You are on page 1of 7

1

Eclesiologia fichamento de Tnica Inconstil Igreja


Ekklesia LXX aqui ekklesa a traduo de qahal, mas qahal se traduz por ekklesa quando se trata da Congregao do povo da Aliana. (p. 16) NT identificado com 9 metforas (p. 16-20) 1. Corpo de Cristo somatos tou Kristou Efsios 4.12 2. Povo peculiar eauto laon priouson Tito 2.14 3. Rebanho de Deus poimnion tou Theou 1 Pedro 5.2 4. Casa, edifcio oikodome santurio, habitao de Deus atravs do seu Esprito 1 Cor. 6.19 5. Coluna (pilar) e firmeza (baluarte) da verdade stilos kai edraioma tes aletheis 1 Timteo 3.15 6. Lampadrios, castiais luxniai Apocalipse 1.20. 7. Famlia da f Glatas 6.10 8. Israel de Deus Israel tou Theou Glatas 6.16 9. Noiva- nynfe Apocalipse 22.17 ss. Conceito de Igreja A Igreja um organismo vivo, regido por princpio imutveis mas em constante movimento atravs da histria, forjando a histria e identificando-se com o seu respectivo tempo. (p. 20) Igreja Batista Declarao Doutrinria da CBB, art. VIII Igreja uma congregao local de pessoas regeneradas e batizadas aps a profisso de f. nesse sentido qua apalavra Igreja empregada no maior nmero de vezes nos livros do Novo Testamento. (p. 22) Peculiaridades das igrejas batistas [princpios batistas], sete peculiaridades destacadas em A Celebrao do Indivduo: (p. 23) 1. A aceitao da Bblia como nica regra de f e conduta. 2. O conceito de Igreja como uma comunidade local democrtica e autnoma formada por pessoas regeneradas e biblicamente batizadas. 3. Separao entre igreja e estado. 4. Absoluta liberdade de conscincia. 5. Responsabilidade de cada indivduo perante Deus. 6. Autenticidade e apostolicidade das igrejas. 7. Cooperao voluntria ente as igrejas. Igreja, um evento sobrenatural A igreja uma iniciativa de Deus, portanto sobrenatural em sua origem: Edificarei a minha Igreja, diz jesus em Mateus 16.16.

2 Igreja e o Reino A Igreja(grupo local de remidos a verso imanente do reino de Deus, e o Reino a verso transcendente da Igreja. (p. 24-25) Igreja, uma comunidade de amor Deus amor, rene os redimidos em igrejas. (p. 25-26). Cf. tb., 1 Joo 4.16: Deus amor e quem permanece em amor permanece em Deus.(p. 26) A nova humanidade A igreja o resgate da humanidade, o que leva as seguintes reflexes: 1. O amor de Deus implica a prpria natureza do ser regenerado, um estilo de vida ativa de boa vontade, perdo e alegria em servir. 2. O amor de Deus implica um compromisso missionrio. 3. O amor implica um compromisso com a verdade.

Igreja dos sonhos de Jesus


1. Comunidade redentiva; 2. Comunidade de amor; 3. Comunidade proftica; 4. Comunidade triunfante; 5. Uma comunidade triunfante; 6. Uma comunidade de verdadeiros adoradores; 7. Uma comunidade marcada pela alegria. (p. 29-36)

A igreja em ao

1. Efuso do Esprito em Pentecostes (Atos 2) Reinado Purim: Jesus no institucionalizou uma religio. Jesus criou nos homens uma nova vida, o Cristianismo espiritual baseado na sua obra redentora e nas relaes entre as pessoas e Ele mesmo como salvador. O efeito com a cooperao dos cristos. (p. 44) Krigma - o anncio do evangelho da salvao alcanada por Cristo e obtida atravs dele (Thayer), p. 44). Krigma falar de cristo no poder do esprito Santo, I Corntios 2.4: A minha palavra e a minha pregao no consistiu em palavras persuasivas de sabedora humana, mas em demonstrao de esprito e de poder. (p. 44)

3 Didaqu a iluminao do ES que faz a diferena entre ensino da f crist e Discipulado. (p. 4445). Carismata. a atuao de Esprito Santo que faz a diferena entre nos naturais e dons espirituais. Carisma denota poderes extraordinrios que distinguem certos crentes e os capacita para servirem a igreja de cristo e cujo recebimento deve-se ao poder da graa divina operando em suas almas pelo esprito Santo. (p. 45) Paraklesis - a presena do ES que faz a diferena entre aconselhamento e Consolao. (p. 45) Koinonia - o mever do ES na igreja que faz a diferena entre companhia e Comunho.(p. 46) Oikonimia - o discernimento dado pelo Esprito que faz a diferena entre administrao e Mordomia.(p. 47) Martyria - o poder do esprito na Igreja que faz a diferena entre declarante e Testemunha.(p. 47) lpis a permanncia do ES na igreja que faz a diferena entre expectao e Esperana. (p. 47) Proskinesis - o ES que faz a diferena entre uma reunio de pessoas que falam e cantam e os verdadeiros adoradores. (p. 48) 2) Liderana capacitada (p. 49-54) Apstolo Atos 1. 21,22 Profeta (At 3.22,23) Evangelista efsios 4.11 Pastor 1 Pedro 2.25 Mestres didaskalos (1 Timteo 2.7) Supervisor episkopos - 1 Timteo 3) Ancio - presbyteros Ministro - Diakonos, Rm. 13, 14. 3. A pregao Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda a criatura' (Marcos 16.16) Romanos 10, 8 ss Mas que diz? A palavra est junto de ti, na tua boca e no teu corao; esta a palavra da f, que pregamos, A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu corao creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, sers salvo. Visto que com o corao se cr para a justia, e com a boca se faz confisso para a salvao. Porque a Escritura diz: Todo aquele que nele crer no ser confundido. Porquanto no h diferena entre judeu e grego; porque um mesmo o Senhor de todos,

4 rico para com todos os que o invocam. Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor ser salvo. Como, pois, invocaro aquele em quem no creram? e como crero naquele de quem no ouviram? e como ouviro, se no h quem pregue? E como pregaro, se no forem enviados? como est escrito: Quo formosos os ps dos que anunciam o evangelho de paz; dos que trazem alegres novas de boas coisas. Mas nem todos tm obedecido ao evangelho; pois Isaas diz: Senhor, quem creu na nossa pregao? De sorte que a f pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus. Mas digo: Porventura no ouviram? Sim, por certo, pois Por toda a terra saiu a voz deles, E as suas palavras at aos confins do mundo.

Batismo cristo
(Cf., p. 75-88) Foi-me dada toda a autoridade no cu e na terra. Portanto ide, fazei discpulos de todas as naes, batizando-os em nome do Pai, e do Filho e do Esprito Santo, ensinando-os a observar as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias at a consumao dos sculos. batismo como smbolo e testemunho (1 pedro 3.21) O batismo simboliza a monte e ressurreio do batizando por sua f na morte e ressurreio de Jesus (Romanos 6.3-6), a imerso na gua e emerso da gua celebram , ao mesmo tempo, a f que salva o pecador, a graa de cristo que opera a salvao e a esperana que antecipa a glria dos remidos. H um trplice significado no batismo cristo; 1- Significado histrico - f na morte e ressurreio de Jesus. 2- Significado presente pela f se assume um compromisso de viver em Cristo e testemunhar de Cristo atravs da Igreja. Significado escatolgico - a emerso da gua aponta para a sua f na ressurreio final. Condio para ser batizado - Regenerao pela f pessoal em Jesus Cristo operada pelo Esprito Santo e imerso. Declarao doutrinria da CBB (1) O batismo consiste na imerso do crente em gua, aps sua pblica profisso de f em jesus Cristo como salvador nico, suficiente e pessoal; (2) Simboliza a morte e o sepultamento do velho homem e a ressurreio par a uma nova vida em identificao com a morte, sepultamento e ressurreio do Senhor Jesus Cristo e tambm prenncio da ressurreio dos remidos. (3) o batismo, que condio para ser membro de uma igreja, deve ser ministrado sob a invocao no nome do pai, do Filho e do Esprito Santo.

Ceia do Senhor

5 (Cf. p. 89-106) Significado teolgico da ceia do Senhor A Ceia do Senhor comporta um trplice significado: 1. A lembrana da morte que traz a vida. 2. A lembrana que torna comum um sentimento individual. 3. A lembrana que torna comum um sentimento individual. (Atos 2.46: E perseveravam na doutrina dos apstolos, e na comunho, e no partir do po e nas orao.) 4. A lembrana que antecipa, no presente, um evento futuro. (1 Corntios 11.26) Continuar celebrando at que ele venha. Mateus 26, 26-28 26 Enquanto comiam, Jesus tomou o po, deu graas, partiu-o e o deu aos seus discpulos, dizendo: "Tomem e comam; isto o meu corpo". 27 Em seguida tomou o clice, deu graas e o ofereceu aos discpulos, dizendo: "Bebam dele todos vocs. 28 Isto o meu sangue da aliana, que derramado em favor de muitos, para perdo de pecados. 1 Corntios 11.23-26 23 Pois recebi do Senhor o que tambm entreguei a vocs: Que o Senhor Jesus, na noite em que foi trado, tomou o po 24 e, tendo dado graas, partiu-o e disse: "Isto o meu corpo, que dado em favor de vocs; faam isto em memria de mim". 25 Da mesma forma, depois da ceia ele tomou o clice e disse: "Este clice a nova aliana no meu sangue; faam isto sempre que o beberem em memria de mim". 26 Porque, sempre que comerem deste po e beberem deste clice, vocs anunciam a morte do Senhor at que ele venha.

Ceia, interpretaes: 1. Transubstaciao Igreja catlica 2. Consubstanciao Lutero 3. Presena mstica Calvino 4. Simbolo memorial Zwnglio Abrangncia da participao na Ceia do Senhor Universal Livre Restrita

6 Ultra restrita

Governo da Igreja
(Cf. p. 107 ss) Razes doutrinrias Razes scio-culturais Razes histricas Razes estratgicas Princpio normativo para um governo eclesistico verdadeiramente cristo: 1. Deve ser biblicamente fundado 2. Deve projetar, na forma, o seu contedo. 3. Deve ser eficaz. 4. Deve ser dinmica e flexvel. Opo das igrejas Batistas Forma de governo democrtico-congregacional: 1. Bases bblicas Voto democrtico: na escolha de lderes (Atos 4.32,33); na soluo de divergncias internas (Atos 15.22); na soluo de problemas administrativos (Atos 6.5). 2. Bases doutrinrias a). a aceitao voluntria do evangelho; b) a soberania de cristo; c) a liberdade pessoal d) o sacerdcio universal dos salvos e) a igualdade de todos os seres humano diante de Deus 3. Bases histricas Os batistas surgem simultaneamente com os movimentos em favor da liberdade e da democracia. As igrejas batistas so democrtica no governo da igreja local e autnomas em relao as outras da mesma f e ordem. As igreja cooperam entre si na preservao da identidade com a doutrina dos apstolos (Atos 2.42; 15.25-31; 20.27); na beneficncia (Atos 11.29; 8.1-4); e no sustento da obra missionria (2Corntios 11.8).

Disciplina na Igreja
(Cf. p. 127 ss.) Objetivos da disciplina eclesistica

7 1. Instruir o discpulo. Glatas 4.19, at que Cristo seja formado em vs); Efsios 4.4, que andeis como digno da vocao com que fostes chamados. 2.Equipar os salvos 3. Preservar a identidade 4. Capacitar os discpulos 5. Traar claramente a fronteira Joo 1.6, Se dissermos que temos comunho com ele e andarmos em trevas, mentimos. Processo da disciplina Preventiva Corretiva Cirrgica excluso Carta compulsria

Igreja e Estado
(Cf. p. 153 ss) Art. XV da DDDBB: A liberdade religiosa um dos direitos fundamentais do homem, inerente sua natureza moral e espiritual. Por fora dessa natureza, a liberdade religiosa no deve sofrer a ingerncia de qualquer poder humano. Cada pessoa tem o direito de cultuar a Deus segundo os ditames da sua conscincia, livre de coao de qualquer espcie. A Igreja e o Estado devem estar separados por serem diferentes em sua natureza, objetivos e funes. dever do estado garantir o pleno gozo e o exerccio da liberdade religiosa e sem favorecimento a qualquer grupo ou credo. O estado deve ser leigo e a Igreja livre. Reconhecendo que o governo do estado de ordenao divina para o bem estar dos cidados e a ordem justa da sociedade, dever dos crentes orar pelas autoridades, bem como respeitar as leis e os poderes constitudos, exceto naquilo que se oponha vontade e lei de Deus. Bases bblicas [para a cidadania terrena]: Romanos 13;1-7 1 Pedro 2.11-17 Apocalipse, cap. 13-19 --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------Crditos: Fichamento parcial de obra bibliogrfica, realizado por Elielson Macedo Feliciano. Colchetes indicam acrscimo do responsvel pelo fichamento. Alguns textos bblicos que s pareciam as referncias foram acrescentados sem identificao de acrscimo. Ref. Bilbiogrfica FALCO SOBRINHO, J. A tnica inconstil: um estudo sobre a doutrina da igreja. 2a. ed. Rev. Rio de Janeiro: Juerp, 2002.

You might also like