinrio de servio. Art. 2 da Lei 6019/74 - Trabalho temporrio aquele prestado por pessoa fsica a uma empresa, para atender necessidade transitria de substituio de seu pessoal regular e permanente ou acrscimo extraordinrio de servios.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

19

PACOTE Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva

5. Empregado em domiclio: aquele que executa seus servios em sua prpria residncia ou em oficina de famlia (artigos 6 e 83 da CLT), desde que subordinado ao empregador, de quem recebe ordens e instrues, obrigando-se, por exemplo, a uma produo determinada. considerado empregado para todos os efeitos, pois a lei no exige que a prestao de servios realize-se no estabelecimento do empregador. Este tipo de trabalho realizado fora do mbito de fiscalizao direta e imediata do empregador, porm, para a caracterizao do vnculo empregatcio, necessrio que o empregado tenha subordinao jurdica, a qual poder ser aferida pelo controle sobre ele do empregador. Como exemplo, citamos a costureira que trabalha em sua residncia e busca peas na empresa ou as recebe em sua casa, tendo metas a cumprir e recebendo instrues sobre o que costurar, sem ter autonomia em relao aos servios realizados. Configura-se a subordinao e, conseqentemente, a relao de emprego e o contrato de trabalho. Art. 6 No se distingue entre o trabalho realizado no estabelecimento do empregador e o executado no domiclio do empregado, desde que esteja caracterizada a relao de emprego. Pargrafo nico. Os meios telemticos e informatizados de comando, controle e superviso se equiparam, para fins de subordinao jurdica, aos meios pessoais e diretos de comando, controle e superviso do trabalho alheio.

Art. 83 devido o salrio-mnimo ao trabalhador em domiclio, considerado este como o executado na habitao do empregado ou em oficina de famlia, por conta de empregador que o remunere.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

20

PACOTE Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva importante frisar que considerado trabalho em domiclio no s aquele realizado no domiclio do empregado ou em oficina de famlia, mas tambm em qualquer outro lugar escolhido pelo empregado fora do alcance da fiscalizao do empregador. Segundo Valentin Carrion, o teletrabalho caracterizado como trabalho em domiclio, pois prestado pelo empregado em sua prpria residncia e o resultado remetido para a empresa atravs de meios informatizados. Neste tipo de trabalho h subordinao, embora manifestada de forma tnue. Quero apresentar para vocs um tema que considero importante: (Tema questo discursiva estudo de caso) Discorra sobre o teletrabalho e o trabalho a domiclio, apontando as vantagens e desvantagens deste tipo de trabalho. Com a revoluo tecnolgica, surgiram novas formas de trabalho que no so como as relaes de trabalho clssicas em que o trabalho era desenvolvido dentro da empresa. A inovao tecnolgica trouxe novos tipos de atividade descentralizada que renem comunicao e informao. Esta nova forma de trabalhar transcende os limites territoriais, podendo ser executada em mbito nacional e internacional. A distino bsica entre o teletrabalho e o trabalho a domiclio tradicional que o primeiro abrange a realizao de atividades mais complexas do que as atividades manuais. E, tambm, porque o teletrabalho abrange setores diversos como, por exemplo, a transmisso e a acumulao de informao, atividades de consultoria, jornalismo, auditoria, vendas, digitao, edio, dentre outros. De origem etimolgica grega o termo tele significa distncia. Assim, o teletrabalho modalidade especial de trabalho distncia.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

21

PACOTE Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva Trabalho em domiclio, de acordo com o art. 83 e 6 da CLT, o trabalho em domicilio deve ser entendido hoje, ou seja, este artigo dever ser interpretado da seguinte forma: englobando o domiclio do empregado ou o trabalho em oficina de famlia ou qualquer outro lugar por ele livremente escolhido fora do alcance da fiscalizao do empregador. Presentes os requisitos da relao de emprego no far diferena se o trabalho realizado no domiclio do empregado ou em estabelecimento do empregador. O trabalho em domiclio no se limita ao trabalho que prestado na residncia do empregado. Em regra a prestao de servios do empregado efetiva-se no mbito do estabelecimento da empresa. Mas, o trabalho executado na residncia do empregado no desnatura a relao de emprego desde que presentes os seus elementos caracterizadores. Distines entre Teletrabalho e Empregado em Domiclio: 1. Empregado em domiclio: O trabalho a domiclio poder ser executado tanto de forma subordinada quanto autnoma. Quando ele for executado de forma autnoma o objeto da prestao de servios o resultado que o trabalhador ir fornecer, executando com uma organizao prpria e assumindo os riscos da atividade econmica. J no trabalho a domiclio subordinado o objeto da prestao a energia que o trabalhador coloca a disposio do empregador que assumir os riscos do processo produtivo. No Brasil no h legislao especial que regulamente o trabalho a domiclio como ocorre em outros pases. H os artigos 6 e 83 da CLT. Quando ficarem configurados os requisitos da relao de emprego, os direitos trabalhistas estabelecidos na CLT sero aplicados. Recentemente, foi acrescentado um pargrafo ao art. 6 da CLT, considerando haver subordinao, configurada atravs dos meios telemticos e informatizados de comando.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

22

PACOTE Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva LEI 12.551, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2011 Art. 6o No se distingue entre o trabalho realizado no estabelecimento do empregador, o executado no domiclio do empregado e o realizado a distncia, desde que estejam caracterizados os pressupostos da relao de emprego. Pargrafo nico. Os meios telemticos e informatizados de comando, controle e superviso se equiparam, para fins de subordinao jurdica, aos meios pessoais e diretos de comando, controle e superviso do trabalho alheio. (NR) A subordinao jurdica do trabalhador a domiclio no diferente da do empregado, que exerce a suas atividades dentro da empresa. Porm, h doutrinadores que mencionam que a subordinao atenuada no empregado a domicilio porque o trabalho se desenvolve longe dos olhos do empregador. O vnculo de subordinao caracteriza-se pela insero da atividade do prestador no ciclo produtivo empresarial e na observncia a ordens preventivas e sucessivas, mesmo que trabalhando externamente e com os seus prprios meios de trabalho, o trabalhador torna-se elemento integrativo. Por outro lado no trabalho autnomo desenvolvido no domiclio, o sujeito a quem o empregador entrega a realizao de um determinado servio, visa o resultado e ele arca com os riscos do negcio, podendo recusar trabalhos. O fato de o empregado executar as suas atividades em seu domiclio, no significa que o empregador tenha renunciado ao seu poder diretivo. O controle exercido sobre a atividade desenvolvida e sobre o resultado final do servio. 2. Teletrabalho: No trabalho a distncia do qual o teletrabalho modalidade o controle advindo do poder de direo, poder ocorrer durante a execuo do trabalho ou em funo de seu resultado. Exemplificando: trabalhador que se encontra em conexo diretamente e permanentemente pelo computador com o centro de dados da empresa o empregador poder fornecer as instrues e controlar o trabalho como se o empregado estivesse no estabelecimento.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

23

PACOTE Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva A internet permite aferir o tempo de conexo do empregado e quando ele acessou a ltima vez. Assim dever ser avaliado em conjunto os elementos caracterizadores da subordinao jurdica para saber se o teletrabalhador autnomo ou empregado subordinado. Como exemplo, podemos citar a subordinao do empregado a um programa de informtica controlado pela empresa que lhe permite dirigir e controlar a atividade do empregado, disponibilidade de tempo a disposio do empregador com obrigaes de assistir a reunies ou cursos de treinamento sob pena de sano disciplinar. A distino que a doutrina faz ao conceituar o teletrabalho de que ele realizado atravs de tecnologia pesada, que permite a execuo do trabalho em locais diferentes, mediante sistemas de comunicao e de informtica sem concentrao dos meios produtivos. O teletrabalho distingue-se do trabalho a domiclio no por implicar realizao de tarefas mais complexas do que as tarefas manuais, mas por abranger setores de diversos segmentos como consultoria, informao, edio, contabilidade, telecomunicaes, vendas e operaes mercantis, dentre outros. O Teletrabalhador poder ser tanto empregado (relao de emprego) quanto autnomo (relao de trabalho) tudo ir depender da forma como o servio for prestado. No o local da prestao de servios que ir definir, mas o fato de o trabalho ser realizado com autonomia pelo trabalhador com poderes para gerir a sua prpria atividade. Vantagens e Desvantagens para a empresa: A utilizao do teletrabalho representa as seguintes vantagens para o empregador: reduo do espao imobilirio, diminuio de custos referentes a alugueis, transporte, manuteno, gera maior produtividade pelo empregado. H maior ateno aos clientes mediante a conexo informtica/telemtica e etc. Elimina-se o tempo perdido no trnsito com a locomoo residncia- trabalho- trabalho residncia. E em contrapartida h maior motivao e satisfao no exerccio da atividade e tambm diminui o absentesmo gerado, por exemplo, com a greve de nibus ou com fenmenos metereolgicos.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

24

PACOTE Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva Desvantagens para a empresa so: O teletrabalho gera a necessidade de investimentos em equipamentos de um modo geral, uma vez que com os avanos tecnolgicos eles se tornam obsoletos muito rapidamente. Outra desvantagem a dificuldade de direo e controle dos trabalhadores, dependendo da forma de teletrabalho a perda da coeso na organizao empresarial ameaa a confidencialidade da informao. Vantagens e Desvantagens para o empregado: A maior vantagem para o trabalhador a flexibilidade de horrio que possibilitar que ele concilie os encargos familiares com as atividades profissionais. H melhoria na qualidade de vida. H um segmento de trabalhadores (donas de casa, presidirios, portadores de deficincia, ou idade avanada) que teriam dificuldades de obter o emprego formal, sendo uma das vantagens do teletrabalho, assim ele poder contribuir como meio propcio para diminuir as desigualdades de oportunidades. A desvantagem desta modalidade de trabalho a distncia o isolamento advindo da falta de contato com outros trabalhadores, o surgimento de conflitos familiares, caso o empregador no consiga separar o tempo de trabalho e o tempo livre, o exerccio do direito de greve ser dificultado pelo fato do trabalhador trabalhar a distncia.

EM RESUMO: Vamos relembrar os elementos da relao de emprego! a) trabalho prestado por pessoa natural ou fsica; b) pessoalidade; c) trabalho prestado em situao de subordinao jurdica; d) onerosidade; e) no-eventualidade.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

25

PACOTE Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva

Trabalho prestado por pessoa natural ou fsica A prestao de servios que o direito do trabalho toma em considerao aquela pactuada por uma pessoa fsica ou natural. Apenas o empregador poder ser pessoa fsica ou jurdica, jamais o empregado (obrigao de fazer/prestar o trabalho). Pessoalidade O trabalho prestado por pessoa fsica, no significa que seja prestado com pessoalidade. A pessoalidade trata-se de elemento vinculado ao anterior, mas que se distingue pelo fato de a prestao do trabalho ter carter de infungibilidade, ou seja, o empregado no pode ser substitudo por outra pessoa. Significa dizer que a relao jurdica pactuada deve ser cumprida intuitu personae, em relao ao empregado, que no pode fazer-se substituir intermitentemente por outro trabalhador, sob pena de descaracterizar-se a relao de emprego por ausncia de seu elemento constitutivo. Excees: h situaes que ensejam a substituio do trabalhador, sem suprimir a pessoalidade inerente relao de emprego. So elas: Substituio com o consentimento do tomador de servios, por curto tempo e eventualmente. Substituio autorizada por lei ou norma autnoma, como, por exemplo, frias, licena-gestante, afastamento para cumprir mandato sindical etc. Nestes casos, haver interrupo ou suspenso do contrato de trabalho, no acarretando a descaracterizao da pessoalidade inerente relao de emprego.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

26

PACOTE Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva

Trabalho prestado em situao de subordinao jurdica O empregado exerce suas atividades com dependncia ao seu empregador, por quem dirigido. Ele exerce, ento, um trabalho subordinado juridicamente, e no econmica ou tecnicamente. importante frisar que a subordinao no econmica e nem tcnica, porque quando o empregado detiver a tcnica em que o trabalho for prestado e o seu empregador a desconhecer, ainda assim poder haver a subordinao caso ele execute os seus servios seguindo as ordens e determinaes de seu empregador. Exemplificando: A empresa Alfa contrata Jos para ser tcnico de informtica, gerenciando os programas de computador, o gerente e o empregador no conhecem nada de informtica, mas Jos presta servios em horrios determinados por seu empregador, tendo metas de produtividade traadas, sendo subordinado juridicamente a seu empregador apesar de no ser subordinado tecnicamente ao mesmo.

DICA: importante ressaltar que algumas bancas examinadoras de concursos utilizam o termo dependncia jurdica para significar subordinao jurdica. A subordinao jurdica poder ser objetiva ou subjetiva. Considera-se subjetiva a subordinao quando recai sobre a pessoa do empregado e objetiva quando recai sobre os servios executados pelo trabalhador. O correto dizer que o ordenamento ptrio adotou a tese objetiva. No direito do trabalho a subordinao encarada sob o prisma objetivo. Acontece que Maurcio Godinho Delgado afirma a concepo subjetiva do fenmeno da subordinao hoje inteiramente superada expressa-se com maior proximidade com a palavra dependncia (art. 3 da CLT). Ressalta que qualquer matiz subjetivista no mais possvel e que o tema dever ser interpretado sob a tica essencialmente objetivista.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

27

PACOTE Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva Onerosidade A onerosidade manifesta-se atravs do pagamento pelo empregador de parcelas destinadas a remunerar o empregado em funo do contrato empregatcio pactuado. Ela presumida, cabendo ao empregador demonstrar a sua inexistncia. O empregado tem o dever de prestar servios e o empregador tem a obrigao de pagar salrios (contraprestao). Exemplo de trabalho sem onerosidade o servio voluntrio, que no gera vnculo empregatcio, pois prestado gratuitamente (Lei n 9.608/98). No-eventualidade Para que haja relao empregatcia, necessrio que o trabalho prestado tenha carter de permanncia, no podendo ser espordico. Na definio de empregado domstico, temos a expresso servios de natureza contnua, prestados a pessoa ou famlia no mbito residencial destas. Aos empregados domsticos aplica-se a Lei 5.859/72. Entretanto, a teoria mais aceita pela doutrina para qualificar o que seja ou no eventual a teoria dos fins do empreendimento, pela qual a aferio da natureza eventual dos servios prestados h de ser feita tendo em vista os fins normais da empresa. Exemplos: garom que trabalha em um restaurante que s abre nos finais de semana e bilheteira de cinema que s funciona aos sbados, domingos e feriados. Em ambos os casos o servio prestado no eventual. Ressalta-se que so considerados trabalhadores eventuais o chapa, aquele que descarrega caminhes nas estradas, o bia-fria e, a princpio, a diarista domstica.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

28

PACOTE Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva 2.2.Empregado Trabalho): e empregador (Sujeitos do Contrato de

Os sujeitos do contrato de trabalho so: o empregado (sempre pessoa fsica ou natural) e o empregador (pessoa fsica - natural ou jurdica). O empregado tem uma obrigao de fazer, que prestar o trabalho, e o empregador tem uma obrigao de dar, que pagar o salrio. Em um contrato de trabalho, o empregado ter a obrigao de prestar trabalho (obrigao de fazer) e os deveres de obedincia e colaborao a seu empregador. J o empregador ter o dever de pagar o salrio do empregado, tendo, portanto uma obrigao de pagar/dar. Empregado toda pessoa natural que contrate tcita ou expressamente a prestao de seus servios a um tomador, a este efetuada, com pessoalidade, onerosidade, no-eventualidade e subordinao (Maurcio Godinho Delgado). Nos conceitos legais de empregado e empregador (arts. 2 e 3 da CLT, respectivamente), encontram-se presentes cinco elementos fticojurdicos que caracterizam a relao de emprego. So eles: 1. Pessoalidade: prestar pessoalmente os servios, no podendo fazer-se substituir. 2. Onerosidade: pagamento de salrio. 3. No-eventualidade (vrias teorias/prevalece a dos fins do empreendimento). 4. Subordinao jurdica ou dependncia jurdica. 5. Ser o empregado pessoa fsica. Passaremos, agora, ao estudo dos sujeitos da relao de emprego.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

29

PACOTE Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva

TTULO I: INTRODUO Art. 1 - Esta Consolidao estatui as normas que regulam as relaes individuais e coletivas de trabalho, nela previstas. Art. 2 - Considera-se empregador a empresa, individual ou coletiva, que, assumindo os riscos da atividade econmica, admite, assalaria e dirige a prestao pessoal de servio. 1 - Equiparam-se ao empregador, para os efeitos exclusivos da relao de emprego, os profissionais liberais, as instituies de beneficncia, as associaes recreativas ou outras instituies sem fins lucrativos, que admitirem trabalhadores como empregados. 2 - Sempre que uma ou mais empresas, tendo, embora, cada uma delas, personalidade jurdica prpria, estiverem sob a direo, controle ou administrao de outra, constituindo grupo industrial, comercial ou de qualquer outra atividade econmica, sero, para os efeitos da relao de emprego, solidariamente responsveis a empresa principal e cada uma das subordinadas. Considera-se empregador a empresa, individual ou coletiva, que, assumindo os riscos da atividade econmica, admite, assalaria e dirige a prestao pessoal de servio. importante lembrar, dos empregadores por equiparao (art. 2, pargrafo 1 da CLT), uma vez que o empregador necessariamente no precisar ter finalidade lucrativa. Art. 3 - Considera-se empregado toda pessoa fsica que prestar servios de natureza no eventual a empregador, sob a dependncia deste e mediante salrio. Pargrafo nico - No haver distines relativas espcie de emprego e condio de trabalhador, nem entre o trabalho intelectual, tcnico e manual.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

30

PACOTE Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva Art. 4 - Considera-se como de servio efetivo o perodo em que o empregado esteja disposio do empregador, aguardando ou executando ordens, salvo disposio especial expressamente consignada. Pargrafo nico - Computar-se-o, na contagem de tempo de servio, para efeito de indenizao e estabilidade, os perodos em que o empregado estiver afastado do trabalho prestando servio militar e por motivo de acidente do trabalho. 2.3. Grupo econmico: O tipo legal de grupo econmico para fins trabalhistas est descrito na CLT e na lei do trabalho rural. (art. 2 pargrafo segundo) 2 - Sempre que uma ou mais empresas, tendo, embora, cada uma delas, personalidade jurdica prpria, estiverem sob a direo, controle ou administrao de outra, constituindo grupo industrial, comercial ou de qualquer outra atividade econmica, sero, para os efeitos da relao de emprego, solidariamente responsveis a empresa principal e cada uma das subordinadas. O direito do trabalho objetivou com o instituto do Grupo Econmico garantir o crdito trabalhista do empregado impondo a responsabilidade a todas as empresas do grupo econmico. Pode o empregado exigir o seu crdito de todos os componentes do grupo ou de qualquer deles. Caracterizao do grupo econmico: a) Abrangncia objetiva: O Grupo Econmico para fins trabalhistas no precisa se revestir das modalidades tpicas do direito empresarial ou comercial.

No se exige prova de sua formal institucionalizao cartorial. Pode-se acolher a existncia do grupo desde que emerjam evidncias probatrias de que esto presentes os elementos de integrao interempresarial de que fala a CLT e lei do trabalho rural.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

31

PACOTE Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva b) Abrangncia subjetiva: O grupo no pode ser qualquer pessoa fsica ou jurdica ou ente despersonalizado ou empregador que no exera atividade econmica. No se consubstanciam empresa por no desenvolverem atividade econmica o Estado, o empregador domstico, empregador por equiparao, os profissionais liberais, instituies de beneficncia associaes recreativas. c) Nexo causal entre as empresas: Maurcio Godinho apresenta duas vertentes a) restringe a configurao do grupo ocorrncia de nexo de efetiva direo hierrquica entre suas empresas componentes. b) exige-se uma relao de simples coordenao entre as empresas do grupo. A conseqncia jurdica do reconhecimento do grupo econmico a existncia da responsabilidade solidria entre as empresas. Se uma delas no quitar o dbito as demais so responsveis integralmente pela divida (responsabilidade solidria passiva). O grupo deve exercer atividade econmica assim, entre um Hospital Universitrio e a Faculdade de Medicina, no haver grupo econmico para fins trabalhistas. H discusso se h necessidade de ter uma empresa controlando as demais para a configurao do grupo econmico. Prevalece o entendimento de que h possibilidade de formao de grupo econmico horizontal ou por coordenao sem a presena de uma pessoa jurdica que administre e dirija as demais empresas. A formao de grupo econmico depende de pelo menos duas empresas que estejam sob direo nica, existindo sempre uma principal controladora das demais. Exemplo: holding. Todas as empresas do grupo devem exercer atividade econmica, mas no necessariamente a mesma atividade.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

32

PACOTE Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva Para a corrente majoritria, a solidariedade decorrente do grupo econmico a solidariedade passiva. Vamos fazer a distino entre solidariedade ativa e solidariedade passiva: A solidariedade ativa aparece quando o grupo apresentar a figura do empregador nico, ou seja, apresenta-se como se fosse uma s empresa, havendo promiscuidade nas relaes trabalhistas, comerciais, fiscais. Portanto, ativa a solidariedade que no se distingue o devedor do responsvel pela dvida. A solidariedade passiva aquela em que as pessoas jurdicas so distintas e independentes, pertencentes a um mesmo grupo econmico, cada empresa possui atividade econmica distinta e personalidade jurdica prpria. A solidariedade passiva separa o devedor dos responsveis pela dvida, assim as empresas integrantes do mesmo grupo econmico so co-responsveis pela dvida. H quem entenda que a smula 129 reflete a solidariedade dual, ou seja, ativa e passiva, do grupo econmico. Qual a teoria do empregador nico, e qual a passiva e a ativa? No h divergncia quanto absoro do direito brasileiro em relao solidariedade passiva dos entes integrantes do grupo econmico. importante ressaltar que h outra corrente interpretativa que sustenta acoplar-se solidariedade passiva tambm a ativa das entidades componentes do grupo econmico, em face do mesmo contrato de trabalho. Solidariedade dual. Para esta vertente, configurado o grupo econmico os seus componentes consubstanciariam empregado nico.

A favor da tese da solidariedade dual citamos Otvio Bueno Magano. Diz Maurcio Godinho Delgado que a jurisprudncia do TST perfilou-se em direo solidariedade dual (empregador nico). Profa. Dborah Paiva www.pontodosconcursos.com.br 33

PACOTE Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva

O entendimento sumulado do TST considera apenas a existncia de um contrato de trabalho, quando as empresas forem do mesmo grupo econmico e os servios forem prestados durante a mesma jornada de trabalho. Ela foi cobrada pela ESAF no ltimo concurso AFT (a questo est no final desta aula). Smula 129 do TST A prestao de servios a mais de uma empresa do mesmo grupo econmico, durante a mesma jornada de trabalho, no caracteriza a coexistncia de mais de um contrato de trabalho, salvo ajuste em contrrio. Importante trazer esta questo da ESAF: (ESAF - Juiz do Trabalho Substituto - TRT 7 Regio 2005) A solidariedade proporcionada pela existncia do grupo econmico pode ser conceituada como dual, ou seja, ao tempo em que consagra a solidariedade passiva das empresas, permite o reconhecimento da existncia de empregador nico. Assim, consoante jurisprudncia prevalente no Tribunal Superior do Trabalho, a prestao de servios a mais de uma empresa do mesmo grupo, durante a mesma jornada de trabalho, no caracteriza a coexistncia de mais de um contrato de trabalho, salvo ajuste em contrrio. Est correta. ----------------------------------------------------------------------------

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

34

PACOTE Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva 2.4. Poderes do empregador no contrato de trabalho: Os poderes que o empregador possui no contrato de trabalho, segundo o jurista Maurcio Godinho Delgado, so os seguintes: Poder Diretivo: Conjunto de prerrogativas concentradas nas mos do empregador para dirigir a prestao de seus servios. Exemplificando: o empregador quem escolhe a poca de concesso das frias do seu empregado. Outro exemplo: o empregador quem escolhe os uniformes que sero utilizados por seus empregados. Poder Regulamentar: Conjunto de prerrogativas concentradas nas mos do empregador para fixar regras gerais, abstratas e impessoais a serem observadas no mbito das empresas ou estabelecimentos. Poder Fiscalizatrio: Conjunto de medidas para acompanhar a prestao de trabalho. Poder Disciplinar: Conjunto de medidas que o empregador poder adotar, para propiciar a imposio de sanes para os empregados que descumprirem as obrigaes contratuais. O Poder fiscalizatrio recebe o nome de poder de controle, observem questo de prova: (Juiz do Trabalho TRT 8 Regio 2011) O Poder de controle, tambm chamado de poder fiscalizatrio, como uma das divises do poder empregatcio, tem como manifestaes habituais em um estabelecimento empresarial, a adoo de medidas como o controle de portaria, as revistas dos empregados, o controle de horrio e de frequncia, bem como a utilizao de circuito interno de televiso. (CERTA) (Doutrina pura) Poder fiscalizatrio ou poder de controle seria o conjunto de prerrogativas dirigidas a propiciar o acompanhamento contnuo da prestao de trabalho e a prpira vigilncia efetivada ao longo do espao empresarial interno. Medidas como o controle de portaria, revistas, circuito interno de televiso, controle de horrio e frequencia, a prestao de contas (em certas funes e profisses) e outras providencias correlatas so manifestaes do poder de controle.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

35

PACOTE Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva A Constituio Federal de 1988 tratou da dignidade da pessoa humana, protegendo a privacidade, a imagem, a intimidade, etc. Enfim, envolvendo todos os temas imateriais que despontem da personalidade do ser humano. O Poder empregatcio o conjunto de prerrogativas com respeito direo, regulamentao, fiscalizao e disciplinamento da economia interna empresa e correspondente prestao de servios (Maurcio Godinho Delgado). As normas constitucionais possuem status de direitos humanos. Assim, os princpios, regras e institutos que regulam o exerccio do direito de personalidade, aplicveis s relaes de emprego, conferemlhes nova fora normativa. Assim, h diversas situaes fticas que iro configurar violao dignidade do trabalhador. a) Dano Moral Individual: O dano moral atinge o patrimnio individual da pessoa humana, atentando contra o direito da personalidade, produzindo repercusses jurdicas, podendo gerar indenizaes. Discriminaes, ofensas morais e imagem, utilizao de meios abusivos de seleo (testes psicolgicos abusivos ou at mesmo testes de polgrafo), assdio sexual, revistas ntimas realizadas por homens em mulheres (art. 373-A da CLT)etc. so exemplos. importante ressaltar que a revista em bolsas e sacolas do empregado tema muito controvertido. Alguns entendem que vlida por no ser considerada uma resista ntima. A corrente majoritria entende que ela possvel, desde que respeitem alguns requisitos, tais como: que haja efetiva necessidade da revista, que no seja utilizado procedimentos invasivos (o empregado quem dever abrir a bolsa ou a sacola, no poder ocorrer toque na pessoa do empregado).

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

36

PACOTE Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva Outros fatos que ensejam a indenizao por dano moral so: a limitao do uso de banheiros no ambiente laborativo, a divulgao de dados contratuais de empregados, especialmente de salrios (so considerados violao tutela da privacidade), a instalao de cmeras televisivas de segurana em banheiros, as dinmicas de metas de desempenho abusivas e cobranas excessivas, o uso de tcnicas motivacionais abusivas ou desrespeitosas, a violao de emails particulares dos empregados, as condies degradantes no ambiente de trabalho, dentre outras. b) Dano Moral Coletivo: H casos em que a conduta que leva s leses de ordem moral ao ser humano, ter carter massivo e atingir um ncleo coletivo, seja o estabelecimento ou a empresa. 2.5. Sucesso de empregadores: Sucesso de empresas ou sucesso trabalhista ou alterao subjetiva do contrato de trabalho a figura regulada nos artigos 10 e 448 da CLT. Consiste a sucesso no instituto, atravs do qual se opera uma completa transmisso de crdito e assuno de dvidas trabalhistas entre alienante e adquirente envolvidos, na transferncia da titularidade da empresa ou do estabelecimento. Regulada pelos artigos 10 e 448, a sucesso a alterao subjetiva do contrato de trabalho que ocorre a transferncia da titularidade da empresa ou estabelecimento com completa transmisso de crdito e assuno de dvidas trabalhistas entre alienante e adquirente envolvidos. Art. 10 - Qualquer alterao na estrutura jurdica da empresa no afetar os direitos adquiridos por seus empregados. Art. 448 da CLT - A mudana na propriedade ou na estrutura jurdica da empresa no afetar os contratos de trabalho dos respectivos empregados.

Requisitos: Profa. Dborah Paiva www.pontodosconcursos.com.br 37

PACOTE Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva a) Transferncia de uma unidade econmico-jurdica, possibilitando que o sucessor continue explorando atividade do sucedido. A transferncia de partes separadas sem que proporcione a continuidade das atividades no configura a sucesso. Exemplos: Equipamentos eletrnicos e maquinas. b) Continuidade na prestao de servios: aps a sucesso o sucessor dever dar continuidade ao empreendimento. O Princpio da continuidade da relao de emprego um princpio embasa a sucesso, por esta razo que eu falei de princpios, embora o edital do concurso passado no o tenha contemplado. Observe questo de prova de Juiz do Trabalho: (Juiz do Trabalho- TRT - 14 Regio/2005) A sucesso de empregadores, regulada pelos artigos 10 e 448 da CLT, em sua definio clssica, tem como suporte o princpio da continuidade da relao de emprego, o mesmo se podendo dizer da regra jurisprudencial que confere ao empregador o nus da prova do despedimento do empregado. CERTA. A assertiva acima est correta pelo princpio da continuidade da relao de emprego ser de fato o fundamento da sucesso trabalhista descrita nos artigos 10 e 448 da CLT, uma vez que a sucesso configura-se quando haja transferncia da titularidade da empresa e que no haja soluo de continuidade na prestao de servios. J a Smula 212 do TST refere-se a este princpio como presuno favorvel ao empregado. Observem abaixo: Smula 212 do TST - DESPEDIMENTO. NUS DA PROVA O nus de provar o trmino do contrato de trabalho, quando negados a prestao de servio e o despedimento, do empregador, pois o princpio da continuidade da relao de emprego constitui presuno favorvel ao empregado.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

38

PACOTE Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva As Clusulas de no responsabilizao no so admitidas na sucesso. Assim, mesmo que o sucessor e o sucedido assinem um contrato no qual a responsabilidade ser exclusivamente do sucedido. Esta clusula no ter valor por estar fulminada de nulidade. H importantes Orientaes Jurisprudenciais sobre o tema: OJ 225 da SDI-1 do TST Celebrado contrato de concesso de servio pblico em que uma empresa (primeira concessionria) outorga a outra (segunda concessionria), no todo ou em parte, mediante arrendamento, ou qualquer outra forma contratual, a ttulo transitrio, bens de sua propriedade: I - em caso de resciso do contrato de trabalho aps a entrada em vigor da concesso, a segunda concessionria, na condio de sucessora, responde pelos direitos decorrentes do contrato de trabalho, sem prejuzo da responsabilidade subsidiria da primeira concessionria pelos dbitos trabalhistas contrados at a concesso;II - no tocante ao contrato de trabalho extinto antes da vigncia da concesso, a responsabilidade pelos direitos dos trabalhadores ser exclusivamente da antecessora. OJ 92 da SDI-1 do TST Em caso de criao de novo municpio, por desmembramento, cada uma das novas entidades responsabiliza-se pelos direitos trabalhistas do empregado no perodo em que figurarem como real empregador. OJ 261 da SDI-1 do TST As obrigaes trabalhistas, inclusive as contradas poca em que os empregados trabalhavam para o banco sucedido, so de responsabilidade do sucessor, uma vez que a este foram transferidos os ativos, as agncias, os direitos e deveres contratuais, caracterizando tpica sucesso trabalhista. OJ 411. Sucesso trabalhista. Aquisio de empresa pertencente a grupo econmico. Responsabilidade solidria do sucessor por dbitos trabalhistas de empresa no adquirida. Inexistncia. (Divulgada no DeJT 22/10/2010) O sucessor no responde solidariamente por dbitos trabalhistas de empresa no adquirida, integrante do mesmo grupo econmico da empresa sucedida, quando, poca, a empresa devedora direta era solvente ou idnea economicamente, ressalvada a hiptese de m f ou fraude.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

39

Devemos sucesso:

PACOTE Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva tecer algumas observaes importantes a

respeito

da

1. A sucesso a transferncia de titularidade da empresa seja provisoriamente (Exs. arrendamento, usufruto) ou definitivamente (Exs. compra e venda, fuso, doao, etc.); 2. Poder ocorrer a ttulo pblico ou privado; 3. Poder ocorrer seja a ttulo gratuito ou no, desde que o sucessor continue explorando a mesma atividade econmica que explorava o sucedido; 4. O sucedido no responde pelas dvidas trabalhistas aps a sucesso, pois a responsabilidade das obrigaes trabalhistas anteriores sucesso, bem como as posteriores sucesso ser do sucessor. OBSERVEM A JURISPRUDNCIA SOBRE O TEMA:

TST: Tabelio condenado por crditos trabalhistas de titular anterior do cartrio Data: 04/11/2011 A transferncia de titularidade de cartrio, junto com a unidade econmico-jurdica que o integra, alm da continuidade na prestao dos servios, caracteriza a sucesso de empregadores, respondendo o tabelio sucessor pelos crditos trabalhistas. Com esse entendimento, a Primeira Turma do Tribunal Superior do Trabalho no conheceu de recurso do 14 Cartrio de Registro de Imveis de So Paulo, que pretendia reformar deciso que o responsabilizou pelo pagamento de parcelas salariais anteriores ao seu ingresso no tabelionato. Essas parcelas salariais resultaram de ao ajuizada por um auxiliar de cartrio admitido em agosto de 1971 por meio de contrato de locao de servios. Promovido em maio de 1984 a escrevente, foi demitido imotivadamente em dezembro de 2002. Embora poca da admisso j vigorasse a CLT, cujo artigo 1 estabelece as normas reguladoras das relaes individuais e coletivas de trabalho, o Cartrio entendeu que a relao era estatutria, e no assinou a carteira de trabalho do auxiliar nem lhe concedeu a opo pelo FGTS.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

40

PACOTE Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva Com o advento, em novembro de 1994, da Lei n 8935/1994 (Lei dos Cartrios), que prev, no artigo 48 e pargrafos, a possibilidade de os funcionrios optarem pelo regime celetista, o escrevente fez a opo. Embora o pargrafo 1 do mesmo artigo diga que os efeitos da opo so retroativos, o cartrio no efetuou a anotao da mudana na carteira de trabalho do empregado. Na reclamao trabalhista, o escrevente requereu o reconhecimento do regime jurdico havido entre as partes, considerando-se o efeito legal retroativo opo para todo o perodo contratual, com a retificao da admisso na carteira de trabalho e indenizao e estabilidade decenal fixadas pelas CLT. A 18 Vara do Trabalho de So Paulo reconheceu a existncia de vnculo empregatcio desde outubro de 1971 e condenou o cartrio ao pagamento do FGTS sobre salrios, acrescido da multa de 40%. O Tribunal Regional do Trabalho da 2 Regio (SP) manteve a sentena com base na jurisprudncia do TST, que considera haver sucesso na troca da titularidade da serventia. No julgamento do recurso de revista pela Primeira Turma, o relator, ministro Vieira de Mello Filho, afirmou que a deciso do Regional se mostrou correta. O ministro observou que, segundo os artigos 10 e 448 da CLTCLT, o tabelio sucessor responsvel pelos crditos trabalhistas relativos tanto aos contratos vigentes quanto aos j extintos. (Lourdes Crtes/CF) Processo: RR-267500-64.2003.5.02.0018 Fonte: www.tst.jus.br 2.6. Desconsiderao da personalidade jurdica: A pessoa jurdica no se confunde com a pessoa do scio, conforme estabelece o art. 20 do Cdigo Civil. O mesmo diploma legal em seu artigo 50 prev a desconsiderao da personalidade jurdica em caso de abuso da personalidade jurdica caracterizado pelo desvio de finalidade ou pela confuso patrimonial. Segundo Mauro Schiavo a doutrina trabalhista encampa a chamada teoria objetiva da desconsiderao da personalidade jurdica, que permite a possibilidade de execuo dos bens do scio, independentemente de os atos deste terem ou no violado o contrato ou de haver abuso de poder.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

41

PACOTE Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva

Assim, bastar que a pessoa jurdica no possua bens para dar incio execuo dos bens do scio. Este entendimento justifica-se no processo do trabalho devido hipossuficincia do empregado em relao ao empregador. A desconsiderao da personalidade jurdica no processo do trabalho, na fase executria pode ser determinada de ofcio pelo Juiz do Trabalho (art. 878 da CLT). A TTULO DE COMPLEMENTAO DO TEMA: STJ: Desconsiderao da personalidade jurdica: proteo com cautela Data: 31/10/2011 A distino entre pessoa jurdica e fsica surgiu para resguardar bens pessoais de empresrios e scios em caso da falncia da empresa. Isso permitiu mais segurana em investimentos de grande envergadura e essencial para a atividade econmica. Porm, em muitos casos, abusase dessa proteo para lesar credores. A resposta judicial a esse fato a desconsiderao da personalidade jurdica, que permite superar a separao entre os bens da empresa e dos seus scios para efeito de determinar obrigaes. A ministra Nancy Andrighi, do Superior Tribunal de Justia (STJ), conta que a tcnica jurdica surgiu na Inglaterra e chegou ao Brasil no final dos anos 60, especialmente com os trabalhos do jurista e professor Rubens Requio. Hoje ela incorporada ao nosso ordenamento jurdico, inicialmente pelo Cdigo de Defesa do Consumidor (CDC) e no novo Cdigo Civil (CC), e tambm nas Leis de Infraes Ordem Econmica (8.884/94) e do Meio Ambiente (9.605/98), informou. A ministra adicionou que o STJ pioneiro na consolidao da jurisprudncia sobre o tema. Um exemplo o recurso especial (REsp) 693.235, relatado pelo ministro Luis Felipe Salomo, no qual a desconsiderao foi negada. No processo, foi pedida a arrecadao dos bens da massa falida de uma empresa e tambm dos bens dos scios da empresa controladora.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

42

PACOTE Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva Entretanto, o ministro Salomo considerou que no houve indcios de fraude, abuso de direito ou confuso patrimonial, requisitos essenciais para superar a personalidade jurdica, segundo o artigo 50 do CC, que segue a chamada teoria maior. Segundo Ana de Oliveira Frazo, advogada, professora da Universidade de Braslia (UnB) e especialista no tema , hoje h duas teorias para aplicao da desconsiderao. A maior se baseia no antigo Cdigo Civil e tem exigncias maiores. J na teoria menor, com base na legislao ambiental e da ordem econmica, o dano a ser reparado pode ter sido apenas culposo e se aplica, por exemplo, quando h desvio de finalidade da empresa. Acho a teoria menor muito drstica, pois implica a completa negao da personalidade jurdica. Todavia, entendo que pequenos credores, como consumidores, e credores involuntrios, como os afetados por danos ambientais, merecem tutela diferenciada, opina a professora. Teoria menor Um exemplo da aplicao da teoria menor em questes ambientais foi o voto do ministro Herman Benjamin no REsp 1.071.741. No caso, houve construo irregular no Parque Estadual de Jacupiranga, no estado de So Paulo. A Segunda Turma do STJ considerou haver responsabilidade solidria do Estado pela falha em fiscalizar. Entretanto, a execuo contra entes estatais seria subsidiria, ou seja, o estado s arcaria com os danos se o responsvel pela degradao ecolgica no quitasse a obrigao. O ministro relator ponderou que seria legal ao de regresso que usasse a desconsiderao caso o responsvel pela edificao no apresentasse patrimnio suficiente para reparar o dano ao parque. Outro julgado exemplar da aplicao da teoria menor foi o REsp 279.273, julgado pela Terceira Turma do STJ. Houve pedido de indenizao para as vtimas da exploso do Shopping Osasco Plaza, ocorrida em 1996. Com a alegao de no poder arcar com as reparaes e no ter responsabilidade direta, a administradora do centro comercial se negava a pagar.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

43

PACOTE Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva O relator do recurso, ministro Ari Pargendler, asseverou que, pelo artigo 28 do CDC, a personalidade jurdica pode ser desconsiderada se h abuso de direito e ato ilcito. No caso no houve ilcito, mas o relator afirmou que o mesmo artigo estabelece que a personalidade jurdica tambm pode ser desconsiderada se esta um obstculo ao ressarcimento de prejuzos causados aos consumidores. Cota social Entre as teses consolidadas na jurisprudncia do STJ est a aplicada no REsp 1.169.175, no qual a Terceira Turma, seguindo voto do ministro Massami Uyeda, decidiu que a execuo contra scio de empresa que teve sua personalidade jurdica desconsiderada no pode ser limitada sua cota social. No caso, um professor sofreu queimaduras de segundo grau nos braos e pernas aps exploso em parque aqutico. A empresa foi condenada a pagar indenizao de R$ 20 mil, mas a vtima no recebeu. A personalidade da empresa foi desconsiderada e a execuo foi redirecionada a um dos scios. O ministro Uyeda afirmou que, aps a desconsiderao, no h restrio legal para o montante da execuo. Desconsiderao inversa Pessoas fsicas tambm tentam usar pessoas jurdicas para escapar de suas obrigaes. No REsp 948.117, um devedor se valeu de empresa de sua propriedade para evitar execuo. Para a relatora, ministra Nancy Andrighi, seria evidente a confuso patrimonial e aplicvel a desconsiderao inversa. A ministra ressalvou que esse tipo de medida excepcional, exigindo que se atendam os requisitos do artigo 50 do CC. Empresa controladora Outro exemplo de aplicao da desconsiderao da personalidade foi dado no REsp 1.141.447, relatado pelo ministro Sidnei Beneti, da Terceira Turma do STJ. No caso, desconsiderou-se a personalidade jurdica da empresa controladora para poder penhorar bens de forma a quitar dbitos da sua controlada.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

44

PACOTE Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva O credor no conseguiu encontrar bens penhorveis da devedora (a empresa controlada), entretanto a empresa controladora teria bens para quitar o dbito. Para o ministro Beneti, o fato de os bens da empresa executada terem sido postos em nome de outra, por si s, indicaria malcia, pois estariam sendo desenvolvidas atividades de monta por intermdio de uma empresa com parco patrimnio. Entretanto, na opinio de vrios juristas e magistrados, a desconsiderao no pode ser vista como panaceia e pode se tornar uma faca de dois gumes. A professora Ana Frazo opina que, se, por um lado, aumenta a proteo de consumidores, por outro, h o risco de desestimular grandes investimentos. Esse posicionamento compartilhado por juristas como Alfredo de Assis Gonalves, advogado e professor aposentado da Universidade Federal do Paran, que teme j haver uso indiscriminado da desconsiderao pelos Tribunais. A ministra Nancy Andrighi, entretanto, acredita que, no geral, os tribunais tm aplicado bem essa tcnica. Ela alertou que criminosos buscam constantemente novos artifcios para burlar a legislao. O que de incio pode parecer exagero ou abuso de tribunais na interpretao da lei, logo se mostra uma inovao necessria, declarou. Fraudes e limites A ministra do STJ d como exemplo um recente processo relatado por ela, o REsp 1.259.018. A principal questo no julgado a possibilidade da extenso dos efeitos da falncia a empresas coligadas para reparar credores. A ministra Nancy apontou que haveria claros sinais de fraude, com transferncia de bens entre as pessoas jurdicas coligadas e encerramento das empresas com dvidas. Para a ministra, os claros sinais de conluio para prejudicar os credores autorizaria a desconsiderao da personalidade das empresas coligadas e a extenso dos efeitos da falncia. Impor limites ao uso da desconsiderao tambm preocupao constante de outros magistrados do STJ, como manifestado pelo ministro Massami Uyeda em outro processo. No REsp 1.080.682, a Caixa Econmica Federal, por meio da desconsiderao, tentou cancelar a transferncia de imvel para pessoa jurdica em processo de falncia.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

45

PACOTE Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva O bem pertencia ao ex-administrador da empresa falimentar e, segundo a Caixa, seria uma tentativa de mascarar sua verdadeira propriedade. Contudo, o ministro Uyeda apontou que a transferncia do imvel ocorreu mais de um ano antes da tentativa de penhora. Alm disso, naquele momento, o proprietrio do imvel no administrava mais a empresa. Fonte: www.stj.jus.br

2.7. Terceirizao: Terceirizao: (Relao Trilateral) Intermediador de mo-de-obra

Trabalhador (Terceirizado) Tomador de Servios

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

46

PACOTE Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva Conceito: O termo terceirizao compreende as palavras: intermedirio ou interveniente. O conceito de terceirizao para o Direito do Trabalho que considero mais abrangente o do jurista Maurcio Godinho Delgado.

Terceirizao o fenmeno pelo qual se dissocia a relao econmica de trabalho da relao justrabalhista que lhe seria correspondente. o Por tal fenmeno insere-se trabalhador no processo produtivo do tomador de servios sem que se estendam a este os laos justrabalhistas, que se preservam fixados com uma entidade interveniente.

Terceirizao Relao Trilateral

OBREIRO

EMPRESA TERCEIRIZANTE

EMPRESA TOMADORA DOS SERVIOS

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

47

PACOTE Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva A terceirizao provoca uma relao trilateral em face da contratao da fora de trabalho no mercado capitalista: a) O obreiro: o prestador de servios que ir realizar as suas atividades junto empresa tomadora de servios. b) A empresa terceirizante: a empresa que contrata o obreiro firmando com ele o vnculo jurdico trabalhista. c) A empresa tomadora de servios: a empresa que receber a prestao de trabalho, mas no formar vnculo clssico de emprego com o trabalhador envolvido. EM RESUMO: Na terceirizao lcita o obreiro coloca a sua energia de trabalho disposio do tomador de servios, mas o seu contrato de trabalho ser formado com a empresa terceirizante (intermediadora). Entre a empresa tomadora de servios e a empresa terceirizante ser formado um contrato civil de prestao de servios. Intermediadora de mo-de-obra (Empresa Terceirizante) Empregador Aparente

Trabalhador/Obreiro (Terceirizado) EMPRESA Tomadora de Servios Empregador Real Profa. Dborah Paiva www.pontodosconcursos.com.br 48

PACOTE Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva Terceirizao Lcita e Ilcita: A terceirizao lcita est prevista em quatro situaes-tipo, conforme estabelece a smula 331 do TST. Vejamos: Primeira Segunda Terceira Quarta Smula 331, I Smula 331, do Smula 331, do Smula 331, do do TST. III TST. III TST. III TST.

Situaes empresariais que autorizem a contratao de trabalho temporrio.


I - A contratao de trabalhadores por empresa interposta ilegal, formandose o vnculo diretamente com o tomador dos servios, salvo no caso de trabalho temporrio (Lei 6.019, de 03.01.1974).

Atividades de Atividades vigilncia conservao regidas pela Lei limpeza. 7.102/83.

de Servios ligados e atividade-meio do tomador.

III - No forma vnculo de emprego com o tomador a contratao de servios de vigilncia (Lei n 7.102, de 20.06.1983) e de conservao e limpeza, bem como a de servios especializados ligados atividademeio do tomador, desde que inexistente a pessoalidade e a subordinao direta.

III - No forma vnculo de emprego com o tomador a contratao de servios de vigilncia (Lei n 7.102, de 20.06.1983) e de conservao e limpeza, bem como a de servios especializados ligados atividademeio do tomador, desde que inexistente a pessoalidade e a subordinao direta.

III - No forma vnculo de emprego com o tomador a contratao de servios de vigilncia (Lei n 7.102, de 20.06.1983) e de conservao e limpeza, bem como a de servios especializados ligados atividademeio do tomador, desde que inexistente a pessoalidade e a subordinao direta.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

49

PACOTE Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva 1. Situaes empresariais que autorizem a contratao de trabalho temporrio: A Lei 6.019/74 estabelece, expressamente, as situaes que podero ser terceirizadas sem que configurem terceirizao ilcita. So elas: a) necessidade transitria de substituio de pessoal regular e permanente da empresa tomadora; b) necessidade resultante de acrscimo extraordinrio de servios da empresa tomadora. Smula 331 do TST I - A contratao de trabalhadores por empresa interposta ilegal, formando-se o vnculo diretamente com o tomador dos servios, salvo no caso de trabalho temporrio (Lei 6.019, de 03.01.1974). O inciso I da Smula 331 do TST precisa ser esclarecido, pois a contratao de trabalhadores por empresa interposta somente ser ilegal quando existir fraude na terceirizao, ou seja, o tomador de servios necessitando de mo-de-obra habitual necessria a sua prpria existncia, que coincide com seus fins principais (atividade-fim) resolve contratar pessoal atravs de outra empresa. Neste caso, a terceirizao ser considerada ilcita e o vnculo de emprego ir formar-se diretamente com o tomador dos servios do empregado, incidindo sobre o contato de trabalho todas as normas pertinentes a sua categoria. Aprofundaremos no estudo de trabalho temporrio no item 10.2 dessa aula. 2. Atividades de Vigilncia, regidas pela Lei 7.102/83: importante fazer a distino entre o vigilante e o vigia. Muitos candidatos erram na hora da prova por no lembrarem de tal distino. Vigilante no vigia! Vigia o empregado no especilizado ou semiespecializado que se vincula ao prprio ente tomador de seus servios, ele trabalha de um modo geral em condomnios, guarda de obras, pequenas lojas, residncias, dentre outros.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

50

PACOTE Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva

Vigilante um membro de uma categoria especial diferenciada, ao contrrio do vigia que se submete s regras da categoria definida pela atividade de seu empregador. O vigilante submete-se s regras quanto formao e ao treinamento, bem como quanto estrutura e dinmica empresarial. A Lei 7.102/83 traz em seu artigo 16 os requisitos indispensveis para o exerccio da profisso de vigilante. Art.16 Para o exerccio da profisso, o vigilante preencher os seguintes requisitos: I - ser brasileiro II - ter idade mnima de 21 (vinte e um) anos; III - ter instruo correspondente quarta srie do primeiro grau; IV - ter sido aprovado em curso de formao de vigilante, realizado em estabelecimento com funcionamento autorizado nos termos desta Lei; V - ter sido aprovado em exame de sade fsica, mental e psicotcnico; IV - no ter antecedentes criminais registrados; e VII estar quite com as obrigaes eleitorais e militares. Pargrafo nico - O requisito previsto no inciso III deste artigo no se aplica aos vigilantes admitidos at a publicao da presente Lei. 3. Atividades de conservao e limpeza: Foram as primeiras atividades nas quais a terceirizao foi permitida. 4. Servios especializados ligados atividade-meio do tomador: Atividades-meio so aquelas funes e tarefas empresariais e laborais que no se ajustam ao ncleo da dinmica empresarial do tomador dos servios, nem compe a essncia dessa dinmica ou contribuem para a definio de seu posicionamento no contexto empresarial e econmico mais amplo (Maurcio Godinho Delgado). So atividades meramente instrumentais e diferenciam-se das atividades-fim porque elas ajustam-se ao ncleo da dinmica empresarial do tomador de servios.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

51

PACOTE Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva Ateno: Quando as quatro situaes no estiverem presentes, estaremos diante de uma terceirizao ilcita e o vnculo de emprego ir formar-se com o tomador de servios, quando presentes os elementos ftico-jurdicos da relao de emprego. O princpio da primazia da realidade ir determinar a verdadeira relao jurdica entre as partes fazendo prevalecer a realidade ftica sobre os documentos, conforme j estudado no decorrer de nossas aulas. Efeitos Jurdicos da Terceirizao: Quando ficar caracterizada a terceirizao ilcita ficar desfeito o vnculo jurdico entre o empregador aparente (empresa terceirizante) formando-se o vnculo de emprego diretamente com o tomador dos servios (empregador real, oculto ou dissimulado). Em relao aos rgos da Administrao Pblica direta, indireta ou fundacional o vnculo no poder ser formado. Smula 331, II do TST A contratao irregular de trabalhador, mediante empresa interposta, no gera vnculo de emprego com os rgos da Administrao Pblica direta, indireta ou fundacional (art. 37, II, da CF/1988). O inciso II da Smula 331 do TST afirma que no gera vnculo de emprego com rgos da administrao direta, autrquica ou fundacional a contratao de trabalhadores por empresa interposta, porque a CF/88 estabelece a exigncia de admisso por concurso pblico art.37 II da CF/88. O art. 37, II da Constituio Federal estabelece a obrigatoriedade de concurso pblico para a investidura em cargos, empregos ou funes pblicas na administrao direta, indireta, autrquica e fundacional. Smula 363 do TST A contratao de servidor pblico, aps a CF/1988, sem prvia aprovao em concurso pblico, encontra bice no respectivo art. 37, II e 2, somente lhe conferindo direito ao pagamento da contraprestao pactuada, em relao ao nmero de horas trabalhadas, respeitado o valor da hora do salrio mnimo, e dos valores referentes aos depsitos do FGTS.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

52

PACOTE Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva Assim, no h possibilidade de reconhecimento de vnculo de emprego com rgos da administrao direta, indireta, autrquica e fundacional. O que poder ocorrer, nesse caso, o reconhecimento da subsidiariedade, quanto s obrigaes decorrentes do contrato de trabalho, no cumpridas pela empresa terceirizante. Smula 331 IV do TST O inadimplemento das obrigaes trabalhistas, por parte do empregador, implica a responsabilidade subsidiria do tomador dos servios quanto quelas obrigaes, desde que haja participado da relao processual e conste tambm do ttulo executivo judicial. importante lembrar da nova redao do inciso V da smula 331 do TST! Smula 331 V do TST Os entes integrantes da Administrao Pblica direta e indireta respondem subsidiariamente, nas mesmas condies do item IV, caso evidenciada a sua conduta culposa no cumprimento das obrigaes da Lei 8.666, de 21.06.1993, especialmente na fiscalizao do cumprimento das obrigaes contratuais e legais da prestadora de servio como empregadora. A aludida responsabilidade no decorre de mero inadimplemento das obrigaes trabalhistas assumidas pela empresa regularmente contratada. VI A responsabilidade subsidiria do tomador de servios abrange todas as verbas decorrentes da condenao referentes ao perodo da prestao laboral. oportuno ressaltar que em casos de terceirizao regular ou lcita (smula 331, I e III do TST), o vnculo jurdico com a empresa terceirizante permanecer intocado, uma vez que ser vlida a relao jurdica trilateral. I - A contratao de trabalhadores por empresa interposta ilegal, formando-se o vnculo diretamente com o tomador dos servios, salvo no caso de trabalho temporrio (Lei 6.019, de 03.01.1974). III - No forma vnculo de emprego com o tomador a contratao de servios de vigilncia (Lei 7.102, de 20.06.1983) e de conservao e limpeza, bem como a de servios especializados ligados atividademeio do tomador, desde que inexistente a pessoalidade e a subordinao direta. Profa. Dborah Paiva www.pontodosconcursos.com.br 53

PACOTE Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva Outro efeito importante da terceirizao a questo da isonomia e do salrio eqitativo. A lei do trabalho temporrio (Lei 6.019/74) em seu artigo 12, a, estabelece que na hiptese de terceirizao lcita, fica garantida ao trabalhador terceirizado remunerao equivalente percebida pelos empregados da mesma categoria da empresa tomadora ou cliente. A jurisprudncia no est pacificada. O posicionamento do jurista Maurcio Godinho no sentido de que o salrio eqitativo previsto na lei do trabalho temporrio ser compatvel com as demais situaes-tipo de terceirizaes lcitas, por aplicao analgica do art. 8 da CLT e 126 do CPC. A Orientao Jurisprudencial 383 da SDI-1 do TST estabelece a isonomia entre os empregados terceirizados, contratados de forma irregular e os empregados contratados pelo tomador de servios. OJ 383 da SDI-1 do TST A contratao irregular de trabalhador, mediante empresa interposta, no gera vnculo de emprego com ente da Administrao Pblica, no afastando, contudo, pelo princpio da isonomia, o direito dos empregados terceirizados s mesmas verbas trabalhistas legais e normativas asseguradas queles contratados pelo tomador dos servios, desde que presente a igualdade de funes. Aplicao analgica do art. 12, a, da Lei 6.019, de 03.01.1974. Trabalho Temporrio: o trabalho realizado por uma pessoa fsica contratada por uma empresa de trabalho temporrio, que prestar servios no estabelecimento do tomador ou cliente, destinada a atender a necessidade transitria de substituio de pessoal regular e permanente ou a acrscimo extraordinrio de servios. O trabalho temporrio regido pela Lei n 6.019/74, e no pela CLT. O vnculo trabalhista do trabalhador temporrio, ou seja, a relao de emprego, no se forma entre o cliente tomador dos servios e o trabalhador, mas sim entre este e a empresa de trabalho temporrio, que arcar com todos os direitos trabalhistas.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

54

PACOTE Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva O art. 2 da Lei 6019/74 conceitua o trabalho temporrio como aquele prestado por uma pessoa fsica a uma empresa, para atender a necessidade transitria de substituio de seu pessoal regular e permanente ou a acrscimo extraordinrio de servio. Art. 2 da Lei 6019/74 - Trabalho temporrio aquele prestado por pessoa fsica a uma empresa, para atender necessidade transitria de substituio de seu pessoal regular e permanente ou acrscimo extraordinrio de servios. O trabalhador temporrio empregado da empresa de trabalho temporrio que pode ser fsica ou jurdica urbana. Compreende-se como empresa de trabalho temporrio a pessoa fsica ou jurdica urbana, cuja atividade consiste em colocar disposio de outras empresas, temporariamente, trabalhadores, devidamente qualificados, por elas remunerados e assistidos. O trabalhador temporrio considerado empregado da empresa prestadora de servios e ser permitida a terceirizao de atividade fim sem descaracterizar a intermediao de mo-de-obra realizada atravs da empresa interposta (Smula 331, I do TST). Ressalta-se a mo de obra dever ser contratada com remunerao equivalente percebida pelos empregados da mesma categoria em sua totalidade. Exemplificando: Uma firma de engenharia poder contratar engenheiros para trabalhar temporariamente somente nas hipteses acima descritas e a contratao desse engenheiro s poder ser efetivada atravs de uma empresa e seu salrio ser o mesmo do engenheiro que trabalha para a firma de engenharia. Quando houver falncia da empresa prestadora ou intermediadora do trabalho temporrio a tomadora responder solidariamente. Art. 16 da Lei 6019/74 - No caso de falncia da empresa de trabalho temporrio, a empresa tomadora ou cliente solidariamente responsvel pelo recolhimento das contribuies previdencirias, no tocante ao tempo em que o trabalhador esteve sob suas ordens, assim como em referncia ao mesmo perodo, pela remunerao e indenizao previstas nesta Lei.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

55

PACOTE Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva

Art. 18 da Lei 6019/74 vedado empresa do trabalho temporrio cobrar do trabalhador qualquer importncia, mesmo a ttulo de mediao, podendo apenas efetuar os descontos previstos em Lei. Pargrafo nico. A infrao deste artigo importa no cancelamento do registro para funcionamento da empresa de trabalho temporrio, sem prejuzo das sanes administrativas e penais cabveis. Os principais requisitos para a validade do contrato de trabalho temporrio so: contrato escrito entre empregado e a empresa intermediadora que a empregadora; contrato escrito entre a empresa prestadora e a tomadora contendo o motivo da contratao; Durao mxima de 3 meses salvo autorizao do Ministrio do Trabalho e Emprego, desde que no exceda a 6 meses. Art. 9 da Lei 6019/74 O contrato entre a empresa de trabalho temporrio e a empresa tomadora de servio ou cliente dever ser obrigatoriamente escrito e dele dever constar expressamente o motivo justificador da demanda de trabalho temporrio, assim como as modalidades de remunerao da prestao de servio. Art. 11 da Lei 6019/74 - O contrato de trabalho celebrado entre empresa de trabalho temporrio e cada um dos assalariados colocados disposio de uma empresa tomadora ou cliente ser, obrigatoriamente, escrito e dele devero constar, expressamente, os direitos conferidos aos trabalhadores por esta Lei.Pargrafo nico. Ser nula de pleno direito qualquer clusula de reserva, proibindo a contratao do trabalhador pela empresa tomadora ou cliente ao fim do prazo em que tenha sido colocado sua disposio pela empresa de trabalho temporrio.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

56

PACOTE Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva Questes ESAF: 1. (ESAF - Juiz do Trabalho Substituto - TRT 7 Regio 2005) A onerosidade, enquanto requisito imprescindvel configurao da relao de emprego, h que ser avaliada sob a ptica do prestador dos servios. Em tal circunstncia, afigura-se relevante investigar a real inteno das partes, especialmente do trabalhador, para verificar se a onerosidade que permeou o vnculo objetivou a percepo de contraprestao. 2. (ESAF - Juiz do Trabalho Substituto - TRT 7 Regio 2005)O vnculo subordinante que se estabelece entre o prestador de servios e seu tomador, na relao de emprego, qualificado como sendo uma subordinao jurdica. Pela doutrina atual, essa subordinao avaliada sob uma perspectiva objetiva, atuando sobre o modo da realizao da prestao e no sobre a pessoa do prestador de servios. 3. (ESAF - Juiz do Trabalho Substituto - TRT 7 Regio 2005) Em contraposio ao que estabelece a lei ao conceituar o empregador domstico, a Consolidao das Leis do Trabalho consagra a finalidade lucrativa como elemento indissocivel da noo de empregador comum. 4. (ESAF - Juiz do Trabalho Substituto - TRT 7 Regio 2005) A solidariedade proporcionada pela existncia do grupo econmico pode ser conceituada como dual, ou seja, ao tempo em que consagra a solidariedade passiva das empresas, permite o reconhecimento da existncia de empregador nico. Assim, consoante jurisprudncia prevalente no Tribunal Superior do Trabalho, a prestao de servios a mais de uma empresa do mesmo grupo, durante a mesma jornada de trabalho, no caracteriza a coexistncia de mais de um contrato de trabalho, salvo ajuste em contrrio. 5. (ESAF - Juiz do Trabalho Substituto - TRT 7 Regio 2005) O contrato estabelecido entre as empresas de servios temporrios e a tomadora ou cliente dever ser obrigatoriamente escrito, exigncia que tambm se aplica ao contrato celebrado entre, a empresa de servios temporrios se cada um dos assalariados postos disposio da empresa tomadora dos servios.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

57

PACOTE Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva 6. (ESAF - Juiz do Trabalho Substituto - TRT 7 Regio 2005) Justifica-se a celebrao de contrato de trabalho temporrio para atender necessidade transitria de substituio de seu pessoal regular e permanente ou a acrscimo extraordinrio de servios, devendo a durao desse contrato no exceder trs meses, facultada uma prorrogao, por idntico prazo, por conveno das partes. 7. (ESAF - Juiz do Trabalho Substituto - TRT 7 Regio 2005) Entre os direitos conferidos aos trabalhadores temporrios destaca-se a remunerao equivalente percebida pelos empregados de mesma categoria da empresa tomadora ou cliente. 8. (ESAF - Advogado IRB 2004) So titulares da relao de emprego: o pequeno empreiteiro contratado para a execuo de servios de reforma residencial, sem o auxlio de terceiros e o trabalhador avulso, qualificado como chapa, que manter relao de emprego quando seus servios forem solicitados com habitualidade pela mesma pessoa natural ou jurdica. 9. (ESAF Auditor Fiscal do Trabalho/2006) O trabalho temporrio no considerado terceirizado porque a relao justrabalhista de que participa bilateral. 10. (ESAF Juiz do Trabalho/2005) Por fora de regra estabelecida na lei que disciplina o vnculo de emprego rural, sempre que uma ou mais empresas, embora tendo cada uma delas personalidade jurdica prpria, estiverem sob a direo, controle ou administrao de outra, ou ainda quando, mesmo guardando cada uma sua autonomia, integrem grupo econmico ou financeiro rural, sero responsveis solidariamente nas obrigaes decorrentes da relao de emprego. 11. (ESAF - Tcnico Judicirio - TRT - 7 Regio 2003) De acordo com a Consolidao das Leis do Trabalho (CLT), considera-se empregador a empresa, individual ou coletiva, que, dividindo os riscos da atividade econmica com seus prestadores, com a concesso de gratificao de participao nos lucros e resultados, admite e remunera a prestao pessoal de servios.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

58

PACOTE Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva 12. (ESAF Procurador da Fazenda Nacional 2007) A teoria dos fins da empresa define o trabalhador eventual como sendo aquele prestador de servios que no se vincula especificamente a apenas um tomador de servios, mas oferecendo sua fora de trabalho de modo concomitante e indiscriminado a vrios tomadores. 13. (ESAF - Procurador da Fazenda Nacional 2007) Via de regra, na prestao de servios de forma autnoma, o prestador assume os riscos inerentes prestao laborativa, da porque pode-se afirmar que tal panorama constitui simples conseqncia contratual, e no requisito essencial da relao. 14. (ESAF Procurados da Fazenda Nacional 2007) A prestao de servios de forma autnoma pode ser pactuada mediante clusula de severa pessoalidade. A par disso, tem-se que tal circunstncia resulta prejudicada a total ausncia de subordinao por parte do prestador de servio. 15. (ESAF Auditor Fiscal do Trabalho 2003) Considera-se empregador as associaes recreativas que, mesmo no objetivando lucro, contratam trabalhadores avulsos. 16. (ESAF Auditor Fiscal do Trabalho 2003) No considerada empregada a costureira que presta servios em seu domiclio a determinada empresa de confeco, comparecendo uma vez por semana sede da empresa, tendo seu trabalho controlado em razo das cotas de produo estabelecidas e da qualidade das peas produzidas. 17. (ESAF Auditor Fiscal do Trabalho 2006) Considerando o regime prprio a que submetido o policial militar, mesmo que preenchidos os requisitos legais, no vivel o reconhecimento de vinculo de emprego com empresa privada, especialmente porque a concomitncia de prestao de servios pode dar ensejo a certa penalidade disciplinar. 18. (ESAF Auditor Fiscal do Trabalho 2003) No considerado empregado o trabalhador que presta servios como mordomo em determinada residncia familiar, deforma pessoal, contnua e onerosa.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

59

PACOTE Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva

19. (ESAF Auditor Fiscal do Trabalho 2006) A figura sucessria trabalhista faz operar a imediata e automtica assuno dos contratos trabalhistas pelo novo empregador, ento, o novo titular passa a responder pelas repercusses presentes e futuras dos contratos de trabalho transferidos, ressalvando-se, porm, as passadas, cujas hipteses tenham-se consolidado ao tempo em que se fazia presente o antigo titular do empreendimento. 20. (ESAF Auditor Fiscal do Trabalho 2006) Independentemente da permanncia dos traos concernentes subordinao jurdica, o empregado eleito para ocupar cargo de diretor tem o contrato de trabalho suspenso, motivo pelo qual no h cmputo do perodo em questo como tempo de servio.

MARQUEM AQUI O GABARITO DE VOCS: 01. 06. 11. 16. 02. 07. 12. 17. 03. 08. 13. 18. 04. 09. 14. 19. 05. 10. 15. 20.

----------------------------------------------------------------------------

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

60

PACOTE Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva Questes de Prova Comentadas: 1. (ESAF - Juiz do Trabalho Substituto - TRT 7 Regio 2005) A onerosidade, enquanto requisito imprescindvel configurao da relao de emprego h que ser avaliada sob a ptica do prestador dos servios. Em tal circunstncia, afigura-se relevante investigar a real inteno das partes, especialmente do trabalhador, para verificar se a onerosidade que permeou o vnculo objetivou a percepo de contraprestao. Certa. A onerosidade significa vantagens recprocas. A vantagem do empregado receber o pagamento pelo seu trabalho e a vantagem do empregador receber a prestao de servios realizada pelo empregado. Poderemos resumir da seguinte forma: A toda prestao de trabalho corresponde uma contraprestao pecuniria ou in natura. Portanto, a onerosidade do contrato de trabalho configura-se atravs do pagamento em dinheiro (prestao pecuniria) ou em utilidades (in natura). Diz a assertiva que A onerosidade para ser considerada como requisito da relao de emprego dever ser avaliada sob a ptica do prestador de servios, sendo relevante investigar a real inteno das partes, especialmente do trabalhador, para verificar se a onerosidade que permeou o vnculo, objetivou a percepo de contraprestao. Por real inteno do prestador de servios devemos entender se ele presta os servios com a inteno apenas de receber o pagamento ou se h outra inteno por traz disto, conforme vocs podero observar nas explicaes abaixo. A onerosidade pode ser enfocada sob dois aspectos: o objetivo e o subjetivo. O primeiro reflete o tipo de trabalho executado e no o pagamento que dele deriva. J o segundo refere-se ao fato do trabalho ser executado em troca de subsistncia, ou seja, em troca do salrio.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

61

PACOTE Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva O aspecto objetivo ocorrer quando mesmo que no haja interesse do prestador de servios no pagamento, ou seja, a inteno de trabalhar por dinheiro ocorre de fato a contraprestao. O aspecto subjetivo ocorrer quando o trabalho aceito pelo prestador de servios em troca de dinheiro. Exemplificando: Mrio mdico, sempre considerou o Hospital XX um pssimo hospital para trabalhar, mas ele no bem sucedido na profisso, e por esta razo aceita trabalhar no Hospital XX, apenas porque o salrio muito bom. Criei tambm um exemplo, para enquadrar a empregada domstica no aspecto objetivo, ou seja, ela no trabalhar em troca de dinheiro. Ex: Maria trabalhava para a famlia de Josefina h 20 anos, tendo praticamente criado os trs filhos da patroa. Acontece que Maria ganhou na megasena e no precisaria trabalhar mais como domstica. Como ela gostava muito da famlia de Josefina, preferiu continuar trabalhando apesar de no precisar do dinheiro. 2. (ESAF - Juiz do Trabalho Substituto - TRT 7 Regio 2005) O vnculo subordinante que se estabelece entre o prestador de servios e seu tomador, na relao de emprego, qualificado como sendo uma subordinao jurdica. Pela doutrina atual, essa subordinao avaliada sob uma perspectiva objetiva, atuando sobre o modo da realizao da prestao e no sobre a pessoa do prestador de servios. A assertiva est correta. Quanto subordinao ser considerada jurdica no h novidades. A novidade que temos nesta questo quanto classificao da subordinao em objetiva e subjetiva. A subordinao subjetiva existia no trabalho escravo e na servido, quando a pessoa do trabalhador estava sujeita ao amo ou ao senhor feudal. O legislador trabalhista adotou o enfoque objetivo da subordinao que atua no modo como o servio prestado e no na pessoa do trabalhador. Sendo assim, possvel a contratao de trabalhadores em domiclio e de servios externos, uma vez que a subordinao no recai na pessoa do trabalhador, mas na forma como o servio prestado.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

62

PACOTE Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva

Resumindo: A subordinao jurdica poder, ento, ser objetiva ou subjetiva. Considera-se subjetiva a subordinao quando recai sobre a pessoa do empregado e objetiva quando recai sobre os servios executados pelo trabalhador. 3. (ESAF - Juiz do Trabalho Substituto - TRT 7 Regio 2005) Em contraposio ao que estabelece a lei ao conceituar o empregador domstico, a Consolidao das Leis do Trabalho consagra a finalidade lucrativa como elemento indissocivel da noo de empregador comum.

A assertiva est errada. O empregador comum tambm no precisar ter finalidade lucrativa para configurar o vnculo de emprego, porque o pargrafo 1 do art. 2 da CLT dispe que as entidades sem fins lucrativos equiparam-se a empregador quando contratarem trabalhadores como empregados. Art. 2 da CLT - Considera-se empregador a empresa, individual ou coletiva, que, assumindo os riscos da atividade econmica, admite, assalaria e dirige a prestao pessoal de servio. 1 - Equiparam-se ao empregador, para os efeitos exclusivos da relao de emprego, os profissionais liberais, as instituies de beneficncia, as associaes recreativas ou outras instituies sem fins lucrativos, que admitirem trabalhadores como empregados. 2 - Sempre que uma ou mais empresas, tendo, embora, cada uma delas, personalidade jurdica prpria, estiverem sob a direo, controle ou administrao de outra, constituindo grupo industrial, comercial ou de qualquer outra atividade econmica, sero, para os efeitos da relao de emprego, solidariamente responsveis a empresa principal e cada uma das subordinadas. Sendo assim, para a CLT ter finalidade lucrativa no um elemento indispensvel para que seja configurada a relao de emprego em relao ao empregado comum.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

63

PACOTE Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva J em relao ao empregado domstico se o seu empregador tiver finalidade lucrativa, ele no ser considerado empregado domstico, mas sim empregado comum (empregado celetista). Exemplificando: Ana empregada domstica de Alzira, porm a sua empregadora vender quentinhas para os empregados de uma grande empresa que fica ao lado de sua casa. Ana quem faz a comida. Ora Alzira est tendo lucro com os servios desempenhados por Ana, logo ela ser considerada empregada celetista e no empregada domstica. 4. (ESAF - Juiz do Trabalho Substituto - TRT 7 Regio 2005) A solidariedade proporcionada pela existncia do grupo econmico pode ser conceituada como dual, ou seja, ao tempo em que consagra a solidariedade passiva das empresas, permite o reconhecimento da existncia de empregador nico. Assim, consoante jurisprudncia prevalente no Tribunal Superior do Trabalho, a prestao de servios a mais de uma empresa do mesmo grupo, durante a mesma jornada de trabalho, no caracteriza a coexistncia de mais de um contrato de trabalho, salvo ajuste em contrrio. Est correta a assertiva. A primeira parte da assertiva menciona a teoria do Empregador nico que prevaleceu na doutrina para determinar a responsabilidade solidria do grupo econmico, pelo adimplemento das obrigaes trabalhistas (solidariedade passiva). importante lembrar que a responsabilidade solidria ser em relao ao adimplemento das obrigaes trabalhistas, mas caso o pedido do empregado seja a assinatura de CTPS, quem dever assin-la ser o tomador direto de seus servios. A segunda parte da questo refere-se Smula 129 do TST que fala do grupo econmico, estabelecendo que quando ocorrer a prestao de servios a mais de uma empresa do mesmo grupo econmico, durante a mesma jornada de trabalho no ser considerada a coexistncia de mais de um contrato de trabalho.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

64

PACOTE Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva

importante lembrar que a Smula 129 menciona a possibilidade de ocorrer ajuste entre as partes estabelecendo a coexistncia de mais de um contrato de trabalho. Smula 129 do TST A prestao de servios a mais de uma empresa do mesmo grupo econmico, durante a mesma jornada de trabalho, no caracteriza a coexistncia de mais de um contrato de trabalho, salvo ajuste em contrrio. 5. (ESAF - Juiz do Trabalho Substituto - TRT 7 Regio 2005) O contrato estabelecido entre as empresas de servios temporrios e a tomadora ou cliente dever ser obrigatoriamente escrito, exigncia que tambm se aplica ao contrato celebrado entre, a empresa de servios temporrios se cada um dos assalariados postos disposio da empresa tomadora dos servios. Correta a assertiva. A Lei 6019/74 autoriza a intermediao de mo-de-obra para atender a necessidade transitria de substituio de pessoal regular e permanente do tomador de servios, bem como no caso de acrscimo extraordinrio de servios. Somente quando atendidas as duas hipteses do art. 2 da Lei 6.019/74 que ser permitida a celebrao de contrato temporrio. Art. 2 da Lei 6019/74 - Trabalho temporrio aquele prestado por pessoa fsica a uma empresa, para atender necessidade transitria de substituio de seu pessoal regular e permanente ou acrscimo extraordinrio de servios. A assertiva abordou os artigos 9 e 11 da Lei 6.019/74,abaixo transcritos, que estabelecem que o contrato estabelecido entre as empresas de servios temporrios e a tomadora ou cliente dever ser obrigatoriamente escrito, exigncia que tambm se aplica ao contrato celebrado entre a empresa de servios temporrios em relao a cada um dos assalariados postos disposio da empresa tomadora dos servios.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

65

PACOTE Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva

Art. 9 da Lei 6019/74 O contrato entre a empresa de trabalho temporrio e a empresa tomadora de servio ou cliente dever ser obrigatoriamente escrito e dele dever constar expressamente o motivo justificador da demanda de trabalho temporrio, assim como as modalidades de remunerao da prestao de servio. Art. 11 da Lei 6019/74 - O contrato de trabalho celebrado entre empresa de trabalho temporrio e cada um dos assalariados colocados disposio de uma empresa tomadora ou cliente ser, obrigatoriamente, escrito e dele devero constar, expressamente, os direitos conferidos aos trabalhadores por esta Lei. Pargrafo nico. Ser nula de pleno direito qualquer clusula de reserva, proibindo a contratao do trabalhador pela empresa tomadora ou cliente ao fim do prazo em que tenha sido colocado sua disposio pela empresa de trabalho temporrio. 6. (ESAF - Juiz do Trabalho Substituto - TRT 7 Regio 2005) Justifica-se a celebrao de contrato de trabalho temporrio para atender necessidade transitria de substituio de seu pessoal regular e permanente ou a acrscimo extraordinrio de servios, devendo a durao desse contrato no exceder trs meses, facultada uma prorrogao, por idntico prazo, por conveno das partes. Art. 10 da lei 6.019/74 O contrato entre a empresa de trabalho temporrio e a empresa tomadora ou cliente, com relao a um mesmo empregado, no poder exceder de trs meses, salvo autorizao conferida pelo rgo do Ministrio do Trabalho e Previdncia Social, segundo instrues a serem baixadas pelo Departamento Nacional de Mo-de-Obra.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

66

PACOTE Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva

Transcreverei a assertiva e destacarei em vermelho o erro da assertiva: Justifica-se a celebrao de contrato de trabalho temporrio para atender necessidade transitria de substituio de seu pessoal regular e permanente ou a acrscimo extraordinrio de servios, devendo a durao desse contrato no exceder trs meses, facultada uma prorrogao, por idntico prazo, por conveno das partes.

Observaram acima que o erro est apenas na expresso por conveno das partes, uma vez que o art. 10 da Lei 6.019/74 estabelece 3 meses com possibilidade de prorrogao por autorizao do Ministrio do Trabalho. Portanto est incorreta a assertiva.

7. (ESAF - Juiz do Trabalho Substituto - TRT 7 Regio 2005) Entre os direitos conferidos aos trabalhadores temporrios destaca-se a remunerao equivalente percebida pelos empregados de mesma categoria da empresa tomadora ou cliente. De fato o trabalhador temporrio ter direito ter direito a receber a remunerao equivalente a percebida pelos empregados da mesma categoria, conforme o art. 12 da lei 6.019/74, comentado na questo anterior. A assertiva est correta. Art. 12 da Lei 6019/74 Ficam assegurados ao trabalhador temporrio os seguintes direitos: a) remunerao equivalente percebida pelos empregados de mesma categoria da empresa tomadora ou cliente, calculados base horria, garantida, em qualquer hiptese, a percepo do salrio mnimo regional;

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

67

PACOTE Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva

8. (ESAF- Advogado IRB 2004) So titulares da relao de emprego: o pequeno empreiteiro contratado para a execuo de servios de reforma residencial, sem o auxlio de terceiros e o trabalhador avulso, qualificado como chapa, que manter relao de emprego quando seus servios forem solicitados com habitualidade pela mesma pessoa natural ou jurdica. A pessoa fsica que exerce por conta prpria determinada atividade o trabalhador autnomo que se diferencia da figura do empregado, por trabalhar de forma autnoma sem a subordinao jurdica que inerente relao de emprego. Portanto, o pequeno empreiteiro no pode ser considerado empregado, mas sim trabalhador autnomo quando trabalhar sem subordinao e correndo os riscos do negcio (alteridade). Ao passo que o chapa aquele, por exemplo, que descarrega caminhes, e no poder ser considerado um trabalhador avulso, porque ele um trabalhador eventual. Portanto est incorreta a assertiva. 9. (ESAF Auditor Fiscal do Trabalho/2006) O trabalho temporrio no considerado terceirizado porque a relao justrabalhista de que participa bilateral. O trabalhador temporrio considerado empregado da empresa prestadora de servios e ser permitida a terceirizao de atividade fim sem descaracterizar a intermediao de mo-de-obra realizada atravs da empresa interposta (Smula 331, I do TST). Sendo, portanto terceirizado, a relao da qual ele participa ser trilateral. bom esclarecer o termo relao justrabalhista, ele significa dizer que uma relao cujo direito a ser assegurado s partes envolvidas o direito do trabalho. E a relao bilateral uma relao entre duas pessoas, por exemplo, empregado e empregador. J a relao trilateral ocorrer quando existir uma terceira pessoa entre eles, como, por exemplo, a terceirizao. Portanto est incorreta a assertiva.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

68

PACOTE Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva 10. (ESAF Juiz do Trabalho/2005) Por fora de regra estabelecida na lei que disciplina o vnculo de emprego rural, sempre que uma ou mais empresas, embora tendo cada uma delas personalidade jurdica prpria, estiverem sob a direo, controle ou administrao de outra, ou ainda quando, mesmo guardando cada uma sua autonomia, integrem grupo econmico ou financeiro rural, sero responsveis solidariamente nas obrigaes decorrentes da relao de emprego. O art. 3, pargrafo 2 da Lei 5.889/73 estabelece a possibilidade de formao de grupo econmico no meio rural bem como a responsabilidade solidria de todas as empresas integrantes do grupo econmico. Observem que esta questo no difcil porque abrange apenas a interpretao literal do artigo mencionado. Portanto est correta a assertiva. 11. (ESAF - Tcnico Judicirio - TRT - 7 Regio 2003) De acordo com a Consolidao das Leis do Trabalho (CLT), considera-se empregador a empresa, individual ou coletiva, que, dividindo os riscos da atividade econmica com seus prestadores, com a concesso de gratificao de participao nos lucros e resultados, admite e remunera a prestao pessoal de servios. Observem que o art. 2 da CLT fala assumindo os riscos da atividade econmica e no dividindo como estabelece a assertiva. Portanto est incorreta a assertiva. Art. 2 da CLT - Considera-se empregador a empresa, individual ou coletiva, que, assumindo os riscos da atividade econmica, admite, assalaria e dirige a prestao pessoal de servio. 1 - Equiparam-se ao empregador, para os efeitos exclusivos da relao de emprego, os profissionais liberais, as instituies de beneficncia, as associaes recreativas ou outras instituies sem fins lucrativos, que admitirem trabalhadores como empregados.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

69

PACOTE Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva

2 - Sempre que uma ou mais empresas, tendo, embora, cada uma delas, personalidade jurdica prpria, estiverem sob a direo, controle ou administrao de outra, constituindo grupo industrial, comercial ou de qualquer outra atividade econmica, sero, para os efeitos da relao de emprego, solidariamente responsveis a empresa principal e cada uma das subordinadas. 12. (ESAF Procurador da Fazenda Nacional 2007) A teoria dos fins da empresa define o trabalhador eventual como sendo aquele prestador de servios que no se vincula especificamente a apenas um tomador de servios, mas oferecendo sua fora de trabalho de modo concomitante e indiscriminado a vrios tomadores.

A teoria que prevaleceu para determinar o que seja o trabalho no-eventual a teoria dos fins da empresa e ela caracteriza-se por considerar como trabalho no-eventual aquele que for prestado em carter contnuo, no espordico e permanente, no qual o empregado insere-se nos fins sociais desenvolvidos pela empresa. Assim, a bilheteira de um cinema do interior ser considerada trabalhadora no-eventual, mesmo que trabalhe apenas nos finais de semana, na hiptese do cinema somente funcionar nos finais de semana. Este o clssico exemplo que a doutrina cita para definir a teoria dos fins da empresa. Trabalhador eventual a pessoa fsica que presta servios ocasionalmente a uma ou mais empresas sem relao de emprego. Portanto as normas da CLT no se aplicam a ele. Gostaria de chamar a ateno de vocs para o fato da banca estar indicando mais uma vez o caminho errado e dificultando um raciocnio jurdico sobre o tema. Observem que a teoria dos fins da empresa no conceitua o trabalhador eventual, apesar de a forma como a assertiva foi elaborada nos deixar em dvida quanto a isso. Portanto est incorreta esta assertiva.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

70

PACOTE Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva 13. (ESAF - Procurador da Fazenda Nacional 2007) Via de regra, na prestao de servios de forma autnoma, o prestador assume os riscos inerentes prestao laborativa, da porque pode-se afirmar que tal panorama constitui simples conseqncia contratual, e no requisito essencial da relao.

O que distingue o trabalhador autnomo do empregado a subordinao jurdica na prestao dos servios e no o simples fato da assuno dos riscos inerentes prestao de servios. Por isso, a assuno dos riscos conseqncia e no requisito. Assim, est correta a assertiva. 14. (ESAF Procurados da Fazenda Nacional 2007) A prestao de servios de forma autnoma pode ser pactuada mediante clusula de severa pessoalidade. A par disso, tem-se que tal circunstncia resulta prejudicada a total ausncia de subordinao por parte do prestador de servio.

A pessoalidade uma coisa e a subordinao outra, o fato do trabalhador ter que prestar os seus servios de forma pessoal, ou seja, no podendo fazer-se substituir por outrem no significa que ele estar subordinado ao tomador de seus servios. Atravs observem. de um exemplo vocs podero entender melhor,

Exemplificando: Jos um pintor renomado e foi contratado pela empresa XXX para pintar as sua sede, no ato da contratao foi combinado, que ele deveria pintar pessoalmente as instalaes da empresa no podendo delegar a ningum tal tarefa. Porm, ele poderia decidir o dia em que pintaria e a cor que quisesse utilizar, bem como a marca da tinta. Sendo assim, no h subordinao apesar de haver pessoalidade na prestao dos servios de Jos. Portanto a assertiva est incorreta.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

71

PACOTE Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva

15. (ESAF Auditor Fiscal do Trabalho 2003) Considera-se empregador as associaes recreativas que, mesmo no objetivando lucro, contratam trabalhadores avulsos. Os profissionais liberais e as associaes recreativas so equiparados ao empregador para os efeitos da relao de emprego quando admitirem trabalhadores como empregados, segundo o pargrafo 1 do art. 2 da CLT. Art. 2 CLT Considera-se empregador a empresa, individual ou coletiva, que assumindo os riscos da atividade econmica, admite, assalaria e dirige a prestao pessoal de servios. Pargrafo 1 Equipara-se ao empregador, para os efeitos exclusivos da relao de emprego, os profissionais liberais, as instituies de beneficncia, as associaes recreativas ou outras instituies sem fins lucrativos, que admitirem trabalhadores como empregados. Porm, os trabalhadores avulsos no so considerados empregados, porque possuem relao de trabalho e no de emprego com o tomador dos servios. Trabalho Avulso aquele que prestado por uma pessoa fsica sem vnculo empregatcio, de natureza urbana ou rural, a diversas empresas, sendo sindicalizado ou no, com interferncia obrigatria do Sindicato profissional ou do rgo gestor de mo-de-obra. Portanto a assertiva est incorreta. 16. (ESAF Auditor Fiscal do Trabalho 2003) No considerada empregada a costureira que presta servios em seu domiclio a determinada empresa de confeco, comparecendo uma vez por semana sede da empresa, tendo seu trabalho controlado em razo das cotas de produo estabelecidas e da qualidade das peas produzidas.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

72

PACOTE Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva

A costureira tendo o seu trabalho controlado em razo das cotas de produo e qualidade das peas est subordinada empresa de confeco, sendo, portanto empregada. Trata-se da figura do trabalhador a domiclio prevista no art. 6 da CLT. Portanto a assertiva est incorreta.

Art. 6 da CLT No se distingue entre o trabalho realizado no estabelecimento do empregador e o executado no domiclio do empregado, desde que esteja caracterizada a relao de emprego. 17. (ESAF Auditor Fiscal do Trabalho 2006) Considerando o regime prprio a que submetido o policial militar, mesmo que preenchidos os requisitos legais, no vivel o reconhecimento de vinculo de emprego com empresa privada, especialmente porque a concomitncia de prestao de servios pode dar ensejo a certa penalidade disciplinar. De acordo com a Smula 386 do TST, o policial militar ter o vnculo de emprego reconhecido com a empresa privada. Est incorreta a assertiva. Smula 386 do TST - POLICIAL MILITAR. RECONHECIMENTO DE VNCULO EMPREGATCIO COM EMPRESA PRIVADA. Preenchidos os requisitos do art. 3 da CLT, legtimo o reconhecimento de relao de emprego entre policial militar e empresa privada, independentemente do eventual cabimento de penalidade disciplinar prevista no Estatuto do Policial Militar. 18. (ESAF Auditor Fiscal do Trabalho 2003) No considerado empregado o trabalhador que presta servios como mordomo em determinada residncia familiar, de forma pessoal, contnua e onerosa.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

73

PACOTE Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva

Esta assertiva traz a figura do empregado domstico, cujo trabalho est previsto no art. 1 da Lei 5.859/72, sendo considerado empregado quando prestar servios com a presena dos elementos caracterizadores da relao de emprego. Art. 1 da Lei 5.859/72 Ao empregado domstico, assim considerado aquele que presta servios de natureza contnua e de finalidade no lucrativa pessoa ou a famlia no mbito residencial desta. O mordomo ser considerado empregado domstico quando prestar servios, com a presena dos requisitos da relao de emprego, famlia no mbito residencial dela. Podemos citar outros exemplos de empregados domsticos, como a bab, o motorista, o jardineiro, o piloto de avio e de helicptero, etc. Lembrem-se que a presena dos requisitos da relao de emprego e a finalidade no lucrativa do empregador com os servios prestados pelo empregado domstico que caracterizaro a relao de emprego entre as partes. Est incorreta a assertiva. 19. (ESAF Auditor Fiscal do Trabalho 2006) A figura sucessria trabalhista faz operar a imediata e automtica assuno dos contratos trabalhistas pelo novo empregador, ento, o novo titular passa a responder pelas repercusses presentes e futuras dos contratos de trabalho transferidos, ressalvando-se, porm, as passadas, cujas hipteses tenham-se consolidado ao tempo em que se fazia presente o antigo titular do empreendimento. A figura sucessria trabalhista faz operar a imediata e automtica assuno dos contratos trabalhistas pelo novo empregador, ento, o novo titular passa a responder pelas repercusses presentes, passadas e futuras dos contratos de trabalho transferidos. A Sucesso de empresas ou sucesso trabalhista ou alterao subjetiva do contrato de trabalho a figura regulada nos artigos 10 e 448 da CLT. Incorreta a assertiva.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

74

PACOTE Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva

Art. 10 da CLT - Qualquer alterao na estrutura jurdica da empresa no afetar os direitos adquiridos por seus empregados. Art. 448 da CLT - A mudana na propriedade ou na estrutura jurdica da empresa no afetar os contratos de trabalho dos respectivos empregados. Os principais requisitos para configurar a sucesso trabalhista so: a) que uma unidade econmico- jurdica seja transferida de um para outro titular; b) que no haja soluo de continuidade na prestao de servios pelo obreiro. 20. (ESAF Auditor Fiscal do Trabalho 2006) Independentemente da permanncia dos traos concernentes subordinao jurdica, o empregado eleito para ocupar cargo de diretor tem o contrato de trabalho suspenso, motivo pelo qual no h cmputo do perodo em questo como tempo de servio. Quando permanecer a subordinao jurdica do empregado eleito diretor de Sociedade, o tempo de servio deste perodo ser computado, em que pese o fato do contrato de trabalho estar suspenso. Para responder esta assertiva com acerto, o candidato deveria ter o conhecimento da Smula 269 do TST, que ser estudada nas prximas aulas quando falarmos de suspenso do contrato de trabalho. Incorreta a assertiva Smula 269 do TST O empregado eleito para ocupar cargo de diretor tem o respectivo contrato de trabalho suspenso, no se computando o tempo de servio desse perodo, salvo se permanecer a subordinao jurdica inerente relao de emprego. --------------------------------------------------------------------------------Gabarito: 1. Certa 2. Certa 3. Errada 4. Certa 5. Certa 6. Errada 7. Certa 8. Errada 9. Errada 10. Certa 11. Errada 12. Errada 13. Certa 14. Errada 15. Errada 16. Errada 17. Errada 18. Errada 19. Errada 20. Errada

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

75

PACOTE Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva Questes de prova AFT 2010: Questo 16: Marque a opo correta. a) Em face da clusula constitucional da no-discriminao, a possibilidade de ajuste tcito, consensual e no solene para a formao do contrato de emprego, e respectiva projeo dos seus efeitos, estende-se a todos os ofcios e profisses. b) O contrato de trabalho tem natureza jurdica essencialmente privada, salvo quando o Estado um dos sujeitos pactuantes, em face das prerrogativas processuais que lhe confere a legislao brasileira. c) O menor de 18 anos, conforme previsto na Constituio, no pode, em razo da sua incapacidade, prestar servios, nem receber por eles, em perodo noturno ou em circunstncias perigosas ou insalubres. d) possvel reconhecer-se a condio de empregado, com cmputo do tempo de servio, ao eleito para ocupar cargo de diretor quando, a despeito da nova posio ocupada na estrutura hierrquica da empresa, ainda se fizerem presentes os traos caractersticos da subordinao jurdica. e) Para a configurao do grupo econmico, ou do chamado empregador nico, que atrai a hiptese de responsabilidade solidria pelos crditos trabalhistas, necessrio a prova do nexo relacional entre as empresas, nos formatos previstos pelo Direito Comercial e pelo Direito Empresarial, como no caso dos consrcios, holdings e pool de empresas. Comentrios: a) Incorreta. Isto porque h contratos especiais de trabalho que devero ser obrigatoriamente escritos, como, por exemplo, o contrato do atleta, do artista e do aprendiz (art. 428 da CLT). b) Incorreta. O contrato de trabalho sempre ter a natureza jurdica de direito privado. c) Incorreta. O trabalho do menor de 18 anos em condies insalubres, perigosas ou em horrio noturno considerado um trabalho proibido, uma vez que a CF/88 veda este tipo de trabalho. Isto no significa que quando o empregado prestar trabalho nestas condies, ele deixar de receber por ele. importante a distino entre trabalho ilcito e trabalho proibido, uma vez que o trabalho ilcito possui objeto ilcito (apontador de jogo de bicho, por exemplo) e por isso, o trabalhador no receber por ele.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

76

PACOTE Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva

d) Correta. A assertiva segue o entendimento sumulado do TST. Smula 269 O empregado eleito para ocupar cargo de diretor tem o respectivo contrato de trabalho suspenso, no se computando o tempo de servio desse perodo, salvo se permanecer a subordinao jurdica inerente relao de emprego. e) Incorreta. No h necessidade de prova da relao entre as empresas nos formatos do direito comercial ou empresarial.

Questo 17: Assinale a opo correta. a) Constituem requisitos para a caracterizao da relao de emprego a pessoalidade e a exclusividade na prestao dos servios. d) A subordinao que define e caracteriza a existncia da relao de emprego a econmica, fundada no reconhecimento jurdico-institucional da hipossuficincia material do trabalhador.

Comentrios: a) Incorreta. A exclusividade no requisito da relao de emprego. Os requisitos da relao de emprego so: a pessoalidade, a onerosidade, a alteridade, a no- eventualidade, a subordinao jurdica e que o trabalho seja prestado por uma pessoa fsica. d) Incorreta. A subordinao jurdica. A subordinao econmica ou tcnica no so requisitos da relao de emprego.

Questo 18: Assinale a opo correta. a) equiparada ao empregador rural, a pessoa fsica ou jurdica que, de forma habitual, em carter profissional, e por conta de terceiros, execute servios de natureza agrria, mediante utilizao do trabalho de outrem. b) A legislao trabalhista estabelece expressamente a possibilidade de distines relativas espcie de emprego e condio de trabalhador e entre o trabalho intelectual, tcnico e manual.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

77

PACOTE Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva

c) De acordo com a jurisprudncia do Tribunal Superior do Trabalho, ilcito o desconto salarial do trabalhador frentista, referente devoluo de cheques sem fundos, ainda quando deixa de observar as recomendaes previstas em instrumento coletivo, tendo em vista que o desconto descaracterizaria a alteridade prpria da figura do empregador. d) De acordo com a jurisprudncia do Tribunal Superior do Trabalho, a prestao de servios a mais de uma empresa do mesmo grupo econmico, durante a mesma jornada de trabalho, caracteriza a coexistncia de mais de um contrato de trabalho. e) No se equipara ao empregador rural a pessoa fsica ou jurdica, proprietria ou no, que explore atividade industrial em estabelecimento agrrio no compreendido na Consolidao das Leis do Trabalho. Comentrios: a) Correta. A referida lei traz o conceito de empregador rural como sendo a pessoa fsica ou jurdica, proprietria ou no que explore atividade agroeconmica, em carter permanente ou temporrio, diretamente ou atravs de prepostos. No seu art. 4 ela traz o conceito de empregador rural equiparado. Art. 3 da Lei 5.889/7 Considera-se empregador, rural, para os efeitos desta Lei, a pessoa fsica ou jurdica, proprietrio ou no, que explore atividade agro-econmica, em carter permanente ou temporrio, diretamente ou atravs de prepostos e com auxlio de empregado. 1 Inclui-se na atividade econmica, referida no "caput" deste artigo, a explorao industrial em estabelecimento agrrio no compreendido na Consolidao das Leis do Trabalho. Art. 4 da Lei 5.889/73 Equipara-se ao empregador rural, a pessoa fsica ou jurdica que, habitualmente, em carter profissional, e por conta de terceiros, execute servios de natureza agrria, mediante utilizao do trabalho de outrem. b) Incorreta. Isto porque o pargrafo nico do art. 3 a CLT probe a distino entre as espcies de emprego, a condio de trabalhador e entre o trabalho intelectual, tcnico e manual.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

78

PACOTE Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva c) Incorreta. A OJ 251 permite o desconto salarial do frentista que recebeu cheques sem fundos quando este no observar recomendaes previstas em instrumento coletivo. OJ 251 da SDI - 1 do TST lcito o desconto salarial referente devoluo de cheques sem fundos, quando o frentista no observar as recomendaes previstas em instrumento coletivo. d) Incorreta. A assertiva afrontou a Smula 129 do TST ao afirmar que ser considerado mais de um contrato de trabalho. Smula 129 do TST A prestao de servios a mais de uma empresa do mesmo grupo econmico, durante a mesma jornada de trabalho, no caracteriza a coexistncia de mais de um contrato de trabalho, salvo ajuste em contrrio. e) Incorreta. O pargrafo 1 do art. 3 da Lei 5.889/73 estabelece que a equiparao da pessoa fsica ou jurdica, proprietria ou no, que explore atividade industrial em estabelecimento agrrio no compreendido na CLT ao empregador rural.

Questo 27: Em se considerando as empresas de reflorestamento, os trabalhadores sero considerados rurais, inclusive para eventual contagem diferenciada do prazo prescricional, quando se ativarem no campo, exercendo tarefas prprias aos rurcolas. Comentrios: Incorreta. Segundo o entendimento da OJ 38 do TST os empregados de empresas de reflorestamento sero considerados rurais quando trabalharem no campo ou na cidade. importante ressaltar que no h mais distino entre o prazo prescricional do empregado rural e do empregado urbano. OJ 38 da SDI 1 do TST EMPREGADO QUE EXERCE ATIVIDADE RURAL. EMPRESA DE REFLORESTAMENTO. PRESCRIO PRPRIA DO RURCOLA. (LEI N 5.889/73, ART. 10 E DECRETO N 73.626/74, ART. 2, 4).

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

79

PACOTE Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva Questo 33: A sucesso de empregador hiptese de alterao objetiva do contrato de trabalho.

Comentrios: Incorreta. A sucesso de empregadores altera um dos sujeitos da relao de emprego (o empregador), logo se trata de alterao subjetiva do contrato de trabalho. Art. 10 da CLT - Qualquer alterao na estrutura jurdica da empresa no afetar os direitos adquiridos por seus empregados. Art. 448 da CLT - A mudana na propriedade ou na estrutura jurdica da empresa no afetar os contratos de trabalho dos respectivos empregados.

Passaremos, agora, para a resoluo de questes da FCC:

Questes FCC comentadas: 1. (FCC - Advogado Junior Metro SP 2012) Segundo entendimento consubstanciado em Smula do Tribunal Superior do Trabalho, salvo ajuste em contrrio, a prestao de servios a mais de uma empresa do mesmo grupo econmico, durante a mesma jornada de trabalho, (A) s caracteriza a coexistncia de mais de um contrato em grupos econmicos com at quatro empresas integrantes. (B) caracteriza a coexistncia de mais de um contrato de trabalho, independentemente do nmero de empresas integrantes do grupo. (C) no caracteriza a coexistncia de mais de um contrato de trabalho. (D) s caracteriza a coexistncia de mais de um contrato de trabalho se o empregado no trabalhar em dias alternados ou compatveis com o desempenho da funo. (E) s caracteriza a coexistncia de mais de um contrato de trabalho em grupos econmicos com at trs empresas integrantes.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

80

PACOTE Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva Comentrios: Letra C (Smula 129 do TST). A formao de grupo econmico depende de pelo menos duas empresas que estejam sob direo nica, existindo sempre uma principal controladora das demais. Sempre que uma ou mais empresas com personalidade jurdica prpria estiverem sob a direo, controle ou administrao de outra, constituindo grupo comercial, industrial, ou de qualquer outra atividade econmica, sero, para os efeitos da relao de emprego, solidariamente responsveis entre si e empresa principal. Smula 129 TST. A prestao de servios a mais de uma empresa do mesmo grupo econmico, durante a mesma jornada de trabalho, no caracteriza a coexistncia de mais de um contrato de trabalho, salvo ajuste em contrrio. 2. (Tcnico Judicirio/TRT da 21 Regio - RN/2003) Considerase empregador: a) somente a pessoa jurdica; b) somente quem se dedica a atividade lucrativa; c) somente o dono da empresa; d) tanto a pessoa fsica quanto a pessoa jurdica; e) qualquer pessoa jurdica exceto as associaes beneficentes. Comentrios: O empregador poder ser pessoa fsica ou jurdica e, no precisar necessariamente desenvolver atividade lucrativa, para ser considerado empregador. 3. (Tcnico Judicirio/TRT da 2 Regio/2004/FCC) Considere: I - Considera-se empregado a pessoa fsica, que presta servios de natureza no eventual, com subordinao e mediante salrio. II - Entre a empresa que detm o controle, a direo ou administrao de outra e esta ltima h responsabilidade solidria. III - Somente a pessoa jurdica pode ser considerada empregador para os efeitos da CLT. IV - Associao beneficente sem fins lucrativos no pode admitir empregados. Est correto apenas o que se afirma em: a) I b) I e II c) I, II e III d) II e III e) IV

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

81

PACOTE Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva Comentrios: (artigos 2 e 3 da CLT). I- Certa. II- Certa. III- Errada. A pessoa fsica poder ser considerada empregador. IV- Errada. As associaes beneficentes podero admitira trabalhadores como empregados. Art. 2 da CLT - Considera-se empregador a empresa, individual ou coletiva, que, assumindo os riscos da atividade econmica, admite, assalaria e dirige a prestao pessoal de servio. 1 - Equiparam-se ao empregador, para os efeitos exclusivos da relao de emprego, os profissionais liberais, as instituies de beneficncia, as associaes recreativas ou outras instituies sem fins lucrativos, que admitirem trabalhadores como empregados. 2 - Sempre que uma ou mais empresas, tendo, embora, cada uma delas, personalidade jurdica prpria, estiverem sob a direo, controle ou administrao de outra, constituindo grupo industrial, comercial ou de qualquer outra atividade econmica, sero, para os efeitos da relao de emprego, solidariamente responsveis a empresa principal e cada uma das subordinadas. Art. 3 da CLT - Considera-se empregado toda pessoa fsica que prestar servios de natureza no eventual a empregador, sob a dependncia deste e mediante salrio. Pargrafo nico - No haver distines relativas espcie de emprego e condio de trabalhador, nem entre o trabalho intelectual, tcnico e manual. 4. (Tcnico Judicirio/TRT da 24 Regio/2003) Associao Beneficente sem fins lucrativos: a) no pode admitir empregados, somente voluntrios. b) equipara-se s demais empresas quando celebra contrato de trabalho. c) quando admite empregados, equipara-se ao empregador domstico. d) celebra somente contratos regidos pelo direito civil. e) possui lei especfica para regular contratos de trabalho e seus empregados. Comentrios: (art. 2, pargrafo 1 da CLT).

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

82

PACOTE Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva Art. 2 da CLT - Considera-se empregador a empresa, individual ou coletiva, que, assumindo os riscos da atividade econmica, admite, assalaria e dirige a prestao pessoal de servio. 1 - Equiparam-se ao empregador, para os efeitos exclusivos da relao de emprego, os profissionais liberais, as instituies de beneficncia, as associaes recreativas ou outras instituies sem fins lucrativos, que admitirem trabalhadores como empregados. 5. (FCC/TRT/16a REGIO - Tcnico Judicirio - 2009) Mrio analista de sistemas e labora com habitualidade para duas empresas. Em ambas as empresas, possui dia e horrio de trabalho pr-estipulado, recebe salrio, bem como recebe ordens de superiores hierrquicos, porm labora apenas duas horas por dia na empresa Y. Considerando que Mrio no possui dependncia econmica coma empresa Y, uma vez que seu salrio representa 10% de seus rendimentos, mas possui dependncia econmica com a empresa X em que seu salrio representa 90% de seus rendimentos, certo que Mrio (A) poderia ser considerado empregado de ambas as empresas desde que seu salrio na empresa Y representasse mais de 50% de seus rendimentos. (B) pode ser considerado empregado de ambas as empresas tendo em vista que a dependncia econmica no requisito especfico do contrato de emprego. (C) no pode ser considerado empregado da empresa Y, uma vez que se considera empregado toda pessoa fsica que prestar servios de natureza no-eventual a empregador, sob a dependncia deste. (D) poderia ser considerado empregado de ambas as empresas desde que laborasse mais que cinco horas de trabalho na empresa Y. (E) s pode ser considerado empregado de uma das empresas, tendo em vista que, h expressa proibio legal de pessoa fsica possuir dois contratos de trabalho. Comentrios: Os elementos que configuram a relao de emprego so: a pessoalidade na prestao de servios, a habitualidade ou noeventualidade, a subordinao jurdica, a onerosidade na contraprestao dos servios, a alteridade e que o trabalho seja prestado por pessoa fsica.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

83

PACOTE Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva Portanto, Mrio possui relao de emprego com as duas empresas. A assertiva quis dar um atalho errado para que vocs tivessem o raciocnio dirigido para o caminho errado. Observem: Ao dizer que Mrio labora apenas duas horas por dia na empresa Y e que no possui dependncia econmica com esta empresa, caso vocs considerassem esta informao para analisar a presena dos requisitos da relao de emprego iriam errar a questo. A subordinao ou dependncia, como requisito para a configurao da relao de emprego jurdica e no econmica ou tcnica. Portanto, a informao do enunciado foi irrelevante. 6. (FCC Tcnico Judicirio TRT/MG 2009) A formao de grupo econmico, no direito do trabalho brasileiro, segundo a Consolidao das Leis do Trabalho, resulta (A) da existncia, sempre necessria, de uma holding a controlar as demais empresas do grupo. (B) da presena, indispensvel, dos mesmos scios de uma empresa na composio societria da outra, que com a primeira faz grupo econmico. (C) da utilizao do mesmo nome de fantasia, sem o que no h falar em grupo econmico. (D) da presena de uma empresa como scia formal da outra, desde que ambas sejam organizadas como sociedades annimas. (E) da constatao de que uma ou mais empresas encontram-se sob a direo, controle ou administrao de outra. Comentrios: Configura-se grupo econmico, segundo a CLT, o fato de uma ou mais empresas estiverem sob a direo, o controle ou administrao de outras empresas (art. 2, pargrafo 2 da CLT). 7. (FCC Juiz do Trabalho TRT 11 Regio - 2007) A empresa Alfa controladora das empresas Beta e Gama, embora cada uma delas tenha sua prpria personalidade jurdica, distinta das demais. Joo foi contratado pela empresa Gama, mas habitualmente presta seus servios tambm para as outras duas empresas do grupo, dentro de sua jornada normal de trabalho. Considerando tal hiptese, I. caracteriza-se a existncia de diversos contratos de trabalho simultneos, com as trs empresas do grupo. II. as trs empresas constituem um grupo econmico,desde que todas atuem na mesma rea de atividade. Profa. Dborah Paiva www.pontodosconcursos.com.br 84

PACOTE Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva III. todas as trs empresas que integram o grupo econmico respondero solidariamente pelas obrigaes trabalhistas em relao ao Joo, mas seus bens s podero ser penhorados, segundo a jurisprudncia do Tribunal Superior do Trabalho, se tiverem participado da relao processual na fase de conhecimento. IV. ilegal a prestao dos servios, pelo empregado,a mais de uma das empresas que integram o grupo econmico, salvo na hiptese de ter sido pactuada a existncia de contrato de trabalho com cada uma das empresas desse grupo. Est INCORRETO o que se afirma em (A) I, apenas. (B) II, apenas. (C) III, apenas (D) II e III, apenas. (E) I, II, III e IV. Comentrios: Letra E. I) Incorreta, porque no ser caracterizada a coexistncia de diversos contratos de trabalho, salvo ajuste em contrrio. II)Incorreta, porque trata-se de grupo econmico, cuja responsabilidade solidria, entre as empresas, sendo desnecessrio, que elas atuem na mesma rea de atividade. III) Incorreta, porque com o cancelamento da Smula 205 do TST, no h necessidade de que as empresas tenham participado da ao de conhecimento para serem executadas. IV) Um empregado poder prestar servios para mais de uma empresa do mesmo grupo econmico, sem que haja ilegalidade nisto. Smula 129 do TST A prestao de servios a mais de uma empresa do mesmo grupo econmico, durante a mesma jornada de trabalho, no caracteriza a coexistncia de mais de um contrato de trabalho, salvo ajuste em contrrio.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

85

PACOTE Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva 8. (FCC Analista Judicirio do TST 2012) Conforme previso contida na Consolidao das Leis do Trabalho, so requisitos legais para configurao da relao de emprego: (A) subordinao jurdica, pessoalidade na prestao dos servios e exclusividade na contratao. (B) onerosidade, eventualidade dos servios e subordinao jurdica. (C) pessoalidade na prestao dos servios, autonomia na prestao laboral e remunerao. (D) subordinao jurdica, continuidade e pessoalidade na prestao dos servios. (E) obteno de resultado na prestao de servios, onerosidade e no eventualidade dos servios. Comentrios: Letra D. O gabarito oferecido pela banca FCC, a meu ver no pode ser anulado, porque a CLT menciona no - eventualidade e no fala de continuidade. Para fundamentao de eventual recurso interposto pelos candidatos cito o jurista Maurcio Godinho Delgado H que se destacar a circunstncia de a CLT eleger a expresso servios de natureza noeventual (art. 3 caput) para traduzir o referido elemento ftico-jurdico em enfoque; em contraponto a isso, a Lei do Trabalho Domstico prefere valer-se de expresso distinta, a saber: servios de natureza contnua (art. 1 da Lei 5.859/72). 9. (FCC Analista Judicirio do TST 2012) Durante trs anos Thor foi empregado da empresa Ajax Manuteno Industrial, que faz parte do grupo econmico Ajax, constitudo por quatro empresas. Em razo de problemas financeiros, Thor foi dispensado sem justa causa. No houve pagamento de verbas rescisrias. Nesta situao, caberia algum tipo de reponsabilidade para as demais empresas do grupo Ajax? (A) Sim, sendo qualquer uma das empresas do grupo responsvel subsidiria pelas dvidas trabalhistas da outra empresa. (B) No, porque cada empresa do grupo possui personalidade jurdica prpria e responde apenas por dvidas com seus prprios empregados. (C) Sim, porque havendo a constituio de grupo econmico sero, para efeitos da relao de emprego, solidariamente responsveis as empresas do grupo. (D) No, porque no h previso legal para responsabilidade patrimonial de empresas que pertenam ao mesmo grupo econmico, sendo que entre os scios haver responsabilidade subsidiria.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

86

PACOTE Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva (E) Depende da existncia de contrato firmado entre as empresas do grupo prevendo a responsabilidade solidria, visto que Thor no prestou servios para todas as empresas do grupo. Comentrios: Letra C. Trata-se responsabilidade ser solidria. de um grupo econmico cuja

Art. 2 - Considera-se empregador a empresa, individual ou coletiva, que, assumindo os riscos da atividade econmica, admite, assalaria e dirige a prestao pessoal de servio. 1 - Equiparam-se ao empregador, para os efeitos exclusivos da relao de emprego, os profissionais liberais, as instituies de beneficncia, as associaes recreativas ou outras instituies sem fins lucrativos, que admitirem trabalhadores como empregados. 2 - Sempre que uma ou mais empresas, tendo, embora, cada uma delas, personalidade jurdica prpria, estiverem sob a direo, controle ou administrao de outra, constituindo grupo industrial, comercial ou de qualquer outra atividade econmica, sero, para os efeitos da relao de emprego, solidariamente responsveis a empresa principal e cada uma das subordinadas.

-------------------------------------------------------------------------

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

87

PACOTE Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva Questes FCC sem comentrios: 1. (FCC - Advogado Junior Metro SP 2012) Segundo entendimento consubstanciado em Smula do Tribunal Superior do Trabalho, salvo ajuste em contrrio, a prestao de servios a mais de uma empresa do mesmo grupo econmico, durante a mesma jornada de trabalho, (A) s caracteriza a coexistncia de mais de um contrato em grupos econmicos com at quatro empresas integrantes. (B) caracteriza a coexistncia de mais de um contrato de trabalho, independentemente do nmero de empresas integrantes do grupo. (C) no caracteriza a coexistncia de mais de um contrato de trabalho. (D) s caracteriza a coexistncia de mais de um contrato de trabalho se o empregado no trabalhar em dias alternados ou compatveis com o desempenho da funo. (E) s caracteriza a coexistncia de mais de um contrato de trabalho em grupos econmicos com at trs empresas integrantes. 2. (Tcnico Judicirio/TRT da 21 Regio - RN/2003) Considerase empregador: a) somente a pessoa jurdica; b) somente quem se dedica a atividade lucrativa; c) somente o dono da empresa; d) tanto a pessoa fsica quanto a pessoa jurdica; e) qualquer pessoa jurdica exceto as associaes beneficentes. 3. (Tcnico Judicirio/TRT da 2 Regio/2004/FCC) Considere: I - Considera-se empregado a pessoa fsica, que presta servios de natureza no eventual, com subordinao e mediante salrio. II - Entre a empresa que detm o controle, a direo ou administrao de outra e esta ltima h responsabilidade solidria. III - Somente a pessoa jurdica pode ser considerada empregador para os efeitos da CLT. IV - Associao beneficente sem fins lucrativos no pode admitir empregados. Est correto apenas o que se afirma em: a) I b) I e II c) I, II e III d) II e III e) IV

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

88

PACOTE Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva 4. (Tcnico Judicirio/TRT da 24 Regio/2003) Associao Beneficente sem fins lucrativos: a) no pode admitir empregados, somente voluntrios. b) equipara-se s demais empresas quando celebra contrato de trabalho. c) quando admite empregados, equipara-se ao empregador domstico. d) celebra somente contratos regidos pelo direito civil. e) possui lei especfica para regular contratos de trabalho e seus empregados. 5. (FCC/TRT/16a REGIO - Tcnico Judicirio - 2009) Mrio analista de sistemas e labora com habitualidade para duas empresas. Em ambas as empresas, possui dia e horrio de trabalho pr-estipulado, recebe salrio, bem como recebe ordens de superiores hierrquicos, porm labora apenas duas horas por dia na empresa Y. Considerando que Mrio no possui dependncia econmica coma empresa Y, uma vez que seu salrio representa 10% de seus rendimentos, mas possui dependncia econmica com a empresa X em que seu salrio representa 90% de seus rendimentos, certo que Mrio (A) poderia ser considerado empregado de ambas as empresas desde que seu salrio na empresa Y representasse mais de 50% de seus rendimentos. (B) pode ser considerado empregado de ambas as empresas tendo em vista que a dependncia econmica no requisito especfico do contrato de emprego. (C) no pode ser considerado empregado da empresa Y, uma vez que se considera empregado toda pessoa fsica que prestar servios de natureza no-eventual a empregador, sob a dependncia deste. (D) poderia ser considerado empregado de ambas as empresas desde que laborasse mais que cinco horas de trabalho na empresa Y. (E) s pode ser considerado empregado de uma das empresas, tendo em vista que, h expressa proibio legal de pessoa fsica possuir dois contratos de trabalho.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

89

PACOTE Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva 6. (FCC Tcnico Judicirio TRT/MG 2009) A formao de grupo econmico, no direito do trabalho brasileiro, segundo a Consolidao das Leis do Trabalho, resulta (A) da existncia, sempre necessria, de uma holding a controlar as demais empresas do grupo. (B) da presena, indispensvel, dos mesmos scios de uma empresa na composio societria da outra, que com a primeira faz grupo econmico. (C) da utilizao do mesmo nome de fantasia, sem o que no h falar em grupo econmico. (D) da presena de uma empresa como scia formal da outra, desde que ambas sejam organizadas como sociedades annimas. (E) da constatao de que uma ou mais empresas encontram-se sob a direo, controle ou administrao de outra. 7. (FCC Juiz do Trabalho TRT 11 Regio - 2007) A empresa Alfa controladora das empresas Beta e Gama, embora cada uma delas tenha sua prpria personalidade jurdica, distinta das demais. Joo foi contratado pela empresa Gama, mas habitualmente presta seus servios tambm para as outras duas empresas do grupo, dentro de sua jornada normal de trabalho. Considerando tal hiptese, I. caracteriza-se a existncia de diversos contratos de trabalho simultneos, com as trs empresas do grupo. II. as trs empresas constituem um grupo econmico,desde que todas atuem na mesma rea de atividade. III. todas as trs empresas que integram o grupo econmico respondero solidariamente pelas obrigaes trabalhistas em relao ao Joo, mas seus bens s podero ser penhorados, segundo a jurisprudncia do Tribunal Superior do Trabalho, se tiverem participado da relao processual na fase de conhecimento. IV. ilegal a prestao dos servios, pelo empregado,a mais de uma das empresas que integram o grupo econmico, salvo na hiptese de ter sido pactuada a existncia de contrato de trabalho com cada uma das empresas desse grupo. Est INCORRETO o que se afirma em (A) I, apenas. (B) II, apenas. (C) III, apenas. (D) II e III, apenas. (E) I, II, III e IV.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

90

PACOTE Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva 8. (FCC Analista Judicirio do TST 2012) Conforme previso contida na Consolidao das Leis do Trabalho, so requisitos legais para configurao da relao de emprego: (A) subordinao jurdica, pessoalidade na prestao dos servios e exclusividade na contratao. (B) onerosidade, eventualidade dos servios e subordinao jurdica. (C) pessoalidade na prestao dos servios, autonomia na prestao laboral e remunerao. (D) subordinao jurdica, continuidade e pessoalidade na prestao dos servios. (E) obteno de resultado na prestao de servios, onerosidade e no eventualidade dos servios. 9. (FCC Analista Judicirio do TST 2012) Durante trs anos Thor foi empregado da empresa Ajax Manuteno Industrial, que faz parte do grupo econmico Ajax, constitudo por quatro empresas. Em razo de problemas financeiros, Thor foi dispensado sem justa causa. No houve pagamento de verbas rescisrias. Nesta situao, caberia algum tipo de reponsabilidade para as demais empresas do grupo Ajax? (A) Sim, sendo qualquer uma das empresas do grupo responsvel subsidiria pelas dvidas trabalhistas da outra empresa. (B) No, porque cada empresa do grupo possui personalidade jurdica prpria e responde apenas por dvidas com seus prprios empregados. (C) Sim, porque havendo a constituio de grupo econmico sero, para efeitos da relao de emprego, solidariamente responsveis as empresas do grupo. (D) No, porque no h previso legal para responsabilidade patrimonial de empresas que pertenam ao mesmo grupo econmico, sendo que entre os scios haver responsabilidade subsidiria. (E) Depende da existncia de contrato firmado entre as empresas do grupo prevendo a responsabilidade solidria, visto que Thor no prestou servios para todas as empresas do grupo. Por hoje s! Estarei disposio no frum do curso para quaisquer dvidas, crticas ou sugestes em relao ao curso! Abraos, Dborah Paiva professoradeborahpaiva@blogspot.com

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

91

You might also like