You are on page 1of 5

Texto Dramtico Caractersticas do Texto Dramtico constitudo por: Texto principal composto pelas falas dos actores que

e ouvido pelos espectadores; Texto secundrio (ou didasclia) que se destina ao leitor, ao encenador da pea ou aos actores. composto: * pela listagem inicial das personagens; * pela indicao do nome das personagens no incio de cada fala; *pelas informaes sobre a estrutura externa da pea (diviso em actos, cenas ou quadros); * pelas indicaes sobre o cenrio e guarda roupa das personagens; *pelas indicaes sobre a movimentao das personagens em palco, as atitudes que devem tomar, os gestos que devem fazer ou a entoao de voz com que devem proferir as palavras. Aco marcada pela actuao das personagens que nos do conta de acontecimentos vividos. *Estrutura externa o teatro tradicional e clssico pressupunha divises em actos, correspondentes mutao de cenrios, e em cenas e quadros, equivalentes mudana de personagens em cena. O teatro moderno, narrativo ou pico, pe completamente de parte as normas tradicionais da estrutura externa. *Estrutura interna: Exposio apresentao das personagens e dos antecedentes da aco. Conflito conjunto de peripcias que fazem a aco progredir. Desenlace desfecho da aco dramtica. Classificao das Personagens *Quanto sua concepo: Planas ou personagens-tipo sem densidade psicolgica uma vez que no alteram o seu comportamento ao longo da aco. Representam um grupo social, profissional ou psicolgico); Modeladas ou Redondas com densidade psicolgica, que evoluem ao longo da aco e, por isso mesmo, podem surpreender o espectador pelas suas atitudes.

*Quanto ao relevo ou papel na obra: - protagonista ou personagem principal Individuais - personagens secundrias - figurantes ou colectivas - Tipos de caracterizao: *Directa a partir dos elementos presentes nas didasclias, da descrio de aspectos fsicos e psicolgicos, das palavras de outras personagens, das palavras da personagem a propsito de si prpria. *Indirecta a partir dos comportamentos, atitudes e gestos que levam o espectador a tirar as suas prprias concluses sobre as caractersticas das personagens. Espao *Espao cnico caracterizado nas didasclias onde surgem indicaes sobre pormenores do cenrio, efeitos de luz e som. Coexistem normalmente dois tipos de espao: *Espao representado constitudo pelos cenrios onde se desenrola a aco e que equivalem ao espao fsico que se pretende recriar em palco. *Espao aludido corresponde s referncias a outros espaos que no o representado. Tempo *Tempo da representao durao do conflito em palco; *Tempo da aco ou da histria o(s) ano(s) ou a poca em que se desenrola o conflito dramtico; *Tempo da escrita ou da produo da obra altura em que o autor concebeu a pea. Discurso dramtico ou teatral *Monlogo uma personagem, falando consigo mesma, expe perante o pblico os seus pensamentos e/ou sentimentos; *Dilogo falas entre duas ou mais personagens; *Apartes comentrios de uma personagem que no so ouvidos pelo seu interlocutor. *Alm deste tipo de discurso, o tecto dramtico pressupe o recurso linguagem gestual, sonoplastia e luminotcnica. Inteno do autor - pode ser: *Moralizadora; *Ldica ou de evaso;

*Crtica em relao sociedade do seu tempo; *Didctica. Formas do gnero dramtico: *Tragdia *Comdia *Drama *Teatro pico. Outra caracterstica Importante: *Ausncia de narrador A ORIGEM DO TEATRO O teatro surge a partir do desenvolvimento do homem, atravs das suas necessidades. O homem primitivo era caador e selvagem, sentia necessidade de dominar a natureza. Atravs destas necessidades surgem invenes como o desenho e o teatro na sua forma mais primitiva. Eram umas espcies de danas dramticas colectivas que abordavam as questes do seu dia a dia, uma espcie de rito de celebrao, agradecimento ou perda. Com o tempo o homem passou a realizar rituais sagrados na tentativa de apaziguar os efeitos da natureza, harmonizando-se com ela. Os ritos comearam a evoluir, surgem danas mimticas, os homens praticam a MIMESIS (mmica) e as mulheres cantam. Com a civilizao egpcia, os pequenos ritos (rituais) tornaram-se grandes rituais formalizados e baseados em mitos (histrias que narram o sagrado do mundo). Estes rituais mostravam as tradies, apelo as entidades sobrenaturais, oferenda para obteno de favores, para homenagem, para divertimento e sinal de honra aos nobres. Na Grcia sim, surge o teatro. Surge o DITIRAMBO, um tipo de procisso informal que mais tarde ficou mais organizada era para homenagear o Deus Dionsio. Era um culto de evoluo e louvao a determinado Deus. Mais tarde o ditirambo evoluiu, tinha um coro formado por coreutas e pelo corifeu, eles cantavam, danavam, contavam histrias e mitos relacionados ao Deus. A grande inovao deu-se quando se criou o dilogo entre coreutas e corifeu. Cria-se a aco na histria. Surgem assim os primeiros textos teatrais. A princpio tudo acontecia nas ruas, depois tornou-se necessrio um lugar. A surgiram os primeiros teatros. E foi assim que o teatro foi evoluindo.

SNTESE DA EVOLUO DO TEATRO ORIGEM DO TEATRO A palavra "teatro" deriva dos verbos gregos "ver" (theastai). Na Grcia antiga, os festivais anuais em homenagem ao deus Dionsio incluam a representao de tragdias e comdias. A seguir, todos os papis eram representados por homens, pois no era permitida a participao de mulheres. O espao utilizado para as apresentaes, em Atenas, era somente um grande crculo. Com o passar do tempo, o teatro grego profissionalizou-se e surgiram os primeiros palcos elevados. Os escritores cuidavam de todas as etapas de produo de uma pea.

TEATRO ROMANO O teatro romano, influenciado pelos gregos, tambm se ia desenvolvendo, na mesma poca, atravs de nomes como Plauto e Terncio. Enormes tendas, com capacidade de abrigar quarenta mil pessoas, eram erguidas em Roma para as encenaes. E foram os romanos que criaram a pantomima (mmica), que por meio de msica, era realizada por um actor mascarado que representava todos os papis.

O TEATRO E O CRISTIANISMO O teatro chegou a ser considerado uma actividade pag por fora do Cristianismo, o que prejudicou muito o seu desenvolvimento. Paradoxalmente, foi a prpria Igreja que "ressuscitou" o teatro, na era da Idade Mdia, atravs de representaes da histria de Cristo. Enquanto isso, actores espanhis profissionais trabalhavam por conta prpria e recebiam patrocnio dos autores de comdia, atravs de festivais religiosos que eram realizados nas cortes da Espanha, com alta influncia herdada das encenaes italianas. Em Portugal, foi Gil Vicente que revitalizou o teatro, fazendo inmeras peas e autos para serem representados na corte, isto passava-se em plena pocas dos Descobrimentos e marca a passagem da Idade Mdia para o Renascimento.

O TEATRO NA EUROPA Foi em Itlia que surgiu o inovador teatro renascentista, provocando o declnio do teatro medieval. Este teatro dito humanista desenvolvido pelos italianos, influenciou decisivamente outras naes europeias, por meio de caravanas realizadas por companhias de Commedia Dell'Arte. Outra novidade italiana foi a participao de actrizes, alm das evolues cnicas, com a criao de palco. Inglaterra e Frana "importaram" as mudanas italianas nos seus estilos teatrais, com destaque para Shakespeare e Molire, respectivamente.

A EVOLUO TEATRAL A partir do sculo XVIII, acontecimentos como as Revolues Francesa e Industrial, mudaram a estrutura de muitas peas, popularizando-as atravs de formas como o melodrama. Nessa poca, surgiram inovaes estruturais, como o elevador hidrulico, a iluminao a gs e elctrica (1881). Os cenrios e os figurinos comearam a ser melhor elaborados, visando transmitir maior realismo, e as sesses teatrais passaram a comportar somente uma pea. Diante de tal evoluo e complexidade estrutural, foi inevitvel o surgimento da figura do encenador. SCULO XX O teatro do sculo XX caracteriza-se pela inovao e quebra de tradies, tanto no "design" cnico e na encenao teatral e nos estilos de interpretao. Podemos dizer, que o dramaturgo alemo Bertolt Brecht foi o maior inovador do chamado teatro moderno. Hoje, o teatro contemporneo abarca, sem preconceitos, tanto as tradies realistas como as neo-realistas e aceitas as inovaes prprias da criao artstica.

You might also like