You are on page 1of 22

UNIDADE 3 - PROPRIEDADES FSICO-QUMICAS DAS GUAS OCENICAS Natureza da gua e composio da gua do mar

PROPRIEDADES DA GUA A gua o composto mais abundante na natureza, existe 6 vezes mais gua que feldspato. A molcula da gua (composta por um tomo de oxignio e dois de hidrognio), apesar de ser eletricamente neutra, apresenta uma polarizao: um de seus extremos mais positivo e o outro mais negativo pela distribuio desigual da densidade de eltrons. O tomo de oxignio compartilha um eltron com cada um dos tomos de hidrognio. A ligao entre os dois tomos de hidrognio forma um ngulo de 104 e esse ngulo aumenta para 109 quando a gua congela. Os tomos de hidrognio tm carga positiva e unitria, enquanto que o tomo de oxignio tm duas cargas negativas. Todavia, o arranjo final das molculas de tal maneira que as cargas eltricas no se neutralizam (as cargas poderiam estar neutralizadas se o ngulo fosse 180 ao invs de 105). Assim gua tem uma carga negativa parcial ( ) junto ao tomo de oxignio, por causa dos pares de eltrons no-compartilhados, e tem cargas positivas parciais ( ) junto aos tomos de hidrognio. Uma atrao eletrosttica entre as cargas positivas parciais dos tomos de hidrognio e a carga negativa parcial do tomo de oxignio resulta na formao de uma ligao chamada ponte de hidrognio, que conferem forte coeso entre as molculas, e determinam as caractersticas anmalas da gua se comparada a outras substncias semelhantes. Assim, as pontes de hidrognio so as ligaes de um tomo de oxignio de uma molcula com um tomo de hidrognio de outra. As pontes de hidrognio explicam a capacidade de ser solvente da gua e tambm o fato da gua entrar em ebulio e se congelar em temperaturas maiores que outras molculas semelhantes. De toda gua existente na Terra, apenas 0,001% est em forma gasosa na atmosfera. 1- Altos pontos de fuso e ebulio A gua comporta-se como se fosse uma substncia com peso molecular 5 vezes maior (PM cerca de 100) devido a coeso de suas molculas.

Se no fosse sua estrutura molecular (pontes de hidrognio) possuiria ligao bem mais fracas que ocorrem em substncias semelhantes (fora de Van der Waals). Se no fossem as pontes de hidrognio a ebulio da gua (que ocorre em 100C) seria a -90C e o congelamento da gua (que ocorre em 0C na gua doce) seria a -110C, no sendo possvel a existncia de gua na terra. A gua possui o maior calor latente de vaporizao e fuso, isso significa que necessrio adquirir ou perder grande quantidade de energia para mudar do estado lquido para o gasoso (vaporizao) e do estado gasoso para o lquido (fuso). a nica substncia que pode ser encontrada nos 3 estados fsicos da matria.

2- Alta capacidade trmica A gua possui o maior calor especfico dentre os slidos e lquidos comuns. Calor especfico a propriedade que define a quantidade de calor necessria para elevar em 1C a temperatura de uma grama de substncia. Essa propriedade faz com que a gua resista muito mudanas de temperatura, concentrando e conduzir calor antes de mudar de estado. Nesse sentido a gua determinante no equilbrio trmico do planeta devido ao transporte de calor pelas correntes marinhas, de regies equatoriais para altas latitudes. 3- Anomalia trmica O gelo possui densidade menor que a gua lquida, por isso que o gelo flutua (geralmente, as substncia no estado slido tem suas molculas mais prximas tornando a substncia mais densa e pesada). As ligaes hidrognio mantm as molculas de gua mais afastadas no slido do que no lquido. Caso o gelo afundasse dificilmente se descongelaria, e os fundos dos mares ficariam eternamente congelados. A maior densidade da gua doce em 4C. Na gua salgada, com salinidade de 35, o ponto de congelamento -1,9C. 4- Alto poder de soluo A habilidade dos ons e de certas molculas de se dissolver na gua devida polaridade. A gua possui a capacidade de dissolver mais substncias e em maior quantidade do que qualquer outro lquido. Atravs da reao de hidratao a gua capaz de quebrar ligaes inicas (ligaes

fortes). Ex.: 350g do sal NaCl dissolve-se completamente em 1 litro de gua.

Figura 1- Cloreto de sdio dissolvido na gua RESERVATRIOS NATURAIS DE GUA Toda a gua existente na natureza exibe relaes mtuas de intercmbio (ou transferncia) atravs do chamado ciclo hidrolgico. As relaes entre as vrias formas de transferncia da gua, na superfcie terrestre, podem ser representadas por: precipitao=escoamento + infiltrao + evapotranspirao. Devido sua capacidade de dissoluo, ela um importante agente de transporte de elementos e devido a alta capacidade trmica, ela muda os seus estados, de lquido (gua ocenica) para gs (vapor dgua) e slido (gelo) transferindo calor, saindo e voltando do oceano atravs do ciclo hidrolgico (figura 2).

Uma das fontes dos elementos que compem quimicamente as guas fluviais so os elementos naturalmente dissolvidos das rochas e dos solos. A abundncia relativa dos slidos dissolvidos que compe essa gua diferente da gua marinha (que ser abordada posteriormente). De maneira geral, na gua fluvial predomina o bicarbonato, seguidos pelos elementos clcio, slica, sulfato, cloro, sdio, magnsio e potssio. A precipitao compreende todos os tipos de gua condensada, que cai sobre a superfcie terrestre nas formas de chuva, neve, granizo e orvalho. O escoamento corresponde a parcela da gua de precipitao, que ocorre pela superfcie do terreno. A infiltrao representa a parcela de gua de precipitao absorvida pelo solo, que pode premanecer armazenada no subsolo como gua subterrnea ou, aps percolar certas distncias, emergir como fontes. Finalmente a evapotranspirao inclui a evaporao superficial e a transpirao vegetal. Da quantidade total de gua precipitada, 77% caem sobre os oceanos e 23% sobre as reas emersas. Por outro lado, 84% da evaporao total da terra provm dos oceanos e as terras emersas contribuem com apenas 16%. Desse modo, a evaporao dos oceanos 7% superior a respectiva precipitao. O excesso de gua doce sobre os continentes, que no sofre evaporao, submetido ao escoamento e/ou infiltrao para finalmente atingir os oceanos e fechar o ciclo hidrolgico.

De toda a gua atualmente encontrada na terra, 97% formam os oceanos e apenas 3% so encontrados nos continentes ou na atmosfera. Desse total, aproximadamente 75% formam as geleiras e 24,5% ocorrem como gua subterrnea. As guas dos rios, dos lagos, lagoas e da atmosfera perfazem apenas 0,5 a 3%. A gua permanece com diferentes tempos de residncia nos diferentes reservatrios naturais da hidrosfera terrestre. O tempo de residncia significa o tempo em que a gua renovada no reservatrio (tabela abaixo).

COMPOSIO DA GUA DO MAR O oceano corresponde a 71% da superfcie da terra. A gua do mar uma soluo contendo 70 elementos qumicos, constituda por solvente (gua) e por soluto (sais). Na qumica, um sal um composto neutro (Ex.: NaCl, KCl, CaSO4) de um ction (Na+, K+, Ca++) ligado a um nion (Cl--, SO4--). Eles so tipicamente o produto de uma reao qumica entre: * Uma base e um cido, formam um sal + gua, ex.: 2NaOH + H2SO4 --> Na2SO4 + 2H2O sulfato de sdio * Um metal e um cido, formam um sal + hidrognio, ex.: Mg + H2SO4 --> MgSO4 + H2 sulfato de magnsio

* Um xido cido e um xido bsico, formando um sal, ex.: CO2 + CaO --> CaCO3 carbonato de clcio A gua dos oceanos salgada porque contm sais dissolvidos (com concentraes entre cerca de 33 e 37 g por cada quilograma de gua do mar) que tm vrias origens: 1. As rochas da crosta vo-se desgastando por eroso e h uma parte dissolvida desse material que transportada para o oceano pelos rios. 2. As erupes vulcnicas libertam substncias volteis (tais como dixido de carbono, cloro e sulfato) para a atmosfera, uma parte das quais transportada por precipitao diretamente para o oceano ou indiretamente por meio dos rios. As erupes vulcnicas submarinas contribuem fortemente para os ons no oceano. Em contrapartida a essas fontes de sais, h sumidouros que consomem parte dos sais dissolvidos: plantas e animais marinhos que usam sais (por exemplo, slica, clcio e fsforo) para construir os seus esqueletos ou conchas, sedimentos depositados no fundo do mar e que incorporam alguns sais (por exemplo, potssio e sdio), e ainda outros processos como a sada do sal transportada pela evaporao (maresia). O equilbrio entre as fontes e os sumidouros fazem com que a composio da gua do mar seja essencialmente constante. Os depsitos hidrotermais so formados pela penetrao e pela percolao das guas ocenicas em fendas e fissuras existentes nas rochas. Nesse percurso as guas se enriquecem de metais que so posteriormente precipitados no seu retorno ao oceano. Esses metais precipitam-se nas proximidades do eixo das cordilheiras mesocenicas, onde ocorrem edifcios vulcnicos submarinos e fraturas, associados aos limites de placas litosfricas. Nessas regies, que possuem alto fluxo de calor, formam-se as fumarolas (figura 3), que so como fontes submarinas de gua enriquecida em metais dissolvidos das rochas vulcnicas do fundo submarino pela percolao de gua aquecida em fissuras e fraturas da rocha.

Figura 3 - Erupes vulcnicas submarinas que contribuem para os ons no oceano. Para todos os oceanos, embora a quantidade total de sais dissolvidos seja varivel, as propores relativas dos principais elementos (Sdio - Na+, Cloro - Cl--, Magnsio Mg++, Clcio - Ca++, Potssio - K+, Sulfato - SO4--) so constantes. Esses elementos correspondem a 99% do total de elementos na gua do mar. Somente o sal NaCl (Cloreto de Sdio) responsvel por 86% da composio da gua marinha. Em uma salinidade de 35, 1kg de gua do mar contm em mdia 35 gramas de sais inorgnicos dissolvidos. A gua do mar constituda de 96,5% de gua pura e 3,5% de sais. Apresenta tambm uma pequena quantidade de organismos vivos e material inorgnico particulado e orgnico dissolvido. Obs.: Material dissolvido o que passa por uma membrana de 45m e o particulado o que fica retido. O material dissolvido pode ser orgnico, com composio biolgica como protenas, lipdeos, aminocidos, uria, cidos hmicos ou inorgnico como os sais e nutrientes. O material particulado orgnico constitui, por exemplo, tecidos animais ou vegetais e o inorgnico fragmentos de minerais em suspenso. A determinao da salinidade auxilia na identificao de massas de gua, da sua movimentao e mistura. A gua dos oceanos um bem mineral e uma fonte sustentvel de elementos economicamente importantes, como por exemplo: Cl, Na, Mg, K, Br, Sr e B. Em muitos pases, a gua do mar constitui a

principal fonte de sal para consumo humano, como o caso do Brasil, que extrai todo seu sal de cozinha (NaCl) a partir da evaporao da gua marinha proveniente das salinas do Nordeste e do Rio de Janeiro. NUTRIENTES E GASES NO MAR Na gua do mar esto dissolvidos diversos tipos de slidos e gases. Estes elementos podem ser divididos em: a) conservativos, que no so alteradas suas proporo biologicamente como os sais e b) no conservativos que so metabolizados pelos organismos, como os elementos nutrientes e gases dissolvidos na gua como oxignio e gs carbnico. Alm dos nutrientes essenciais para o crescimento dos vegetais marinhos e dos gases dissolvidos existem tambm os elementostrao, ocorrem em concentraes muito pequenas e tambm so necessrios em reaes metablicas. Os nutrientes so importantes para a vida marinha, porque sem eles o fitoplncton no cresce e no se reproduz, afetando toda a cadeia alimentar. Os nutrientes se dividem em blocos qumicos que so: construtores de matria viva: C, O, N, H; - macronutrientes que so elementos necessrios em quantidades moderadas: Na, Mg, P, S, Cl, K, Ca, - microelementos ou elementos traos, os organismos precisam de quantidades muito pequenas para desempenhar funes vitais: F, Si,Vn, Mn, Cr, Fe, Co, Cu, Zn, Se, Mo, Sn,I. Em ilhas ocenicas, como na Ilha de Pscoa no Pacfico, depsitos de fosfatos de clcio, conhecidos por guano, so formados pela reao das rochas carbonticas com o excremento de pssaros, ricos em fsforo, um importante nutriente. Na gua do mar tambm encontra-se gases da atmosfera como o nitrognio, o oxignio, o argnio, o gs carbnico, o nenio, entre outros. A principal troca de gases com gua ocorre atravs da interface ar-gua. O ciclo biogeoqumico existe em funo da entrada e sada de elementos da gua do mar. Cada elemento possui um tempo mdio de permanncia nos oceanos, que varia de milhes de anos a at pouco menos de 100 anos. Abaixo o ciclo do Dixido de carbono (figura 4)

Figura 4 Ciclo do Carbono na gua Outro exemplo o ciclo do nitrognio as formas inorgnicas so transformadas em orgnicas e estas em inorgnica fechando o ciclo. As reaes qumicas que ocorrem nesse ciclo so (figura 5):

Assimilao NH4+ por algas Assimilao do NO3- por algas (reduo do nitrato): NO3- a N(NH3)-orgnico Amonificao produo de amnio pela decomposio da matria orgnica NH4OH Nitrificao converso do NH4+ a NO3- (oxidao; ganho de energia para bactria). Precisa de oxignio para ocorrer. Denitrificao desassimilao do NO3- a N2 (reduo). Ocorrem geralmente em ambientes mais carentes de oxignio. Fixao do Nitrognio - N2 gasoso atmosfrico a N(NH3)-orgnico por cianobactria

Figura 5 Ciclo do Nitrognio na gua

Interferncia da atividade humana nos ciclos biogeoqumicos


Elementos qumicos originados de atividades humanas entram nos ciclos biogeoqumicos influenciando em suas quantidades e processos (figura 6).

Figura 6 Interferncia biogeoqumicos

das

atividades

humanas

nos

ciclos

Fatores que influenciam no transporte de nutrientes na Zona Costeira Densidade populacional indstrias de portos; esgotos domsticos, resduos de

Agricultura e Aqicultura (fertilizantes e raes); Deposio Atmosfrica; Caractersticas naturais do solo como composio das rochas e vegetao do entorno dos corpos hdricos; Entre outros.

Conseqncias do aumento de nutrientes na Zona Costeira A elevao dos nveis de produo primria que at certo ponto benfico, freqentemente observados em esturios, so associados diretamente ao grande suprimento de nutrientes inorgnicos dissolvidos, tanto de origem natural quanto antrpica. Todavia, quando ocorre um desequilbrio no balano nutritivo das guas costeiras, estas se tornam suscetveis ocorrncia de fenmenos ecologicamente indesejveis, como a eutrofizao (figura 7).

Em sntese, o processo de eutrofizao representa uma resposta biogeoqumica ao excesso de nutrientes causando alteraes na comunidade fitoplantnica e zooplanctnica, alm da proliferao de macroalgas bnticas, da perda da biodiversidade e do aumento na incidncia de algas txicas, causando alterao da colorao das guas costeiras. O aumento da matria orgnica por espcies oportunistas do fitoplncon pode exaurir as concentraes de oxignio dissolvido na gua devido a decomposio dessa matria orgnica pelas bactrias.

Mortalidade de peixes

Mar vermelha

Bloom de algas

Figura 7 Conseqncias da eutrofizao Distribuio horizontal e vertical da salinidade Salinidade Definio de salinidade: o total de material slido (g) dissolvido em 1Kg de gua do mar quando o carbonato tiver se convertido em xido, todo o Br em Cl e toda a matria orgnica completamente oxidada. No oceano pode variar de 33 a 38, sendo sua mdia global de 34,7. Essa variao decorrente de: 1- processos que aumentam a salinidade: evaporao e formao do gelo 2 - processos que diminuem a salinidade: precipitao, descarga fluvial e derretimento do gelo. Maior salinidade mdia: Atlntico=35,37 Menor salinidade mdia: <34 Horizontalmente os valores mximos de salinidade so a 20N e S, mnimos nos plos e baixos no equador (maiores que nos plos). Trpicos: valores mximos de salinidade devido ventos alsios intensos e constantes causando muita evaporao nessa regio anticiclnica (alta presso atmosfrica, onde o ar desce). Plos: Mnimas salinidades em decorrencia ao degelo

Equador: Salinidades baixas por ser uma regio ciclnica, de baixa presso atmosfrica, onde o ar quente se eleva, formando nuvens e consequentemente com precipitao superior a evaporao. A radiao do sol e a conduo de calor da atmosfera aquecem a superfcie dos oceanos. Os oceanos resfriam-se pela radiao de retorno da superfcie para a atmosfera, pela conduo do calor de volta atmosfera ou por evaporao. Temperatura A temperatura da gua varia tanto verticalmente como horizontalmente na coluna dgua. A temperatura da gua do mar exerce influencia tanto nos seres marinhos como nas massas de gua. Medidas de salinidade e temperatura juntas so usadas para identificar massas de gua e sistemas de correntes. A temperatura superficial dos oceanos influenciada pela latitude. O ngulo de incidncia da radiao solar maior nas pequenas latitudes, portanto o equador recebe cerca de 1,5 a 2 vezes mais calor que os plos. A circulao atmosfrica e ocenica transfere o excesso de calor recebido nas regies equatoriais para regies polares, gerando dessa forma um equilbrio trmico. Cerca de 77% do volume total dos oceanos apresenta temperaturas inferiores a 4C. Na superfcie, a distribuio da temperatura forma isotermas, ou seja, linhas de mesma temperatura segundo a latitude. A grosso modo, a cada linha de latitude percorrida a temperatura altera-se em 0,5C. A temperatura nos continentes varia mais do que nos oceanos, os continentes resfriam maior quantidade de volume de ar, que extrai mais calor dos oceanos pela ao dos ventos. A temperatura na coluna dgua decresce em funo da profundidade nas regies equatoriais e tropicais. A camada onde a temperatura muda drasticamente com a profundidade conhecida como termoclina permanente. Essa fica localizada entre 150-400 metros nos trpicos e entre 400-1000 metros nas regies subtropicais. Abaixo dos 1000 metros de profundidade ocorrem uniformidade das propriedades temperatura e salinidade. Nas vrias regies ocenicas tanto a temperatura como a salinidade decrescem com a profundidade. Um decrscimo na temperatura resulta num aumento da densidade, e assim, a estratificao da temperatura produz uma estratificao de densidade estvel. Um decrscimo em salinidade por outro lado, resulta em uma densidade

menor. Sozinha, a estratificao pela salinidade produziria uma estratificao de densidade instvel. Nos oceanos, o efeito da diminuio da temperatura muito mais forte do que o da diminuio da salinidade, e assim no final o oceano permanece estratificado de maneira estvel.

Densidade
A densidade um dos parmetros mais importantes no estudo da dinmica dos oceanos. Pequenas mudanas de densidade na horizontal (causadas por exemplo por diferenas de aquecimento da superfcie) podem produzir correntes bastante fortes. A determinao da densidade tem sido portanto uma das atividades mais importantes em oceanografia. O smbolo para a densidade a letra grega (rho). A densidade da gua do mar depende da temperatura T, da salinidade S e da presso p. A densidade aumenta com um aumento da salinidade e com decrscimo em temperatura, exceto para temperaturas abaixo daquela de densidade mxima. A densidade dos oceanos usualmente prxima a 1025 kg m-3 (Em gua doce prxima a 1000 kg m-3). Os oceangrafos comumente usam o smbolo t (a letra grega sigma com um subscrito t) para densidade, para o qual eles pronunciam "sigma-t". Essa quantidade definida como t = - 1000 e no possui unidades geralmente (ele deveria ter as mesmas unidades que ). Uma densidade tpica da gua do mar portanto t = 25. Note que a densidade mxima acima do ponto de congelamento para salinidades abaixo de 24,7 mas abaixo do ponto de congelamento para salinidades acima de 24,7. Isso influencia na conveco trmica:
S < 24,7: A gua resfria at chegar a sua densidade mxima; ento, quando a gua de superfcie se torna mais leve (i.e., depois de ter passado de sua densidade mxima) o resfriamento fica restrito a camada de mistura pelo vento, que eventualmente congela. As bacias profundas se tornam repletas de gua com densidade mxima. S > 24,7: A conveco sempre alcana todo o corpo de gua. O processo de resfriamento retardado devido a grande quantidade de calor que est armazenada no corpo de gua. Isso acontece porque a gua chega a seu ponto de congelamento antes de alcanar seu valor de densidade mxima.

Propriedades fsico-qumicas da gua


Salinidade e temperatura J discutidas anteriormente.

pH

O pH da gua determinado pela quantidade de hidretos (H+) ou hidroxilas (OH-). Quanto mais hidretos mais a soluo cida e quanto mais hidroxilas mais a soluo bsica. Nmero de gramas de ons H+ por litro de soluo: 1 Log10 [H +] 1 1 Log10 5 = Log10 = Log1010000 = 5 [0,00001] 10 1 1 Log10 7 = Log10 = Log101000000 = 7 [0,0000001] 10

[ ]

[ ]

A escala de acidez e de alcalinidade varia de 1 a 14, sendo que quanto mais cida uma soluo menor o valor do seu pH. Quando ocorrem nmeros iguais de ons, o pH neutro e possui valor 7. A gua do mar alcalina devido a presena de ons alcalinos em maior quantidade que os cidos. O pH da gua do mar varia de 7,4 a 8,5.

TURBIDEZ E TRANSPARNCIA OXIGNIO Ver transparncias de aula LUZ A luz e o som so as duas formas principais para transmitir informaes usadas em comunicao animal e humana. Na terra, o som atenuado em distncias bem mais curtas que a luz, e essa se torna a maneira preferida de comunicao em longa distncia. A situao oposta ocorre nos oceanos: enquanto a luz no consegue penetrar mais que poucas centenas de metros em gua, o som na gua pode percorrer distncias bem grandes, e assim usado em vrias aplicaes como medidas de fundo, comunicao, e medidas sob a gua tanto por animais e humanos. Informaes detalhadas sobre a velocidade do som (isso a velocidade de fase das ondas sonoras) essencial para essas aplicaes. Importncia: fotossntese. Propagao: espectro eletromagntico. A luz visvel ocorre entre 400 (violeta) e 800 (vermelho). Os processos de interao da energia eletromagntica com a gua marinha ocorrem atravs de absoro, reflexo e transmisso.

Cor dos oceanos: Na superfcie determinada por sua composio. Na coluna funo da absoro diferenciada de cada comprimento de onda. Vermelho 10m, laranja 50m, azul 150m.

SOM

A velocidade do som c uma funo da temperatura T, salinidade S e presso p e varia ente 1400 m s-1 e 1600 m s-1. No oceano aberto, ela influenciada pela distribuio de T e de p, mas nem tanto pela de S. Ela diminui com o decrscimo de T, p e S. A combinao da variao nesses trs parmetros com a profundidade produzir um perfil de velocidade do som com um mnimo bem marcado em profundidades intermedirias: a temperatura decresce rapidamente nos primeiros 1000 metros e assim domina o perfil da velocidade do som, i.e., c diminui com a profundidade. Em regies com guas mais profundas que 1000 metros, as mudanas de temperatura abaixo dessa faixa se tornam bem reduzidas e assim c comea a ser determinada pelo aumento de presso com a profundidade, i.e., a presso aumenta com a profundidade, i.e., c aumenta com a profundidade. Mudanas verticais de salinidade so muito pequenas para ter uma influncia, mas a salinidade mdia vai determinar se c baixa (se a salinidade mdia for baixa) ou alta (se a salinidade mdia for alta) em mdia

Propagao do Som O som se propaga em raios assim com a luz faz. Assim, as leis de geometria ptica so tambm aplicveis ao som: 1. O som viaja atravs de um caminho reto aonde a velocidade do som c constante; ou ele se volta em direo a regio de baixa c 2. Os raios de propagao so independentes. 3. Os caminhos do som so reversveis 4. A lei de reflexo (ngulo de incidncia = ngulo de refexo) vlida para o fundo do oceano, para a superfcie e para objetos na superfcie e interfaces.

5. A lei da refrao vlida em interfaces:

Como a estratificao no oceano aproximadamente horizontal, a propagao do som na vertical ocorre praticamente ao longo de um caminho reto. Isso base para as medidas de fundo atravs de eco: A profundidade conhecida se a velocidade de propagao mdia do som conhecida. Uma primeira estimativa 1500 m s-1; mas existem tabelas de correes disponveis para vrias reas do oceano global. A propagao da velocidade mnima do som (geralmente em torno de 1000 m). Os raios de som se curvam em direo da velocidade mnima do som e viajam naquela profundidade por distncias grandes (elas podem atravessar oceanos inteiros). Esse canal de som conhecido como canal de SOFAR (SOund Fixing And Ranging). Antes da introduo do Global Positioning System (GPS), o canal de SOFAR era usado para localizar navios e aeronaves com problemas, e tambm para posicionar bias (com dois ou mais sensores de recepo) para o estudo das correntes ocenicas. Na camada de mistura com temperatura uniforme (tipicamente em torno de 100 m de espessura), a velocidade do som aumenta abaixo da superfcie devido ao aumento da presso antes do decrscimo normal devido a temperatura se torne mais importante. O mximo em velocidade de som resultante numa profundidade aproximadamente de 100 m cria uma zona de sombra, j que todos os raios de som se voltam contrrio quela profundidade.

Leituras Complementares O Conceito de Salinidade


(http://www.es.flinders.edu.au/~mattom/IntroOc/por/notes/lecture03.html)

Como mencionado anteriormente, a gua do mar contem em seu peso 3,5 % sais, mas tambm gases, substncias orgnicas e material particulado. A presena adicional dos sais influencia na maioria das propriedades fsicas da gua do mar (densidade, compressibilidade, ponto de congelamento, temperatura da densidade mxima) em algum

grau, mas no so os fatores que os condicionam. Algumas propriedades (viscosidade, absoro de luz) no so significativamente afetada pela salinidade (detalhe: o material dissolvido e particulado afeta a absoro de luz, e de fato, essa influncia usada na maioria das aplicaes pticas). Duas propriedades que so determinadas pela quantidade de sais na gua so a condutividade e a presso osmtica. Numa maneira ideal, a salinidade deveria se a soma de todos os sais dissolvidos em gramas por cada quilograma de gua. Na prtica, isso uma coisa difcil de medir. A constatao que - no importando quanto sal existe em uma parcela de gua do mar - os vrios componentes contribuem em uma razo ou proporo fixa, ajuda a solucionar as dificuldades. Essa fato permite a determinao do contedo em sal pela medida de uma quantidade substituta e o clculo de material total a partir dessa medida. A determinao da salinidade pode ser assim feita atravs da medida de seu componente mais importante, que o cloreto. O contedo em cloreto foi definido em 1902 como a quantia total em ons cloreto em gramas presente em um quilograma de gua do mar se todos os halognios fossem substitudos por cloretos. A definio reflete no processo de titulao para a determinao de contedo em cloreto e ainda tem importncia quando lidamos com dados histricos. A salinidade foi definida em 1902 como a quantia total em gramas de todas as substncias dissolvidas se todos os carbonatos fossem convertidos em xidos, todos os brometos e iodetos fossem convertidos a cloretos e todas as substncias orgnicas fossem oxidadas. A relao entre a salinidade e o contedo em cloretos foi estabelecida com uma srie de medidas feitas em laboratrio em amostras de gua do mar coletadas em todas as regies do oceano mundial e foi dada como: S (o/oo) = 0.03 +1.805 Cl (o/oo) (1902) O smboloo/oo significa "partes por mil" ou"ppt"; um contedo em sal content de 3.5% equivalente a 35 o/oo, or 35 gramas de sais por quilograma de gua do mar. O fato de que a equao de 1902 d um valor de salinidade igual a 0.03 o/oo quando a cloridade zero um motivo de preocupao. Isso indica um problema nas amostras de gua do mar usadas nas medidas de laboratrio. A United Nations Scientific, Education and Cultural Organization (UNESCO) decidiu repetir as anlises usadas como base para essa relao inicial entre salinidade e clorinidade e introduziu uma definio nova, conhecida como salinidade absoluta ,

S (o/oo) = 1.80655 Cl (o/oo) (1969) A definio de 1902 e 1969 do resultados idnticos a uma salinidade de 35 o/oo e no muda significativamente na maioria das aplicaes. A definio da salinidade foi mais uma vez revisada quando as tcnicas para medir salinidade usando a condutividade, a temperatura e a presso foram desenvolvidas. Desde 1978, a chamada "Practical Salinity Scale" (Escala de Salinidade Prtica) define salinidade na forma de uma razo entre medidas de condutividade: " A practical salinity, smolo S, de uma amostra de gua do mar, definida em termos da razo K, que na verdade a medida de condutividade eltrica de uma amostra a 15C e presso igual a 1 atmosfera dividida pela condutividade eltrica de uma soluo de cloreto de potssio (KCl) contendo a proporo em peso de 0,0324356, na mesma temperatura e presso. O valor de K igual a 1,000 corresponde por definio, a uma salinidade prtica de 35." A frmula correspondente aqui : S = 0.0080 - 0.1692 K1/2 + 25.3853 K + 14.0941 K3/2 - 7.0261 K2 + 2.7081 K5/2 Repare que nessa definio, a salinidade uma razo e assim (o/oo) no mais usada, mas um valor antigo de 35o/oo corresponde a um valor de 35 em salinidade prtica. Alguns oceangrafos no se acostumam a usar nmeros de salinidade sem unidades e escrevem "35 psu", onde psu est l para significar "practical salinity unit".Como a salinidade prtica uma razo (diviso de dois termos com mesma unidade) no tem portanto nenhuma unidade (que se cancelam na diviso), a unidade "psu" no tem muito sentido e seu uso fortemente desencorajado. Mesmo assim, pequenas diferenas ocorrem entre as definies antigas e a nova escala de salinidade prtica, mas de maneira geral so bastante pequenas e usualmente ignorveis.

GEOGRAFIA : ENSINO FUNDAMENTAL E MDIO : O MAR NO ESPAO GEOGRFICO BRASILEIRO Braslia: MEC, SEF, 2005. 304 p. : il. (Coleo Explorando o ensino ; v. 8).BBE. http://www.aoceano.org.br/ono/downloads.htm

You might also like