You are on page 1of 8

ATIVIDADES PRTICAS SUPERVISIONADAS

CST Logstica
1 Srie Empreendedorismo
A atividade prtica supervisionada (ATPS) um procedimento

metodolgico de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de etapas programadas e supervisionadas e que tem por objetivos: Favorecer a aprendizagem. Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e

eficaz. Promover o estudo, a convivncia e o trabalho em grupo.


Desenvolver os estudos independentes, sistemticos e o autoaprendizado.

Oferecer diferentes ambientes de aprendizagem. Auxiliar no desenvolvimento das competncias requeridas pelas

Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduao. Promover a aplicao da teoria e conceitos para a soluo de problemas

prticos relativos profisso. Direcionar o estudante para a busca do raciocnio crtico e a emancipao intelectual. Para atingir estes objetivos, a ATPS prope um desafio e indica os passos

a serem percorridos ao longo do bimestre para a sua soluo. A sua participao nesta proposta essencial para que adquira as competncias e habilidades requeridas na sua atuao profissional. Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida profissional.

AUTORIA
Edna Almeida Rodrigues
Faculdade Anhanguera de Mato

Administrao - 1 Srie - Empreendedorismo

Pg. 2 de 2

COMPETNCIAS E HABILIDADES
Ao concluir as etapas propostas neste desafio, voc ter desenvolvido as competncias e habilidades que constam nas Diretrizes Curriculares Nacionais descritas a seguir.

Reconhecer e definir problemas, equacionar solues, pensar estrategicamente,introduzir modificaes no processo produtivo, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos e exercer, em diferentes graus de complexidade, o processo da tomada de deciso. Ter iniciativa, criatividade, determinao, vontade poltica e administrativa, vontade de aprender, abertura s mudanas e conscincia da qualidade e das implicaes ticas do seu exerccio profissional. Desenvolver capacidade para elaborar, implementar e consolidar projetos em organizaes.

Produo Acadmica

Leitura e compreenso de textos acadmicos. Relatrios parciais, com os resultados das pesquisas realizadas nas Etapas 1, 2 e 4. Plano de Negcios, nas Etapas 3 e 4.

Participao
Para a realizao desta ATPS, os alunos devero previamente organizar-se em equipes de at cinco participantes, definidas pelo tutor presencial, e entregar seus nomes, RAs e e-mails ao mesmo, que far o acompanhamento das atividades nos encontros presenciais. Essas equipes sero mantidas durante todas as etapas.

Padronizao
O material a ser produzido neste desafio deve ser estruturado de acordo com as normas da ABNT1, com o seguinte padro: em pginas com formato A4; com margens esquerda e superior de 3cm, direita e inferior de 2cm; fonte Times New Roman tamanho 12, cor preta; espaamento de 1,5 entre linhas; se houver citaes com mais de trs linhas, devem ser em fonte tamanho 10, com um recuo de 4cm da margem esquerda e espaamento simples entre linhas; com capa, contendo: logo oficial da Anhanguera Educacional Uniderp; nome de sua Unidade de Ensino, Curso e Disciplina; nome e RA de cada participante; ttulo da atividade; nome do professor de Ensino a Distncia (EAD) da disciplina; nome do tutor de Ensino a Distncia (EAD) da disciplina; cidade e data da entrega, apresentao ou publicao.

2

Consulte o Manual para Elaborao de Trabalhos Acadmicos. Unianhanguera. Disponvel em: <http://www.unianhanguera.edu.br/anhanguera/bibliotecas/normas_bibliograficas/index.html>.

Edna Almeida Rodrigues

Administrao - 1 Srie - Empreendedorismo

Pg. 3 de 3

DESAFIO
Neste desafio, o grupo elaborar um Plano de Negcios de uma empresa fictcia, cujo segmento e demais caractersticas sero escolhidos pelos prprios alunos. Para tanto, sero realizadas pesquisas de contedos, para contribuir com as decises do grupo, que procuraro simular uma situao real de abertura de um negcio empresarial com possibilidades de sucesso. Ao finalizar este desafio, esperado que os alunos desenvolvam as competncias e habilidades essenciais ao empreendedorismo, a partir de decises criativas embasadas em anlises de possveis cenrios. Com isso, as competncias evidenciadas podero contribuir com seu exerccio profissional futuro como Gerentes, Diretores, ou como Empresrios.

Objetivo do Desafio
Elaborar um Plano de Negcios de uma empresa fictcia.

ETAPA 1
Esta atividade importante para que voc compreenda a definio de Empreendedorismo e como este ocorre, possibilitando que sejam despontadas suas habilidades para atuar como administrador que visa a um novo negcio. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Individual) Ler o texto indicado a seguir:

DORNELAS, Jos. Empreendedorismo no Brasil: as dicas para os iniciantes e para quem quer ainda mais. Disponvel em: <http://www.josedornelas.com.br/artigos/empreendedorismo-no-brasil-as-dicaspara-os-iniciantes-e-para-quem-quer-ainda-mais/>. Acesso em: 25 set. 2012.

Passo 2 (Equipe) Discutir em grupo sobre as dicas levantadas pelo autor e identificar oportunidades e desafios do empreendedorismo no Brasil. Passo 3 (Equipe) Utilizar os resultados da discusso indicada no Passo 2 e, em grupo, elaborar um relatrio de uma pgina, em formato .doc. Reservar esse relatrio para inseri-lo como anexo no arquivo final do planejamento.

Edna Almeida Rodrigues

Administrao - 1 Srie - Empreendedorismo

Pg. 4 de 4

ETAPA 2
Esta atividade importante para que voc identifique as etapas essenciais para se criar um novo negcio, buscando o sucesso do empreendimento. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Individual)
Pesquisar sobre o tema Identificao de Oportunidades para Empreendimentos, em livros e outras fontes de consulta disponveis na biblioteca do Polo de Apoio Presencial, ou na Internet. Fazer essa atividade individualmente, para, somente depois, discutir com seu grupo.

Nota Nem todos os sites da Internet so confiveis. Quando for solicitada pesquisa da Internet, para garantir a qualidade de sua aprendizagem, pesquise em sites de universidades, congressos, associaes de classe. Evite sites como Wikipdia, j que, por no se saber ao certo quem so os autores de seus textos, no considerado confivel, podendo levar os alunos a uma aprendizagem errada. Lembre-se tambm: Google no fonte, ferramenta de busca; portanto, no deve ser citado. Passo 2 (Equipe) 1 Formada a base conceitual necessria, hora de o grupo comear a criao de um novo negcio, como se cada integrante da equipe fosse um scio dessa empresa fictcia. Em conjunto, dar incio s definies do negcio a ser criado, decidindo sobre as seguintes questes da nova ideia: a) A que mercado ela atende? b) Qual o retorno econmico que ela proporcionar? c) Quais so as vantagens competitivas que ela trar ao negcio? d) Qual a equipe que transformar essa oportunidade em negcio? e) At que ponto o empreendedor est comprometido com o negcio? 2 Analisar o texto indicado a seguir e confront-lo com as respostas elaboradas pelo grupo neste Passo 2, item 1.

Quando o sonho se transforma em uma oportunidade de negcio. Blog do Mundo SEBRAE. Disponvel em: <http://mundosebrae.com.br/2010/10/quando-o-sonho-detransforma-em-uma-oportunidade-de-negocio/>. Acesso em: 25 set. 2012.

Passo 3 (Equipe) Decidir qual ser o ramo do novo negcio e a regio onde ser instalado. Para auxiliar nestas decises, assistir ao vdeo indicado a seguir:

Empreendedorismo tambm se aprende na escola. Produzido pela Globo Vdeos. Disponvel em: <http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM9143737823- EMPREENDEDORISMO+TAMBEM+SE+APRENDE+NA+ESCOLA,00.html>. Acesso em: 25 set. 2012.

Edna Almeida Rodrigues

Administrao - 1 Srie - Empreendedorismo

Pg. 5 de 5

Sites sugeridos para pesquisa Outra boa dica explorar o que o Servio Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) oferece de apoio, disponvel em:

<http://www.negociocerto.sebrae.com.br/>. Acesso em: 25 set. <http://www.sebrae.com.br/customizado/bussola-sebrae/>. Acesso em: 25 set. 2012.

2012; e tambm a ferramenta Bssola, disponvel em:

Passo 4 (Equipe) Elaborar o relatrio do grupo, em uma pgina de formato .doc, com as respostas s questes propostas no Passo 2 e as decises solicitadas no Passo 3. Reservar este relatrio para inseri-lo como anexo no arquivo final do planejamento.

ETAPA 3
Esta atividade importante para que voc compreenda o conceito de Plano de Negcios, para servir de fundamento para a criao de seu Plano de Negcios. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Individual) Explorar o contedo do site do SEBRAE disponvel no link a seguir. Nele, voc encontrar muitas orientaes sobre a abertura de novos negcios, inclusive um guia para a elaborao do Plano de Negcios.

<http://www.sebrae.com.br/momento/quero-abrir-um-negocio>. Acesso em: 25 set. 2012.

Passo 2 (Equipe) 1 Montar, em grupo, o Plano de Negcios da empresa escolhida na Etapa 2 deste desafio. O Plano deve ser digitado em arquivo de formato .doc e ter de cinco a dez pginas. Lembrem-se: o importante ter uma boa ideia. Se o grupo considerar necessrio, essa a hora de mudar as decises sobre o ramo e a localidade. Site sugerido para pesquisa O guia para a elaborao do Plano pode ser encontrado em:

<http://www.biblioteca.sebrae.com.br/bds/bds.nsf/797332C6209B4B12832573680 06FF4BA/$File/NT000361B2.pdf >. Acesso em: 25 set. 2012.

Reservar o arquivo produzido para ser inserido no Plano final.

Edna Almeida Rodrigues

Administrao - 1 Srie - Empreendedorismo

Pg. 6 de 6

ETAPA 4
Esta atividade importante para que voc identifique a metodologia de execuo do Plano de Negcios, inclusive quanto aos recursos, a fim de concretizar o empreendimento que foi pensado. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Equipe)
Elaborar, em grupo, um roteiro de execuo do Plano de Negcios desenvolvido na Etapa 3 deste desafio, procurando manter o foco na possibilidade de sucesso do empreendimento. importante que o grupo faa previses de tempo para colocar o Plano em prtica, por meio de um cronograma de atividades para direcionar a execuo, conforme modelo a seguir:

Atividades: 1. (descrever a atividade 1) 2. (descrever a atividade 2) 3. (descrever a atividade 3) 4. (descrever a atividade 4) n... (descrever a atividade ...)
Atividade Ms 1 Ms 2 Ms 3 Ms 4 Ms 5 Ms 6 Ms 7 Ms 8 Ms 9 Ms 10 Ms 11 Ms 12

1 2 3 4 n
Quadro 1 Fonte: A Autora da ATPS.

Nota O alinhamento entre atividade e perodo (ms) pode ser demonstrado por meio da pintura da clula com uma cor escura, como est no modelo, ou por uma simples marcao com um X. Por exemplo: no modelo do Quadro 1, a Atividade 1 ser realizada durante os Meses 1 e 2. Passo 2 (Equipe) Confeccionar um relatrio, com uma a duas pginas, contendo o roteiro de execuo, inclusive das formas de financiamento do projeto, a lista de atividades e o cronograma elaborado pelo grupo.

Edna Almeida Rodrigues

Administrao - 1 Srie - Empreendedorismo

Pg. 7 de 7

Passo 3 (Equipe) Finalizar o planejamento, em arquivo nico de formato .doc, contendo os trabalhos produzidos nesta ATPS, na seguinte ordem: Plano de Negcios 1. Planejamento (Etapa 3, Passo 2). 2. Roteiro de execuo (Etapa 4, Passo 2). Anexos 3. Relatrio sobre Empreendedorismo (Etapa 1, Passo 3). 4. Respostas e decises sobre negcios (Etapa 2, Passo 4). Passo 4 (Equipe)
Postar o Plano de Negcios finalizado individualmente no ambiente virtual, para a avaliao e validao da nota pelo tutor a distncia, em arquivo nico, com extenso .doc.

Livro-Texto da Disciplina
DORNELAS, Jos Carlos Assis. Empreendedorismo: transformando ideias em negcios. Rio de Janeiro: Elsevier - Campus, 3. ed., 2008.

Critrios de Avaliao
Cumprimento das etapas da ATPS. Utilizao das leituras indicadas. Fundamentao e estrutura do Plano de Negcios.

Edna Almeida Rodrigues

PDF to Word

You might also like