You are on page 1of 4

15/05/13

Como Preencher o novo TRCT - Termo de Resciso de Contrato de Trabalho - Artigos - Administrao e Negcios - Administradores.com

Como Preencher o novo TRCT - Termo de Resciso de Contrato de Trabalho


O novo TRCT de uso obrigatrio em 2011 e traz alguns campos com preenchimento que tem gerado muitas dvidas. O artigo elucida algumas dessas dvidas.
Zenaide Carvalho, 12 de fevereiro de 2011
Curtir 3 Tw eetar Share

Curso de Ingls Online


Englishtown.com/C urso_Online_Ingles C urso C / Foco Nas Suas Necessidades Estude Quando Quiser - 24h Por Dia!

Como Preencher o novo TRCT Termo de Resciso de Contrato de Trabalho Artigo de Zenaide Carvalho www.zenaidecarvalho.com.br "Mentalizando-se a grandiosidade, ela manifesta-se concretamente." (M.Taniguchi)

Formao em Coaching
www.SBC oaching.com.br Sociedade Brasileira de C oaching. nica C redenciada pelo IC C (EUA)!

Investmania - Rede Social


www.investmania.com.br Dicas Sobre Investimento E C omo Investir Seu Dinheiro, C onfira!

Adecol Cola Industrial


AdesivoIndustrial.Adecol.com.br C olas e Adesivos Sob Medida Para Diversos C oleiros. Pea Oramento.

A Portaria 1.621 do Ministrio do Trabalho (DOU 15/07/2010) aprovou o novo modelo do TRCT Termo de Resciso de Contrato de Trabalho e tambm outros documentos a serem utilizados pelo Sistema Homolognet.

O antigo TRCT pde ser utilizado 31/12/2010 e o novo formulrio de uso obrigatrio a partir de 1 de janeiro de 2011. O novo TRCT deve ser utilizado no s para as rescises a serem homologadas, mas para todas as rescises contratuais, mesmo de empregados que tenham trabalhado apenas um dia na empresa. Pode ser impresso em verso e anverso e tambm em formulrio contnuo, podendo ser inseridos novos campos desde que preservada a numerao dos campos que j constam. A demonstrao das parcelas variveis informao obrigatria pode ser impressa no verso do TRCT.

Os grupos de informaes "Identificao do Empregador" e "Identificao do Trabalhador" mantiveram as disposies dos campos anteriores, no havendo alteraes.

DADOS DO CONTRATO

J o grupo de informaes "Dados do Contrato" sofreu mudanas que vo requerer o detalhamento de alguns
www.administradores.com.br/artigos/administracao-e-negocios/como-preencher-o-novo-trct-termo-de-rescisao-de-contrato-de-trabalho/52167/ 1/6

15/05/13

Como Preencher o novo TRCT - Termo de Resciso de Contrato de Trabalho - Artigos - Administrao e Negcios - Administradores.com

campos. O modelo antigo comeava com o campo 21 "Remunerao para Fins Rescisrios" que no modelo atual no mais informada .

Campo 21 - Tipo de Contrato

O campo 21 do novo TRCT "Tipo de Contrato", que no havia no termo anterior, e traz trs opes: 1) Contrato por prazo indeterminado, 2) Contrato por prazo determinado com clusula assecuratria de direito recproco de resciso antecipada e 3) Contrato por prazo determinado sem clusula assecuratria de direito recproco de resciso antecipada .

Para diferenciar as opes 2 e 3, importante lembrar que os contratos da opo 2 so aqueles onde o contrato por tempo determinado passa a ser regido como um contrato por tempo indeterminado caso haja a resciso antecipada, o que leva ao pagamento de Aviso Prvio. Esta faculdade prevista no artigo 481 da CLT e normalmente utilizado para contratos por tempo determinado acima de 90 dias.

J a opo 3 a mais utilizada nos contratos de experincia , onde a regra para resciso antecipada est contida no artigo 479 da CLT, que obriga ao empregador a pagar metade dos dias que faltam para terminar o contrato.

Campo 23 Remunerao do Ms Anterior ao Afastamento

O campo 23 "Remunerao do Ms Anterior ao Afastamento" outra novidade. Nem nas instrues publicadas pela Portaria 1.621/10 o Ministrio do Trabalho orientou como preencher. Ento resta preencher o campo literalmente com o que consta em sua descrio: informar a remunerao do ms anterior ao afastamento. Nos casos em que o empregado entrar e sair da empresa no mesmo ms, a opo deixar o campo em branco, como tem sido nas rescises geradas pelo Homolognet. Infelizmente no vi uma aplicao prtica para essa informao, que substituiu a antiga informao da "Remunerao Para Fins Rescisrios". As rescises pelo novo formulrio ficaro sem uma base de clculo para quem quiser conferir os clculos apenas com os dados do TRCT.

Campo 27 Cdigo do Afastamento

A Caixa Econmica Federal expediu a Circular CEF 537/2011 (17/01/2011, DOU 18/01/2011) orientando o preenchimento do campo 27 cdigo do afastamento. Este campo, diferentemente do que vinha sendo preenchido pelo HOMOLOGNET e at mesmo pelas instrues anteriores da Caixa que deveria ser preenchido com o cdigo de afastamento dever ser preenchido com o CDIGO DE SAQUE do FGTS, quando este for devido. Geralmente os cdigos utilizados so o "01", "02", "03" ou "04".

www.administradores.com.br/artigos/administracao-e-negocios/como-preencher-o-novo-trct-termo-de-rescisao-de-contrato-de-trabalho/52167/

2/6

15/05/13

Como Preencher o novo TRCT - Termo de Resciso de Contrato de Trabalho - Artigos - Administrao e Negcios - Administradores.com

Caso o desligamento no permita saque do FGTS, esse campo deve conter a palavra "NO". A Circular 537/2011 tambm indica para que a chave de saque gerada no Conectividade Social seja impressa no campo superior direito do novo TRCT.

Campos 28 e 29 Penso Alimentcia (%)

No novo TRCT foi criado o campo 29, para informar o % de penso alimentcia incidente sobre o Saque do FGTS. Este campo deve ser preenchido nos casos em que a sentena judicial determine o pagamento de penso alimentcia sobre os depsitos do FGTS do empregado. No foi criado nenhum campo para o pagamento de Penso Alimentcia quando determinado em VALOR (geralmente um nmero de salriosmnimos).

Os demais campos obedecem forma de preenchimento e instrues j constantes no TRCT anterior.

VERBAS RESCISRIAS

Este grupo de informaes tambm sofreu mudanas. No novo TRCT os campos esto dispostos de forma horizontal e j h vrios campos numerados, alm dos que devem ser pr-impressos. A descrio de todos eles est nas "Instrues de Preenchimento", publicadas junto com o TRCT (Anexo I) da Portaria MTE 1.621/10.

O primeiro campo (50) o Saldo de Salrios. Deve ser informado o saldo lquido de dias a pagar ao empregado, j descontado das faltas e repousos.

Outro campo que mudou o de Horas Extras (56), que caso o empregado tenha mais de um tipo de hora extra a receber no ms da resciso (horas extras com 50%, 100% etc), devem ser abertos os campos 56.1, 56.2 e assim sucessivamente.

O Campo 58 (Descanso Semanal Remunerado) ser utilizado quando o empregado por horista ou mensalista e tambm foi criado o campo 59 (Reflexo do DSR sobre Salrio Varivel), para aqueles que est recebendo horas extras ou comisses na resciso.

Outra novidade nos campos fixos foi a criao dos campos de Multa do Artigo 477 (60) e Multa do Artigo 479 (61), respectivamente para pagamento de um salrio do empregado em caso de pagamento da resciso fora do prazo previsto no Artigo 477 e a metade dos dias que faltam para terminar o contrato. No ser por falta de campo que o empregador deixar de pagar esses valores quando devidos.

DEDUES

www.administradores.com.br/artigos/administracao-e-negocios/como-preencher-o-novo-trct-termo-de-rescisao-de-contrato-de-trabalho/52167/

3/6

15/05/13

Como Preencher o novo TRCT - Termo de Resciso de Contrato de Trabalho - Artigos - Administrao e Negcios - Administradores.com

Nos campos dos descontos agora so vrios campos fixos, entre eles o campo 103 (Aviso prvio Indenizado), para o caso dos empregados que pedem demisso e no cumprem os 30 dias de trabalho previstos em lei, onde a empresa pode descontar os dias no trabalhados, conforme previsto na CLT. Tambm foi criado o campo 104 (Multa do Artigo 480 CLT), para aqueles que pedem dispensa antes do termino do contrato e a empresa pode descontar metade dos dias faltantes para a concluso do contrato.

FORMALIZAO DA RESCISO

A orientao do Ministrio do trabalho que os campos 150 e 152 (Local e data do recebimento e assinatura do empregado) sejam preenchidos de prprio punho pelo empregado. No mais, continua tudo igual.

CAMPOS NO FIXOS

Nas instrues de preenchimento do TRCT existem vrios campos que s devem ser impressos em caso de pagamento ou desconto, como, por exemplo, o campo 85 (pagamento de Quebra de Caixa) e campo 107 (Reembolso do Vale-Transporte). Caso haja algum pagamento no especificado, deve ser utilizado o campo 95 (Outras Verbas) e para os descontos no especificados deve ser usado o campo 115 (Outros descontos), de forma que recomendamos a leitura das instrues para informaes mais detalhadas e relembramos, mais uma vez, que o novo TRCT de uso facultativo at 31/12/2010 e obrigatrio a partir de 1 de janeiro de 2011.

Fique com Deus e at breve!

Zenaide Carvalho Administradora e Contadora Instrutora de treinamentos nas reas trabalhista e previdenciria www.zenaidecarvalho.com.br

Revisado em 11/02/2011 Pode ser publicado desde que citados autora e fonte.

Curta o Administradores.com no Facebook Acompanhe o Administradores no Twitter Receba Grtis a Newsletter do Administradores
As opinies veiculadas nos artigos de colunistas e membros no refletem necessariamente a opinio do Adm inistradores.com .br .

www.administradores.com.br/artigos/administracao-e-negocios/como-preencher-o-novo-trct-termo-de-rescisao-de-contrato-de-trabalho/52167/

4/6

You might also like