You are on page 1of 3

Professor Joo Karllos

Cincias da Natureza e
BIOLOGIA
CIENTISTAS ANUNCIAM CURA FUNCIONAL DE BEB COM HIV Cientistas americanos disseram, neste domingo, que conseguiram pela primeira vez curar um beb com HIV. Se for conrmado, o resultado pode alterar o tratamento dado a bebs lhos de mes soropositivas, alm de ser uma esperana para reduzir o nmero de crianas que convivem com o vrus. Segundo a equipe mdica, o primeiro caso documentado de cura funcional de uma criana infectada pelo HIV, quando a presena do vrus to mnima que ele se mantm indetectvel pelos testes clnicos padres. O caso foi apresentado em uma conferncia em Atlanta, nos EUA, pela mdica Deborah Persaud, virologista do Centro da Criana Johns Hopkins. A apresentao completa acontecer nesta segunda-feira. A criana, uma menina que nasceu em uma zona rural do Mississippi, nos EUA, foi tratada com remdios antirretrovirais 30 horas aps seu nascimento, um procedimento que no o normalmente adotado nesses casos. A menina, agora com dois anos e meio, est h um ano sem tomar medicamentos e no apresenta sinais do vrus. Se estudos futuros comprovarem o resultado e indicarem que o mtodo funciona com outros bebs, o tratamento de recm-nascidos infectados em todo o mundo deve mudar, dizem especialistas. De acordo com a Organizao das Naes Unidas, h mais de 3 milhes de crianas vivendo com vrus da AIDS. Precauo Apesar da empolgao com o anncio, especialistas na rea ainda pedem cautela. Eles ainda no tiveram acesso aos detalhes do caso e dizem que preciso confirmar se o beb realmente havia sido infectado com o HIV pela me. Se no for exatamente isso, seria uma situao de preveno, o que no indito em bebs nascidos de mes infectadas. A equipe de mdicos e cientistas que cuida da menina do Mississippi, no entanto, diz que foram feitos cinco testes positivos no primeiro ms de vida do beb, o que comprovaria que ela estava infectada. Me desconhecia doena Quando chegou a um hospital na zona rural, em 2010, a me da criana j estava em trabalho de parto. Ela deu luz prematuramente. Como a me no havia feito nenhum exame pr-natal, ela no sabia que era portadora do HIV. Quando um exame mostrou que ela estava infectada, o hospital transferiu a criana para o Centro Mdico da Universidade do Mississippi, aonde chegou com cerca de 30 horas de vida. A mdica responsvel pelo caso, em entrevista ao New York Times, disse que solicitou duas amostras de sangue com uma hora de intervalo para testar a presena do HIV no RNA e no DNA do beb. Os exames identicaram 20 mil cpias do vrus por milmetro de sangue, ndice baixo para bebs. Sem esperar os exames que conrmariam a infeco, a mdica deu criana trs drogas usadas para tratamento, e no para a prolaxia. Com esse tratamento, os nveis do vrus diminuram rapidamente, e caram indetectveis quando o beb completou um ms de vida. Foi assim at que a criana completasse 18 meses, quando a me parou de lev-la ao hospital.

suas Tecnologias
n

12

Quando elas retornaram, os testes deram negativo. Suspeitando de erro nos exames, ela pediu mais testes. Foi uma surpresa, disse a pediatra Hanna Gay. Uma quantidade praticamente desprezvel de material gentico viral foi encontrado, mas sem vrus que pudesse se replicar. Por isso, segundo o grupo, foi uma cura funcional da infeco. Aps o incio do tratamento, os nveis do vrus no sangue do beb foram reduzidos em um padro de pacientes infectados. Mais testes ainda so necessrios para vericar se o tratamento teria o mesmo efeito em outras crianas, mas os responsveis pelo caso j comemoram. Primeira cura O americano Timothy Brown, que acabou cando conhecido como o paciente de Berlim, considerado o primeiro caso de cura do HIV. Ele tinha leucemia e recebeu, em uma cirurgia na capital alem, um transplante com clulas-tronco de um doador que era geneticamente resistente contaminao pelo HIV.
http://www1.folha.uol.com.br (05/03/2013)

Exerccios
1. De acordo com o texto, analise os itens abaixo, marcando a opo correta. A) O beb foi curado pela ao imediata dos antibiticos aplicados pela equipe mdica, reduzindo bruscamente a carga viral em seu sangue. B) A cura considerada funcional pelo fato de o HIV, apesar de permanecer em grande concentrao no interior dos linfcitos B, no consegue ativar suas enzimas replicantes no interior dessa clula. C) A me do beb, ao receber antirretrovirais no final da gestao, foi curada e, consequentemente, sua filha no desenvolveu a doena. D) A criana poder ter uma vida saudvel e normal, pois a concentrao de HIV em seu sangue desprezvel, o que reduz a possibilidade de imunodecincia futura. E) O HIV s ir se replicar na fase adulta dessa paciente, o que justica o termo cura funcional, livrando-a momentaneamente das infeces oportunistas. 2. O coquetel de drogas antirretrovirais marcou o m da AIDS como doena fatal: O AZT e um inibidor de transcriptase reversa inibem a reproduo do vrus em seu estgio inicial; os que escapam so atacados por um inibidor de protease. Como resultado poucos vrus conseguem reproduzir-se. A multiterapia combinada para o tratamento dessa doena resultado do trabalho dos pesquisadores americanos David Ho e Roy Gulick e est amparada em conhecimentos sobre vrus e Biologia Celular e em avanos na rea farmacutica.

Cincias da Natureza e
Sobre o tema anterior enfocado, correto armar que: A) Como exceo em relao aos demais vrus, o vrus da imunodecincia humana, HIV, um parasita intracelular obrigatrio. B) Transcriptase reversa e protease so substncias especiais, denominadas ribozimas, compostos qumicos do grupo dos cidos nucleicos, importantes para o metabolismo viral. C) Transcriptase reversa e protease so enzimas que permitem a realizao de etapas importantes na multiplicao dos linfcitos TCD4 infectados. D) O genoma do HIV sempre constitudo por RNA e DNA, contudo o RNA representa o material gentico dominante. E) O cido nucleico viral uma molcula reduzidssima quando comparada com a molcula do cido nucleico das clulas humanas. Texto I EXPERIMENTO DE CIENTISTA BRASILEIRO CRIA COMUNICAO ENTRE CREBROS DE ROEDOBRES Em um laboratrio da Universidade Duke, na Carolina do Norte (EUA), duas mentes trabalharam juntas literalmente para resolver o mesmo problema e obter uma recompensa. o que anunciaram cientistas nesta quinta (28), em publicao na revista Scientic Reports. A equipe, integrada pelo neurobilogo brasileiro Miguel Nicolelis, arma ter captado impulsos eltricos do crtex motor e ttil de roedores e transferido essas informaes para outro animal, estabelecendo uma ligao entre os dois em tempo real. Foram usados pares de roedores, nos quais um era o codicador e o outro, o decodicador. Em uma das etapas, o codicador deveria pressionar a alavanca certa para obter gua. Havia duas alavancas: quando uma luz se acendia acima de uma delas, a da esquerda ou a da direita, ele deveria pression-la. Durante a tarefa, os cientistas registraram a atividade eltrica das clulas do crtex motor do animal por meio de microeletrodos implantados no crebro do codicador. Essa informao foi transmitida ao crtex motor do decodificador por meio de pulsos eltricos inseridos no crebro do animal. Segundo Nicolelis e colegas escrevem na publicao, o animal decodicador conseguiu acertar qual era a alavanca certa em at 70% das tentativas, lembrando que ele no teve a dica da luz dada ao primeiro roedor. Quando o decodicador acertou, ele recebeu a recompensa e, ao mesmo tempo, foi enviado um feedback ao codicador, que recebeu de novo a graticao.
http://www1.folha.uol.com.br (05/03/2013)

suas Tecnologias
4. O grco a seguir mostra a variao do potencial da membrana do neurnio quando estimulado.

60 40 20 0 mV 20 40 60 80 100

tempo em milissegundos
O potencial de ao para um determinado neurnio: A) varia de acordo com a intensidade do estmulo, isto , para intensidades pequenas temos potenciais pequenos e para maiores, potenciais maiores. B) sempre o mesmo, porm a intensidade do estmulo varia de acordo com o tempo de estimulao sobre essa clula. C) varia de acordo com a lei do tudo ou nada, apesar da velocidade ser sempre igual e constante nos diversos neurnios do SNC. D) aumenta ou diminui na razo inversa da intensidade do estmulo, por consequncia do comportamento singular dos canais de sdio. E) sempre o mesmo, qualquer que seja o estmulo, porque o neurnio obedece lei do tudo ou nada. Texto II EMAGRECEDOR BASE DE SIBUTRAMINA DEVE FICAR NO MERCADO, DIZ ANVISA A rea tcnica da Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria (Anvisa) indicou a permanncia do medicamento emagrecedor base de sibutramina no mercado brasileiro, aps um monitoramento de um ano sobre os riscos do produto. Em 2011, depois de um ano de debates, a agncia imps regras mais rigorosas para a venda do remdio. A validade da receita, por exemplo, foi reduzida de 60 dias para 30. A medida foi tomada em virtude da divulgao do maior estudo cientco j feito sobre a sibutramina, com cerca de 10 mil pessoas em 16 pases durante seis anos foi concludo em 2009 , que apontava que o medicamento aumentaria em 16% o risco de doenas cardiovasculares em pacientes com histrico prvio. Todos os indivduos analisados tinham sobrepeso, obesidade e/ou diabetes tipo 2, alm de fator de risco cardaco.
http://g1.globo.com/bemestar/noticia/27/03/2013

3. De acordo com o texto I analise os itens abaixo, marcando a opo correta. A) O crtex motor referido no texto I representa a regio ativa do cerebelo no comando dos membros superiores e inferiores. B) O codicador passou a informao retida em seu crebro para o decodicador atravs de impulsos eltricos. C) O decodificador possui reas cerebrais capazes de memorizao tardia, induzidas sempre pelo codificador de acordo com a concluso da pesquisa. D) Os neurnios so clulas capazes de serem transferidas de um animal a outro, atuando no receptor da mesma forma que no doador. E) No h segurana que tal experimento possa ocorrer de forma similar em humanos, pois somos girencfalos e os roedores, lisencfalos.

5. A sibutramina exerce seus efeitos teraputicos atravs da inibio da recaptao da noradrenalina, serotonina e dopamina. Cloridrato de sibutramina monoidratado um medicamento de uso oral para o tratamento da obesidade (excesso de peso) que leva perda de peso, atravs de um duplo mecanismo: reduo da ingesto de alimentos pelo aumento da saciedade e diminuio da fome; e preveno do declnio do gasto energtico que segue a perda de peso.

FB NO ENEM

Cincias da Natureza Linguagens, Cdigos e


Cloridrato de sibutramina monoidratado deve ser usado como parte de um programa de perda de peso, supervisionado pelo seu mdico, e que deve incluir uma dieta com reduo de calorias e atividade fsica apropriada. A) A droga em questo atua predominantemente sobre as sinapses do SNP, o que explica a reduo do apetite. B) A inibio da receptao de serotonina e endorna aumentam o tempo desses neurotransmissores nas sinapses, reduzindo o desconforto nervoso provocado pela hipoglicemia. C) A perda de peso pela sibutramina est relacionada por uma ao direta na captao de gordura pelos adipcitos da hipoderma. D) A eccia da droga depende da sua concentrao no interior dos neurnios, pois afeta nestes a produo de serotonina e noradrenalina. E) A droga causa srios distrbios cardiovasculares incluindo angina, infarto e insucincia cardaca, conrmados nas pesquisas. FB no Enem N 11 Professor: Antonino Fontenelle 1 B 2 A 3 D 4 C 5 A

Suas suas Tecnologias

Anotaes

OSG.: 70141/13 - 08/04/13 DIG.: AN / REV.: AM

FB NO ENEM

You might also like