You are on page 1of 3

Client: RAKUTEN Media: ECOMMERCE NEWS Date: 01.09.2013 URL: http://ecommercenews.com.

br/noticias/pesquisasnoticias/rakuten-aponta-tendencias-globais-de-e-commercepara-2013

Rakuten aponta tendncias globais de e-commerce para 2013

O ano de 2012 foi difcil para o comrcio de rua, com os varejistas de todo o mundo lutando para impulsionar as vendas e muitas lojas tendo que fechar suas portas. Por outro lado, o e-commerce passou por um crescimento expressivo. Nos ltimos 12 meses, as propostas de varejo online cresceram em sofisticao, indo em direo a experincias de compras mais completas e afastando-se das operaes impulsionadas pelo preo. A maioria dos consumidores carrega agora uma loja virtual no bolso, na forma de tablet ou smartphone. Com tanta opo a apenas alguns cliques de distncia, incentivar a fidelidade do consumidor e nutrir experincias de compras ser essencial para os varejistas em 2013.

A Rakuten, terceira maior varejista online do mundo e proprietria do Rakuten Shopping no Brasil, considera que seis tendncias principais iro impulsionar o crescimento do e-commerce em 2013: 1. Trazendo um toque pessoal fidelidade Algumas coisas no varejo no mudam; o segredo para o sucesso ainda envolver os clientes para fazer com que voltem para a sua loja e a recomendem a amigos. Canais sociais trouxeram aos varejistas a possibilidade de conversar com seus fs e alcanar amigos de fs tambm. Porm, em se tratando de ROI a partir da fidelidade em 2013, engajamento ser a palavra da moda, ao invs de nmero de fs. Em ltima anlise, no o nmero de fs que faz a diferena, mas o quanto eles interagem. 2. Curadoria de lojas Obter uma segunda opinio antes de realizar uma compra no nenhuma novidade, mas agora ao invs de levar seu amigo ao shopping, voc pode levar toda a sua rede social com voc. Servios como Pinterest esto rapidamente se tornando populares ferramentas de mdias sociais, permitindo aos usurios organizar seus itens favoritos em colees temticas que possam compartilhar com os amigos. Isso no somente impulsiona a expresso pessoal em compras, como tambm possibilita que outros compradores usem essas colees para informar suas prprias decises de compra. Os varejistas devem tomar nota disso. 3. Mudando a forma como pagamos As opes de formas de pagamento que os varejistas podem oferecer aos consumidores parecem estar em constante evoluo e, muitas vezes, podem ser o tudo ou nada em uma deciso de compra. Juntamente com o crescimento das operaes mveis, o Near Field Communication ou NFC (que possibilita o pagamento apenas com a proximidade de dois dispositivos eletrnicos compatveis), e os mtodos de pagamento sem contato, podem mudar radicalmente a maneira como as pessoas pagam suas compras. Servios como o PayPal e iTunes (da Apple) j comearam a centralizar pagamentos no celular, mas o prximo passo ser servios como o Square e Payleven, este ltimo j disponvel no Brasil, que oferecem aos vendedores a possibilidade de receber pagamentos com carto por meio do seu smartphone e um simples dispositivo plug-in. Essa liberdade para aceitar pagamentos online ou na loja ser de valor inestimvel para os comerciantes de todos os tamanhos nos prximos anos. 4. A ascenso do varejista especialista Seja em uma loja fsica ou online, nos ltimos anos pde ser percebida uma tendncia do consumidor em preferir varejistas especializados, que muitas vezes podem oferecer um servio mais informativo e pessoal. Cada vez mais, o

consumidor dever afastar-se das grandes cadeias de varejo, indo em busca dos varejistas especializados que atendem a uma rea ou gama especfica de produtos, seja moda, jias, ou equipamento de fotografia, por exemplo. 5. Aumento do uso de vdeo Uma das razes de vdeos frequentemente no serem incorporados em sites de comrcio eletrnico no passado, era porque deixavam o site significativamente mais lento, e isso ainda uma preocupao para muitos. No entanto, conforme as velocidades de internet ficam mais rpidas em todo o mundo, os varejistas deixaro de ser restringidos por taxas de banda larga e tero a liberdade de usar um contedo de mdia cada vez mais rico. Esperamos resenhas em vdeo e de unboxing virtual (que a apresentao em vdeo, feita pelo consumidor, de um produto saindo da caixa, mostrando todo o contedo dentro dela e com comentrios), tornem-se mais comuns em sites de varejo em 2013. 6. Maior integrao mvel A maioria dos varejistas esto chegando a um acordo sobre a necessidade de uma soluo para smartphone ou tablet, seja atravs de um website mvel otimizado ou aplicativo dedicado. No entanto, dispositivos mveis podem oferecer muito mais do que isso. No prximo ano, esperamos ver uma maior integrao nas lojas, atravs do uso de aplicativos, QR codes e experincias de realidade aumentada. Em qualquer negcio de varejo, o cliente fundamental para o sucesso, e as tecnologias mveis e sociais oferecem aos varejistas a oportunidade de envolvimento com os consumidores em um nvel mais pessoal. No prximo ano, inovar as formas pelas quais se constroem a fidelidade marca em um ambiente cada vez mais multicanal ser fundamental, bem como assegurar que as plataformas que oferecemos so confiveis. Como indstria, precisamos refinar a experincia online de compras, e envolver os consumidores com campanhas e ofertas mais personalizadas para continuar a construo da confiana dos consumidores nos dispositivos mveis, a fim de que realizem transaes atravs deles, comentou Alessandro Gil, CMO da Rakuten Brasil, sobre o setor de e-commerce em 2013.

You might also like