You are on page 1of 6

2o CONGRESSO BRASILEIRO DE P&D EM PETRLEO & GS

PROPOSTA DE UMA ESTRATGIA DE AMOSTRAGEM DE RISCOS AMBIENTAIS EM UMA INSTALAO DE COMBUSTVEIS


Claudia guas Chaves, Gilson Brito Alves Lima, D.Sc.
Mestrado Profissional em Sist. de Gesto /LATEC /UFF, Rua Passo da Ptria, 156/329-A, 24210-240 - Niteri RJ, claudiachaves@chevrontexaco.com, gilson@latec.uff.br

ResumoO desenvolvimento e crescimento de novos processos e postos de trabalho vem aumentando a conscientizao da necessidade de elaborao e implementao de programas de Higiene e Segurana Ocupacionais que visem a preservao e a proteo da sade do trabalhador. Estes programas so constitudos das etapas de antecipao, reconhecimento, avaliao e controle dos riscos ambientais que existam ou tenham o potencial de existir no ambiente de trabalho. Devido a sua grande importncia, este artigo objetiva propor estratgias para a realizao da etapa de avaliao de riscos ambientais. Para que profissionais da rea de Segurana e Higiene do Trabalho possam atingir a meta de reduo de acidentes e doenas ocupacionais, necessrio analisar resultados obtidos em avaliaes realizadas de forma correta, para ento, determinar medidas de controle eficazes. Alm disso, os passos da estratgia proposta foram aplicados a uma instalao de combustveis, de modo a tornar os dados tericos simples de serem colocados na prtica. Palavras-chave: Avaliaes Quantitativas, Estratgia de Amostragem, Instalaes de Combustvel. Abstract The growth and development of new industrial and manufacturing processes and job categories have increased the awareness of the need for developing and implementing occupational safety and hygiene programs that are aimed to preserve and protect worker health. These programs are composed of the phases of anticipating, recognizing, evaluating and controlling actual or potential risks in the work environment. Due to it's great importance, this paper aims to propose strategies for executing the evaluation phase of workplace risks. So that professionals in the area of occupational safety and health may attain the goal of reducing accidents and occupational illnesses, is necessary to analyze the results obtained in evaluations performed in a correct manner, in order to identify effective control measures. In addition, the steps of this proposed strategy were applied to a petroleum fuel storage facility, in order to make the theoretical information simple to implement in practice. Key-Words: Exposure Measurement, Sampling Strategy, Petroleum Storage Facilities

2o Congresso Brasileiro de P&D em Petrleo & Gs

I- Introduo
Com a crescente globalizao e desenvolvimento de novos processos de trabalho surge cada vez mais, a necessidade da elaborao e implantao de programas que visem preservar a sade e a segurana do trabalhador no seu local de trabalho. Profissionais de reas como Higiene, Segurana e Medicina do Trabalho so peas fundamentais neste processo, uma vez que so responsveis pela elaborao, desenvolvimento, implantao e acompanhamento de medidas que visam reduzir os riscos existentes no ambiente de trabalho. A Higiene do Trabalho, ou Higiene Industrial segundo Clayton (1973), a cincia de proteo da sade do trabalhador, atravs do controle do meio ambiente de trabalho. A definio da American Industrial Hygiene Association (AIHA) para Higiene Industrial a cincia e a arte dedicada a antecipao, reconhecimento, avaliao e controle dos riscos ambientais ou tenses surgidos no ou do local de trabalho, que possam causar doenas, danos sade e ao bem-estar, ou algum desconforto significativo entre os trabalhadores ou membros da comunidade (PLOG, 1988). A Norma Regulamentadora NR-9, da Portaria do Ministrio do Trabalho n 25/94 utilizou como suporte a definio elaborada pela AIHA, e estabeleceu a obrigatoriedade da implantao do Programa de Preveno de Riscos Ambientais - PPRA, que visa a preservao da sade e a integridade dos trabalhadores, atravs da antecipao, reconhecimento, avaliao e controle da ocorrncia dos riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, tendo em considerao a proteo do meio ambiente e dos recursos naturais. Diante do exposto, este artigo tem como objetivo propor estratgias para realizao de programas de sade e segurana ocupacionais, detalhando especificamente a etapa de avaliao de riscos ambientais em uma instalao de armazenamento de combustveis lquidos. O estudo desta etapa, tambm denominada de amostragem de riscos, fundamental para os profissionais de Segurana e Higiene do Trabalho uma vez que fornece os dados e informaes necessrias ao estabelecimento de medidas eficientes de controle dos riscos ocupacionais.

II - Instalao de Armazenamento de Combustveis


Para um perfeito entendimento da estratgia proposta neste artigo, faz-se necessrio a elaborao de uma breve descrio de uma instalao de armazenamento de combustveis, tambm denominada de base. Uma base possui, em geral, os seguintes equipamentos e sistemas principais: Sistema de combate a incndio, Reservatrio de gua, Tanque (s) de leo diesel, Tanque (s) de lcool hidratado, Tanque (s) de lcool anidro, Tanque (s) de gasolina, Ptio de bombas para rea de carregamento, Plataforma de carregamento com nmero variado de baias, Plataforma de aditivao, rea de descarga de caminhes-tanque, Ptio e bombas de descarga, Separador de gua-leo, Armazm (quando existente), rea de escritrio, Laboratrio, Desvio ferrovirio para descarga de vages-tanque (quando existente), Per para descarga de balsas-tanque Regio Norte. Pode -se descrever resumidamente as operaes realizadas em uma base, da seguinte forma: Bombeio de combustvel para os tanques de armazenamento, atravs de tubulaes; Descarga de produto dos caminhes-tanque, dos vages-tanque ou das balsas-tanque para os tanques armazenamento, nos locais em que no existem bombeio por tubulaes;

2o Congresso Brasileiro de P&D em Petrleo & Gs Bombeamento de combustvel dos tanques de armazenagem, para as plataformas de carregamento de caminhotanque; Carregamento de produtos nos caminhes-tanque via brao articulado na plataforma; Carregamento de aditivos nos caminhes-tanque na plataforma de aditivao.

Basicamente os produtos armazenados nos tanques das bases so gasolina, lcool (anidro e hidratado) e diesel, podendo haver leo escuro, querosene e leo lubrificante. As funes operacionais existentes nas bases so denominadas de: operadores e motoristas, no sendo consideradas as funes administrativas, de segurana e de servios gerais. Os operadores realizam as seguintes atividades principais: Verificao do carregamento dos caminhes-tanque, Medio de nvel dos vages-tanque, Verificao e orientao da descarga dos caminhes-tanque, Anlise da qualidade dos produtos recebidos no laboratrio, Controle da aditivao dos caminhes, Teste das bombas de incndio, entre outras.

Os motoristas so responsveis pelo carregamento e pela descarga dos caminhes-tanque. O carregamento acontece na plataforma de enchimento, onde o motorista fica localizado em cima do caminho durante toda a etapa do carregamento. A descarga acontece em uma rea apropriada, onde o motorista engata os mangotes de descarga e fica localizado ao lado do caminho, sem estar exposto aos vapores de combustveis. O supervisor da base gerencia todas as atividades de forma geral, localizando-se intermitentemente no escritrio e na rea de trabalho dos operadores e motoristas.

III - RECONHECIMENTO DOS RISCOS


Antes de iniciar a descrio das estratgias de avaliao dos riscos existentes na instalao mencionada, vale destacar resumidamente alguns pontos da etapa que deve ser realizada anteriormente amostragem dos riscos, uma vez que todas etapas fazem parte de um programa contnuo e uma depende do resultado da anterior. O profissional de Higiene Industrial ou de Segurana do Trabalho precisa determinar a real necessidade de realizao da amostragem atravs da anlise preliminar do grau de risco a que o trabalhador est exposto, verificando a possibilidade de que a exposio a um determinado contaminante/ risco esteja acima do Limite de Tolerncia. Este grau de risco vai depender da natureza do contaminante, do tipo e tempo de exposio, bem como, da susceptibilidade individual de cada trabalhador. Para realizao desta anlise, o profissional coleta o maior nmero de dados e informaes do local como: dados operacionais, auditorias anteriores, exames mdicos, folhas de dados de segurana dos produtos utilizados, entrevistas com os trabalhadores e consulta a profissionais de reas afins, para conhecer de maneira completa as tarefas realizadas pelos trabalhadores e os produtos manipulados pelos mesmos. Esta etapa denominada de reconhecimento de riscos. No caso da base de combustveis, os riscos com maior possibilidade de possurem um nvel de exposio elevado so os riscos qumicos combustveis e os riscos fsicos rudo. Assim, aps identificar os riscos que possuem potencial de apresentarem nveis de exposio elevados, fundamental desenvolver uma estratgia para nortear e orientar a realizao das avaliaes quantitativas, e ento confirmar a inexistncia ou existncia destes riscos. Segundo a Fundao MAPFRE (1991), a elaborao da estratgia de amostragem leva primeiramente em considerao a disponibilidade dos equipamentos existentes para a amostragem, o tempo de amostragem para cada contaminante, a preciso dos procedimentos de anlise e os dados sobre o nmero e atividades dos trabalhadores. Para o Leidel et al. (1977), a definio da estratgia precisa levar em considerao fatores como disponibilidade e custo de equipamentos de amostragem; existncia de laboratrios para anlises; disponibilidade de pessoal treinado na coleta das amostras; conhecimento das diferenas nos nveis de exposio tanto em um mesmo dia, como em dias diferentes da semana; preciso, confiabilidade da amostragem e dos mtodos de anlise e o nmero de amostras necessrias para obteno dos resultados desejados.

2o Congresso Brasileiro de P&D em Petrleo & Gs

IV Descrio da Estratgia de Amostragem


Aps serem considerados os itens mencionados anteriormente, recomenda-se o estabelecimento de uma estratgia de amostragem detalhada, com definies claras e objetivas de todos os passos necessrios para a realizao bem sucedida da medio dos riscos ambientais previamente identificados durante a etapa de reconhecimento. A estratgia proposta est descrita em seis passos principais, contendo um embasamento terico e uma parte prtica referente s operaes de uma base de combustveis tpica. Aps a descrio destes passos, so apontados alguns pontos relevantes a serem considerados na elaborao da estratgia. O primeiro passo proposto a seleo dos trabalhadores ou das funes a serem avaliadas. A escolha deve recair sobre o trabalhador que se encontrar mais prximo da fonte do contaminante (LEIDEL et al.,1977). No caso de uma base de combustveis, as funes mais prximas das fontes dos vapores orgnicos so os motoristas e os operadores, ou seja, as atividades que envolvem diretamente a exposio a vapores de combustveis so realizadas tanto por motoristas, como pelos operadores. Assim, estas so as duas funes a serem consideradas no processo de avaliao quantitativa proposto. O segundo passo a definio das tcnicas de coleta. A amostragem pessoal, quando realizada adequadamente, propicia uma boa indicao da jornada de trabalho de um determinado trabalhador ou funo em todos os locais que o trabalhador estiver, seja em um intervalo de descanso, seja realizando quaisquer atividades durante a jornada, o amostrador pessoal estar coletando os dados reais de exposio (HERMANN et al., 1988). No caso da base, a amostragem pessoal a melhor estratgia para dimensionar o nvel de exposio aos vapores de combustveis, nas diversas tarefas realizadas pelos operadores durante toda a sua jornada. Em relao aos motoristas, tambm a melhor alternativa a amostragem pessoal de curta durao, durante a atividade de carregamento de caminho-tanque. O terceiro passo, a identificao do local de coleta da amostra. Como foi feita a opo pela amostragem pessoal no passo 2, o local de fixao dos amostradores pessoais na zona de respirao dos trabalhadores. Na base de combustveis, os tubos de carvo ativado e os monitores passivos por so colocados na lapela da camisa de motoristas e operadores. O quarto passo a determinao da melhor poca do ano para realizao da coleta de amostras. Os resultados obtidos nas avaliaes podem sofrer variaes significativas em funo do clima temperatura, umidade relativa e ocorrncia de chuvas. No caso dos vapores orgnicos, a melhor escolha recai em uma estao onde as temperaturas sejam mais altas. Isto porque o combustvel ter uma maior vaporizao e a concentrao do contaminante ser mais elevada. O quinto passo determinao da durao da amostragem. As melhores opes a serem escolhidas so aquelas que cobrem toda a jornada de trabalho (8 horas), e aquelas que cobrem 15 minutos. O limite estabelecido pela legislao para 8 horas a concentrao mxima a que a maioria dos trabalhadores pode estar repetidamente exposta, sem sofrer efeitos adversos sade e o limite estabelecido na legislao para 15 minutos um valor suplementar ao limite de 8 horas, nos casos onde so conhecidos efeitos txicos agudos, mas cuja toxicidade de natureza crnica (SALIBA, 2000, p.65). No caso do operador da base que exerce atividades diversas durante todo o dia, necessrio a fixao de um monitor passivo especfico para a medio de vapores orgnicos durante toda a jornada. Medem-se ainda, as atividades de alto risco de exposio - medio de tanques de armazenamento e de vago-tanque, com a utilizao de bombas gravimtricas e tubos de carvo ativado, durante 15 minutos. Para aos motoristas, devido a durao do carregamento de um caminho ter durao variando de 13 a 25 minutos, a melhor opo a medio de 15 minutos, com a utilizao de bombas gravimtricas e tubos de carvo ativado. Os mtodos para utilizao destes equipamentos so definidos pela National Institute for Occupacional Safety and Health (NISOHI). Neste quinto passo, vale ainda ressaltar que importante definir o nmero de dias a ser utilizado para realizao das medies. Em uma base, a movimentao de combustveis pode variar de maneira significativa tanto durante o mesmo dia - maior no incio da manh, como durante a mesma semana - maior no incio e no final da semana. Caso seja definido apenas um dia de medio, deve ser escolhido o dia de maior movimentao, para que os resultados sejam representativos do pior caso. Entretanto, a melhor estratgia escolher trs dias consecutivos de uma semana, para que possa ser feita uma avaliao mais abrangente, levando em considerao as flutuaes na concentrao dos contaminantes amostrados. Outros fatores que mostram a necessidade da realizao de mais de um dia de medies so as possveis ocorrncias de falhas nos equipamentos de medio, erros de coleta do prprio profissional que realiza as medies, erros de calibrao do equipamento, etc.

2o Congresso Brasileiro de P&D em Petrleo & Gs O sexto passo a determinao do nmero de amostras a serem coletadas. O nmero vai depender do objetivo da amostragem, ou seja, da reprodutibilidade, sensibilidade, confiabilidade e do nvel de preciso desejados para os resultados. Em relao a funo dos motoristas, um carregamento de caminho-tanque pode levar a nveis de exposies muito diferentes, dependendo da posio em que o motorista se localize em relao a direo do vento. Assim, importante realizar, durante o dia, no mnimo 6 medies de curta durao (MAULHASEN, 1998), considerando os casos mais crticos e representativos, ou seja, horrio do dia onde as temperaturas so mais elevadas, motoristas que carregamento do maior volume de gasolina produto muito voltil. Com relao aos operadores, como trabalham em vrias reas da base durante a jornada, recomendvel conforme j mencionado anteriormente, utilizar monitores passivos pessoais para obteno de um resultado que considere o acmulo da exposio a fontes variadas de vapores orgnicos. Ainda, precisam ser coletadas amostras de curta durao, para as atividades de medio de nvel de tanques de armazenamento e de vages-tanque. No caso da medio dos nveis de rudo, a determinao dos seis passos anteriores bem mais simples. Para trabalhadores que realizam tarefas diversas durante o dia, com pequena exposio a rudo e originrias de fontes diversas, utiliza-se equipamentos que calculam a dose de rudo durante toda a jornada de trabalho, ou seja, utiliza-se um dosmetro de rudo, com o microfone colocado no ombro do trabalhador. Somente utilizado o medidor de presso sonora, para medio de rudos pontuais, sendo medies tiradas diretamente da fonte do rudo, sem a fixao do equipamento no trabalhador. Para o caso dos motoristas, o rudo no considerado como um fator com potencial de risco. Em relao aos operadores o dosmetro usado durante toda a jornada de trabalho. Estes seis passos constituem as principais etapas da estratgia de avaliao de riscos ambientais. No entanto, outros detalhes so relevantes para elaborao de uma estratgia de sucesso. importante destacar que o fato de serem propostas a realizao de medies com auxlio de amostradores pessoais durante toda a jornada, isto no significa que o profissional responsvel pela coleta precisa estar no local apenas no incio e no fim da jornada. O acompanhamento constante de um profissional experiente, durante a realizao das medies, de fundamental importncia uma vez que podem ocorrer erros que acarretam em falsos resultados. No caso da base, alguns destes erros so ocorrncias de respingos de combustvel ou gua no monitor passivo, mudanas no tempo - com chuvas e ventos - fazendo com que os trabalhadores cubram os monitores com capas protetoras, queda do microfone do dosmetro de rudo, entre outros. Uma palestra de esclarecimento no incio da realizao das avaliaes pode ser dada para explicar aos trabalhadores o objetivo das medies, a forma de utilizao dos equipamentos, com retirada dos mesmos para o almoo e recolocao antes do incio de quaisquer tarefas, etc. A preparao dos equipamentos e do material de medio precisa ser feita antes do incio dos trabalhos. Podem ser citados como itens importantes desta preparao: a aferio e calibrao de todos os equipamentos, a compra do material para armazenamento e transporte das amostras coletadas e ainda, a elaborao de formulrios e etiquetas para acompanhamento, identificao e registro dos dados e amostras. A coleta de um monitor de referncia, para cada dia de amostragem, permite a identificao da ocorrncia de algum problema no transporte das amostras ou algum erro de anlise cometido pelo laboratrio. Este monitor consiste do envio ao laboratrio, de um amostrador em branco, sem estar exposto a nenhum contaminante, devendo ser aberto e fechado dentro do escritrio e identificado como uma amostra comum: com um nome e perodo de amostragem de um trabalhador fictcio. O resultado referente ao monitor de referncia deve apresentar concentrao muito pequena prxima do limite mnimo de deteco do equipamento de anlise, uma vez que no foi exposto a nenhum risco qumico. O transporte correto das amostras tambm uma etapa importante na obteno de resultados confiveis. As amostras precisam ser transportadas e armazenadas com refrigerao, e embaladas em um recipiente apropriado. A prxima etapa aps a realizao do processo de avaliao quantitativa dos riscos ambientais a interpretao dos resultados obtidos. Para isso, precisa ser estabelecido um padro de referncia ou padro de comparao, uma vez que praticamente impossvel objetivar nveis de exposio iguais a zero. Estes padres so buscados na legislao interna do pas Normas Regulamentadoras do Ministrio do Trabalho ou na falta destas, na legislao internacional American Conference of Governmental Industrial Hygienists (ACGIH).

2o Congresso Brasileiro de P&D em Petrleo & Gs Alm deste padro de referncia, precisam ser considerados, atravs de entrevistas e de consulta a exames mdicos, fatores relacionados com a susceptibilidade individual de cada trabalhador. Durante o perodo de coleta de amostras, podem ser feitos questionamentos aos operadores e motoristas a respeito de possveis sintomas ou doenas passadas relacionadas com a exposio a vapores orgnicos, ou podem ser solicitadas sugestes para minimizao de algum desconforto relacionado com a exposio, etc. Atravs deste levantamento, podem ser adquiridos subsdios diretamente dos trabalhadores, para desenvolver e implementar medidas de controle que possam ser adequadas ao local de trabalho avaliado.

V - Concluso
Foi possvel observar que a determinao prvia de uma estratgia de amostragem essencial para obteno de resultados confiveis e representativos. Uma avaliao quantitativa, principalmente no que se refere a contaminantes qumicos, no uma tarefa simples que possa ser feita sem a presena de um profissional habilitado e experiente. Um programa de Higiene do Trabalho que realmente vise a melhoria contnua das condies do ambiente no qual os trabalhadores realizam suas tarefas, precisa ser desenvolvido com base em estratgias bem definidas de coleta de dados. O exemplo proposto teve como objetivo mostrar aos profissionais da rea a necessidade de ser levado em considerao, todos os detalhes possveis antes do incio das medies; seja para a coleta de amostras em uma base de combustveis, seja em outra instalao qualquer. De pouco vale uma amostragem realizada sem critrios, sem base tcnica pois os resultados obtidos levaro a determinao de medidas de controle ineficientes e ineficazes. Os estudos e trabalhos no campo da Higiene e da Segurana do Trabalho precisam ser constantemente ampliados e atualizados. Novas estratgias devem ser desenvolvidas para todas as etapas que constituem os programas de sade ocupacional, ou seja, antecipao, reconhecimento, avaliao e controle dos riscos ambientais. No Brasil, a rea de segurana e Higiene do Trabalho precisa ainda crescer muito. Os esforos de empregadores, do governo e dos prprios trabalhadores precisam estar voltados para constante busca da preveno de acidentes e doenas ocupacionais e para a manuteno da qualidade de vida nos ambientes de trabalho.

VI Referncias Bibliogrficas
PLOG, Brbara A. Fundamentals of Industrial Hygiene . Chicago: National Safety Council, 1988. SALIBA, Tuffi M. et al. Manual Prtico de Avaliao e Controle de Gases e Vapores - PPRA. So Paulo: LTr, 2000. LEIDEL, Nelson A. et al. Occupational Exposure Sampling Strategy Manual. Cincinnati: NISOHI, 1977. FUNDACIN MAPFRE. Manual de Higiene Industrial. Madrid: Editorial MAPFRE, 1991. AMERICAN CONFERENCE OF GOVERNMENTAL INDUSTRIAL HYGIENISTS (ACGIH). 2000 TLVs and BEIs . Cincinnati: ACGIH, 2000. CLAYTON, George D. The Industrial Environment- its Evaluation and Control . Washington: NIOSHI, 1973. ARAJO, Giovanni M. Normas Regulamentadoras Comentadas. 3 ed. Rio de Janeiro: Giovanni Moraes de Arajo, 1977. NATIONAL INSTITUTE FOR OCCUPACIONAL SAFETY AND HEALTH (NIOSH). Methods. 4. ed. Washington: NIOSHI, 1997. Manual of Analytical

MULHAUSEN, J. R et al. Assessing and Managing Occupational Exposures. Fairfax: American Industrial Hygiene Association Press, 1998.

You might also like