You are on page 1of 3

O VERDADEIRO SENTIDO DA PSCOA

INTRODUO: No existe este vocbulo na lngua portuguesa; entrou na lngua por efeito da linguagem litrgica da Igreja Catlica. de origem grega, que por, sua vez, foi tirado do verbo hebraico PASOH que quer dizer Passar alm, passar por cima. No hebraico, a palavra descreve a passagem do anjo da morte, quando seriam mortos todos os primognitos do Egito e poupados os dos israelitas. I A PSCOA PARA ISRAEL a) INSTITUIO Foi instituda no Egito para comemorar o acontecimento culminante da redeno de Israel. Ex. 12: 14. b) ELEMENTOS DA PSCOA

CORDEIRO Representavam o preo da redeno e libertao de Israel do Egito; o sacrifcio. OS PES AMOS Revelavam a pressa com que abandonariam a terra do Egito. A farinha amassada sem ter recebido o fermento, por falta de tempo. ERVAS AMARGAS Ou alface agreste, recordavam a opresso do Egito, a amargura do cativeiro, alm de dar melhor sabor carne do cordeiro. SANGUE Representa a expiao.

c) RITUAL DA CELEBRAO DA PSCOA


Deveriam tomar para si o Cordeiro. Ex.12.3 A famlia deveria participar e comer todo o cordeiro. Caso a famlia fosse pequena, deveria juntar-se a outra vizinha. Ex.12.4 O Cordeiro seria sem mcula de um ano de idade e primognito. Deveria ser assado inteiro e comido com pes asmos e ervas amargas. Ex. 12.8.

d) SMBOLO NEOTESTAMENTRIO O Cordeiro Simboliza Cristo, a libertao do pecado Jo.1.36. Joo afirmou: Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.

Era sem defeito Ex.125; I Pe. 1.18-19. Foi sacrificado, no entanto seus ossos no foram quebrados. Ex. 12.46; Sl. 34.20; Jo. 19.36. O sangue foi derramado para a expiao dos pecados: era o penhor da salvao. Ex. 12.13; I Jo. 1.7 Foi comido na pscoa. Mat. 26.26

Os pes asmos Simbolizam pureza. O po deveria ser sem fermento.

A proibio baseava-se em que o fermento um agente de decomposio e servia de smbolo da corrupo moral, e tambm de doutrinas falsas. Mt.16.11; Mc.8.15. Na nossa comunho com Cristo no pode haver impureza. A ausncia do fermento simboliza a santidade de vida que no servio de Deus.

Ervas amargas simbolizavam a amargura que o cordeiro iria passar e a amargura das almas humanas por causa do pecado. Hoje, todas as vezes que celebramos a Ceia do Senhor, relembramos o grande feito da nossa redeno feita no por Cordeiro, no mais por um cativeiro fsico, mas pelo prprio filho de Deus. Podemos dizer que o Egito foi o Calvrio da nao hebraica, como o Calvrio de Jerusalm foi o nosso Calvrio. Sangue A garantia do perdo sem derramamento de sangue no h remisso de pecados, Heb. 9.22. O Sangue de Jesus Cristo, seu filho, nos purifica de todo o pecado. I Jo. 1.7. O pecado do homem foi coberto pelo sangue propiciatrio do cordeiro de Deus. II A PSCOA NOS NOSSOS DIAS E OS SEUS SMBOLOS a) INSTITUO A festividade da pscoa foi fixada pelo Conclio de Nicia em 325 d.C.. uma festa anual da Igreja Catlico Romana, comemora a ressurreio de Cristo. b) OS SMBOLOS O coelho Substituram o cordeiro perodo pelo coelho, como smbolo de fecundidade (chegando at produzir aproximadamente cento e dez filhotes por ano). Apareceu por volta de 1915, na Frana. A sua cor e sua rapidez contriburam para o seu lugar na simbologia. Dizem mais que ele representa a morte e a ressurreio de Cristo pelo fato de alguns que habitam em lugares frios e nevados hibernam e s saem da caverna quando chegam primavera. Sabemos que no podemos aceitar tamanha aberrao, pois em toda a Bblia encontramos o Cordeiro e no o coelho como smbolo de Cristo. O ovo O ovo significando comeo, origem de tudo. Quando incubado, dele sai vida, porque nele est contido a vida. Em Cristo no est contido a vida, Ele a prpria vida. Joo 11.25. Est presente na mitologia antiga, nas religies do oriente, nas tradies populares e numa grande parte da Cristandade. Na idade mdia os europeus adotaram o costume chins de enfeitar o ovo. Em 1928 surgiram os ovos de chocolate que industrializaram em larga escala. No sculo XVIII a Igreja Catlica Romana adotou oficialmente o ovo como smbolo da ressurreio de Cristo. O peixe smbolo de Cristianismo. Dizem que no passado quando os cristos se reuniam, faziam desenho de um peixe. Na semana santa, no comem carne, por causa do corpo de Cristo e substituram a carne por peixe, mas na pscoa judaica comiam cordeiro.

Estes smbolos modernos so uma mistura de mitologia pag com a simbologia crist paganizada. III A PSCOA PARA OS EVANGLICOS Para os evanglicos, a Pscoa tem apenas valor histrico e figurativo. O que tem sentido e valor para ns a Ceia do Senhor, pois Jesus quando comeu a ltima pscoa com seus apstolos antes do sofrimento, deu um carter todo especial ao acontecimento. Lc. 22.15. Ele estava instituindo a Ceia que, para ns, os cristos, substitua a pscoa Lc. 22.15-20. A Pscoa Bblica, portanto, consumou-se em Cristo, que a instituiu como um novo memorial a sua Ceia, na qual o crente comemora a morte do Senhor at que Ele venha. No h no Novo Testamento mais lugar para a pscoa ou outras festividades mosaicas, as quais foram abolidas na cruz, juntamente com outras ordenanas, como sombras das coisas futuras, espirituais, pertencentes dispensao da graa. CONCLUSO O apstolo Paulo nos adverte em sua I carta a Timteo, 4. 1-3. No envolvemos com tais tradies mas, ns que provamos do novo nascimento, que tornou-se real com o sacrifcio do filho de Deus, o verdadeiro Cordeiro pascoal, recordemos-nos do Calvrio constantemente independente de uma data fixada no calendrio anual. Temos em ns esse Cristo ressurreto. Aleluia!

You might also like