You are on page 1of 4

CENTRO UNIVERSITRIO DE UNIO DA VITRIA - UNIUV ENGENHARIA CIVIL GEOLOGIA PROF.

ELAINE 21 JUN 2011

BRUNO SUCHARSKI ; VITOR HOFFMANN PASSERO

BRITA GRANTICA

1. INTRODUO Temos atualmente no ramo da construo civil um tema que gera grande polmica, o impacto ambiental. Baseando-se nisso, constantemente so iniciadas pesquisas em busca de alternativas que causem menor impacto ao ambiente em que vivemos. Estas inovaes surgem em forma de maquinrio, mtodos ou materiais. Encaixa-se ento, neste ultimo, a utilizao da brita grantica como alternativa como material esttico ou ate estrutural, na construo civil.

2. DESENVOLVIMENTO Apesar da luta constante, em conscientizar o mundo quanto ao tema sustentabilidade, a tradio dentro da construo civil faz com que novas tecnologias e alternativas no sejam facilmente aceitas. Para isso necessrio que se comprove a real eficincia do novo material e de que forma pode ser utilizado. Apresenta-se ento, o granito, j conhecido como opo em revestimento, agora como forma de brita. Em ambos a utilizao do granito pode ser vantagem em relao aos materiais de mesma funo. Isto devido ao impacto ambiental gerado j no inicio, na fase de extrao do material, por exemplo, a extrao de areia branca

ocorre em reas onde, por milhares ou milhes de anos, partculas de quartzo liberadas pela rocha matriz foram acumuladas e sendo lavadas pela gua da chuva ou de rios. As camadas so geralmente de baixa altura, obrigando o minerador a ampliar a rea de extrao horizontalmente, deixando o nvel do solo baixo e alagveis pela chuva, pois normal que se encontre solo argiloso e impermevel logo abaixo da camada de areia. No caso da cermica, a regio de extrao ocorre nos vales, onde correm os rios, obrigando a retirada de matas ciliares e solo altamente agricultvel. Outro fator negativo que a argila adequada para as cermicas so as mais finas, fruto de acmulo de sedimentos ao longo da margem dos rios aps ciclos de enchentes e vazantes. Em contra partida a extrao do granito, feita atravs de marteletes de presso a vcuo e fios diamantados, gera um processo mais rpido e com maior aproveitamento do material. Nota-se tambm conforme a tabela abaixo que o granito apresenta grande reserva natural e maior ciclo de vida, com menor rea de extrao. Todos estes fatores quando comparados com outros materiais de mesma funo, demonstram maior eficincia ambiental no uso do granito. TABELA 1:
Material Mineral Estoque na Natureza Emisso GEE na Produo Consumo H2O na Produo rea de Extrao Ciclo de Vida

Brita Rochas Imenso Baixo Baixo Rochas Rochas Imenso Baixo Baixo Ornamentais Cermica Argila Mdio Alto Alto Ferro Hematita Mdio Alto Alto Areia Quartzo Mdio Baixo Baixo Vidro Quartzo Mdio Alto Baixo Alumnio * Bauxita Baixo Alto Alto * Apesar de ser o metal mais abundante na natureza, sua extrao diludo em outros minerais. GEE = Gases de Efeito Estufa

Pequena Pequena Grande Pequena Grande Grande Grande difcil por

Alto Alto Baixo Baixo Alto Alto Baixo estar

Analisando a tabela acima, verificamos que as rochas, seja para uso como brita, alicerces, muros ou para uso como revestimento de pisos e paredes, so os mais adequados ambientalmente do que os outros materiais da lista, seguido pela areia, que perde somente nos itens de estoque na natureza e em sua maior rea de extrao.

Quando utilizado como agregado grado no concreto, a brita grantica apresenta melhor desempenho a compresso axial que o basalto, segundo dados do resumo com o titulo: A influncia de agregados grados de diferentes mineralogias nas propriedades mecnicas do concreto. Os dados da tabela de resistncia compresso dispensam explicaes e foram conseguidas atravs da consulta de um trabalho realizado para o congresso brasileiro de engenharia e cincia dos materiais, 2006- Foz do Iguau.

a/agl. 0,40 0,40 0,25

Agregado Graudo Basalto Granito Basalto

3dias (Mpa) 52,7 51,7 91,2

7 dias (Mpa) 59 70,8 92,2

28 dias (Mpa) 68,2 84 100,3

60dias (Mpa) 77,9 88,9 108,5

0,25

Granito

74,6

95

102,4

110,4

3. CONCLUSO

A Sustentabilidade um dos temas mais abordados e polmicos atualmente, e um dos principais pontos nele vistos a busca de alternativas de matrias, que causem menor impacto ambiental. Dentro deste conceito, o granito apresentado como alternativa na rea da Construo Civil, utilizando como argumento no s o menor impacto devido a sua abundancia e fcil extrao, mas tambm a maior funcionalidade em termos de caractersticas mecnicas do material, gerando maior resistncia na constituio do concreto. Desta forma, ambos os fatores influenciam de forma direta tanto na rea econmica quanto na ecolgica da regio.

4. REFERNCIA

http://www.novaeratp.com.br/areia.asp http://www.paulorandow.com.br/ecologica/granito.htm http://www.metallum.com.br/17cbecimat/resumos/17cbecimat-110-023.pdf http://www.novaurora.com.br/processo-producao.php revista Pedras do Brasil, edio 66 (fev/08)

You might also like